Carolina Andrade Oliveira

Doutoranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com bolsa CAPES, Mestra em Música (2017) e Licenciada em Educação Artística Com Habilitação em Música pela mesma instituição (2014). Violonista, arranjadora, regente coral e professora de educação musical. É associada da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - e é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC) e da rede Sonora: músicas e feminismos.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: A formação do arranjador vocal: práticas e questões interpretativas,
Susana Cecília Almeida Igayara de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arranjador; repertório coral; arranjos vocais; formação do arranjador; práticas interpretativas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Questões interpretativas.

Mestrado em Música

2015 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros,Ano de Obtenção: 2017
Susana Cecília Almeida Igayara de Souza.Palavras-chave: regente-arranjador; arranjos corais; repertório coral brasileiro; práticas interpretativas; canto coral.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Processos de Criação Musical.

Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Luiz Gonzaga em arranjos corais: processos de análise, criação e formação musical
Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Curso técnico/profissionalizante

2004 - 2005

ETEC Aristóteles Ferreira

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Colégio Positivus

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Minicurso Arranjos Vocais de Repertório da Música Popular. (Carga horária: 4h). , I Congresso de Canto Coral, ICCC, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso Voz e Técnica de Alexander. (Carga horária: 4h). , I Congresso de Canto Coral, ICCC, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso Repertório de Música Brasileira. (Carga horária: 4h). , I Congresso de Canto Coral, ICCC, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso Técnica Vocal para Coros. (Carga horária: 4h). , I Congresso de Canto Coral, ICCC, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Preparação Pedagógica para Estágio PAE. (Carga horária: 20h). , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA-USP, Brasil.

2015 - 2015

GT - Políticas públicas educacionais para a área de música no Brasil. (Carga horária: 6h). , XXV Congresso da ANPPOM, XXVANPPOM, Brasil.

2014 - 2014

GT - Culturas populares. (Carga horária: 6h). , XXIV Congresso da ANPPOM, ANPPOM, Brasil.

2013 - 2013

Grande Coro (bolsista). (Carga horária: 15h). , Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.

2013 - 2013

Regência Coral (bolsista). (Carga horária: 30h). , Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.

2012 - 2012

Regência Coral. (Carga horária: 30h). , Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.

2012 - 2012

Grande Coro. (Carga horária: 15h). , Festival Música nas Montanhas, FMM, Brasil.

2012 - 2012

IV Semana Educ.Musical IA/UNESP e VIII Enc.ABEM. (Carga horária: 40h). , Instituto de Artes da UNESP, IA-UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Workshop Regência Coral: Prof. Marcos Júlio Sergl. (Carga horária: 2h). , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA-USP, Brasil.

2004 - 2006

Violão Erudito. (Carga horária: 216h). , SECULT-Santos, SECULT, Brasil.

2001 - 2003

Inglês. (Carga horária: 210h). , Wizard, WIZARD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Regência Coral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Violão.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arranjo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MIGUEL, F. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. ; MOURA, P. C. ; RAMOS, M. A. S. ; FERNANDES, A. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . I Congresso de Canto Coral: formação, performance e pesquisa na atualidade.. 2018. (Congresso).

IGAYARA-SOUZA, S. C. ; RAMOS, M. A. S. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Festival Comunicantus 2018. 2018. (Festival).

IGAYARA-SOUZA, S. C. ; RAMOS, M. A. S. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Comunicantus na MaiFest. 2018. (Concerto).

IGAYARA-SOUZA, S. C. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade ; OLIVERA, D. C. . Seminários de pesquisas em andamento GEPEMAC/ 1o semestre 2016. 2016. (Outro).

IGAYARA-SOUZA, S. C. ; RAMOS, R. I. S. ; SANTOS, F. D. F. ; CARDIA, L. D. ; ANDRADE, Carolina . Marco Antonio da Silva Ramos: regente, educador e compositor. Homenageado da XVII Maifest. 2016. (Exposição).

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, S. C. ; ANDRADE, Carolina . Festival Comunicantus no Mosteiro São Bento. 2014. (Festival).

JARDIM, Gil ; GLOEDEN, E. ; GODOY, Annelise ; ANDRADE, Carolina . 4º Festival Internacional de Violão Leo Brouwer. 2013. (Festival).

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, S. C. ; ANDRADE, Carolina . Festival de Coros Comunicantus 2013. 2013. (Festival).

IGAYARA, S. C. ; RAMOS, M. A. S. ; ANDRADE, Carolina . Festival Coral 2012: Encontro entre a Saint Paul's School e o Comunicantus ECA-USP. 2012. (Festival).

GLOEDEN, E. ; ANDRADE, Carolina . 2ª Mostra de Violão do CMU - ECA - USP. 2011. (Concerto).

JARDIM, Gil ; GLOEDEN, E. ; GODOY, Annelise ; ANDRADE, Carolina . 3º Festival Internacional de Violão Leo Brouwer. 2011. (Festival).

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, S. C. ; ANDRADE, Carolina . Festival de Coros Comunicantus 10 anos. 2011. (Festival).

IGAYARA, S. C. ; RAMOS, M. A. S. ; ANDRADE, Carolina . Festival Comunicantus de Corais 2010. 2010. (Festival).

ANDRADE, Carolina . Obra Integral de Villa-Lobos para Violão Solo. 2008. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

26º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.4 trabalhos de IC participantes do SIICUSP, mesa n.5. 2018. (Simpósio).

4º Congresso de Graduação. Repertório Coral no Comunicantus/GEPEMAC: processos de avaliação e indicadores de aprendizagem. 2018. (Congresso).

I Congresso de Canto Coral: formação, performance e pesquisa na atualidade. Três arranjos corais da canção Vamos fugir: a partitura como texto musical (modalidade A) -e- Fala (modalidade C). 2018. (Congresso).

Palestra: Características gerais dos arranjos vocais do MPB4 / Roda de conversa.Fala (arranjo coral). 2018. (Outra).

Seminário 'Arranjadores brasileiros: processos de hibridação em canto coral'.Arranjadores brasileiros: processos de hibridação em canto coral. 2018. (Seminário).

Seminário 'Tom Jobim e Banda Nova: possibilidades interpretativas'. 2018. (Seminário).

Workshop e palestra 'Repertório coral infantojuvenil'. 2018. (Outra).

Foro Coral Americano.Arranjadores brasileiros e processos de hibridação em canto coral. 2017. (Simpósio).

III Simpósio Villa-Lobos.Dos arquivos do Museu Villa-Lobos à performance coral: o percurso de uma nova edição de Cor dulce, Cor amabile. 2017. (Simpósio).

XX Semana do Livro e da Biblioteca Arte, Pesquisa e Música.A pesquisa em música e sua produção multifacetada. 2017. (Outra).

XXVII Congresso da ANPPOM - Campinas/SP. O conceito de arranjo coral no repertório brasileiro. 2017. (Congresso).

IV Jornada Discente Acadêmica - PPGMUS - 2016.O regente-arranjador e a produção de arranjos corais de música brasileira: revisão bibliográfica. 2016. (Outra).

Workshops: A Evolução da Orquestra de Tango & Arranjos Corais de Tango... 2016. (Oficina).

III Jornada Discente Acadêmica - PPGMUS - 2015.O perfil do regente-arranjador e a presença de arranjos no repertório coral brasileiro. 2015. (Outra).

XXV Congresso da ANPPOM. Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado -e- Luiz Gonzaga em arranjos corais. 2015. (Congresso).

1a Semana de Estudos e Pesquisas - Projeto de pesquisa USP/Cambridge... 2014. (Encontro).

4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão.Cadernos de Repertório Coral Comunicantus: Perspectivas Contemporâneas. 2014. (Simpósio).

XXIV Congresso da ANPPOM. Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes. 2014. (Congresso).

4º Festival Internacional de Violão.Festival Leo Brouwer. 2013. (Outra).

XIV Festival Música nas Montanhas... 2013. (Outra).

1ª Semana Assad - Masterclass Sergio Assad. 2012. (Encontro).

IV Semana de Educação Musical IA/Unesp e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. .. 2012. (Congresso).

XIII Festival Música nas Montanhas... 2012. (Outra).

3º Festival Internacional de Violão.Festival Leo Brouwer. 2011. (Outra).

Les Arts Réunis.Les Arts Réunis. 2011. (Outra).

Festival Antônio Manzione.Masterclass Ulisses Rocha. 2009. (Outra).

I Encontro Internacional de Violonistas... 2006. (Encontro).

V Seminário Nacional de Violão... 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Roberto Ferreira Menezes Junior

MENEZES JÚNIOR, C. R. F.; IGAYARA, S. C.; MOURA, P. C.. O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia.

Carlos Roberto Ferreira Menezes Junior

MENEZES JÚNIOR, C. R. F.; IGAYARA, S. C.; SALLES, P. P.. Luiz Gonzaga em arranjos corais: processos de análise, criação e formação musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Igayara-Souza, Susana Cecília; Miranda, Ronaldo; MOURA, P. C.. O papel do regente-arranjador nas práticas de produção e circulação do repertório coral de música popular brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

A formação do arranjador vocal: práticas e questões interpretativas; Início: 2018; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

O papel do regente-arranjador nas práticas de produção e circulação do repertório coral de música popular brasileira; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes da Usp,; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

LUIZ GONZAGA EM ARRANJOS CORAIS: PROCESSOS DE ANÁLISE, CRIAÇÃO E FORMAÇÃO MUSICAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Departamento de Música da ECA-USP; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Disciplina Repertório Coral Brasileiro - bolsa PAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de pós-graduação USP; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Disciplina: Estudos de Repertório Coral (bolsa PAE); 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de São Paulo, Reitoria da Universidade de São Paulo; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Perspectivas em canto coral: análise e seleção de repertório; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Em Música) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, Pró-Reitoria de Graduação da USP; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Cadernos de Repertório Coral Comunicantus: perspectivas contemporâneas; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Em Música) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . Arranjadores brasileiros: processos de hibridação em canto coral. Revista Cuardernos , v. 3, p. 93-100, 2018.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . A performance de Luiz Gonzaga: voz, sanfona, chapéu de couro etc.. In: Heloísa de Araújo Duarte Valente. (Org.). Música e Cultura das Mídias: Exercícios e apontamentos de clariaudiência VI. 1ed.São Paulo: Da Vinci Editora, 2015, v. , p. 45-51.

  • IGAYARA-SOUZA, S. C. ; RAMOS, M. A. S. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Dos arquivos do Museu Villa-Lobos à performance coral: o percurso de uma nova edição de Cor dulce, Cor amabile. In: III Simpósio Villa-Lobos, 2017, São Paulo. Anais do III Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 165-188.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . O conceito de arranjo coral no repertório brasileiro. In: XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas. Caderno de Resumos e Anais do XXVII Congresso da Anppom, 2017. v. 1.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . O regente-arranjador e a produção de arranjos corais de música brasileira: revisão bibliográfica. In: IV Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música ECA/USP, 2016, São Paulo. Anais da IV Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música ECA/USP, 2016. v. 1. p. 112-122.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória/ES. Anais do XXV Congresso da da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música Vitória 2015, 2015.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . Luiz Gonzaga em arranjos corais. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória/ES. Anais do XXV Congresso da da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música Vitória 2015, 2015.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . O perfil do regente-arranjador e a presença de arranjos no repertório coral brasileiro. In: III Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música ECA/USP, 2015, São Paulo. Anais da III Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música ECA/USP. São Paulo: ECA-USP, 2015. v. 1. p. 151-158.

  • IGAYARA-SOUZA, S. C. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade ; MOREIRA, A. K. R. ; COCARELI, D. C. O. ; GABRIEL, A. P. A. ; FALCAO, G. C. ; KRIGER, L. S. ; SANTOS, F. D. F. . Repertório Coral no Comunicantus/GEPEMAC: processos de avaliação e indicadores de aprendizagem. In: 4º Congresso de Graduação, 2018, São Paulo. Anais 4º Congresso de Graduação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. v. 1. p. 67-68.

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . Arranjadores brasileiros: processos de hibridação em canto coral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PROTASIO, A. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Palestra: Características gerais dos arranjos vocais do MPB4 / Roda de conversa , com André Protasio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IGAYARA-SOUZA, S. C. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade ; MOREIRA, A. K. R. ; COCARELI, D. C. O. ; GABRIEL, A. P. A. ; FALCAO, G. C. ; KRIGER, L. S. ; SANTOS, F. D. F. . Repertório Coral no Comunicantus/GEPEMAC: processos de avaliação e indicadores de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . Três arranjos corais da canção Vamos fugir: a partitura como texto musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . Fala. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . A pesquisa em música e sua produção multifacetada: depoimento ao final de um mestrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . Arranjadores brasileiros e processos de hibridação em canto coral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . O conceito de arranjo coral no repertório brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • IGAYARA-SOUZA, S. C. ; RAMOS, M. A. S. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Dos arquivos do Museu Villa-Lobos à performance coral: o percurso de uma nova edição de Cor dulce, Cor amabile. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . O princípio entoativo em obras corais (a partir do referencial teórico de Luiz Tatit). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . O regente-arranjador e a produção de arranjos corais de música brasileira: revisão bibliográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . Luiz Gonzaga em arranjos corais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . O perfil do regente-arranjador e a presença de arranjos no repertório coral brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . O perfil do regente-arranjador e presença de arranjos no repertório coral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade ; IGAYARA-SOUZA, S. C. . Cadernos de Repertório Coral Comunicantus: Perspectivas Contemporâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RICARDO, J. ; LUHLI, L. ; ANDRADE, Carolina . Arranjo coral da obra 'Fala'. Santos: Editoração da autora, 2017. (Partitura Musical/Coral).

  • VILLA-LOBOS, H. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Villa-Lobos - Coleção escolar: repertório barroco. Os arranjos para prelúdios e fugas de Bach e Handel 2016 (Partitura Musical/Coral).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . As 'primeiras vezes' musicais. In: Heloísa de Araújo Duarte Valente. (Org.). Música e Cultura das Mídias: Exercícios e apontamentos de clariaudiência. São Paulo: Da Vinci Editora, 2015 (Texto sobre memória sonora).

  • OLIVEIRA, Carolina Andrade . Virtual Choir. In: Heloísa de Araújo Duarte Valente. (Org.). Música e Cultura das Mídias: Exercícios e apontamentos de clariaudiência. São Paulo: Da Vinci Editora, 2015 (Texto sobre sessão de escuta).

  • GONZAGA, L. ; TEIXEIRA, H. ; ANDRADE, Carolina ; CARDOSO, I. . Arranjo coral da obra 'Baião de dois'. Santos: Editoração da autora, 2011. (Partitura Musical/Coral).

  • BARBOSA, A. ; ANDRADE, Carolina . Arranjo coral da obra 'Trem das onze'. Santos: Editoração da autora, 2010. (Partitura Musical/Coral).

  • PIAZZOLLA, A. ; ANDRADE, Carolina ; VASQUES, Juliana . Arranjo para trio de violões da obra 'Invierno Porteño'. Santos: Editoração das autoras, 2009. (Partitura Musical/Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Comunicantus na MaiFest. (Direção de palco). 2018.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . I Congresso de Canto Coral. (Integrante da Comissão Científica). 2018.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . I Congresso de Canto Coral. (Coordenação de sessão de comunicações). 2018.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . 26º SIICUSP. (Avaliadora). 2018.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Seminário 'Internacionalização do Canto Coral' e Comunicantus na MaiFest. (Produção executiva). 2018.

VILLA-LOBOS, H. ; IGAYARA, S. C. (editora) ; ANDRADE, Carolina . Partitura da obra: Cor Dulce. 2014. (Editoração/Outra).

CARDOSO, L. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Missa Nordestina. 2014. (Revisão de partitura).

CARDOSO, I. ; ANDRADE, Carolina . Partitura da obra: João - Rapsódia. 2013. (Editoração/Outra).

MIRANDA, R. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Cantares. 2013. (Revisão de partitura).

IHA, Koken ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Lembranças da Melissa. 2008. (Revisão de livro).

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Comunicantus na MaiFest. Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente, arranjadora e coralista.. 2018. Interpretação.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Defesa de mestrado da Selma Borhagian Machado, intitulado 'O samba em arranjos para coral: três olhares sobre a cidade de São Paulo'. Coral Universitário Comunicantus e Coral Escola CComunicantus. Atuando como coralista.. 2018. Interpretação.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Festival Comunicantus 2018. Coral Escola Comunicantus e Coral Universitário Comunicantus. Atuação como regente, arranjadora e coralista.. 2018. Interpretação.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Semana Brasil-Alemanha com Jean Kleeb. Coral Universitário Comunicantus. Atuação como coralista. 2018. Interpretação.

ANDRADE, Carolina ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, S. C. . 50 anos do Museu Lasar Segall. Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente, arranjadora e coralista. 2017. Interpretação.

ANDRADE, Carolina ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, S. C. . Festival Comunicantus 2017. Coral Terceira Idade da USP, Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente, arranjadora e coralista. 2017. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival Comunicantus 2016. Coral Terceira Idade da USP, Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente e coralista. 2016. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação na XVII Maifest. Coral Terceira Idade da USP, Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente, arranjadora e coralista. 2016. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação no projeto 'Voz D'Agente' (maio). Coral Universitário Comunicantus. Atuação como regente e arranjadora. 2015. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação na Igreja Nossa Senhora da Paz (Glicério). Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente e arranjadora. 2015. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival Comunicantus 2015. Coral Terceira Idade da USP, Coral Universitário e Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente e arranjadora. 2015. Interpretação.

ANDRADE, Carolina ; FARIA, G. . Apresentação de Música de Câmara LAMUC e FOUSP. Atuação como violonista e arranjadora. 2015. Interpretação.

FARIA, G. ; ANDRADE, Carolina . Apresentação na Mostra de Música Popular do Programa Nascente da USP. Atuação como violonista e arranjadora. 2015. Interpretação.

ANDRADE, Carolina ; FARIA, G. . Apresentação no projeto 'Voz D'Agente' (novembro). Atuação como violonista e arranjadora. 2015. Interpretação.

ANDRADE, Carolina ; FARIA, G. . Apresentação no projeto 'Música na Escola'. Atuação como violonista e arranjadora. 2015. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, S. C. ; OLIVEIRA, Carolina Andrade . Ensaios abertos - Coro Piloto - I Semana de Estudos e Pesquisa (CMU/ Cambridge). 2014. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Coral Universitário Comunicantus no 9º Festival CoralUSP. Atuação como regente e coralista. 2014. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival Comunicantus no Mosteiro São Bento. 2014. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival de Coros Comunicantus 2013 - Coral Escola Comunicantus. Atuação como regente. 2013. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival de Coros Comunicantus 2013 - Classe de Regência Coral. Atuação como regente. 2013. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival de Coros Comunicantus 2013 - Coral Universitário Comunicantus. Atuação como regente. 2013. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival de Coros Comunicantus 2013 - Coro de Câmara Comunicantus. Atuação como violonista. 2013. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Grande Coro do Festival e Classe de Regência Coral. 2013. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Grande Coro do Festival e Classe de Regência Coral. 2013. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . II Véspera Profana. 'Afago e Folia' de Adonias Calebe. Atuação como violonista. 2012. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Comunicantus apresenta: Arranjos em Concerto. 2012. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Festival Coral 2012: Coral Escola Comunicantus e Coral Universitário Comunicantus. Atuação como regente e coralista. 2012. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . III Mostra de Violão. 2012. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Grande Coro do Festival e Classe de Regência Coral. 2012. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Grande Coro do Festival e Classe de Regência Coral. Regente e arranjadora de 'Baião de dois'. 2012. Interpretação.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Festival de Coros 2011 Comunicantus 10 anos: Coral da ECA-USP. 2011. Interpretação.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Coral da ECA-USP no XIV Festival de Música Sacra. 2011. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . II Mostra de Violão. 2011. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação dos alunos de violão do curso Verão Cultural. 2010. Diversas.

ANDRADE, Carolina . Coral Oficina Comunicantus apresenta Canção do Saguão. 2010. Interpretação.

OLIVEIRA, Carolina Andrade . Festival Comunicantus de Corais: Coral da ECA-USP. 2010. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Semana de Arte e Cultura - Aprender Cantando: Coral Oficina Comunicantus. 2010. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Semana do Violão Isaías Sávio. 2009. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . 10º Encontro de Corais SESI Santos. Coral UNIFESP Santos. 2009. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Coral UNIFESP Santos. 2009. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação dos alunos de violão da E.M. Dorivaldo Francisco Loria. 2009. Diversas.

ANDRADE, Carolina . Apresentação dos alunos de violão da E.M. Sonia Marize Domingues. 2009. Diversas.

ANDRADE, Carolina ; VASQUES, Juliana . Arranjo para trio de violões de 'Invierno Porteño'. 2009. Arranjo.

ANDRADE, Carolina . Obra Integral de Villa-Lobos para Violão Solo. 2008. Diversas.

ANDRADE, Carolina . Audição de Violão - Orquestra de violões de Guarujá. 2008. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Semana do Violão Isaías Sávio. 2008. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Audições Musicais. 2008. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Arranjo para violão solo de 'Ue O Muite Arukou (Sukiyaki)'. 2008. Arranjo.

ANDRADE, Carolina . Canta Colina - 152º Aniversário de Aracaju - Camerata Heitor Villa-Lobos. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Concerto de Violão - Sérgio Fernandes e Sexteto Sentido. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Camerata Heitor Villa-Lobos - 25 anos (part. Marlene Akel). 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Recital - 2º Encontro de Violonistas - Pinacoteca do Porto de Santos. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . 'Som na Quarta'. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Audição de Violão - Orquestra de violões de Guarujá. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . 3ª Mostra Cultural de Praia Grande. Sexteto Sentido. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Virada Cultural Paulista. Camerata Heitor Villa-Lobos. 2007. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . 9º Festival da Livre Expressão de Iguape - Camerata Heitor Villa-Lobos. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Semana do Violão Isaías Sávio. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . 8ª Semana Villa-Lobos. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Reinauguração do Theatro Colyseu de Santos. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Audição de Violão - Orquestra de violões de Guarujá. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Recital de violão. Participação especial no Conjunto de violões de Praia Grande. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação do alunos da SECULT (part. especial). 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Apresentação da Camerata Heitor Villa-Lobos. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Encontro de violonistas em Praia Grande. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Dia de Santa Cecília. Camerata Heitor Villa-Lobos. 2006. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Pinacoteca Benedito Calixto - Quarteto de Cordas Martins Fontes (Participação com Camerata Heitor Villa-Lobos). 2005. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Camerata Heitor Villa-Lobos e Quarteto de Cordas 'Martins Fontes'. 2005. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Semana do Violão Isaías Sávio. 2005. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Via Cultural - Camerata Heitor Villa-Lobos. 2005. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . 150 anos da Santa Casa de Piracicaba - Camerata Heitor Villa-Lobos. 2004. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Audição de Violão - Teatro Procópio Ferreira (Guarujá). 2004. Interpretação.

ANDRADE, Carolina . Semana do Violão Isaías Sávio. 2004. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A formação do arranjador vocal: práticas e questões interpretativas, Descrição: O objetivo geral deste trabalho é investigar a presença do arranjo vocal no ensino especializado no Brasil e em outros países da América Latina e o quanto esses ambientes de ensino utilizam a bibliografia 'consagrada' ou criam novos caminhos de ensino-aprendizagem, também identificando e analisando as técnicas de escrita contidas nesses materiais. Para tanto, consultaremos as grades curriculares de universidades e cursos livres e analisaremos os principais livros, métodos e propostas pedagógicas, como ADES, 1983; GUEST, 1996; PEREIRA, 2006; ESPADA, 2017; MENEZES JÚNIOR, 2016. Também criaremos arranjos vocais durante o processo de análise desses materiais e trataremos diretamente das questões interpretativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Andrade Oliveira - Coordenador / Susana Cecilia Igayara-Souza (orientadora) - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros, Descrição: O objetivo geral deste trabalho é investigar, identificar e analisar as práticas do regente-arranjador no ensaio e na performance de seus próprios arranjos de música popular brasileira. Para tanto, dissertaremos sobre o contexto histórico da prática de produção de arranjos, a circulação e escolha do repertório coral, e o repertório como fator de identidade de grupo. Depois abordaremos a formação do regente-arranjador, os principais procedimentos e técnicas utilizados nos arranjos. Ao tratar diretamente dessas práticas do regente-arranjador, identificaremos as regras e estratégias de leitura e interpretação de arranjos corais e relacionaremos canto coral com o conceito de comunidade interpretativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carolina Andrade Oliveira - Coordenador / Susana Cecilia Igayara-Souza (orientadora) - Integrante.

  • 2015 - Atual

    O Repertório Coral na universidade: pesquisa, ensino, questões interpretativas e práticas relacionadas, Descrição: O projeto dedica-se a abarcar os diversos trabalhos orientados pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza ligados à temática do repertório coral, com ênfase na produção brasileira e na prática coral no Brasil, mas sem excluir outros conjuntos de repertório e suas práticas, inclusive o amplo repertório da tradição ocidental erudita e os mais diversos conjuntos de repertórios ligados às práticas tradicionais e ou populares, transmitidos tanto por tradição oral como escrita. Volta-se às questões interpretativas e aos atores envolvidos nas práticas desses repertórios, tanto individuais como institucionais. Aborda tanto questões contemporâneas como históricas, entendendo que as práticas atuais e os repertórios praticados, bem como suas formas de transmissão, são parte de uma única história da presença coral no campo musical e que "a experiência estética é uma instituição, tornada possível a partir do trabalho histórico e cumulativo de autonomização do campo artístico?" (Bourdieu, As regras da Arte). Os objetivos específicos do projeto incluem: 1) Análise de obras ou conjuntos específicos de repertório coral; 2) Discussão das relações entre música e literatura e/ou outras relações interdisciplinares; 3)Pesquisa sobre a memória e a história do Canto Coral; 4) Discussão e produção de edições e revisões de obras corais e seus aparatos críticos; 5) Investigação e discussão dos atores envolvidos nas práticas corais: regentes, compositores, coralistas, grupos corais, instituições; 6) discussão de projetos criativos em canto coral, ligados à composição, improvisação, criação coletiva, interpretação, montagem de programas e espetáculos; 7) discussão, análise e experimentação de processos educativos em canto coral; 8) discussão sobre presença e a significação de atividades corais nos diversos contextos sócio-culturais ou em suas relações interdisciplinares. A metodologia inclui, de acordo com o aspecto específico de cada participante do projeto: revisão bibliográfica; aspectos e processos empíricos e experimentais; processos de documentação e interpretação histórica; análise musical e textual; pesquisa-ação ou pesquisa participativa, tendo sempre por base as disciplinas musicais e musicológicas, com inter-relações com disciplinas afins. Os resultados esperados podem ser: produção de textos (monografias, artigos); produção de listagens e inventários comentados (bibliográficos, fonográficos, de programas de concerto); participações em eventos científicos (apresentações de comunicações em congressos e simpósios, pôsteres, mesas redondas); partituras corais e aparatos críticos ou explicativos (edições práticas, edições críticas, edições revisadas); criação musical (composições, arranjos, improvisação, de preferência com relatos do processo); produção de material didático (apostilas, traduções, plano de cursos, coletâneas, listagens comentadas); produção de material de divulgação (voltados para o público leigo e divulgado em meios não científicos e blogs); produção de material audiovisual (gravações em áudio e vídeo, produtos multimídia), entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Carolina Andrade Oliveira - Integrante / Susana Cecilia Igayara-Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    Escola de Comunicações e Artes da USP

    Vínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio voluntário PAE na disciplina PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES EM CANTO CORAL, COM ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV no Departamento de Música da ECA/USP supervisionado pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza.

  • 2016 - 2016

    Escola de Comunicações e Artes da USP

    Vínculo: Estagiária PAE, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio na disciplina Repertório Coral Brasileiro: Música e Literatura no Departamento de Música da ECA/USP supervisionado pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza.

  • 2015 - 2015

    Escola de Comunicações e Artes da USP

    Vínculo: Estagiária PAE, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio na disciplina Estudos de Repertório Coral no Departamento de Música da ECA/USP supervisionado pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza.

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    "Perspectivas em canto coral: análise e seleção de repertório" - Monitora da disciplina "Práticas Multidisciplinares em Canto Coral, com Estágio Supervisionado IV"

  • 2013 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Editora de partituras, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Cadernos de Repertório Coral Comunicantus.

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de História da Música I, Carga horária: 6

  • 2012 - 2014

    Comunicantus Laboratório Coral (CMU-ECA-USP)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na área Coral, Carga horária: 6

  • 2010 - 2010

    Comunicantus Laboratório Coral (CMU-ECA-USP)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na área Coral, Carga horária: 6

  • 2012 - 2013

    EMEF Marechal Espiridião Rosas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na área de Educação Musical, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio para a disciplina Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado

  • 2009 - 2010

    Prefeitura de Praia Grande

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutora de cordas (violão), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Aulas coletivas de violão para alunos do ensino fundamental da rede de ensino municipal.

  • 2007 - 2009

    Curso Oficial de Violão - SECULT Santos

    Vínculo: Atividade voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6