JULIANA MONGON PETRONI

Advogada. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), especialista em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo - USP (2009), pós-graduada em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2008), graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2003). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito e processo do trabalho, contratos, direito de família e sucessões.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Direito Político e Econômico

2013 - 2015

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Democracia e Constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman.,Ano de Obtenção: 2015
Hélcio Ribeiro.Palavras-chave: Democracia; Constitucionalismo; Paradoxo; Pré-compromisso; Autogoverno.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Direito

2008 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: A proteção ao trabalho da pessoa com deficiência na legislação brasileira
Orientador: Otávio Pinto e Silva

Especialização em Direito

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A proteção ao trabalho infanto-juvenil na legislação brasileira
Orientador: Júlio Maximiliano Scudeler Neto

Graduação em Direito

1999 - 2003

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Título: Investigação de Paternidade: as inovações do exame em DNA e suas limitações.
Orientador: Glauce Zanella Brandão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Trabalho.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV CONGRESSO DO CONPEDI - BELO HORIZONTE - DIREITO E POLÍTICA: da vulnerabilidade à sustentabilidade.. AS CONSEQUÊNCIAS DO PROGRESSO E DA ECONOMIA DE MERCADO: reflexões de Karl Polanyi aplicáveis ao neoliberalismo.. 2015. (Congresso).

XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI/UFS - DIREITO, CONSTITUIÇÃO E CIDADANIA: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio. A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA POR MEIO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: UM PARADOxO?. 2015. (Congresso).

Congresso Internacional de Direito Coletivo (USP). 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

HELCIO RIBEIRO

RIBEIRO, Hélcio; Júnior, José Resende; Borges, Daniel Damásio. Democracia e Constituconalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Margareth Anne Leister

RIBEIRO, H.; RESENDE JUNIOR, J.;LEISTER, M. A.. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José de Resende Júnior

RESENDE JR, José; RIBEIRO, H.; LEISTER, M. A.. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José de Resende Júnior

RIBEIRO, H.; BORGES, D. D.;RESENDE JR, José. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Daniel Damásio Borges

BORGES, DANIEL DAMÁSIO; RIBEIRO, H.; RESENDE JUNIOR, J.. Democracia e Constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Alberto do Amaral Junior

AMARAL JUNIOR, Alberto do.. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

HELCIO RIBEIRO

Democracia e Constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie,; Orientador: Helcio Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PETRONI, J. M. . A redemocratização brasileira por meio da Constituição Federal de 1988: um paradoxo?. XXIV Encontro Nacional do CONPEDI - UFS. DIREITO, CONSTITUIÇÃO E CIDADANIA: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio. , v. 1, p. 135-155, 2015.

  • PETRONI, J. M. . As consequências do progresso e da economia de mercado: reflexões de Karl Polanyi aplicáveis ao neoliberalismo. XXIV CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI - UFMG/FUMEC/DOM HELDER CÂMARA - ?Direito e Política: da Vulnerabilidade à Sustentabilidade? , v. 1, p. 167-183, 2015.

  • PETRONI, J. M. . O Dano no Acidente de Trabalho - Modalidades e Dever de Indenizar Quando do Infortúnio não Decorrer o Evento Morte. In: Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho; Cleber Alves Bastazine. (Org.). Responsabilidade Civil nas Relações de Trabalho. Questões atuais e controvertidas. 1ed.São Paulo: Ltr, 2011, v. , p. 108-125.

  • PETRONI, J. M. . AS CONSEQUÊNCIAS DO PROGRESSO E DA ECONOMIA DE MERCADO: Reflexões de Karl Polanyi aplicáveis ao neoliberalismo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRONI, J. M. . A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA POR MEIO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: UM PARADOXO?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação

    Outras informações:
    Direito e Democracia na Teoria Política Contemporânea Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento das teorias deliberativas e participativas da democracia em face da crise do sistema representativo no mundo contemporâneo, com ênfase para a teoria do sociólogo alemão Jürgen Habermas, sua teoria do Estado Democrático de direito e sua repercussão na teoria do direito, vistas a partir do prisma da teoria do discurso. A crescence complexidade social e a globalização trazem novos desafios tanto para a democracia como para a teoria do direito assentada no Estado nacional. A pesquisa busca avaliar o desenvolvimento da teoria habermasiana em face das críticas que lhe são dirigidas nos diversos planos da teoria política, sociológica e jurídica, bem como seu impacto no debate brasileiro sobre o papel do direito no desenvolvimento da democracia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2014

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação

    Atividades

    • 10/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Mackenzie, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Mackenzie, .,Linhas de pesquisa