Leo da Cruz

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), atualmente cursa o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Linha- "Cultura, Identidade, Educação e Sociabilidade") da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Educação, tendo atuado principalmente como docente na Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências Sociais

2014 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Território e persistência negra na cidade de Uberlândia - MG,Orientador:
Prof. Dr Marcel Mano.

Graduação em ciências sociais

2007 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: "Os homens de pés vermelhos: etnografia e história dos negros no Bairro Patrimônio - Uberlândia - MG"
Orientador: Prof. Dr Marcel Mano
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Projetos de pesquisa em educação - Seminário de Práticas Educativa I.Ações estratégicas e resultados do PIBID Sociologia. 2014. (Seminário).

V Seminário Trabalho e Gêneno & III Seminário Internacional do PPGCS Universidade Federal de Uberlândia.UBERLÂNDIA: A PERSISTÊNCIA NEGRA NO BAIRRO PATRIMÔNIO. 2014. (Seminário).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latina Americana de Sociologia. Mostra Cultural: Da Festa ao Social. Uma contribuição à Sociologia da Educação. 2011. (Congresso).

NAU- Núcleo de Antropologia Urbana.Espaço, urbano e sociabilidade: uma análise antropológica sobre o centro da cidade de Uberlândia-MG. 2010. (Encontro).

" Cinema H - Filme: Terra Vermelha". 2009. (Outra).

Ciclo de Estudos avançados Epidemia e Cidadania: atravessando séculos. 2009. (Outra).

Ciclo de palestra sobre " Etnologia e História Indígenas no Brasil". 2009. (Outra).

Cine debate Tupiniquim sobre o filme Tropa de Elite. 2009. (Outra).

Cine Tupiniquim sobre o documentário Notícias de uma guerra particular. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as Crise contemporâneas.Cidades, Espaço Urbanos e a Idéia Pós-Moderna. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas.Por uma experiência da rua: desafios da análise antropológica no espaço urbano. 2009. (Oficina).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas - Mini-curso Antropoligias mundias e o discurso pós-colonial; embates identitários de uma ciência no mundo contemporâneo. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas- Mini-curso Antropologia e deslocamento humanos. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas - Mini-curso Classe média e política. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas- Oficina Antropologia e cinema: analisando um filme. 2009. (Oficina).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas- Oficina Olhares antropológicos sobre a periferia. 2009. (Oficina).

IX Semana de Ciências Sociais: Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas- Oficina O papel da mídia na (re) construção de imagens no imaginário social. 2009. (Oficina).

Ciclo de Palestras PET Ciências Sociais com as palestras intituladas "Brás Cubas e a (des) construção de comunidades leitoras" e "Bacamarte: razão contra sandice? A inserção do discurso científico no texto literário". 2008. (Outra).

CINE-DEBATE TUPINIQUIM sobre o filme Memórias Póstumas. 2008. (Outra).

Jornada Pet, Mini curso " A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA TV BRASILEIRA". 2008. (Outra).

mimi-curso DO MITO AO LOGOS: da origem da filosofia às correntes filosóficas helenísticas. 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais, Grupo de trabalho " Educação". 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais, Grupo de trabalho " Trabalho e Sociedade ". 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais, Mini-curso " Uma Introdução à problemática Socioambiental ". 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais, Oficina " Enxergando a Antropologia Visual ". 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais, Oficina " O caráter da democracia no Brasil a partir da década de 1980 ". 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais " Modernidade e Pós-Modernidade nas Ciências Sociais". 2008. (Outra).

VIII Semana de Ciências Sociais Mesa Redonda " Utopias na Modernidade". 2008. (Outra).

Ciclo de Palestras PET Ciências Sociais com a palestra intitulada Reflexões sobre a violência e a situação das mulheres nas prisões brasileiras. 2007. (Outra).

Cine PET Ciências Sociais sobre o filme "ENRON - os mais espertos da sala". 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antônio Carlos Lopes Petean

CLEMENTE, C. C.;PETEAN, Antonio Carlos Lopes; MANO, M.. Território e persistência Negra na cidade de Uberlândia - MG.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais/UFU.

Antônio Carlos Lopes Petean

MANO, M.;PETEAN, Antonio Carlos Lopes; BARBOSA, P.. Os Homens de Pés Vermelhos: Etnografia e história dos negros no bairro Patrimônio - Uberlândia - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais/UFU.

Marcel Mano

MANO, MARCEL; CLEMENTE, C. C.; Petean, A. C. L. Território e persistência negra na cidade de Uberlândia - MG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Marcel Mano

MANO, M.; Petean, A. C. L; Barbosa, Pedro. Os homens de pés vermelhos: etnografia e história dos negros no Bairro Patrimônio - Uberlândia-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Pedro Barbosa

BARBOSA, P.. Os Homens de Pés Vermelhos: Etnografia e história dos negros no bairro Patrimônio - Uberlândia / MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcel Mano

Os homens de pés vermelhos: etnografia e história dos negros no Bairro Patrimônio - Uberlândia-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Marcel Mano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, Leo. . 'UBERLÂNDIA: A PERSISTÊNCIA NEGRA NO BAIRRO PATRIMÔNIO '. In: V Seminário Trabalho e Gêneno & III Seminário Internacional do PPGCS Universidade Federal de Uberlândia, 2014, Uberlândia. V Seminário Trabalho e Gêneno & III Seminário Internacional do PPGCS Universidade Federal de Uberlândia, 2014.

  • CRUZ, Leo. . Ações estratégicas e resultados do PIBID Sociologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, Leo. . Práticas, avanços e retrocessos: uma análise da intervenção do subprojeto sociologia PIBID/ UFU na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, Leo. . A QUESTÃO ÉTNICA-RACIAL E A CONTINGÊNCIA DA LEI 10.639/03: UMA ANÁLISE DA INTERVENÇÃO DO SUBPROJETO SOCIOLOGIA PIBID/UFU NA ESCOLA ESTADUAL DO BAIRRO JARDIM DAS PALMEIRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, Leo. ; NAZARETH, C. C. F. . 'Mostra Cultural: da festa ao social. Uma contribuição à sociologia da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, Leo. . Industrialização, urbanização e mudanças nos grupos sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, Leo. ; NAZARETH, C. C. F. ; Paula, J. N . Espaço urbano e sociabilidade: uma análise antropológica sobre o centro da cidade de Uberlândia-MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, Leo. ; NAZARETH, C. C. F. ; Paula, J. N . Por uma experiência da rua: desafios da análise antropológica no espaço urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CRUZ, Leo. . Cidades, espaço urbano e a ideia pós-moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2014

    Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docência PIBID/UFU Subprojeto Sociologia, Descrição: PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ) oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.Diante dessa circunstância nossa ação consiste em propor atividade que apoie, sobretudo, a disciplina de Sociologia buscando por outros lado atitudes e trabalhos interdisciplinar que auxilie da atividade docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leo da Cruz - Integrante / Marili Peres Junqueira - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    O ENSINO E A ESCRITA DA HISTÓRIA NA PÓS-MODERNIDADE, Descrição: O PIBEG tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UFU, com ênfase em atividades de ensino, articuladas e integradas com ações de pesquisa e de extensão, e por objetivos específicos:incentivar o envolvimento de docentes e estudantes em projetos que visem à solução de problemas didático-pedagógicos de cursos de graduação; fomentar a interação entre disciplinas e entre Unidades Acadêmicas na resolução de problemas comuns; auxiliar os Colegiados de cursos de graduação no desenvolvimento de ações que visem ao aprimoramento do ensino; proporcionar ao estudante o aprendizado sobre o desenvolvimento de disciplinas práticas e/ou teóricas, domínio de técnicas, elaboração de material didático, demais atividades de ensino, conforme a proposta apresentada em projeto; Estimular a interdisciplinaridade e a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão nos processos de formação dos alunos dos cursos de Graduação da UFU; Oferecer oportunidades de participação em Atividades Acadêmicas Complementares. Por fim os cursos benificiados são Ciências Sociais e História.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leo da Cruz - Coordenador / Alexandre de Sá Avelar - Integrante / Cristiane Paula Arantes - Integrante / Aline Ludmila de Jesus - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais. , Universidade Federal de Uberlândia, Santa Mônica, 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32394238

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID/Sociologia - UFU, Carga horária: 20

Outras informações:
PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ) oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.Diante dessa circunstância nossa ação consiste em propor atividade que apoie, sobretudo, a disciplina de Sociologia buscando por outros lado atitudes e trabalhos interdisciplinar que auxilie da atividade docente.

2009 - 2009

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Vínculo Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBEG UFU, Carga horária: 20

Outras informações:
O PIBEG tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UFU, com ênfase em atividades de ensino, articuladas e integradas com ações de pesquisa e de extensão, e por objetivos específicos:incentivar o envolvimento de docentes e estudantes em projetos que visem à solução de problemas didático-pedagógicos de cursos de graduação; fomentar a interação entre disciplinas e entre Unidades Acadêmicas na resolução de problemas comuns; auxiliar os Colegiados de cursos de graduação no desenvolvimento de ações que visem ao aprimoramento do ensino; proporcionar ao estudante o aprendizado sobre o desenvolvimento de disciplinas práticas e/ou teóricas, domínio de técnicas, elaboração de material didático, demais atividades de ensino, conforme a proposta apresentada em projeto; Estimular a interdisciplinaridade e a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão nos processos de formação dos alunos dos cursos de Graduação da UFU; Oferecer oportunidades de participação em Atividades Acadêmicas Complementares. Por fim os cursos benificiados são Ciências Sociais e História.