Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva

É doutora em Estudos Interdisciplinares de Cultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e mestrado Interdisciplinar em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Atualmente faz parte da Equipe Técnico-Científica do projeto que desenvolve a Plataforma de Formação Continuada do Ministério da Educação, no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero (Nusserge) e do Coletivo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Culturas, Ciências e Filosofias (Ceuci). Foi professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina, na Licenciatura em Educação do Campo (2017-2019), e professora na Universidade de Cuiabá, no curso de Comunicação Social (2012-2015). Tem interesse nas áreas de Estudos de Gênero e Feminismos, Educação e Epistemologias Contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e educação, gênero e interseccionalidades (raça/etnia e classe), epistemologias feministas e do Sul, teoria crítica decolonial, educação e comunicação (com foco na produção de material para modalidade de educação à distância).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea

2015 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Vozes de Fronteira: saberes e práticas das doulas na transformação do modelo obstétrico hegemônico no Brasil
José Carlos Leite. Coorientador: Rosana de Carvalho Martinelli Freitas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: doulas; assistência ao parto; epistemologias feministas; epistemologias decoloniais; direitos sexuais e reprodutivos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos de gênero. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos Feministas.

Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea

2010 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: "Nada básico!": moda e consumo de roupa no camelódromo de Cuiabá,Ano de Obtenção: 2012
Ludmila de Lima Brandão.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: moda; camelódromo; subalterno; consumo; globalização.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Graduação em Comunicação Social

2006 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Moda, Cultura e Comunicação
Orientador: Ludmila de Lima Brandão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2014

Doula e Educadora Perinatal. (Carga horária: 80h). , Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, ReHuNa, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Capacitação Docente 2013/1. (Carga horária: 12h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em A Arte de Fazer Teatro. (Carga horária: 227h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos de gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos Feministas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONSECA, INARA . 1º Encontro da Juventude Camponesa. 2018. (Outro).

WOLFF, C. S. ; Fáveri, Marlene ; G, P Miriam ; FONSECA, INARA ; GUZZO, M. ; VEIGA, ANA MARIA. . 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

LISBOA, T. K. ; FONSECA, INARA ; OLIVEIRA, C. N. . Mesas Interseccionais: reflexões sobre violência de gênero, raça/etnia, sexualidade e outros. 2016. (Outro).

FONSECA, INARA . IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento. 2016. (Congresso).

FONSECA, INARA ; RONDON, R. P. . 13ª Semana de Comunicação. 2013. (Outro).

GALINDO, D. C. ; FONSECA, INARA . I Simpósio da Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Encontro da Juventude Camponesa.A diversidade e o convívio com as diferenças: o respeito. 2018. (Encontro).

Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Soci. Gênero e diversidade sexual no debate educacional brasileiro: o retorno da ?caça às bruxas?. 2018. (Congresso).

13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. A produção de conhecimento sobre mulheres indígenas no campo da Saúde. 2017. (Congresso).

13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. Movimento de Doulas no Brasil: trajetória das atrizes na construção de uma cultura de não violência obstétrica. 2017. (Congresso).

3º Congresso de Parto Humanizado - Afirmando a Autonomia da mulher. Por uma ética feminista. 2017. (Congresso).

VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. AS DOULAS NA ASSISTÊNCIA AO PARTO NO BRASIL: OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DO CÂNONE DA CIÊNCIA OBSTÉTRICA. 2017. (Congresso).

II Congresso Nacional do Parto Humanizado. 2016. (Congresso).

II Encontro Nacional do Grupo de Trabalho Gênero - ANPUH.Da construção dos saberes à prática : Reflexões decoloniais sobre a violência obstétrica no Brasil. 2016. (Simpósio).

Seminário Internacional Violência, Conflitos Sociais e Cidadania.Na hora de fazer não gritou?: uma análise decolonial sobre violência obstétrica no Brasil. 2016. (Seminário).

4º Coninter - Congresso Interdisciplinar em Sociais e Humanidades:. Parto no Brasil: colonialidade, eurocentrismo e relações de poder. 2015. (Congresso).

II Colóquio de Antropologia da UFMT: antropologias, experiências etnográficas e saberes plurais.Parto no Brasil: hierarquização e colonialidade. 2015. (Outra).

Seminário Temático: Danças Circulares dos Povos na formação de professores. 2015. (Seminário).

I Fórum da Rede Cegonha Baixada Cuiabana. 2014. (Outra).

Festival Mulher.A temática feminista em Cuiabá. 2013. (Outra).

XII Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas. 2013. (Encontro).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia."Linhas de fuga para vencer os ?horrores? do trabalho de campo no camelódromo de Cuiabá". 2012. (Outra).

I Colóquio Cidade Pensada.A condição subalterna: cidade, informalidade e globalização. 2012. (Outra).

XI Congreso Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. ?Nada básico!?: moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. 2012. (Congresso).

XI Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas. 2012. (Encontro).

II Semana acadêmica da UFMT.?Nada básico!?: moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. 2011. (Outra).

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.O camelódromo, o vestuário e o fetichismo visual. 2011. (Seminário).

I Simpósio da Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas.A Moda e o Camelódromo. 2010. (Simpósio).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Hibridismo, Mestiçagem e Transculturação: Tendências do Vocabulário Antropológico in voga na Moda. 2010. (Congresso).

XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.A Moda no Circuito Subalterno de Consumo. 2009. (Seminário).

As Reformas em discussão do governo Lula. 2007. (Seminário).

O (des)encantamento da política. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Márcio José Giacomolli

FONSECA, INARA; JANATA, N. E.. A luta dos trabalhadores em educação contra a municipalização do ensino fundamental em Santa Catarina. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Realidade Brasileira) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Márcio Kretzer

FONSECA, INARA; JANATA, N. E.. Trabalho e educação: entendendo os conceitos de politecnia e onilateriedade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Realidade Brasileira) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivete Aparecida da Silva

FONSECA, INARA; JANATA, N. E.. Formação e consciência junto às trabalhadoras da creche Anjo da Guarda da rede municipal de educação de Florianópolis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Realidade Brasileira) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Aparecida Alves

FONSECA, INARA; ROMAO, A.. É BEM MATO GROSSO: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA CULTURAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Elcha Britto Oliveira Gomes e Francieli Cela

FONSECA, INARA; MIRANDA, P.. Facsbook - Elo virtual na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Denise da Silva, Douglas da Silveira e Reinaldo Fernandes

FONSECA, INARA; MARQUES, R.. O sensacionalismo no jornalismo policial em sites de notícia de Cuiabá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Cuiabá.

BRICK, E. M.FONSECA, INARA. Seleção de bolsista de graduação para estágio em Projeto de extensão. 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosana de Carvalho Martinelli Freitas

LEITA, J. C.;FREITAS, Rosana de C. Martinelli; ZUCCO, L. P.; BRANDAO, L. D. L.; CARBONIERI, D.. Saberes fronteiriços: as experiências das doulas no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Patricia Silva Osório

BRANDAO, L. L.; ANDRADE, R.;OSORIO, P. S.. "Nada Básico!": Moda e Consumo de Roupas no Camelódromo de Cuiabá. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Teresa Kleba Lisboa

LEITE, J. C.; BRANDAO, L. L.; MOCCI, G.; ZUCCO, L. P.;LISBOA, T. K.; FREITAS, Rosana C Martinelli. Vozes de fronteira: saberes e práticas das doulas na transformação do modelo obstétrico hegemônico no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Luciana Patrícia Zucco

LISBOA, Teresa Kleba;ZUCCO, LUCIANA PATRICIA; BRANDÃO, Ludmila de Lima; MOCCI, Gisele; LEITE, José Carlos;MARTINELLI, R.. Vozes de fronteira: saberes e práticas das doulas na transformação do modelo obstétrico hegemônico no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciana Patrícia Zucco

LEITE, José Carlos; FREITAS, Rosana de Carvalho Martinelli; BRANDÃO, Ludmila de Lima; LISBOA, Teresa Kleba;ZUCCO, LUCIANA PATRÍCIA. Saberes de resistência: doulas e colonialidade de gênero no parto no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

YUJI GUSHIKEN

BRANDÃO, Ludmila de Lima; CAPOBIANCO, Janaína Cristina Marques;GUSHIKEN, Yuji. Moda, cultura e comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Janaina Cristina Marques Capobianco

BRANDAO, L.; GUSHIKEN, Y.;CAPOBIANCO, J. C. M.. O Camelô, o Vestuário e a Moda Midiatizada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social - Jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Ludmila de Lima Brandão

BRANDÃO, L. L.; ANDRADE, R.; OSÓRIO, P.. "Nada Básico": moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Ludmila de Lima Brandão

BRANDÃO, L. L.GUSHIKEN, Y.; CAPOBLANCO, J. C. M.. Moda, cultura e comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso.

José Carlos Leite

LEITE, J. C.BRANDAO, L. L.; FREITAS, R. C. M.; MOCCI, G.; LISBOA, T. K.. Vozes de fronteira: saberes e práticas das doulas na transformação do modelo obstétrico hegemônico no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

José Carlos Leite

FREITAS, R. C. M.; LISBOA, T. K.; ZUCCO, L. P.;BRANDAO, L. L.; CARBONIERI, D.;LEITE, J. C.. Saberes fronteiriços: as práticas e as experiências das doulas no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Divanize Carbonieri

LEITE, J. C.;CARBONIERI, D.; BRANDAO, L. L.; LISBOA, T. K.; ZUCCO, L. P.. Saberes fronteiriços: as experiências das doulas no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rita de Cássia Malagolli

A Escola em Tempo Integral: a jornada ampliada na comunidade do Monte Serrat em Florianópolis; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Realidade Brasileira) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Amanda Thaís Milde

Perspectivas de gênero numa escola de Rio Negrinho (SC): o olhar das/os professoras/es de ciências do 9º ano; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Alex da Silva

Plantas medicinais e ritualísticas utilizados pela comunidade do bairro Lucena, em Itaiópolis (SC); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Nayana Bricat

Jornalismo Impresso em Tempos de Convergência: o caso do jornal A Gazeta; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Danna Belle D'Prestes

A Revista Crescer no tablet e no impresso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Eduarda Patricia Fernandes

Análise folkcomunicacional do grafite: Cuiabá, a cidade que fala; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Izabella Araújo

A produção jornalística em Cuiabá em tempo de redes sociais na visão dos protagonistas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Thiago Canet

O rádio como meio de empatia e identificação humana: estudo de caso do programa Gazeta Romance; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Julia Graminho

Clássico dos Milhões: A perca de público nos estádios e o desinteresse da mídia no futebol de Cuiabá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

José Maria Brandão

Programa Tribuna CBN: a cidadania através do rádio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Aline Mirella Duarte Texeira

Jornalismo Literário: a inspiração entre o real e fictício; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Karen Silva

SÃO GONÇALO BEIRA RIO: O processo cultural e a cobertura jornalística; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Talitha Rocha

GASTRONOMIA IMPRESSA: Análise de gênero e conteúdo das colunas gastronômicas dos principais jornais impressos de Cuiabá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Elisamar Gois

?NÃO EXISTE AMOR NA NOVA?: representação das mulheres na revista feminina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Luciana Souza

ATUAÇÃO PARTIDÁRIA NO FACEBOOK: Ativismo ou Campanhas Eleitorais?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Aline Caroline Silva de Brito

Violência na mídia: o caso do estudante africano Toni Bernardo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Allan Crystian Nunes Martins

Viva seu bairro: estudo de caso sobre o projeto como mediador entre as comunidades periféricas e o programa MT Record; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Ana Paula Arantes Serafim

O turismo em Mato Grosso e a Revista Camalote; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Rayane Alves

IDENTIDADE CULTURAL CUIABANA NO PROGRAMA É BEM MATO GROSSO: a visão dos moradores da comunidade São Gonçalo Beira-Rio, Cuiabá-MT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Hewandro Rezende

O trabalho de assessoria de imprensa do INDEA: um estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Claudemir Fernandes Feitosa

Homossexualidade em Amor a Vida: representação dos homossexuais na telenovela global; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Isaac Maximiliano Pedro

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC1457); 2019; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Lucio Henrick Silveira

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC1457); 2019; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Marco Aurélio Vieira Boufleur

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC1457); 2019; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Karen da Silva Neto

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC1457); 2019; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Karen da Silva Neto

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC1457); 2019; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Amanda Luiza do Nascimento

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7252 e EDC1458); 2018; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Marluce Ramos Matauro

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7252 e EDC1458); 2018; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Samantra Branger

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II - SC (EDC 7252 e EDC1458); 2018; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Lucas Silva

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7252 e EDC1458); 2018; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Lucas Gabriel Knaul

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7252 e EDC1458); 2018; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Daniele Caroline Pscheidt

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Jaime Jorge Pscheidt

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Joel de Aviz

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Luana Ricardo de Jesus

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Pâmela Andreza Padilha

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Suelen Aparecida Lisboa

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Milena Meister

Tempo Comunidade (Estágio) no Ensino Fundamental II (EDC 7253); 2017; Orientação de outra natureza; (Educação do Campo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Jenifer Telles Pôncio

Estágio em Agência Escola; 2015; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Nathalia Vieiras Lorentz

Estágio em Agência Escola; 2015; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Cintia Nayhara Souza Borges

Estágio em Agência Escola; 2015; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Laura Beatriz Resende Sousa

; Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Mariana Milani

; Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Jayne Staggemier

; Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Amanda Dayanne Pinto

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Natália Schroeter

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Gabriela Terhorst

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Debora Cristina

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Arthur Oto Bauer

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Lucas Oroski

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

José Kenys Barbosa

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Pedro Marques

Estágio em Agência Escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Vinicius Bruno

Estágio em Agência Escola; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosana de Carvalho Martinelli Freitas

SABERES FRONTEIRIÇOS: AS EXPERIÊNCIAS DAS DOULAS NO BRASIL; Início: 2016; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Coorientador);

Ludmila de Lima Brandão

Moda no circuito subalterno de consumo de Cuiabá; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ludmila de Lima Brandão;

José Carlos Leite

Vozes de fronteira: saberes e práticas das doulas na transformação do modelo obstétrico hegemônico no Brasil; 2019; Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: José Carlos Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, BRASIL ; FONSECA, INARA ; GUZZO, MORGANI ; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, BRASIL . Feminismos y herida colonial: una propuesta para rescatar los cuerpos secuestrados en Brasil. TABULA RASA: REVISTA DE HUMANIDADES (BOGOTA. 2004) , v. 29, p. 65-84, 2018.

  • GUZZO, M. ; FONSECA, INARA . Mestiçagem: uma categoria teórico-política para os feminismos latino-americanos ? entrevista com María Luisa Femenías. Cadernos de Gênero e Diversidade , v. 5, p. 72-88, 2018.

  • FONSECA, INARA ; FREITAS, Rosana de C. Martinelli ; RIL, S. Y. ; LEITE, J. C. . ?COMO UMA GAROTA?: relato de experiência sobre o processo educativo para o debate de gênero com adolescentes de Florianópolis. REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA , v. 6, p. 213-224, 2017.

  • MAGNUS, M. C. M. (Org.) ; BRICK, E. M. (Org.) ; FONSECA, INARA (Org.) . Saberes em Movimento. 1. ed. Florianópolis: , 2019. v. 1. 60p .

  • FONSECA, INARA ; FREITAS, Rosana de C. Martinelli ; LEITE, J. C. . "Na hora de fazer não gritou":. In: STUKER, Paola; CELMER, Elisa; A. Gustavo da Silva.. (Org.). Vidas críticas: gênero, sexualidades, violências e justiça. 1ed.Port Alegre: Mikelis, 2019, v. , p. 125-140.

  • RIL, S. Y. ; FONSECA, INARA . A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MULHERES INDÍGENAS NO CAMPO DA SAÚDE. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), 2017.

  • FONSECA, INARA ; FREITAS, Rosana de C. Martinelli ; RIL, S. Y. . MOVIMENTO DE DOULAS NO BRASIL: TRAJETÓRIA DAS ATRIZES NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE NÃO VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), 2017.

  • OLIVEIRA, C. N. ; FONSECA, INARA ; LISBOA, T. K. . ?CAÇA ÀS BRUXAS? ANTE AS VEREDAS EPISTEMOLÓGICAS FEMINISTAS DECOLONIAIS. In: VI CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2017, João Pessoa. ANAIS VI CONINTER - TRABALHOS COMPLETOS.. João Pessoa: ANINTER-SH/PPGDHs-UFPB, 2017. v. 1. p. 96-106.

  • FONSECA, INARA ; FREITAS, Rosana de C. Martinelli . AS DOULAS NA ASSISTÊNCIA AO PARTO NO BRASIL: DESAFIOS PARA A AMPLIAÇÃO DO CÂNONE DA CIÊNCIA OBSTÉTRICA. In: VI CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2017, João Pessoa. ANAIS VI CONINTER ? TRABALHOS COMPLETOS. João Pessoa: ANINTER-SH/PPGDHs-UFPB, 2017. v. 1. p. 123-137.

  • FONSECA, INARA . Da construção dos saberes à prática : Reflexões decoloniais sobre a violência obstétrica no Brasil. In: II Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero, 2016, Rio de Janeiro. Atas do II Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero. Rio de Janeiro: Ed. Anpuh-Rio, 2016. p. 249-266.

  • FONSECA, INARA ; LEITE, J. C. . Parto no Brasil: colonialidade, eurocentrismo e relações de poder. In: Coninter 4 - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do Coninter 4 - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015. v. 4. p. 278-290.

  • FONSECA, INARA . 'Nada Básico': moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de La Comunicación, 2012, Montevidéu. Anais do XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de La Comunicación, 2012.

  • FONSECA, INARA . Linhas de fuga para vencer os 'horrores' do trabalho de campo em Cuiabá. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28ª Reunião Brasileira de Antropologia - Desafios antropológicos contemprâneos, 2012.

  • FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . O camelódromo, o vestuário e o fetichismo visual. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2011, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia, 2011. v. 1. p. 164-174.

  • FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . Hibridismo, Mestiçagem e Transculturação: Tendências do Vocabulário Antropológico in voga na Moda. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

  • FONSECA, INARA . 'Nada básico!' : moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. In: II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso, 2011, Cuiabá. Anais da II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso, 2011.

  • FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . A Moda no Circuito Subalterno de Consumo. In: XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Cuiabá. CADERNO DE RESUMOS - 2009, 2009. v. Único. p. 437-437.

  • FONSECA, INARA . A diversidade e o convívio com as diferenças: o respeito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, INARA ; OLIVEIRA, C. N. . Gênero e diversidade sexual no debate educacional brasileiro: o retorno da ?caça às bruxas?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA . Por uma ética feminista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, INARA ; FREITAS, Rosana de C. Martinelli . AS DOULAS NA ASSISTÊNCIA AO PARTO NO BRASIL: OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DO CÂNONE DA CIÊNCIA OBSTÉTRICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, C. N. ; FONSECA, INARA . “CAÇA ÀS BRUXAS” ANTE AS VEREDAS EPISTEMOLÓGICAS FEMINISTAS DECOLONIAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA . Da construção dos saberes à prática - reflexões decoloniais sobre a violência obstétrica no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA . 'Na hora de fazer não gritou?: uma análise decolonial sobre violência obstétrica no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA . PARTO NO BRASIL: COLONIALIDADE, EUROCENTRISMO E RELAÇÕES DE PODER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA . PARTO NO BRASIL: HIERARQUIZAÇÃO E COLONIALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA . A Temática feminista em Cuiabá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, INARA . ?Nada básico?: moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, INARA . Linhas de fuga para vencer os ?horrores? do trabalho de campo no camelódromo de Cuiabá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONSECA, INARA . A condição subalterna: cidade, informalidade e globalização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, INARA . O camelódromo, o vestuário e o fetichismo visual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONSECA, INARA . ?Nada básico!?: moda e consumo de roupas no camelódromo de Cuiabá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FONSECA, INARA . Hibridismo, Mestiçagem e Transculturação: Tendências do Vocabulário Antropológico in voga na Moda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . A MODA E O CAMELÓDROMO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . A Moda no Circuito Subalterno de Consumo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRICK, E. M. ; FONSECA, INARA . Assessoria Técnico, Científica e Pedagógica. 2019.

BRICK, E. M. ; FONSECA, INARA . Material Pedagógico para Portal de Formação Continuada do Ministério da Educação.. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão).

MAGNUS, M. C. M. ; BRICK, E. M. ; FONSECA, INARA . Saberes em Movimento. 2019. (Editoração/Livro).

FONSECA, INARA ; BRICK, E. M. . Se reconhecendo a partir da fotografia e das mídias digitais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRICK, E. M. ; FONSECA, INARA . Material Pedagógico para Plataforma Trajetória Escolar, Desigualdades e Diversidade. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão).

FONSECA, INARA ; GUZZO, M. . Rumo a um olhar feminista decolonial para pesquisas em gênero, raça, sexualidade e suas interseccionalidades. 2017. .

LISBOA, T. K. ; FONSECA, INARA . Projetos de Vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LISBOA, T. K. ; FONSECA, INARA . Violências de gênero e raça. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, INARA ; RIL, S. Y. ; DIHL, K. B. . Relações de Gênero. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, INARA ; DIHL, K. B. . Violências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, INARA ; DIHL, K. B. . Comunicação Não Violenta. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LISBOA, T. K. ; FONSECA, INARA ; Jeferson Leal . Situando o Corpo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . Relatório Final de Atividades - PIBIC - UFMT. 2009. (Relatório de pesquisa).

FONSECA, INARA ; BRANDÃO, L. L. . Relatório Parcial de Atividades - PIBIC - UFMT. 2009. (Relatório de pesquisa).

BARBOSA, R. ; FONSECA, INARA . Tango no Cinema. 2010. Coreográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Pesquisa Ação com adolescentes e jovens que participam do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) de Florianópolis/SC, Descrição: Trata-se de uma pesquisa ação que envolve um estudo realizado através da aplicação de Oficinas Temáticas (Educativas) com adolescentes e jovens que integram os Programas "Rito de Passagem" e "Jovem Aprendiz" oferecidos pelo Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA). Na primeira etapa da Pesquisa já foram desenvolvidas de forma dinâmica e participativa, 21 Oficinas Temáticas com três grupos de adolescentes e jovens (aproximadamente 60 participantes), a partir de temas sugeridos pelos próprios integrantes, em consonância com a equipe de gestores da ONG, quais sejam: Situando o Território; Situando o Corpo; Relações de Gênero; Sexualidade; Violências; Comunicação não Violenta; Projetos de Futuro. Para a análise e interpretação dos dados do estudo, utilizamos o método de análise temática de conteúdo que ?consiste em descobrir os núcleos de sentido que compõem uma comunicação, cuja presença ou frequência signifiquem alguma coisa para o objetivo analítico visado?(Minayo, 1996). Para o tratamento dos dados, seguem-se três momentos distintos: pré-análise (leitura flutuante dos dados), exploração do material (seleção do conteúdo a ser analisado e organização das categorias) e tratamento dos resultados (interpretação).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva - Integrante / Teresa Kleba Lisboa - Coordenador / Kelly Boeira Dihl - Integrante / Catarina Nascimento de Oliveira - Integrante / Rosana de Carvalho Martinelli Freitas - Integrante / Luciana Patrícia Zucco - Integrante / Simone Lolatto - Integrante / Raíssa Nothaft - Integrante / Carla Klitzke Espíndola - Integrante / Mayara Gelsleichter - Integrante / Florencia Rakos - Integrante / Nayara Tonelli - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Colonialidade do poder, do saber e da arte: Críticas Transversais, Descrição: A pesquisa visa estabelecer uma plataforma de discussão sobre a Colonialidade sob a perspectiva desenvolvida por autores latino-americanos, como Aníbal Quijano, Arturo Escobar, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Nelson Maldonado-Torres, Santiago Castro-Gómez Ramón Grosfoquel, Walter Mignolo, Zulma Palermo, entre outros, além de autoras feministas chicanas como Chela Sandoval e Gloria Anzaldúa e pela tematização das ?epistemologias do sul?, que se dá no interior dos núcleos coloniais europeus e é conduzida por Boaventura de Sousa Santos. O horizonte é a produção de pensamento como resistência ?capaz de resignificar as formas hegemônicas de conhecimento do ponto de vista da racionalidade pós-eurocêntrica e das subjetividades subalternas? (Castro-Gómez; Gosfroguel), capaz de flagrar, contemporaneamente, a continuidade de uns e a novidade de outros modos de produção de assimetrias de pensamento, poder, saber e das práticas estéticas, na expectativa de uma ?virada decolonial? (Maldonado-Torres).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva - Coordenador / José Carlos Leite - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Moda e consumo de roupas do camelódromo de Cuiabá, Descrição: Através da prática banal, mas complexa, do consumo de roupas no Shopping Popular, pretendemos investigar e analisar o fenômeno do consumo contemporâneo e apropriação de moda entre os frequentadores do camelódromo de Cuiabá (vendedores e consumidores), em sua maioria pertencente às classes subalternas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva - Coordenador / Ludmila de Lima Brandão - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2011

    Circuitos Subalternos Contemporaneos: pessoas, objetos e valores em trânsito, Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa que se ancora no campo da crítica cultural e é marcado por um forte viés interdisciplinar, aborda uma determinada categoria de fluxos globais contemporâneos, chamada aqui de fluxos subalternos, nos quais estão implicados o deslocamento de objetos, pessoas e valores. Os objetos são aqueles produzidos na China e em Taiwan que chegam ao Paraguai e de lá são distribuídos para todo o território brasileiro. Caracterizam-se pelo valor irrisório, pela baixa qualidade, pouca durabilidade e utilidade e por comporem um certo universo kitsch contemporâneo globalizado. É exatamente nos circuitos de distribuição desses objetos, com partida em alguns pontos da fronteira entre o Paraguai e o Brasil, que se encontra o segundo tipo de deslocamento: o das pessoas chamadas sacoleiras, responsáveis pelo transporte desses objetos. O ir e vir através da fronteira, portando objetos de proveniência tão inusitada, desenha um modo de vida em trânsito de um número considerável de pessoas com conseqüências culturais, sociais e afetivas que extrapolam os limites da experiência individual. O deslocamento de valores econômicos, estéticos e afetivos , por sua vez, pode ser flagrado tanto numa abordagem da vida social das coisas em que os objetos, tomados em conjunto, aparecem articulados a distintos contextos econômicos e culturais o que lhes atribui novos contornos e significações , como também numa abordagem biográfica de alguns objetos, que permitiria identificar e analisar deslocamentos de valor (afetivo, por exemplo) articulados à sua própria mobilidade física. Os deslocamentos de valor estético (mas também afetivo) configuram um amplo campo a ser explorado na análise do objeto kitsch, do ponto de vista de sua concepção, mas também e principalmente de sua recepção a dimensão subjetiva e produtora de subjetividade e dos agenciamentos que oportunizam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva - Integrante / Ludmila de Lima Brandão - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    A Moda no Circuito Subalterno de Consumo, Descrição: Relegada ao plano das futilidades e condenada por anos, a moda ainda é vista, por alguns, como campo de futilidades e sem interesse para a reflexão científica. No presente estudo, a moda será vista menos como manifestação da frivolidade humana e mais como fenômeno da cultura e, em certos aspectos, como dispositivo social, como instrumento de ruptura e como tentativa de igualdade entre as classes. No âmbito do projeto de pesquisa ?Circuitos subalternos contemporâneos: pessoas, objetos e valores em trânsito?, este estudo investiga e analisa o fenômeno de difusão e consumo de vestuário entre as classes subalternas, observando como se estabelece a relação entre a moda comercializada no circuito subalterno e a apresentada no circuito oficial. A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, sendo seu lócus o Shopping Popular de Cuiabá.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Inara Fonseca Ferreira Mandu da Silva - Coordenador / Ludmila de Lima Brandão - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

5º lugar no Concurso Público para professora assistente/DE, no Departamento de Saúde Coletiva. Área: Saúde Coletiva. Subárea: Saúde Coletiva/Ciências Humanas e Sociais., Universidade Federal de Mato Grosso.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Equipe Técnico-Científica

Outras informações:
Colaboradora na Equipe Técnico Científica, no projeto "Plataforma de Formação Continuada - MEC", no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC).

2017 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta na Licenciatura de Educação do Campo.

Atividades

  • 02/2019

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Educação I, Aprofundamento Temático II - Gênero, corpo e sexualidade , Instrumentos Pedagogia da Alternância III, Vivência compartilhada III (PCC II), Estudo orientado e seminário socialização III

  • 06/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Educação II, Pesquisa II, Vivência compartilhada IV, Estudo orientado e seminário socialização IV, Aprofundamento Temático III - Educação Especial

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aprofundamento Temático - gênero, corpo e sexualidade, Cultura Escolar e Organização Coletiva I, Estudo Orientado e Seminário Socialização III, Vivência Compartilhada III

  • 09/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Orientado e Seminário IV, Organização dos Processos Educativos I, Organização dos Processos Educativos II, Vivência Compartilhada IV

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2015

Universidade de Cuiabá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/2013 - 03/2015

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação

  • 08/2013 - 03/2015

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema Brasileiro de Comunicação

  • 02/2013 - 03/2015

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso Publicitário, Comunicação Empresarial

  • 02/2013 - 03/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Agência Escola de Propaganda, Jornalismo e Moda (Uniagência), Agência Escola de Propaganda, Jornalismo e Moda (Uniagência).,Atividade realizada, Professor orientador..

  • 08/2012 - 07/2013

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema Brasileiro de Comunicação, Webjornalismo

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistema Brasileiro de Comunicação