Juliana Souza Lima

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (2018), tem graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estácio de Sá (2012), especialização em Comunicação Empresarial e licenciatura em História pela UniRio (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Tv. Trabalhou como repórter de tv na IURD, foi editora de conteúdo web na TV Globo, além de repórter e redatora/editora na Super Rádio Tupi. Atualmente, é membro do grupo de pesquisa MediaLudens: Laboratório de Pesquisa em Jogos Eletrônicos, Cognição e Mídias Interativas.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mídia e Cotidiano

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Caminho em ruínas: A distopia de Jogos Vorazes como diagnóstico do tempo,Ano de Obtenção: 2018
Emmanoel Martins Ferreira.Palavras-chave: Jogos Vorazes; cotidiano; Jogos; Mídia; Distopia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Literatura.

Especialização em Comunicação Empresarial

2012 - 2013

AVM Faculdade Integrada
Título: Show da Manhã - Uma análise da relação de sucesso entre produto e público-alvo
Orientador: Rodrigo Monteiro Rosa

Graduação em História

2010 - 2014

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Os alunos realmente aprendem História? ? A atuação da História, enquanto disciplina, no processo cognitivo do indivíduo.
Orientador: Marina Vieira de Carvalho

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2009 - 2012

Universidade Estácio de Sá
Título: Do Papel aos Projetores: A Adaptação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Orientador: Rafael Rocha Jaime

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Fotógrafo. (Carga horária: 180h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, Juliana . V Congresso Internacional da ABES. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6º Seminário Letras Expandidas - XV Jornada dos alunos de pós graduação em Letras da Puc-Rio.O coditiano além da ficção: a formação do senso crítico a partir de Jogos Vorazes. 2017. (Seminário).

III Frikiloquio - Coloquio de Humanidades y Ciencias Sociales sobre Culturas y Consumos Freaks. O cotidiano além da ficção: A formação do senso crítico a partir da distopia de Jogos Vorazes. 2017. (Congresso).

III ArTecnologia - Simpósio Internacional de Tecnologias e Cultura Contemporânea.Mídia e a distopia de Jogos Vorazes: O universo ficcional a partir do cotidiano. 2016. (Simpósio).

VI Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano.Doutrinação da mídia de massa e o controle hegemônico em Jogos Vorazes. 2016. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. O jogo jogado em Jogos Vorazes: Os elementos constitutivos presentes na arena de batalha. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SOUZA, Juliana. XXIII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom) - Etapa Nacional - Categoria Histórias em Quadrinhos. 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

SOUZA, Juliana. XXIII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom) - Etapa Nacional - Categoria Roteiro de Games. 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

SOUZA, Juliana. XXIII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom) - Etapa Nacional - Categoria Games. 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marco André Feldman Schneider

FERREIRA, E. M.;SCHNEIDER, Marco; FALCAO, T. P.. Caminho em Ruínas: a distopia de Jogos Vorazes como diagnóstico do tempo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Thiago Pereira Falcão

FERREIRA, E.; PICADO, José Benjamim;FALCÃO, THIAGO. Caminho em Ruínas: A Distopia de Jogos Vorazes como Diagnóstico do Tempo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Thiago Pereira Falcão

FERREIRA, E.FALCÃO, THIAGO; SCHNEIDER, M. A. F.. Caminho em Ruínas: A Distopia de Jogos Vorazes como Diagnóstico do Tempo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Emmanoel Martins Ferreira

FERREIRA, Emmanoel; PICADO, J. B.; FALCÃO, Thiago. Caminho em ruínas: a distopia de jogos vorazes como diagnóstico do tempo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Emmanoel Ferreira; Thiago Falcão;PICADO, José Benjamim. Caminho em Ruínas: a distopia de Jogos Vorazes como diagnóstico do tempo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

Marcelo José Gonçalves Sosinho

SOSINHO, M. J. G.. Do Papel aos Projetores: A Transposição de Harry Potter e o Enigma do Príncipe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rodrigo Monteiro

SHOW DA MANHÃ ? UMA ANÁLISE DE SUCESSO ENTRE PRODUTO E PÚBLICO-ALVO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade Cândido Mendes - Instituto A Vez do Mestre; Orientador: Rodrigo Monteiro;

Marina Vieira de Carvalho

Os Alunos Realmente Aprendem História? ? a atuação da história, enquanto disciplina, no processo cognitivo do indivíduo; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marina Vieira de Carvalho;

Emmanoel Martins Ferreira

CAMINHO EM RUÍNAS: A DISTOPIA DE JOGOS VORAZES COMO DIAGNÓSTICO DO TEMPO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Emmanoel Martins Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTANTINO, FERNANDA ; SOUZA, Juliana ; FERREIRA, Emmanoel . Cotidiano e Instagram: efemeridade e narrativas de si no recurso Stories. ESFERAS , v. 11, p. 151-161, 2017.

  • COSTANTINO, FERNANDA ; SOUZA, Juliana . ETNOGRAFIA E CONSUMO MIDIÁTICO: expondo desafios e abordando novas soluções. MÍDIA E COTIDIANO , v. 11, p. 223, 2017.

  • SOUZA, Juliana ; FERREIRA, Emmanoel . O jogo jogado em Jogos Vorazes: Os elementos constitutivos presentes na arena de batalha. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Intercom, 2016.

  • SOUZA, Juliana . Doutrinação da mídia de massa e o controle hegemônico em Jogos Vorazes. In: VI Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano - MÍDIA E DEMOCRACIA: linguagens, políticas e tecnologias em contexto de convergência, 2016, Niterói/RJ. IV Seminário Mídia e Cotidiano. Teresópolis/RJ: 2AB Editora, 2016.

  • SOUZA, Juliana . Do Papel aos Projetores: A Adaptação de Harry Potter e o Enima do Príncipe. In: XVII Intercom Sudeste, 2012, Ouro Preto - Minas Gerais. Esportes na Idade Mídia - diversão, informação e educação. São Paulo: Intercom, 2012.

  • SOUZA, Juliana ; FERREIRA, Emmanoel ; COSTANTINO, FERNANDA . Futuros presentes: a ficção distópica como reflexo do cotidiano. RIZOMA , 2018.

  • SOUZA, Juliana . A formação do senso crítico a partir da distopia de Jogos Vorazes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, Juliana . O coditiano além da ficção: a formação do senso crítico a partir de Jogos Vorazes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Juliana . Doutrinação da mídia de massa e o controle hegemônico em Jogos Vorazes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, Juliana . Mídia e a distopia de Jogos Vorazes: O universo ficcional a partir do cotidiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, Juliana . O jogo jogado em Jogos Vorazes: Os elementos constitutivos presentes na arena de batalha.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Juliana . Bola Na Mesa - Bradesco Esportes FM Rio. 2017.

SOUZA, Juliana . Bola Na Mesa - Bradesco Esportes FM Rio. 2017.

SOUZA, Juliana . Bola Na Mesa - Bradesco Esportes FM Rio. 2016.

SOUZA, Juliana . Bola Na Mesa - Bradesco Esportes FM Rio. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Caminho em ruínas: A distopia de Jogos Vorazes como diagnóstico do tempo, Descrição: Projeto tem como objetivo analisar a relação entre a vida cotidana e a produção de narrativas distópicas, utilizando como exemplo a trilogia "Jogos Vorazes".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Souza Lima - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2016 - Atual

    ESTÉTICAS DO LÚDICO: uma investigação acerca das potências experienciais dos jogos eletrônicos, Descrição: A relação entre a estética, ou a experiência estética, e as práticas lúdicas, particularmente no que tange aos jogos eletrônicos, ainda é pouco investigada, tanto no Brasil, quanto no mundo. Refiro-me sobretudo à estética não tomada em sentido estrito, mas em sentido amplo e no framework que vem sendo trabalhado por pesquisadores da comunicação e que abarquem questões centrais para a compreensão da experiência estética nos processos de comunicação e mediatização contemporâneos. Neste sentido, este projeto pretende preencher uma certa lacuna na visada de investigação das possibilidades de agenciamento de experiências estéticas a partir de mídias cibertextuais ? tendo, neste caso, os jogos eletrônicos como objeto de estudo. O objetivo central desta pesquisa é investigar de que forma o aspecto lúdico presente nas atividades lúdicas (play) e nos jogos (games) em geral e nos videogames em particular pode suscitar experiências estéticas com nuances específicas e típicas das mídias cibertextuais. Além disso, busca compreender em que medida tais experiências se aproximariam ou se distanciariam de experiências estéticas resultantes do contato com outros produtos midiáticos de massa, como o cinema, a música e o audiovisual, entre outros. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (5); Integrantes: Emmanoel Martins Ferreira (Responsável); ; Jesiel Araujo; Juliana Souza Lima; Fernanda Costantino; Rafael Sobreira; Rayana Miccolis Carlos Outras instituições participantes: UFBA (Universidade Federal da Bahia). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Souza Lima - Integrante / Emmanoel Martins Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Voluntário

Outras informações:
Mestrando em Mídia e Cotidiano

Atividades

  • 09/2016

    Estágios , Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano, .,Estágio realizado, Estágio Docência na disciplina Tecnologias da Comunicação e Subjetividade, ministrada no curso de Estudos de Mídia (UFF).

2015 - 2016

IAA Comunicação e Eventos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40

2014 - 2015

Igreja Universal do Reino de Deus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

2014 - 2014

Rede Globo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de Conteúdo Web Jr, Carga horária: 40

2012 - 2014

SUPER RÁDIO TUPI

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Editor/Redator, Carga horária: 30

2011 - 2012

SUPER RÁDIO TUPI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Locutor Entrevistador I, Carga horária: 30

2011 - 2011

Rádio Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor estagiário, Carga horária: 30

2010 - 2011

Núcleo de Comunicação Estácio de Sá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Repórter Estagiário, Carga horária: 30