Pedro Dal Lago

Pedro Dal Lago é Professor Associado IV do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atual presidente da ABRAPG-Ft. É bolsista de produtividade em pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 2004. É membro do Comitê Assessor em Ciências da Saúde da FAPERGS, consultor da CAPES, CNPq, FAPESP, INEP/MEC e da FWO, Bélgica. Com as linhas pesquisa em Reabilitação Cardiopulmonar, seus projetos envolvendo pesquisa clínica aplicada , bancada e experimentação animal transitam na área de Pesquisa Translacional com enfoque na fisiopatologia e em recursos não farmacológicos aplicados à doenças cardiovasculares e respiratórias. Também tem experiência na área de Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Respiratória e Fisioterapia Respiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: Reabilitação cardiopulmonar, fisioterapia respiratória, modelos animais de doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, exercício físico e treinamento muscular inspiratório.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)

1996 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo das Alterações na Freqüência Cardíaca, Pressão Arterial e na Hemodinâmica Renal no Diabete Experimental
Orientador: Maria Cláudia Irigoyen
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Controle da Pressão Arterial; Diabetes Experimental; Receptores Muscarínicos; Hemodinâmica Renal; Ritmo de Filtração Glomerular; Natriurese. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)

1994 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Controle da Pressão Arterial e Freqüência Cardíaca no Diabetes Experimental: Redução da Sensibilidade dos Pressorreceptores e Quimiorreceptores Arteriais,Ano de Obtenção: 1996
Maria Cláudia Irigoyen.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Controle da Pressão Arterial; Diabetes Experimental; Função Autonômica; Presorreceptores; Quimiorreceptores.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Educação; Saúde Humana.

Aperfeiçoamento em Fisioterapia em Terapia Intensiva

1992 - 1993

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Pressão Positiva Contínua na Via Aérea no Controle da Hipoxemia Arterial e Fadiga Muscular Respiratória Durante e Após o Desmame da Prótese Ventilatória. Ano de finalização: 1993
Orientador: Sergio Nunes Pereira
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Graduação em Fisioterapia

1987 - 1992

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Avaliação da Função Respiratória em Pacientes Mastectomizadas
Orientador: Cláudia Trevisan

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Fisiologia Cardiovascular.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Respiratória.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Cardiorespiratória.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Pagnussat, AS ; Dal Lago, P. ; Costa, D . XI fórum nacional de pesquisa e pós-graduação em fisioterapia. 2016. (Outro).

Dal Lago, P. . I Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação. 2012. (Outro).

DALL'AGO, P. . Membro da Comissão Científica do 8º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - SOCERGS 2010. 2010. (Congresso).

DALL'AGO, P. . Membro da Comissão Científica do I Simpósio dos Programas de Pós-graduação da UFCSPA e I Mostra Científica dos Programas de Pós-graduação em Saúde. 2010. (Outro).

Dal Lago, P . VIII Fórum de Fisioterapia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2005. (Congresso).

Dal Lago, P . II Curso de Fisiopatologia. 2004. (Outro).

Dal Lago, P . I Curso de Fsiopatologia. 2003. (Outro).

Dal Lago, P . I Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia. 2002. (Outro).

Dal Lago, P . XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2002. (Outro).

Dal Lago, P . I Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória. 2001. (Congresso).

Dal Lago, P . X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2000. (Congresso).

Dal Lago, P . I Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratória. 1999. (Outro).

Dal Lago, P . I Congresso Gaúcho de Medicina Intensiva. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro Nacional de Pós-Graduação na Area da Saúde. 2012. (Encontro).

Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Greaduação da Área 21. 2011. (Encontro).

V Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. 2011. (Seminário).

VI fórum nacional de pesquisa e pós=graduação em fisioterapia. 2011. (Seminário).

VI SULBRAFIR. Atualidades na avaliação funcional cardiorespiratória. 2011. (Congresso).

15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Critérios de autoria e como escrever o abstract, no mini-curso: Como escrever um artigo científico. 2010. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT) Statement 2010, no mini-curso: Como escrever um artigo científico. 2010. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Coordenador do mini-curso: Como escrever um artigo científico. 2010. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Espirometria de incentivo e EPAP no pós-operatório de cirurgia cardíaca, na mesa redonda: Fisioterapia e cirurgia cardíaca. 2010. (Simpósio).

15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Avaliador de pôster. 2010. (Simpósio).

8º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - SOCERGS 2010.Mesa redonda: Highlights em pesquisa na fisioterapia cardiovascular. 2010. (Simpósio).

8º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - SOCERGS 2010. 2010. (Simpósio).

8º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - SOCERGS 2010.Mesa redonda: Sessão multidisciplinar manejo ICC. 2010. (Simpósio).

8º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - SOCERGS 2010.Treinamento muscular ventilatório nas doenças cardiovasculares. 2010. (Simpósio).

Eurpean Respiratory Society Annual Congress. 2010. (Congresso).

I Jornada Acadêmica de Fisioterapia - UFCSPA.Treinamento muscular ventilatório na Insuficiência Cardíaca. 2010. (Outra).

V Fórum Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Fisioterapia. 2010. (Outra).

VII Seminário de Iniciação Científica do Curso de Fisioterapia da UNESC.Highlights em pesquisa na Fisioterapia. 2010. (Seminário).

Corpo em Movimento - Saúde, Sociedade e Esportes no Brasil.A Ascenção Social de Crianças e Jovens Através das Atividades Desportivas no Brasil. 2009. (Outra).

II Curso de Emergências Cardiovasculares e I Simpósio Multidisciplinar em Cardiologia.Treinamento Muscular Respiratório como Alvo Terapêutico na Insuficiência Cardíaca. 2009. (Simpósio).

VII Jornada Gaúcha de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Fisioterapia para Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2009. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Fisioterapia Vascular - Fisioterapia no Pré e Pós-Operatório de Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. 2009. (Congresso).

14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Mesa redonda: Atualidades em ICC - "Treinamento muscular ventilatório com nova estratégia". 2008. (Simpósio).

14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Coordenador do Curso Pré-Sompósio Reabilitação Cardiopulmonar. 2008. (Simpósio).

14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Mesa redonda: Fisioterapia no pré e pós operatório de cirurgia cardíaca. Como eu faço? - "Uso de EPAP associado a inspirometria de incentivo em pacientes com risco para desenvolvimento de complicações pulmonares. 2008. (Simpósio).

14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.Curso Pré-Simpósio Reabilitação Cardiopulmonar. 2008. (Simpósio).

14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.O uso de inspirometria de incentivo associada com pressão positiva expiratória no pós operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio tem Impa. 2008. (Simpósio).

Encontro de Atualização Científica do CREFITO5/RS.Pós-Graduação e Pesquisa na Fisioterapia. 2008. (Encontro).

Encontro dos Centros de Diabetes/Obesidade - Unidade Metabólica da Santa Casa de Porto Alegre.Coordenador do tema: Monitorização Glicêmica, Contagem de Carboidratos e Análogos de Insulina no Tratamento do Diabetes Tipo 1. 2008. (Encontro).

II InterCobraf - Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Curso - Reabilitação Cardiovascular. 2008. (Congresso).

II InterCobraf - Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Conferência - Fisioterapia na Reabilitação Cardiopulmonar. 2008. (Congresso).

II InterCobraf - Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Coordenador dos Temas Livres. 2008. (Congresso).

VI Jornada Gaúcha de Fisioterapia Cardiorespiratória e de Fisioterapia em Terapia Intensiva.Fisioterapia para o Tratamento das Complicações Pulmonares no Pós-operatório de Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. 2008. (Encontro).

VI Jornada Gaúcha de Fisioterapia Cardiorespiratória e de Fisioterapia em Terapia Intensiva.Testes para Avaliação da Capacidade Funcional nas Doenças Respiratórias. 2008. (Encontro).

VI Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - XVIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul e XI Congresso Sulbrasileiro de Cardiologia.Mesa Redonda: Linhas de Pesquisa de Fisioterapia em Cardiologia - UNILASALLE e FFFCMPA. 2008. (Simpósio).

VI Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - XVIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul e XI Congresso Sulbrasileiro de Cardiologia.Mesa Redonda: Ventilação Não-invasiva Aplicada ao Cardiopata - Interação Cardiopulmonar na Ventilação Não-invasiva: Aspectos Fisiológicos. 2008. (Simpósio).

World Congress of Cardiology. 2008. (Congresso).

Congresso de Pneumologia da Região Sul. As Intervenções da Fisioterapia na Reabilitação Pulmonar. 2007. (Congresso).

European Society of Cardiology Congress. Incentive Spirometry Associated with Expiratory Positive Airway Pressure Improves Pulmonary Function in Patients Undergoing CABG Surgery: A Randomized Clinical Trial. 2007. (Congresso).

I Encontro de Fisioterapia Respiratória em Terapia Intensiva e Domiciliar.Efeitos anti-inflamatórios do exercício na insuficiência cardíaca experimental. 2007. (Encontro).

I Encontro de Fisioterapia Respiratória em Terapia Intensiva e Domiciliar.Treinamento muscular inspiratório na insuficiência cardíaca. 2007. (Encontro).

I Encontro de Fisioterapia Respiratória em Terapia Intensiva e Domiciliar.Interação cardio-pulmonar durante o exercício físico na insuficiência cardíaca. 2007. (Encontro).

II Semana Científica da FFFCMPA.Efeitos da Estimulação Elétrica do Músculo Esquelético sobre a Expressão de GLUT4 na Insuficiência Cardíaca Experimental. 2007. (Encontro).

IV Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Exercício Físico Melhora os Parâmetros Hemodinâmicos, o Estresse Oxidativo Muscular e Aumenta os Níveis Plasmáticos de IL-10 em Ratos com Insuficiência Cardíaca Crônica. 2007. (Congresso).

V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Mesa redonda - Insuficiência Cardíaca. 2007. (Simpósio).

X Salão e Feira de Iniciação Científica.Avaliação de Trabalhos. 2007. (Encontro).

XVII COBRAF. Treinamaneto Muscular Inspiratório em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2007. (Congresso).

13º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Análise Eletromiográfica do Esternocleidomastóideo durante uso de Threshold em Indivíduos Normais. 2006. (Simpósio).

13º Simpósio Iternacional de Fisioterapia Respiratória.Inatividade Física do DPOC: como Avaliar e como Evitar. 2006. (Simpósio).

13º Simpósio Iternacional de Fisioterapia Respiratória.Treinamento Muscular Inspiratório em Diferentes Situações Clínicas. 2006. (Simpósio).

13º Simpósio Iternacional de Fisioterapia Respiratória.Membro da Comissão de Avaliação de Pôsteres. 2006. (Simpósio).

41st Congress of the Brazilian Physiological Society. Histamine Microinjections in the Rat Posterodorsal Medial Amygdala Increase Blood Pressure Variability. 2006. (Congresso).

ESC Congress 2006. Inspiratory Muscle Strength as a Determinant of Oxygen Uptake Efficiency Slope in Heart Failure. 2006. (Congresso).

III Encontro de Fisioterapia da ISCMPA.Avaliação e Treinamento da Musculatura Respiratória. 2006. (Encontro).

II Semana Científica do Unilasalle.Impacto da Resposta Ventilatória no Consumo de Oxigênio de Indivíduos Normais Induzidos a Fadiga Diafragmática. 2006. (Encontro).

I Semana Científica da FFFCMPA.Membro da Banca Examinadora dos Trabalhos Científicos. 2006. (Encontro).

I Semana Científica da FFFCMPA.Efeito da Microinjeção de Glutamato e Gaba no Núcleo Póstero-Dorsal da Amígdala sobre o Controle da Pressão Arterial em Ratos. 2006. (Encontro).

IX Congresso Sul-Brasileiro de Cardiologia. Clínica de ICC da Montagem aos Resultados. 2006. (Congresso).

IX Congresso Sul-Brasileiro de Cardiologia. Existe Espaço para Treinamento dos Músculos Respiratórios em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2006. (Congresso).

IX Congresso Sul-Brasileiro de Cardiologia. Atuação da Fisioterapia na Reabilitação Cardiovascular - Avanços e Perspectivas. 2006. (Congresso).

XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Microinjeção de Histamina na Amígdala Medial Póstero-Dorsal Aumenta as Respostas Barorreflexa e Quimiorreflexa e a Variabilidade da Pressão Arterial Sistêmica em Ratos. 2006. (Encontro).

60º Congresso Brasileiro de Cardiologia. 60º Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2005. (Congresso).

Encontro Regional de Cardiologia de Santa Maria.Fatores Ventilatórios que Limitam o Exercício Físico na Insuficiência Cardíaca. 2005. (Encontro).

Encontro Regional de Cardiologia de Santa Maria.Função Hemodinâmica e suas Limitações no Exercício. 2005. (Encontro).

III Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória - SULBRAFIR. ICC e Exercício. 2005. (Congresso).

III Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória - SULBRAFIR. III Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Respiratória. 2005. (Congresso).

III Simpósio Gaúcho de Fisioterapia Respiratória.Treinamento Muscular na Doença Pulmonar. 2005. (Simpósio).

III Simpósio Gaúcho de Fisioterapia Respiratória.Ensino na Fisioterapia. 2005. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia - COBRAF. Impacto do Treinamento dos Músculos Ventilatórios sobre a Capacidade Funcional e a Qualidade de Vida de Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2005. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. Pesquisa Aplicada a Fisioterapia. 2005. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca. Fisioterapia para Pacientes com Insuficiência Cardíca: Qual o Papel do Condicionamento da Musculatura Ventilatória. 2005. (Congresso).

IV Curso Introdutório da Liga da Dor da FFFCMPA.Fisiologia da Dor. 2005. (Encontro).

VI Congresso Nacional da Rede UNIDA. VI Congresso Nacional da Rede UNIDA. 2005. (Congresso).

VIII Fórum de Fisioterapia - 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Efeitos anti-inflamatórios da Cinesioterapia. 2005. (Congresso).

VIII Fórum de Fisioterapia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Avaliação Funcional. 2005. (Congresso).

X Fórum de Fisioterapia - 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Integração do Tratamento Multidisciplinar do Paciente Cardiopata na CTI. 2005. (Congresso).

XX Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experiemntal - FESBE. XX Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 2005. (Congresso).

Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular - DERC. Disfunção Muscular Esquelética na Doença Cardiorespiratória. 2004. (Congresso).

ESC Congress 2004. Inspiratory Muscle Training Improves Oxygen Kinetics during Recovery after Maximal Exercise in Patients with Heart Failure: Results of a Randomized and Controled Trial. 2004. (Congresso).

XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Como eu faço Treinamento da Musculatura Respiratóra em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2004. (Simpósio).

XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.XII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2004. (Simpósio).

I Simpóso Gaúcho de Fisioterapia Respiratória.Apresentações de Dissertações de Mestrado. 2003. (Simpósio).

XVth Scientific Meeting Of The Inter-American Society Of Hypertension. Changes in Cardiovascular and Renal Function in Experimental Diabetes. 2003. (Congresso).

XXI Congresso da Associação Latino Americana de Ciências Fisiológicas - ALACF. Disfunção Parassimpática em Ratos com Infarto do Miocárdio. 2003. (Congresso).

VI Fórum Nacional da Abenfisio.VI Forum Nacional da ABENFISIO. 2002. (Encontro).

XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.Mesa Redonda sobre Consenso. 2002. (Simpósio).

XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.XI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 2002. (Simpósio).

I Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória. I Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória. 2001. (Congresso).

XIV Scientific Meeting of the Inter-American Society of Hypertension. XIV Scientific Meeting of the Inter-American Society of Hypertension. 2001. (Congresso).

XVI Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. Modificações Hemodinâmicas Renais e do Mecanismo de Auto-Regulação no Diabete Experimental.. 2001. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Bioética. III Congresso Brasileiro de Bioética. 2000. (Congresso).

I Jornada de Atualização em Insuficiência Cardíaca do HCPA.I Jornada de Atualização em Insuficiência Cardíaca do HCPA. 2000. (Outra).

XV Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. XV Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 2000. (Congresso).

VII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Resposta Cardiovascular e Metabólica em Ratos Diabéticos Submetidos a um Programa de Condicionamento Físico. 1999. (Congresso).

XIIIth Scientific Meeting of the Inter-American Society of Hypertension. Exercise Training Improves Cardiovascular and Metabolic Status in Diabetic Rats. 1999. (Congresso).

XIV Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. XIV Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 1999. (Congresso).

XXVIII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.XXVIII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas. 1999. (Encontro).

IX Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.IX Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 1998. (Simpósio).

VII Encontro da Sociedade Brasileira de Hipertensão. VII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 1998. (Congresso).

XII Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. XIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 1998. (Congresso).

XXV Encontro Anual de Ciências Fisiológicas.XXV Encontro Anual de Ciências Fisiológicas. 1998. (Encontro).

I Congresso Gaúcho de Medicina Intensiva. I Congresso Gaúcho de Medicina Intensiva. 1997. (Congresso).

XII Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. XII Reunião de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 1997. (Congresso).

XIIth Scientific Meeting of the Inter-American Society of Hypertension. Impairment of Baroreflex and Chemoreflex Sensitivity in Streptozotocin Diabetic Rats. 1997. (Congresso).

Satellite Symposium on Physical Theraphy in Cardiac and Pulmonary Rehabilitation.Satellite Symposium on Physical Therapy in Cardiac and Pulmonary Rehabilitation. 1996. (Simpósio).

Satellite Symposium on Pneumology.Satellite Symposium on Pneumology. 1996. (Simpósio).

V Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. V Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 1996. (Congresso).

VIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.VIII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 1996. (Simpósio).

VI World Congress of Cardiac Rehabilitation. Early Chemoreflex Dysfunction in Short Term Diabetes Induced by Streptozotocin (STZ). 1996. (Congresso).

XI Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 1996. (Congresso).

LI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. LI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 1995. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1995. (Congresso).

X Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. X reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - Fesbe. 1995. (Congresso).

L Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. L Congresso de Cardiologia. 1994. (Congresso).

VII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória.VII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória. 1994. (Simpósio).

VI Congresso Brasilero de Medicina Intensiva. VI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. 1993. (Congresso).

IV Jornada de Cardiologia de Santa Maria. IV Jornada de Cardiologia de Santa Maria. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tanara Carreira Figueiredo

Dal Lago, P.; Boniatti, M; Neto, F.L.D.. A gravidade com que o paciente é admitido na UTI influencia no prognóstico do paciente após a alta hospitalar?. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Aline Fantin Cervelin

Macerai, JG; Lorençoni, RMR; Dal Lago, P.. A influencia do aporte calórico na recuperação funcional de pacientes criticamente doentes.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Luciano Dondé da Silva

Oliveira, RP; Macerai, JG; Dal Lago, P.. Impacto das comorbidades na qualidade de vida de sobreviventes de UTI: um estudo de coorte prospectiva.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Jenny Paola Berrío Sáchez

Almeida, RM;Dal Lago, P; Araújo, LB. Stem cells and aerobic exercise: a combined therapy for cognitive symptoms in a animal model of Parkinson's disease.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Tamires Daros dos Santos

Dal Lago, P.; Perreira, MB; Albuquerque, IM; Puntel, GO; Pasqualotto, AS. Efeitos do treinamento muscular inspiratório de alta intensidade associado ao exercício aeróbico e resistido pós revascularização do miocárdio.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Reabilitação Funcional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carmen Lucia Brandalise

Dal Lago, P.. AtivaçÃo do sistema nervoso simpático e parassimpático dependente da saturação de oxigênio de bebês prematuros. 2017. Dissertação (Mestrado em BIOCIÊNCIAS) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Alvaro Huber dos Santos

Dal Lago, Pedro; KNORST, M. M.; Garcia, E. Manobra de hiperinsuflação metrônomo-induzida na detecção de hiperinsuflação dinâmica (HD) em pacientes com DPOC. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Iberê Machado kostrycki

Ludwig, MS; BITTENCOURT JR, P. I. H.; Dal Lago, P.. Resposta anti-inflamatória do exercício físico agudo exposto ao material particulado fino não ocorre em camundongos obesos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Rosangela Domingues Melo

Gardenghi, G; Dal Lago, P.; Schwanke, CH. Fragilidade e desfechos pós-intervenção em pacientes submetidos à correçÃo de estenose aórtica.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Larissa Borsa Lago

Dal Lago, P.; FRIEDMAN, Gilberto; VIEIRA, Silvia Regina Rios. Estado funcional após alta da UTI em pacientes sobreviventes de sepse.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Camila de Oliveira de Carvalho Lima

Teixeira, C; RIBEIRO, Sergio Pinto; Dal Lago, P.. Associação da função respiratória com a capacidade de exercício e qualidade de vida em pacientes com carcinomatose peritoneal. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrini Silveira Vesz

Hoher, JA; Boniatti, M; Dal Lago, P.. Impacto da ventilação mecânica na qualidade de vida e funcionalidade após alta da UTI: Coorte perspectiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Ricardo Meirel;es Borba

Dal Lago, P.; SANTOS, R. A. S.; Siqueira, IR. Efeito dediferentes intensidades de exercício fisico aeróbico sobre parâmetros cardiovasculares na hipertensão pulmonar. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Neves Araújo

Dias, FA; Fregonezi, G; Dal Lago, P.. Eeitos da aplicação de ondas ultra-sônicas sobre parâmetros morfométricos e clínicos e método de coleta e análise de metaloproteinases em sujeitos com úlceras venosas. 2014. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávio Santos da Silva

Dias, FA; BRUNO, S. S.; Dal Lago, P.. Efeitos do treinamento aeróbio sobre sinais precoces de remodelamento do ventrículo esquerdo induzido pelo diabetes mellitus experimental. 2014. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Helena Fleck Velasco

Dal Lago, P.;Rhoden, CR; Amantéa, SL. Concentrações de elementos químicos e relação com estresse oxidativo na asma aguda. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Louize Pagel Leitzke

Dal Lago, P.; Wagner, LC; Funchal, CS. Impacto de um programa de atividade física no perfil metabólico e autoestima de pessoas com transtornos mentais graves de longa evolução. 2014. Dissertação (Mestrado em Biociências e Reabilitação) - Centro Universitário Metodista.

Aluno: Leticia Domingues Bertuzzi

Dal Lago, P.; Rieder, CM; Giovenardi, M. Efeitos de Implantes de Células Tronco sobre o Desempenho de Ratos em um Modelo de Doença de Alzheimer. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Ana Paula da Silva Salazar

Dal Lago, P.; Marcuzzo, S; Gottfried, C. Efeitos do Exercicio Fisico Prévio ao Infarto do Miocardio na Densidade Celular e na Imunoreatividade da Proteína Ácida Fibrilar Glial na Amígdala Medial Póstero-Dorsal. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Anna Aracy Barcelos Ourique

Dal Lago, P.; Araújo, LB;Plentz, RDM. Efeitos do Huperzine-A sobre o desempenho de memória e comportamento exploratório em ratos em um modelo de doença de alzheimer. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Gabriela Feltez

Dal Lago, P.; Albuquerque, IM; Mousalle, LD. Capacidade de exercício em crianças e adolescentes com cardiopatia congênita ciânica corrigida. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Clara Forrer Charlier

Dal Lago, P.. Influência da variabilidade genética sobre biomarcadores de dano oxidativo e não oxidativo em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: DANIELA FACCIN EGERT

Dal Lago, P.;Plentz, RDM; MOREIRA, J. S.. Relação da proteína C-reativa e disfunção muscular na doença pulmonar obstrutiva cronica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Roberto Braun Filho

Dal Lago, P.; Ribeiro, JD; Piva, J. O uso da mistura hélio-oxigênio (HELIOX) no tratamento da doença obstrutiva infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Juliessa Florian

Dal Lago, P.; KNORST, M. M.; Silva, LCC. Impacto da reabilitação pulmonar na qualidade de vida e na capacidade funcional de pacientes em lista para transplante pulmonar. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thiago De Marchi

Marroni, N;Dal Lago, P; Ely, MR. Efeitos da Laserterapia de Baixa Potência sobre o Estresse Oxidativo, Fadiga e Dano Muscular Induzidos pelo Exercício. 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Débora Abreu da Costa

Dal Lago, P. Efeitos da terapia com células tronco mesenquimais em ratos Wistar machos submetidos a isquemia focal e tratamento de reabilitação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Augusto Marçal Camillo

Dal Lago, P; PITTA, F. O.; Vanderlei, LCM. Efeito de dois programas de treinamento físico sobre a função autonômica cardíaca e nível de atividade física na vida diária em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Darlena Costa de Bittencourt

DALL'AGO, P.. Relação entre atividades de vida diária, capacidade funcional e gravidade da doença pulmonara obstrutiva crônica. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciele Sbruzzi

DALL'AGO, P.. Efeitos da estimulação elétrica funcional em indivíduos com insuficiência cardíaca. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia) - Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia.

Aluno: Ana Cláudia Coelho

BARRETO, S. S. M.; HIDALGO, M. P. L.;Dal Lago, P; DALCIN, P. T. R.. Associações entre medidas funcionais pulmonares, capacidade de exercício e qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar intersticial. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patricia Luciene da Costa Teixeira

Dal Lago, P. Reatividade vascular periférica em portadores de insuficiência cardíaca e a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Arthiese Korb

HEUSER, M. C. F.;Dal Lago, P; ZANCAN, D. M.; ELENA, M. A.. Efeito do exercício físico aeróbico sobre o padrão de imunorreatividade serotonina localizada nos núcleos dorsal e magno da rafe na medula espinhal de ratos submetidos à secção do nervo ciático. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcio Ferreira Dutra

ELENA, M. A.;Dal Lago, P; GONCALVES, C. A. S.; SILVA, L. O. P.. Efeitos do exercício físico sobre a expressão da GFAP e comportamento de ratos submetidos ao modelo da doença de Parkinson induzida por 6-OHDA. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Viçosa Bonetti

HEUSER, M. C. F.;Dal Lago, P; SILVA, L. O. P.; PARTATA, W. A.. Análise morfofuncional do músculo sóleo e do nervo ciático de ratos submetidos ao treinamento de equilíbrio e coordenação após lesão por esmagamento do nervo ciático. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Cláudia Coelho

Dal Lago, P; HIDALGO, M. P. L.; DALCIN, P. T. R.. Associações entre medidas funcionais pulmonares, capacidade de exercício físico e qualidade de vida em pacientes com deficiência pulmonar intersticial. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabricia Cristina Hoff

BARRETO, S. S. M.; VIEIRA, Silvia Regina Rios;Dal Lago, P. Dois modos de ciclagem em pressão suporte: estudo da mecânica respiratória, conforto ventilatório e padrões de assincronia. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Severo do Nascimento

Dal Lago, P. Influência do exercício físico sobre a morfologia dos neurônios do gânglio da raiz dorsal L5 de ratos machos adultos diabéticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Maria Schuh

Dal Lago, P. Efeitos da exposição ao fumo durante a gestação nas medidas antopométricas dos recém-nascidos. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Sperb Pilla

Dal Lago, P. O pré-condicionamento isquêmico seletivo da artéria pulmonar não diminui a lesão de isquemia-reperfusão em ratos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Laura Jurema dos Santos

Dal Lago, P. Avaliação do gasto energético durante o desmame da ventilação mecânica nos modos pressão de suporte e tubo T. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANELISE DUMKE

DUMKE, A.; KNORST, M. M.;Dal Lago, P; Neder JA. Estudo do comportamento da saturação periférica de oxigênio durante o teste de caminhada de 6 minutos em pacientes com doenças pulmonares crônicas. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia La-Bella Marchi Almeida

RIBEIRO, Jorge PintoSTEIN, RicardoDal Lago, P; Benetti, M. Impacto da Reabilitação Cardiopulmonar Intra-Hospitalar Pré e Pós Operatória em Ex-Tabagistas Submentidos à Cirurgia de Revascularização Miocárdica - Um Ensaio Clínico Randomizado. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Emerson Soldateli Boschi

Dal Lago, P; Souto, AA; Pitrez, PM. Efeito antiinflamatório da terapia laser de baixa potência (660 nm) na pleurisia em ratos. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carne Moraes Vignochi

Dal Lago, P; Goldani, MZ; Silveira, RC. Fisioterapia motora: efeitos sobre a mineralização óssea de prematuros. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Maria Eidt

Dal Lago, P. Ecocardiograma Doppler, Saturação de Oxigênio e Capacidade Submáxima de Exercício em Pacientes com Fibrose Cística. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Tesini Roseguini

Neder JA;OLIVEIRA, Alvaro ReischakDal Lago, P. Atenuação do Controle do Metaboreflexo Muscular em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Pires Maia

Dal Lago, P; WENDER, O. C.; Herdy, A.H.. Efeito de um Programa de Reabilitação Cardíaca Fase 1 sobre a Força Muscular Ventilatória e Capacidade Funcional: Um Ensaio Clinico Randomizado. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cintia Meyer Pompermayer

Dal Lago, PKLEIN, Adriane Belló; PORTAL, Vera Lúcia. Bloqueio da Renina-Angiotensina e Expressão do Transportador de Glicose Renal no Diabetes Experimental Associado à Hipertensão. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde:Cardiologia e Ciências Cardiovas) - Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia.

Aluno: Cristiane Brenner Eilert Trevisan

Dal Lago, P; FRIEDMAN, Gilberto; BRAUNER, Janete Salles; VIEIRA, Silvia Regina Rios. Avaliação da Ventilação Mecânica Não Invasiva com Pressão Positiva no Manejo de Pacientes em Desmame da Ventilação Mecânica Invasiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Greiciane Jesus de Oliveira Buss

Dal Lago, PSTEIN, RicardoOLIVEIRA, Alvaro ReischakRIBEIRO, Jorge Pinto. Respostas Autonômicas durante a Imersão em Indivíduos Freqüntadores e não Frequentadores do Meio Líquido. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Severo da Cunha

Dal Lago, P; BARRETO, S. S. M.; FISCHER, Gilberto Bueno. Avaliação da Tolerância ao Exercício Através do Teste da Caminhada de Seis Minutos em Crianças com Bronquiolite Obliterante Pós-Infecciosa e Crianças Saudáveis. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Elaine Trevisan

Dal Lago, P; PORTELA, Luis Osório Cruz; LOPES, Luis Felipe Dias; PEREIRA, Sérgio. Capacidade aeróbica em indivíduos com escoliose idiopática. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: LUCIANE DALCANALE

Dal Lago, P; GOLDIM, José Roberto; TEIXEIRA, Paulo José Zimmerman. Estudo da função pulmonar e da força muscular respiratória em pacientes DPOC pós-tratamento fisioterapêutico domiciliar. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Fernando Kehl

Dal Lago, P. Estresse Oxidativo e Enzimas Endógenas como Marcadores Sangüíneos em Exercício Físico. 2004. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Fernando Carlos Vinholes Siqueira

Dal Lago, P. Prevalência de Fraturas e Utilização de Fisioterapia: Um Estudo de Base Populacional. 2004. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carine Cristina Callegaro

Dal Lago, PIRIGOYEN, Maria Cláudia; FUCHS, Flávio Danni. Efeitos Hemodinâmicos e Autonômicos da Ingestão Aguda de Água em Indivíduos Hipertensos. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Cristina de Assunção Machado

Dal Lago, P; BÉRIA, Jorge Umberto. Fisioterapia respiratória ambulatorial e qualidade de vida em pacientes com DPOC: um estudo randomizado. 2003 - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: MARA REGINA KNORST

Dal Lago, P; BOSS, A. G. J.. Estudo das necessidades fisioterapêuticas de idosos usuários do ambulatório e da internação do serviço de geriatria do hospital São Lucas da PUCRS. 2003 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Doval da Costa

Dal Lago, P; FRIEDMAN, Gilberto. Avaliação de alterações cardiorespiratórias em pacientes criticamente enfermos por dois métodos de desmame da ventilação mecânica. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Barcellos Diniz

Dal Lago, P; RIBEIRO, Sergio Pinto. Redução da incidência de aspiração traqueal com a utilização de dieta pastosa em pacientes com acidente vascular cerebral. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jefferson Veronesi

Dal Lago, P; DALCIN, P. T. R.; BOZZETTI, Mary. Avaliação da Eficácia da Fisioterapia Torácica Convencional e da Técnica de Expiração Forçada Versus Ciclo Ativo da Respiração sobre a Desobstrução Brônquica em Pacientes com Fibrose Cística. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janice luisa Lukrafka

Dal Lago, P; DUVAL, Clóvis Milton; MOREIRA, Leila Beltrami. Técnicas de fisioterapia respiratória em crianças menores de 5 anos. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janice luisa Lukrafka

Dal Lago, P; DALCIN, P. T. R.; MAROSTICA, Paulo José Cauduro. Eficácia da fisioterapia respiratória em pacientes pediátricos hospitalizados com pneumonia adquirida na comunidade:um ensaio clínico randomizado. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Werner Balbinot

Dal Lago, PSALGADO, Hélio César. Espectro das alterações cardiovasculares em modelos animais de diabetes associado à hipertensão arterial. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde:Cardiologia e Ciências Cardiovas) - Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia.

Aluno: Valbia Suely Moraes Monteiro Gama

KOHLMANN JUNIOR, Osvaldo; SCHAAN, Beatriz Dagord; D'AVILA, K. A. L.;Dal Lago, P. Papel dos sistemas neurohumorais no controle da pressão arterial em diabetes experimental: avaliação hemodinâmica sistêmica e regional. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina (Nefrologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patricia Rehder dos Santos

Dal Lago, P.; Karsten, M; CATAI, A. M.; Di Lorenzo, VP; Libardi, CA. Avaliação das respostas cardiovasculares, respiratórias e metabólicas ao treinamento muscular inspiratório utilizando a pressão ionspiratória crítica em ciclistas recreativos: estudo clinico randomizado e controlado. 2019. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bruna Gazzi de Lima Seolin

Dal Lago, P.; RIGATTO, K. V.;KLEIN, Adriane Belló. Efeitos do betabloqueador bucindolol na disfunção endotelial e remodelamento vascular pulmonar em modelo de hipertensão pulmonar e sobre a morte celular de cardiomiócitos expostos à noradrenalina.. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Heloisa Deola Confortim

Dal Lago, P.; Malysz, T; Siqueira, IR. Efeito d diferentes protocolos de exercício físico sobre a função motora e a morfologia de estruturas associadas ao movimento em ratos submetidos à hipóxia-isquemia encefálica neonatal.. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Susan Martins Lage

Dal Lago, P; Vieira, DSR. Fisioterapia e Asma: Estratégias para abordagem e intervenção centradas no paciente. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Hoffman Barbosa

Dal Lago, P; Vieira, DSR. Treinamento muscular inspiratório em pacientes com doença pulmonar avançada.. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Archiza

Dal Lago, P.; BORGHI-SILVA, AUDREY; Pires, V.A.; Vanelli, R.P.B.; Callegaro, C.C.. Caracterização temporal da fadiga diafragmática e dos efeitos do treinamento muscular inspiratório durante o exercício de alta intensidade em adultos saudáveis.. 2018. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Janaína Barcelos Ferreira

IRIGOYEN, Maria Cláudia; Rodrigues, B; FORJAZ, Cláudia; Nakagawa, NK; Dal Lago, P.. Treinamento da Musculatura Ventilatória Combinado com Treinamento Aeróbio: Efeitos Sobre a Pressão Arterial, Capacidade Funcional, Função Endotelial e Controle Autonômico Cardiovascular em Pacientes Hipertensos. 2017. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vinicius Minatel

CATAI, A. M.; Di Lorenzo, VP;Dal Corso, S.; Dal Lago, P.; Chacon-Mikahil, MP. Analise das respostas ventilatórias metabólicas e do controle autonômico cardiovascular durante testes de resistências muscular inspiraria e de determinação da pressão inspiraria crítica. 2017. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Patricia Graef Vaz

Teixeira-Salmela, LF; Almeida, AG;Sbruzzi, G.; Dal Lago, P.. Estimulação cerebral não-invasiva na reabilitação de indivíduos com hemiparesia crônica após acidente vascular cerebral. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Thiago Rodrigues Gonçalves

Dal Lago, P.. Influência do trabalho dos músculos inspiratórios na interaçÃo cardiorespiratória; Impacto no controle cardiovascular e desempenho físico. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sabrina Graziani Veloso Dutra

Dal Lago, P.. Efeito do tratamento crônico com um inibidor da enzima conversora de angiotensina sobre as alterações autonômicas,hemodinâmicas, morfométricas e funcionais cardíaco provocadas pela falência ovariana precoce em rats jovens e velhas - papel do treinamento físico aeróbio. 2016. Tese (Doutorado em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Winston Isio Boff Perreira de Souza

Dal Lago, P.; Lehnen, AM; Furlanetto, TW. Efeito do treinamento de oito semanas com exercício físico aeróbio intervalado de alta intensidade comparado ao exercício aeróbio contínuo na função endotelial, no estresse oxidativo, controle glicêmico e incidência de hipoglicemia em pacientes com diabetes tipo 1. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Médicas: Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Walter Oliveira de Vargas

IRIGOYEN, Maria Cláudia; RASIA FILHO, A. A.; Dal Lago, P.; D'AVILA, K. A. L.. Histórico familiar de hipertensão compromete o equilíbrio simpacto-vagal, mas não a função endotelial. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Antonio Roberto Zamunér

TAKAHASSHI, A.; CABIDU, R.; Dal Lago, P.. Avaliação cardiorrespiratória e efeitos da hidroterapia em mulheres com síndrome fibromiálgica.. 2015. Tese (Doutorado em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ana Cláudia Coelho

Dal Lago, P.; Berton, DC; DUMKE, A.. Measurement of central and peripheral fatigue during whole body exercise: A new method. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Colombo

Dal Lago, P.; Siqueira, IR; RABBO, M.. Efeitos benéficos do exercício aeróbico sobre o remodelamento pulmonar e cardíaco no modelo experimental de cor pulmonale induzido por monocrotalina. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antônio Azambuja Miragem

Dal Lago, P.; Kucharski, LC; BONFATO, M. S.. Efeito agudo do tratamento térmico no níveis de HSP70 e marcadores de estresse oxidativo de ratas Wistar. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Rostirola Elsner Medeiros

Torres, ILS; Royes, LF; Dal Lago, P.. Modulação do exercício físico sobre mecanismos epigenéticos em diferentes fases do desenvolvimento. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FERNANDA MACHADO BALZAN

Dal Lago, P.; Moraes, DU; Biolo, A. Efeitos da Dinâmica da Pressão Abdominal na Modulação do Retorno Venoso de Membros Inferiores e em Parâmetros da Hemodinâmica em Indivíduos Saudáveis e Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANELISE DUMKE

Dal Lago, P.; Monteiro, MB; Berton, DC. Ativação dos músculos acessórios da respiração e efeitos do alongamento dessa musculatura sobre as variáveis pulmonares em pacientes com DPOC. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jocemar Ilha

Dal Lago, P.; NETTO, C. A.; MICHAELSEN, S. M.; ELENA, M. A.. Reabilitação e Plasticidade Neuromuscular após Lesão Medualr: Efeitos do Treino de Marcha em Esteira e Transplante de Glia Embainhante Olfatória. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlus Karsten

Dal Lago, P.; PASCOAL, M. A.; PITTA, F. O.; CATAI, A. M.. Avaliação da Limitação Ventilatória e Eficiência Cardiorespiratória de Indivíduos com Infarto do Miocárdio e/ou Insuficiência Cardíca Cronica. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: FABIANO LEICHSENRING SILVA

Dal Lago, P; RHODEN, C. R.; Kucharski, LC. Adaptação oxidativa e funcional progressiva do sistema cardiopulmonar secundária à hipertensão arterial pulmonar em ratos. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriane Schimidt Pasqualoto

DALL'AGO, P.. Comparação das respostas fisiológicas no teste de exercício submáximo em pacientes com doença pulmonar obstrutiva cronica. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone marcuzzo

ELENA, M. A.;Dal Lago, P; GONCALVES, C. A. S.; ZANCAN, D. M.. Aspectos morfofuncionais da associação da anóxia pós-natal e da restrição sensória-motora: implicações para um modelo de paralisia cerebral em ratos e efeitos do exercício físico. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Günter Gehlen

Dal Lago, P; LEAL, R. B.; GOTTFRIED, C. J. S.. Estudo imunoistoquímico de filamentos intermediários astrocitários do estrato radiatum do hipocampo sob ação de hormônios gonadais em ratos durante o desenvolvimento pós-natal e em ratas adultas. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lidiane Aparecida Pereira de Sousa

Dal Lago, P. Associação entre fatores fisiopatológicos, capacidade e desempenho funcionais na doença de chagas. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde:Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Artur Haddad Herdy

Dal Lago, P; CARVALHO, Tales de;STEIN, RicardoRIBEIRO, Jorge Pinto. Reabilitação Cardiopulmonar Pré e Pós-Operatória Intra-hospitalar reduz Complicações após a Cirurgia de Revascularização Miocárdica. 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dulciane Nunes Paiva

Dal Lago, P; DALCIN, P. T. R.; BARRETO, S. S. M.. Estudo da Permaebilidade do Epitélio Pulmonar através do Aerosol Dietiltriaminopentacético (DTPA) com uso de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) em Indivíduos Hígidos. 2005. Tese (Doutorado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larissa Alexandra da Silva Neto Trajano

Dal Lago, P.. Avaliação da expressão gênica em músculo lesionado de ratos Wistar expostos a laser infravermelho de baixa intensidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Humana e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Walter Oliveira de Vragas

Berton, DC; Karsten, M; Dal Lago, P.. Relationship between Yo-Yo intermittent recovery test and endothelial function in young soccer players. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Walter Oliveira de Vargas

Dal Lago, P.; Berton, DC; Karsten, M. Relationship beween Yo-Yo intermitent recovery test and endothelial function in young soccer players. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Marcelo Vieira Leão Nunes

Dal Lago, P.;SOARES, Pedro Paulo da Silva. Efeitos da Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) Durante Exercício Físico Intenso em Indivíduos Fisicamente Ativos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Castello Simões

Dal Lago, Pedro; PASCHOAL, M. A.; Jamami, M. Alterations in expiratory flow limitation at different aerobic intensities in patients with coronary artery disease. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Camila Bianca Falasco Pantoni

Dal Lago, P.; Gomes WJ; Guizilini, S. Short-term exercise-based program promotes better recovery of linear and non-linear analysis of heart rate after off-pump revascularization surgery. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Isabela Martins Albuquerque

Dal Lago, P; VIEIRA, Silvia Regina Rios; Zelmanovitz, F. Estudo da Permeabilidade do Epitélio Pulmonar Através do Radioaresol Dietilenoaminopentacético (DTPA) com uso de Pressão Positiva Expiratória nas Vias Aéreas (EPAP). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antônio Marcos Vargas da Silva

Dal Lago, PKLEIN, Adriane Belló; Barros, EJG. Efeitos do treinamaento muscular inspiratório sobre a função cardiorrespiratória, espessura do diafragma e estresse oxidativo em pacientes com insuficência renal crônica em hemodiálise: um ensaio clínico randomizado. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas - Fisiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Artur Haddad Herdy

Dal Lago, PSTEIN, Ricardo; MORAES, Ruy Silveira. Exercicio resistido com oclusão vascular. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcello Ávila Mascarenhas

Dal Lago, P; PROLA, P.. Utilização da citometria de fluxo para análise da produção de citocinas em cultura de células mononucleares. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréia Lima Leal

Dal Lago, P; CANABARRO, Simone Travi. Realização do Protocolo 076 da AIDS Clinical Trial Group no Pré-Natal de 250 Atendidas no Município de Canoas - RS e seu Impacto na Transmissão Vertical do Vírus da Imunodeficiência Adquirida. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Cências da Saúde Ênfase Em Saúde) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cíntia Zembruski

Dal Lago, P; CANABARRO, Simone Travi. Traumatismo em Dentição Decídua no Município de Canoas - RS: Uma Questão de Saúde Pública. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Cências da Saúde Ênfase Em Saúde) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Marta Rosito Jung Severo

Dal Lago, P; CANABARRO, Simone Travi. Prevalência de Cárie em Pacientes de 12 Anos em uma Unidade Básica de Saúde do Município de Canoas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Cências da Saúde Ênfase Em Saúde) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Rosaly Herta Lindner da Silva

Dal Lago, P; DALMÁZ, Caroline Abrão. Anemia Ferropriva na Primeira e Segunda Infância e sua Prevalência em Crianças do Programa de Bolsa Alimentação do Município de Canoas/RS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Cências da Saúde Ênfase Em Saúde) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Maria L

Dal Lago, P; DALMÁZ, Caroline Abrão. Pires. Prervalência de Hipertensão Arterial em Adultos na Área de Abrangência de uma Unidade Básica de Saúde em Canoas - RS. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Cências da Saúde Ênfase Em Saúde) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Edna Bauer

Dal Lago, P; DALMÁZ, Caroline Abrão. A Relação entre Obesidade e a HAS no Serviço de Atendimento Primário. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Cências da Saúde Ênfase Em Saúde) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: André Brum Saccomori

Dallago, P; MATTE,Cristiane Matté C.. O exercício materno ativa as vias de sinalizacao mediadas por AKT/GSK-3beta e SIRT1/3 no cerebelo dos filhotes de ratos Wistar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Tizziani Schneider

Dallago, P; RIGATTO, K. V.. Efeito de diferentes intensidades de exercício fisico aeróbico sobre a variabilidade da frequência cardíaca na hipertensão arterial pulmonar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Márcio Carpes

RIGATTO, K. V.;Dal Lago, P; KOHEK, M. B.. Análise do perfil lipídico na população jovem: análise da influência do polimorfismo da apolipoproteína E. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Taís Helena Ramos

Dal Lago, P. Avaliação do nível de independência funcional de um grupo de idosas religiosas institucionalizadas da cidade de Canoas/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Carmine Coquim Ribeiro

Dal Lago, P. Perfil da capacidade funcional de alunos com idade entre 6 e 14 anos através do teste de caminhada dos seis minutos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Carolina Freitas Gerhardt

Dal Lago, P. Perfil do risco cardiovascular em escolares de uma escola privada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Daiani Monteiro Serena

Dal Lago, P. Efeito de um programa de padrões ventilatórios na pressão arterial de pacientes hipertensos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Bruna Rodriguez da Silveira

Dal Lago, P. Treinamento dos músculos perineais versus técnica abdominal hipopressiva: tratamento preventivo e conservador das disfunções do assoalho pélvico avaliados através do biofeedback eletromiográfico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Taís Aline Camana

Dal Lago, P. Avaliação do movimento toracoabdominal na doença pulmonar obstrutiva crônica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Juliana Souza Silveira

Dal Lago, P. Efeitos da cinesioterapia cardiovascular na qualidade de vida de pacientes hipertensos através de um programa comunitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Marina Branco Stein

Dal Lago, P. A percepção corporal e a concepção do envelhecimento de idosas religiosas e institucionalizadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cíntia Neumann Redlich

Dal Lago, P. Qualidade de vida em crianças asmáticas submetidas a um protocolo de inspirometria de incentivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Natália Leguisamo

Dal Lago, P. Transportadores de glicose no rim em modelo animal de síndrome metabólica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Andressa Bortoluzzi

Dal Lago, P. Efeitos da estimulação elétrica do músculo esquelético sobre a expressão de GLUT-4 na insuficiência cardíaca experimental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Viviane Delatorre Silveira

Dal Lago, P. Estudo das alterações da mecânica ventilatória em um modelo experimental de insuficiência cardíaca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Jéferson Ferraz Goularte

Dal Lago, P; Gama, CM; Giovenardi, M. Descrição de um Modelo Experimental para Estudo do Padrão de Consumo em Ratos Submetidos ao Paradigma de Seleção de Macronutrientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Adriana Zangali

ZANGALI, A. D.;Dal Lago, P; TREVISAN, C.. o efeito da Pressão positiva expiratóra nas vias aéreas em crianças asmáticas. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil.

LAGO, PEDRO DAL; Oliviera, AS; Lorençoni, RMR. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Asistente. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Dal Lago, P.. Concurso publico na área de fisioterapia na ortopedia e traumatologia e recursos terapêuticos manuais. 2011. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P.. Concurso público na área de fisioterapia cardiorrespiratória. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

Dal Lago, P. Concurso publico para cargo de professor de ensino superior na area de Fisioterapia. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

Dal Lago, P. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de Cargo na Classe de Professor Adjunto, na área de Fisioterapia, subárea: Recursos Terapêuticos. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

RASIA FILHO, Alberto AntonioDal Lago, P; LEMOS, Jadir Camargo. Concurso Público para professor Adjunto na area de Cinesioterapia e Fisioterapia Neurológica, do Departamento de Fisioterapia. 2009. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P. Membro Efetivo da Banca Examinadora do Concurso para Professor Assistente de Fisioterapia Cardiológica. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DALL'AGO, P.; Lima, J.H.M.; Xavier, T.T.. Concurso na area de atuação Fisioterapeutica em Cardiologuia, Pneumologia e Angiologia. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Dal Lago, P. Banca examinadora do concurso público para Professor Adjunto nível I na área de Fisioterapia. 2008. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P; RIBEIRO, Eliane Correa; LEMOS, Jadir Camargo. Banca para Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

Dal Lago, PKLEIN, Adriane Belló. Banca para Professor Adjunto do Departamento de Ciências Fisiológicas. 2006. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, PRASIA FILHO, Alberto Antonio; MOTTA, Neiro Waechter da. Concurso para Professor de Biofísica e Física das Radiações. 2004. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P; SALVADOR, M.; EUGÊNIA, M.. Concurso para Professor de Fisiologia na Universidade de Caxias do Sul. 2002. Universidade de Caxias do Sul.

Dal Lago, P.. Avaliação de reconhecimento do curso de Fisioterapia. 2011. União das Faculdades dos Grandes Lagos.

Dal Lago, P.. Avaliação para reconhecimento do curso de Fisioterapia. 2010. Universidade Anhanguera de São Paulo.

Dal Lago, P.. Avaliação para autorização do curso de Fisioterapia. 2005. Associação de Educação e Cultura da Amazônia.

Pagnussat, AS; G F; PERES, ALESSANDRA;Dall'Ago, P.. Banca examinadora de prova de qualificação de doutorado "Sprint running in Parkinson's disease patients: proof concept and force, velocity and power mechanical outputs"da aluna Elren PassosMonteiro. 2018.

ZANCAN, D. M.; Dalmaz, C; Dal Lago, P.. Banca de avaliação dos candidatos à bolsa do programa de doutorado sanduíche no exterior da CAPES. 2016.

Dal Lago, P.;Lukrafka, J. Processo seletivo para fisioterapêutas residentes. 2012. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P.. Avaliador de Temas Livres Orais - XVI Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. 2012. Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva.

Dal Lago, P.. Programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq/PUCRS. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dal Lago, P.. Avaliador de temas livres - VI SULBRAFIR. 2011. Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva.

CATAI, A. M.; DALL'AGO, P.; PASCHOAL, M. A.. Comissão Julgadora de Qualificação de Mestrado da pós-graduanda Laura Maria Tomazi. 2010. Universidade Federal de São Carlos.

DALL'AGO, P.; CAVAZZOLA, L. T.; ROCHA, A. O.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto na Área de Anatomia Humana. 2010. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P. Parecerista Ad Hoc do Prêmio de Incentivo em Ciência e Teconologia para o SUS. 2009. Ministério da Saúde.

Dal Lago, P; SILVA, I. S. B.; SANTOS, R. A. S.. Banca examinadora da prova de qualificação de doutorado do PPG em Ciências Biológicas: Fisiologia - Mariane Bertagnolli. 2008.

Dal Lago, P. Banca examinadora dos Trabalhos Científicos da I Semana Científica da UFCSPA. 2008. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P. Consultor externo do processo de avaliação dos projetos de pesquisa da UFRN. 2007.

Dal Lago, P. Membro da Banca Examinadora da Terceira Semana de Iniciação Científica da FFFCMPA. 2004. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, P. Membro da Comissão Julgadora dos Trabalhos Inscritos no XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dal Lago, PRASIA FILHO, Alberto Antonio. Banca de seleção para a monitoria em Fisiologia e Biofísica para o curso de graduação em Medicina. 2003. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Dal Lago, PRASIA FILHO, Alberto Antonio. Banca de seleção para monitoria em Biofísica para os cursos de graduação em Medicina, Biomedicina e Nutrição. 2003. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Dalacosta

Efeito da suplementação de arginina associada à reabilitação pulmonar na doença obstrutiva crônica; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);

Douglas Neves

Efeitos ventilatórios da prancha ortostática em pacientes críticos em ventilação mecânica invasiva; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);

Isadora Faraco Corrêa

Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório em Indivíduos com Estenose Aórtica Severa com Indicação para Troca de Válvula; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Luísa Rocha Dadalt

Efeito do Treinamento Físico no Grau de Fragilidade em Idosos com Insuficiência Cardíaca Crônica Coexistente à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruna Martinelli

Efeito de dois protocolos de exercício no perfil inflamatório, estresse oxidativo e capacidade funcional de ratos com insuficiência cardíaca; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - UFCSPA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Naira Scherer

Exercício físico aeróbico associado à fototerapia: efeitos sobre a capacidade funcional, função hemodinâmica e o perfil inflamatório de ratos diabéticos com insuficiência cardíaca após infarto agudo do miocárdio; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);

Alan Bahr

Efeitos da terapia com laser de baixa potência em cultura de cardiomiocitos submetidos à iquemia/oxigenação; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);

Giuseppe Potrick Stefani

Efeitos da suplementação de precursores de carnosina associada ao treinamento de força combinado ao treinamento aeróbio sobre a capacidade funcional, função hemodinâmica, remodelamento cardíaco, reparo de dano em DNA e o perfil bioquímico de ratos com insuficiência cardíaca; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucas Capaloga

Exercício físico aeróbico associado à fototerapia: efeitos sobre a capacidade funcional, a função hemodinâmica e o perfil inflamatório de ratos diabéticos com insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);

Regis Rosa

Início: 2018; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre;

Mariele Munhoz Alvares

Aplicabilidade do teste de atividade de vida diária Glittre em pacientes com doenças pulmonares intersticiais; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA; (Orientador);

Diego Henrique Terra

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE PRECURSORES DE CARNOSINA ASSOCIADA AO TREINAMENTO FÍSICO EM RATOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Victor Marques

Exercício físico aeróbico associado à fototerapia: efeitos sobre a capacidade funcional, a função hemodinâmica e o perfil inflamatório de ratos diabéticos com insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Bárbara Ferreira Schneider

Reabilitação na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - aspectos funcionais, cognitivos e epigenéticos; ; Início: 2017 - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Fernanada Lais Loro

Níveis de atividade física relacionada a qualidade de vida, capacidade funcional e risco cardiovascular em pacientes portadores de HIV; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; (Orientador);

Gustavo Pereira Reinaldo

Aplicabilidade e reprodutibilidade do teste de atividade de vida diária-glittre em indivíduos com doenças com fibrose pulmonar idiopática; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Álvaro Machado Rösler

Impacto da fragilidade e da anemia pré-operatória na recuperação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Naira Helena Bohrer Scherer

Efeitos do exercício físico sobre danos pulmonares e sistêmicos induzidos pela exposição à fumaça de cigarro em ratos; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Diego Busin

Estudo retrospectivo dos efeitos do treinamento aeróbico continuo de intensidade moderada ou intervalado de alta intensidade em pacientes portadores de insuficiência cardíaca; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Júlia Luiza Perini

A influência da laserterapia de baixa intensidade associada ao treinameno de força sobre parâmetros plasmáticos e teciduais de dano em dna e estresse oxidativo em ratos com insuficiência cardíaca; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Marília Lambrecht

Efeitos agudos do uso do laser de baixa potência em pacientes portadores de insuficiência cardíaca; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Fernanda de Andrade

Avaliação das respostas cardiorespiratórias e epigenéticas de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) durante uma sessão de dança; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Giovanna Tedesco Barcelos

Efeitos da suplementação de L-Arginina e do treinamento aeróbico contínuo ou intervalado na tolerância ao exercício, função hemodinâmica, perfil inflamatório e nos parâmetros de estresse oxidativo na insuficiência cardíaca experimental; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Ivy Reichert Vital da Silva

Efeito de um programa de reabilitação pulmonar sobre parâmetros epigenéticos e marcadores inflamatorios em sangue periférico de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada e muito grave; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Biociências e Reabilitação) - Centro Universitário Metodista,; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Gustavo dos Santos Ribeiro

Variabilidade da frequência cardíaca em pacientes com estenose aórtica grave e risco de complicações pós-intervenção; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Andressa Moreira

Estimulação elétrica neuromuscular e laser de baixa potência na insuficiência cardíaca: uma abordagem translacional; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Pedro Luis da Silva Galvão

Avaliação da Memória Declarativa de Longo Prazo em Pacientes Idosos Submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio; 2014; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Lucas Capalonga

Estimulação elétrica neuromuscular e laser de baixa potência na insuficiência cardíaca: uma abordagem translacional; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Jéssica Willig Lima

Eletroacupuntura Crônica no Ponto E36 Melhora a Função Barorreflexa em Ratos com Insuficiência Cardíca; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Candissa Silva da Silva

Avaliação das Alterações do Sistema Respiratório e Respostas do Sistema Cardiovascular de Pacientes HIV Positivo e uso de TARV; 2013; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Camila Cargnin

Efeitos do Treinamento Muscular Ventilatório em Indivíduos Valvulopatas Submetidos à Cirurgia Cardíaca; 2013; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Ananda Lazarotto Rucatti

Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular (nmes) sobre a sensibilidade dos barorreceptores, atividade do sistema simpático e parassimpático em ratos com insuficiência cardíaca; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Jadson Pereira Alves

Efeitos do treinamento de força sobre o remodelamento cardíaco e o perfil inflamatório em ratos com insuficiência cardíaca; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Tatiana Zacarias Rondinel

Efeitos de um Programa de Inspirômetro de Incentivo associado à Pressão Positiva Expiratória nas Vias Aéreas em Pacientes Asmáticos; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Cinara Stein

Efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea na dor e no sistema nervoso simpático e parassimpático; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Douglas Rossatto

A Influência do Ultrasom Terapêutico Modo Pulsado no Perfil Inflamatório de Ratos Infartados; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Micheli Biasibeti

A influência da laserterapia de baixa intensidade (INGAAIP ? 660 nm) sobre parâmetros plasmáticos e musculares de estresse oxidativo e dano ao DNA em ratos com insuficiência cardíaca; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Janaina Ferreira

TREinamento da Musculatura VENtilatória (TREMVEN): efeitos sobre a pressão arterial, capacidade funcional e a variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes hipertensos; 2011; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Vitor Scotta Hentschke

A Influência da Laserterapia de Baixa Intensidade nos Níveis de Tnf-Alfa, IL-6 e IL-10 no Músculo Esquelético de Ratos Infartados; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Rodrigo Boemo Jaenisch

Insuficiência Cardíaca Experimental: Estudo dos Efeitos do Treinamento Muscular Ventilatório sobre as Respostas Cardiovasculares e da Mecânica Ventilatória Induzidas pelo Metaboreflexo Muscular; 2010; Dissertação (Mestrado em PPG Ciências Médicas) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Luís Fernando Deresz

A resposta do estresse oxidativo e do perfil imunológico em portadores e não portadores do HIV participantes de uma sessão de exercícios aeróbico e resistido de intensidade moderada; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Diogo Machado Kaminski

Treinamento Muscular Inspiratório em Pacientes com Neuropatia Autonômica Diabética: Um Ensaio Clínico Randomizado; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia) - Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia,; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Deise Mota Pacheco

Alterações na mecânica do sistema respiratório em ratos com insuficiência cardíaca crônica induzida por infarto do miocárdio; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Elisa de Leon

Efeitos da Estimulação Elétrica sobre as Características Morfológicas e Funcionais do Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Mauren Porto Haefner

Análise Comparativa das Respostas da Função Pulmonar em Pacientes Pós-Cirúrgicos de Revascularização do Miocárdio Submetidos à Diferentes Intervenções Fisioterapêuticas; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Ramiro Nunes Barcos

Repercussão da Resposta Inflamatória sobre o Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental: Efeitos do Exercício Físico; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Helinton Neckel

Efeito da Microinjeção de Glutamato e Gaba no Núcleo Póstero-Dorsal da Amígdala Medial sobre o Controle da Pressão Arterial em Ratos; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Tiago Gomes Heck

Estudo do Estresse Oxidativo Cardiopulmonar e da Resposta Hemodinâmica em Ratos Expostos Agudamente ao Material Particulado Durante o Exercício; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Edson Quagliotto

Efeitos da Microinjeção de Histamina e Metil-Histamina no Núcleo Póstero-Dorsal Amigdala Medial sobre o Controle da Pressão Arterial em Ratos; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Daniela Meireles do Nascimento

Insuficiência Cardíaca:aspectos hemodinâmicos, autonômicos e Bioquimicos; 2004; 114 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Henrique Guths

Efeito do treinamento muscular inspiratório na melhora da cinética de recuperação do consumo de oxigênio em pacientes com insuficiência cardíaca e fraqueza muscular inspiratória:um ensaio clinico randomizado; 2004; 133 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Gaspar Rogério da Silva Chiappa

Efeitos do treinamento muscular inspiratório em pacientes com insuficiência cardíaca: impacto na capacidade funcional, na oscilação da ventilação e na qualidade de vida; 2003; 121 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Candissa Silva da Silva

Impacto do treinamento aeróbio em fatores de risco cardiovascular e qualidade de vida em pessoas vivendo com HIV/AIDS; 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Cíntia Laura Pereira de Araujo

Efeitos da reabilitação pulmonar sobre a função endotelial e sobre os níveis plasmáticos de BDNF em pacientes com DPOC; 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Leonardo Calegari

Treinamento físico melhora a sensibilidade barorreflexa, o quimiorreflexo periférico e o perfil inflamatório em ratos com insuficiência cardíaca; ; 2016; Tese (Doutorado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Orientador: Pedro Dal Lago;

Vitor Scotta Hentschke

Capacidade funcional em ratos com insuficiência cardíaca: efeitos da terapia laser de baixa intensidade associada ao treinamento de força; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Jadson Pereira Alves

Efeitos do treinamento força isolado e combinado ao treinamento aeróbico sobre a função hemodinâmica, remodelamento cardíaco e perfil bioquímico de ratos com insuficiência cardíaca; ; 2016; Tese (Doutorado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Luís Fernando Deresz

Risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV/AIDS: avaliação do padrão alimentar, capacidade funcional e efeitos do treinamento físico; 2015; Tese (Doutorado em PPG Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Rodrigo Boemo Jaenisch

Efeitos do treinamento muscular ventilatório na função hemodinâmica, na mecânica respiratória, no quimioreflexo periférico, na variabilidade da frequência cardíaca e no dano em DNA de ratos com insuficiência cardíaca; ; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Ramiro Barcos Nunes

Efeitos do Exercício Físico sobre o Processo de Remodelamento Cardíaco, Perfil Inflamatório e Níveis Plasmáticos de Biomarcadores de Lesão Miocárdica na Insuficiência Cardíaca Experimental; 2012; Tese (Doutorado em PPG Ciências Médicas) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Dal Lago;

Edson Quagliotto

Efeito da microinjeção de angiotensina II, ocitocina e somatostatina no núcleo póstero-dorsal da amígdala medial sobre o controle de respostas cardiovasculares em ratos; ; 2012; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Dal Lago;

Gisele lovatel

2019; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Pedro Dal Lago;

Cíntia Laura P de Araujo

2018; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Pedro Dal Lago;

Ramiro Barcos Nunes

2016; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Pedro Dal Lago;

Viviane Rostirola Elsner Medeiros

2016; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,; Pedro Dal Lago;

Luís Fernando Deresz

2016; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pedro Dal Lago;

Anelise Sonza

2016; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pedro Dal Lago;

Anelise Sonza

Estimulação elétrica neuromuscular e laser de baixa potência na insuficiência cardíaca: uma abordagem translacional; ; 2015; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pedro Dal Lago;

Viviane Rostirola Elsner Medeiros

2014; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pedro Dal Lago;

Marlus Karsten

2011; Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pedro Dal Lago;

Marilia Lambrecht da Silva

Indice de Reintubação Orotraqueal em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multidisciplinar) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA; Orientador: Pedro Dal Lago;

Lucas Ribeiro da Silva

Influência da composição de macronutrients de uma refeição pré-exercçício na curva de oxidação de substratos energéticos durante um teste incremental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Luana Redel de Moraes

Relação da espessura do músculo adutor do polegar com o estado funcional de indivíduos com DPOC: estudo piloto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Giovana de Marchi Castelli

Efficacy of mHealth interventions in treatment adherence and clinical outcomes in HIV patients: a systematic review with meta-analysis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Letícia Mignoni

Association between physical activity and immune system restoration among adults living with HIV ? Pilot Study; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Betina Gabriele Foscarini

Associations between urinary incontinence and chronic pulmonary diseases; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Fernanda Beatriz Costa Delacoste

Surface Electromyography after lower level laser therapy application on skeletal muscles in individuals with heart failure; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Carol Carvalho da Silva

: Treinamento Aeróbio Contínuo ou Intervalado e Suplementação de L-arginina na Insuficiência Cardíaca Experimental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Jodelle Barenho Peres

Efeitos do volume e intensidade do treinamento de força sobre a resposta cardiovascular de ratos com IAM e ratos saúdaveis; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Lucas Pereira Pinheiro

Laserterapia de baixa intensidade associada ao treinamento aeróbio contínuo ou intervalado na insuficiência cardíaca experimental; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Julia Perini

A INFLUÊNCIA DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE E DO LED (DIODO EMISSOR DE LUZ) NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE RATOS WISTAR MACHOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Natalia Marcolin

Avaliação da Força dos Músculos Respiratórios em Crianças e Adolescentes do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil: Valores de Referência e Equação de Previsão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Camila Durante

EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR VENTILATÓRIO SOBRE O ESTRESSE OXIDATIVO DO MÚSCULO DIAFRAGMA DE RATOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Bruna Bohrer Mozzaquattro

EFEITO DA HIPOTENSÃO SOBRE A SENSIBILIDADE DO QUIMIOREFLEXO PERIFÉRICO EM RATOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Isadora Faraco Corrêa

Avaliação do Pulso de Oxigênio em Pessoas Vivendo com HIV/AIDS em Uso de TARV; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Jéssica Hellen Poletto Bonetto

Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre a lipoperoxidação e sobre o estado redox do músculo gastrocnêmio de ratos com insuficiência cardíaca; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Giuseppe Potrick Stefani

Efeitos da suplementação de creatina monoidratada associada ao treinamento de força sobre o estresse oxidativo; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

André Zuanazzi Dornelles

Efeitos da suplementação de HMB (β-hidroxi-β-metilbutirato) associada ao treinamento de força sobre a hipertrofia muscular em ratos Wistar infartados; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Viviane Delatorre Silveira

Estudo das Alterações da Mecânica Ventilatória em um Modelo Experimental de Insuficiência Cardíaca; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Pedro Dal Lago;

Glória Menz Ferreira

Inspirometria de incentivo associada com pressão positiva expiratória tem impacto positivo na sensação de dispnéia, no esforço percebido durante o teste de caminhada e na qualidade de vida a longo prazo após cirurgia de revascularização do miocárdio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Pedro Dal Lago;

Cíntia Neumann Redlich

Qualidade de vida em crianças asmáticas submetidas a um protocolo de inspirometria de incentivo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Pedro Dal Lago;

Natália Leguisano

Transportadores de glicose no rim em modelo animal de síndrome metabólica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Andressa Bortoluzzi

Efeitos da estimulação elétrica do músculo esquelético sobre a expressão de GLUT-4 na insuficiência cardíaca experimental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Helinton Neckel

Efeito da Microinjeção de Histamina no Núcleo Póstero-Dorsal da Amígdala Medial sobre o Controle da Pressão Arterial em um Modelo Experimental; 2004; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Pedro Dal Lago;

Gisele Augé Tybusch, Morgana de Sá Sottomaior

Estudo Comparativo Entre os Diferentes Métodos de Avaliação da Pressão Inspiratória Máxima em Indivíduos Normais; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Pedro Dal Lago;

André Dias Bueno, Elisangela Boff

Avaliação da Função Pulmonar na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Pedro Dal Lago;

Christian Correa Coronel

Avaliação da Função Pulmonar em Resposta a Aplicação de Inspirometria de Incentivo Associada a Pressão Expiratória Positiva Final na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Pedro Dal Lago;

Andréia Koller Mendonça, Michele Roth

Treinamento da Musculatura Respiratória em Pacientes Asmáticos que Utilizam Corticóides; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Pedro Dal Lago;

Emerson Soldateli Boschi, Fernando Carlos Vinholes Siqueira

Comparação entre as Atividades Isométrica e Isotônica no Treinamento da Musculatura Inspiratória em Indivíduos Normais; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Pedro Dal Lago;

Vlademir Junior Moraes de Menezes

Efeito de um programa de reabilitação pulmonar sobre a performance funcional, marcadores epigenéticos e inflamatórios e aspectos neuropisiquiátricos em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada e muito grave; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Fernanada Lange Coelho

Aplicabilidade do teste de atividade de vida diária Glittre em pacientes com doenças pulmonares intersticiais; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA; Orientador: Pedro Dal Lago;

Lucas Ribeiro da Silva

Efeitos da suplementação de precursores de carnosina associada ao treinamento físico em ratos com insuficiência cardíaca; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Luana Redel

Exercício físico aeróbico associado a fototerapia: efeitos sobre a capacidade funcional, a função hemodinâmica e o perfil inflamatório de ratos diabéticos com insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Letícia Mignoni

Efeitos de diferentes modalidades de treinamento físico sobre a capacidade functional e qualidade de vida relacionada a saude de pacientes portadores do HIV em uso de terapia antiretroviral; ; 2017; Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Carol Carvalho da Silva

A influência da laserterapia de baixa intensidade associada ao treinameno de força sobre parâmetros plasmáticos e teciduais de dano em DNA e estresse oxidativo em ratos com insuficiência cardíaca; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Bárbara Ferreira Schneider

Efeito de um programa de reabilitação pulmonar sobre a performance funcional, marcadores epigenéticos e inflamatórios e aspectos neuropisiquiátricos em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada e muito grave; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Fernanda Beatriz Costa Delacoste

Efeitos Agudos do uso do Laser de Baixa Potencia na Função Muscular Periférica em Pacientes Portadores de Insuficiência Cardíaca; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Carol Carvalho da Silva

Treinamento Aeróbio Contínuo ou Intervalado e Suplementação de L-Arginina na Insuficiência Cardíaca Experimental; ; 2016; Iniciação Científica - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA; Orientador: Pedro Dal Lago;

Betina Gabriele Foscarini

Efeito do programa de reabilitação pulmonar sobre a performance funcional, marcadores epigenéticos e inflamatórios e aspectos neuropsiquiátricos em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Giovana de Marchi Castelli

Efeitos de diferentes modalidades de treinamento físico sobre a capacidade functional e qualidade de vida relacionada a saude de pacientes portadores do HIV em uso de terapia antiretroviral; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Diuly Mie Takahashi

Perfil da função pulmonar e capacidade funcional de pacientes transplantados pulmonares intervivos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Chalyne Chechi

Efeitos do treinamento muscular ventilatório combinado com o exercício físico sobre o perfil inflamatório, o metaboreflexo muscular e a mecânica respiratória em ratos com insuficiência cardíaca; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Daniele da Cunha Ferreira

Efeitos do treinamento de força isolado e combinado ao treinamento aeróbio sobre a função hemodinâmica, remodelamento cardíaco e perfil bioquímico de ratos com insuficiência cardíaca; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Isadora Faraco Corrêa

Efeitos de um programa de inspirômetro de incentivo associado à pressão expiratória nas vias aéreas em pacientes asmáticos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Natalia Marcolin

Avaliação das alterações do sistema respiratório e respostas do sistema cardiovascular de pacientes HIV positivo e uso de TARV; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Maurício Dornelles

Estimulação elétrica neuromuscular e laser de baixa potência na insuficiência cardíaca: uma abordagem translacional; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Isadora Faraco Corrêa

Avaliação da prevalência de fatores de risco para doença cardiovascular e efeitos do treinamento físico em portadores do HIV em uso de antirretrovirais da região metropolitana de Porto Alegre; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Julia Perini

A Influência da Terapia Laser de Baixa Intensidade Associada a um Protocolo de Treinamento de Força nos Biomarcadores Inflamatórios, de Estresse Oxidativo, do Metabolismo do Óxido Nítrico e de Ativação do NF-kb e nas Variáveis Morfométricas no Músculo Esquelético de Ratos com Insuficiência Cardíaca; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Camila Durante

Efeito do treinamento muscular ventilatório combinado com o exercício físico sobre o perfil inflamatório, o metaborreflexo muscular e a mecânica respiratória em ratos com insuficiência cardíaca; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Elinara Zancan

Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório sobre a Capacidade Funcional e a Qualidade de Vida de Pacientes com Hipertensão Pulmonar Crônica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Giulia Palermo Schifino

Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório sobre a Capacidade Funcional e a Qualidade de Vida de Pacientes com Hipertensão Pulmonar Crônica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Giuseppe Potrick Stefani

Efeitos do Treinamento de Força sobre o Remodelamento Cardíaco e Perfil Inflamatório em Ratos com Insuficiência Cardíaca; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Bruna Bohrer Mozzaquattro

Efeitos do treinamento físico sobre reflexos cardiovasculares na insuficiência cardíaca em ratos: adaptações fisiológicas na amígdala medial; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Paulo Ricardo Cavinato

Insuficiência Cardíaca Experimental: Estudo dos Efeitos do Treinamento Muscular Ventilatório sobre as Respostas Cardiovasculares e da Mecânica Ventilatória Induzidas pelo Metaborreflexo Muscular; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA; Orientador: Pedro Dal Lago;

Leitiane Avila Schmeing

A Influência da Laserterapia de Baixa Intensidade (Asga ? 904nm) nos Níveis de TNF-alfa, IL-6 e IL-10 no Músculo Esquelético de Ratos Infartados; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA; Orientador: Pedro Dal Lago;

Luíza Pillar Kessler

Efeitos do Exercício Físico sobre o Processo de Remodelamento Cardíaco, Perfil Inflamatório e Níveis Plasmáticos de Biomarcadores de Lesão Miocárdica na Insuficiência Cardíaca Experimental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Jéssica Hellen Poletto Bonetto

Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre a sensibilidade dos barorreceptores, atividade do sistema nervoso simpático e parassimpático em ratos com insuficiência cardíaca; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Alex Thomaz

Insuficiência Cardíaca Experimental: Caracterização da Doença Muscular Ventilatória, das Alterações na Mecânica Respiratória e Estudo dos Efeitos do Treinamento Muscular Inspiratório sobre as Características Morfológicas e Funcionais dos Músculos Ventilatórios; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Glória Menz Ferreira

Análise Comparativa das Respostas da Função Pulmonar em Pacientes Pós-Cirúrgicos de Revascularização do Miocárdio Submetidos à Diferentes Intervenções Fisioterapêuticas; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Mateus Tonetto

Repercussão da Resposta Inflamatória sobre o Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental: Efeitos do Exercício Físico; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Andressa Bortoluzi

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS DO MÚSCULO ESQUELÉTICO NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA EXPERIMENTAL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Dal Lago;

Fernanda Moreira Centeno

Caracterização da Doença Muscular Esquelética, das Alterações na Mecânica Ventilatória e dos Efeitos da Estimulação Elétrica nas Alterações Morfológicas e Funcionais do Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Marcio Chazan

Repercussão da Resposta Inflamatória sobre o Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental: Efeitos do Exercício Físico; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Pedro Dal Lago;

Viviane Delatorre Silveira

Recuperação da Cinética do Oxigênio após Esforço Máximo em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Submetidos a Treinamento Muscular Ventilatório; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Pedro Dal Lago;

Diego Fontoura Mendes Riveiro

Efeito da Microinjeção de Histamina em Núcleos do Complexo Amigdalóide sobre o Controle da Pressão Arterial em Ratos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Luciana El Halal Schuch

Efeitos da Estimulação Elétrica sobre as Características Morfológicas e Funcionais doMúsculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Pedro Dal Lago;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARMETT, BRUNA ; NUNES, Ramiro Barcos ; DE SOUZA, KELLEN SÁBIO ; LAGO, PEDRO DAL ; RHODEN, CLÁUDIA RAMOS . Aerobic training reduces oxidative stress in skeletal muscle of rats exposed to air pollution and supplemented with chromium picolinate. REDOX REPORT , v. 23, p. 146-152, 2018.

  • JAENISCH, RODRIGO B. ; STEFANI, GIUSEPPE P. ; DURANTE, CAMILA ; CHECHI, CHALYNE ; HENTSCHKE, VÍTOR S. ; ROSSATO, DOUGLAS D. ; SONZA, ANELISE ; RHODEN, CLÁUDIA R. ; Dal Lago, Pedro . Respiratory muscle training decreases diaphragm DNA damage in rats with heart failure. CANADIAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY AND PHARMACOLOGY , v. 96, p. 221-226, 2018.

  • DERESZ, LUÍS FERNANDO ; BRITO, CARINA DE ; SCHNEIDER, CLÁUDIA DORNELLES ; RABITO, ESTELA IRACI ; IKEDA, MARIA LETÍCIA RODRIGUES ; LAGO, PEDRO DAL . Consumo alimentar e risco cardiovascularem pessoas vivendo com HIV/AIDS. Ciência & Saúde Coletiva , v. 23, p. 2533-2542, 2018.

  • RIBEIRO, GUSTAVO DOS SANTOS ; NEVES, VICTOR RIBEIRO ; DERESZ, LUÍS FERNANDO ; MELO, ROSANGELA DOMINGUES ; Dal Lago, Pedro ; KARSTEN, MARLUS . Can RR intervals editing and selection techniques interfere with the analysis of heart rate variability?. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 4, p. 1413-3555, 2018.

  • DERESZ, LUÍS FERNANDO ; KARSTEN, MARLUS ; CORRÊA, ISADORA FARACO ; SONZA, ANELISE ; IKEDA, MARIA LETÍCIA RODRIGUES ; SILVA, CANDISSA SILVA DA ; Dal Lago, Pedro . Functional capacity and ventilatory efficiency are preserved in well-controlled people living with human immunodeficiency virus/acquired immunodeficiency syndrome. Journal of Exercise Rehabilitation , v. 14, p. 680-687, 2018.

  • NASCIMENTO, DANIELA MEIRELLES DO ; SCHAAN, BEATRIZ D AGORD ; BELLÓ-KLEIN, ADRIANE ; Dal Lago, Pedro ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . HEMODYNAMIC CHANGES AND AUTONOMIC NERVOUS SYSTEM AFTER ACUTE MYOCARDIAL INFARCTION IN RATS SUBMITTED TO LEFT CORONARY ARTERY LIGATION. CLINICAL AND BIOMEDICAL RESEARCH , v. 38, p. 132-140, 2018.

  • DELACOSTE, FERNANDA B. C. ; SONZA, ANELISE ; MOCHIZUKI, LUIS ; DA SILVA, MARÍLIA LAMBRECHT ; Dal Lago, Pedro . Surface electromyography after lower level laser therapy application on skeletal muscles in individuals with heart failure. LASERS IN MEDICAL SCIENCE , v. XXX, p. XXX-XXX, 2018.

  • STEFANI, GIUSEPPE POTRICK ; MARMETT, BRUNA ; ALVES, JADSON PEREIRA ; MÖLLER, GABRIELLA BERWIG ; HECK, THIAGO GOMES ; FRIZZO, MATIAS NUNES ; DI DOMENICO, MARLISE ; MOTTA, GABRIELA ALMEIDA ; Dal Lago, Pedro ; NUNES, Ramiro Barcos ; RHODEN, CLÁUDIA RAMOS . Resistance training and L-arginine supplementation are determinant in genomic stability, cardiac contractility and muscle mass development in rats. PLoS One , v. 13, p. e0204858, 2018.

  • DE ARAUJO, CINTIA LAURA PEREIRA ; DA SILVA, IVY REICHERT VITAL ; REINALDO, GUSTAVO PEREIRA ; PECCIN, PÂMELA KRAUSE ; POCHMANN, DANIELA ; TEIXEIRA, PAULO JOSÉ ZIMERMANN ; ELSNER, VIVIANE ROSTIROLA ; Dal Lago, Pedro . Pulmonary rehabilitation and BDNF levels in patients with chronic obstructive pulmonary disease: A pilot study. RESPIRATORY PHYSIOLOGY & NEUROBIOLOGY , v. 259, p. 63-69, 2018.

  • GULART, ALINE ALMEIDA ; ARAUJO, CINTIA LAURA PEREIRA DE ; MUNARI, ANELISE BAUER ; SANTOS, KAROLINY DOS ; KARLOH, MANUELA ; FOSCARINI, BETINA GABRIELE ; Dal Lago, Pedro ; MAYER, ANAMARIA FLEIG . The minimal important difference for Glittre-ADL test in patients with chronic obstructive pulmonary disease: minimal important difference for Glittre-ADL test. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. X, p. XX-XXX, 2018.

  • DOS SANTOS, TAMIRES DAROS ; PEREIRA, SERGIO NUNES ; PORTELA, LUIZ OSÓRIO CRUZ ; CARDOSO, DANNUEY MACHADO ; LAGO, PEDRO DAL ; DOS SANTOS GUARDA, NAIARA ; MORESCO, RAFAEL NOAL ; PEREIRA, MARISA BASTOS ; DE ALBUQUERQUE, ISABELLA MARTINS . Moderate-to-high intensity inspiratory muscle training improves the effects of combined training on exercise capacity in patients after coronary artery bypass graft surgery: A randomized clinical trial. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOLOGY , v. X, p. In Press, 2018.

  • LAVRATTI, CAROLINE ; DORNELES, GILSON ; POCHMANN, DANIELA ; PERES, ALESSANDRA ; BARD, ANDRÉIA ; DE LIMA SCHIPPER, LUCAS ; Dal Lago, Pedro ; WAGNER, LUCIANE CARNIEL ; ELSNER, VIVIANE ROSTIROLA . Exercise-induced modulation of histone H4 acetylation status and cytokines levels in patients with schizophrenia. Physiology & Behavior , v. 168, p. 84-90, 2017.

  • PINTO, DENISE ENTRUDO ; FOLETTO, KELLY CARRARO ; NUNES, Ramiro Barcos ; LAGO, PEDRO DAL ; BERTOLUCI, MARCELLO CASACCIA . Long-term intake of saccharin decreases post-absortive energy expenditure at rest and is associated to greater weight gain relative to sucrose in wistar rats. Nutrition & Metabolism , v. 14, p. 18, 2017.

  • DE MELLO, ALEXANDRE SILVA ; DA SILVA, IVY REICHERT VITAL ; REINALDO, GUSTAVO PEREIRA ; DORNELES, GILSON PIRES ; CÉ, JAQUELINE ; LAGO, PEDRO DAL ; PERES, ALESSANDRA ; ELSNER, VIVIANE ROSTIROLA ; COELHO, JANICE CARNEIRO . The modulation of inflammatory parameters, Brain-derived neurotrophic factor levels and global histone H4 acetylation status in peripheral blood of patients with Gaucher disease type 1. CLINICAL BIOCHEMISTRY , v. 50, p. 228-233, 2017.

  • DA SILVA, IVY REICHERT VITAL ; DE ARAUJO, CINTIA LAURA PEREIRA ; DORNELES, GILSON PIRES ; PERES, ALESSANDRA ; BARD, ANDREIA LUCIANA ; REINALDO, GUSTAVO ; TEIXEIRA, PAULO JOSÉ ZIMERMANN ; LAGO, PEDRO DAL ; ELSNER, VIVIANE ROSTIROLA . Exercise-modulated epigenetic markers and inflammatory response in COPD individuals: A pilot study. RESPIRATORY PHYSIOLOGY & NEUROBIOLOGY , v. 242, p. 89-95, 2017.

  • BOEMO JAENISCH, RODRIGO ; BERTAGNOLLI, MARIANE ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; Arena, Ross ; Dal Lago, Pedro . Respiratory Muscle Training Improves Diaphragm Citrate Synthase Activity and Hemodynamic Function in Rats with Heart Failure. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular , v. 32, p. 104-110, 2017.

  • JAENISCH, RODRIGO B. ; QUAGLIOTTO, Edson ; CHECHI, CHALYNE ; CALEGARI, LEONARDO ; DOS SANTOS, FERNANDO ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; Dal Lago, Pedro . Respiratory Muscle Training Improves Chemoreflex Response, Heart Rate Variability, and Respiratory Mechanics in Rats With Heart Failure. CANADIAN JOURNAL OF CARDIOLOGY , v. 33, p. 508-514, 2017.

  • DA SILVEIRA, FERNANDA PERES ; BASSO, CARLA ; RAUPP, WAGNER ; DALPIAZ, MORGANA ; BERTOLDI, KARINE ; SIQUEIRA, IONARA RODRIGUES ; LAGO, PEDRO DAL ; DE SOUZA, MARISTELA PADILHA ; ELSNER, VIVIANE ROSTIROLA . BDNF levels are increased in peripheral blood of middle-aged amateur runners with no changes on histone H4 acetylation levels. Journal of Physiological Sciences , v. 67, p. 681-687, 2017.

  • DORNELES, GILSON P. ; BOEIRA, MARIA CAROLINA R. ; SCHIPPER, LUCAS L. ; SILVA, IVY R. V. ; ELSNER, VIVIANE R. ; Dal Lago, Pedro ; PERES, ALESSANDRA ; ROMÃO, PEDRO R. T. . Acute Strenuous Exercise Induces an Imbalance on Histone H4 Acetylation/Histone Deacetylase 2 and Increases the Proinflammatory Profile of PBMC of Obese Individuals. Oxidative Medicine and Cellular Longevity , v. 2017, p. 1-12, 2017.

  • HENTSCHKE, VÍTOR SCOTTA ; CAPALONGA, LUCAS ; ROSSATO, DOUGLAS DALCIN ; PERINI, JÚLIA LUÍZA ; ALVES, JADSON PEREIRA ; QUAGLIOTTO, Edson ; STEFANI, GIUSEPPE POTRICK ; KARSTEN, MARLUS ; PONTES, Mauro ; Dal Lago, Pedro . Functional capacity in a rat model of heart failure: impact of myocardial infarct size. EXPERIMENTAL PHYSIOLOGY , v. 102, p. 1448-1458, 2017.

  • CALEGARI, LEONARDO ; Nunes, Ramiro B. ; MOZZAQUATTRO, BRUNA B. ; ROSSATO, DOUGLAS D. ; LAGO, PEDRO DAL . Exercise training improves the IL-10/TNF-α cytokine balance in the gastrocnemius of rats with heart failure. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. X, p. XX, 2017.

  • Alves, JP ; NUNES, Ramiro Barcos ; Ferreira, DC ; STEFANI, G. P. ; Jaenisch, RB ; Dal Lago, P. . High-intensity resistance training alone or combined with aerobic training improves strength, heart function and collagen in rats with heart failure. American Journal of Translational Research , v. 9, p. 5432-5441, 2017.

  • LIMA, JÉSSICA WILLIG ; HENTSCHKE, VÍTOR SCOTTA ; CAPALONGA, LUCAS ; PINHEIRO, LUCAS PEREIRA ; JUNIOR, ERONI ALMEIDA ; Dal Lago, Pedro ; LUKRAFKA, JANICE LUISA . A novel approach to the application of electroacupuncture in awake rats. Acupuncture in Medicine , v. 35, p. acupmed-2016-0-311, 2017.

  • RIBEIRO, GUSTAVO S ; MELO, ROSANGELA D ; DERESZ, LUÍS F ; Dal Lago, Pedro ; PONTES, MAURO RN ; KARSTEN, MARLUS . Cardiac rehabilitation programme after transcatheter aortic valve implantation versus surgical aortic valve replacement: Systematic review and meta-analysis. European Journal of Preventive Cardiology , v. 24, p. 204748731668644-644, 2017.

  • BARCELOS, GIOVANNA TEDESCO ; ROSSATO, DOUGLAS DALCIN ; PERINI, JÚLIA LUIZA ; PINHEIRO, LUCAS PEREIRA ; CARVALHO, CAROL ; JAENISCH, RODRIGO BOEMO ; RHODEN, CLÁUDIA RAMOS ; LAGO, PEDRO DAL ; NUNES, Ramiro Barcos . Effects of l -arginine supplementation associated with continuous or interval aerobic training on chronic heart failure rats. METABOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL , v. 76, p. 1-10, 2017.

  • CAPALONGA, LUCAS ; KARSTEN, MARLUS ; HENTSCHKE, VÍTOR SCOTTA ; ROSSATO, DOUGLAS DALCIN ; DORNELLES, MAURÍCIO PINTO ; SONZA, ANELISE ; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR ; FERRARESI, CLEBER ; PARIZOTTO, NIVALDO ANTONIO ; Dal Lago, Pedro . Light-emitting diode therapy (LEDT) improves functional capacity in rats with heart failure. Lasers in Medical Science , v. 31, p. 937-944, 2016.

  • BALDISSERA, G. ; SPEROTTO, N.D.M. ; ROSA, H.T. ; HENN, J.G. ; PERES, V.F. ; MOURA, D.J. ; ROEHRS, R. ; DENARDIN, E.L.G. ; Dal Lago, P. ; NUNES, R.B. ; SAFFI, J. . Effects of crude hydroalcoholic extract of Syzygium cumini (L.) Skeels leaves and continuous aerobic training in rats with diabetes induced by a high-fat diet and low doses of streptozotocin. Journal of Ethnopharmacology , v. 194, p. 1012-1021, 2016.

  • PACHECO, DEISE M. ; SILVEIRA, VIVIANE D. ; Thomaz, Alex ; Nunes, Ramiro B. ; ELSNER, VIVIANE R. ; Dal Lago, Pedro . Chronic heart failure modifies respiratory mechanics in rats: a randomized controlled trial. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online) , v. 20, p. 320-327, 2016.

  • BRITO, VERÔNICA B. ; NASCIMENTO, LEOPOLDO V.M. ; Nunes, Ramiro B. ; MOURA, DINARA J. ; LAGO, PEDRO DAL ; SAFFI, JENIFER . Exercise during pregnancy decreases doxorubicin-induced cardiotoxic effects on neonatal hearts. Toxicology (Amsterdam) , v. 368-369, p. 46-57, 2016.

  • HENTSCHKE, VÍTOR SCOTTA ; CAPALONGA, LUCAS ; ROSSATO, DOUGLAS DALCIN ; PERINI, JÚLIA LUÍZA ; ALVES, JADSON PEREIRA ; STEFANI, GIUSEPPE POTRICK ; KARSTEN, MARLUS ; PONTES, Mauro ; LAGO, PEDRO DAL . Maximal oxygen uptake and exercise tolerance are improved in rats with heart failure subjected to low-level laser therapy associated with resistance training. Lasers in Medical Science , v. 32, p. 73-85, 2016.

  • CALEGARI, LEONARDO ; MOZZAQUATTRO, BRUNA ; ROSSATO, DOUGLAS ; QUAGLIOTTO, Edson ; FERREIRA, JANAINA ; RASIA-FILHO, ALBERTO ; Dal Lago, Pedro . Exercise training attenuates the pressor response evoked by peripheral chemoreflex in rats with heart failure. CANADIAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY AND PHARMACOLOGY , v. 94, p. 979-986, 2016.

  • ROSSATO, DOUGLAS DALCIN ; LAGO, PEDRO DAL ; HENTSCHKE, VÍTOR SCOTTA ; RUCATTI, ANANDA LAZZAROTTO ; SIGNORI, LUIS ULISSES ; SILVEIRA, MATHEUS NORONHA ; MÉA PLENTZ, RODRIGO DELLA . Ultrasound Modulates Skeletal Muscle Cytokine Levels in Rats with Heart Failure. Ultrasound in Medicine & Biology , v. 41, p. 797-805, 2015.

  • Quagliotto, E. ; CASALI, K.R. ; Dal Lago, P. ; RASIA-FILHO, A.A. . Neuropeptides in the posterodorsal medial amygdala modulate central cardiovascular reflex responses in awake male rats. Brazilian journal of medical and biological research , v. 48, p. 128-139, 2015.

  • NUNES, Ramiro Barcos ; Heck, TG ; Alves, JP ; Dal Lago, P. . Hemodynamic Responses during Incremental Swimming Exercise Test in Rats. Journal of Exercise Physiology Online , v. 18, p. 55-62, 2015.

  • Lanza, FC ; Santos, MLM ; SELMAN, J. P. ; Silva, J ; MARCOLIN, N. ; Santos, J. ; OLIVEIRA, C. M. G. ; Dal Lago, P. ; Dal Corso, S. . Reference Equation for Respiratory Pressures in Pediatric Population: A Multicenter Study. Plos One , v. 10, p. e0135662, 2015.

  • LAZZAROTTO RUCATTI, ANANDA ; BOEMO JAENISCH, RODRIGO ; DALCIN ROSSATO, DOUGLAS ; POLETTO BONETTO, JÉSSICA HELLEN ; FERREIRA, JANAÍNA ; XAVIER, LEDER LEAL ; SONZA, ANELISE ; LAGO, PEDRO DAL . Skeletal muscle electrical stimulation improves baroreflex sensitivity and heart rate variability in heart failure rats. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical , v. 193, p. 92-96, 2015.

  • LIMA, J.W. ; HENTSCHKE, V.S. ; ROSSATO, D.D. ; QUAGLIOTTO, E. ; PINHEIRO, L. ; ALMEIDA, E. ; Dal Lago, P. ; LUKRAFKA, J.L. . Chronic electroacupuncture of the ST36 point improves baroreflex function and haemodynamic parameters in heart failure rats. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical , v. 193, p. 31-37, 2015.

  • Nunes, Ramiro B. ; ALVES, JADSON P. ; KESSLER, LUÍZA P. ; DORNELLES, ANDRÉ Z. ; STEFANI, GIUSEPPE P. ; LAGO, PEDRO D. . Interval and continuous exercise enhances aerobic capacity and hemodynamic function in CHF rats. Revista Brasileira de Fisioterapia (Online) , v. 19, p. 257-263, 2015.

  • KAMINSKI, Diogo Machado ; Schaan, Beatriz D. ; DA SILVA, ANTÔNIO MARCOS VARGAS ; Soares, Pedro Paulo ; LAGO, PEDRO DAL . Inspiratory muscle training in patients with diabetic autonomic neuropathy: a randomized clinical trial. Clinical Autonomic Research , v. 25, p. 263-266, 2015.

  • PERINI, JÚLIA LUIZA ; SCOTTA HENTSCHKE, VÍTOR ; SONZA, ANELISE ; Dal Lago, Pedro . Long-term low-level laser therapy promotes an increase in maximal oxygen uptake and exercise performance in a dose-dependent manner in Wistar rats. Lasers in Medical Science , v. 31, p. 241-248, 2015.

  • HECK, Tiago Gomes ; NUNES, Ramiro Barcos ; Petry, Marcelo ; Maslinkiewicz, A ; Saldiva, PHN ; Dal Lago, P. ; Rhoden, CR . Residual Oil Fly Ash (ROFA) Inhalation Promotes Lung and Heart Oxidative Stress without Hemodynamic Effects in Exercising Rats. Journal of Exercise Physiology Online , v. 17, p. 78-89, 2014.

  • STEFANI, GIUSEPPE POTRICK ; NUNES, Ramiro Barcos ; DORNELLES, ANDRÉ ZUANAZZI ; ALVES, JADSON PEREIRA ; PIVA, MARCELLA ODY ; DI DOMENICO, MARLISE ; RHODEN, CLÁUDIA RAMOS ; LAGO, PEDRO DAL . Effects of creatine supplementation associated with resistance training on oxidative stress in different tissues of rats. Journal of the International Society of Sports Nutrition , v. 11, p. 11, 2014.

  • HECK, Tiago Gomes ; Petry, MR ; Maslinkiewicz, A ; Goettems-Fiorin, P.B. ; Ludwig, M.S. ; Saldiva, PHN ; Dal Lago, P. ; Rhoden, CR . Effects of Ambient Particles Inhalation on Lung Oxidative Stress Parameters in Exercising Rats. Journal of Exercise Physiology Online , v. 17, p. 58-69, 2014.

  • STEFANI, G. P. ; NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; DOMENICO, M. ; Marmett, B ; Moller, GB ; Dal Lago, P. ; Rhoden, CR . L-Arginine Supplementation and Resistance Training Promotes Increase of Maximum Strenght and protection from DNA Damage in Rats. Journal of Nutritional Health & Food Engineering , v. 1, p. 19-22, 2014.

  • REPPOLD, C. T. ; Antunes ADP ; Corrêa, L.M. ; Zanon, C. ; Dal Lago, P. . Características Clínicas e Psicológicas de Pacientes Asmáticos. Psico-USF (Impresso) , v. 19, p. 199-208, 2014.

  • RONDINEL, TATIANA ZACARIAS ; CORRÊA, ISADORA FARACO ; HOSCHEIDT, LUÍZA MACHADO ; BUENO, MIRELLE HUGO ; SILVA, LUCIANO MULLER CORRÊA DA ; REPPOLD, CAROLINE TOZZI ; Dal Lago, Pedro . Incentive spirometry combined with expiratory positive airway pressure improves asthma control and quality of life in asthma: a randomised controlled trial. The Journal of Asthma , v. 2, p. 1-7, 2014.

  • ALVES, JADSON P. ; Nunes, Ramiro B. ; STEFANI, GIUSEPPE P. ; Dal Lago, Pedro . Resistance Training Improves Hemodynamic Function, Collagen Deposition and Inflammatory Profiles: Experimental Model of Heart Failure. Plos One , v. 9, p. e110317, 2014.

  • CUNHA, MAIRA J. ; CUNHA, ALINE A. ; SCHERER, EMILENE B. S. ; MACHADO, FERNANDA ROSSATO ; LOUREIRO, SAMANTA O. ; JAENISCH, RODRIGO B. ; GUMA, FÁTIMA ; LAGO, PEDRO DAL ; WYSE, ANGELA T. S. . Experimental lung injury promotes alterations in energy metabolism and respiratory mechanics in the lungs of rats: prevention by exercise. Molecular and Cellular Biochemistry , v. 389, p. 229-238, 2014.

  • BIASIBETTI, MICHELI ; ROJAS, DENISE B. ; HENTSCHKE, VÍTOR S. ; MOURA, DINARA JAQUELINE ; KARSTEN, MARLUS ; WANNMACHER, CLÓVIS M. D. ; SAFFI, JENIFER ; Dal Lago, Pedro . The influence of low-level laser therapy on parameters of oxidative stress and DNA damage on muscle and plasma in rats with heart failure. Lasers in Medical Science , v. 29, p. 1895-1906, 2014.

  • Stein, C. ; Eibel, B ; Sbruzzi, Graciele ; Dal Lago, P. ; Plentz, RDM . Electrical stimulation and electromagnetic field use in patients with diabetic neuropathy: systematic review and meta-analysis. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , p. 93-104, 2013.

  • NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; Kessler, LP ; Dal Lago, P. . Aerobic exercise improves the inflammatory profile correlated with cardiac remodeling and function in chronic heart failure rats. Clinics (USP. Impresso) , v. 68, p. 876-882, 2013.

  • Ferreira, Janaína Barcellos ; Plentz, Rodrigo Della Méa ; Stein, Cinara ; Casali, Karina Rabello ; Arena, Ross ; LAGO, PEDRO DAL . Inspiratory muscle training reduces blood pressure and sympathetic activity in hypertensive patients: A randomized controlled trial. International Journal of Cardiology (Print) , v. 166, p. 61-67, 2013.

  • NUNES, RAMIRO ; SILVA, PRISCILA ; ALVES, JADSON ; STEFANI, GIUSEPPE ; Petry, Marcelo ; RHODEN, CLÁUDIA ; Dal Lago, Pedro ; SCHNEIDER, CLAUDIA DORNELLES . Effects of resistance training associated with whey protein supplementation on liver and kidney biomarkers in rats. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Print) , v. 38, p. 1166-1169, 2013.

  • Sbruzzi, Graciele ; Dal Lago, Pedro ; Ribeiro, Rodrigo Antonini ; Plentz, Rodrigo Della Méa . Inspiratory muscle training and quality of life in patients with heart failure: Systematic review of randomized trials. International Journal of Cardiology (Print) , v. 156, p. 120-121, 2012.

  • Plentz, Rodrigo Della Méa ; Sbruzzi, G. ; Ribeiro, R.A. ; Ferreira, Janaína Barcellos ; Dal Lago, P . Treinamento muscular inspiratório em pacientes com insuficiência cardíaca: metanálise de estudos randomizados. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 99, p. 762-771, 2012.

  • Sbruzzi, Graciele ; Dal Lago, P ; Ribeiro, Rodrigo Antonini ; PLENTZ, RODRIGO DELLA MÉA . Efficacy of inspiratory muscle training in chronic heart failure patients. International Journal of Cardiology (Print) , v. 161, p. 119-120, 2012.

  • STEFANI, G. P. ; NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; Dal Lago, P. . Suplementação de creatinina monoidratada associada ao treinamento resistido aumenta a força máxima em ratos Wistar. Momento & Perspectivas em Saúde , v. 25, p. 38-42, 2012.

  • NECKEL, Helinton ; QUAGLIOTTO, Edson ; Casali, Karina R. ; Montano, Nicola ; Dal Lago, Pedro ; Rasia-Filho, Alberto A. . Glutamate and GABA in the medial amygdala induce selective central sympathetic/parasympathetic cardiovascular responses. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology (Online) , v. 90, p. 525-536, 2012.

  • Melo, PR ; Guerra, GM ; Borile, S ; Rondon, MUPB ; Alves, MJ ; Negrão, CE ; Dal Lago, P. ; MOSTARDA, C ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; Consolim-Colombo, FM . Inspiratory Muscle Training Reduces Sympathetic Nervous Activity and Improves Inspiratory Muscle Weakness and Quality of Life in Patients With Chronic Heart Failure. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention , v. 32, p. 255-261, 2012.

  • HENTSCHKE, VÍTOR S. ; JAENISCH, RODRIGO B. ; SCHMEING, LETIANE A. ; CAVINATO, PAULO R. ; Xavier, Leder L. ; Dal Lago, Pedro . Low-level laser therapy improves the inflammatory profile of rats with heart failure. Lasers in Medical Science , v. 28, p. 1007-1016, 2012.

  • de Leon, E. B. ; Bortoluzzi, A. ; RUCATTI, A. ; Nunes, R. B. ; SAUR, L. ; RODRIGUES, M. ; OLIVEIRA, U. ; Alves-Wagner, A. B. ; Xavier, L. L. ; MACHADO, U. F. ; Schaan, B. D. ; DALL'AGO, P. . Neuromuscular electrical stimulation improves GLUT-4 and morphological characteristics of skeletal muscle in rats with heart failure. Acta Physiologica (Print) , v. 201, p. 265-273, 2011.

  • Jaenisch, R. B. ; Hentschke, V. S. ; Quagliotto, E. ; Cavinato, P. R. ; Schmeing, L. A. ; Xavier, L. L. ; Dal Lago, P. . Respiratory muscle training improves hemodynamics, autonomic function, baroreceptor sensitivity, and respiratory mechanics in rats with heart failure. Journal of Applied Physiology (1985) , v. 111, p. 1664-1670, 2011.

  • Stein, Cinara ; Lago, Pedro Dal ; Ferreira, JanaÃ&shy ; Casali, Karina Rabello ; Dal Lago, P ; Plentz, Rodrigo Della Méa . Transcutaneous electrical nerve stimulation at different frequencies on heart rate variability in healthy subjects. Autonomic Neuroscience: Basic & Clinical , v. 165, p. 205-208, 2011.

  • KAMINSKI, Diogo Machado ; D Agord Schaan, Beatriz ; Silva, Antônio Marcos Vargas ; Soares, Pedro Paulo ; Plentz, Rodrigo Della Méa ; DALL'AGO, P. . Inspiratory muscle weakness is associated with autonomic cardiovascular dysfunction in patients with type 2 diabetes mellitus. Clinical Autonomic Research , v. 21, p. 29-35, 2011.

  • FERREIRA, Glória Menz ; Haeffner, Mauren Porto ; Barreto, Sérgio Saldanha Menna ; DALL'AGO, P. . Espirometria de incentivo com pressão positiva expiratória é benéfica após revascularização miocardio. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 94, p. 230-235, 2010.

  • DERESZ, Luis Fernando ; SPRINZ, E. ; KRAMER, A. ; Cunha, Giovani ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; LAZAROTTO, Alexandre Ramos ; DALL'AGO, P. . Regulation of oxidative stress in response to acute aerobic and resistance exercise in HIV-infected subjects: a case-control study. AIDS Care (Print) , v. 22, p. 1410-1417, 2010.

  • Sbruzzi, G. ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; Pimentel, G. ; Signori, L.U. ; DALL'AGO, P. ; Rosa, L.H.T. ; Plentz, RDM . Comparação de diferentes freqüências de estimulação elétrica funcional na força muscular em indivíduos idosos.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 141, p. 1, 2010.

  • SANTA'ANNA JUNIOR, M. ; Moreno AM ; DALL'AGO, P. ; SOARES, Pedro Paulo da Silva . Treinamento muscular inspiratório para o desenvolvimento físico: evidências e controvérsias. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício , v. 9, p. 116-123, 2010.

  • SOUZA, J. A. ; Dal Lago, P ; HAEFNER, M. P. . Repercussões respiratórias da ventilação por cinta abdominal pneumática em ratos normais. Fisioterapia Brasil (São Paulo) , v. 10, p. 31-37, 2009.

  • STEIN, Ricardo ; CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; GÜTHS, Henrique ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Inspiratory Muscle Training Improves Oxygen Uptake Efficiency Slope in Patients With Chronic Heart Failure. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention , v. 29, p. 392-395, 2009.

  • NUNES, Ramiro Barcos ; TONETTO, Mateus ; Machado, N ; CHAZAN, Márcio ; HECK, Tiago Gomes ; Veiga, ABG ; Dal Lago, P . Physical Exercise Improves Plasmatic Levels of IL-10, Left Ventricular End-diastolic Pressure, and Muscle Lipid Peroxidation in Chronic Heart Failure Rats. Journal of Applied Physiology , v. 104, p. 1641-1647, 2008.

  • HAEFFENER, M ; FERREIRA, G ; BARRETO, S ; Arena, R ; Dal Lago, P . Incentive spirometry with expiratory positive airway pressure reduces pulmonary complications, improves pulmonary function and 6-minute walk distance in patients undergoing coronary artery bypass graft surgery. The American Heart Journal , v. 156, p. 900.e1-900.e8, 2008.

  • GROISMAN, S. ; Dal Lago, P ; Hoff, F ; MAYER, F. . Correlação entre a Resistência Muscular Inspiratóriae a Tolerância ao Exercício em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. REFELD. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança , v. 3, p. 39-49, 2008.

  • QUAGLIOTTO, E ; NECKEL, H ; RIVEIRO, D ; Casali, K ; MOSTARDA, C ; IRIGOYEN, M ; Dal Lago, P ; RASIAFILHO, A . Histamine in the posterodorsal medial amygdala modulates cardiovascular reflex responses in awake rats. Neuroscience , v. 157, p. 709-719, 2008.

  • NUNES, Ramiro Barcos ; Dal Lago, P . A resposta funcional e o efeito antiinflamatório do exercício físico na insuficiência cardíaca. ConScientiae Saúde , v. 7, p. 15-22, 2008.

  • LEON, Elisa de ; Dal Lago, P . Repercussões das alterações musculares periféricas na insuficiência cardíaca. Diálogo (Canoas) , v. 12, p. 51-63, 2008.

  • Dal Lago, P ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; SILVA, Viviane Oliveira Keene da ; WERNER, Juliana ; SOARES, Pedro Paulo da Silva ; D'AVILA, K. A. L. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Parasympathetic Dysfunction is Associated with Barroreflex and Chemoreflex Impairment in Streptozotocin-Induced Diabetes in Rats. Autonomic Neuroscience , Londres, v. 30, n.X, p. 28-35, 2007.

  • DERESZ, Luis Fernando ; LAZAROTTO, Alexandre Ramos ; MANFROI, W. C. ; GAYA, A. ; SPRINZ, E. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; Dal Lago, P . O Estresse Oxidativo e o Exercício Físico em Indivíduos HIV Positivo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 13, p. 275-279, 2007.

  • Dal Lago, P ; CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; GÜTHS, Henrique ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Inspiratory Muscle Training in Patients with Heart Failure and Inspiratory Muscle Weakness: A Randomized Trial. Journal of the American College of Cardiology , EUA, v. 47, n.4, p. 757-763, 2006.

  • DALLAGO, P. ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Exercício em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Do Dogma às Evidências. Revista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, v. 02, p. 18-25, 2005.

  • SCHAAN, Beatriz Dagord ; Dal Lago, P ; MAEDA, Celso Yuji ; FERLIN, Elton ; FERNANDES, Tânia R G ; SCHMID, Helena ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Relationship Between Cardiovascular Dysfunction and Hyperglycemia in Streptozotocin-induced Diabetes in Rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , v. 37, n.12, p. 1895-1902, 2004.

  • RASIA FILHO, Alberto Antonio ; RIGATTO, K. V. ; Dal Lago, P . Mecanismos Neurais Centrais e Periféricos de Gênese e Controle a Curto Prazo da Pressão Arterial: da Fisiologia à Fisiopatologia. Praxisterapia (Cruz Alta) , Porto Alegre, v. A XIII, n.03, p. 1-5, 2004.

  • Dal Lago, P ; SILVA, Viviane Oliveira Keene da ; D'AVILA, K. A. L. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; FAZAN JUNIOR, R. ; SALGADO, Hélio César . Reflex Control of Arterial Pressure and Heart Rate in Short-term Streptozotocin Diabetic Rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Ribeirão Preto, v. 35, n.07, p. 843-849, 2002.

  • Dal Lago, P ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; MAEDA, Celso Yuji ; WICHI, R. B. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Cardiovascular Control in Experimental Diabetes. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , São Paulo, v. 35, n.9, p. 1091-1100, 2002.

  • Dal Lago, P ; MASCARENHAS, M. ; CLAUSELL, N. . Aspectos Genéticos da Insuficiência Cardíaca. Revista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, v. 3, p. 38-43, 2001.

  • D'AVILA, K. A. L. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; Dal Lago, P ; PEIXOTO, L. R. A. ; GADONSKI, G. ; LACCHINI, S. ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Effects of exercise training on autonomic and myocardial and dysfunction in streptozotocin-diabetic rats.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , v. 33, n.6, p. 635-641, 2000.

  • D'AVILA, K. A. L. ; CESTARI, I. A. ; BARP, J. ; Dal Lago, P ; FERNANDES, Tânia R G ; KLEIN, Adriane Belló ; BELLÓ, A. A. ; LLESUY, S. F. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Oxidative stress in the latissimus dorsi muscle of diabetic rats.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Brasil, v. 33, n.1, p. 1363-1368, 2000.

  • Dal Lago, P ; MENDONCA, A. K. ; ROTH, M. . Efeitos do Treinamento da Musculatura Inspiratória em Asmáticos que Utilizam Corticóide Sistêmico. Praxisterapia (Cruz Alta) , Cruz Alta, v. II, n.2, p. 13-20, 2000.

  • D'AVILA, K. A. L. ; GADONSKI, G. ; FANG, J. ; ALBUQUERQ, V. L. ; Dal Lago, P ; PEIXOTO, L. R. A. ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Exercise Reverses Peripheral Insulin Resistance in Trained L-NAME-Hypertensive Rats. Hypertension (Dallas, Tex. 1979) , Baltimore, v. 34, n.2, p. 768-772, 1999.

  • Dal Lago, P ; MAEDA, Celso Yuji ; D'AVILA, K. A. L. ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Controle Reflexo da Pressão Arterial no Diabetes Experimental. Revista Brasileira de Hipertensão , São Paulo, v. 6, n.3, p. 255-266, 1999.

  • Dal Lago, P ; FERNANDES, Tânia R G ; MACHADO, U. F. ; BELLÓ, A. A. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Baroreflex and Chemoreflex Dysfunction in Streptozotocin-Diabetic Rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , São Paulo, v. 30, n.1, p. 119-124, 1997.

  • Dal Lago, P. ; Jaenisch, RB . Treinamento Muscular Inspiratório na Insuficiência Cardíaca. In: Vera Lucia dos Santos Alves; Solange Guizilini; Iracema Loco Kikuchi Umeda; Cristiane Pulz; Wladimir Musetti Medeiros. (Org.). Fisioterapia em Cardiologia. 2ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. 1, p. 101-111.

  • QUAGLIOTTO, Edson ; Casali, K ; DALL'AGO, P. ; RASIA FILHO, Alberto Antonio . Neurotransmitter and neuropeptidergic modulation of cardiovascular responses evoked by the posterodorsal medial amygdala of adult male rats.. In: Deniz Yilmazer-Hanke. (Org.). Amygdala: Structure, Functions and Disorders. 1ed.Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2011, v. 1, p. 1-32.

  • ANDRADE, Armèle Dornelas de ; LEMOS, Jadir Camargo ; Dal Lago, P . A Trajetória dos Cursos de Graduação na Saúde 1991-2004 - Fisioterapia. In: Ana Estela Haddad; Célia Regina Pierantoni; Dilvo Ristoff; Iara de Moraes Xavier; Jaime Giolo; Laura Bernardes dda Silva. (Org.). A Trajetória dos Cursos de Graduação na Saúde 1991-2004. Brasília: Inep/MEC - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006, v. 1, p. 201-242.

  • Dal Lago, P ; RASIA, Fernanda ; RASIA FILHO, Alberto Antonio . Bases Fisiológicas da Função Cardiovascular. In: F. Michelin. (Org.). Doenças do Coração. São Paulo: Robe, 2003, v. 1, p. 77-98.

  • IRIGOYEN, Maria Cláudia ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; D'AVILA, K. A. L. ; FIORINO, P. ; Dal Lago, P ; LACCHINI, S. . Alterações Funcionais do Sistema Cardiovascular Durante o Envelhecimento. In: Emilio A Jeckel Neto; Ivana B M da Cruz. (Org.). Aspectos Biológicos e Geriátricos do Envelhecimento II. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2000, v. 2, p. 337-370.

  • Dal Lago, P . Motoristas devem alongar os músculos. Zero Hora, Porto Alegre, p. 3 - 3, 07 ago. 1999.

  • Dal Lago, P ; COELHO, D. . Atenção para a postura. Zero Hora, Porto Alegre, p. 3 - 3, 17 jul. 1999.

  • Dal Lago, P ; BOSCHI, E. S. . Relaxe, é hora de dormir. Zero Hora, Porto Alegre, p. 3 - 3, 10 jul. 1999.

  • Dal Lago, P . Quem é e para que serve a SOGAFITI. Jornal do CREFITO-5, Porto Alegre, , v. 79, p. 3 - 3, 10 jun. 1999.

  • Reinaldo, G. ; Dal Lago, P. ; Elsner, VR . Doenças Cardiovasculares e Alterações Epigenéticas: Uma revisão de literatura. In: III Simpósio Interdisciplinar de Reabilitação, 2015, Porto Alegre. III Simposio Interdisciplinar em Reabilitação. Porto Alegre, 2015. v. 17.

  • Dal Lago, P ; GÜTHS, Henrique ; CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Efeitos do Treinamento Muscular Inspiratório sobre a Capacidade Funcional em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. In: Prêmio de Incentivo à Pesquisa Científica HC 90 Anos, 2004, Passo Fundo. Prêmio de Incentivo à Pesquisa Científica HC 90 Anos, 2004.

  • De Araújo, CL ; Foscarini, B ; Reinaldo, G. ; Menezes, V ; Dal Lago, P. . The Glitter Adl-Test Learning Effect - Pilot Study. In: ATS 2016, 2016, São Francisco. Am J Respir Crit Care Med, 2016. v. 193. p. A7833.

  • Pinto, DE ; Folheto, K ; Dal Lago, P. ; NUNES, Ramiro Barcos ; Bortolucci, M . Effect of saccharin supplementation on weight gain, caloric intake and basal oxygen consumption in Wistar rats. In: 20th Brazilian Diabetes Society Congress, 2015, Porto Alegre. Diabetology and Metabolism, 2015. v. 7. p. A158-A158.

  • Moura A.C. ; Dal Lago, P. ; Elsner, VR ; Giovenardi, M . Global Histone H4 Acetylation in the olfactory bulb of lactating rats with different patterns of maternal behaviour. In: 23rd International Congress of the IUBMB and 44th Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemestry and Molecular Biology (SBBq), 2015, Foz do Iguaçu. Anais do SBBQ, 2015.

  • Lima, JW ; HENTSCHE, V. S. ; Rosatto, DD ; QUAGLIOTTO, Edson ; Dal Lago, P. ; Lukrafka, J . E36 point chronic stimulation improve baroreflex function in rats with heart failure. In: 1 Panamerican Congress of Physiological Sciences, 2014, Foz do Iguaçu. Anais, 2014.

  • Dal Lago, P. ; Capallonga, L ; DORNELLES, M. ; HENTSCHE, V. S. ; Rosatto, DD ; Karsten, M . Characterization of the wisteria rat model with heart failure (HF) underwent surgery to induce acute myocardial infarction (MI) through cardipulmonary exercise testing (TECP). In: 1 Panamerican Congress of Physiological Sciences, 2014, Foz do Iguaçu. Anais, 2014.

  • QUAGLIOTTO, Edson ; Dal Lago, P. ; RASIA FILHO, Alberto Antonio . Effects f vasopressin and L-arginine microinjection in the posterodorsal medical amygdala on the central cardiovascular control of rats. In: 1 Panamerican Congress of Physiological Sciences, 2014, Foz do Iguaçu. Anais, 2014.

  • Calegari, L ; Mozaquatro, B ; Rosatto, DD ; QUAGLIOTTO, Edson ; RASIA FILHO, Alberto Antonio ; Dal Lago, P. . Exercise training induces chemo- and baroreflex improvement in rats with congestive heart failure. In: 1 Panamerican Congress of Physiological Sciences, 2014, Foz do Iguaçu. Anais.

  • Silva, CS ; Karsten, M ; Marcolin, N ; Dal Lago, P. . Development, validation and comparison of a reference equation for the distance walked during six-minute walk in patients with the human immunodeficiency virus. In: ESC 2013, 2013, Amsterdã. European Heart Journal, 2013. v. 34. p. 636-636.

  • Silva, CS ; Karsten, M ; Marcolin, N ; Dal Lago, P. . Development, validation and comparison of a reference equation for the distance walked during six-minute walk in patients with the human immunodeficiency virus. In: ESC 2013, 2013, Amsterdã. European Heart Journal, 2013. v. 34. p. 636-636.

  • Alves, JP ; STEFANI, G. P. ; Dornelles, A ; NUNES, Ramiro Barcos ; Rhoden, CR ; Dal Lago, P. . Creatine supplementation associated with resistance training shows antioxidant effects in rats. In: ESC 2013, 2013, Amsterdã. Eurpean Heart Journal, 2013. v. 34. p. 1080-1080.

  • Dal Lago, P. ; Ferreira, Janaina B. ; Stein, Cinara ; Casalli, Karina R. ; Cláudia Irigoyen, Maria ; Plentz, Rodrigo DM . INSPIRATORY MUSCLE TRAINING IMPROVES SIMPATOVAGAL BALANCE IN HEALTHY SUBJECTS.. In: 60th Annual Scientific Session, 2011, New Orleans. Journal of the American College of Cardiology (Print). v. 57. p. E515-E515.

  • Hentschke, VS ; Jaenisch, RB ; SCHMEING, L. ; CAVINATO, P. ; DALL'AGO, P. . Low level laser therapy decreased TNF-alfa and IL-6 and increased IL-10 levels and IL-10/TNF-alpha ratio in skeletal muscle of rats with heart failure. In: ESC 2011, 2011, Paris. European Heart Journal (Abstract Supplement), 2011. v. 32. p. 976-976.

  • Jaenisch, RB ; Hentschke, VS ; QUAGLIOTTO, Edson ; CAVINATO, P. ; SCHMEING, L. ; DALL'AGO, P. . Respiratory muscle training improves baroreceptor sensitivity, decrease sympathetic tonus and increase vagal effect in rats with heart failure. In: ESC 2011, 2011, Paris. European Heart Journal, 2011. v. 32. p. 976-976.

  • Stein, C. ; DALL'AGO, P. ; Ferreira, Janaína Barcellos ; Casali, K ; Plentz, Rodrigo DM . Efeito da estimulação elétrica nervosa transcutânea sobre a variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos saudáveis. In: 66 Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2011, Porto Alegre. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2011.

  • Plentz, RDM ; Sbruzzi, G. ; RIBEIRO, R. ; Ferreira, Janaína Barcellos ; Dal Lago, P . Efeitos do Treinamento Muscular Inspiratório em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Revisão Sistemática e Metanálise de Ensaios Clinicos Randomizados. In: XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos, 2011.

  • NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; Kessler, LP ; DALL'AGO, P. . Aerobic exercise training improves plasmatic inflammatory profile and hemodynamic function in chronic heart failure rats. In: ESC 2011, 2011, Paris. European Heart Journal (abstract Supplement), 2011. v. 32. p. 1029-1029.

  • Viero, C.C.M. ; Ferreira, J ; Stein, C. ; Hoscheidt, L.M. ; DALL'AGO, P. ; Plentz, RDM . Força muscular inspiratória em pacientes hipertensos. In: XIV Salão de Inicxiação Científica do IC/FUC, 2010, Porto Alegre. Anais, 2010.

  • Hoscheidt, L.M. ; Stein, C. ; Ferreira, J ; Viero, C.C.M. ; Plentz, RDM ; DALL'AGO, P. . Treinamento Muscular Ventilatório (TREMVEN): Efeito Agudo de uma Sessão sobre os níveis de Lactato Sangüíneo. In: XIV Salão de Iniciação Científica do IC-FUC, 2010, Porto Alegre. Anais, 2010.

  • Plentz, RDM ; Sbruzzi, G. ; RIBEIRO, R. ; Ferreira, J ; DALL'AGO, P. . Inspiratory muscle training in patients with chronic heart failure: a meta-analysis of randomized trials. In: 20th ERS Annual Congress, 2010, Barcelona - Espanha. European Respiratory Journal, 2010. v. 36.

  • Jaenisch, RB ; Hentschke, VS ; QUAGLIOTTO, E ; CAVINATO, P. ; SCHMEING, L. ; DALL'AGO, P. . Inspiratory muscle training improves respiratory mechanisms in rats with heart failure. In: 20th ERS Annual Congress, 2010, Barcelona ? Espanha. European Respiratory Journal, 2010. v. 36.

  • Jaenisch, RB ; Hentschke, VS ; QUAGLIOTTO, E ; CAVINATO, P. ; SCHMEING, L. ; DALL'AGO, P. . Efeito do treinamento muscular ventilatório sobre a mecânica respiratória em ratos com insuficiência cardíaca induzida por infarto agudo do miocárdio. In: 15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre/RS. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2010. v. 14. p. 544-544.

  • Ferreira, J ; Stein, C. ; CASTILHO, J. ; Plentz, RDM ; DALL'AGO, P. . Correlação entre o índice Duke de avaliação de atividades e VO2 máximo em pacientes hipertensos. In: 15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre/RS. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2010. v. 14.

  • Jaenisch, RB ; Hentschke, VS ; QUAGLIOTTO, E ; CAVINATO, P. ; SCHMEING, L. ; DALL'AGO, P. . O treinamento muscular ventilatório melhora as alterações morfológicas e hemodinâmicas em ratos com insuficiência cardíaca induzida por infarto agudo do miocárdio. In: 15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre/RS. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2010. v. 14.

  • Jaenisch, RB ; Hentschke, VS ; QUAGLIOTTO, E ; CAVINATO, P. ; SCHMEING, L. ; DALL'AGO, P. . Efeito do treinamento muscular ventilatório sobre a atividade simpatovagal e a sensibilidade dos barorreceptores em ratos com insuficiência cardíaca induzida por infarto agudo do miocárdio. In: 15º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2010, Porto Alegre/RS. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2010. v. 14.

  • DERESZ, Luis Fernando ; Freitas, Daniela ; Cunha, Giovani ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; SPRINZ, E. ; LAZAROTTO, Alexandre Ramos ; Dal Lago, P . O efeito de uma sessão de exercício aeróbio seguido de exercício resistido no sistema antioxidante em indivíduos HIV positivos e negativos: um estudo de caso-controle. In: FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Livro de resumos, 2009.

  • Petry, Marcelo ; Dal Lago, P ; RHODEN, C. R. . Estresse oxidativo pulmonar (EOPul) e alterações da coagulação sanguínea induzidos pela inalação aguda de residual oil fly ash (ROFA) e preveindos pelo pelo treinamento físico. In: FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. Livro de Rresumos, 2009.

  • RUCATTI, A. ; Bortoluzzi, A ; Balestro, Daiane ; LEON, Elisa de ; Saur, Lisisni ; Xavier, Leder ; ELENA, M. A. ; Donádio, Marcio ; Dal Lago, P . Efeitos da eletroestimulação sobre o metabolismo tecidual da musculatura esquelética em ratos wistar com insuficiência cardíaca. In: X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. Livro de resumos, 2009.

  • Dal Lago, P ; KAMINSKI, Diogo Machado ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; SOARES, Pedro Paulo da Silva ; Plentz, RDM ; da Silva, AMV . Fraqueza muscular inspiratória está associada à disfunção autonômica cardiovascular em pacientres com diabetes mellitus (DM) tipo 2. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2009, Salvado. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2009. v. 93. p. 37-37.

  • PACHECO, Deise Mota ; Thomaz, Alex ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; NUNES, Ramiro Barcos ; Dal Lago, P . Alterações na mecânica do sistema respiratório em ratos com insuficiência cardíaca crônica. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2009, Salvador. Arquivos Brasileiros de Cradiologia, 2009. v. 93. p. 90-90.

  • Dal Lago, P ; KAMINSKI, Diogo Machado ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; SOARES, Pedro Paulo da Silva ; da Silva, AMV ; Plentz, RDM . Treinamento m uscular inspiratório em pacientes com neuropatia autonômica diabética: um ensaio clínico randomizado. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2009, Salvador. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2009. v. 93. p. 120-120.

  • Dal Lago, P ; HAEFNER, M. P. ; FERREIRA, Glória Menz ; BARRETO, S. S. M. . Expiratory Positive Airway Pressure Associated with Incentive Spirometry Reduces Pulmonary Complications and Improves Functional Capacity in Patients Undergoing Coronary Artery Bypass Graft Surgery. In: World Congress of Cardiology, 2008, Buenos Aires. Circulation. Dallas - TX - USA: American Heart Association, 2008. v. 117. p. 38-38.

  • MELLO, P. ; BORILE, S. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; GUERRA, G. M. ; NEGRAO, C. E. ; RONDON, P. B. ; Dal Lago, P ; KRIEGER, E. M. ; CONSOLIM-COLOMBO, F. M. . Effects of an Acute Inspiratory Muscle Training Session on Haemodynamic Control of Patients with Heart Failure and Inspiratory Muscle Weakness. In: World Congress of Cardiology, 2008, Buenos Aires. Circulation. Dallas - TX - USA: American Heart Association, 2008. v. 117. p. 63-63.

  • LEON, Elisa de ; Bortoluzzi, A ; RUCATTI, A. ; SAUR, L. ; NUNES, Ramiro Barcos ; XAVIER, L. ; Dal Lago, P . A estimulação elétrica periférica melhora as características morfológicas do músculo esquelético após infarto agudo do miocárdio. In: XXIII Reunião Anual da Fesbe, 2008, Águas de Lindóia. CD de resumos do XXIII Reunião Anual da Fesbe, 2008.

  • FERREIRA, Glória Menz ; HAEFNER, M. P. ; BARRETO, S. S. M. ; Dal Lago, P . O uso de inspirometria de incentivo associada com pressão positiva expiratória no pós operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio tem Impa. In: 14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), 2008. v. 12. p. 122-123.

  • LEON, Elisa de ; Bortoluzzi, A ; RUCATTI, A. ; NUNES, Ramiro Barcos ; OLIVEIRA, U. ; ALVES, A. B. ; MACHADO, U. F. ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; Dal Lago, P . Eletroestimulação aumenta a concentração de GLUT-4 em ratos submetidos a infarto do miocárdio. In: 14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), 2008. v. 12. p. 2-2.

  • LEON, Elisa de ; Bortoluzzi, A ; RUCATTI, A. ; NUNES, Ramiro Barcos ; SAUR, L. ; RODRIGUES, M. ; XAVIER, L. ; Dal Lago, P . Eletroestimulação aumenta a densidade vascular de ratos submetidos a infarto do miocárdio. In: 14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2008, Recife. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), 2008. v. 12. p. 2-2.

  • NUNES, Ramiro Barcos ; TONETTO, Mateus ; Machado, N ; CHAZAN, Márcio ; HECK, Tiago Gomes ; Veiga, ABG ; Dal Lago, P . Exercício Físico Melhora os Parâmetros Hemodinâmicos, o Estresse Oxidativo Muscular e Aumenta os Níveis Plasmáticos de IL-10 em Ratos com Insuficiência Cardíaca Crônica. In: IV Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2007, Santa Cruz do Sul. Livro de Resumos, 2007.

  • Bortoluzzi, A ; NUNES, Ramiro Barcos ; LEON, Elisa de ; Dal Lago, P . Efeitos da Estimulação Elétrica do Músculo Esquelético sobre a Expressão de GLUT4 na Insuficiência Cardíaca Experimental. In: II Semana Científica da FFFCMPA, 2007, Porto Alegre. Livros de Resumos, 2007.

  • Dal Lago, P ; HAEFNER, M. P. ; FERREIRA, Glória Menz ; BARRETO, S. S. M. . Incentive Spirometry Associated with Expiratory Positive Airway Pressure Improves Pulmonary Function in Patients Undergoing CABG Surgery: A Randomized Clinical Trial. In: European Society of Cardiology Congress, 2007, Vienna. European Heart Journal, 2007. v. 28. p. 596-597.

  • RHODEN, C. R. ; HECK, Tiago Gomes ; Petry, Marcelo ; MASLINKIEWICZ, A. ; DALL'AGO, P. . Effects of particulate matter inhalation at ambiental level during exercise in lung oxidative stress. In: Experimental Biology 2007, 2007, Washington. The FASEB Journal, 2007. v. 21. p. A1171-A1171.

  • QUAGLIOTTO, Edson ; NECKEL, Helinton ; RIVIEIRO, D. F. M. ; Casali, K ; Dal Lago, P ; RASIA FILHO, Alberto Antonio . Histamine Microinjections in the Rat Posterodorsal Medial Amygdala Increase Blood Pressure Variability. In: 41st Congress of the Brazilian Physiological Society, 2006, Ribeirão Preto. Program Abstracts Physiology, 2006.

  • STEIN, Ricardo ; CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; GÜTHS, Henrique ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Inspiratory Muscle Strength as a Determinant of Oxygen Uptake Efficiency Slope in Heart Failure. In: ESC Congress 2006, 2006, Barcelona. European Heart Journal, 2006. v. 27. p. 103-103.

  • Dal Lago, P ; GROISMAN, S. ; Ruthschilling, C ; Araújo, M. . Análise Eletromiográfica do Esternocleidomastóideo durante uso de Threshold em Indivíduos Normais. In: 13º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2006, Curitiba. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2006. p. 54-54.

  • GÜTHS, Henrique ; Dal Lago, P . Impacto da Resposta Ventilatória na Cinética do Consumo de Oxigênio de Pacientes com Insuficiência Cardíaca e Fraqueza Muscular Inspiratória após Treinamento Muscular Inspiratório. In: II Semana Científica do Unilasalle, 2006, Canoas. Mostra de Trabalhos do Unilasalle, 2006.

  • GÜTHS, Henrique ; Dal Lago, P . Impacto da Resposta Ventilatória no Consumo de Oxigênio de Indivíduos Normais Induzidos a Fadiga Diafragmática. In: II Semana Científica do Unilasalle, 2006, Canoas. Mostra de Trabalhos do Unilasalle, 2006.

  • RIVIEIRO, D. F. M. ; QUAGLIOTTO, Edson ; NECKEL, Helinton ; Casali, K ; Dal Lago, P ; RASIA FILHO, Alberto Antonio . Microinjeção de Histamina na Amígdala Medial Póstero-Dorsal Aumenta as Respostas Barorreflexa e Quimiorreflexa e a Variabilidade da Pressão Arterial Sistêmica em Ratos. In: XVIII Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2006.

  • RIVIEIRO, D. F. M. ; NECKEL, Helinton ; QUAGLIOTTO, Edson ; Dal Lago, P ; RASIA FILHO, Alberto Antonio . Efeito da Microinjeção de Glutamato e Gaba no Núcleo Póstero-Dorsal da Amígdala sobre o Controle da Pressão Arterial em Ratos. In: I Semana Científica da FFFCMPA, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2006.

  • QUAGLIOTTO, Edson ; NECKEL, Helinton ; HERTER, Mariana ; RASIA FILHO, Alberto Antonio ; Dal Lago, P . Efeito da microinjeção de histamina na amígdala medial sobre o controle da pressão arterial em ratos. In: FeSBE, 2005, Águas de Lindóia. Livro de Resumos, 2005. v. X. p. X-X.

  • Dal Lago, P ; JANAÍNA, Mirian ; HAEFNER, M. P. . Análise da Capacidade Funcional no Período Pré-Cirurgico de Revascularização em Pacientes Isquêmicos. In: VIII Salão de Iniciação Científica do Unilasalle, 2005, Canoas. CD de Resumos, 2005.

  • Dal Lago, P ; JANAÍNA, Mirian ; FERREIRA, Glória Menz ; HAEFNER, M. P. . Perfil da Função Pulmonar em Pacientes Submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. In: VIII Salão de Iniciação Científica do Unilasalle, 2005, Canoas. CD de Resumos, 2005.

  • ROSSI, Suzana ; GERHARDT, Carolina Freitas ; LAZAROTTO, Alexandre Ramos ; GÜTHS, Henrique ; Dal Lago, P . Etiologia das Doenças Cardiovasculares: Estudo dos Fatores de Risco e sua Prevalência na População de Condutores de Táxi da Cidade de Canoas/RS. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2005, Maringá. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Florianópoilis, 2005. v. 10. p. 186-186.

  • SCHUCH, Luciana El Halal ; RASIA FILHO, Alberto Antonio ; Dal Lago, P ; LEON, Elisa de ; CENTENO, Fernanda Moreira . Efeitos da Estimulação Elétrica sobre as Características Morfológicas e Funcionais do Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental. In: 4ª Semana de Iniciação Cientifica da FFFCMPA, 2005, Porto Alegre. Publicação Digital, 2005.

  • GÜTHS, Henrique ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; Dal Lago, P . Efeitos do treinamento muscular ventilatório persistem parcialmente após um ano em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso nacional do departamento de ergometria e reabilitação cardiovascular, 2004, Gramado. Livro de resumos, 2004.

  • Dal Lago, P ; GÜTHS, Henrique ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Impacto da melhora da resistência muscular inspiratória sobre a oscilação da ventilação em pacientes com ventilação periódica e insuficiência cardíaca. In: Congresso nacional do departamento de ergometria e reabilitação cardiovascular, 2004, Gramado. Livro de resumos, 2004.

  • GÜTHS, Henrique ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; Dal Lago, P . Treinamento muscular inspiratório melhora a potência circulatória em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso nacional do departamento de ergometria e reabilitação cardiovascular, 2004, Gramado. Livro de resumos, 2004.

  • GÜTHS, Henrique ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; Dal Lago, P . Treinamento muscular inspiratório melhora a qualidade de vida na dimensão física de pacientes com insuficiência cardíaca e fraqueza musculatura inspiratória. In: Congresso nacional do departamento de ergometria e reabilitação cardiovascular, 2004, Gramado. Livro de ressumos, 2004.

  • GÜTHS, Henrique ; CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; STEIN, Ricardo ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Inspiratory Muscle Training Improves Oxygen Kinetics during Recovery after Maximal Exercise in Patients with Heart Failure: Results of a Randomized and Controled Trial. In: ESC Congress, 2004, Munique. European Heart Journal. Munique, 2004. v. 25. p. 163-163.

  • NASCIMENTO, Daniela Meireles Do ; PINTO, Marcus Picoral ; SCHENKEL, Paulo Cavalheiro ; Dal Lago, P ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Avaliação da Função Hemodinâmica e do Perfil Oxidativo em Ratos Submetidos à Cirurgia de Ligadura da Artéria Coronária Esquerda Cardíaca. In: III Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, 2004, Gramado. Anais do III Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, 2004.

  • NASCIMENTO, Daniela Meireles Do ; PINTO, Marcus Picoral ; SCHENKEL, Paulo Cavalheiro ; Dal Lago, P ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Análise da Atividade Parassimpática em Ratos com Infarto do Miocárdio. In: III Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, 2004, Gramado. Anais do III Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, 2004.

  • GÜTHS, Henrique ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; Dal Lago, P . Treinamento Muscular Ventilatório é Eficaz em Preservar Ganhos sobre Variáveis Prognósticas após um ano em Pacientes com Insuficiência Cardaica e Fraqueza Muscular Respiratória. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2004, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 2004. v. 84. p. 74-74.

  • GÜTHS, Henrique ; FERREIRA, Glória Menz ; SILVEIRA, Viviane Delatorre ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto ; Dal Lago, P . Treinamento Muscular Inspiratório Melhora a Cinética de Recuperação do Consumo de Oxigênio Durante a Recuperação após Exercício Máximo em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Resultados de um Ensaio Clinico. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2004, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 2004. v. 84. p. 78-78.

  • Dal Lago, P ; SILVA, Viviane Oliveira Keene da ; WERNER, Juliana ; SOARES, Pedro Paulo da Silva ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Changes in Cardiovascular and Renal Function in Experimental Diabetes. In: XVth Scientific Meeting Of The Inter-American Society Of Hypertension, 2003, San Antonio. Abstract Book, 2003.

  • MAGNAN, Érica ; STEIN, Ricardo ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Quantificação da ventilação periódica durante o exercício associa-se com força muscular inspiratória em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo, 2003. v. 9. p. S40-S40.

  • MAGNAN, Érica ; STEIN, Ricardo ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Força muscular inspiratória associa-se com desempenho no teste da caminhada de 6 minutos em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo, 2003. v. 9. p. S44-S44.

  • CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; MAGNAN, Érica ; STEIN, Ricardo ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Queda da força muscular inspiratória está associada com alteração da cinética de recuperação do consumo de oxigênio em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2003, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 2003. v. 81. p. 2-2.

  • CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; STEIN, Ricardo ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Ventilação periódica durante o exercício associa-se com a força muscular inspiratória em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2003, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 2003. v. 81. p. 56-56.

  • CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; Dal Lago, P ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Contribuição de mecanismos centrais e periféricos para a cinética de recuperação do consumo de oxigênio em pacientes com insuficiência cardíaca. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2003, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2003. v. 81. p. 57-57.

  • NASCIMENTO, Daniela Meireles Do ; PINTO, Marcus Picoral ; SCHENKEL, Paulo Cavalheiro ; KLEIN, Adriane Belló ; Dal Lago, P ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Disfunção Parasimpática em ratos com infarto do miocárdio. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2003, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 2003. v. 81. p. 02-02.

  • CHIAPPA, Gaspar Rogério da Silva ; Dal Lago, P ; STEIN, Ricardo ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Treinamento muscular inspiratório melhora a cinética de recuperação do consumo de oxigênio após o exercício máximo em pacientes com insuficiência cardíaca. In: X Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular, 2003, São José do Rio Preto. Anais do X Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular, 2003.

  • STEIN, Ricardo ; Dal Lago, P ; RIBEIRO, Jorge Pinto . Ventilatory muscle training improves periodic breathing during exercise in heart failure. In: AHA Meeting, 2003. Circulation. Orlando, 2003. v. 108. p. 760-760.

  • Dal Lago, P ; PINTO, Marcus Picoral ; SCHENKEL, Paulo Cavalheiro ; NASCIMENTO, Daniela Meireles Do ; KLEIN, Adriane Belló ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Estudo da função hemodinâmica em um modelo experimental de infarto. In: XIV Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do XIV Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2002.

  • Dal Lago, P ; SCHENKEL, Paulo Cavalheiro ; NASCIMENTO, Daniela Meireles Do ; PINTO, Marcus Picoral ; KLEIN, Adriane Belló ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Análise dos índices de contratilidade e relaxamento do ventrículo esquerdo em um modelo experimental de infarto. In: XIV Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2002.

  • PONTES, Mauro ; Dal Lago, P ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; MARTINS, Maria Isabel Morgam ; BOCK, Patrícia M ; KLIPEL, Rodrigo B ; KLEIN, Adriane Belló ; SINGAL, Pawan K . Avaliação do perfil de estresse oxidativo e alterações mecânicas induzidas por peróxido de hidrogênio na hipertrofia cardíaca. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2002. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 2002. v. 79. p. 73-73.

  • Dal Lago, P ; SILVA, Viviane Oliveira Keene da ; WERNER, Juliana ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Low Blood Pressure in Diabetic Rats: Changes in Glomerular Filtration Rate.. In: XIV Scientific Meeting Of The Inter-American Society Of Hypertension, 2001, Santiago. Hypertension, 2001. v. 01. p. 13-13.

  • Dal Lago, P ; SILVA, Viviane Oliveira Keene da ; WERNER, Juliana ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Modificações Hemodinâmicas Renais e do Mecanismo de Auto-Regulação no Diabete Experimental.. In: FESBE, 2001, Caxambú - MG. XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2001. v. 01. p. 172-172.

  • Dal Lago, P ; HARTHMANN, A. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Teste de Sensibilidade à Iinsulina em Ratos Treinados e Sedentários.. In: FESBE, 2001, Caxambú- MG. XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2001. v. 01. p. 173-173.

  • BAUERMANN, L. F. ; ROMERO, C. H. ; CASAGRANDE, R. ; AGNE, J. E. ; Dal Lago, P ; SILVEIRA, A. F. ; CASSOL, R. . Estudo da Cicatrização de Feridas em Diabetes Mellitus.. In: FESBE, 2001, Caxambú- MG. XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2001. v. 01. p. 81-81.

  • SILVA, Viviane Oliveira Keene da ; Dal Lago, P ; WERNER, Juliana ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Alterações na Taxa de Filtração Glomerular nos Animais Diabéticos em Diferentes Níveis de Pressão de Perfusão Renal.. In: Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre - RS. XII Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica, 2000. v. 01. p. 234-234.

  • BOSCHI, E. S. ; SIQUEIRA, F. C. V. ; CORSO, S. D. ; Dal Lago, P . Comparação entre as atividades Isométrica e Isotônica no Treinamento da Musculatura Inspiratória em Indivíduos Normais. In: X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2000, Gramado. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Paulo, 2000. v. 4. p. 16-16.

  • GROISMAN, S. ; Dal Lago, P ; TREVISAN, C. ; MAYER, F. . Relação entre resistência dos musculos ventilatórios e resistência da musculatura periférica em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica. In: X Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 2000, Gramado. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Paulo, 2000. v. 4. p. 40-40.

  • Dal Lago, P ; D'AVILA, K. A. L. ; PEIXOTO, L. R. A. ; GADONSKI, G. ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Resposta Cardiovascular e Metabólica em Ratos Diabéticos Submetidos a um Programa de Condicionamento Físico. In: VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 1999, Belo Horizonte. Livro de Resumos, 1999.

  • AGNE, J. E. ; BAUERMANN, L. F. ; ROMERO, C. H. ; CASAGRANDE, R. ; Dal Lago, P ; SILVEIRA, S. O. ; FEREIRA, A. S. . Uso de Microcorrentes em Úlceras Diabéticas. In: XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 1999, Salvador. Livro de Resumos, 1999.

  • Dal Lago, P ; OLIVEIRA, L. O. A. ; D'AVILA, K. A. L. ; SENNA, S. M. ; FERNANDES, Tânia R G ; BELLÓ, A. A. ; BITTENCOURT JR, P. I. H. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Contribution of Depressed Na+-K+ and Ca2+-ATPase Activity for the Hemodynamic Changes in Experimental Diabetes. In: XIIIth Scientific Meeting of the Inter-American Society of Hypertension, 1999, Buenos Aires. Hypertension. Baltimore, 1999. v. 33. p. 1073-1073.

  • D'AVILA, K. A. L. ; Dal Lago, P ; GADONSKI, G. ; PEIXOTO, L. R. A. ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Exercise Training Improves Cardiovascular and Metabolic Status in Diabetic Rats. In: XIIIth Scientific Meeting Of The Inter-American Society Of Hypertension, 1999, Buenos Aires. Hypertension. Baltimore, 1999. v. 33. p. 1073-1073.

  • ROTH, M. ; ROTH, M. ; Dal Lago, P . Treinamento da Musculatura Respiratória em Pacientes Asmáticos que Utilizam Corticóides. In: I Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratória, 1999, Porto Alegre. Livro de Resumos, 1999.

  • CORONEL, C. C. ; BUENO, A. D. ; Dal Lago, P ; SANTOS, M. F. . Avaliação da Função Pulmonar em Resposta a Aplicação de Inspirometria de Incentivo Associada à Pressão Expiratória Positiva Final na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. In: I Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratória, 1999, Porto Alegre. Livro de Resumos, 1999.

  • Dal Lago, P ; GADONSKI, G. ; FANG, J. ; ALBUQUERQ, V. L. ; PEIXOTO, L. R. A. ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Exercise Reverses Periferic Insulin Resistance in Trained L-NAME Hypertensive Rats. In: XIIIth Scientific Meeting of the Inter-American Society of Hypertension, 1999. Hypertension. Baltimore, 1999. v. 33. p. 1089-1089.

  • Dal Lago, P ; D'AVILA, K. A. L. ; GADONSKI, G. ; FERNANDES, Tânia R G ; PEIXOTO, L. R. A. . Exercise Training Improving Cardiac Function in Diabetic Rats. In: AHA Meeting, 1998. Circulation. Baltimore, 1998. v. 98. p. 129-129.

  • Dal Lago, P ; OLIVEIRA, L. O. A. ; FERNANDES, Tânia R G ; CAPP, E. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Alterações Hemodinâmicas e do Controle Autonômico no Diabetes Experimental: Influência dos Receptores Muscarínicos Atriais. In: VII Cngresso da Socieddade Brasileira de Hipertensão, 1998, Goiânia. Livro de Resumos, 1998.

  • SENNA, S. M. ; Dal Lago, P ; BRAVO, M. F. R. ; KLEIN, Adriane Belló ; BELLÓ, A. A. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; BITTENCOURT JR, P. I. H. . Atividade da Óxido Nítrico Sintase em Fígado e Pâncreas de Ratos Diabéticos. In: XIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 1998, Caxambú. Livro de Resumos, 1998.

  • PEIXOTO, L. R. A. ; D'AVILA, K. A. L. ; Dal Lago, P ; GADONSKI, G. ; FERNANDES, Tânia R G ; BELLÓ, A. A. . Treinamento Físico Melhora a Função Cardiovascular em Ratos Diabéticos. In: X Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1998, Porto Alegre. Livro de Resumos, 1998.

  • OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; D'AVILA, K. A. L. ; Dal Lago, P ; RABBO, M. ; PEIXOTO, L. R. A. ; LAGRANHA, C. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia ; KLEIN, Adriane Belló . Efeitos do Treinamento Físico Sobre a Função Ventricular de Ratos Wistar Diabéticos. In: II Congresso Sul Brasileiro e II Congresso Paranaense de Medicina Desportiva, 1998, Curitiba. Livro de Resumos, 1998.

  • Dal Lago, P ; OLIVEIRA, L. O. A. ; FERNANDES, Tânia R G ; BELLÓ, A. A. ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Controle Cardiovascular no Diabetes Experimental: Influência da Na+K+ ATPase Ventricular. In: XXVII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas, 1998, Santa Maria. Livro de resumos, 1998.

  • Dal Lago, P ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Impairment of Baroreflex and Chemoreflex Sensitivity in Streptozotocin Diabetic Rats. In: XIIth Scientific Meeting Of The Inter-American Society Of Hypertension, 1997, Cidade do México. Hypertension. Baltimore, 1997. v. 29. p. 859-859.

  • Dal Lago, P ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Controle da Pressão Arterial e da Frequência Cardíaca no Diabetes Experimental: Redução da Sensibilidade dos Quimiorreceptores arteriais. In: XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 1997, Caxambú. Livro de Resumos, 1997.

  • BOSCHI, E. S. ; SIQUEIRA, F. C. V. ; CORSO, S. D. ; Dal Lago, P . Comparação Entre as Atividades Isométrica e Isotônica no Treinamento da Musculatura Inspiratória em Indivíduos Normais. In: XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 1997, Caxambú. Livro de Resumos, 1997.

  • BUENO, A. D. ; BOFF, E. ; PEREIRA, E. ; Dal Lago, P . Avaliação da Função Pulmonar na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. In: I Congresso Gaúcho de Medicina Intensiva, 1997, Porto Alegre. Livro de Resumos, 1997.

  • Dal Lago, P ; MAEDA, Celso Yuji ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Chemoreflex Dysfunction in Short Term Diabetes Induced by Streptozotocin (STZ) in Rats. In: International Meeting of Hypertension, 1996, Glasgow. Journal of Hypertension. Glasgow, 1996. v. 14. p. S189-S189.

  • Dal Lago, P ; MAEDA, Celso Yuji ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Early Chemoreflex Dysfunction in Short Term Diabetes Induced by Streptozotocin (STZ) in Rats. In: VI World Congress Of ardiac Rehabilitation, 1996, Buenos Aires. Abstracts, 1996.

  • Dal Lago, P ; FERNANDES, Tânia R G ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Alteração na Sensibilidade dos Pressorreceptores e Quimiorreceptores no Diabetes Experimental. In: V Cngresso da Socieddade Brasileira de Hipertensão, 1996, São Paulo. Livro de Resumos, 1996.

  • Dal Lago, P ; BOSCHI, E. S. ; SIQUEIRA, F. C. V. . Efeitos doTreinamento Muscular Inspiratório com Carga Alinear Pressórica em Indivíduos Normais. In: VII Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, 1996, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 1996.

  • Dal Lago, P ; MAEDA, Celso Yuji ; FERNANDES, Tânia R G ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; IRIGOYEN, Maria Cláudia . Disfunção Autonômica Precoce no Diabetes Experimental de Curta Duração. In: Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1995, Porto Alegre. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, 1995. v. 65. p. 84-84.

  • STEFANI, G. P. ; Alves, JP ; NUNES, Ramiro Barcos ; Dal Lago, P. . Treinamento de força melhora a função cardíaca, congestão pulmonar e hepática e ganho de força máxima em ratos com insuficiência cardíaca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Rosatto, DD ; Noronha, M ; RUCATTI, A. ; Hentschke, VS ; Signori, L.U. ; Dal Lago, P. ; PLENTZ, RODRIGO DELLA MÉA . O ultrassom pulsado de baixa intensidade melhora o perfil inflamatório da musculatura esquelética de ratos com insuficiência cardíaca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Noronha, M ; Rosatto, DD ; Dal Lago, P. ; PLENTZ, RODRIGO DELLA MÉA ; RUCATTI, A. . Características fisiopatológicas em um modelo experimental de insuficiência cardíca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEFANI, G. P. ; NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; Kessler, LP ; Dal Lago, P. . Treinamento fisico aeróbio melhora a função hemodinâmica, a hipertrofia cardíaca e o perfil inflamatório em ratos com insuficiência cardíaca.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Rosatto, DD ; RUCATTI, A. ; Hentschke, VS ; Signori, L.U. ; Noronha, M ; Dal Lago, P. ; Plentz, Rodrigo Della Méa . O efeito do ultrassom pulsado de baixa intensidade sobre o perfil inflamatório de ratos com insuficiência cardíaca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUCATTI, A. ; Noronha, M ; Rosatto, DD ; Bonetto, J.H.P. ; Jaenisch, RB ; Dal Lago, P. . Efeitos da estimulação elétrica muscular sobre a sensibilidade dos barroreceptores em ratos com insuficiência cardíaca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bós, DS ; Schneider, FT ; Duarte, AAM ; Jaenisch, RB ; Medina, MP ; Dal Lago, P. ; KLEIN, Adriane Belló ; RIGATTO, K. V. . Exercício aeróbio de baixa intensidade melhora mecânica respiratória e função hemodinâmica em ratos com hipertensào pulmonar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, CS ; Marcolin, N ; Karsten, M ; Dal Lago, P. . Elaboração de uma equação de referência para distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos em pacientes portadores do vírua da imunodeficiência humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dornelles, A ; NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; STEFANI, G. P. ; Kessler, LP ; Dal Lago, P. . Duas diferentes intensidades de treinamento aeróbio sobre a função hemodinâmica e a capacidade funcional em ratos com insuficiência cardíca pós-infarto agudo do miocárdio.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Alves, JP ; NUNES, Ramiro Barcos ; STEFANI, G. P. ; Dal Lago, P. . Resistance training improves hemodynamics function strenght gain, ventricular remodeling and inflammatory profile in chronic heart failure. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dal Lago, P. . Fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Exercise Training in Chronic Heart Failure: Effects on Functional capacity, quality of life and clinical outcome. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Cirurgia cardíaca - recursos fisioterapêuticos no pós-operatório de revasculatrização do miocardio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Relatos de experiências de profissionais egressos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dal Lago, P. ; Jaenisch, RB . Resultados do Treinamento Muscular Ventilatório no Pré e Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Contexto atual dos programas de pós-graduação da área. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dal Lago, P. . A fraqueza muscular respiratória no contexto da reabilitação cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Curso Avaliação Cardiorespiratória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Treinamento muscular periférico em ICC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P. . Atualidades em Reabilitação Cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento Muscular Ventilatório na Insuficiência Cardíaca: Evidências e Controvérsias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Noronha, M ; Rosatto, DD ; RUCATTI, A. ; Dal Lago, P. ; Plentz, RDM . Descrição das respostas hemodinâmicas e sistêmicas em um modelo experimental de insuficiência cardíaca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOLDO, G. S. ; Petry, Marcelo ; ALCOBA, D. D. ; DAMIANI, R. ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Lipoperoxidação (LPO) e atividade da Catalase (CAT) do tecido cardíaco de ratos submetidos ao treinamento físico e à inalação aguda de Residual Oil Fly Ash (ROFA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, P. S. ; DALL'AGO, P. . Efeitos da suplementação de proteína associado ao treinamento de força sobre a hipertrofia cardíaca, parâmetros hemodinâmicos e função hepática e renal de ratos Wistar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, P. S. ; NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; STEFANI, G. P. ; RHODEN, C. R. ; Petry, Marcelo ; DALL'AGO, P. ; SCHNEIDER, C. D. . Suplementação de proteína não altera parâmetros hemodinâmicos em ratos submetidos ao treinamento de força. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, P. S. ; NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; STEFANI, G. P. ; Petry, Marcelo ; RHODEN, C. R. ; DALL'AGO, P. ; SCHNEIDER, C. D. . Efeitos da suplementação com proteína do soro do leite (whey protein) sobre níveis plasmáticos de creatinina e fosfatase alcalina e as adaptações musculares em ratos submetidos ao treinamento de força. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, Ramiro Barcos ; HECK, Tiago Gomes ; Alves, JP ; Petry, Marcelo ; DALL'AGO, P. . Efeitos da atropina sobre a resposta hemodinâmica durante protocolo de teste incremental de natação em ratos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, Ramiro Barcos ; Alves, JP ; KESSLER, L. P. ; DALL'AGO, P. . Efeitos do treinamento aeróbico sobre a função hemodinâmica e hipertrofia cardíaca em ratos com Insufuciência Cardíaca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dal Lago, P . Fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dal Lago, P . Cuidado Multidisciplinar do Paciente em uso de Anticoagulante Oral (ACO). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RUCATTI, A. ; Bortoluzzi, A ; Balestro, Daiane ; LEON, Elisa de ; RIGON, P. ; Dal Lago, P . Efeitos da Eletroestimulação sobre o Metabolismo Muscular Esquelético em ratos com Insufiência Cardíaca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HECK, Tiago Gomes ; Petry, Marcelo ; MASLINKIEWICZ, A. ; SALDIVA, P. H. N. ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Does ambient particulate air pollution increase lung oxidative demand during acute exercise in rats?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIVA, M. O. ; Petry, Marcelo ; ALCOBA, D. D. ; DAMIANI, R. ; FAGUNDES, L. S. ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Estresse oxidativo pulmonar (EOPUL) e alterações da coagulação sangínea induzidos pela inalação aguda de Residual Oil Fly Ash (ROFA) e prevenidos pelo treinamento físico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dal Lago, P . Fisiologia da Dor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Bortoluzzi, A ; Dal Lago, P ; LEON, Elisa de ; RUCATTI, A. ; NUNES, Ramiro Barcos ; OLIVEIRA, U. ; ALVES, A. B. ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; MACHADO, U. F. . Efeitos da estimulação elétrica do músculo esquelético sobre a expressão de GLUT-4 na insuficiência cardíaca experimental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bortoluzzi, A ; LEON, Elisa de ; RUCATTI, A. ; NUNES, Ramiro Barcos ; OLIVEIRA, U. ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; ALVES, A. B. ; MACHADO, U. F. ; Dal Lago, P . A estimulação elétrica da musculatura periférica melhora a concentração de GLUT-4 em um modelo experimental de infarto agudo do miocárdio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bortoluzzi, A ; LEON, Elisa de ; RUCATTI, A. ; NUNES, Ramiro Barcos ; OLIVEIRA, U. ; SCHAAN, Beatriz Dagord ; ALVES, A. B. ; MACHADO, U. F. ; Dal Lago, P . Efeitos da estimulação elétrica da musculatura esquelética sobre a expressão de GLUT-4 na insuficiência cardíaca experimental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALCOBA, D. D. ; Petry, Marcelo ; DAMIANI, R. ; FAGUNDES, L. S. ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Estresse oxidativo pulmonar e alterações da coagulação sangínea induzidos pela inalação aguda de Residual Oil Fly Ash e prevenidos pelo treinamento físico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dal Lago, P ; KNORST, M. M. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak . As Intervenções da Fisioterapia na Reabilitação Pulmonar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Petry, Marcelo ; HECK, Tiago Gomes ; MASLINKIEWICZ, A. ; NUNES, Ramiro Barcos ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Particulate matter induces heart oxidative stress without hemodynamic alterations during exercise in rats. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dal Lago, P . Atuação da Fisioterapia na Reabilitação Cardiovascular - Avanços e Perspectivas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Clínica de ICC da Montagem aos Resultados.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Existe Espaço para Treianamento dos Músculos Respiratórios em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Alterações Cardíacas no Pneumopata. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento dos Músculos Respiratórios na Insuficiência Cardíaca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, Tiago Gomes ; Petry, Marcelo ; MASLINKIEWICZ, A. ; DAMIANI, R. ; LIMA, J. W. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Estresse oxidativo pulmonar de ratos que realizaram exercício após a instilação intratraqueal de ROFA (Residual Oil Fly Ash). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HECK, Tiago Gomes ; Petry, Marcelo ; LIMA, J. W. ; DAMIANI, R. ; MASLINKIEWICZ, A. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Estresse oxidativo pulmonar de ratos que realizaram exercício durante a exposição à poluição atmosférica de Porto Alegre. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HECK, Tiago Gomes ; Petry, Marcelo ; LIMA, J. W. ; DAMIANI, R. ; MASLINKIEWICZ, A. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Influência da inalação de material particulado de Porto Alegre durante o exercício físico sobre o estresse oxidativo cardiopulmonar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dal Lago, P . Efeitos anti-inflamatórios da Cinesioterapia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Ensino na Fisioterapia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fatores Ventilatórios que Limitam o Exercício Físico na Insuficiência Cardíaca. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisiologia da Dor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisioterapia para Pacientes com Insuficiência Cardíca: Qual o Papel do Condicionamento da Musculatura Ventilatória. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Função Hemodinâmica e suas Limitações no Exercício.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . ICC e Exercício. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Impacto do Treinamento dos Músculos Ventilatórios sobre a Capacidade Funcional e na Qualidade de Vida de Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Integração do Tratamento Multidisciplinar do Paciente Cardiopata na CTI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Pesquisa Aplicada a Fisioterapia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento Muscular na Doença Pulmonar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Petry, Marcelo ; HECK, Tiago Gomes ; DAMIANI, R. ; WILLIG, J. ; MASLINKIEWICZ, A. ; REISCHACK, A. ; DALL'AGO, P. ; RHODEN, C. R. . Modelo para avaliação dos efeitos da inalação de material particulado durante o exercício físico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Petry, Marcelo ; HECK, Tiago Gomes ; DAMIANI, R. ; MASLINKIEWICZ, A. ; LIMA, J. W. ; DALL'AGO, P. ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak ; RHODEN, C. R. . Modelo para avaliação dos efeitos da inalação de material particulado durante o exercício físico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dal Lago, P . Interação Cardiopulmonar Durante o uso de Pressão Positiva na Via Aérea Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Como eu faço Treinamento da Musculatura Respiratóra em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Interação Cardiopulmonar Durante o uso de Pressão Positiva na Via Aérea em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P ; FORJAZ, Cláudia ; STEIN, Ricardo ; OLIVEIRA, Alvaro Reischak . Limites da Atuação Profissional em Educação Física, Fisioterapia e Medicina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Reabilitação Pulmonar: Entendendo as Funções dos Músculos Respiratórios em DPOC. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Remodelamento Miocárdico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento Muscular Ventilatório: Impacto sobre a Capacidade Funcional.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Alterações Respiratórias em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Tratamento Fisioterapêutico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Alterações Ventilatórias na Insuficiência Cardíaca. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Efeitos Fisiológicos da VMI. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Ensino em Fisioterapia Cardiorrespiratória. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisiopatologia da Hipertensão Arterial Sistêmica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Importância da Integração Ensino e Pesquisa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Interação Cardiopulmonar durante a Ventilação Mecânica.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Mecânica Ventilatória na Unidade de Terapia Intensiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento Muscular Periférico em Cardiologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Abordagem Multidisciplinar do Paciente com Doença Cardiovascular. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Disfunção Endotelial nas Síndromes Isquêmicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Endotélio e Atividade Física no Cardiopata. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisiologia do Treinamento Muscular Respiratório. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fraqueza Muscular no Paciente Crítico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Função Muscular Respiratória no Paciente Crítico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Mecanismos de Controle da Pressão Arterial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Pesquisa em Fisioterapia: Sua Importância na Formação Acadêmica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Ventilação Mecânica - Fisiologia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Programação e Estratégias para um Consenso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Contole da Pressão Arterial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dal Lago, P . Distúrbios Ventilatórios nas Doenças Cardiovasculares. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Evidências Científicas da Fisioterapia Respiratória. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisiopatologia Cardiopulmonar e Estratificação de Pacientes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Pesquisa em Saúde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Abordagem Clínica e Reabilitação do Paciente com Insuficiência Cardíaca. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Respostas Adaptativas da Função da Musculatura Ventilatória em Diferentes Condições. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Aspectos Fisiológicos do Treinamento dos Músculos Respiratórios. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisioterapia no Pré o Pós Operatório Imediato de Cirurgia Cardíaca. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Tratamento Muscular Respiratório: Bases Fisiológicas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento Muscular Respiratório. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Controle da Pressão Arterial no Diabetes Experimental. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Diabetes Melitus e Controle Cardiovascular. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Monitorização Respiratória no Doente Crítico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Treinamento Muscular Respiratório. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Considerações sobre a Função dos Músculos Respiratórios. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Músculos Respiratórios X Ventilação Mecânica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Recursos Fisioterapêuticos na Desobstrução Brônquica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Ventilação Mecânica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Controle da Presão Arterial e da Frequência Cardíaca no Diabetes Experimental: Redução na Sensibilidade dos Pressorreceptores e Quimiorreceptores. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Fisiopatologia Respiratória. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Controle da Hipoxemia Arterial no Desmame da Prótese Ventilatória. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Dal Lago, P . Ventilação, Trocas Gasosas e Difusão de Gases no Pulmão. In: Fisiologia Humana de Houssay - 7.ed. atualizada e ampliada. Porto Alegre: ArtMed, 2003. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Dal Lago, P. . Consultor Ad Hoc da UNOPAR Editora. 2012.

DALL'AGO, P. . 1ª reunião da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Fisioterapia do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2010. 2010.

DALL'AGO, P. . Comitê Assessor na avaliação do Programa Pesquisador Gaúcho na área de Ciências da Saúde. 2010.

Dal Lago, P. . Prêmio de incentivo em ciência e tecnologia para o SUS. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Efeitos da suplementação de arginina associada à reabilitação pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica, Descrição: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a terceira causa de morbidade e mortalidade no mundo, estas ocorrências parecem estar mais relacionadas com a doença cardiovascular do que com a própria doença pulmonar. Estudos têm identificado que pacientes com DPOC apresentam maior rigidez arterial e função vasomotora alterada. Os efeitos sistêmicos do tabagismo, sedentarismo e manifestações sistêmicas, como inflamação crônica, níveis de cortisol e disfunção endotelial podem aumentar o risco de mortalidade cardiovascular nesses pacientes. Outra manifestação bem caracterizada na DPOC é a disfunção musculoesquelética, marcada pela redução da massa muscular, que por sua vez também está associado a um aumento no nível de miostatina. Está bem estabelecido que programas de reabilitação pulmonar (PRP) com base no treinamento físico aumentam a capacidade de exercício, reduzem a dispneia, melhoram a qualidade de vida e estão associados a redução da mortalidade. Ao mesmo tempo, pouco se sabe sobre o efeito de do exercício sobre os níveis de miostatina e nos níveis de cortisol e a literatura é divergente em relação ao efeito sobre a função endotelial de pacientes com DPOC. A arginina, oriunda da alimentação ou da suplementação, é precursora do óxido nítrico (ON). O ON também pode ser formado a partir de nitratos e nitritos. Nitratos podem ser fornecidos por alimentos fonte, como a beterraba. O ON possui diversas funções, seu efeito mais notável é sua difusão no endotélio vascular, atuando no processo de relaxamento da musculatura lisa dos vasos sanguíneos, atuando diretamente na função endotelial. Portanto o presente projeto pretende avaliar (1) os efeitos agudos da suplementação de L-arginina e de suco de beterraba sobre a função endotelial e (2) os efeitos da reabilitação pulmonar associada a da suplementação de L-arginina e da ingestão de suco de beterraba na função endotelial de pacientes com DPOC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Giuseppe Potrick Stefani - Integrante / Cintia Laura Perreira de Araújo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Prevalência de incontinência urinária em pacientes com doença pulmonar crônica e o impacto na qualidade de vida, Descrição: Indivíduos com doenças pulmonares crônicas muitas vezes têm, como característica do quadro clínico, aumento da frequência da tosse, ato que aumenta a pressão intra-abdominal e sobrecarrega os esfíncteres ureterais, favorecendo a perda de urina involuntariamente. Ademais, muitas dessas doenças pulmonares crônicas são acarretadas pelo tabagismo, um dos fortes fatores de risco para desenvolvimento de incontinência urinária (IU), entre outros. A partir disso, o objetivo do estudo é avaliar a prevalência de IU em pacientes com doença respiratória crônica, além de elucidar o impacto da IU na qualidade de vida e sua correlação com a incidência da tosse. Trata-se de um estudo observacional transversal epidemiológico, que se justifica pela forte associação fisiológica entre doenças pulmonares crônicas e a perda involuntária de urina e pela escassa literatura abordando o assunto. Os pacientes que assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, portadores de doença pulmonar crônica, de ambos os sexos e maiores de 18 anos, responderão perguntas sobre sua condição respiratória, condição pélvica e qualidade de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Cintia Laura Perreira de Araújo - Integrante / Betina Foscarini - Integrante / Vlademir Menezes - Integrante / Bárbara Ferreira Scheneider - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Aplicabilidade do teste de atividade de vida diária-glittre em pacientes com doenças pulmonares intersticiais, Descrição: O padrão funcional pulmonar em muitos pacientes com doença pulmonar intersticial (DPI) é classicamente restritivo, causando uma redução da saturação periférica de oxigênio. A qualidade de vida de pacientes com DPI tem sido objeto de estudo e está associada a uma série de fatores: os sintomas da própria doença, os efeitos colaterais dos medicamentos, a progressão natural da disfunção respiratória e a limitação funcional relacionada à doença. A sensação de dispneia e a dessaturação são achados comuns nestes pacientes, limitando o exercício e, consequentemente, a realização de atividades de vida diária. Isso leva o indivíduo à inatividade, prejudicando progressivamente sua função cardiorrespiratória e muscular periférica. O presente estudo terá como objetivo avaliar a aplicabilidade do TGlittre e investigar a relação da capacidade funcional e qualidade de vida de indivíduos com DPI, bem como avaliar a existência ou não de reprodutibilidade na população em estudo. A análise dos dados será realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences® versão 22.0 para Windows®. O nível de significância adotado será de 5% (p < 0,05).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Cintia Laura Perreira de Araújo - Integrante / Betina Foscarini - Integrante / REINALDO, GUSTAVO PEREIRA - Integrante / Vlademir Menezes - Integrante / Bárbara Ferreira Scheneider - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Reabilitação na doença pulmonar obstrutiva crônica, Descrição: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória progressiva caracterizada por manifestações sistêmicas e cognitivas. Estas geram limitações funcionais e comportamentais Com consequente diminuição na capacidade do indivíduo de realizar atividades de vida diária (AVD), afetando sua percepção de qualidade de vida (QV). Neste contexto, a reabilitação pulmonar já está bem estabelecida como um tratamento complementar eficaz para minimizar os sintomas e otimizar o estado funcional do indivíduo, resultando em melhora da realização de AVD e QV. Sabe-se que 12 semanas, tempo mínimo preconizado para a duração de um programa de reabilitação pulmonar (PRP), não é suficiente para que os pacientes se tornem mais ativos em seu cotidiano, apesar de melhorar a capacidade funcional e QV. Portanto, esse estudo tem como objetivos avaliar alterações entre 12 e 24 semanas de reabilitação pulmonar na capacidade e desempenho funcional, na QV, na memória e na depressão, em marcadores epigenéticos, no BDNF e em mediadores inflamatórios sistêmicos; bem como a duração de tais efeitos após a alta do PRP em pacientes com DPOC moderada a muito grave. Estas avaliações serão realizadas no ingresso dos pacientes no PRP, e após 12, 18 e 24 semanas do protocolo de reabilitação. Os pacientes também serão reavaliados três, seis, nove e doze meses após o encerramento de sua participação no PRP. Conforme a distribuição dos dados, será utilizada Análise de Variância com dois fatores (one-way ANOVA) ou teste de Kruskal-Wallis. O teste de Tukey será utilizado como teste complementar (post-hoc). A correlação entre as alterações da capacidade funcional e desempenho funcional serão avaliadas pelo teste de Pearson ou de Spearman. O nível de significância adotado será de 5% (p < 0,05). As principais metas a serem alcançadas neste projeto são de verificar se programas de reabilitação pulmonar com maior tempo de duração tem melhores efeitos sobre as variáveis analisadas, além de melhorar a formação de recursos humanos para atuar em programas de reabilitação pulmonar e metabólica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Marlus Karsten - Integrante / Viviane Rostirola Elsner - Integrante / Cintia Laura Perreira de Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Perfil da função pulmonar e da capacidade funcional de pacientes transplantados pulmonares intervivos, Descrição: O transplante pulmonar tem sido considerado uma alternativa para melhora da qualidade e expectativa de vida aos pacientes com pneumopatias crônicas avançadas. Uma das formas de transplante pulmonar é o método bilobar intervivos, uma modalidade em que se utilizam os lobos pulmonares de dois doadores vivos em um receptor. Esta técnica tem sido uma alternativa terapêutica para os pacientes pediátricos, proporcionando uma melhora na qualidade de vida destes pacientes. O Brasil é um dos países precursores na técnica e a sobrevida dos pacientes é variável. Para aumentar as chances de sobrevida, torna-se necessário o acompanhamento multidisciplinar permitindo a adesão ao tratamento a longo prazo. Assim, o presente estudo tem como objetivo traçar o perfil da função pulmonar e da capacidade funcional dos pacientes submetidos ao transplante pulmonar intervivos, no período de 1999 a 2015, realizados na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Trata-se de um estudo observacional clínico e retrospectivo, transversal, onde pacientes transplantados intervivos que estão em acompanhamento médico, serão avaliados quanto à função pulmonar, capacidade funcional, força muscular respiratória, nível de dispneia e qualidade de vida. Serão comparados e correlacionados os dados coletados pré e pós transplante. Os resultados serão armazenados em Excel e analisados pelo SPSS versão 22.0, sendo o p≤0,05. Espera-se que os pacientes tenham obtido melhor qualidade de vida após o transplante, aumento da capacidade funcional, e melhora da função pulmonar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Anelise Sonza - Integrante / Cintia Laura Perreira de Araújo - Integrante / Fernanda Andrade - Integrante.

  • 2012 - 2017

    Estimulação elétrica neuromuscular e laser de baixa potência na insuficiência cardíaca: uma abordagem translacional., Descrição: Considera-se a insuficiência cardíaca, basicamente, como a incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sanguíneo para os tecidos. Em virtude disso, a IC está associada a um estado de comprometimento da função muscular periférica além das alterações hemodinâmicas centrais. Na IC ocorre também a ativação do sistema imune, aumentando a produção e liberação de citocinas pró-inflamatórias. A fadiga precoce e a redução da capacidade funcional que fazem parte desta síndrome, podem estar relacionadas com o aumento das citocinas pró-inflamatórias, além das modificações hemodinâmicas e vasculares. Na tentativa de melhorar esta condição faz-se necessário o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para esta síndrome. Dentre as novas modalidades terapêuticas a estimulação elétrica neuromuscular tem demonstrado resultados promissores no que diz respeito à melhora da capacidade funcional, melhora das alterações morfológicas e funcionais dos músculos esqueléticos. Por outro lado, o laser de baixa potência apresenta consideráveis evidências relacionas à ação anti-inflamatória, diminuição da fadiga muscular bem como na capacidade regenerativa de tecidos biológicos. Portanto, o objetivo principal deste estudo é intervir no processo fisiopatológico que acomete a musculatura periférica na síndrome da IC com o uso da combinação de estimulação elétrica e laser de baixa potência. Como objetivos complementares, pretendemos verificar os efeitos da estimulação elétrica neuromuscular e do laser de baixa potência sobre a fadiga e o torque muscular, sobre a capacidade funcional, sobre a oxigenação tecidual, sobre as modificações na temperatura tecidual local, sobre a atividade simpática e parassimpática e sobre o perfil inflamatório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Alberto Antonio Rasia Filho - Integrante / Luis Henrique Telles da Rosa - Integrante / Luis Eduardo Rohde - Integrante / Marlus Karsten - Integrante / Marcelo Faria Silva - Integrante / Andressa Moreira - Integrante / Lucas Capalonga - Integrante / Maurício Dornelles - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2017

    Efeitos do treinamento muscular ventilatório combinado com o exercício físico sobre o perfil inflamatório, o metaboreflexo muscular e a mecânica respiratória em ratos com insuficiência cardíaca., Descrição: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome resultante da incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sanguíneo para os tecidos. As alterações do perfil inflamatório, do metaboreflexo muscular e da mecânica respiratória vistas nesses indivíduos colaboram para a redução da capacidade aeróbia e fadiga precoce. Estudos demonstram que tanto o treinamento muscular ventilatório (TMV) quanto o exercício aeróbio (EA) promovem benefícios em pacientes com IC, entretanto, os resultados da combinação dessas formas terapêuticas está pouco elucidada. Portanto, testar a hipótese de que o TMV combinado com o EA influencia o perfil inflamatório, o metaboreflexo muscular e a mecânica ventilatória em animais com ou sem IC é o objetivo do presente estudo. Para isso, ratos machos Wistar serão randomizados para um dos oito grupos: sedentários e Sham (Sed-Sham); TMV e Sham (TMV-Sham); sedentários e IC (Sed-IC); TMV e IC (TMV-IC); EA e Sham (EA-Sham); EA e IC (EA-IC); TMV combinado com EA e Sham (TMV+EA-Sham) e TMV combinado com EA e IC (TMV+EA-IC). O protocolo de TMV consistirá em 30 min/dia, 5 dias/semana em 6 semanas. O protocolo de EA consistirá em 60 min/dia, 5dias/semana em 6 semanas. Os animais sedentários não realizarão nenhum dos dois protocolos. Após, os animais serão analisados quanto à mecânica ventilatória, indução do metaboreflexo muscular e perfil inflamatório. A hipótese inicial é que o TMV combinado com o EA demonstre se é capaz de modificar o perfil pró-inflamatório, a atenuação do metaboreflexo e o prejuízo da mecânica respiratória de ratos com IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Rodrigo Boemo Jaenisch - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2011 - 2016

    Efeitos do treinamento físico sobre reflexos cardiovasculares na insuficiência cardíaca em ratos: adaptações fisiológicas na amígdala medial, Descrição: O modelo experimental de insuficiência cardíaca (IC) em ratos vem sendo utilizado para investigar os mecanismos fisiológicos responsáveis pela hiperatividade do sistema nervo simpático. As adaptações dos barorreceptores e quimiorreceptores periféricos induzidos pela IC contribuem na modulação do balanço simpatovagal. Exercícios aeróbios produzem muitos benefícios fisiológicos aos pacientes com IC. O treinamento físico provoca alterações significativas no controle autonômico, cujas implicações clínicas são relevantes por aumentar o tônus parassimpático e reduzir o tônus simpático. Recentemente foi relatado que a amígdala posterodorsal (MePD) participa na modulação da resposta barorreflexa e quimiorreflexa induzidas pela histamina. Neste contexto, o presente estudo consiste em avaliar o efeito do treinamento físico sobre o sistema nervo simpático e parassimpático, a hemodinâmica, o barorreflexo arterial e o quimiorreflexo em ratos com IC, e investigar possíveis adaptações nos subnúcleos anterodorsal (MeAD) e MePD da amígdala medial. Serão estudados ratos Wistar machos com 90 dias, submetidos a cirurgia de ligadura da artéria coronária ou sham, divididos em grupos treinados (8 semanas em esteira) e sedentários. Ao final do experimento serão mensurados os registros hemodinâmicos, respostas baroreflexa e quimioreflexa, balanço simpatovagal, catecolaminas plasmáticas e expressão de receptores glutamatérgicos e histaminérgicos nos subnúcleos MeAD e MePD. Acreditamos que o estudo possa contribuir na compreensão dos efeitos do treinamento físico sobre os mecanismos neurais envolvidos na IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Alberto Antonio Rasia Filho - Integrante / Leonardo Calegari - Integrante / Bruna Mozaquatro - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2014

    Avaliação da memória declarativa em idosos submetidos à cirurgia de revascularição do miocárdio, Descrição: A memória declarativa é aquela que registra fatos, eventos ou conhecimentos e pode ser acessada conscientemente e seu conteúdo rapidamente declarado. Considerando-se que cerca de três quartos dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca experimentam dificuldades cognitivas, principalmente de memória, e com o decorrer do processo de envelhecimento, também há uma diminuição do desempenho cognitivo, sendo que a parcela mais acometida é a de idosos, considera-se de vital importância a investigação específica da repercussão na cognição, em particular, na memória de indivíduos senis, da cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) associada aos recursos terapêuticos utilizados no trans e pós-operatório como a circulação extracorpórea, a ventilação mecânica e o uso de sedativos. Para isso, participarão do estudo idosos que serão submetidos a CRM no Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia de Porto Alegre. A amostra será avaliada pré e pós cirurgicamente. A partir desse estudo, buscaremos esclarecer o quanto a cirurgia cardíaca interfere no mecanismo de memória e assim, desenvolver meios de minimizar seus efeitos sobre a mesma. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Caroline Tozzi Reppold - Integrante / Pedro Galvão - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Efeitos do treinamento muscular ventilatório em individuos valvulopatas submetidos à cirurgia cardíaca., Descrição: Os pacientes submetidos à cirurgia cardíaca apresentam alto risco de desenvolver complicações pulmonares, com o tempo de internação hospitalar e os custos financeiros. Além disso, a maioria dos pacientes não apresenta melhora da capacidade física suficiente para a execução de atividades de vida diária ou retorno ao trabalho em curto espaço de tempo após a cirurgia. Os efeitos do treinamento muscular ventilatório (procedimento de baixo custo, com pouco ou nenhum risco de intercorrências nesta população) podem diminuir a ocorrência de complicações pulmonares, visto que sua prática pode acelerar o processo de recuperação da função pulmonar, reduzindo o tempo de internação hospitalar e recursos financeiros despendidos. Assim como na melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida destes pacientes O presente estudo pretende avaliar os efeitos de um treinamento muscular ventilatório (TMV) de 4 semanas, em indivíduos valvulopatas submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital São Lucas da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em relação a função pulmonar, capacidade funcional, qualidade de vida e ocorrência de complicações pulmonares no período pós-operatório. A hipótese inicial sugere que o TMV recupere os valores de força muscular, capacidade funcional e função pulmonar pré-operatórios. O processo desse trabalho vem a contribuir com a formação e com o conhecimento científico dos envolvidos, assim como, com as pesquisas nesse campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Camila Cargnin - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    Avaliação das alterações do sistema respiratório e respostas do sistema cardiovascular de pacientes HIV positivo e uso de TARV, Descrição: Com o advento da highly active antiretroviral therapy (HAART) ou terapia anti-retroviral tripla de alta potência (TARV), os pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) apresentaram uma elevada taxa de sobrevida e aumento na qualidade de vida. Porém, observou-se que a terapia anti-retroviral é acompanhada de alterações metabólicas como dislipidemia, resistência insulínica, hiperglicemia e redistribuição de gordura corporal, fatores de risco para doença cardiovascular. Alguns estudos relatam alterações musculares em pacientes portadores do vírus HIV, incluindo fraqueza de musculatura respiratória. Além disso, outras pesquisas demonstram que a infecção por HIV pode estar associada à disfunção do sistema autônomo. Porém, não há pesquisas que demonstrem essas alterações associadas ou não ao uso de TARV. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar a presença de alterações do sistema respiratório cardiovascular, além da neuropatia autonômica em pacientes portadores do HIV em uso de TARV. Para isso, serão recrutados pacientes que realizam controle da infecção do HIV no Serviço de Infectologia do Hospital da Santa Casa de Porto Alegre, onde serão divididos em dois grupos: 1) portadores de HIV sem uso de TARV; 2) portadores de HIV em uso de TARV pelo menos a 6 meses. A partir disso, serão realizadas aferições das capacidades pulmonares e funcional desses pacientes, além da análise da função autonômica. A partir disso, tentar-se-a associar o uso de TARV às possíveis alterações do sistema respiratório e cardiovascular com disfunções autonômicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Candissa Silva da Silva - Integrante / Natalia Marcolin - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    A influência da laserterapia de baixa intensidade (InGaAIP ? 660 nm) sobre parâmetros plasmáticos e musculares de estresse oxidativo e dano ao dna em ratos com insuficiência cardíaca., Descrição: A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma das principais causas de morte e sua prevalência aumenta com a idade. Apesar de extensos estudos, o mecanismo fundamental responsável pelo desenvolvimento e progressão da doença, ainda não foi completamente elucidado. Estudos experimentais recentes e investigações clínicas sugerem um aumento na formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) na insuficiência cardíaca. Espécies reativas de oxigênio (ROS), tais como íons superóxido (O2-) e radicais hidroxila (OH), ocasionam a oxidação da membrana fosfolipídica, proteínas e DNA, estando implicados em ampla variedade de condições patológicas, incluíndo: isquemia, lesões por reperfusão, doenças neurodegenerativas e envelhecimento. A laserterapia de baixa intensidade (LBI) como ferramenta no tratamento de uma grande variedade de patologias e condições clínicas como pé-diabético, úlceras de pressão, lesões musculoesqueléticas, doenças crônicas, eczema, dermatites, problemas odontológicos, tanto em clínicas como em grandes centros de reabilitação. Entretanto não se conhece ainda os efeitos da laserterapia sobre o estresse oxidativo muscular periférico presente na IC. Diante da necessidade de implementação de novas terapias para o manejo da IC, o presente estudo visa avaliar os efeitos do tratamento por laserterapia de baixa intensidade sobre parâmetros de estresse oxidativo e dano ao DNA, de maneira sistêmica e/ou local (músculo esquelético) em ratos com IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Micheli Biasibeti - Integrante / Jenifer Saffi - Integrante / Vitor Scotta Hentsche - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    Avaliação da prevalência de fatores de risco para doença cardiovascular e efeitos do treinamento aeróbio em portadores do HIV em uso de antirretrovirais da região metropolitana de Porto Alegre, Descrição: A cronicidade da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) modificou o quadro clínico dos seus portadores. Atualmente as doenças cardiovasculares (DCV) encontram-se entre as principais causas de morbidade e mortalidade desta população. A identificação precoce dos fatores de risco para DCV são de fundamental importância para evitar o pior prognóstico e nortear o tratamento do portador. Além disso, terapias alternativas a medicação podem ajudar a melhorar a condição em que o mesmo se encontra. O treinamento físico tem demonstrado ser uma ferramenta eficaz na redução dos fatores de risco cardiovascular em diabéticos, obesos e hipertensos, contudo, a sua eficácia é pouco aprofundada em portadores da SIDA. Os objetivos deste trabalho são: (1) verificar a prevalência dos fatores de risco para DCV em portadores da SIDA em uso de terapia antirretroviral (TARV) da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, e (2) avaliar, através de um estudo randomizado, os efeitos do treinamento aeróbio, resistido e combinado na capacidade funcional, na função endotelial, no perfil inflamatório e nos marcadores de estresse oxidativo em portadores da SIDA em uso de TARV.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Luis Fernando Deresz - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    A influência da terapia laser de baixa intensidade associada a um protocolo de treinamento de força nos biomarcadores inflamatórios, de estresse oxidativo, do metabolismo do óxido nítrico e de ativação do nfNF-kb kB e nas variáveis morfométricas no múscu, Descrição: A Insuficiência Cardíaca (IC) está associada a um estado de ativação imune, de estresse oxidativo, de alteração no metabolismo do óxido nítrico e de alterações na ativação do NF-kB, com importantes repercussões no músculo esquelético (ME). Nos últimos anos, o treinamento de força (TF) passou a ser considerado uma estratégia para o tratamento de diferentes cardiopatias. Recentemente, evidencia-se que a Terapia Laser de Baixa Intensidade (TLBI) modula a síntese de diversos biomarcadores e que possa ser uma ferramenta potencializadora do exercício físico. Entretanto, um número bastante restrito de estudos avaliam os efeitos do TF e da TLBI no modelo de IC. O presente estudo objetiva avaliar a influência da TLBI (InGaAlP - 660nm) associada a um protocolo de treinamento de força nos biomarcadores inflamatórios, de estresse oxidativo, do metabolismo do óxido nítrico e de ativação do NF-kB e nas variáveis morfométricas no ME de ratos com IC subseqüente ao infarto do miocárdio (IAM). Para isto, ratos machos Wistar serão divididos em: Grupo 1 ? animais sem IC, sedentários e sem TLBI; Grupo 2 ? animais com IC, sedentários e sem TLBI; Grupo 3 ? animais sem IC, sedentários e submetidos à TLBI; Grupo 4 ? animais com IC, sedentários e submetidos à TLBI; Grupo 5 ? animais sem IC, submetidos ao TF e sem TLBI; Grupo 6 ? animais com IC, submetidos ao TF e sem TLBI; Grupo 7 ? animais sem IC, submetidos ao TF e à TLBI; Grupo 8 ? animais com IC, submetidos ao TF e à TLBI. Seis semanas após cirurgia de indução do IAM, será realizado o protocolo de TF (8 semanas, 5x por semana). O protocolo de TLBI será aplicada momentos antes do TF, no músculo gastrocnêmio, bilateralmente. Após, os ratos serão submetidos à análise dos diferentes biomarcadores em diferentes tecidos e das variáveis morfométricas no ME. A hipótese inicial do trabalho é de que a TLBI associada a um protocolo de TF diminui os níveis de TNF-α, IL-6 e IL1-β no miocárdio, no plasma e no ME. Ainda, que modula e reduz o. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Vitor Scotta Hentschke - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2014

    Eefeito agudo da tens sobre o sistema simpático e parassimpático em indíviduos com insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado, Descrição: Insuficiência Cardíaca (IC) é a incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sangüíneo para os tecidos. Nos últimos anos ocorreu um aumento da prevalência de insuficiência cardíaca (IC), no Brasil há cerca de dois milhões de pessoas com diagnóstico de IC e 240.000 novos casos por ano. Dessa forma, a IC se constitui no problema mais grave e atual nos âmbitos da cardiologia e da saúde pública. A atividade simpática encontra-se aumentada e está correlacionada com um pior prognóstico e sobrevida nesses pacientes. Atualmente, o bloqueio farmacológico crônico do sistema simpático pelo uso de beta-bloqueadores é comumente usado para o tratamento da hiperatividade simpática, contudo essas intervenções possuem efeitos colaterais. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) tem sido usada com sucesso para controlar a dor em diversas condições clínicas e pode ser uma estratégia não invasiva e não farmacológica para reduzir a gravidade do aumento do simpático. O objetivo deste estudo é verificar o efeito agudo da TENS sobre o sistema simpático e parassimpático em indivíduos com insuficiência cardíaca. Esta pesquisa caracteriza-se como ensaio clínico randomizado, composto por 24 pacientes com IC alocados em três grupos: TENS baixa freqüência, TENS alta freqüência e o grupo placebo que receberá a mimetização da aplicação da TENS o que ocorrerá com o aparelho desligado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Rodrigo Della Méa Plentz - Coordenador / Cinara Stein - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    Efeitos de um Programa de Inspirômetro de Incentivo associado à Pressão Positiva Expiratória nas Vias Aéreas em Pacientes Asmáticos, Descrição: A asma está associada com alta morbidade e significante mortalidade. Esta patologia apresenta impacto funcional nas atividades de vida diária (AVD?s) e de acordo com alguns estudos nos Estados Unidos e Europa, a porcentagem de asmáticos que apresentam restrições importantes em suas AVD?s é bastante significativa. A asma caracteriza-se como um importante problema de saúde pública, não só no Brasil, mas de âmbito mundial. Atualmente, existem poucos estudos que relatam os efeitos de um programa domiciliar de inspiração profunda associado à pressão expiratória positiva nas vias aéreas em asmáticos. Este projeto tem como objetivo analisar os benefícios trazidos por este programa na função respiratória, qualidade de vida e resposta ao exercício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Luisa Hoscheidt - Integrante / Tatiana Zacarias Rondinel - Integrante / Caroline Tozzi Reppold - Integrante / Isadora Faraco Corrêa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    A influência do ultra-som terapêutico modo pulsado no perfil inflamatório de ratos infartados, Descrição: Considera-se Insuficiência Cardíaca (IC), basicamente, como a incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sanguíneo para os tecidos. Estudos recentes evidenciam que a IC está associada a um estado pró-inflamatório, com elevados níveis de citocinas pró-inflamatórias (TNF-alfa, IL-6 e PCR) e redução de citocinas antiinflamatórias (IL-10). O ultra-som terapêutico vem sendo usado, entre outras indicações, com o propósito de diminuir os efeitos provocados nas lesões celulares. Porém, os reais mecanismos envolvidos no controle desse processo bem como o efeito na inflamação não estão totalmente elucidados na literatura. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar o efeito do ultra-som terapêutico (US) no perfil inflamatório de ratos com insuficiência cardíaca subseqüente ao infarto do miocárdio. Para isso, ratos machos Wistar serão divididos em seis grupos aleatoriamente. Nos grupos 1, 2 e 3 (grupos-controle) será apenas simulada a cirurgia de infarto do miocárdio (sem ligação da coronária), sendo o grupo 2 tratado com a terapêutica do ultra-som pulsado (USp) de 1 MHz de frequência, com intensidade de 0,1W/cm2 durante 2 minutos uma vez ao dia, e o grupo 3 com uso do ultra-som com intensidade de 0,5 W/cm2, ficando o grupo 1 com o efeito placebo (aparelho desligado). Já nos grupos 4, 5 e 6, será realizada a cirurgia de infarto do miocárdio, induzindo consequentemente à uma insuficiência cardíaca. Apenas o grupo 4 será tratado com o uso do ultra-som placebo. Para os grupos 5 e 6 será utilizado o ultra-som pulsado com intensidades de 0,1 e 0,5 W/cm2. O protocolo de aplicação do ultra-som terapêutico será realizado a partir da 6a semana pós-cirurgia e aplicado sobre os músculos gastrocnêmios desses ratos. O protocolo será realizado durante 10 dias e após o término do mesmo, os ratos serão submetidos à análise dos níveis de TNF-alfa, IL-6, IL-10 e PCR no plasma e na musculatura esquelética, bem como à avaliação dos parâmetros hemodinâmicos. A hipótese i. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Rodrigo Della Méa Plentz - Coordenador / Douglas Dalcin Rosatto - Integrante / Matheus Noronha - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    Efeitos do Treinamento de Força sobre o Remodelamento Cardíaco e Perfil Inflamatório em Ratos com Insuficiência Cardíaca., Descrição: A insuficiência Cardíaca (IC) é caracterizada pela inadequada função do coração em manter o fluxo sanguíneo necessário as atividades metabólicas do organismo, levando a uma condição de capacidade funcional reduzida e baixa qualidade de vida. A prática do exercício físico regular, sobretudo o exercício aeróbico, tem sido descrita como uma importante intervenção não farmacológica no tratamento da IC, entretanto, tem se observado muitos benefícios advindos do treinamento de força (TF). Estudos que avaliam os efeitos positivos do exercício sobre a fisiopatologia da IC em modelos animais, são bastante observados na literatura, contudo, os efeitos do TF em modelo animal de IC ainda são escassos. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o efeito do TF de intensidade moderada (65 a 75% de uma repetição máxima ? 1RM) sobre o remodelamento cardíaco, função hemodinâmica, hipertrofia muscular e o perfil inflamatório em ratos com IC induzida por infarto agudo do miocárdio (IAM). Para realização desse estudo serão utilizados ratos wistar machos com 90 dias de idade (220-270g), submetidos à cirurgia de IAM ou SHAM, divididos em grupos sedentários e treinados. O treinamento será realizado com a utilização aparelho de agachamento adaptado para ratos, com 4 séries de 10-12 repetições, 5 dias por semana, durante 8 semanas. Ao final do protocolo de treinamento, será realizado o registro hemodinâmico e a coleta de tecidos para análises bioquímicas e histológicas. Dessa forma, o presente projeto pretende avançar no conhecimento a cerca das modificações estruturais e funcionais do sistema cardiovascular na síndrome da IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Jadson Pereira Alves - Integrante / Giuseppe Potrick Stefani - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2010 - 2012

    Efeitos da estimulação elétrica neuromuscular sobre a sensibilidade dos barorreceptores, atividade do sistema simpático e parassimpático em ratos com insuficiência cardíaca, Descrição: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome resultante da incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sanguíneo para os tecidos periféricos. É caracterizada por uma lesão cardíaca extensa que reduz o débito cardíaco que leva a um aumento compensatório da atividade simpática. A estimulação elétrica (EE) surge como alternativa não medicamentosa no tratamento de pacientes com IC, pois aumenta o número e tamanho das mitocôndrias, aumenta o fluxo sanguíneo da região e a capilarização, e induz modificações na composição das fibras musculares, alterando seu metabolismo de fibras glicolíticas rápidas em oxidativas lentas. No entanto, alguns aspectos da EE, principalmente em relação ao modelo de IC, ainda permanecem controversos. O objetivo desde estudo é avaliar o efeito da EE sobre a atividade reflexa dos barorreceptores, sistema simpático e parassimpático em animais com ou sem IC. Para realização desse estudo serão utilizados ratos Wistar machos com 90 dias de idade (200-230g), submetidos à cirurgia de IAM ou SHAM, divididos em grupos eletroestimulados e não eletroestimulados. O protocolo será composto de sessões diárias de EE com duração de 30 minutos (8s de contração/ 4s de repouso) com f =30Hz, T=250µs, 5 dias por semana, durante 4 semanas com o aparelho FesVif 995 (Quark). Ao final do protocolo será realizada aferição das respostas barorreflexas e da ativação simpática e parassimpática, além do registro hemodinâmico e a coleta de tecidos para análise histológica. Dessa forma, o presente projeto pretende avançar no conhecimento a cerca do potencial terapêutico da EE na fisiopatologia da IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Ananda Rucatti - Integrante / Jéssica Hellen Poletto Bonetto - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2009 - 2012

    Efeito do Treinamento Muscular Inspiratório sobre a Capacidade Funcional e a Qualidade de Vida de Pacientes com Hipertensão Pulmonar Crônica, Descrição: A hipertensão pulmonar (HP) é caracterizada pelo progressivo aumento da resistência vascular pulmonar que resulta em redução do fluxo sangüíneo para a circulação pulmonar, levando a uma insuficiência ventricular direita. Em função destas anormalidades a troca gasosa apresenta-se gravemente comprometida causando hipoxemia. Apesar do tratamento farmacológico otimizado, a mortalidade e a limitação funcional permanecem elevadas na hipertensão pulmonar. Associado a este quadro fisiopatológico podemos observar tambem alterações músculo-esqueléticas como fraqueza da musculatura ventilatória, que potencializa a dispnéia. Todos estes fatores contribuem para redução da qualidade de vida destes pacientes. O treinamento muscular ventilatório (TMV) apresenta-se como alternativa terapêutica presença de fraqueza muscular, em diferentes situações, entretanto em pacientes com hipertensão pulmonar esta estratégia não foi ainda adequadamente testada. Objetivo: O objetivo da presente proposta e testar se o treinamento muscular ventilatório, em pacientes com HP e fraqueza muscular ventilatória é capaz de aumentar a força muscular ventilatória, modificar a capacidade funcional e melhorar qualidade de vida. Métodos: Este é um estudo controlado randomizado que pretende avaliar a força muscular ventilatória, a função pulmonar, as variáveis hemodinâmicas pulmonares, a capacidade funcional e o nível de atividade fisica em pacientes com HP após um programa de TMV. Quarenta indivíduos com HP e fraqueza muscular ventilatória serão divididos em dois grupos; Grupo treinamento onde os indivíduos serão submetidos a um período de TMV por 8 semanas, uma vez ao dia com carga de 30% da força muscular inspiratória, e um grupo controle onde os individuas realizarão o mesmo protocolo sem aplicação de sobrecarga para os músculos inspiratórios. Ao final de 8 semanas todas as avaliações serão repetidas. Contribuições esperadas: Esperamos ao final deste estudo atingir os objetivos desta proposta, e desta forma. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Glória Menz Ferreira - Integrante / Sergio Saldanha Menna Barreto - Integrante / Elinara Zancan - Integrante / Giulia PalermoSchifino - Integrante / Luis Eduardo Rohde - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundo de Incentivo a Pesquisa do HCPA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2009 - 2011

    TREinamento da Musculatura VENtilatória (TREMVEN): efeitos sobre a pressão arterial, capacidade funcional e a variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes hipertensos, Descrição: Sabe-se que a ventilação pulmonar modula a função cardiovascular por meio de mecanismos complexos. Além disso, pode-se observar uma diminuição nos níveis de PA em pacientes hipertensos submetidos à prática de exercícios respiratórios, o que pode estar relacionada com a redução da freqüência respiratória decorrente do treinamento muscular ventilatório (TMV). Sendo assim, parece haver uma relação entre os níveis de PA em pacientes hipertensos e a prática orientada de exercícios respiratórios. Dada a importância de ampliação dos conhecimentos que envolvem a interação entre o desempenho da musculatura ventilatória e capacidade funcional na hipertensão, a hipótese principal deste trabalho é testar se o TMV em pacientes hipertensos é capaz de modificar a pressão arterial, bem como a capacidade funcional e a variabilidade da freqüência cardíaca. Propomos um ensaio clínico randomizado, buscando, além da hipótese principal, analisar a melhora da qualidade de vida e do condicionamento físico de pacientes hipertensos, comparar a evolução do quadro hipertensivo de pacientes que realizam treinamento muscular respiratório e de pacientes que não realizam, observar a adesão ao programa de treinamento muscular de pacientes hipertensos em relação ao tratamento medicamentoso, avaliar se o treinamento muscular inspiratório melhora a variabilidade da freqüência cardíaca. Desta forma, conhecimentos quanto à prática clínica e ao manejo de pacientes portadores de hipertensão podem ser adicionados a rotina diária, trazendo uma possibilidade de intervenção benéfica não-medicamentosa, melhorando a qualidade de vida, diminuindo custos do tratamento e trazendo maiores possibilidades de abordagem desta população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Janaína Ferreira - Integrante / Rodrigo Della Méa Plentz - Integrante / Carolina de Melo Viero - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2012

    Efeitos do Exercício Físico sobre o Processo de Remodelamento Cardíaco, Perfil Inflamatório e Níveis Plasmáticos de Biomarcadores de Lesão Miocárdica na Insuficiência Cardíaca Experimental, Descrição: A insuficiência cardíaca (IC) é caracterizada pela incapacidade do coração em manter adequado suprimento sangüíneo aos órgãos e tecidos do corpo, culminando em prejuízo do metabolismo energético em geral. Essas alterações têm repercussão sistêmica importante, que leva a uma diminuição da capacidade funcional e, conseqüentemente, a uma baixa qualidade de vida. O exercício físico tem sido descrito como uma ferramenta não farmacológica capaz de reverter os efeitos deletérios da IC, melhorando significativamente a função hemodinâmica, o perfil inflamatório e o estresse oxidativo. Entretanto, o seu efeito sobre marcadores de injúria miocárdica preditores de mau prognóstico (observadas no processo de remodelamento), não estão totalmente elucidados. Além disso, são escassos os estudos que avaliam os efeitos do pré-condicionamento físico e do destreinamento, sobre esses parâmetros. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o efeito do exercício físico regular de moderada intensidade, do destreinamento e do pré-condicionamento físico sobre a função cardíaca, bem como sobre os níveis plasmáticos de marcadores específicos de injúria miocárdica e o perfil inflamatório em ratos com IC induzida por infarto agudo do miocárdio (IAM). Para realização desse estudo serão utilizados ratos wistar machos com 90 dias de idade, submetidos à cirurgia de IAM ou Sham, divididos em grupos previamente treinados, treinados pós IAM (8 semanas de natação) e destreinados (4 semanas). Serão avaliados biomarcadores plasmáticos preditores de agravamento da IC, função hemodinâmica e alterações morfológicas no músculo cardíaco e esquelético. Assim pretendemos avançar no conhecimento dos efeitos do exercício físico sobre o cenário patológico da IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Ramiro Barcos Nunes - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    A Influência da Laserterapia de Baixa Intensidade nos Níveis de TNF-Alfa, IL-6 e IL-10 no Músculo Esquelético de Ratos Infartados, Descrição: Insuficiência Cardíaca (IC) é a incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sangüíneo para os tecidos. Estudos recentes evidenciam que a IC está associada a um estado pró-inflamatório, com elevados níveis de citocinas pró-inflamatórias (TNF-alfa e IL-6) e redução de citocinas antiinflamatórias (IL-10). A Laserterapia de baixa intensidade (TLBI) vem sendo usada, entre outras indicações, com o propósito de efeitos antiinflamatórios. Porém, os reais mecanismos envolvidos no controle do processo inflamatório e os parâmetros utilizados na TLBI para tal efeito ainda são desconhecidos e variados. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar a influência da TLBI no perfil inflamatório de ratos com IC pós-infarto do miocárdio (IM). Para isso, ratos machos Wistar serão divididos em 4 grupos. Nos grupos 1 e 3 (controle) será simulada a cirurgia de IM (sem ligadura da coronária), sendo o grupo 3, tratado com TLBI. Nos grupos 2 e 4, será realizada a cirurgia de IM, induzindo à IC. O grupo 4 será tratado com TLBI. O protocolo de TLBI (comprimento de onda do laser) será realizado a partir da 4ª semana pós-cirurgia e aplicado sobre o músculo gastrocnêmio dos ratos. O protocolo será realizado durante 15 dias com doses que variam de 2,5 a 5,4J/cm2. Após, será realizada a análise dos níveis de TNF-alfa, IL-6 e IL-10 no plasma e na musculatura esquelética, bem como avaliação dos parâmetros hemodinâmicos. A hipótese inicial do trabalho é de que a TLBI diminui as concentrações dos mediadores pró-inflamatórios no músculo esquelético desse modelo animal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Vitor Scotta Hentschke - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Insuficiência Cardíaca Experimental: Estudo dos Efeitos do Treinamento Muscular Ventilatório sobre as Respostas Cardiovasculares e da Mecânica Ventilatória Induzidas pelo Metaboreflexo Muscular, Descrição: Insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome resultante da incapacidade do coração em manter adequados níveis de suprimento sangüíneo para os tecidos. As alterações da mecânica ventilatória e a atenuação do metaboreflexo muscular vistas nestes indivíduos colaboram na redução da capacidade aeróbica e fadiga precoce. Estudos trazem um aumento da tolerância ao exercício e qualidade de vida de pacientes submetidos em programas de treinamento muscular ventilatório (TMV). Portanto, testar a hipótese de que o TMV influencia nas respostas cardiovasculares e da mecânica ventilatória pela ativação do metaboreflexo em animais com ou sem infarto do miocárdio é o objetivo do presente estudo. Para isso, ratos machos Wistar serão distribuídos nos seguintes grupos: grupo 1-animais sham (sem ligadura da coronária) e sem TMV;grupo 2-animais sham e com TMV;grupo 3-animais com IC (com ligadura da coronária) e sem TMV e grupo 4-animais com IC e com TMV. Os animais serão submetidos a um protocolo de TMV onde irão respirar através de uma válvula Hans-Rudolf conectada em um cilindro. Os animais sem TMV respirarão por esta válvula sem resistência. Já os submetidos ao TMV terão conectados a válvula resistores alineares, variando de 0,8mm a 0,3mm, aumentando-se a carga gradativamente. Após o protocolo, os animais serão analisados quanto à mecânica ventilatória e variáveis hemodinâmicas antes e após a indução do metaboreflexo muscular. A hipótese inicial é que o TMV demonstre se é capaz de modificar a atenuação do metaboreflexo, amenizando os efeitos deletérios pelo reduzido aporte sangüíneo para a musculatura esquelética ativa, característico deste modelo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Rodrigo Boemo Jaenisch - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2011

    Efeito da microinjeção de angiotensina II, ocitocina e somatostatina no núcleo póstero-dorsal da amígdala medial sobre o controle de respostas cardiovasculares em ratos., Descrição: A amígdala medial (AMe) modula comportamentos sociais e respostas a estímulos estressantes. Para tanto são necessários ajustes homeostáticos concomitantes, inclusive da função cardiovascular. Dadas as suas notáveis presenças na amígdala medial póstero-dorsal (AMePD), a angiotensina II, a ocitocina e a somatostatina poderiam estar envolvidas na regulação da atividade cardíaca e da pressão arterial (PA). O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da microinjeção de angiotensina II, de ocitocina e de somatostina na AMePD de ratos não anestesiados no controle cardiovascular basal e após estimulação dos barorreceptores e quimiorreceptores. Ratos machos Wistar (3 meses de idade) serão submetidos à cirurgia estereotáxica para implantação de cânula na AMePD direita. No quinto dia pós-cirúrgico, será colocado um cateter de polietileno no interior da artéria aorta abdominal e da veia cava inferior. Um dia após a canulação, os animais serão microinjetados na AMePD com solução salina (0,3 µl; n = 7), angiotensina II (50 fmol/0,3 µl; n = 7), angiotensina II (50 pmol/0,3 µl; n = 7), ocitocina (10 ng/0,3 µl; n = 7), ocitocina (25 pg/0,3 µl; n = 7), somatostatina (1 µM/0,3 µl; n = 7) e somatostatina (15 fmol/0,3 µl; n = 7). Dados de FC e de PA serão obtidos 15 minutos em período basal e, a seguir, serão microinjetadas as substâncias mencionadas. Os reflexos pressores serão testados pela injeção de fenilefrina (8 µg/ml) e nitroprussiato de sódio (100 µg/ml) e os quimiorreceptores pela injeção de cianeto de potássio (60 até 180 µg/kg). Os dados serão comparados pelo teste da ANOVA de uma ou duas vias para medidas repetidas e pelos testes de Newman-Keuls ou de Tukey, conforme apropriado (α=5%).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Alberto Antonio Rasia Filho - Coordenador / Edson Quagliotto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2006 - 2008

    A resposta do Estresse Oxidativo e do Perfil Imunológico em indivíduos HIV positivos e negativos participantes de uma sessão de exercícios aeróbio e de resistência muscular localizada, Descrição: Os estudos evidenciam um aumento do estresse oxidativo (EO) nos pacientes HIV+, o qual pode favorecer a progressão da infecção com aumento da replicação viral, carcinogênese, aumento da apoptose das células T e disfunção imune. Em indivíduos HIV-, o treinamento físico gera adaptações no sistema antioxidante promovendo maior resistência tecidual a desafios oxidativos, como os proporcionados pelo exercício físico de alta intensidade e longa duração, porém, há uma carência de informações relativa aos pacientes HIV+. Por outro lado, sabe-se que o exercício agudo, em função da maior necessidade de oxigênio, pode promover um aumento na produção de espécies reativas de oxigênio, podendo assim modificar o estado redox da célula. Assim torna-se relevante a avaliação dessas variáveis em resposta ao exercício para compreender os efeitos do mesmo no perfil imunológico dos indivíduos portadores do HIV. Estes dados darão maior segurança para os profissionais que trabalham nessa área além de oferecer um treinamento de melhor qualidade minimizando os riscos aos participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Luis Fernando Deresz - Integrante., Financiador(es): Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Determinação da Influência da exposição aguda ao material particulado sobre o coração durante a atividade física: Uma análise da função autonômica e dos parâmetros oxidativos cardíacos, Descrição: Este Projeto pretende estudar os efeitos da inalação de material particulado sobre o estresse oxidativo cardíaco e sobre as adapataçãos do sistema cardiovascular durante a exposição de material particulado em ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Tiago Gomes Heck - Integrante / Cláudia Ramos Rhoden - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Repercussão da Resposta Inflamatória sobre o Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental: Efeitos do Exercício Físico., Descrição: Não existe no Brasil nenhum estudo descrevendo de forma isolada as alterações fisiopatogênicas da musculatura esquelética neste modelo experimental de IC. Da mesma forma, nenhum estudo até o momento descreveu as adaptações musculares decorrentes do exercício físico na expressão dos mediadores inflamatórios envolvidos nas alterações periféricas neste modelo. A relação entre a presença das alterações inflamatórias com as manifestações musculares na IC é de extrema relevância científica, uma vez que, pelo menos em parte, as alterações da musculatura esquelética neste modelo e em pacientes com IC são um importante fator determinante da limitação funcional. No entanto, com relação a este aspecto, é explorada de forma limitada pela literatura internacional. Da mesma forma, são escassos os estudos que avaliam a utilização do exercício físico nos músculos periféricos e seus efeitos sobre as alterações fisiopatológicas desta musculatura. Alguns estudos clínicos têm demonstrado que o exercício físico, em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou com IC, tem impacto prognóstico importante aprimorando o tratamento não-farmacológico destes pacientes. Neste contexto a proposta apresenta vários aspectos originais, que ainda não estão adequadamente compreendidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Márcio Chazan - Integrante / Ramiro Barcos Nunes - Integrante / Mateus Tonetto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2005 - 2007

    Estudo sobre a microinjeção de glutamato e GABA na amígdala medial sobre a atividade cardiovascular de ratos., Descrição: Busca-se estudar de que forma os subnúcleos da amígdala medial participam na modulação da atividade cardiovascular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Alberto Antonio Rasia Filho - Coordenador / Helinton Neckel - Integrante / Edson Quagliotto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Estudo do Impacto da Ventilação no Consumo de Oxigênio em Indivíduos Normais após Fadiga Diafragmática e em Pacientes com Insuficiência Cardíaca e Fraqueza Muscular Inspiratória Submetidos ao Treianmento Muscular Inspiratório, Descrição: A presença de fadiga muscular ventilatória pode limitar a capacidade ao exercício tanto em indivíduos normais quanto em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). O trabalho dos músculos ventilatórios está diretamente relacionado com a resposta cardiovascular durante o exercício máximo. Muitos estudos têm demonstrado a influência do trabalho muscular ventilatório no volume sistólico, na resposta do débito cardíaco e na redistribuição do fluxo sanguíneo entre os músculos ventilatórios e a musculatura periférica. O aumento do trabalho ventilatório desencadeia a ativação do ergorreflexo originário do diafragma, o que por sua vez aumenta a atividade simpática periférica, que se associa com a redução do fluxo sanguíneo dos músculos dos membros inferiores. A cinética do consumo de oxigênio está alterada em pacientes com IC quando comparados a indivíduos normais. A presença de alterações musculares, metabólicas e neuro-humorais, nesses pacientes, estão associadas com prolongamento na resposta do consumo de oxigênio durante o aumento progressivo da carga imposta durante o teste cardiopulmonar. Além disso, o menor consumo de oxigênio no pico do exercício, a hiperventilação durante o exercício e uma pior resposta ventilatória também são fatores presentes nestes pacientes. Recentemente demonstramos que o treinamento muscular inspiratório é um importante método para melhorar a capacidade funcional desses pacientes. O Objetivo deste estudo é analisar o comportamento do padrão ventilatório de indivíduos normais submetidos à fadiga diafragmática e seu impacto no consumo de oxigênio e, avaliar como o treinamento muscular inspiratório melhora a cinética do consumo de oxigênio em pacientes com IC e fraqueza muscular inspiratória. A estratégia de ação do presente projeto será a seguinte: Serão estudados indivíduos sedentários normais e indivíduos com insuficiência cardíaca. Todos os indivíduos realizarão um teste cardiopulmonar máximo seguido de um teste com carga co. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Análise Comparativa das Respostas da Função Pulmonar em Pacientes Pós-Cirurgicos de Revascularização do Miocárdio Submetidos à Diferentes Intervenções Fisioterapêuticas, Descrição: A cardiopatia isquêmica é uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. O seu tratamento cirúrgico, a revascularização do miocárdio é um procedimento abrangente e eficaz de reperfusão direta do músculo cardíaco. Avanços recentes nas técnicas cirúrgica, anestésica e na circulação extracorpórea têm diminuído a morbidade e mortalidade de pacientes submitidos a cirurgia cardíaca. Por outro lado, o perfil dos pacientes tem mudado, já são encaminhados pacientes mais idosos, com comprometimento acentuado na função ventricular e com doenças crônicas associadas. Esses fatores, associados com as repercussões da CEC, como alterações inflamatórias, metabólicas, de distribuição de líquidos e coagulação sangüínea podem piorar ou dificultar a recuperação pós-cirúrgica. Isto demonstra a necessidade da intervenção de uma equipe especializada para o manejo desses pacientes. O pós-operatório imediato é caracterizado por importantes alterações hemodinâmicas e pulmonares, em parte produzidas pela CEC. A presença de alterações na mecânica ventilatória, reduções expressivas dos volumes e capacidades pulmonares, anormalidade da resistência e complacência pulmonar e retenção de secreção acarretam em redução da função pulmonar. Assim, várias intervenções fisioterapêuticas podem ser utilizadas visando prevenir ou reverter complicações pulmonares durante o pós-operatório de cirurgias cardíacas. A justificativa desse projeto é alcançar uma maior especificidade das intervenções fisioterapêuticas (IC, EPAP). Sabe-se das inúmeras complicações pós-operatórias nas cirurgias de grande porte, como a revascularização do miocárdio e, também, da eficácia das diversas intervenções fisioterapêuticas empregadas com o objetivo de prevenir ou reverter complicações pulmonares pós-operatórias. Porém, dados da literatura ainda são contraditórios e escassos sobre quais procedimentos são realmente eficazes em pacientes revascularizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Mauren Porto Haefner - Integrante / Sergio Saldanha Menna Barreto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2008

    Efeitos da Estimulação Elétrica sobre as Características Morfológicas e Funcionais do Músculo Esquelético na Insuficiência Cardíaca Experimental, Descrição: Os modelos experimentais de infarto do miocárdio após a ligação da artéria coronária em ratos tem sido o modelo animal de insuficiência cardíaca mais amplamente utilizado, a despeito da alta mortalidade cirúrgica. A oclusão parcial da artéria coronária esquerda, leva à isquemia miocárdica crônica e, conseqüentemente à insuficiência cardíaca. A oclusão completa resulta em infarto do miocárdio com ocorrência evidente de IC após 3 a 6 semanas. A disfunção ventricular esquerda e a falência miocárdica estão associadas com a ativação neuro-humoral e alterações hemodinâmicas similares àquelas vistas em pacientes com IC crônica. A estimulação elétrica da musculatura periférica aumenta a atividade das enzimas oxidativas (SDH e CS) em ratos jovens e velhos, além disso, a estimulação elétrica tem mostrado reverter algumas das alterações mitocondriais e capilares observadas em modelos experimentais de IC. A estimulação elétrica de baixa freqüência aumenta o número e tamanho das mitocôndrias, aumenta o fluxo sanguíneo e a capilarização, e induz modificações na composição das fibras musculares. No entanto, alguns aspectos principalmente em relação ao modelo de IC, ainda permanecem controversos. Portanto, estudar os efeitos da estimulação elétrica no que diz respeito às adaptações musculares esqueléticas (expressão dos transportadores de glicose, do TNFa, da expressão dos tipos de fibras e do diâmetro das fibras musculares) permitirá o avanço no conhecimento do potencial terapêutico da estimulação elétrica em pacientes com IC, uma vez que a estimulação elétrica pode ser empregada em grupos musculares seletivos sem aumentar o débito cardíaco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Alberto Antonio Rasia Filho - Integrante / Luciana El Halal Schuch - Integrante / Elisa De Leon - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

  • 2003 - 2006

    Efeito da Microinjeção de Histamina em Núcleos do Complexo Amigdalóide sobre o Controle da Pressão Arterial em Ratos, Descrição: O presente projeto tem por objetivo avaliar a resposta cardiovascular desencadeada pela estimulação dos pressorreceptores e quimiorreceptores em animais não anestesiados e em situação controle ou após a microinjeção de histamina nos núcleos medial, basolateral e central do complexo amigdalóide. A seguir, buscar-se-á avaliar o efeito da microinjeção de fármacos que atuem como agonista (R-a-metilhistamina) ou antagonista (clobenpropit) potentes e seletivos dos receptores H3 nessa atividade. Após implantação estereotáxica de cânula para microinjeção de substâncias nas áreas mencionadas, serão testados os reflexos comandados pelos pressorreceptores, pela infusão de fenilefrina e nitroprussiato de sódio, e pelos quimiorreceptores, pela infusão de cianeto de potássio. Os valores de pressão arterial e freqüência cardíaca serão registrados em sistema de aquisição de dados (CODAS) e submetidos à posterior análise pelo teste da ANOVA de uma via comparando os resultados entre todos os grupos experimentais. Espera-se que os dados obtidos avancem o conhecimento sobre a base neural do controle cardiovascular e da PA e ajudem a determinar o papel, nesta regulação, da histamina em relevantes áreas do complexo amigdalóide de ratos. Isso deve possibilitar que se relacione o fato dessa estrutura modular a emissão de comportamentos relacionados com o processamento de emoções e sua provável capacidade de desencadear alterações cardiovasculares concomitantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Alberto Antonio Rasia Filho - Coordenador / Luciana El Halal Schuch - Integrante / Edson Quagliotto - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Recuperação da Cinética do Oxigênio após Esforço Máximo em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Submetidos a Treinamento Muscular Ventilatório, Descrição: Este estudo tem por objetivo analisar a cinética de recuperação do consumo de oxigênio após esforço máximo em pacientes com insuficiência cardíaca submetidos a um programa de treinamento muscular ventilatório. Este estudo utiliza como métodos de avaliação da cinética de recuperação do consumo de oxigênio, o teste cardiopulmonar (ergoespirometria); como instrumento de avaliação da força muscular ventilatória o manovacuômetro digital MVD-500; como avaliação da função pulmonar a espirometria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Jorge Pinto Ribeiro - Integrante / Ricardo Stein - Integrante / Henrique Güths - Integrante., Financiador(es): Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2003

    Efeitos do Treinamento dos Músculos Ventilatórios sobre a Capacidade ao Exercício em Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Estudo Randomizado, Controlado, Descrição: As doenças cardiovasculares estão colocadas, no campo da saúde, como um dos fatores mais importantes no desenvolvimento das doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil. Dentre as principais conseqüências devidas às alterações que acometem estes pacientes podemos destacar, a redução na sua qualidade de vida e o aumento do seu grau de dependência. A intolerância ao exercício pode ser um dos fatores limitantes durante a realização das atividades da vida diária. A fraqueza da musculatura esquelética, é uma anormalidade freqüente em pacientes com IC, e esta alteração parece ser de fundamental importância na determinação da capacidade ao exercício nestes pacientes. Além disso, o comprometimento da musculatura ventilatória pode ter um papel fundamental no desenvolvimento da sensação de dispnéia, uma vez que os mesmos apresentam aumento do trabalho respiratório e redução da força. Além disso, a sensação de dispnéia e a fadiga durante a atividade física são fatores limitantes da capacidade ao exercício. Alterações histológicas, metabólicas e vasculares musculares tem sido descritas como possíveis causas que contribuem para a intolerância ao exercício. Anormalidades semelhantes são observadas nos músculos ventilatórios. Estas anormalidades estão associadas com redução da capacidade de gerar força tanto da musculatura inspiratória quanto da musculatura expiratória. A ventilação voluntária máxima também esta reduzida nos pacientes com IC evidenciando a menor capacidade de aumentar a ventilação durante aumentos da demanda metabólica como no exercício. Estes fatores podem contribuir de maneira importante para a limitação ao exercício nos pacientes com IC, desta maneira torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de trabalhos dedicados a esclarecer se o comprometimento da musculatura ventilatória pode ser amenizado com um programa de treinamento específico para estes músculos, e se o treinamento da musculatura ventilatória pode diminuir a intolerância ao exercício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Coordenador / Nadine Clausell - Integrante / Jorge Pinto Ribeiro - Integrante / Ricardo Stein - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2004

    Insuficiência Cardíaca Esquerda: Aspectos Hemodinâmicos, Autonômicos e Bioquímicos, Descrição: Com uma prevalência de 1 a 2% da população mundial, a insuficiência cardíaca (IC) constitui-se em um problema clínico maior em saúde pública. A despeito dos inúmeros estudos sobre fisiopatologia, a mortalidade na insuficiência cardíaca tem diminuído muito pouco nas últimas quatro décadas. Nas duas últimas décadas, têm sido acumuladas evidências do envolvimento de radicais livres na patogênese de várias doenças cardiovasculares. Aumentada produção de radicais livres foi documentada em pacientes com infarto agudo do miocárdio, com doença coronariana, assim como após angioplastia. Estudos com animais têm fornecido evidência mais direta do papel dos radicais livres no desenvolvimento de placas ateroscleróticas e doença coronariana, insuficiência cardíaca congestiva e injúria de isquemia-reperfusão. Como o envolvimento dos radicais livres tem se tornado cada vez mais forte, faz-se urgente o entendimento destes mecanismos e o desenvolvimento de terapias capazes de detoxificar estas substâncias. As defesas antioxidantes podem se alterar em distintas condições fisiológicas e patológicas. A hipertrofia cardíaca devida à sobrecarga crônica de pressão tem sido associada com aumentada atividade antioxidante, enquanto que a insuficiência cardíaca, com diminuída reserva antioxidante. A necessidade do controle na evolução da doença gerou um grande interesse na compreensão adequada dos mecanismos fisiopatológicos responsáveis pelo desenvolvimento e evolução do quadro clínico associado a esta doença, motivando a realização de um número crescente de estudos nessa área. Grande parte dos avanços obtidos nesse campo originam-se dos estudos experimentais. Os estudos em animais têm contribuído para o esclarecimento dos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento das alterações hemodinâmicas, do sistema nervoso autonômico e dos mecanismos de defesa antioxidante que participam das modificações da função cardiovascular e da musculatura esquelética na IC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Dal Lago - Integrante / Maria Cláudia Irigoyen - Coordenador / Adriane Belló Klein - Integrante / Marcus Picoral Pinto - Integrante / Paulo Cavalheiro Schenkel - Integrante / Daniela Meireles do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Neuromuscular electrical stimulation and photobiomodulation improves autonomic balance of rats with heart failure - Segundo lugar na categoria pôster, ASSOBRAFIR.

2018

Applicability and reproducibility of the Glittre-ADL test and association with the muscle thickness of pectorals major and latissimus dorsi in patients with idiopathic pulmonary fibrosis., ASSOBRAFIR.

2018

Muscle quality is lower in frail patients with severe stenosis and is associated to muscle strength, nutritional status and cardiac operative risk - Primeiro Lugar apresentação oral, ASSOBRAFIR.

2017

Destaque da Sessão na III mostra de ensino pesquisa e extensão da UFCSPA com o Trabalho "Efeitos do treino aeróbio na capacidade funcional, perfil lipídico, Glicêmico e qualidade de vida em portadores, UFCSPA.

2016

Prêmio Mérito Interdisciplinar - O TMV melhora a função hemodinâmica, a variabilidade da FC, a resposta quimiorreflexa periférica e a mecânica respiratória em ratos com IC, XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Simpósio de Fisioterapia..

2016

Melhor Trabalho Científico do Simpósio de Fisioterapia - O TMV melhora a função hemodinâmica, a variabilidade da FC, a resposta quimiorreflexa periférica e mecânica respiratória em ratos com IC, XXXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Simpósio de Fisioterapia..

2016

Professor Homenageado da quarta turma de formandos em Fisioterapia da UFCSPA, UFCSPA.

2015

Prêmio Professor Antônio Belló, PPG em Ciências Biológicas: Fisiologia.

2015

Destaque - O treinamento muscular ventilatório melhora a função hemodinâmica, o quimiorreflexo periférico, a modulação simpatovagal e a mecânica respiratória em ratos com insuficiência cardíaca, I Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFCSPA..

2015

Prêmio Mérito Interdisciplinar - Efeitos do treinamento muscular ventilatório sobre a função hemodinâmica e o dano em DNA no músculo diafragma de ratos com insuficiência cardíaca, XXXVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo..

2015

Melhor Trabalho Científico do Simpósio de Fisioterapia-Efeitos do treinamento muscular ventilatório sobre a função hemodinâmica e o dano em DNA no músculo diafragma de ratos com insuficiência cardíaca, XXXVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - Simpósio de Fisioterapia..

2015

1º Lugar - Temas Livres - Efeitos do treinamento muscular ventilatório sobre a função hemodinâmica e o dano em DNA no músculo diafragma de ratos com insuficiência cardíaca, 5º Simpósio de Fisioterapia Cardiovascular - 42º Congresso da SBCCV..

2013

Melhor Tema Livre Oral no Simpósio de Educação Física em Cardiologia, SOCERGS.

2013

Professor Homenageado da primeira turma de formandos em Fisioterapia da UFCSPA, UFCSPA.

2012

Melhor Tema Livre Oral - Simpósio de Educação Física em Cardiologia, SOCERGS.

2012

Melhor Tema Livre Oral - Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, SOCERGS.

2012

Destaque na Categoria Iniciação Científica da I Semana Acadêmica da UFCSPA, UFCSPA.

2012

3º Lugar - Apresentação Oral - Lesão Pulmonar Aguda Experimental Promove Alterações no Metabolismo Energético e na Mecânica Ventilatória no Pulmão de Ratos: Prevenção pelo Exercício Físico, 32ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre..

2010

1º Lugar C. Oral Pós-Grad. 15º Simpósio Internacional Fisioterapia Respiratória: Efeito treinamento muscular ventilatório sobre atividade simpatovagal e sensibilidade barorreceptores em ratos com IC, Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

2010

2º Lugar C. Oral Pós-Grad. 15º Simpósio Internacional Fisioterapia Respiratória: Treinamento muscular ventilatório melhora alterações morfológicas e hemodinâmicas em ratos com IC induzida por infarto, Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

2010

Primeiro lugar dos temas livres orais no Oitavo Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, SOCERGS.

2009

Top Abstract Award at the 1st Ibero-American Meeting on Toxicology and Environmental Health: Does ambient particulate air pollution increase lung oxidative demand during acute exercise in rats?, 1st Ibero-American Meeting on Toxicology and Environmental Health.

2008

Destaque no IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS - Eletroestimulação Aumenta a Densidade Vascular no Músculo Tibial Anterior de Ratos Submetidos a Infarto do Miocárdio, PUCRS.

2008

Melhor trabalho científico da I Semana Acadêmica da UFCSPA - "Efeitos da estimulação elétrica da musculatura esquelética sobre a expressão de GLUT-4 na insuficiência cardíaca experimental", UFCSPA.

2008

2º lugar na Categoria Pós Graduação Oral - "Eletroestimulação aumenta a concentração de GLUT-4 em ratos submetidos a infarto do miocárdio", 14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

2007

Segundo colocado como tema livre no IV Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória, SOBRAFIR.

2006

Destaque - Melhor Trabalho Científico da I Semana Científica da FFFCMPA, FFFCMPA.

2005

Prêmio Zerbini de Cardiologia ? Edição 2005, Fundação Zerbini.

2004

Primeiro lugar na categoria temas livres orais, DERC.

2004

Terceiro lugar na categoria temas livres orais, DERC-SBC.

2004

Primeiro Lugar na Sessão de Poster Moderado, European Society Of Cardiology.

2004

Melhor Tarabalho Oral no III Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, Sociedade e Cardiologia do Rio Grande do Sul.

2003

Prêmio Joshep Feher, DERC-SBC.

2003

Primeiro lugar na categoria comunicação oral, SOBRAFIR.

2001

Comenda do Mérito Científico, CREFITO-5.

1998

Primeiro Lugar no Prêmio Sociedade Paranaense de Medicina Desportiva, Sociedade Paranaense de Medicina Desportiva.

1998

Destaque no X Salão de Iniciação Científica da UFRGS, Pró Reitoria de Pesquisa/PROPESQ - UFRGS.

1996

Menção Honrosa do Prêmio Maria Marques, Sociedade de Fisiologia do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Fisioterapia. , Sarmento Leite, 245, sala 308, Centro, 90050170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33038751, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - Atual

    Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2012

      Direção e administração, PPG em Ciências da Reabilitação, .,Cargo ou função, Responsável pelo Laboratório de Fisiologia Experimental.

    • 10/2011

      Ensino, Ciências da Reabilitação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Celulares, Moleculares e Avanços Tecnológicos em Ciências da Reabilitação, Fisiologia e Bioquimica do Exercício

    • 03/2009

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar II, Fisiologia do Exercício, Fisiologia Humana I, Fisiologia Humana II

    • 11/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Curos de Graduação em Fisioterapia, .,Linhas de pesquisa

    • 07/2002

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana

    • 03/2017 - 09/2018

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.

    • 08/2014 - 09/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curos de Graduação em Fisioterapia, .,Cargo ou função, Representante Substituto do Curso de Fisioterapia na Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA.

    • 03/2017 - 03/2018

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Substituto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

    • 03/2017 - 03/2018

      Direção e administração, PROPLAN, .,Cargo ou função, Comissão de Espaço Físico.

    • 03/2011 - 09/2015

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPG-CR).

    • 01/2011 - 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro da ComPG.

    • 11/2008 - 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUN, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

    • 03/2008 - 09/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .,Cargo ou função, Membro do CONSEPE.

    • 07/2011 - 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Integrandte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Fisioterapia.

    • 03/2013 - 03/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUN, .,Cargo ou função, Membro do grupo de trabalho para avaliar alterações nos concursos para docentes.

    • 10/2011 - 10/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fisioterapia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Laboratório do Curso de Fisioterapia.

    • 07/2009 - 07/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curos de Graduação em Fisioterapia, .,Cargo ou função, Membro da COMGRADFisio.

    • 10/2009 - 10/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Direção de Pesquisa e Pós Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFCSPA.

    • 03/2006 - 08/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PPG - Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do PPG-CS.

    • 11/2011 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral especial.

    • 06/2009 - 12/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do CONSEPE.

    • 12/2009 - 03/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Ingresso Extravestibular do Curso de Fisioterapia.

    • 10/2009 - 03/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Direção de Pesquisa e Pós Graduação, .,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê de Ética do Uso de Animais, representando o curso de Fisioterapia..

    • 01/2009 - 03/2011

      Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 11/2005 - 11/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Direção de Pesquisa e Pós Graduação, .,Cargo ou função, Integrante do Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica.

    • 10/2006 - 10/2006

      Ensino, Patologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na Disciplina de Modelos Experimentais

    • 09/2005 - 09/2005

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na disciplina de Modelos Experimentais para Utilização em Pesquisa Biomédica

    • 04/2005 - 04/2005

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na Disciplina de Tópicos Atuais em Farmacologia e Terfapêutica Clínica - Tema Abordado - ecanismos de Congtrole da Pressão Arterial

    • 04/2005 - 04/2005

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na Disciplina de Tópicoas Atuais em Farmacologia e terapêutica Clínica

    • 05/2003 - 06/2003

      Extensão universitária , Disciplina de Fisiologia e Biofísica, Disciplina de Fisiologia e Biofísica.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão em Fisiopatologia.

    • 11/2002 - 11/2002

      Ensino, Farmacologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na Disciplina de Neurotransmissores

  • 2003 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

  • 2004 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Comissão de Assesoria e Avaliação da Àrea de Fisioterapia

    Atividades

    • 06/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Deaes, Enade.,Cargo ou função, Membro da Comissão do ENADE.

  • 2002 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2

  • 2001 - 2002

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 5

  • 2000 - 2001

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Substituto, Carga horária: 20

  • 1999 - 1999

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6

  • 1998 - 1999

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

  • 1998 - 1998

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10

    Atividades

    • 12/2004 - 12/2004

      Ensino, Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Colaborador na Disciplina "Bases Celulares e Moleculares das Doençaas Cardiovasculares"

    • 11/2003 - 11/2003

      Ensino, Ciências Biológicas (Fisiologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Colaborador na Disciplina de Fisiologia Cardiovascular - FSP 23

    • 06/2003 - 06/2003

      Ensino, Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na Disciplina de Bases Celulares e Moleculares das Doenças Cardiovasculares

    • 12/2001 - 02/2002

      Ensino, Fisiologia do Exercício, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Humana II - Cardiorespiratória

    • 09/2000 - 01/2002

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

    • 08/1999 - 08/1999

      Extensão universitária , Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Fisiologia Cardiovascular.

    • 11/1998 - 02/1999

      Extensão universitária , Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Fisiologia Cardiovascular.

    • 09/1998 - 10/1998

      Extensão universitária , Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Controle da Pressão Arterial.

  • 2001 - 2010

    Universidade La Salle - Canoas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 06/2004 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria Acadêmica, Curso de Graduação Em Fisioterapia.,Cargo ou função, Membro das Comissão Científica e de Publicações do UNILASALLE.

    • 09/2001 - 03/2010

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia e Biofísica I, Fisiologia e Biofísica II, Fisioterapia em Terapia Intensiva

    • 09/2001 - 12/2008

      Direção e administração, Pró Reitoria Acadêmica, Curso de Graduação Em Fisioterapia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 1998 - 2002

    Universidade de Caxias do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/1998 - 02/2002

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisilogia Médica I, Fisiologia Médica II

  • 1998 - 1998

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 20

  • 1993 - 1993

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

  • 1992 - 1992

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio de aperfeiçoamento profissional na unidade de terapia intensiva do HUSM

  • 1991 - 1992

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio na Unidade de Terapia Intensiva do HUSM

  • 1991 - 1991

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Estágio extracurricular em Fisioterapia na área de Pneumologia

  • 1991 - 1991

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Bolsista de estágio acadêmico no HUSM

  • 1991 - 1991

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio curricular supervisionado

  • 1990 - 1990

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio extracurricular no Serviço de Fisioterapia do HUSM

  • 1989 - 1989

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio no ambulatório de fisioterapiua do HUSM

    Atividades

    • 03/2004 - 03/2004

      Ensino, Análise e Planejamento de Produtos e Processos Fis, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Morfofuncionais do Sistema Respiratório

    • 04/1998 - 04/1998

      Treinamentos ministrados , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia e Reabilitação.,Treinamentos ministrados, Bases Fisiológicas de Avaliação e Conduta Fisioterapêutica

    • 03/1993 - 08/1993

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Neurologia

    • 11/1991 - 12/1992

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia e Reabilitação.,Estágio realizado, Estágio na Unidade de Terapia Intensiva.

    • 07/1991 - 11/1991

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia e Reabilitação.,Estágio realizado, Estagiário na Àrea de Pneumologia.

    • 12/1990 - 12/1990

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia e Reabilitação.,Estágio realizado, Estágio Extracurricular em Fisioterapia no HUSM/UFSM.

  • 2003 - 2003

    Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

  • 1994 - 1995

    Instituto de Cardiologia Fundação Universitária de Cardiologia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

    Atividades

    • 10/2003 - 10/2003

      Ensino, Ciências da Saúde:Cardiologia e Ciências Cardiovas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colaborador na Disciplina de Cardiologia Experimental

    • 11/1994 - 10/1995

      Serviços técnicos especializados , Serviço de Fisioterapia, Fisioterapia Bueno.,Serviço realizado, Fisioterapeuta.

  • 1999 - 1999

    Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

  • 1998 - 1998

    Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Atividades

    • 09/1999 - 11/1999

      Ensino, Especialização Em Fisioterapia Cardiovascular, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Cardiovascular e Respiratória

    • 05/1998 - 08/1998

      Ensino, Especialização Em Fisioterapia Ortopédica e Trauma, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 2000 - 2002

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11

    Atividades

    • 08/2000 - 10/2002

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Aplicada I, Metodologia da Pesquisa

  • 1998 - 1998

    Universidade da Região da Campanha

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina de fisiologia no curso de especialização - fisioterapia aplicada às disfunções músculo-esqueléticas

  • 1993 - 1994

    Universidade da Região da Campanha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/1998 - 11/1998

      Ensino, Fisioterapia Aplicada Às Disfunções Músculo Esquel, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

    • 08/1993 - 03/1994

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Pré-Operatória, Fisioterapia Pós-Operatória, Fisioterapia Pré e Pós-Operatória

  • 2005 - 2005

    Universidade de Santa Cruz do Sul

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: RPA, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/2005 - 08/2005

      Ensino, Fisioterapia Cardio Respiartória Avançada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semiologia do Sistema Cardio-Respiratório

  • 1995 - 1997

    Universidade Luterana do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1995 - 08/1997

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Cardio-Pulmonar III, Fisioterapia Cardiopulmonar II, Estágio Supervisionado em Fisioterapia Cardio-Pulmonar