André Luís Maragno

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Museologia pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo- USP. Graduado em Conservação e Restauração de Bens Culturais na Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS. É pesquisador em conservação e restauração de bens culturais, com ênfase em conservação e restauração de arte contemporânea, incluindo conservação preventiva, restauração e as interfaces em ciência da conservação. É membro do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural (LACAPC) no Instituto de Física da USP. Participa de projetos temáticos no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Também é pesquisador no Laboratório de Estudos Interdisciplinares do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade Federal do Paraná, atuando os seguintes temas: antropologia de museus, etnografia de coleções e práticas curatoriais.

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Antropologia Social

2020 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: Antropologia da Conservação: Notas sobre musealidade a partir de capas e mantos sagrados no Museu Histórico Paranaense,Orientador:
João Frederico Rickli.Coorientador: Claudia Inês Parellada. Palavras-chave: Antropologia; Antropologia Social; Museologia; Patrimônio; Patrimônio Cultural; Acervo. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Museologia

2018 - 2021

Universidade de São Paulo
Título: Caracterização de polímeros sintéticos através de exames elementares e composicionais no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP,Ano de Obtenção: 2021
Márcia de Almeida Rizzutto.Palavras-chave: Museologia; Conservação Preventiva; Arte Contemporânea; Documentação; Física Aplicada.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Gestão em Museologia

2019 - 2020

Faculdade Alfa América
Título: Gestão de Acervos de Arte Contemporânea: Novas Propostas para Museus
Orientador: Bruna Martins Nogueira Araújo

Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

2014 - 2017

Universidade Federal de Pelotas
Título: Conservação, acondicionamento e transporte de obras de arte contemporânea: O estudo de caso da obra Actio Temporis, de Graça Marques
Orientador: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

Formação complementar

2020 - 2021

Capacitação de Agentes Culturais. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2020 - 2021

Formação de mediadores de Educação para o Patrimônio. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Didática. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Arts and Heritage Management. (Carga horária: 20h). , Universita Commerciale Luigi Bocconi, U.C.L.B., Itália.

2020 - 2020

Extensão universitária em Sociologia. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Indigenous Canada. (Carga horária: 20h). , Universidade de Alberta, UofA, Canadá.

2020 - 2020

Extensão universitária em História das Grandes Religiões Africanas. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em História da Arte Contemporânea. (Carga horária: 80h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2020 - 2020

Acessibilidade em Museus. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Para Fazer uma Exposição. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Museus e Patrimônio. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 - 2020

Inventário Participativo. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Conservação Preventiva para Acervos Museológicos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Gestão da Informação e Documentação - Conceitos Básicos em Gestão Documenta. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Documentação de Acervo Museológico. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2018 - 2018

Workshop em Conservação de Acervos Têxteis. (Carga horária: 40h). , Museu Paranaense, MP, Brasil.

2018 - 2018

Oficina Regional do Programa Memória do Mundo da Unesco. (Carga horária: 4h). , Museu Paranaense, MP, Brasil.

2017 - 2017

Conservação de plásticos em instituições culturais. (Carga horária: 18h). , Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, ACCR, Brasil.

2014 - 2017

Extensão universitária em Programa de Educação Tutorial - PET. (Carga horária: 2868h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Conservação de Têxteis. (Carga horária: 20h). , Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, ACCR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Conservação e Restauração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação de obras artísticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Organização de eventos

NUNES, C. R. ; RODRIGUES, A. E. C. ; MARAGNO, A. L. . Workshop em Conservação de Acervos Têxteis. 2018. (Outro).

MARAGNO, A. L. . IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro. 2017. (Congresso).

MARAGNO, A. L. . Roda de Conversas sobre o Patrimônio. 2015. (Outro).

MARAGNO, A. L. . II Jornada de Museologia, Conservação e Restauro. 2015. (Congresso).

MARAGNO, A. L. . Oficina de AUTOCAD. 2015. (Outro).

MARAGNO, A. L. . A Conservação Preventiva em arquivos, bibliotecas e museus. 2014. (Outro).

MARAGNO, A. L. . I Jornada da Museologia, Conservação e Restauro. 2014. (Congresso).

MARAGNO, A. L. . Ações educativas em Museus. 2014. .

MARAGNO, A. L. . Os Laboratórios de Conservação. 2014. (Outro).

MARAGNO, A. L. . Visita Mediada ao Centro Histórico de Pelotas. 2014. (Outro).

Participação em eventos

IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia (IV SInPeM).Aplicação de metodologias e protocolos para caracterização de polímeros sintéticos: um estudo de caso interdisciplinar no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ? MAC-USP.. 2021. (Simpósio).

Mesa Redonda na disciplina Metodologia, Materiais e Técnicas da Conservação e Restauração, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.Metodologia, Materiais e Técnicas da Conservação e Restauração, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. 2021. (Outra).

VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração: Conexões. 2021. (Encontro).

VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração: Conexões.Plásticos no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP): identificação sem amostragem. 2021. (Encontro).

7o. Seminário Moda Documenta. 4o. Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. 2017. (Congresso).

III Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia.Conservação, acondicionamento e transporte de obras da contemporaneidade: um desafio na criação de novos conceitos. 2017. (Simpósio).

IV Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro.Acondicionamento, embalagem e transporte para a arte contemporânea: estudo de caso da obra Actio Temporis, de Graça Marques. 2017. (Encontro).

VI Seminário e I Encontro de Conservadores e Restauradores da Região Sul.A teoria de Bárbara Appelbaum aplicada na elaboração de fichas diagnóstico em obras de arte contemporânea. 2017. (Seminário).

XX SulPET - Encontro. Processo de Autoavaliação do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas - RS. 2017. (Congresso).

6 Seminário Moda Documenta & 3 Congresso Internacional de Memória, Design e Moda,. 2016. (Congresso).

VI Jornada de Conservação e Restauração e IV Semana Carioca de Preservação. Mesa Redonda de Representação Discente de Conservação e Restauração. 2016. (Congresso).

XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC) II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Inventário e diagnóstico do acervo de arte contemporânea do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - Pelotas, RS. 2016. (Congresso).

II Jornada de Museologia, Conservação e Restauro. 2015. (Seminário).

III Seminário de Conservação - Restauração da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de de Bens Culturais. 2014. (Seminário).

Os Laboratórios de Conservação. 2014. (Outra).

Participação em bancas

FONSECA, D. B.;MARAGNO, A. L.. Banca de avaliação de novos bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET - Conservação e Restauro. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

Comissão julgadora das bancas

Paulo César Garcez Marins

RIZZUTTO, M. A.; BALDINI, I.;MARINS, P. C. G.. Caracterização de polímeros sintéticos através de exames elementares e composicionais no acervo do MAC/USP. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Museologia) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Claudia Inês Parellada

Antropologia da Conservação: Notas sobre musealidade a partir de capas e mantos sagrados no Museu Histórico Paranaense; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Paraná; (Coorientador);

João Frederico Rickli

Museus e materialidade (título provisório); Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Márcia de Almeida Rizzutto

Caracterização de polímeros sintéticos através de exames elementares e composicionais no acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP; 2021; Dissertação (Mestrado em Museologia) - MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP,; Orientador: Márcia de Almeida Rizzutto;

Produções bibliográficas

  • POLONI, R. J. ; MARAGNO, A. L. ; INFANTINI, L. ; FUNARI, P. P. A. . Conservação Pública e Patrimônio como marca de lugar: diálogos com o campo da arqueologia. CADERNOS DO LEPAARQ (UFPEL) , v. 18, p. 50, 2021.

  • MARAGNO, A. L. . A teoria de Bárbara Appelbaum aplicada na elaboração de fichas diagnóstico em obras de arte contemporânea. Revista Desvio , v. 1, p. 134-146, 2018.

  • MARAGNO, A. L. ; CARVALHO, L. F. N. . Conservação, acondicionamento e transporte de obras de arte contemporânea: o estudo de caso da obra Actio Temporis, de Graça Marques. In: Daniele Baltz da Fonseca; Raquel Augustin,. (Org.). Conservação e restauração: ciência e prática na formação profissional.. 1ed.Pelotas: Editora UFPel, 2020, v. 1, p. 34-50.

  • MARAGNO, A. L. . Processo de Autoavaliação do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas. In: XX SulPET, 2017, Florianópolis. Anais 2017, 2017.

  • BASILIO, J. S. ; MARAGNO, A. L. . Conservação e Restauração de pintura de cavalete: um exercício na conservação do patrimônio pelotense. In: III SIIEPE UFPel 2017 - III Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Anais III SIIEPE, 2017.

  • MARAGNO, A. L. . Inventário e Diagnóstico do acervo de Arte Contemporânea do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo em Pelotas - RS. In: XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC) II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2016, Pelotas. Anais 2016, 2016.

  • MARAGNO, A. L. ; ALVES, F. G. . Acondicionamento, embalagem e transporte para a arte contemporânea: estudo de caso da obra Actio Temporis, de Graça Marques. In: IV Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2017. v. 1. p. 29-30.

  • FONSECA, D. B. ; MARAGNO, A. L. ; FONSECA, L. R. . Atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. In: IV Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, 2018, Rio de Janeiro. Atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017. v. 1.

  • MARAGNO, A. L. . Processo de Autoavaliação do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas - RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASILIO, J. S. ; MARAGNO, A. L. . Conservação e Restauração de pintura de cavalete: um exercício na conservação do patrimônio pelotense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARAGNO, A. L. ; ALVES, F. G. . Conservação, acondicionamento e transporte de obras da contemporaneidade: um desafio na criação de novos conceitos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARAGNO, A. L. ; ALVES, F. G. . Acondicionamento, embalagem e transporte para arte contemporânea: estudo de caso da obra Actio Temporis, de Graça Marques. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, D. B. ; MARAGNO, A. L. ; FONSECA, L. R. . Atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARAGNO, A. L. . A teoria de Bárbara Appelbaum aplicada na elaboração de fichas diagnóstico em obras de arte contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARAGNO, A. L. ; OLIVEIRA, E. C. . Inventário e Diagnóstico do acervo de Arte Contemporânea do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo em Pelotas - RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARAGNO, A. L. . A representação discente dos cursos de Conservação e Restauração no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARAGNO, A. L. . Boletim PET Conservação e Restauro. Pelotas 2017 (Boletim).

  • MARAGNO, A. L. . Boletim PET Conservação e Restauro. Pelotas 2017 (Boletim).

  • MARAGNO, A. L. . Boletim PET Conservação e Restauro. Pelotas 2016 (Boletim).

  • MARAGNO, A. L. . Boletim PET Conservação e Restauro. Pelotas 2016 (Boletim).

  • MARAGNO, A. L. . Boletim PET Conservação e Restauro. Pelotas 2014 (Boletim).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Práticas expositivas e as definições do secular e do religioso: dinâmicas de exibição e ocultação de objetos em museus e em contextos devocionais, Descrição: Descrição: Este projeto, situado na intersecção entre a antropologia da religião e os estudos sobre museus e cultura material, investiga como as formas de exposição de objetos em contextos museais e religiosos interferem nos processos de mediação e atribuição de significado vinculados às coisas em exibição. O projeto desenvolve a noção de práticas expositivas para abordar as dinâmicas de exibição e ocultação implicadas tanto nos museus quanto nos casos de objetos e imagens em situações e usos religiosos. O principal objetivo é compreender como as definições e limites entre o secular e o religioso são produzidos, contestados e tensionados através das práticas expositivas às quais os objetos são submetidos. As pesquisas vinculadas ao projeto têm caráter etnográfico e exploram variadas práticas expositivas nas quais estas tensões entre secular e religioso possam ser observadas, tais como museus que contam com objetos religiosos em suas coleções; controvérsias públicas em torno de arte e religião; exibição e ocultação de objetos religiosos variados em contextos rituais e práticas devocionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / João Frederico Rickli - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Projeto Temático: Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção de Conhecimento, Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo a discussão de metodologias no trato com acervos museológicos. Nesse sentido, seu objeto de estudo central é o que designamos como ciclo curatorial, que diferentemente da curadoria (tal como vem sendo definida atualmente e à partir dessas práticas no campo da arte), envolve uma cadeia de procedimentos e práticas dentro dos museus, desde a incorporação de acervo até sua difusão. Embora essa cadeia seja composta por diretrizes museológicas, próprias à atividade museal, também leva especificidades determinadas pela tipologia de acervo e pela disciplina científica articulada a ela. Através de estudos de casos desenvolvidos a partir de pesquisa acadêmica dentro das instituições envolvidas, a intenção é a de discutir o ciclo curatorial a partir de uma perspectiva transdisciplinar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / Ana Gonçalves Magalhães - Integrante / Marcia de Almeida Rizzutto - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Caracterização físico-química de bens culturais, Descrição: Este projeto envolve a caracterização de bens culturais do ponto de vista de sua composição química, de sua propriedades físicas e de seus processos de degradação, através de métodos analíticos que envolvem metodologias física e químicas. Este projeto de pesquisa está vinculado a linha de pesquisa: Salvaguarda do patrimônio cultural e coleções museológicas. Esta linha de pesquisa é transdisciplinar. Programa de Pós-Graduação Interunidades do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / Marcia de Almeida Rizzutto - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico - FAEPAH, Descrição: O presente projeto, que reúne pesquisadores do Instituto de Física, da Escola Politécnica, do Museu Paulista, do Museu de Arqueologia e Etnologia, do Museu de Arte Contemporânea e do Instituto de Estudos Brasileiros, tem por objetivo realizar um trabalho interdisciplinar de estudo, caracterização e analises físicas de segmentos específicos de seus acervos. O projeto de pesquisa pretende formalizar e tornar sistemática a colaboração, que já vem acontecendo, entre os diferentes museus e institutos, para a identificação e o estudo de materiais de pinturas sobre tela, fotografias, impressos, documentos manuscritos e objetos de cerâmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / Marcia de Almeida Rizzutto - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Materiais e técnicas de conservação e restauração de pinturas, Descrição: O projeto de ensino visa contribuir para a especialização dos alunos do curso de conservação e restauração de bens culturais móveis em materiais e técnicas de conservação e restauração de pinturas. As atividades serão realizadas no laboratório de Pintura do curso de conservação e restauração de bens culturais móveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / Andrea Lacerda Bachettini - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Inventário e Diagnóstico do Acervo de Arte Contemporânea do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo ? Pelotas, RS, Descrição: O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, fundado em 1986 e está ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Destacamos a ausência de estudos e de inventários de acervos de arte contemporânea no presente museu - até mesmo no país - o que justifica a pertinência de um completo inventário dessas obras, para que a partir desta catalogação seja possível conhecer artistas, materiais, métodos e, principalmente, pensar propostas de conservação, salvaguarda e até intervenções curativas, uma vez que a ciência da conservação e restauração de obras de arte contemporânea, na maioria das vezes, difere dos procedimentos adotados para preservação da arte tradicional, já que os materiais, técnicas e propostas são diferentes. A partir do conhecimento do acervo, será possível a avaliar o estado de conservação das obras e agregar ao inventário um diagnóstico dessas obras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luís Maragno - Integrante / Luiza Fabiana Nietzke de Carvalho - Coordenador / Juliana Correa Hermes Angeli - Integrante / Lauer Alves Nunes dos Santos - Integrante / Micheli Martins Afonso - Integrante / Fabio Galli Alves - Integrante / Eloisa do Carmo de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Memória do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Descrição: O curso de Conservação e Restauro formou sua primeira turma em 2011 e como o terceiro curso do Brasil, tem uma importância inequívoca na história da profissão. Completou, no ano de 2015, sete anos de fundação. Assim, esta ação objetiva reunir documentos escritos e visuais sobre estes sete anos e localizar os profissionais das turmas formadas. O projeto aporta à comunidade do curso maior conhecimento sobre o campo profissional e por documentar a trajetória e nela, os aspectos exitosos e os problemáticos, que poderão vir, pelo inventário memorial, a serem objeto de reflexão, estudo e busca de soluções. Também destaca-se o cumprimento do escopo do Programa PET, que se pretende um catalizador na formação de profissionais mais aptos e conscientes e um vetor de aproximação do estudante com a realidade social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / Karen Velleda Caldas - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Articulações teórico-práticas na conservação e restauração de cerâmicas e metais arqueológicos., Descrição: A perspectiva do projeto é de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Conservação e Restauro através de atividades que complementem as desenvolvidas em sala de aula - as quais ficam restritas ou pela carga horária ou pelo potencial limitado de exercício e experimentação através da ampliação do diálogo entre as disciplinas teóricas e práticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luís Maragno - Coordenador / Karen Velleda Caldas - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Inventário e Diagnóstico do Acervo de Arte Contemporânea do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo ? Pelotas, RS.

2014 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: graduando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Conservação e Restauração.

2017 - 2017

Museu Paranaense

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio profissional, Carga horária: 150

2020 - Atual

Association for Heritage Preservation of the Americas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: tradutor, Carga horária: 6