Fabienne Neide da Cunha

Graduada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC, na linha de pesquisa "Sujeitos, Processos Educativos e Docência" - SUPED. Atualmente integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências - NUVIC/UFSC e o Grupo de Estudos ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação. Atuou como pesquisadora no Projeto de Pesquisa Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais, e também, participou do Projeto Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da UFSC, coordenado pela Prof(a). Dr(a). Joana Célia dos Passos como bolsista. Suas pesquisas e estudos relacionam-se a área da Educação e Relações Étnico-Raciais, com ênfase aos temas:Infância, Educação Infantil, Identidade e Processos Educativos.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Profissionais negras na Educação Infantil: trajetórias e lugares nos espaços da docência,Orientador:
Joana Célia dos Passos.Palavras-chave: Educação Infantil; professora negra; Identidade.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação

2016 - 2017

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: A importância do orientador educacional no âmbito escolar
Orientador: Professora Especialista Maria José Lozano

Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais

2016 - 2017

Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: A importância da documentação pedagógica na Educação Infantil
Orientador: Professora Especialista Maria José Lozano

Graduação em Pedagogia

2011 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Mulher Negra no Ensino Superior:
Orientador: Professora Doutora Joana Célia dos Passos

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2005

Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Educação das Relações Étnico-Raciais: Estudos de Aprofundamento. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2018 - 2018

Educação das Relações Étnico-Raciais: Estudos de Aprofundamento. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2016 - 2016

Curso Ações de cuidado com bebês: diálogos entre saúde e educação. , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2016 - 2016

Curso: Linguagem Visual: sentidos e práticas possíveis. , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2016 - 2016

Módulo Adoção de crianças negras e o enfrentamento ao racismo na infância. , Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, CEERT, Brasil.

2016 - 2016

Oficina de Literatura Infantil. , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Grupo de Estudos ACOLHER. (Carga horária: 54h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Aprofundamento de Estudos: A Epistemologia Genétic. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Congresso de Educação Básica - Identidades Práticas e Aprendizagens na Educação Básica. VIII Congresso de Educação Básica - Identidades Práticas e Aprendizagens na Educação Básica. 2019. (Congresso).

1ª Edição: Frantz Fanon, a estética e a racialização.1ª Edição: Frantz Fanon, a estética e a racialização: a educação para as relações étnico-raciais em questão. 2018. (Outra).

Intercongresso Fazendo Gênero - 6ª Edição do Seminário Gênero e Feminismo. 2018. (Outra).

Liturgia e pensamento.Liturgia e Pensamento. 2018. (Outra).

MESA REDONDA: Ações afirmativas: continuidade acadêmica e trabalho.MESA REDONDA: Ações afirmativas: continuidade acadêmica e trabalho. 2018. (Outra).

MESA REDONDA: Mulheres Negras, feminismos e violência..MESA REDONDA: Mulheres Negras, feminismos e violência.. 2018. (Outra).

Oficina Bonecas e Bonecos Negras/os.Oficina Bonecas e Bonecos Negras/os. 2018. (Oficina).

Seminário Trajetórias de cotistas no ensino superior. 2018. (Seminário).

Oralidade e música como ferramenta Pedagógica.Oralidade e música como ferramenta Pedagógica. 2017. (Outra).

Curso de Formação: Identidades, estigmas, educação e os conteúdos escolares.Curso de Formação: Identidades, estigmas, educação e os conteúdos escolares. 2015. (Outra).

II COPENE SUL: Congresso das/os Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sul. SABERES NEGROS DO SUL DO BRASIL: PENSAMENTO AFRO-BRASILEIRO: PENSAMENTO AFRICANO E DA DIÁSPORA.. Mulher Negra no Ensino Superior: "eu quero fazer parte dessa sociedade". 2015. (Congresso).

Palestra: A arte de ler , escrever e pensar na Academia - Jorge Larrosa - Universidade de Barcelona/Espanha. 2015. (Outra).

Violência sexual contra crianças e adolescentes: o que temos a ver com isso? (Seminário).. 2015. (Seminário).

Orientações institucionais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).Orientações institucionais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2014. (Encontro).

Semana Acadêmica da Pedagogia - 2013.Narração de histórias e educação.. 2013. (Oficina).

1ª SEMANA DE APROXIMAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA - SAPE.1ª SEMANA DE APROXIMAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA - SAPE. 2012. (Outra).

Aprofundamento de Estudos: A Epistemologia Genética de Jean Piaget e as contribuições de Henri Wallon para a compreensão do desenvolvimento infantil.. 2012. (Encontro).

Conversas de Escola: JUVENTUDE(S), ESCOLA E VIOLÊNCIA(S): O QUE NÓS TEMOS A DIZER SOBRE ISSO?.Conversas de Escola: JUVENTUDE(S), ESCOLA E VIOLÊNCIA(S): O QUE NÓS TEMOS A DIZER SOBRE ISSO?. 2012. (Seminário).

Minicurso: ?Educação de Jovens e Adultos: diálogos e debates pedagógicos?.Minicurso: ?Educação de Jovens e Adultos: diálogos e debates pedagógicos?. 2012. (Seminário).

Minicurso: ?Educação de Jovens e Adultos: diálogos e debates pedagógicos?.Minicurso: ?Educação de Jovens e Adultos: diálogos e debates pedagógicos?. 2012. (Seminário).

Proposta Scliar de Alfabetização, fundamentos teóricos e resultados de uma pesquisa piloto.Proposta Scliar de Alfabetização, fundamentos teóricos e resultados de uma pesquisa piloto. 2012. (Seminário).

CICLO DE DEBATES EDUCAÇÃO INTEGRAL.Formação de formadores em educação integral integrada. 2011. (Seminário).

De sabores e saberes: teorizando e praticando a arte de contas histórias.De sabores e saberes: teorizando e praticando a arte de contas histórias. 2011. (Seminário).

IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História:?América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes?.IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História:?América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes?. 2011. (Encontro).

JUVENTUDE(S), ESCOLA E VIOLÊNCIA(S): O QUE NÓS TEMOS A DIZER SOBRE ISSO?.JUVENTUDE(S), ESCOLA E VIOLÊNCIA(S): O QUE NÓS TEMOS A DIZER SOBRE ISSO?. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luzinete Simões Minella

PASSOS, J. C.;MINELLA, LUZINETE SIMÕES; BAZZO, J. L. S.; SAYAO, M. L. M. R.. Professoras Negras na Educação Infantil: trajetórias, desafios e lugares da mulher negra nos espaços da docência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Angélica Silvana Pereira

PASSOS, J. C.; MINELLA, L. S.; BAZZO, J. L. S.; SAYAO, M. L. M. R.;PEREIRA, Angelica S.. Professoras Negras na educação Infantil: Trajetórias, Desafios e Lugares da Mulher Negra nos Espaços da Docência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Joana Cëlia dos Passos

PASSOS, J. C.MINELLA, L. S.BAZZO, J. L. S.SAYAO, M. L. M. R.PEREIRA, A. S.. Professoras negras na educação infantil: trajetórias, desafios e lugares da mulher negra nos espaços da docência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.

Joana Cëlia dos Passos

PASSOS, J. C.. Mulher negra no ensino superior. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão

PASSOS, J. C.; MINELLA, L. S.; BAZZO, J. L.S.,;REIS, M. L. M.; PEREIRA, A.S.. Professoras Negras na Educação Infantil: trajetórias, desafios e lugares da mulher negra nos espaços de docência. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Renata Orlandi

ORLANDI, R.. Mulher Negra no Ensino Superior: eu quero fazer parte dessa sociedade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joana Cëlia dos Passos

PROFESSORAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRAJETÓRIAS, DESAFIOS E LUGARES DA MULHER NEGRA NOS ESPAÇOS DA DOCÊNCIA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Joana Cëlia dos Passos

Mulher negra no ensino superior: eu quero fazer parte dessa sociedade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Joana Célia dos Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CUNHA, F. N. . Mulher Negra no Ensino Superior: 'eu quero fazer parte dessa sociedade'. In: II Copene SUL - Congresso das/os pesquisadoras/es negras/os da região sul, 2015, Curitiba. Anais II Copene SUL, 2015.

  • CUNHA, F. N. . Mulher Negra no Ensino Superior: 'eu quero fazer parte dessa sociedade'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, F. N. . Mulher Negra no Ensino Superior: 'eu quero fazer parte dessa sociedade'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CUNHA, F. N. . Fiscal na prova escrita do processo de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. 2018.

CUNHA, F. N. . O lugar do/a profº/ª branco/a na luta antirracista.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CUNHA, F. N. ; PIRES, S. R. . Oficina Bonecas e Bonecos Negras/os: Tecendo Diálogos sobre o Pertencimento Étnico Racial na Infância. 2019. (Oficina ministrada em Antônio Carlos).

CUNHA, F. N. ; PIRES, S. R. . Oficina de Bonecas/os Negras/os. 2018. (Oficina ministrada no mês da Resistência Antirracista e o Estado de Exceção).

CUNHA, F. N. ; PIRES, S. R. . Oficina de Bonecas/os Negras/os: Tecendo Diálogos sobre o Pertencimento Étnico Racial na Infância. 2018. (Oficina: Semana da Pedagogia - CED/UFSC).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Profissionais negras na Educação Infantil: trajetórias e lugares nos espaços da docência, Descrição: A pesquisa visa compreender onde estão as professoras negras da Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis com recorte na Educação Infantil, como realizaram os seus processos formativos até a docência e como essas trajetórias se relacionam com os caminhos que percorreram para constituírem as suas identidades profissionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabienne Neide da Cunha - Integrante / Joana Célia dos Passos - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Mulher Negra no Ensino Superior:, Descrição: A investigação teve como objetivo analisar a trajetória escolar de uma mulher negra cotista estudante no Curso de Pedagogia a fim de compreender como ocorreu seu percurso até a chegada ao Ensino Superior e quais os desafios e enfrentamentos experienciou até ser pertencente ao universo acadêmico. E ainda, como vivenciou as relações étnico-raciais e de gênero em seu processo formativo. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia apresentado em 2015 para obtenção do título de graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabienne Neide da Cunha - Integrante / Joana Célia dos Passos - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais, Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto, será desenvolvido em parceria entre seis universidade federais: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará. O principal objetivo é realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa com o foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas instituições. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fabienne Neide da Cunha - Coordenador / Joana Célia dos Passos - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Nattana Marques Pires - Integrante / Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira - Integrante / Camila Santana - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Fabiana Luci Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional