Marcos Ferreira de Andrade

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Foi responsável pela implementação do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas - cidade de Campanha/MG. Atualmente é professor associado II do curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: elites regionais e formação do Estado, escravidão e cultura afro-brasileira; história, documentação e acesso digital. Integra a equipe de coordenação do Projeto Fórum Documenta, do Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental - LABDOC - vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFSJ. Desde 2014, faz parte da equipe do Projeto "Memória e comunidades de sentido: percursos historiográficos", PROCAD-CAPES, realizado em parceria com os programas de pós-graduação em História da UFF, UFPA e UFSJ. Realizou seu estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense e no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2017.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2000 - 2005

Universidade Federal Fluminense
Título: Família, fortuna e poder no Império do Brasil: Minas Gerais - Campanha da Princesa (1799-1850)
Profa Sheila de Castro Faria. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Família; Fortuna; Poder; Brasil Império.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Minas Gerais. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História

1994 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Rebeldia e Resistencia: as revoltas escravas na Provincia de Minas Gerais 1831-840,Ano de Obtenção: 1996
Prof. Douglas Cole Libby.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Escravidão; Rebeldia; Resistência; Período das Regências.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Minas Gerais. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Filosofia

1987 - 1990

Universidade Federal de São João Del-Rei

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Minas Gerais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Preservação do Patrimônio Documental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRUGGER, S. M. J. ; ANDRADE, Marcos Ferreira de ; PALHA, C. L. . Memória, Oralidade e Imagem. 2017. (Outro).

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; OLIVEIRA, Anderson de . XVI Encontro Regional de História - ANPUH - Minas Gerais - Simpósio Escravidão e Cultura Afro-brasileira. 2008. (Outro).

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; BRÜGGER, Silvia Maria Jardim ; OLIVEIRA, Anderson de . XV Encontro Regional de História da ANPUH - Núcleo MG - Simpósio Escravidão e Cultura Afro-brasileira. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Memórias subterrâneas e significados do silêncio sobre o passado escravista brasileiro: primeiras reflexões sobre os resquícios da memória oral sobre a Revolta de Carrancas. 2019. (Encontro).

Oral Memories by Africans and People of African Descent. Massacre em Carrancas (Minas Gerais - 1833): oralidade e memória afrodescendente da revolta escrava mais sangrenta do sudeste do Brasil. 2019. (Congresso).

4 Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública..História e memória: representações em disputa sobre a revolta dos escravos de Carrancas.. 2018. (Seminário).

III Seminário Internacional Brasil no século XIX..Horrenda expcetione: o levante dos escravos de Carrancas e a origem da lei n. 04 de 10 de junho de 1835.. 2018. (Seminário).

LATIN AMERICAN STUDIES IN A GLOBALIZED WORLD - LASA2008. Organizador da Sessão: Escravidão, Direito e Política no Brasil do Século XIX. 2018. (Congresso).

LATIN AMERICAN STUDIES IN A GLOBALIZED WORLD - LASA2008. Rebeliões Escravas e Legislação: a Revolta dos Escravos de Carrancas e a Origem da Lei de 10 de junho de 1835. 2018. (Congresso).

8 Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.As revoltas do ano da fumaça (1833): a revolta dos escravos de Carrancas e sedição miltar de Ouro Preto. 2017. (Encontro).

II Encontro dos Egressos de História da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Campanha.Elites regionais e a formação do Império do Brasil: a participação do sul de Minas Gerais (século XIX). 2017. (Encontro).

I Semana da Consciência Negra da UEMG - Unidade de Campanha..A pena de morte e revolta dos escravos de Carrancas: a origem da lei de 10 de junho de 1835.. 2017. (Encontro).

Semana da Consciência Negra.Revolta de Escravos em Carrancas e a Valorização da Cultura Local.. 2017. (Encontro).

Seminário: Comunidades de Sentido, História e Dimensões do Público di.Questões para a produção fílmica da Revolta de Carrancas. 2017. (Seminário).

Seminário de História da África - Centro de História da Universidade de Lisboa.Os boatos de alforria e as revoltas escravas em perspectiva atlântica: entre Carrancas (Minas Gerais - Brasil) e São Tomé (Ãfrica). 2017. (Seminário).

Seminário Memória, Oralidade e Imagem.História Oral e Imagem: questões para a produção videográfica da Revolta de Carrancas.. 2017. (Seminário).

Tardes de Pesquisa.As revoltas escravas e a origem da lei de 10 de julho de 1835. 2017. (Encontro).

XII Encontro História Oral Regional Sudeste.Memória e Esquecimento: história oral e a revolta dos escravos de Carrancas. 2017. (Encontro).

Seminário de História da África - Centro de História da Universidade de Lisboa.A década do medo no Império do Brasil: inssurreições escravas e aplicação da pena de morte no período das Regências. 2016. (Seminário).

VII Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.6. Memória oral do cativeiro na região da antiga comarca do Rio das Mortes: Carrancas ? Minas Gerais.. 2015. (Encontro).

VI Jornadas Uruguayas de História Economica. Economia, escravidão e política no Império do Brasil: sul da província de Minas Gerais (1799-1850). 2015. (Congresso).

XVI Seminário sobre a Economia Mineira.A Pena de Morte e as Insurreições Escravas no Império do Brasil: a Revolta de Carrancas e a origem da Lei de 10 de Junho de 1835. 2014. (Seminário).

VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Rebelião escrava e política na década de 1830: o impacto da Revolta de Carrancas. 2013. (Encontro).

I Jornada de História Regional José Pedro Xavier da Veiga.Elites mineiras no Oitocentos: negócios, fortuna e política. 2011. (Encontro).

Semana de História da Universidade Federal de Santa Catarina.Preservação e acesso digital a documentos históricos da Comarca do Rio das Mortes: a experiência do LABDOC-UFSJ e do projeto Fórum Documenta. 2011. (Encontro).

Seminários do Centro de Memória da UNICAMP.Preservação e acesso digital a documentos históricos da Comarca do Rio das Mortes: Projeto Fórum Documenta - Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental da Universidade Federal de São João del Rei.. 2011. (Seminário).

V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Rebeliões escravas no Império do Brasil: uma releitura da Revolta de Carrancas - Minas Gerais (1833). 2011. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História.Rebelião escrava no sudeste do Império do Brasil: a revolta de Carrancas - Minas Gerais (1833). 2011. (Simpósio).

XXXI Encontro da Associação Portuguesa de História Econômica e Social.Entre o cativeiro e a liberdade: o papel desempenhado pelas promessas de alforria na revolta dos escravos de Carrancas - Minas Gerais - Brasil (1833). 2011. (Encontro).

III Seminário Dimensões da Política na História: culturas políticas, redes sociais e relações de poder.Elites senhoriais e o governo dos escravos: Sul de Minas Gerais - século XIX. 2010. (Seminário).

IV Congresso Latino-americano de Ciências Sociais e Humanidades: "Imagens da Morte". Pena de morte e rebelião escrava no Brasil Império: notas de pesquisa. 2010. (Congresso).

Reunião Regional da SPBC: Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município.Preservação da memória histórica: recuperação de documentos e casarios. 2010. (Encontro).

Seminario de Economia Mineira de Diamantina.Elite escravista no sul de Minas Gerais: opções de investimento e composição da riqueza - século XIX. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional Justiça, Administração e Luta Social: Dimensões do poder em Minas.Revoltas escravas e pena de morte no Império do Brasil: considerações sobre a origem da Lei de 10 de junho de 1835. 2010. (Seminário).

IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Imprensa moderada e escravidão: o debate sobre o fim do tráfico e o temor do haitinismo no Brasil Regencial (1831-1835). 2009. (Encontro).

XXV Simpósio Nacioanl de História.Política, vínculos familiares e moderação: a trajetória dos Veiga no sudeste do Império (1827-1837). 2009. (Simpósio).

3o. Seminário Regional do Centro de Estudos do Oitocentos - CEO/PRONEX.Caminhos, tropas e tropeiros: as conexões mercantis entre Minas Gerais e a cidade do Rio de Janeiro - século XIX. 2008. (Seminário).

III Semana do Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental da Universidade Federal de São João del-Rei - LabDoc - UFSJ.O Sul de Minas e o Império (1799-1850): a atuação das elites regionais na construção do Estado Imperial brasileiro.. 2008. (Outra).

IX Congresso Internacional da Brazilian Studies Association - BRASA. TRÁFICO ATLÂNTICO, ESCRAVIDÃO E PROCEDÊNCIAS CATIVAS NO SUL DE MINAS GERAIS (1799-1850). 2008. (Congresso).

Mesa-Redonda Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2005.Elites regionais e a formação do Estado Imperial brasileiro: Minas Gerais - Campanha da Princesa (1799-1850). 2008. (Outra).

XIII Seminário de Economia Mineira.Indicações sobre a produção e o comércio do fumo sul-mineiro: análise do livro de notas do negociante Antônio José Ribeiro de Carvalho. 2008. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História - ANPUH - Minas Gerais.Escravos e senhores em confronto: uma releitura da revolta de Carrancas (1833). 2008. (Encontro).

II Encontro dos Egressos do Curso de História do UNI-BH.O historiador e as fontes de pesquisa. 2007. (Encontro).

III Semana de Pesquisa e Extensão do UNI-BH.Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços em Minas Gerais - vila de São João del-Rei - séculos XVIII e XIX. 2007. (Encontro).

Semana de História do UNI-BH.Inventários e vida material: notas sobre as casas de morada da elite escravista sul-mineira no século XIX. 2007. (Encontro).

I Simpósio Estado, Região & Sociedade.Unidade, autonomia regional e a construção do Estado nacional brasileiro: a participação das elites do Sul de Minas (1831-1842). 2006. (Simpósio).

Projeto Novos Registros.Fortuna, família e poder no Império do Brasil: Mincas Gerais - Campanha da Princesa (1799-1850). 2006. (Outra).

Semana de História do UNI-BH.Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços em Minas Gerais - Vila de São João del Rei - séculos XVIII e XIX. 2006. (Encontro).

Semana de Pesquisa e Extensão do UNI-BH.Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços em Minas Gerais - Vila de São João del Rei - séculos XVIII e XIX. 2006. (Encontro).

Seminário sobre História Regionais de Minas Gerais.Notas sobre as atividades mercantis e os agentes do comércio no Sul de Minas Gerais - 1799-1850. 2006. (Seminário).

XV Encontro Regional de História - ANPUH - Núcleo MG.Escravidão e dependência do Tráfico Internacional - Sul de Minas Gerais - século XIX. 2006. (Encontro).

I Simpósio Sul Mineiro de História.Fortuna, família e poder no Su de Minas Gerais - século XIX: a atuação das elites regionais e a formação do Estado imperial brasileiro. 2005. (Encontro).

IV Semana de História.Medo, rebeldia e morte no interior de Minas Gerais: a história da revolta de escravos que abalou o Império (1833). 2005. (Encontro).

VII Seminário de Pesquisa e Extensão.História e documentação: organização, descrição e digitalização de acervos do Sul Minas. 2005. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa e Extensão.Elites regionais e a formação do Estado imperial brasileiro: Minas Gerais - Campanha da Princesa - século XIX. 2005. (Seminário).

XXIII Simósio Nacional da ANPUH.Família e poder em Minas Gerais: o caso Junqueira (1790-1850). 2005. (Simpósio).

II Seminário do Centro de Estudos do Oitocentos - CEO.Africanos e crioulos rebeldes em Minas Gerais: a revolta dos escravos de Carrancas (1833). 2004. (Seminário).

VI Seminário de Iniciação Científica.Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos. 2004. (Seminário).

XIV Simpósio Regional da ANPUH - núcleo MG -.O Sul de Minas no tempo da Regência: a trajetória política do barão de Alfenas.. 2004. (Encontro).

II Semana de História.Campanha da Princesa: formação e expansão de uma vila no Império do Brasil. 2003. (Encontro).

Projeto Novos Registros.Africanos e crioulos rebeldes em Minas Gerais: a revolta dos escravos de Carrancas (1833).. 2003. (Outra).

XII Encontro Regional de História - ANPUH-MG.A atuação das universidades no desenvolvimento de políticas de gestão documental: a experiência do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas. 2002. (Encontro).

XXI Simpósio Nacional da ANPUH.História de uma antiga comarca mineira: pesquisas e fontes sobre a Comarca do Rio das Mortes - séc. XIX. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História.A vila da Campanha da Princesa: fontes para a História do Sul de Minas. 2001. (Simpósio).

Curso de Especialização em História de Minas.Rebeldia e Resistência: As Revoltas Escravas na Província de Minas Gerais (1831-1840). 2000. (Outra).

Congresso Luso-Brasileiro Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários. Violência, Criminalidade e Controle Social - Rebeliões Escravas nas Minas Gerais ? Século XIX: o caso Carrancas. 1999. (Congresso).

Curso de Especialização em História de Minas.Violência, criminalidade e controle social: rebeliões escravas nas Minas Gerais - séc. XIX - o caso Carrancas. 1999. (Outra).

I Encontro de Divulgação da Produção Científica da UEMG.Acervos Paroquiais de Campanha: fontes para o estudo da História Demográfica e Social do Sul de Minas. 1999. (Encontro).

XX Simpósio Nacional de História.Projetos de Recuperação de Acervos em Minas Gerais - Acervos Paroquiais de Campanha: fontes para o estudo da História Demográfica e Social do Sul de Minas. 1999. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional de História.Violência, Criminalidade e Controle Social ? Rebelião Escrava na Comarca do Rio da Mortes, Minas Gerais: o caso Carrancas. 1999. (Simpósio).

X Encontro Regional de História - ANPUH/MG.Rebeldia e Resistência: as Revoltas Escravas na Província de Minas Gerais (1831-1840). 1996. (Encontro).

46 Reunião da SBPC. Formação do Banco de Dados dos séculos XVIII e XIX: Comarca do Rio das Mortes. 1995. (Congresso).

I Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História.Insurreições Escravas na Comarca do Rio das Mortes: o caso Carrancas. 1995. (Encontro).

II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das IFES de Minas Gerais. Insurreições Escravas na Comarca do Rio das Mortes: o caso Carrancas. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Wesley Souza Costa

ANDRADE, MARCOS FERREIRA DE; SOARES, M. S.; VELLASCO, I. A.. Quando a mão pesa: crime, escravidão e a concepção de violência contra escravo na Comarca de Guarapiranga (1830-1880). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Cintia Vivas Martins

ANDRADE, MARCOS FERREIRA DE; RODRIGUES, C.; BRUGGER, S. M. J.. O bem aventurado morrer: preparação para a morte e ritos fúnebres em São João del-Rei do século XIX.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Isaac Cassemiro Ribeiro

ANDRADE, MARCOS FERREIRA DE; FARIA, S. S. C.; BRUGGER, S. M. J.. . Família e Povoamento na Comarca do Rio das Mortes: Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado (1776 - 1863).. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Janaína de Carvalho Silva

ANDRADE, MARCOS FERREIRA DE; BASILE, M. O. N. C.; SILVA, Wlamir. As trajetórias de Veiga e Vasconcellos no período das Regências: de aliados a adversários políticos (1831-1837).. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Ana Caroline Rezende Costa

ANDRADE, Marcos Ferreira de; SOARES, M. S.; BRÜGGER, Silvia Maria Jardim. Fugas de Escravos e Condições de Cativeiro em São João del-Rei, 1820-1830 (Exame de qualificação). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: João Lucas Rodrigues

ANDRADE, Marcos Ferreira de; MATTOS, H. M.; BRÜGGER, Silvia Maria Jardim. SERRA DOS PRETOS: Trajetórias de famílias entre o Cativeiro e a Liberdade no Sul de Minas (1811 -1960). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Wagner Pedroso

ANDRADE, Marcos Ferreira de; KUHN, Fábio; OSÓRIO, Helen; XAVIER, Regina Célia Lima. Um plano insurrecional na Freguesia de Nossa Senhora da Aldeia dos Anjos, RS(1863): escravos, senhores, posses e partilhas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Oenning da Silva

LIMA, Henrique Espada; MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti;ANDRADE, Marcos Ferreira de; MACHADO, Paulo Pinheiro; GONCALVES, Janice. Estado Monárquico (Des)centralizado: a dinâmica política em torno da formação dos Conselhos Provinciais de Santa Catarina (1824-1834). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno Nascimento Campos

ANDRADE, Marcos Ferreira de; LAMOUNIER, M. L.; GRACA FILHO, Afonso de Alencastro. Tropas de aço: os caminhos de ferro no Sul de Minas (1875-1902). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: João Lucas Rodrigues

ANDRADE, Marcos Ferreira de; MATTOS, H. M.; BRÜGGER, Silvia Maria Jardim. Serra dos Pretos: trajetórias de famílias entre o cativeiro e a liberdade no Sul de Minas (1811-1960) (Exame de Qualificação). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Fernanda Zimmermann

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti;ANDRADE, Marcos Ferreira de; LIMA, Henrique Espada. De armação baleeira a engenhos de farinha: fortuna e escravidão em São Miguel da Terra Firme - SC: 1800-1860. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriano Aparecido Magalhães

SILVA, Wlamir; ALMEIDA, C. M. C.;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Os guerrilheiros do liberalismo: o Juiz de Paz e suas práticas no Termo de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes (1827-1842). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Adriano Aparecido Magalhães

SILVA, Wlamir; ALMEIDA, Carla. M. C.;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Os guerrilheiros do liberalismo: o Juiz de Paz e suas práticas no Termo de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes (1827-1842). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Alexandre Marciano de Paula

SILVA, Wlamir; FONSECA, Silvia C. P. B.;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Ação e reação: republicanos e despotistas na imprensa em Minas Gerais no ascenso do Regresso (1837-1840) (Exame de qualificação). 2011.

Aluno: Fabio Carlos Vieira Pinto

GRACA FILHO, Afonso de Alencastro; LIBBY, Douglas Cole;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Família escrava em São José del-Rei: aspectos demográficos e identitários (1830-1850). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Daniela dos Santos Souza

ANDRADE, Marcos Ferreira de; OLIVEIRA, Anderson José Machado de; BRÜGGER, Silvia Maria Jardim. Devoção e Identidade: o culto de Nossa Senhora dos Remédios na Irmandade do Rosário de São João del-Rei - séculos XVIII e XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Lusirene Celestino França Pereira

RODRIGUES, João Paulo de Souza; CANO, Jefferson;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Nas asas da imprensa: a repercussão da abolição da escravatura na província do Ceará nos periódicos do Rio de Janeiro (1884-1885). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Jorge Rodrigo da Cunha

Resende, Maria Leônia Chaves de; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Domicílio: lócus de ação e participação feminina (Vila de São José, 1795-1831). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Daniela dos Santos Souza

OLIVEIRA, Anderson de; BRÜGGER, Silvia Maria Jardim;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Mulheres devotas na Irmandade do Rosário. Relações de sociabilidades e identidades em São João del Rei (1808-1850) - Exame de Qualificação.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Renata Lutiene da Silva

VELLASCO, Ivan de Andrade; GUIMARÃRES, Elione Silva;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Família, Direito, Normas e Poder: os relacionamentos entre os populares em Juiz de Fora (1890-1920) - Exame de Qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Fabio Carlos Vieira Pinto

LIBBY, Douglas Cole; GRACA FILHO, Afonso de Alencastro;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Família escrava em São José del-Rei: aspectos demográficos identitários (1830-1850) - Exame de Qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Jorge Rodrigo da Cunha

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida; Resende, Maria Leônia Chaves de;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Mulheres chefes de família na vila de São José del Rei - século XIX - Exame de qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Lusirene Celestino França Ferreira

RODRIGUES, João Paulo de Souza; CANO, Jefferson;ANDRADE, Marcos Ferreira de. Nas asas da imprensa: a repercussão da abolição da escravatura da província do Ceará nos periódicos da Corte Imperial - Exame de Qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Claus Rommel Rodarte

PIMENTA, J. P. G.;ANDRADE, Marcos Ferreira de; MACHADO, A. R. A.; CHACON, V. A. N.; OLIVEIRA, C. H. L. S.. Partidos políticos, poderes constitucionais e representação regional na 1a. legislatura da assembléia geral do Império do Brasil: Minas Gerais (1826-1829). 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

MIRANDA, L. F. A.; BRUGGER, S. M. J.; FERRETI, D. J. Z.;ANDRADE, MARCOS FERREIRA DE. Participação em banca para contratação de professor substituto de História Moderna e Contemporânea e História da África. 2017. Universidade Federal de São João Del-Rei.

BRÜGGER, Silvia Maria Jardim;ANDRADE, Marcos Ferreira de; FERRETI, D. J. Z.. Participação em banca para contratação de professor substituto de História Contemporânea e História da África. 2014. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: comissão julgadora para seleção de professor universitário (Presidente)

ANDRADE, Marcos Ferreira de. 2007. Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: comissão julgadora para seleção de professor universitário (Presidente)

ANDRADE, Marcos Ferreira de. 2005. Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sheila Siqueira de Castro Faria

FARIA, S. S. C.. Fortuna, família e poder no Império do Brasil: MInas Gerais-Campanha da Princesa (1799-1850). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Marcio de Oliveira

Cintra, Evaldo Renó Faria; Masseli, Yvo Marcelo Chiaradia;OLIVEIRA, Marcio de. SHE-Eletrônico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Fabricação Mecânica) - Centro Universitário de Itajubá.

Silvia Maria Jardim Brügger

BRÜGGER, S. M. J.; FARIA, S. C.; GUIMARAES, C. G.; FRAGOSO, J.; MATTOS, H. M.. FAMÍLIA, FORTUNA E PODER NO IMPÉRIO DO BRASIL - MINAS GERAIS - CAMPANHA DA PRINCESA (1799-1850). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Gabriel Guimarães

FARIA, Sheila de Castro;GUIMARÃES, C. G.; MATTOS, Hebe; BRUGGER, Silvia; FRAGOSO, João Luiz Ribeiro. Família, fortuna, e poder no Império do Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Mestrado Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Gabriel Guimarães

FARIA, Sheila de Castro;GUIMARÃES, C. G.; FRAGOSO, João Luiz Ribeiro. Fortuna, Família e Poder no Império do Brasil: Minas Gerais-Campanha da Princesa (1799-1850). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Elianne Christine Lemos

LEMOS, E. C.. Tratamento Jurídico Penal do Menor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Educação Superior do Alto São Francisco.

Joao Luis Ribeiro Fragoso

FRAGOSO, J. L. R.; MATTOS, H. M.; FARIA, Sheila de Castro; GUIMARÃES, Carlos Gabriel; BRÜGGER, Silvia. Família, Fortuna e Poder no império do Brasil: Minas Gerais, Campanha da Princesa (1799-1850). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Joao Luis Ribeiro Fragoso

FRAGOSO, J. L. R.; FARIA, Sheila de Castro; GUIMARÃES, Carlos Gabriel. Fortuna, família e poder no império do Brasil: Minas Gerais - Campanha da Princesa (1799-1850).. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro

MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.. Família, Fortuna e poder no Império do Brasil-Minas Gerais - Campanha da Princesa (1799-1850). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

André Geraldo de Sá

A cultura material no Sul de Minas: padrão de construção e de consumo entre as elites - Baependi, 1800-1850; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);

João Carlos Resende

Riqueza no antigo Distrito da Lage e posterior município de Resende Costa; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);

Cláudia Maria dos Santos Falco

A atuação da Sociedade Defensora da Independência e Liberdade Nacional para o poder político na Província de Minas Gerais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);

Katia Maria de Souza

Jaguara e Palmital: formação e transmissão do patrimônio rural das comunidades remanescentes quilombolas na Comarca do Rio das Mortes; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Henrique Wellerson Rodrigues

Narrativas do tempo do cativeiro: memória oral e escravidão no Sul de Minas; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; (Orientador);

Wesley Souza Costa

Quando a mão pesa: crime, escravidão e a concepção de violência contra escravo na Comarca de Guarapiranga (1830-1880); 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Cintia Vivas Martins

O Bem Aventurado Morrer: preparação para a morte e os ritos fúnebres em São João del-Rei - século XIX; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Janaína de Carvalho Silva

As trajetórias de Veiga e Vasconcellos no período das Regências: de aliados a adversários políticos (1831-1837); 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Isaac Cassemiro Ribeiro

Família e Povoamento na Comarca do Rio das Mortes: Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado (1776 - 1863); 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Daniela dos Santos Souza

Devoção e Identidade: o culto de Nossa Senhora dos Remédios na Irmandade do Rosário de São João del-Rei - séculos XVIII e XIX; 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

João Lucas Rodrigues

Serra de Negros: trajetórias de famílias entre o cativeiro e a liberdade no Sul de Minas Gerais (1830-1900); 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Ana Caroline Rezende Costa

Fugas de Escravos e Condições de Cativeiro em São João del-Rei, 1820-1830; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Bruno Nascimento Campos

Tropas de aço: os caminhos de ferro no Sul de Minas (1875-1902); 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Lélia Maria Silva de Assis

Poder e coronelismo no interior de Minas Gerais: a relação entre história e literatura na obra de Mário Palmério; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Regional - Sociedade, Cultura e Memória) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Cintia Vivas Martins

A boa morte na Vila de São João del-Rei - século XIX; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Renata Eloisa de Oliveira Andrade Castro

As últimas décadas da escravidão na Vila de São João del-Rei: perspectivas de senhores e escravos sobre a alforria (1871-1888); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Gabriela da Silva Ramos Fernandes

A repercussão da Abdicação de Dom Pedro I na Câmara Municipal de Campanha da Princesa (1830-1833); ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Janaína de Carvalho Silva

Imprensa e política nos anos iniciais da Regência (1831-1835); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Daniela dos Santos Souza

Sociabilidades e Identidades entre escravos, forros e mestiços na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário em São João del Rei (1840-1860); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Edvaldo Antônio Silva

Quilombos: negação ou ampliação do sistema escravista?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Marina Roberta Biagini

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Antônio Dias: sociabilidade negra em Vila Rica no século XVIII; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Daniel Gustavo Colodetti Lana

Escolhas matrimoniais:negros e mestiços na freguesia de São Tomé das Letras (1840-1870); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Sõnia Pinto Azevedo

Comunidade de Veloso: possibilidades no reconhecimento como remanescentes de quilombos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Kellen Cristina Inácio

Formas de apropriação dos costumes tradicionais africanos: os negros e as devassas eclesiásticas na Comarca de Sabará (1720-1760); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Maria Mercês Lucas Pereira

O negro na mineração:Vila Rica - primeira metade do século XIX; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Érika Mara Silva

Comunidade dos Arturos: 13 de maio - a festa da libertação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Juliano Tiago Viana de Paula

Relações de compadrio entre a população cativa da Freguesia de São Tomé das Letras (1851-1859); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Shirley Laurindo Souza Almeida

Relações de compadrio entre a população em escrava da vila de São João del Rei - primeira metade do século XIX; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Henrique Wellerson Rodrigues

Narrativas do tempo do cativeiro: memória oral e escravidão no Sul de Minas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

André Geraldo de Sá

Memória e comunidades de sentido: percursos historiográficos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Jair Luiz de Freitas

Escravidão e Cultura Material: Aiuruoca - século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

André Geraldo de Sá

Escravidão e Cultura Material: Baependi - século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Augusto Leonel Ribeiro

Procedências cativas no Sul de Minas - Baependi - Século XIX; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Kátia Maria de Sousa

Narrativas do tempo do cativeiro: memória oral da escravidão no Sul de Minas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Kátia Maria Souza

Escravidão e procedências cativas: sul de Minas Gerais - século XIX; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Gabriela da Silva Ramos Fernandes

Poder local e o período das Regências: Minas Gerais - Campanha da Princesa (1831-1840); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Janaína de Carvalho Silva

Imprensa e política nos anos iniciais da Regência (1831-835); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Daniela dos Santos Souza

Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços em São João del Rei - séculos XVIII e XIX; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Ana Karina Ribeiro Bernardes

Sociabilidades e Identidades: Negros, Afro-descendentes e Mestiços em Minas Gerais - Vila São João del Rei - Séculos XVIII E XIX; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Shirley Laurindo Souza Almeida

Sociabilidades e Identidades: Negros, Afro-descendentes e Mestiços em Minas Gerais - Vila São João del Rei - Séculos XVIII E XIX; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Juliano Tiago Viana de Paula

Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços na Vila de São João del Rei - séculos XVIII e XIX; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Raquel de Souza Rocha

Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços na vila de São João del Rei - séculos XVIII e XIX; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Sérgio Rafael Jamarino

Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços em Minas Gerais - vila de São João del Rei - séculos XVIII e XIX; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Adrimára Rodrigues Fernandes

Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Raphaela Aparecida Ferreira

Organização e descrição forense de Lavras e digitalização de documentos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Cássia de Souza Pinto

Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Elizabete Sales de Paulo

Organização e descrição do acervo forense de Lavras; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Minas Gerais Unidade de Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Alessandra Milne Adão

Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Cristina Yuri Jinzenji

Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Minas Gerais Unidade de Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Luciana Claudia Oliveira de Souza

Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade de Minas Gerais Unidade de Campanha, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Luziara Aparecida Goulart dos Santos

"Organização e estudo do acervo fotográfico "Paulino de Araújo Ferreira Lopes" (1906-1965); 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Marilia Ferreira Pinto Silva

Organização e estudo do acervo fotográfico "Paulino de Araújo Ferreira Lopes" (1906-1965); 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Ana Lúcia Alves

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Andréa Silva Adão

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Ivanilda Vilela Vilas Boas

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Luziara Aparecida Goulart dos Santos

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Reinaldo Alves

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

VANILA APARECIDA ALVES

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Selma de Souza Carvalho

Memória Cultural do Sul de Minas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Raphael Rodrigues Arantes

Histórias do Café; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Renata Machado Garcia

Histórias do Café; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Rodrigo Dallapé Alves

Histórias do Café; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Ferreira de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Tereza Pereira Cardoso

Projeto de Catalogação e Indexação de Fontes Criminais - Comarca do Rio das Mortes, século XIX; 1993; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Maria Tereza Pereira Cardoso;

Sheila Siqueira de Castro Faria

Fortuna, família e poder no Império do Brasil: Minas-Companhia da Princesa (1799-1850); 2005; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sheila Siqueira de Castro Faria;

Marcio de Oliveira

SHE-Eletrônico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Automação Industrial) - Centro Universitário de Itajubá; Orientador: Marcio de Oliveira;

Ivan de Andrade Vellasco

Projeto de catalogação e indexação de fontes criminais - comarca do Rio das Mortes, século XIX; ; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ivan de Andrade Vellasco;

Douglas Cole Libby

Rebeldia e Resistência: as revoltas escravas na Província de Minas Gerais (1831-1840); 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Cole Libby;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, MARCOS FERREIRA DE . A pena de morte e a revolta dos escravos de Carrancas: a origem da-lei nefanda- (10 de junho de 1835). TEMPO. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFF , v. 23, p. 264-289, 2017.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de ; SILVA, J.C. . Moderados, Exaltados e Caramurus no prelo carioca: os embates e as representações de Evaristo Ferreira da Veiga (1831-1835). ALMANACK , v. 4, p. 130-148, 2012.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de . Centro de Memória Cultural do Sul de Minas. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 20, p. 163-168, 2007.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de . Campanha da Princesa: formação e expansão de uma vila no Império. Revista Eletrônica de História do Brasil , Juiz de Fora - MG, v. 6, n.2, p. 104-131, 2004.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de . Casas de vivenda e de morada: estilo de construção e interior das residências da elite escravista sul-mineira - século XIX. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 12, p. 91-129, 2004.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de ; CARDOSO, Maria Tereza Pereira . A vila da Campanha da Princesa: fontes para a História do Sul de Minas. Varia História , UFMG - FAFICH - Belo Horizonte, v. 23, p. 214-233, 2000.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de . Rebeliões escravas na Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais: o caso Carrancas. Afro-Asia (UFBA) , FFCH/UFBA - Salvador, v. 21-22, p. 45-82, 1999.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de . A Província de Minas Gerais no Período Regencial. LPH. Revista de História (UFOP) , ICHS- UFOP - Mariana, v. 8, p. 39-74, 1998.

  • ANDRADE, Marcos Ferreira de . Rebeliões Escravas na Comarca de Ouro Preto. Varia História , Belo Horizonte, v. 17, p. 237-257, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; ARAUJO, Patrícia Vargas Lopes de ; LAGE, Ana Cristina Pereira . Acervos digitalizados do Sul de Minas: Documentação da Câmara Municipal de Campanha e livros de testamentos de Campanha e Baependi (14 CDs). 2006.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc Revista História (USP). 2018.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista da Comissão de Avaliação dos Trabalhos submetidos ao XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais - ABEP. 2018.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecista Ad Hoc Revista Brésil - Sciences Humaines et Sociales - CRBC-EHESS. 2018.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG para avaliação de livro científico para publicação. 2014.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc CNPq. 2014.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc da Revista Varia História - FAFICH-UFMG. 2013.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Doc da revista Almanack. 2012.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Fundação Editora da UNESP. 2011.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc do CNPq. 2011.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc do CNPq. 2010.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc da Revista LPH - Departamento de História da UFOP. 2009.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecerista Ad Hoc Revista Eletrônica Cadernos de História - Publicação do corpo discente do Programa de Pós-graduação em História da UFOP. 2008.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Parecista Ad Hoc Revista Vária História - UFMG. 2007.

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; ARAUJO, Patrícia Vargas Lopes de ; LAGE, Ana Cristina Pereira . Fontes cíveis e criminais do Fórum de Lavras - séculos XVIII e XIX (01 CD-R0M). 2006.

VELLASCO, Ivan de Andrade ; CARDOSO, Maria Tereza Pereira ; ANDRADE, Marcos Ferreira de . Justiça e criminalidade na Comarca do Rio das Mortes - século XIX: fontes civeis e criminais do acervo do Arquivo do Museu Regional de São João del-Rei. 2006.

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; ARAUJO, Patrícia Vargas Lopes de . Relatório Técnico do Projeto Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos. 2005.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Projeto "Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos". 2003.

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; CARDOSO, Maria Tereza Pereira ; CUNHA, Aganamari Marçano da . Campanha da Princesa: guia de fontes para a história do Sul de Minas. 2001.

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; CARDOSO, Maria Tereza Pereira . Relatório Final do Projeto Memória Cultural do Sul de Minas. 2000.

ANDRADE, Marcos Ferreira de ; CARDOSO, Maria Tereza Pereira . Projeto "Memória Cultural do Sul de Minas". 1997.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Massacre em Carrancas. 2016; Tema: Insurreições escravas no Império do Brasil. (Site).

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Depois do Massacre. 2016; Tema: Insurreições escravas no Império do Brasil. (Site).

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Escravidão africana e cotidiano: experiências no contexto do cativeiro ? Brasil (séculos XVIII e XIX),. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Programa Opinião Minas. 2008.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . Programa Conhecimento - Entrevista sobre o livro Elites Regionais. 2008.

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "O café no mundo: origem, lendas e fatos. 2001 (Científica e cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "O café no Brasil: gênese, desenvolvimento e expansão. 2001 (Científica e cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "Relações de trabalho nas fazendas de café: a mão-de-obra escrava". 2001 (Científica e Cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "Relações de trabalho nas fazendas de café: a mão-de-obra imigrante". 2001 (Científica e Cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "Ferrovia e expansão da cultura cafeeira". 2001 (Científica e Cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "A marcha do café em Minas Gerais". 2001 (Científica e Cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "A cafeicultura no sul de Minas Gerais". 2001 (Científica e Cultural) .

ANDRADE, Marcos Ferreira de . "Os barões do café". 2001 (Científica e Cultural) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    NARRATIVAS DO TEMPO DO CATIVEIRO: memória oral e escravidão na comarca do Rio das Mortes ? Minas Gerais, Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo mapear e registrar as narrativas do tempo do cativeiro que ainda podem ser encontradas em alguns municípios que, antigamente, pertenciam à comarca do Rio das Mortes, principalmente na sua parte ao mais ao sul, que compreende os municípios de Carrancas, São Tomé das Letras e Cruzília. A pesquisa será desenvolvida através da realização de entrevistas com os moradores dos núcleos urbanos e rurais das cidades mencionadas, com vistas à montagem de um acervo audiovisual para futuras análises textuais e produção de escritas videográficas, voltadas não só para o registro da memória coletiva e das histórias individuais, bem como da produção de material que possa ser utilizado por essas comunidades no ensino de história. O trabalho encontra-se em estágio inicial e já foram realizadas pouco mais de uma dezena de entrevistas, com resultados bastante promissores, que foram gravadas em áudio e vídeo, justificando a necessidade de uma investigação de longo prazo. A projeto de pesquisa não deixa de representar uma continuidade dos estudos relativos à escravidão na região, mas que nesta etapa terá um enfoque mais detalhado na metodologia da história oral e na importância dos estudos que envolvem a memória coletiva acerca da escravidão e também da memória oral relativa à revolta de Carrancas. Outro aspecto importante a destacar é que o trabalho tem uma perspectiva bastante ampla, pois se pretende trabalhar com a memória dos descendentes dos escravos e também das famílias senhoriais que ainda vivem na região. Registrar, complementar e até mesmo contrapor tais narrativas permitirá não só captar a multiplicidade dos registros e de vozes do passado, bem como uma compreensão mais ampla e densa do que representou a escravidão naquela área e como os atuais moradores lidam com os fragmentos dessa memória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Rebelião escrava no sudeste do Império brasileiro: Minas Gerais: a história da revolta de Carrancas (1833), Descrição: A proposta de pesquisa tem como objetivo central a releitura da Revolta de Carrancas, uma das rebeliões escravas mais violentas da história do sudeste Imperial brasileiro, cujos resultados têm propiciado uma maior divulgação deste acontecimento, servindo de material para a reflexão sobre a importância cultural e histórica da participação dos negros na história do Brasil, particularmente de Minas Gerais. A presente proposta é uma continuidade do projeto desenvolvido no meu estágio pós-doutoral, cuja primeira foi desenvolvida na Universidade Federal Fluminense, junto à equipe de professores e técnica do Laboratório de História Oral e Imagem ? LABHOI e o Núcleo de Pesquisas em História Cultural ? NUPEHC. A segunda etapa foi realizada no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A proposta também está vinculada ao projeto "Memória e comunidades de sentido: percursos historiográficos", aprovado no Edital 071/2013 ? PROCAD/CAPES, que está sendo desenvolvido em parceria com os programas de pós-graduação em História das seguintes universidades: Universidade Federal Fluminense ? UFF (instituição proponente), Universidade Federal do Pará ? UFPA (instituição associada I) e Universidade Federal de São João del-Rei ? UFSJ (instituição associada II).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Rebelião escrava no sudeste do Império brasileiro: Minas Gerais: a história da revolta de Carrancas (1833), Descrição: A proposta de pesquisa tem como objetivo central a releitura da Revolta de Carrancas, uma das rebeliões escravas mais violentas da história do sudeste Imperial brasileiro, cujos resultados têm propiciado uma maior divulgação deste acontecimento, servindo de material para a reflexão sobre a importância cultural e histórica da participação dos negros na história do Brasil, particularmente de Minas Gerais. A presente proposta trata-se do meu estágio pós-doutoral, em curso, cuja primeira foi desenvolvida na Universidade Federal Fluminense, junto à equipe de professores e técnica do Laboratório de História Oral e Imagem ? LABHOI e o Núcleo de Pesquisas em História Cultural ? NUPEHC, sob a supervisão da Professora Doutora Hebe Maria Mattos. As pesquisas em fontes primárias foram realizadas no Arquivo Nacional-RJ. A segunda etapa está sendo realizada no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do Professor Doutor Carlos Almeida, com pesquisas em fontes primárias dos arquivos Histórico Ultramarino e da Torre Tombo, até janeiro de 2017. A proposta também está vinculada ao projeto "Memória e comunidades de sentido: percursos historiográficos", aprovado no Edital 071/2013 ? PROCAD/CAPES, que está sendo desenvolvido em parceria com os programas de pós-graduação em História das seguintes universidades: Universidade Federal Fluminense ? UFF (instituição proponente), Universidade Federal do Pará ? UFPA (instituição associada I) e Universidade Federal de São João del-Rei ? UFSJ (instituição associada II). Informo ainda que o projeto contou com o apoio do CNPq, na modalidade de bolsa de produtividade, entre 2010 a 2016, e continua tendo o apoio do FAPEMIG, até dezembro de 2016, no Programa Pesquisador Mineiro, processo número PPM-00413-14.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Memória e Comunidades de Sentido: percursos historiográficos, Descrição: O projeto Memória e Comunidades de Sentido: percursos historiográficos se orienta por uma perspectiva, fundamentalmente teórico-metodológica, com vistas a possibilitar a composição de uma rede de pesquisa que contribua para uma abordagem crítica e renovadora da História do Brasil, tendo como pressuposto valorizar a diversidade social e cultural e a pluralidade das dinâmicas sociais, fazendo a crítica das abordagens que enfatizam a linearidade do tempo histórico e a unidade das estruturas sociais. Destaca-se, ainda, a interrogação sobre a pluralidade dos sujeitos sociais da história, promovendo a análise das comunidades de sentido (Baczko, 1985), compreendidas nas suas dimensões sensíveis e significativas e caracterizadas, para fins analíticos, de acordo com as suas diferenças étnicas (dentre as quais, destacam-se as populações afrodescendentes e dos povos indígenas), regionais, políticas, entre outras. A rede de pesquisa proposta se apoia na experiência institucionalmente consolidada dos laboratórios de pesquisa que integram o PPGH-UFF, notadamente, o LABHOI, o NUPHEC, o NEC, o NEAF e a Companhia das Índias, cujas estratégias teórico-metodológicas fundamentam a implementação da proposta de abordagem da História do Brasil com destaque para os temas da história da imagem, da história oral e da história da cultura material no seu entrecruzamento com a história política, a história cultural, a história das comunidades étnicas e a história pública. Contempla-se, ainda, na proposta o debate e estudos que se organizam em torno de linhas de pesquisa do PPGH-UFPA (?História e Natureza? e ?Trabalho, Cultura e Movimentos Sociais?) e PPGH-UFSJ (?Cultura e Identidade? e ?Poder e Relações Sociais?). O projeto foi aprovado no edital PROCAD/CAPES 071/2013. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (9) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Integrante / Ivan de Andrade Vellasco - Integrante / Paulo de Mendonça Knauss - Coordenador / Aldrin Moura de Figueiredo - Integrante / Silvia Maria Jardim Brügger - Integrante / Cassia Louro Palha - Integrante / Maria Leônia Chaves de Resende - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4

  • 2010 - 2016

    Rebelião escrava no sudeste do Império - Minas Gerais: a história da revolta de Carrancas (1833), Descrição: A proposta de pesquisa tem como objetivo central a análise e releitura de uma das rebeliões escravas mais violentas da história do sudeste imperial brasileiro, cujos resultados propiciarão uma maior divulgação deste acontecimento, servindo de material para a reflexão sobre a importância cultural e histórica da participação dos negros na história do Brasil, particularmente de Minas Gerais. O projeto teve a sua continuidade aprovada no Programa Bolsa de Produtividade CNPq - Processo: 305806/2012-2 - para o período de 2013 a 2016 e obteve a prorrogação por mais um ano do projeto aprovado no Edital MCT/CNPq 14/2010 ? Universal, processo número 482425/2010-5 e também no Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG - processo no. 00297-11.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2013

    Família e Demografia em Minas Gerais - séculos XVIII, XIX e XX, Descrição: O objetivo geral do projeto é investigar a história da família em Minas Gerais desde o século XVIII até meados do século XX, tomando como dimensão central da análise a relação dinâmica entre mobilidade e estabilidade que marca o povoamento e a ocupação do espaço mineiro. Para tanto, leva-se em consideração a diversidade dos regimes demográficos brasileiros, entendendo-se regime demográfico como o conjunto de relações que está na base da reprodução biológica e da reprodução social de uma dada população. Pretende-se viabilizar tal estudo pelo levantamento e exploração das informações propiciadas pelas fontes pertinentes. Tal objetivo geral assenta-se em dois pressupostos básicos: a. do ponto de vista cronológico, propõe-se uma periodização que se estende do início do povoamento na virada para o século XVIII até 1850 (considerado como um período colonial alargado) e outra a partir desse momento, subdividido em dois subperíodos: 1850 a 1888, quando se configura e se resolve a crise do escravismo brasileiro; e 1888 a 1940, quando, com base no trabalho livre, constrói-se as bases do Brasil moderno; b. do ponto de vista dos fatores determinantes desses regimes demográficos, sobressaem-se os aspectos ligados aos estratos sociais, ao espaço e aos padrões econômicos neles assentados. Será a combinação desses elementos que explicará a diversidade de regimes demográficos em Minas Gerais. O projeto foi contemplado recentemente no Edital FAPEMIG 020/2008, que tem por objetivo a implementação do PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELËNCIA PRONEX MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Integrante / Douglas Cole Libby - Coordenador / Clotilde Andrade Paiva - Integrante / Junia Ferreira Furtado - Integrante / Tarcisio Rodrigues Botelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2008 - 2010

    A paz e a liberdade regradas: a trajetória política de Evaristo da Veiga (1827-1827), Descrição: O projeto tem como propósito analisar a trajetória política de um dos principais representantes da facção política liberal moderada nos últimos anos do Primeiro Reinado e na Regência. Evaristo Ferreira da Veiga teve participação política de destaque naqueles tempos, seja através da divulgação de suas idéias em periódico de sua propriedade, o Aurora Fluminense, ou como deputado geral pela província de Minas Gerais. Dentre outros aspectos que serão investigados, pretende-se discutir em que medida os seus vínculos familiares consangüíneos no Sul de Minas representaram um importante capital político na constituição da hegemonia liberal moderada e o papel desempenhado pelas elites regionais na construção do Estado Imperial. O projeto também foi contemplado no Edital Programa Pesquisador Mineiro II, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2008 - 2008

    A paz e a liberdade regradas: a trajetória política de Evaristo Ferreira da Veiga (1827-1837), Descrição: O projeto tem como propósito analisar a trajetória política de um dos principais representantes da facção política liberal moderada nos últimos anos do Primeiro Reinado e na Regência. Evaristo Ferreira da Veiga teve participação política de destaque naqueles tempos, seja através da divulgação de suas idéias em periódico de sua propriedade, o Aurora Fluminense, ou como deputado geral pela província de Minas Gerais. Dentre outros aspectos que serão investigados, pretende-se discutir em que medida os seus vínculos familiares consangüíneos no Sul de Minas representaram um importante capital político na constituição da hegemonia liberal moderada e o papel desempenhado pelas elites regionais na construção do Estado Imperial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2011

    Fórum Documenta, Descrição: Fórum Documenta: restauração e conservação, organização, microfilmagem, digitalização e indexação de banco de dados da documentação judiciária da Comarca do Rio das Mortes ? Aiuroca, Baependi, Itapecerica e São João del-Rei. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Integrante / Ivan de Andrade Vellasco - Coordenador / Eduardo Lara Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    Sociabilidades e Identidades: negros, afro-descendentes e mestiços em Minas Gerais - Vila de São João del Rei - séculos XVIII e XIX, Descrição: O projeto tem como objetivo central a análise da constituição de espaços de sociabilidade e identidades de negros, afro-descendentes e mestiços, em São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes, nos séculos XVIII e XIX, a partir dos seguintes aspectos: relações familiares, religiosidade e conflitos. Procura-se entender como as recordações da África foram re-elaboradas na América. Em especial, objetiva-se compreender como cativos de diversas procedências reconstruíram laços de sociabilidade e identidade na nova realidade que se lhes apresentava. O projeto envolve uma parceria interinstitucional acadêmica e conta com a participação da Profa. Dra. Sílvia Maria Jardim Brügger (UFSJ) e do Prof. Dr. Anderson de Oliveira (UERJ). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador., Número de orientações: 4

  • 2003 - 2005

    Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos, Descrição: O trabalho foi resultado do projeto "Organização e descrição do acervo forense de Lavras e digitalização de documentos", financiado pela FAPEMIG, entre outubro de 2003 a setembro de 2005, na unidade de Campanha - Universidade do Estado de Minas Gerais. O projeto teve como resultado a produção de 01 cd que contém o catálogo analítico do acervo forense de Lavras, correspondente aos séculos XVIII e XIX e de mais 14 cds, que contém a documentação digitalizada referente à Câmara Municpal de Campanha (11 cds) e aos livros de testamentos de Campanha e Baependi (03 cds). O trabalho de microfilmagem e digitalização ficou a cargo do Arquivo Público Mineiro e a elaboração do banco de dados e a descrição documental ficou sob a responsabilidade dos professores pesquisadores e dos alunos bolsistas. Foram microfilmados e digitalizados 24 livros da Câmara Municipal de Campanha (1830-1896) e seis livros de testamentos de Campanha e Baependi (1786-1897), totalizando 30 livros. A documentação camarária está sob a custódia do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas, vinculado a FAFI/SION-UEMG e do Centro de Estudos Campanhense Mons. Lefort, vinculado a Prefeitura Municipal de Campanha. Os livros de testamentos estão sob a responsabilidade do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas. Equipe Responsável: Prof. Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador Profa. Patrícia Vargas Lopes de Araújo Profa. Ana Cristina Pereira Lage Bolsistas: Raphaela Aparecida Ferreira, Elizabete Sales de Paulo, Cristina Yuri Jinzenji, Adrimára Rodrigues Fernandes, Cássia de Souza Pinto, Alessandra Milne Adão e Luciana Cláudia Oliveira de Souza. Consultoria: Profa. Sílvia Maria Jardim Brügger - UFSJ Colaboração: Agnamari Marçano da Cunha. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador / Aganamari Marçano da Cunha - Integrante / Ana Cristina Pereira Laje - Integrante / Patrícia Vargas Lopes de Araujo - Integrante / Alessandre Milne Adão - Integrante / Raphaela Aparecida Ferreira - Integrante / Adrimara Rodrigues Fernandes - Integrante / Cássia de Souza Pinto - Integrante / Silvia Maria Jardim Brügger - Integrante / Cristina Yuri Jinzenji - Integrante / Elizabete Sales de Paulo - Integrante / Luciana Cláudia Oliveira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 4

  • 1997 - 2000

    Memória Cultural do Sul de Minas, Descrição: Projeto executado entre janeiro de 1998 a março de 2000, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras N. Sra. de Sion - FAFI/SION - unidade da UEMG - com a finalidade de mapear, organizar e descrever os principais acervos de natureza histórica existentes na cidade de Campanha. O projeto foi subdvidido em três áreas: a) mapeamento dos acervos documentais da cidade de Campanha e região (documentação referente aos séculos XVIII e XIX); b) organização e estudo do acervo fotográfico "Paulino de Araújo Ferreira Lopes"; c) organização e estudo da documentação pertencente ao antigo Colégio N. Sra . de Sion. Dentre os resultados expressivos do trabalho destacam-se a criação do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas e a divulgação de um guia de fontes, no formato de CD-ROM, contendo um catálogo analítico detalhado dos acervos pesquisados e organizados. O Centro de Memória Cultural do Sul de Minas foi um dos resultados mais significativos do projeto, pois possibilitou a preservação, divulgação e acesso de vários conjuntos documentais de natureza cultural e histórica relevantes para a história da região. O Centro possui hoje um acervo diversificado de documentos de natureza forense, cartorial e camarária, além de fotografias (negativos em vidro, fotos originais e reproduções) e documentos relativos aos antigos colégios que existiram na cidade (colêgio N. Sra de Sion e São João), que estão disponíveis para a consulta de qualquer cidadão interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador / Maria Tereza Pereira Cardoso - Integrante / Aganamari Marçano da Cunha - Integrante / Marília Ferreira Pinto Silva - Integrante / Andréa Silva Adão - Integrante / Vanila Aparecida Alves - Integrante / Ivanilda Vilela Vilas Boas - Integrante / Reinaldo Alves - Integrante / Rachel de Souza Rocha - Integrante / Ana Lúcia Alves - Integrante / Selma de Souza Carvalho - Integrante / Luziara Aparecida Goulart dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

  • 1995 - 1997

    Higienização, organização e descrição dos processos criminais de Campanha - séculos XIX e XX, Descrição: Higienização, organização e descrição do acervo forense de Campanha, correspondente ao período de 1883 a 1980, pertencentes ao Centro de Memória Cultural do Sul de Minas. Trata-se do primeiro conjunto documental doado ao Centro de Memória e encontra-se disponível para a consulta de qualquer cidadão interessado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Ferreira de Andrade - Coordenador / Aganamari Marçano da Cunha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Concurso de Monografias/Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa/2005 - 3o. lugar - Trabalho: Elites Regionais e a Formação do Estado Imperial Brasileiro - Minas Gerais - Campanha da Princesa (1799-1850)., Arquivo Nacional.

1988

Concurso Literário Mundo Jovem - Trabalho: A organização estudantil universitária., Jornal Mundo Jovem - PUC/RS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São João Del-Rei, DECIS - Curso de História. , Praça Dom Helvécio, 74, Fábricas, 36301-160 - Sao Joao Del Rei, MG - Brasil, Telefone: (32) 33792454, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor efetivo, nível Adjunto IV, aprovado em concurso público para área de História Moderna e Contemporânea. Entre agosto de 2010 e dezembro de 2011 foi responsável pela coordenação do Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental - LABDOC - do Departamento de Ciências Socias - Curso de História - UFSJ.

2008 - 2008

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Outras informações:
Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em História (mestrado)

2006 - 2008

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

Outras informações:
Membro da equipe técnica do Projeto: Fórum Documenta: restauração e conservação, organização, microfilmagem, digitalização e indexação de banco de dados da documentação judiciária da Comarca do Rio das Mortes ? Aiuroca, Baependi, Itapecerica e São João del-Rei. Equipe:Prof. Ivan Andrade Vellasco - Coordenador - UFSJTécnico Eduardo Lara Coelho - Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos e Obras Raras - LabDoc - UFSJ. Financiamento: FAPEMIG

2004 - 2006

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

Outras informações:
Co-autor e pesquisador associado do projeto "Sociabilidades e Identidades: Negros, Afro-descendentes e Mestiços em São João del Rei - séculos XVIII e XIX". Membros da equipe de pesquisadores: Profa. Maria Tereza Pereira Cardoso - UFSJ; Profa. Sílvia Maria Jardim Brügger- UFSJ; Prof. Anderson José Machado de Oliveira - UERJ Alunos bolsistas: Paula Chaves Teixeira - UFSJ; Alex- UFSJ; Denilson de Cássio Silva - UFSJ Financiamento: FAPEMIG

1992 - 1994

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Bolsista de Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Bolsista de Aperfeiçoamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Aperfeiçoamento do Projeto "Identificação, catalogação e indexaçõ em banco de dados de processos criminais da comarca do Rio das Mortes, século XIX". Coordenação: Profa. Maria Tereza Pereira Cardoso e Prof. Ivan de Andrade Vellasco. Atividades desenvolvidas: a)Ordenamento de todo o Acervo de Processos Crime do Arquivo do Museu Regional de São João Del-Rei;b) Leitura e transcrição de Processos Crime;c) Coordenação supervisionada do grupo de estagiários (04 bolsistas de Iniciação Científica);d) Elaboração de relatórios parciais das atividades.

Atividades

  • 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , DECIS - Curso de História, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da História, História Contemporânea II, História Contemporânea III, História e Fontes Cartoriais: Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • 08/2008

    Ensino, Mestrado em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura material e escravidão no Brasil Oitocentista

  • 07/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , DECIS - Curso de História, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , DECIS - Curso de História, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2004 - 11/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , DECIS - Curso de História, .,Linhas de pesquisa

2009 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Pesquisador PRONEX-MG, Enquadramento Funcional: Pesquisador Principal - PRONEX-MG

2007 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: nenhum

Outras informações:
Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Oitocentos - CEO-PRONEX

2005 - 2008

Centro Universitário de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2005 - 06/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , DCHLA - Curso de História, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 06/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África, Métodos e Técnicas de Pesquisa em História, Sociedade Brasileira I - Brasil Colônia, Sociedade Brasileira II - Brasil Império

1995 - 2005

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2004 - 09/2005

    Direção e administração, Campus de Campanha, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa do Campus de Campanha - UEMG.

  • 02/2004 - 09/2005

    Direção e administração, Campus de Campanha, .,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas.

  • 02/2004 - 09/2005

    Direção e administração, Campus de Campanha, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa do Campus de Campanha.

  • 02/1995 - 09/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Campanha, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2004 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I - Colônia, Tópicos em História Regional I - História de Minas - século XVIII, História do Brasil II - Império, Tópicos em História Regional II - História de Minas - século XIX

  • 02/2001 - 12/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I - Colônia, Tópicos em História Regional I - História de Minas - Século XVIII, História do Brasil II - Império, Tópicos em História Regional II - História de Minas - Século XIX

  • 03/2000 - 12/2002

    Direção e administração, Campus de Campanha, .,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas.

  • 01/1998 - 12/2002

    Direção e administração, Universidade do Estado de Minas Gerais, .,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa da Unidade de Campanha - UEMG.

  • 02/2000 - 12/2001

    Direção e administração, Campus de Campanha, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2000 - 12/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I - Colônia, História do Brasil II - Império

  • 04/1995 - 12/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I - Colônia, História do Brasil II - Império, Introdução aos Estudos Históricos

  • 05/2000 - 05/2000

    Extensão universitária , Campus de Campanha, .,Atividade de extensão realizada, Implementação do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas.

  • 11/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Campus de Campanha, .,Atividade de extensão realizada, Curso Preservação do Patrimônio Documental - Programa Oficina de Cultura - Convênio SEC-MG e MTb/SEFOR/FAT.

  • 04/1998 - 04/1998

    Extensão universitária , Campus de Lavras, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural - Cidadania e Identidade Regional.

  • 12/1997 - 12/1997

    Extensão universitária , Campus de Campanha, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Preservação do Patrímônio Documental - Programa Oficina de Cultura - Convênio SEC-MG e MTb/SEFOR/FAT.

1997 - 1998

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor colaborador dos cursos de História e de Direito, durante o ano de 1997, quando foram oferecidas as seguintes disciplinas: Economia Política (cursos de História e Direito); Disciplinas optativas (curso de História): Demografia e escravidão em Minas Gerais - século XIX; Transição do trabalho escravo para trabalho livre.

Atividades

  • 03/1997 - 02/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia e Demografia em Minas Gerais - século XIX, Economia Política, Transição do trabalho escravo para o trabalho livre

2005 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 30

Outras informações:
Professor convidado do PREPES - PUC/MG - no curso de pós-graduação lato sensu em "História do Brasil: trajetórias e novas abordagens" para lecionar a disciplina "História do Trabalho II", com o objetivo de situar as principais transformações históricas do Brasil no século XX, com ênfase para as relações entre capital e trabalho.

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 15

Outras informações:
Professor convidado do PREPES - PUC/MG - no curso de pós-graduação lato sensu em "História e Cultura de Minas" para lecionar a disciplina "Técnicas de Comunicação Científica", com ênfase na prática da pesquisa histórica e nas discussões teóricas e metodológicas que envolvem a produção do conhecimento histórico.

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 30

Outras informações:
Professor convidado do PREPES - PUC/MG - no curso de pós-graduação lato sensu em "História do Brasil: trajetórias e novas abordagens" para lecionar a disciplina "História do Trabalho I", com ênfase nas formas escravistas e não-escravistas de produção e nas relações entre senhores, escravos e livres no tempo da escravidão.

Atividades

  • 07/2005 - 07/2005

    Ensino, Brasil Trajetórias e Novas Abordagens, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História do Trabalho II

  • 07/2004 - 07/2004

    Ensino, Brasil Trajetórias e Novas Abordagens, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História do Trabalho I

  • 01/2004 - 01/2004

    Ensino, História e Cultura de Minas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Técnicas de Comunicação Científica