Yasmin de Oliveira Pontual

Possui Graduação em Biomedicina pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação - IBMR (2014). Mestre em Ciências pelo programa de Pós graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em doenças infecciosas na Fundação Oswaldo Cruz. Possui experiência em Pesquisa Clínica em estudos clínicos fase II,III, IV. Possui experiência na área de Biologia Molecular e Farmacogenética, tendo atuado como bolsista no Laboratório de Pesquisa em Farmacogenética no Instituto Nacional de Infectologia Evando Chagas-INI/FIOCRUZ-RJ. Participou no desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos polimorfismos do Gene MDR-1, no tratamento da tuberculose.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas

2015 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Polimorfismos do gene ABCB1 associado aos fatores clinicos pode predizer a resistência ao tratamento da tuberculose,Ano de Obtenção: 2017
Valéria Cavalcanti Rolla.Coorientador: Liane de Castro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Biomedicina

2010 - 2014

Centro Universitário Hermínio da Silveira
Título: Avaliação dos Polimorfismos dos exons 21 e 26 do Gene MDR1 na Resistência ao Tratamento da Tuberculose
Orientador: Dra. Liane de Castro

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

COLEGIO BATISTA SHEPARD

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2006

Colégio Companhia de Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Técnicas de Biologia Celular e Molecular. (Carga horária: 12h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, SCM/RJ, Brasil.

2015 - 2015

Biologia Molecular Aplicada à Pesquisa Ambiental. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Saúde Pública- FIOCRUZ, ENSP-FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Anticorpos. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Análise Forense de DNA. (Carga horária: 8h). , Renova cursos, RENOVA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Semana de Biomedicina."Avaliação dos polimorfismos dos exons 21 e 26 na resistência ao tratamento da tuberculose.". 2015. (Outra).

Jornada de Princípios de Transplante de Medula Óssea. 2011. (Congresso).

1° Biomedicina em foco. 2010. (Encontro).

1° Mostra de Modelos para Ensino de Embriologia. 2010. (Exposição).

Curso pré congresso "Atualidades e perspectivas em Imunização". 2010. (Congresso).

II Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

I Semana da Saúde. 2010. (Encontro).

Oficina de Cinema: Ciência, Arte e Ação.. 2010. (Oficina).

Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia. 2010. (Simpósio).

Tópicos avançados em Saúde e Meio Ambiente. 2010. (Encontro).

XVI Semana de Microbiologia e Imunologia. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carolina Trigo Pereira

TRIGO, C.. AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS DOS EXONS 21 E 26 DO GENE MDR1 NA RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Marli Jane Martins Costa

Costa, MJMEL-JAICK, KB; ZANCOPÉ OLIVEIRA, RM;MONTEIRO, S. P.. AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS DO GENE ABCB1 NO DESFECHO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS) - INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA EVANDRO CHAGAS DA FIOCRUZ.

Marli Jane Martins Costa

EL-JAICK, K. B.Costa, MJM. AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS DO GENE MDR-1 NO DESFE-CHO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE.. 2015. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em doenças Infecciosas) - INSTITUTO NACIONAL DE INFECTOLOGIA da FIOCRUZ.

Mariana Acquarone de Sá Lopes

Acquarone, M.. Avaliação dos Polimorfismos dos exons 21 e 26 do gene MDR1 na resistência ao tratamento da tuberculose. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Hermínio da Silveira.

Kênia Balbi EL-Jaick

Costa, M. J. M.;EL-JAICK, K. B.; OLIVEIRA, R. M. Z.; MONTEIRO, S.. Avaliação dos polimorfismos do gene ABCB1 no desfecho do tratamento da tuberculose. 2017. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liane de Castro

AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS DO GENE MDR-1 NO DESFE-CHO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE; 2015; Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Liane de Castro;

Liane de Castro

AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS DOS EXONS 21 E 26 DO GENE MDR1 NA RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES, Centro de Integração Empresa Escola; Orientador: Liane de Castro;

Valéria Cavalcanti Rolla

Avaliação dos polimorfismos do gene ABCB1 no desfecho do tratamento da tuberculose; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) - Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PONTUAL, YASMIN ; PACHECO, VANESSA S.S. ; MONTEIRO, SÉRGIO P. ; QUINTANA, MARCEL S.B. ; COSTA, MARLI J.M. ; ROLLA, VALERIA C. ; DE CASTRO, LIANE . ABCB1 gene polymorphism associated with clinical factors can predict drug-resistant tuberculosis. Clinical Science , v. 131, p. 1831-1840, 2017.

  • PONTUAL, Y. O. ; CASTRO, L. . Avaliação dos polimorfismos dos exons 21 e 26 do gene MDR-1 na resistência ao tratamento da tuberculose.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • CCBR BRASIL - Centro de Pesquisas e Análises Clínicas. , Rua Mena Barreto 33, Botafogo, 22271100 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25277979, Ramal: 215

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Ensaio Clínico, Carga horária: 40

Outras informações:
Auxílio aos centros de pesquisa no seguimento e notificação de desvios de protocolo e eventos adversos às instâncias responsáveis; Treinamento das equipes nos protocolos clínicos e em Boas Práticas Clínicas; Comunicação entre os centros de pesquisa e os patrocinadores; Verificação e adesão das equipes aos protocolos dos estudos, às diretrizes de Boas Práticas Clínicas e normativas vigentes, contribuindo para o bem-estar dos participantes e qualidade dos dados adquiridos nos estudos;

2017 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente de pesquisa no projeto: "Pesquisa de Aplasia Eritróide Pura (AEP) em pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC) e em uso de Alfaepoetina produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz/MS). Responsável pela aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) em pacientes portadores de IRC que apresentaram hiporresponsividade durante o uso de Alfaepoetina. Coleta de dados dos prontuários dos pacientes consentidos nas clínicas participantes do estudo e inserção na CRF Bioform".

2013 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento de pesquisas relacionadas a polimorfismos genéticos relacionados a resistência ao tratamento da tuberculose, adquirindo experiência e domínio sobre técnicas de biologia molecular.

2017 - 2019

CCBR BRASIL - Centro de Pesquisas e Análises Clínicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Carga horária: 44

Outras informações:
Condução de protocolos multicêntricos fase II, III e IV. Responsável pela Gestão e coordenação de estudos clínicos, procedimentos, equipe e cronograma; Elaboração de Metodologias e Protocolos de Pesquisa; Gestão de informações em banco de dados; Pesquisa científica teórica sobre fármacos; Implantação e gestão do sistema de qualidade; Elaboração e aprovação de procedimentos operacionais padrão; Acompanhamento de monitorias e auditorias; Elaboração de relatórios clínicos e finais de estudos;