Anna Júlia Santos Barros

Graduanda de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Formação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pelo Centro de Línguas de Maracanaú - CLM (2017), Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE (2016), Espanhol pelo Centro de Línguas de Maracanaú - CLM (2015), Técnico de Auxiliar Administrativo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI (2014). Experiência em pesquisa e bolsista de laboratório pelo Laboratório de Tecnologias Alternativas de Convivência com o Semiárido - LATACS - IFCE ( 2015-2016), Monitora Voluntária de AutoCAD pelo Instituto Federal do Ceará (2015-2016).

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Química

2019 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente

2014 - 2016

Instituto Federal do Ceará
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Professor Antonio Martins Filho

Formação complementar

2014 - 2014

Auxiliar Administrativo. , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Participação em eventos

Semana da Integração Científica.Oficina/Workshop - Libras. 2019. (Outra).

Semana da Integração Científica.Semana da Química - SEMANQ. 2019. (Outra).

V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.Seminário. 2016. (Seminário).

XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Estudo da Viabilidade do Reúso de Água em uma Instituição de Ensino Federal. 2016. (Simpósio).

II Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro.Workshop. 2015. (Outra).

VIII Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade. Fórum. 2015. (Feira).

Semana de Integração Científica.participante. 2014. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Kalleu Fernando de Alencar Carvalho

Maria do Socorro Pinheiro da Silva;De Alencar, K.; MARIA DO SOCORRO CARDOSO DE ABREU. Adaptações desenvolvidas no laboratório de Química Orgânica e inorgânica do IFCE ? Campus Maracanaú para alunos com deficiência auditiva e visual: uma proposta inclusiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Ceará.

Produções bibliográficas

  • BARROS, A. J. S. ; Britto, A. O. S ; LOPES, A. A. ; Bandeira, L. L ; Real, B. B . Proposta de Modelo de Reúso de Água de Bebedouros, Condicionadores de Ar e Destiladores em uma Instituição de Ensino. In: II WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 2015, CAMPINA GRANDE-PB. Anais II Workshop Internacional sobre água no Semiriádo Brasileiro. Campina Grande: Realize, 2015. v. 1.

  • LOPES, A. A. ; BARROS, A. J. S. ; Britto, A. O. S ; Alexandre, C. A. B. ; Araújo, B. M. . ESTUDO DA VIABILIDADE DO REUSO DE ÁGUA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, A. J. S. ; LOPES, A. A. ; Real, B. B ; Britto, A. O. S ; Bandeira, L. L . PROPOSTA DE MODELO DE REÚSO DE ÁGUA DE BEBEDOUROS, CONDICIONADORES DE AR E DESTILADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    PROJETO DE REÚSO DE ÁGUA DE BEBEDOUROS COLETIVOS, CONDICIONADORES DE AR E DESTILADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO, Descrição: Os brasileiros passaram a se preocupar cada vez mais com a escassez de água no país, o que tem ocasionado diversas iniciativas públicas e privadas para o reaproveitamento das águas servidas. Devido a escassez, será aplicado o reuso de água dos bebedouros, dos aparelhos de ar condicionado e dos destiladores de uma Instituição pública de ensino, que tem por objetivo atender a redução de desperdício de água tão exigida atualmente no estado do Ceará, analisando os parâmetros de qualidade exigidos para as atividades de jardinagem e limpeza da Instituição, além de sensibilizar alunos e servidores no sentido de evitar o desperdício. A água desperdiçada será armazenada em baldes de 20 e 30 litros. Serão feitas análises químicas e biológicas desse efluente para verificar a que parâmetros obedece e por fim, fazer o reuso dessa água em atividades de jardinagem e na limpeza da Instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Anna Júlia Santos Barros - Integrante / Alexsandra Anselmo Lopes - Integrante / Antônio Olívio Silveira Britto Júnior - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú. , Avenida Parque Central, Distrito Industrial I, 61939140 - Maracanaú, CE - Brasil, Telefone: (85) 38786300

Experiência profissional

2015 - 2016

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: