Gabriela Pacheco Amaral

Doutoranda em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso. Mestre em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2016, graduada em Licenciatura em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2010).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A patemização de "eus" (re)significados pela memória de Graciliano Ramos,
Ida Lucia Machado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG

2015 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: QUE SILENCIAM OS ?EUS? DE FABIANO, EM VIDAS SECAS, DE G. RAMOS,Ano de Obtenção: 2016
Ida Lucia Machado.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Letras

2010 - 2014

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Os conflitos de Fabiano em Vidas Secas: Uma perspectiva no ethos discursivo
Orientador: Ivanete Bernardino Soares

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AMARAL, G. P. ; MARQUES, W. J. ; APARECIDA, A. M. ; COELHO, R. . Dia da consciência negra: um diálogo da escola com a comunidade. 2013. .

AMARAL, G. P. ; APARECIDA, E. . O discurso publicitário - Argumentação e Persuasão. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de Letras - UEMG.Análise do discurso em perspectivas: Discurso literário. 2014. (Encontro).

Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Os conflitos de Fabiano, de Vidas secas: Uma perspectiva do ethos discurso. 2014. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa da Análise do Discurso. 2014. (Seminário).

Conversa com Ferreira Gullar. 2013. (Encontro).

Café com Letras. Adaptação teatral da "Comédia da Panela". 2012. (Exposição).

Café com Letras. Intertextualidade. 2011. (Exposição).

O intérprete de Libras. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis

MACHADO, I. L.;REIS, P. J. F. M.; Souza, W. E.. Um olhar discursivo sobre as narrativas de vidas em Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos: os efeitos das emoções na identidade do narrador. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ivanete Bernardino Soares

SOARES, Ivanete Bernardino; MACHADO, I. L.; SANTOS, G. B.. As vozes que silenciam os 'eus' de Fabiano, em 'Vidas Secas', de G. Ramos. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.BUENO SANTOS, G.; SOARES, I.B.. As vozes que silenciam os "eus" de Fabiano, em Vidas Secas, de G. Ramos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Estudos Lingüisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; SOUZA, Wander Emediato de; REIS, P.J.F.M.. Um olhar discursivo sobre as narrativas de vida em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos: os efeitos das emoções na identidade do narrador. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Wander Emediato de Souza

EMEDIATO, W.; MACHADO, I. L.; REIS, P. J. F. M.. Um olhar discursivo sobre as narrativas de vidas em meórias do cárcere, de Graciliano Ramos: os efeitos das emoções na identidade do narrador. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Gilmar Bueno Santos

SANTOS, G. B.MACHADO, I. L.; SOARES, I. B.; TOCAIA, L. M.. As vozes que silenciam os "eus" de Fabiano, em Vidas Secas, de G. Ramos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Paula Martins Correa Bovo

BOVO, Ana Paula C.; SOARES, I. B.. O ethos nos conflitos de Fabiano, em Vidas Secas: uma perspectiva discursiva da identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Luciano Magnoni Tocaia

MACHADO, I. L.; BUENO, G. S.; BERNARDINO, I.;TOCAIA, L.M.. As vozes que silenciam os "eus" de Fabiano em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ivanete Bernardino Soares

O ethos nos conflitos de Fabiano em Vidas Secas: uma perspectiva discursiva da identidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ivanete Bernardino Soares;

Ida Lúcia Machado

EMOÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA NO LIVRO MEMÓRIAS DO CÁRCERE, DE GRACILIANO RAMOS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ida Lúcia Machado

As vozes que silenciam os "eus" de Fabiano, em Vidas Secas, de G; Ramos; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Estudos Lingüisticos) - Faculdade de Letras da UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ida Lucia Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AMARAL, G. P. . OS EFEITOS DE SI EM NARRATIVAS DE VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE UM DOCUMENTO TRANSGRESSIVO DE GRACILIANO RAMOS. Cadernos de Estudos Linguísticos , v. 61, p. 1-17, 2019.

  • AMARAL, G. P. . SILENCIAMENTO EM VIDAS SECAS: O ?EU? QUE SE CALA DIANTE DA OPRESSA O. MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI , v. 7, p. 265-277, 2018.

  • AMARAL, G. P. . Os ?eus? nas memórias narradas de Graciliano Ramos. ENTRELACES (UFC) , v. 2, p. 33-49, 2017.

  • AMARAL, G. P. . Uma análise sobre os efeitos de emoções em poemas memorialistas de Carlos Drummond de Andrade. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 7, p. 67-85, 2017.

  • AMARAL, G. P. . O social e o psicológico na formação identitária de Fabiano, de Vidas Secas. Revista Literatura e Cultura (Rio de Janeiro) , v. 9, p. 1, 2016.

  • AMARAL, G. P. . Um eu de Graciliano Ramos que se desdobra em diversos eus no romance. Percursos Linguísticos , v. 6, p. 51-70, 2016.

  • AMARAL, G. P. . Heterogeneidade nas formações discursivas: alguns conceitos de Pêcheux na Análise do Discurso. 1. ed. Belo Horizonte: Koinonia, 2018. v. 1. 63p .

  • AMARAL, G. P. ; SOARES, I. B. . A identidade discursiva no personagem Fabiano, em Vidas Secas. 1. ed. Bahnofstr: Omni Scriptum, 2016. v. 1. 92p .

  • AMARAL, G. P. ; BATISTA, J. S. S. . A heterogeneidade enunciativa em charges da Mafalda. In: Luis Francisco Dias. (Org.). Língua e enunciação: roteiros e estações. 1ed.Belo Horizonte: FALE UFMG, 2018, v. , p. 78-90.

  • AMARAL, G. P. . O silenciamento de uma voz que grita em Vidas Secas. In: Camila Evaristo Pinheiro; Renato Martins e Silva. (Org.). rLeituras e Releituras: aspectos literários. 1ed.Rio de Janeiro: Mares, 2017, v. 2, p. 267-289.

  • AMARAL, G. P. ; BATISTA, J. S. S. . A ORGANIZAÇÃO DA HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA E DOS PONTOS DE VISTAS EM CHARGES DA MAFALDA. In: VII ENCONTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2018, Pouso Alegre. ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais. Pouso Alegre: Univás, 2018.

  • AMARAL, G. P. . As vozes que silenciam: uma análise sobre o silêncio em Vidas Secas. In: VII ENCONTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2018, Pouso Alegre. ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais. Pouso Alegre: Univás, 2018.

  • AMARAL, G. P. . A multiplicidade dos 'eus' de Graciliano Ramos na narrativa de vida, Infância.. In: Simpósio Internacional sobra a Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. Anais IV SIAD: Discursos e desigualdades sociais, 2016. p. 1-16.

  • AMARAL, G. P. . AS MEMÓRIAS DE GRACILIANO RAMOS QUE SE MISTURAM ÀS DE SEUS PERSONAGENS. In: I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2016, Mariana. XIV Semana de Letras UFOP, 2016.

  • AMARAL, G. P. . O superego e o ethos no romance Vidas Secas. In: 2º Colóquio Internacional - Nietzsche, Pessoa, Rosa e Freud, 2015, Belo Horizonte. Colóquio Internacional - Nietzsche, Pessoa, Rosa e Freud, 2015.

  • AMARAL, G. P. . Os conflitos de Fabiano, de Vidas Secas: Uma perspectiva do ethos discursivo. In: II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2014, Belo Horizonte. Anais do II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (II Sediar), 2014.

  • AMARAL, G. P. . O 'eu' que se conta pelas memórias: uma análise discursiva de Infância, de Graciliano Ramos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, G. P. . Emoções, identidades e narrativas de vida em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, G. P. ; BATISTA, J. S. S. . Os imaginários sócio-discursivos na construção do ethos de imigrantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, G. P. . Os efeitos de emoções e os saberes de crença em poemas memorialistas de Carlos Drummond de Andrade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, G. P. . As vozes que silenciam os eus de Fabiano, em Vidas Secas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, G. P. . As vozes que silenciam: uma análise sobre o silêncio em Vidas Secas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, G. P. ; BATISTA, J. S. S. . A organização da heterogeneidade enunciativa e dos pontos de vistas em charges da Mafalda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, G. P. . A heterogeneidade enunciativa em charges da Mafalda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, G. P. . As memórias de Graciliano Ramos que se misturam aos de seus personagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, G. P. . A multiplicidade de 'eus' de Graciliano Ramos, em Infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, G. P. . As vozes que silenciam um 'eu' de Fabiano, em Vidas Secas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, G. P. . O superego e o ethos no romance Vidas Secas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, G. P. . Os conflitos de Fabiano, de Vidas Secas: Uma perspectiva do ethos discursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, G. P. . Um diálago entre a Literatura e a Análise do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, G. P. . A (des)construção da identidade de Fabiano, em Vidas Secas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARAL, G. P. . A construção identitária de manifestações populares na mídia brasileira. Saarbrücken, Germany, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Minas Gerais. , Av. do Rosário, Vila Rosário, 32400000 - Ibirité, MG - Brasil, Telefone: (31) 35219051

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Inglês Instrumental, Carga horária: 8

Outras informações:
Atividade de elaboração de provas para a disciplina de Inglês instrumental online, IngRede.

2017 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio professor de apoio pedagógico, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio de docência em Leitura e Produção de Textos

2016 - 2017

CESPE UNB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corretor redações em larga escala, Carga horária: 40

2015 - 2015

Escola Estadual Nova Contagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa - 1º função, Carga horária: 16

2015 - 2015

Escola Estadual Nova Contagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa - 2º função, Carga horária: 16

2013 - 2015

Escola Estadual João Guimarães Rosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

2012 - 2012

Escola Sandoval Soares de Azevedo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

2007 - 2013

Walmart Brasil Ltda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Recursos Humanos, Carga horária: 40

2004 - 2005

Walmart Brasil Ltda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 12