JULIANA MONGON PETRONI

Advogada. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), especialista em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo - USP (2009), pós-graduada em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2008), graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2003). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito e processo do trabalho, contratos, direito de família e sucessões.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Direito Político e Econômico

2013 - 2015

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Democracia e Constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman.,Ano de Obtenção: 2015
Hélcio Ribeiro.Palavras-chave: Democracia; Constitucionalismo; Paradoxo; Pré-compromisso; Autogoverno.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Direito

2008 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: A proteção ao trabalho da pessoa com deficiência na legislação brasileira
Orientador: Otávio Pinto e Silva

Especialização em Direito

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A proteção ao trabalho infanto-juvenil na legislação brasileira
Orientador: Júlio Maximiliano Scudeler Neto

Graduação em Direito

1999 - 2003

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Título: Investigação de Paternidade: as inovações do exame em DNA e suas limitações.
Orientador: Glauce Zanella Brandão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV CONGRESSO DO CONPEDI - BELO HORIZONTE - DIREITO E POLÍTICA: da vulnerabilidade à sustentabilidade.. AS CONSEQUÊNCIAS DO PROGRESSO E DA ECONOMIA DE MERCADO: reflexões de Karl Polanyi aplicáveis ao neoliberalismo.. 2015. (Congresso).

XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI/UFS - DIREITO, CONSTITUIÇÃO E CIDADANIA: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio. A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA POR MEIO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: UM PARADOxO?. 2015. (Congresso).

Congresso Internacional de Direito Coletivo (USP). 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

HELCIO RIBEIRO

RIBEIRO, Hélcio; Júnior, José Resende; Borges, Daniel Damásio. Democracia e Constituconalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Alberto do Amaral Junior

AMARAL JUNIOR, Alberto do.. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José de Resende Júnior

RESENDE JR, José; RIBEIRO, H.; LEISTER, M. A.. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José de Resende Júnior

RIBEIRO, H.; BORGES, D. D.;RESENDE JR, José. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Daniel Damásio Borges

BORGES, DANIEL DAMÁSIO; RIBEIRO, H.; RESENDE JUNIOR, J.. Democracia e Constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Margareth Anne Leister

RIBEIRO, H.; RESENDE JUNIOR, J.;LEISTER, M. A.. Democracia e constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

HELCIO RIBEIRO

Democracia e Constitucionalismo: o debate entre Habermas e Michelman; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie,; Orientador: Helcio Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PETRONI, J. M. . A redemocratização brasileira por meio da Constituição Federal de 1988: um paradoxo?. XXIV Encontro Nacional do CONPEDI - UFS. DIREITO, CONSTITUIÇÃO E CIDADANIA: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio. , v. 1, p. 135-155, 2015.

  • PETRONI, J. M. . As consequências do progresso e da economia de mercado: reflexões de Karl Polanyi aplicáveis ao neoliberalismo. XXIV CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI - UFMG/FUMEC/DOM HELDER CÂMARA - ?Direito e Política: da Vulnerabilidade à Sustentabilidade? , v. 1, p. 167-183, 2015.

  • PETRONI, J. M. . O Dano no Acidente de Trabalho - Modalidades e Dever de Indenizar Quando do Infortúnio não Decorrer o Evento Morte. In: Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho; Cleber Alves Bastazine. (Org.). Responsabilidade Civil nas Relações de Trabalho. Questões atuais e controvertidas. 1ed.São Paulo: Ltr, 2011, v. , p. 108-125.

  • PETRONI, J. M. . AS CONSEQUÊNCIAS DO PROGRESSO E DA ECONOMIA DE MERCADO: Reflexões de Karl Polanyi aplicáveis ao neoliberalismo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRONI, J. M. . A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA POR MEIO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: UM PARADOXO?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação

Outras informações:
Direito e Democracia na Teoria Política Contemporânea Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento das teorias deliberativas e participativas da democracia em face da crise do sistema representativo no mundo contemporâneo, com ênfase para a teoria do sociólogo alemão Jürgen Habermas, sua teoria do Estado Democrático de direito e sua repercussão na teoria do direito, vistas a partir do prisma da teoria do discurso. A crescence complexidade social e a globalização trazem novos desafios tanto para a democracia como para a teoria do direito assentada no Estado nacional. A pesquisa busca avaliar o desenvolvimento da teoria habermasiana em face das críticas que lhe são dirigidas nos diversos planos da teoria política, sociológica e jurídica, bem como seu impacto no debate brasileiro sobre o papel do direito no desenvolvimento da democracia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2013 - 2014

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação

Atividades

  • 10/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Mackenzie, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Mackenzie, .,Linhas de pesquisa