Andréa Leite Ribeiro Valério

É Doutora em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília - UnB. É Consultora técnica na área de bioética e ética em pesquisa no Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), do Ministério da Saúde (MS). É professora Voluntária da UnB. É Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS). É pesquisadora associada do Observatório da Saúde da População Negra e pesquisadora do Projeto Interprofissional para Promoção da Saúde e Prevenção à Violência Sexual com Escolas e Comunidades (Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina da UnB). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL (2004). Especialização em Saúde Mental, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania pela UCSAL. Atuou como Coordenadora Geral de Prevenção Tratamento e Reinserção Social, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça- MJ. Foi coordenadora da implantação nacional de programas de prevenção ao uso prejudicial de álcool e outras drogas em escolas e comunidades na parceria da SENAD com a Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Ex coordenadora do Consultório de Rua do Centro de Abuso e Terapias do Abuso de Drogas - CETAD/ Universidade Federal da Bahia - UFBA. Foi assistente social no núcleo de projetos especiais do CETAD/ UFBA e coordenou a implantação do Consultório de Rua nos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador. Foi representante do município de Salvador no Plano Emergencial de Álcool e outras Drogas - PEAD, Ministério da Saúde - MS. Na Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, atuou como assistente social do Programa Liberdade e Cidadania, da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH e na coordenação do Curso Preparando para a Liberdade, destinado aos internos de unidades prisionais de Salvador e interior da Bahia. Atuou como professora da Residência Multiprofissional em Saúde da UNEB/Ministério da Saúde e também da UFBA. Tem experiência na área da saúde coletiva e políticas públicas, com ênfase para Bioética, vulnerabilidades, redução de danos, rede de suporte social, álcool e outras drogas (prevenção, tratamento e assistência) e pessoas em privação de liberdade. Diplomada pela SENAD com o título de Mérito pela Valorização da Vida-2012.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Volnei Garrafa

nascimento, wanderson flor do;GARRAFA, V.; GALLASSI, A. D.; ALVES FILHO, A. N.. USUÁRIO DE DROGAS EM SITUAÇÃO DE RUA NUMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO: ANÁLISE BIOÉTICA DA (NÃO) RESPONSIVIDADE DO SISTEMA DE SAÚDE. 2019. Tese (Doutorado em Bioética) - Universidade de Brasília.

Volnei Garrafa

NASCIMENTO, W. F.; SÁ, Natan Monsores de;GARRAFA, V.. Análise Bioética dos aspectos relacionados ao alcance do Sistema de Saúde para usuários de drogas em situação de rua.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Bioética) - Universidade de Brasília.