RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor associado 1 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, desde 2006, é pesquisador 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do corpo editorial da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros e da revista Tempo Social, ambas da USP, e editor de Ciências Humanas da revista Ciência Hoje. Foi pesquisador do CPDOC/FGV-Rio entre 1977 e 1987, e professor da pós-graduação em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ-UCAM) de 1987 a 2010. Tem experiência nas áreas de História, Antropologia e Sociologia, com ênfase em Teoria da História, Teoria Sociológica, e Pensamento Social no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Modernismo e História no Brasil e Elaboração da Subjetividade e Ciências Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

1987 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Guerra e Paz: Casa Grande e Senzala e a Obra de Gilberto Freyre nos Anos 30
Orientador: Otávio Velho
Palavras-chave: Gilberto Freire; Modernismo brasileiro; Pensamento Social.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Antropologia Social

1975 - 1980

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os Gênios da Pelota - Um Estudo do Futebol como Profissão,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Gilberto Velho
Palavras-chave: Futebol; Profissão; Individualismo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro de pesquisadores do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais-PACC da UFRJ.A Escola do Crime. Escravidão e Direito Natural no Jovem Joaquim Nabuco. 2015. (Encontro).

Sincopação do mundo: dinâmicas da música e da cultura.Ritmos, natureza e sociedade. 2015. (Seminário).

Conferência sobre Gilberto Freyre no Museu de Arte do Rio.Chuvas de Verão: antagonismos em equilíbrio em Casa-Grande e Senzala de Gilberto Freyre. 2014. (Seminário).

"Jornadas de Antropologia John Monteiro"/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/ Unicamp /."Conexões pessoais e afetos: construções do laço social". 2013. (Seminário).

Aula inaugural da Pós-Graduação em História do IFCS-UFRJ.A História como Profissão: W. Humboldt e a Constituição da Historiografia Moderna. 2013. (Seminário).

Conferência/Pós-Graduação em História Social-USP.Um Grão de Sal: autenticidade, felicidade e relações de amizade na correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drumond. 2013. (Seminário).

Conferência de Maria Lucia Pallares-Burke.O Triunfo do Fracasso:em torno de Rudiger Bilden e Gilberto freyre. 2013. (Oficina).

Segundo Seminário de Pensamento social em instituições do Rio de Janeiro.Experiências (inter)subjetivas e Interpretações do Brasil. 2013. (Seminário).

XVI Congreso Brasileiro de Sociologia-SBS. Imaginação Sociológica e Histórica: Dimensões e Desafios do Artesanato Intelectual. 2013. (Congresso).

35º Encontro Anual da ANPOCS.GT27 - Pensamento Social no Brasil. 2012. (Encontro).

Criações compartilhadas: artes, literatura e ciências sociais - Fundação Casa de Rui Barbosa.Criações compartilhadas nas ciências sociais - 2ª Mesa. 2012. (Seminário).

Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ.Um grão de sal. Amizade e elaboração da subjetividade na correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drummmond. 2012. (Seminário).

Conferência no COC/FIOCRUZ.Intensidade, Fragmentação e Terror do Recife Velho. 2011. (Outra).

Conferência no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília.Cinzas e Diamantes: concepções de amizade em Joaquim Nabuco, Oliveira Lima e Mário de Andrade. 2011. (Outra).

Encontro Intermediário do GT Pensamento Social no Brasil-ANPOCS.Pensamento Social e Interpretações da Produção Artística. 2011. (Encontro).

Palestra no CPDOC-FGV.Estudando textos do Pensamento Social Brasileiro: Estratégias de Leitura. 2011. (Outra).

Seminário História das Sensibilidades: um campo em questão / Casa de Rui Barbosa; PUC-RIO.História das Sensibilidades: um campo em questão. 2011. (Seminário).

Simpósio A Memorialística Brasileira, realizado no trigésimo quinto encontro anual da ANPOCS.Correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drummond de Andrade. 2011. (Simpósio).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia-SBS. Pensamento Social Brasileiro: Estilos de Investigação e Desafios para a Interpretação Sociológica. 2011. (Congresso).

34º Encontro Anual da ANPOCS.SP03: Memorialismo em perspectiva comparada. 2010. (Encontro).

A questão nacional no pensamento político-social brasileiro.Leituras do Pensamento Brasileiro. 2010. (Seminário).

Biografias: trajetórias e escritas culturais.Minha formação: viagem e subjetividade em Joaquim Nabuco. 2010. (Outra).

Encontro do Departamento de Ciências Sociais - UERJ.Intensidade, fragmentação e horror em "Assombrações do Recife Velho", de Gilberto Freyre. 2010. (Encontro).

Feira Literária Internacional (FLIP) de Paraty.A Dimensão Literária da Obra de Gilberto Freyre. 2010. (Outra).

I Seminário da Cátedra Werneck Vianna - UFJF.Tradição e Mudança no Brasil. 2010. (Seminário).

Mesa-redonda: A obra de Luiz Costa Lima.Luiz Costa Lima: uma obra em questão. 2010. (Outra).

Mesa-redonda: Latência pós-45 na obra de Hans Ulrich Gumbrecht.Latência pós-45. 2010. (Outra).

Produção de Presença no âmbito do Seminário Internacional.As belas formas da melancolia: historiografia, materialidade e presença na obra de Hans Ulrich Gumbrecht. 2010. (Encontro).

Seminário Reflexos de Nabuco.Cinzas e Diamantes: a questão da amizade na obra de Joaquim Nabuco. 2010. (Seminário).

Um enigma chamado Brasil - Casa do Saber.Casa Grande & Senzala e o enigma do equilíbrio em Gilberto Freyre. 2010. (Encontro).

O Brasil (não é) para principiantes.Chuvas de Verão, Antagonismos em Equilíbrio em Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freire. 2009. (Seminário).

32º Encontro Anual da ANPOCS.Reinventando os Clássicos Brasileiros. 2008. (Encontro).

Humanismo, Direito e Cidade: debates interdisciplinares.O Individualismo na Sociedade Contemporânea. 2008. (Seminário).

Seminário Humanismo, Direito e Cidades.O Individualismo na Sociedade Contemporânea. 2008. (Seminário).

Seminário - Laboratório de Teorias da Cultura - PUC-Rio.Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PUC-Rio. 2008. (Seminário).

XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio.Participação na mesa-redonda Identidade e Sociedade. 2008. (Encontro).

III Jornada de Estudos Históricos do Programa de Pós Graduação em História Social do IFCS-UFRJ.III Jornada de Estudos Históricos do Programa de Pós-Graduação em História Social do IFCS-UFRJ. 2007. (Outra).

Saberes Surrealistas.Sessão 1 - Matrizes Francesas - Georges Bataille e Michel Leiris. 2007. (Seminário).

Seminário Saberes Surrealistas.Matrizes Francesas - George Bataille e Michel Leiris. 2007. (Seminário).

Ciclo de Palestras Interpretações do Brasil.O Pensamento de Gilberto Freyre. 2006. (Outra).

Palestra sobre Futebol: uma antropologia do óbvio.Palestra sobre Futebol: uma antropologia do óbvio. 2006. (Outra).

Raizes do Brasil - 70 anos de uma obra atual.Raizes do Brasil - 70 anos de uma obra atual. 2006. (Outra).

Seminário "Ser Urbano" - Primeira Semana de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.Mesa Redonda - Imagem do Invisível - Sessão de Debates "Fronteiras vivas: territórios em conflito. 2006. (Seminário).

Seminário Fronteiras da Antroplogia, em Homenagem ao Prof. Otávio Velho.Seminário Fronteiras da Antroplogia, em Homenagem ao Prof. Otávio Velho. 2006. (Seminário).

Seminário "A História do Historiador - Coleções, acervos e experiências de pesquisa.Seminário "A História do Historiador - Coleções, acervos e experiências de pesquisa. 2005. (Seminário).

Seminário A Sociologia da Cultura e a Obra de Sérgio Miceli.Mesa Redonda História Social da Inteligência Brasileira. 2005. (Seminário).

Colóquio Internacional Conhecimento, Estética e Crenças : trajetos interdisciplinares. Através do Espelho : presença da Europa, memórias da Infância e elaboração da subjetividade em Minha Formação, de Joaquim Nabuco. 2004. (Congresso).

Intelectuais, Sociedade e Estado.Intelectuais e Sociedade. 2004. (Seminário).

VII Conferência Internacional de História dos Conceitos.Através do Espelho : presença da infância e elaboração da subjetividade em Minha Formação, de Joaquim Nabuco. 2004. (Outra).

XI Encontro Regional da ANPUH.O Futebol sob o ponto de vista de Gilberto Freyre. 2004. (Encontro).

XXVIII Encontro Anual da ANPOCS.Teologia Política e simbolismo do Poder : Bloch, Kantorowicz, Elias e Maravall. 2004. (Encontro).

De la Edad Moderna a la posmodernidad.Ética e Estética na Arquitetura de Lúcio Costa. 2003. (Outra).

XXII Congresso Nacional da ANPUH.Através do Espelho : a experiência da Europa em Minha Formação de Joaquim Nabuco. 2003. (Simpósio).

XXVII Encontro Anual da ANPOCS.Através do Espelho : presença da Europa, memórias da infância e elaboração da subjetividade em Minha Formação, de Joaquim Nabuco. 2003. (Encontro).

De la Edad Moderna a la Posmodernidad.A Atualidade de Gilberto Freyre. 2002. (Outra).

XI Conferência Internacional da Pesquisa "A construção da Identidade Judaica na América Latina".Recepção e Circulação das Idéias de Intelectuais Judeus na América Latina : o caso do Brasil. 2002. (Outra).

XXVI Encontro Anual da ANPOCS.Recepção e Circulação de Idéias na Tradição Brasileira : Arendt, Elias, Auerbach e Manheim no Brasil. 2002. (Encontro).

XXVI Encontro Anual da ANPOCS.Ciências Sociais, Intelectuais e Experiência Social. 2002. (Encontro).

IV Encontro Clio-Psyché - Psicologia no Brasil : História e Memória.Sentimento e Cultura : Representações da Identidade Nacional no Pensamento Social Brasileiro. 2001. (Encontro).

Seminário Decantando a República : um inventário histórico e político da música popular brasileira.Prudência e Tragédia em Paulinho da Viola. 2001. (Seminário).

XXV Encontro Anual da ANPOCS.Redenção, Modernidade e Queda no Mimesis de E. Auerbach. 2001. (Encontro).

En Busca de la Identidad : El Ensayo de Interpretación Nacional en Brasil y Argentina Homenaje a Gilberto Freyre en el Centenario de su nacimiento.Raios e Trovões : antinomia, Ambiguidade e Excesso em Gilberto Freyre. 2000. (Seminário).

Past Dependecies, Social Sciences/Çaw/Humanities Symposium.A Sea Full of Waves : modernity and antinomy in Brazilian anthropology. 1999. (Seminário).

V Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Deuses em Miniaturas : notas sobre a genialidade e melancolia em Gilberto Freyre. 1998. (Congresso).

XXII Encontro Anual da ANPOCS.GT10 : Pensamento Social no Brasil. 1998. (Encontro).

XX Simpósio Nacional de Historia, Associação Nacional de História - ANPUH.Limites do Moderno IV e V : A questão do moderno na cultura brasileira (1870-1930) - Historia e identidade no modernismo brasileiro II. 1998. (Simpósio).

I Encontro Interpet's de Historia - Historia e Interdisciplinaridade.História e Ciências Sociais. 1997. (Encontro).

Seminário Argentina-Brasil y la formación de la Identidad Nacional : la visión del Otro.Argentina-Brasil y la formación de la identidad Nacional : la visión del otro. 1997. (Seminário).

V Encontro de Antropólogos do Norte Nordeste.Rei Artur na Corte dos Ianques : uma leitura de "interpretação do Brasil de Gilberto Freyre". 1997. (Encontro).

XIX Simpósio Nacional de História "História e Cidadania".The Waste Land : natureza, monocultura e pecado em Nordeste de "Gilberto Freyre". 1997. (Simpósio).

IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. O Mundo Luso-Afro-Brasileiro e Ideologias do Colonialismo I. 1996. (Congresso).

Seminário Internacional Pluralismo Cultural, Identidade e Globalização.Desenvolvimento, Modernização e Globalização. 1996. (Seminário).

Seminário sobre "60 Anos de 'Raízes do Brasil".Conferência sobre Sérgio Buarque de Holanda. 1996. (Seminário).

Simpósio "60 Anos de Sobrados e Mucambos - Que Somos nós?"."60 Anos de Sobrados e Mucambos - Que Somos nós?". 1996. (Simpósio).

XX Encontro Anual da ANPOCS.História, Antropologia e Narrativa. 1996. (Encontro).

Seminário Pensamento Vivo - 95 anos de Gilberto Freyre.Arsênio e Alfazema - Sobrados e Mucambos e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. 1995. (Seminário).

XIX Encontro Anual da ANPOCS.Sunset Boulevard : Autoria, genialidade e melancolia em Gilberto Greyre. 1995. (Encontro).

XIX Reunião da ABA.A Cultura entre a História e a Política : Weber, Simmel e a Sociologia Alemã. 1994. (Outra).

XVIII Encontro Anual da Anpocs.Grupo de Trabalho Pensamento Social no Brasil. 1994. (Encontro).

IV Reunião Regional da ABA-Sul.Estéticas do Texto Antropológico. 1993. (Outra).

Seminário Os Sentido da Cidade/Paixão do Olhar.Os Sons que vêm da Rua : a cidade e os sentidos em Gilberto Freyre. 1993. (Seminário).

XVII Encontro Anual da ANPOCS.Corpo e Alma do Brasil : Raça e Mestiçagem em Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre. 1993. (Encontro).

XV Encontro Anual da ANPOCS.O Elogio da Loucura : Ambiguidade e Excesso em Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre. 1991. (Encontro).

XIII Encontro Anual da ANPOCS.O Jardim das Delícias : medida e desmedida em Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freire. 1989. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Clarissa Mattos Farias

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, H. E.; Mello, L. L. da Silva. "O´Século XIX": sensibilidade e responsabilidade em Stendhal (1783-1842). 2016. Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Moraes Ferreira

JASMIN, M. G.; Felipe Charbel (IH-UFRJ);ARAUJO, R. A. B.. Uma História do Espírito: considerações sobre O Século de Luiz XIV e o pensamento histórico de Voltaire. 2013. Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Kaio Felipe Mendes de Oliveira Santos

Cesar Guimarães; VANDENBERGHE, F.;ARAUJO, R. A. B.. A crise da "bildung" em "Doutor Fausto". 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SOCIOLOGIA) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

Aluno: Maria Eugenia Gay

ARAUJO, R. A. B.; COSTA LIMA, Luiz; CALDAS, Pedro. Estou de altos! As possibilidades do jogo para a história. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thomaz Carneiro de Almeida Simões

ARAUJO, R. A. B.; MELLO, Cecília; CONDURU, Roberto. Entre o Homem Aventureiro e o Homem Histórico: Aby Warburg, 1896-1923. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André Ricardo do Passo Magnelli

ARAUJO, R. A. B.; VANDENBERGHE, F.; KIRALY, C.. As razões da vida: a justificação sociológica dos valores em E. Durkheim. 2010. Dissertação (Mestrado em Instituto de Estudos Sociais e Políticos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline de Almeida Coutinho

VANDENBERGHE, F.;ARAUJO, R. A. B.; VASCONCELOS, E. M.. O contexto do texto e sua (re)significação pragmática: os três sentidos da auto-ajuda.. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Pinheiro Ramos

ARAUJO, R. A. B.. O Integralismo entre Família e o Estado: Uma Análise dos Integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932 - 1937). 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarisse toscano de Araújo Gurgel

José Eisenberg;ARAUJO, R. A. B.; João Trajano Sento-Sé. Dançando no precipício : a performance como estratégia política de visibilidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Politica) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Ana Luiza Moraes Patrão

JASMIN, M. G.;ARAUJO, R. A. B.; Aparecida Maria Abranches. O Pensamento anti-racista de Alberto Torres : alcances e limites. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Thiago de Abreu Lima e Florencio

ARAUJO, R. A. B.; FERNANDES, Eunicia Barros Barcelos; VILLAS BOAS, Luciana. A busca de salvação entre a escrita e o corpo - Nóbrega, Léry e os Tupinambá. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André Pizetta Altoe

ARAUJO, R. A. B.; D´ARAÚJO, Maria Celina S.. Tradição, Família e Propriedade (TFP) : uma instituição em movimento. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Accioly de Andrade

ARAUJO, R. A. B.; FERREIRA, Bernardo; CAVALCANTE, Berenice. El Discreto e Oráculo Manual y a Arte da Prudência : a contribuição de Batasar Gracián na formação do homem de corte. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Henrique Nogueira Diana

ARAUJO, R. A. B.. Imaginação Política Pós-Ditadura : uma leitura de A Fúria do Corpo, de João Gilberto Nool e Em Liberdade, de Silviano Santiago. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Katarina Wolter

ARAUJO, R. A. B.. Afinidades Entre a Forma Ensaística e a Filosofia Cética em Michel de Montaigne e David Hume. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana de Mello Jabor

ARAUJO, R. A. B.. Do Amor Ético : um estudo sobre pessoa e família entre batistas. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabelle Cristina Vieira Pereira

ARAUJO, R. A. B.. Em busca do Grande Brasil : o Desenvolvimentismo de Augusto Frederico Schmidt. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Guilherme Ferreira Vargues

ARAUJO, R. A. B.. A União faz a Força : Escola de Samba, Cidadania e Cultura no Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Cassio Cunha Soares

ARAUJO, R. A. B.. Cidade e Sociabilidade : a Teoria Social e a Condição do Homem Urbano. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Paulo Henrique Sette Ferreira Pires Granafei

ARAUJO, R. A. B.. David Hume : O Newton das Ciências da Religião. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Simone da Conceição Silva

ARAUJO, R. A. B.. As rodas literárias nas décadas de 20-30: troca e reciprocidade no mundo do livro. 2004. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Rangel de Paiva Abreu

ARAUJO, R. A. B.. Cidade e Literatura : refleções sobre a Paris do romance policial de Léo Malet. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diogo Azevedo Lyra

ARAUJO, R. A. B.. A Perpetuação da Tortura em uma Ordem Democrática : Expiação e Marginalidade social no Brasi redemocratizado l. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Melissa Mello e Souza

ARAUJO, R. A. B.. Brasil e Estados Unidos: A Nação Imaginada nas Obras de Oliveira Lima e Jackson Turner. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano dos Santos Teixeira

ARAUJO, R. A. B.. Da Letra e do Espírito: Humberto de Campos e a Literatura Psicográfica. 2002. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Valnêi Alemaes Stephanato

ARAUJO, R. A. B.. La Bella Polenta: Cultura e tradição Italiana em Venda Nova do Imigrante. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaina Pereira de Oliveira

ARAUJO, R. A. B.. A História da Cultura como Crítica à Modernidade: Jacob Burckhardt e a Historiografia do Século XIX. 2001. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Rangel Ribeiro

ARAUJO, R. A. B.. O Niilismo Nietzscheano e a Política Contemporânea. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Tavares Silva

ARAUJO, R. A. B.. História e Efeitos: A Filosofia Humeana como Metodologia da História. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Santos de Barros

ARAUJO, R. A. B.. Euclides da Cunha, a Amazônia e os Viajantes: O Pensamento Nacional no Paraíso em Construção. 2000. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Kaori Kodama

ARAUJO, R. A. B.. Martius e o IHGB: Um Naturalista e os Letrados na Construção de uma História. 1999. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriano Carneiro Giglio

ARAUJO, R. A. B.. A Sociologia na Escola Secundária: Uma Questão das Ciências Sociais no Brasil ? Anos 40 e 50. 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Schreiner Ramos da Silva

ARAUJO, R. A. B.. Cuidando do Futuro do Brasil: Infância, Educação e Higiene Mental na Obra de Arthur Ramos. 1998. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wania Amélia Belchior Mesquita Campá,

ARAUJO, R. A. B.. Homens de Negócios, Homens de Fé: Novas Formas de Participação Religiosa. 1998. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Barreto Gomide

ARAUJO, R. A. B.. A Cidade do Sol de Isaak Babel. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Correa Lima

ARAUJO, R. A. B.. Tomás de Mercado: Moral e Pensamento Econômico na Espanha do Século XVI. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernard Lavelle

ARAUJO, R. A. B.. A Catedral de Cartas ? Arte e Conhecimento em Kant e Kandinsky. 1997. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia Fortuna Padilha

ARAUJO, R. A. B.. Eugênio Gudin e a Industrialização no Brasil - 1944/1955. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sylvia Regina Bastos Nemer

ARAUJO, R. A. B.. O Flâneur e a Poética da Cidade - Baudelaire e João do Rio na Filosofia de Walter Benjamin. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ecila Vidal Mutzenbecher

ARAUJO, R. A. B.. Atores-Empresários em uma Trajetória: A Companhia Tonia - Celi - Autran. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mauro Cézar Coelho

ARAUJO, R. A. B.. A Diligência do Saber: Uma Viagem Ilustrada pelo Brasil no Século XVIII. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Patricia Gissoni de Santiago Lavelle

ARAUJO, R. A. B.. O Espelho Distorcido: Representações da Individualidade no Brasil Cordial e Urbano da Segunda Metade do Século XIX. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: CHARLES MATHEUS PONTES GOMES

ARAUJO, R. A. B.. Cidadania e Diversidade. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Nelma Garcia de Medeiros

ARAUJO, R. A. B.. Cultura Libertina e Cultura Clandestina na Inglaterra, 1580-1680. 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bernardo Medeiros Ferreira da Silva

ARAUJO, R. A. B.. Monarquia, Democracia. O Ano de 1860 e a Controvérsia sobre o Poder Moderador. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Eduardo Portilho de Nader

ARAUJO, R. A. B.. Monarquia, Democracia. O Ano de 1860 e a Controvérsia sobre o Poder Moderador. 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Eduardo de Castro Leal

ARAUJO, R. A. B.. O Banquete de Trimalcião - Ethos e Organização do Espaço Doméstico em um Setor da Elite Brasileira. 1995. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Fernanda Chigres

ARAUJO, R. A. B.. A Cura pela Palavra: Os Ensaios de Montaigne e as Lembranças de Tocqueville. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Regina Senra da Silva Prado

ARAUJO, R. A. B.. Gonzaga Duque: A Modernidade Crítica da Arte Dispersa. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Roure

ARAUJO, R. A. B.. As Tramas do Sujeito no Século Giordano Bruno e Michel de Montaigne. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Bernstein

ARAUJO, R. A. B.. A Crítica Cúmplice. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Romero de Oliveira

ARAUJO, R. A. B.. Getulio Vargas, a Personagem em Questão: Ensaio sobre a Constituição da Figura do Poder. 1995. Dissertação (Mestrado em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosane Bardanachvili

ARAUJO, R. A. B.. O Nacionalismo na Trajetória Musical de Luciano Gallet. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirane Girão Albuquerque

ARAUJO, R. A. B.. Durkheim, Tocqueville e o Debate Contemporâneo sobre Sociedade Civil. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia de Paiva

ARAUJO, R. A. B.. Borges: História e Cultura - Os Caminhos que se Bifurcam. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Arezzo

ARAUJO, R. A. B.. O Perfil do Estudante do Iuperj. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Claudia Pereira Coelho

ARAUJO, R. A. B.. Anonimato e Celebridade: A Condição Individual e a Experiência da Fama. 1994. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabio Faria Mendes

ARAUJO, R. A. B.. Durkheim e Weber como Filósofos Morais: O Problema da Ética em Dois Clássicos da Sociologia" e "A Emergência do Estado-Nação: A Dinâmica da Belicosidade. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Mônica Grin Monteiro de Barros

ARAUJO, R. A. B.. Etnicidade Judaica e as Armadilhas da Contingência. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Guanabara

ARAUJO, R. A. B.. Sociologia, Nacionalismo e Debate Intelectual no Brasil Pós-64. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Fernando Tapia Mealla

ARAUJO, R. A. B.. Sistema Partidário, Presidencialismo e Governo de Coalizão. Bolívia, 1980-1989" e "Do Sonho ao Despertar Coletivo: Resenha de Dialetics of Seeing, de Susan Buck-Morss. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Moraes Varella Fraiz

ARAUJO, R. A. B.. A Construção de um Eu Auto-biográfico: O Arquivo Privado de Gustavo Capanema. 1992. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Arocena

ARAUJO, R. A. B.. A Modernidade e seu Desencanto: Modernos, Pós-Modernos e Conservadores no Discurso Sociológico. 1991. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabel Lustosa da Costa

ARAUJO, R. A. B.. O Método Confuso: A Representação do Brasil no Humor de Mendes Fradique. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Monica Herz

ARAUJO, R. A. B.. Política Cultural Externa e Atores Transnacionais: O Caso da Fundação Ford no Brasil. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Laíse Helena Barbosa Araújo Sales Pinheiro

COSTA LIMA, Luiz;ARAUJO, R. A. B.; JASMIN, M. G.; ANACHORETA, M. I.; CABRAL, A.. Desejo, Violência e Crstianismo: gênese de uma história apocalíptica em René Girard. 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luís Felipe Bueno Sobral

PONTES, H.; PEIXOTO, F.;ARAUJO, R. A. B.; COLI, J.; THOMAS, O. R.. Fronteiras da Europa. A corrida de touros vista da Paris literária entre-guerras. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maurício Hoelz Veiga Júnior

BOTELHO, André; BOMENY, Helena;ARAUJO, R. A. B.; CAVALCANTI, M. L. V. C.; BRASIL JUNIOR, A.. Entre Piano e Ganzá: música e interpretação do Brasil em Mário de Andrade. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andre Luis de Jesus Rodrigues

LESSA, R.;ARAUJO, R. A. B.; José Eisenberg; Danilo Marcondes de Souza Filho; HOLANDA, C. B.. Palavra Empenhada: Pensamento Político nos Sermões do Padre Antonio Vieira. 2015. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos Sociais e Políticos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Arthur Oliveira Bueno

ARAUJO, R. A. B.; MICELI, Sergio; PINHEIRO FILHO, F. A.; LAHUERTA, M.; NASCIMENTO, R. A.. As economias da vida. Dinheiro e arte como formas de vida nos escritos de Georg Simmel. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio José de Sena Batista

KAMITA, J. M.;ARAUJO, R. A. B.; CONDURU, R. L. T.; ANELLI, R. L. S.; NOBRE, A. L. S.. Arquitetos sem halo a ação dos escritórios M.M.M. Roberto e Henrique Mindlin Arquitetos Associados. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor de Oliveira Pinto Coelho

COSTA LIMA, Luiz;ARAUJO, R. A. B.; FERREIRA, Bernardo; MATTA, Sergio da; BENTIVOGLIO, J. C.. A Técnica como Totalidade: uma abordagem da obra de Ernst Junger. 2013. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Elena Maria O'Neill Hughes

CONDURU, R. L. T.;ARAUJO, R. A. B.; MEFFRE, L.; SIQUEIRA, V. B.. Carl Einstein: Por uma Outra Leitura da Forma. 2013. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Cotrin de Barcellos

CORTES, N.; COSTA, M. S. T.;ARAUJO, R. A. B.; LAIDLER, C.. A Centralidade da Graça na Obra de Gustavo Corção. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João de Azevedo e Dias Duarte

ARAUJO, R. A. B.; JASMIN, M. G.; FERREIRA, Bernardo; COSTA, M. S. T.; OSTRENSKI, E.. O Progresso do Peregrino: religião e política na gênese do Iluminismo inglês, 1660-1714. 2013. Tese (Doutorado em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Francine Iegelski

Albieri, Sara; Goldman, Márcio; Florenzano, Modesto; Palmeira, Miguel Soares;ARAUJO, R. A. B.. A Astronomia das Constelações Humanas. Reflexões Sobre o Pensamento de laude Lévi-Strauss e a História.. 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mannuella Luz de Oliveira Valinhas

COSTA LIMA, Luiz;ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, H. E.; HANSEN, J. A.; FERREIRA, D. W.. A ideia de História em Matias Aires. 2012. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maurício Maia Aguiar

ARAUJO, R. A. B.. Retratos de Machado de Assis: sabedoria, genialidade e melancolia na crítica literária "Fin de Siècle". 2012 - Instituto de Estudos Sociais e Polítcos.

Aluno: Valeria da Silva de Paiva

ARAUJO, R. A. B.; BOTELHO, André; BOMENY, Helena; LIPPI, Lúcia; JASMIN, M. G.. Diálogo Cordial: Cultura Política, os intelectuais e as letras no Estado Novo. 2011. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos Sociais e Políticos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rachel Herdy de Barros Francisco

ARAUJO, R. A. B.; LESSA, R.; KIRALY, C.; Danilo Marcondes de Souza Filho; VANDENBERGHE, F.. Para uma construção normativo-realista do pragmatismo de C. S. Peirce. 2011. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos Sociais e Políticos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Buarque de Gusmão

ARAUJO, R. A. B.; DAHER, Andrea; BOTELHO, André; MORAES, Eliane Robert; CHARTIER, R.. Ficções purificadoras e atrozes: O Projeto Estético do Teatro de Nelson Rodrigues. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Ayres Padilha

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; WEGNER, R.; VILLAS BÔAS, Glaucia Kruse; COSTA, M. S. T.. A roda da fortuna: modernismo e adaptação em Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda. 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Larangeira da Silva Mello

ARAUJO, R. A. B.; COSTA LIMA, Luiz; COSTA, M. S. T.; BRITO. P. F. H.; GONÇALVES, José Reginaldo. Depois da Queda. A representação da cultura nacional norte-americana na obra tardia de Henry James (1904-1907). 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sílvia Regina de Almeida Fiuza

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; VELHO, Gilberto; DUARTE, L. F. D.; Maria Alice Rezende de Carvalho. Imagens do Feminino: A Construção de Gêneros na Televisão Brasileira. 2010. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius Bogea Câmara

ARAUJO, R. A. B.; Cesar Guimarães; WERNECK, Luiz; Maria Alice Rezende de Carvalho; PEIXOTO, F. A.. Prismas do Exílio: trajetória intelectual e modelagem do self em Anatol Rosenfeld e Otto Maria Carpeaux. 2010. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos Sociais e Políticos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcio Luiz do Nascimento

ARAUJO, R. A. B.; MICELI, Sergio; Maria Alice Rezende de Carvalho; Arruda, Maria Arminda do Nascimento; PRADO, A. A.. Primeira geração romântica versus escola do Recife: Trajetórias de intelectuais da corte e dos intelectuais periféricos da escola do recife. 2010. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Neves Simões Gomes

ARAUJO, R. A. B.; Arruda, Maria Arminda do Nascimento; ALMEIDA, Heloisa Buarque de; MICELI, Sergio; IDARGO, A. B.. Entre o ar e o chão: metier de bailarino da cidade de São Paulo. 2010. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marclin Felix Moreira

WERNECK, Luiz;ARAUJO, R. A. B.; Maria Alice Rezende de Carvalho; José Eisenberg; Gisálio Cerqueira Filho. "Terceiro Setor": Para um Estudo de Construção de sua Identidade.. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Sarmiento da Silva

ARAUJO, R. A. B.; Pina Maria Coco; SUSSEKIND, Maria Flora; FATORELLI, Antonio Pacca. Dinâmica das Almas: fantasmagoria romântica no Brasil.. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Christina Osward

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo;ARAUJO, R. A. B.; VILAÇA, Aparecida Neiva; VELHO, Otávio Alves; PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Entre os Tupinambá: A Gesta dos Franceses na Guanabara.. 2009. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Aluno: Jaime dos Santos Taddei

Antonio Carlos Peixoto;ARAUJO, R. A. B.; Cesar Guimarães; JASMIN, M. G.; Severino Cabral. O Militar e a democracia : profissionalização e visão do mundo. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Politica) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Rosmália Ferreira Santos

ARAUJO, R. A. B.; Cesar Guimarães; José Eisenberg; RICUPERO, Bernardo; FERREIRA, Bernardo. Ordem Quebrada, Corações Partidos: a fundação romântica do estado moderno. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Borges Buarque de Hollanda

ARAUJO, R. A. B.; Neves, Margarida de Souza; MURAD, M; LOPES, José Sérgio Leite; TOLEDO, Luiz Henrique de. O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro (1967-1988). 2008. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Charbel Teixeira

ARAUJO, R. A. B.; JASMIN, M. G.; Cesar Guimarães; FERREIRA, Bernardo; Anfrea Viana Daher; BARROS, M. G. M.; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. Timoneiros: retórica, prudência e história em Maquiavel e Guicciardini. 2008. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Xavier Gomes de Araujo

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins;ARAUJO, R. A. B.; Danilo Marcondes de Souza Filho; Sergio Cardozo; Maria das Graças de Souza. Uma leitura de Da Glória e da Presunção e a idéia do auto-retrato nos "Ensaios" de Montaigne.. 2008. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Cjristiane Jalles de Paula

Cesar Guimarães;ARAUJO, R. A. B.; JASMIN, M. G.; COSTA, M. S. T.; Norma Côrtes. Combatendo o bom combate : política e religião nas Crônicas jornalísticas de Gustavo Corção (1953-1976). 2007. Tese (Doutorado em Ciência Politica) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Gerardo Alberto Silva

Maria Alice Rezende de Carvalho;ARAUJO, R. A. B.; Letícia Veloso; Giuseppe Cocco; Maurício Rocha. Uma aventura própria das cidades em Capitalismo e esquizofrenia de Gilles Deleuze. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Sérgio Alcides Pereira do Amaral

ARAUJO, R. A. B.; Franco, Marcia Maria de Arruda; Neves, Margarida de Souza; NOVAIS, F. A.; Souza, Laura de Mello e. Desavenças : Poesia, poder e melancolia nas obras do doutor Francisco de Sá Miranda. 2007. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Fernando Rodrigues de Souza

Maria Alice Rezende de Carvalho; Cesar Guimarães;ARAUJO, R. A. B.; Antonio Herculano Lopes; Mônica Grin. As Origens da Modern Dance: Uma Análise Sociológica.. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Moutinho Nery

ARAUJO, R. A. B.; COSTA LIMA, Luiz; LINS, Vera Lúcia de Oliveira; GIANOTTI, Marco Garaude; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. A Caricatura : Microcosmo da Questão da Arte na Modernidade. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Helga da Cunha Gahyva

ARAUJO, R. A. B.; FRY, Peter Henry; Maria Alice Rezende de Carvalho; Cesar Guimarães; GOÉS, José Roberto Pinto de; MAIO, M. C.. O Inimigo do Século : um estudo sobre Arthur de Gobineau (1816-1882). 2006. Tese (Doutorado em Ciência Politica) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: João Marcelo Ehlert Maia

ARAUJO, R. A. B.; WERNECK, Luiz; Maria Alice Rezende de Carvalho; BARBOSA Filho, R.; MICELI, Sergio. A "Rússia Americana": A Terra no Pensamento Social Brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC.

Aluno: Regina M

ARAUJO, R. A. B.; PAULA, S. G.; Costa, Heloisa S. M.; GEIGER, A.; CARNEIRO, Maria Jose T.; COMERFORD, J. C.; ALIMONDA, Héctor. F. Camargos. Homem, natureza e sensibilidades ambientais : as concepções de áreas naturais protegidas. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Antonio Câmara

ARAUJO, R. A. B.; CAVALCANTE, Berenice; SCHOLLHAMMER, Karl Erik; PIMENTA NETO, Olímpio José; Cesar Guimarães. Nietzsche ou Todos os Nomes da História. 2005. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Martha Cristina Nunes Moreira

ARAUJO, R. A. B.; WERNECK, Luiz; Maria Alice Rezende de Carvalho; MENDONÇA, Maria Helena; MARTINS, Paulo Henrique. A Dádiva da Saude: Sociabilidade e Voluntariedade na Construção do Associativismo das. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Marques

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; BUENO, Vera Cristina Gonçalves de Andrade; BARCELLOS, José Carlos; MOTTA, Marcus Alexandre; FALCON, Francisco Calazans. O Futuro como Herança : História e cultura na proposta reformista de Antônio Sérgio. 2005. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Spinola Pereira Caldas

ARAUJO, R. A. B.. Que Significa Pensar Historicamente: Uma Interpretação da Teoria da História de Johann Gustav Droysen. 2004. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatrriz Cepelowicz Lessa

ARAUJO, R. A. B.. A Construção de um Mundo: Raízes Germânicas e Judaicas na História Literária de Erich Auerbach. 2004. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Nery Falbo

ARAUJO, R. A. B.. Contradições e Ambiguidades no Brasil Imperial: O Dilema dos Advogados na Justiça. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Masset lacombe

ARAUJO, R. A. B.. "Só os Profetas Enxergam o Óbvio": Nelson Rodrigues e a Crítica da Vida Cotidiana. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Eduardo de Castro Leal

ARAUJO, R. A. B.. O Baú de Apelidos. Nominação e Construção de Identidade familiar no Vale do Paraíba. 2003. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valdei Lopes de Araújo

ARAUJO, R. A. B.. A Experiência do tempo: Modernidade e Historicização no Império do Brasil (1813-1845). 2003. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Luiz Moreau Lavigne Esteves

ARAUJO, R. A. B.. Machado de Assis e o ?Self?: Figurações de Si na Corte de Letras. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Wania Amélia Belchior Mesquita

ARAUJO, R. A. B.. Em Busca da Prosperidade: Trabalho e Empreendedorismo entre Neopentecostais. 2003. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Rodolfo Bodê de Moraes

ARAUJO, R. A. B.. Punição, encarceramento e construção de identidade profissional entre agentes penitenciários. 2003. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo da Costa Maciel

ARAUJO, R. A. B.. Weber e o Ceticismo. Um estudo de afinidades eletivas. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Johannes Kretschmer

ARAUJO, R. A. B.. Hans Vaihinger: O Texto do Como Se. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivan de Andrade Vellasco

ARAUJO, R. A. B.. As Seduções da Ordem: Violência, Criminalidade e Administração da Justiça. Minas Gerais ? Século XIX. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: José Jairo Vieira

ARAUJO, R. A. B.. Paixão Nacional e Mito Social: A Participação do Negro no Futebol, Profissionalização e Ascensão Social. 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura da Silva Moutinho

ARAUJO, R. A. B.. ?Cor?, Afetividade e Desejo: Um Estado dos Relacionamentos Afetivos-Sexuais ?inter-raciais? no Brasil e na África do Sul. 2001. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Teixeira Iumatti,

ARAUJO, R. A. B.. Caio Prado Júnior, Historiador e Editor (1907-1945). 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alessandra ALDÉ

ARAUJO, R. A. B.. ?A Construção da Política?: Cidadão Comum, Mídia e Atitude Política. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Beatriz Heynemann

ARAUJO, R. A. B.. As Culturas do Brasil, História Natural no Setecentos Luso-Brasileiro. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Eduardo Portilho de Nader

ARAUJO, R. A. B.. O Tempo que se Conta a Nova História tal como Ela se Faz. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Eduardo Portilho de Nader

ARAUJO, R. A. B.. O Tempo que se Conta a Nova História tal como Ela se Faz. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Eduardo Portilho de Nader

ARAUJO, R. A. B.. O Tempo que se Conta a Nova História tal como Ela se Faz. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Eduardo Portilho de Nader

ARAUJO, R. A. B.. O Tempo que se Conta a Nova História tal como Ela se Faz. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Katia Maria Pereira de Almeida

ARAUJO, R. A. B.. O Estilo Gráfico Shipibo: Arte e Estética na Amazônia Peruana. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lúcia Machado de Oliveira

ARAUJO, R. A. B.. Por Quem os Signos Dobram?. 1999. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Beatriz Cordeiro Siqueira

ARAUJO, R. A. B.. A Riqueza pelas Coisas: A Coleção de Raymundo Ottoni de Castro Maya. 1999. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rubem Barboza Filho

ARAUJO, R. A. B.. Tradição e Artifício: Iberismo e Barroco na Formação da América. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco José Alves dos Santos

ARAUJO, R. A. B.. A Marcha da Civilização: Uma Leitura da Historiografia de Felisbelo Freire. 1998. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Areas Peixoto

ARAUJO, R. A. B.. Diálogos Brasileiros: Uma Análise da Obra de Roger Bastide. 1998. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tania Coeli Sobreira Dias

ARAUJO, R. A. B.. Descaminhos da Comunicação [A Imprensa e a Formação do Público Leitor no Brasil]. 1998. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marlise Míriam de Matos Almeida

ARAUJO, R. A. B.. Reinvenção do Vínculo Amoroso: Cultura e Identidade de Gênero na Modernidade Tardia. 1998. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Nelson Levy

ARAUJO, R. A. B.. A Sociedade Perfeita: Um Projeto de Morte. 1997. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu

ARAUJO, R. A. B.. O Historiador dos Bárbaros: A Trajetória de Euclides da Cunha e a Consagração de Os Sertões. 1997. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Alice Rezende de Carvalho

ARAUJO, R. A. B.. O Quinto Século André Rebouças e a Construção do Brasil. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Heloisa Maria Murgel Starling

ARAUJO, R. A. B.. Lembranças do Brasil. Teoria Política, História e Ficção em Grande Sertão Veredas. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Nísia Verônica Trindade de Lima

ARAUJO, R. A. B.. Um Sertão Chamado Brasil: Intelectuais Sertanejos e Imaginação Socia. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabel Ideuzuite Lustosa da Costa

ARAUJO, R. A. B.. Insultos Impressos: A Guerra dos Jornalistas na Independência. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Chor Maio

ARAUJO, R. A. B.. A História do Projeto Unesco: Estudos Raciais e Ciências Sociais no Brasil. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Heloísa André Pontes

ARAUJO, R. A. B.. Destinos Mistos: O Grupo Clima no Sistema Cultural Paulista (1904-1968). 1996. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Helena Machado

ARAUJO, R. A. B.. Os Médicos e sua Prática Profissional: As Metamorfoses de uma Profissão. 1996. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Luis Carrara

ARAUJO, R. A. B.. O Tributo a Vênus: A Luta contra a Sífilis no Brasil entre a Passagem do Século e os Anos 40. 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MARLI DINIZ

ARAUJO, R. A. B.. Os Donos do Saber: Profissões e Monopólios Pro-fissionais. 1995. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Teixeira de Andrade

ARAUJO, R. A. B.. Representações Ambivalentes da Cidade Moderna: A Belo Horizonte dos Modernistas. 1995. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Isabel Mendes de Almeida

ARAUJO, R. A. B.. Subjetividade e Ciências Sociais: Autores/Sujeitos/Interações. 1994. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Hélio Raymundo Santos Silva

ARAUJO, R. A. B.. As Raízes do Retrato. 1994. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Demenech

MADER, M. E. N.; FRANCO, G. N.;ARAUJO, R. A. B.. Coleção e identidade na crítica de Ángel Rama. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Garcia Souza

Mello, L. L. da Silva; CALDAS, Pedro;ARAUJO, R. A. B.. Robert Musil entre ensaio, ensaismo e aspiração. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Kaio Felipe Mendes de Oliveira Santos

Cesar Guimarães;ARAUJO, R. A. B.; RIBEIRO, C. A. C.. O ideal de cultura no pensamento social de José Guilherme Merquior. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM SOCIOLOGIA) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

Aluno: Luiz César de Sá Júnior

DAHER, Andrea; Felipe Charbel (IH-UFRJ);ARAUJO, R. A. B.. A Auctoritas nas controversia francesas do século XVII. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Barros Vieira

ARAUJO, R. A. B.; ASSY, B.; GOMEZ, J. M.. Constituição e exceção: Walter Benjamin e os rumos da República de Weimar. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Lambert

MARQUES, M. E. C. M.;ARAUJO, R. A. B.; FERNANDES, R. B.. Para repensar o signo plástico: um diálogo com Mira Schendel. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Wright Cardoso

RODRIGUES, H. E.; TURIN, R.;ARAUJO, R. A. B.. Em busca da cor retórico-pictórica nas escritas nacionais da história e da literatura na segunda metade do século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Garcia Ribeiro Dyniewicz

ASSY, B.; FERREIRA, Bernardo;ARAUJO, R. A. B.. Estado de Exceção e Teologia Política em Carl Schmitt e Walter Benjamin: uma crítica à racionalidade do direito. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Barbara Gomez

JASMIN, M. G.; NEVES, G. P.;ARAUJO, R. A. B.. Concepcion de historia universal em Ranke. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Alves Pinheiro de Oliveira

ARAUJO, R. A. B.; Mello, L. L. da Silva; FRANCO, G. N.. "Da Estupidez" nas obras de Gustave Flaubert. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Natasha de Castro

ARAUJO, R. A. B.; CALDAS, Pedro; GALEANO, D.; RODRIGUES, H. E.. Música, mito e história: a relação entre Nietzsche e Wagner. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vaneza Santiago de Azevedo

ARAUJO, R. A. B.; GALEANO, D.; VENEU, M. G.. "Cintilações da Hiatória Brasileira": itinerários de viagem na obra de Nísia Floresta. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Júlia Tinoco Manacorda

ARAUJO, R. A. B.; JASMIN, M. G.; VENEU, M. G.. K - Relato de uma Busca: verdade e transmissão de experiência. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Ferreira Correia

MARTINS, S.;ARAUJO, R. A. B.; ERBER, L.. Cinema e artes visuais na contemporaneidade: a visualidade além da narrativa em Karim Aïnouz. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Mattos Faria

RODRIGUES, H. E.; Mello, L. L. da Silva;ARAUJO, R. A. B.. Eis o começo do último dos meus dias: ideal e aventura amorosa em O Vermelho e o Negro de Standhal. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Fhaiza Andrade Raick

MADER, M. E. N.; LINCH, C. E. C.;ARAUJO, R. A. B.. Por Entrepensamento de Oliveira Vianna. A construção da nação em Populações Meridionais do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Carneiro da Silva

MARONI, A. A.;ARAUJO, R. A. B.. Amizades Estrangeiras. Jovens descendentes de japoneses no estado de São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patrícia da Silva Reis

RODRIGUES, H. E.; CALDAS, Pedro;ARAUJO, R. A. B.. Entre o indivíduo e seu destino: o legado hegeliano na apreciação crítica de Erich Auerbach da poesia homérica e da Divina Comédia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Aparecida Braga Oliveira

RODRIGUES, H. E.; JASMIN, M. G.;ARAUJO, R. A. B.. Formas de aprender com a história nos Anais do Rio de Janeiro de Balthazar da Silva Lisboa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

NASCIMENTO, M. M.; SALIBA, E. T.; SOARAES, L. C.; PELUSO, L. A.;ARAUJO, R. A. B.. Professor Titular do Departamento de História. 2014. Universidade de São Paulo.

ARAUJO, R. A. B.. Prêmio Sérgio Buarque de Holanda de Ensaio Social. 2014. Fundação Biblioteca Nacional.

DAHER, Andrea; JASMIN, M. G.;ARAUJO, R. A. B.. concurso público de provas e títulos de professor auxiliar para o setor de teoria e metodologia. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CARVALHO, M. A. R.; PANDOLFI, D.;ARAUJO, R. A. B.. Prêmio Sérgio Buarque de Holanda de Ensaio Social. 2013. Fundação Biblioteca Nacional.

ARAUJO, R. A. B.. Professor Adjunto 1 40/ DE - Depto. de Antropologia Cultural do IFCS. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ARAUJO, R. A. B.. Professor Doutor junto ao Instituto de Estudos Brasileiros - Área de Sociologia. 2009. Universidade de São Paulo.

ARAUJO, R. A. B.. Professor Titular na área de Ética e Filosofia Política. 2008. Universidade Federal do ABC.

ARAUJO, R. A. B.. Processo Seletivo de Provas e Títulos na Área de Ética e Filosofia Política. 2008. Universidade Federal do ABC.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais. 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.

ARAUJO, R. A. B.. concurso para professor adjunto na área de História Moderna, Departamento de HIstória. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ARAUJO, R. A. B.. concurso público para professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais. 2004. Universidade Federal de Juiz de Fora.

ARAUJO, R. A. B.. concurso para Professor Doutor do Dept. de Sociologia, área de Sociologia Histórica. 2004. Universidade de São Paulo.

ARAUJO, R. A. B.. concurso para professor adjunto na área de Teoria Antropológica, Departamento de Antropologia Cultural. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ARAUJO, R. A. B.. concurso para professor doutor do Departamento de Sociologia, área de Teoria e Método em Sociologia. 1999. Universidade de São Paulo.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso Público para Professor Adjunto área de História Moderna. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, nível I. 1998. Universidade Federal de Ouro Preto.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso para Professor Assistente - Departamento de Antropologia Social. 1997. Universidade de São Paulo.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor D, nível I, área de História do Brasil. 1984. Universidade Federal de Ouro Preto.

ARAUJO, R. A. B.. A viagem como vocação - Itinerários intelectuais, experiência social e formas de conhecimento. 2012. Universidade de São Paulo.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso de Teses e Monografias - ABA-Ford. 1997. Associação Brasileira de Antropologia-Ford.

ARAUJO, R. A. B.. Concurso Nelson Chaves de Teses sobre o Norte e o Nordeste Brasileiro de 1995. 1996. Fundação Joaquim Nabuco.

ARAUJO, R. A. B.. Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. 1995. Arquivo Nacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Sergio Leite Lopes

ARAÚJO, R. A. B.;LEITE LOPES, J. S.. Os gênios da Pelota: um estudo do futebol como profissão. 1980. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vaneza Santiago de Azevedo

Nísia Floresta; Um olhar feminino sobre o século XIX; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Natascha de Castro

Nietzsche, Wagner e ópera oitocentista; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Júlia Manacorda

K; A memória como Redenção; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Michelle Pinheiro de Oliveira

Flaubert e a Crítica da Cultura; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

DIOGO LUIZ LIMA AUGUSTO

Maquiavelismo e Discrição na Retórica de Baltazar Gracian; Início: 2015; Tese (Doutorado em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Bruno Garcia Souza

O Ensaismo de Robert Musil; Início: 2013; Tese (Doutorado em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Pedro Demenech

Coleção e Identidade na Crítica de Angel Rama; Início: 2013; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Clarissa Mattos Farias

Ó, Século XIX: sensibilidade e responsabilidade em Stendhal (1783-1842); 2016; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Glauber Vinicius Lemos

A vida do artista e a crise da modernidade: uma leitura de Morte em Veneza, de Thomas Mann; 2012; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SOCIOLOGIA) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Goshai Daian Loureiro

O avesso do tesouro: notas sobre a negociação da infância em torno dos livros de Monteiro Lobato; 2012; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Gabriel Santos da Silva

Sua fraqueza foi sua força: a plasticidade em Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda; 2012; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Eduardo de Alencar Abreu Matos

PALHAÇOS E PROFETAS: ASPIRAÇÃO, IRONIA E UTOPIA NAS OBRAS DE THOMAS MANN E GEORG LUKÁCS; 2011; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SOCIOLOGIA) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Leonardo de Carvalho Augusto

O primitivismo no "pau-brasil" de Oswald de Andrade: originalidade nativa como mensagem do espírito novo; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Jairo Luiz Brod

A Cátedra e a Tribuna: Sociologia, Política e Língua em Gilberto Freyre; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Fernando Antônio de Queiroz Randau

VIAGEM REDONDA?NOTAS SOBRE A SUBJETIVIDADE E A TRADIÇÃO CATÓLICA EM MINHA FÉ, DE JOAQUIM NABUCO; 2009; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Henrique Pinheiro Costa Gaio

Pessimismo e Ruína: um retrato essencial do Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Rogério Soares de Moura

Recompondo o Passado: Alberto Nepomuceno sob a batuta modernista; 2008; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Alessandro Garcia da Silva

Alessandro Garcia da Silva; 2008; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Kelly Pedroza Santos

A Peste Branca: Um Estudo de "Vozes de Campos do Jordão" de Oracy Nogueira; 2008; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Eduardo Ferraz Felipe

Formação e dissolução : a inacabada história de Capistrano de Abreu; 2007; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Ana Cecília Impellizieri de Souza Martins

Bem na foto : a invenção do Brasil na fotografia de Jean Manzon; 2007; Dissertação (Mestrado em Historia Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Frederico Machado de Barros

Cantiga de Longe - o Movimento Armorial e a proposta de uma música de concerto brasileira; 2006; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Charlles da Fonseca Lucas

O Processo de Auto-Modelagem em Norbert Elias; 2006; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Leonardo Ayres Padilha

Perscrutar o Hinterland: o Pensamento Modernista de Plínio Salgado; 2005; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Gustavo Naves Franco

Os Gestos do desejo : gosto, aspiração, modernidade e forma nos contos de Julio Cortazar; 2005; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Luiza Larangeira da Silva Mello

Natureza e artifício : Sérgio Buarque de Holanda e as Formas Mentis Portuguesa e Espanhola na Conquista e Colonização do Novo Mundo; 2005; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Eduardo Fernandes Nazareth

A Idéia de Mestiçagem na Obra de Gilberto Freyre, de Casa Grande & Senzala à Segunda Edição de Sobrados e Mucambos; 2005; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Arthur Coelho Bezerra

Modernizar o Passado : movimento Mangue e a Antropologia Revisitada; 2005; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Valéria da Silva Paiva

Sociabilidade, Retórica e Modelagem da Identidade na Sociedade de Corte : Uma Leitura de Baldasare Castiglione e Torqueto Accetto; 2005; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Vinícius Bogea Câmara

Otto Maria Carpeaux: Exílio, Adaptação e Modelagem do Self no Novo Mundo; 2004; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Maurício Maia Aguiar

José de Alencar e a Invenção Romântica da Tradição Brasileira; 2004; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Fernando César Vasconcelos

Trânsito, Ritmos desiguais e Violência no Asfalto; 2003; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Bernardo Buarque de Hollanda

O Descobrimento do Futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do rego; 2003; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

José Fernando Rodrigues de Souza

Paixão e Fragmentação: análise comparativa do pensamento social de Capistrano de Abreu e Paulo Prado; 2002; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Rachel de Rezende Miranda

Além-Mar Aventura e Rotina: O Lugar do Brasil no Mundo Luso-Tropical de Gilberto Freyre; 2002; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Bianca Cristina Vieira Pereira

?A Casa, a Rua e a Bola: Carnavalização da Linguagem e Brasilidade nas Crônicas de Nelson Rodrigues; 2002; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Ricardo José de Azevedo Marinho

Gilberto Freyre ? Político; 2002; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Felipe de Souza Dias Brandi

Entre o Mito e a História sobre o Estruturalismo de Jean-Pierre Vernant; ; 2001; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Laura Olivieri Carneiro de Souza

Haxixe e a Ironia da História em Walter Benjamin; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Cássia Zangrandi da Rocha Leitão

Oliveira Lima: Uma Imagem das Américas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Augusto Cesar Freitas de Oliveira

A Sociologia do Branco e a Questão Moral no Pensamento de Álvaro Bomilcar; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Christina Osward

Banho de Lua: O Rock Nacional de Celly Campello A Caetano Veloso; 1998; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Marcelo da Silva Timotheo da Costa

Caminhando Rumo Ao Céu - Viagens Na Vida e Vida Como Viagem: Peregrinações de Alceu Amoroso Lima; 1997; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Elisa Goldman

O Humilde e O Sublime - A Representação do Bandeirante Na Historiografia Paulista; 1997; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

José Mauro de Freitas Jr

; Tragédia e Utopia: A Trajetória do Pensamento do Jovem Lukács; 1997; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

EDUARDO CONDÉ

Argos e Polifemo - Política e Cultura No Pensamento de José Guilherme Merquior; 1996; Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Maria Cecília Dourado

A Genealogia da Tristeza: Paulo Prado e O Ensaio Sobre A Formação da Nacionalidade Brasileira; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Claudia Maria Silva de Oliveira

Quando Canta O Brasil; A Rádio Nacional e A Construção de Uma Identidade Popular: 1936-1945; 1996; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Alexandre Húngaro da Silva

A Ordem Social Na Commercial Society: Uma Leitura A Partir de Edmundo Burke; 1996; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Anthony Albert Fischer D'Andrea

O Self Perfeito e A Nova Era: Individualismo e Reflexividade Em Religiosidades Pós-Tradicionais; 1996; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

ILEANA PRADILLA CERÓN

Ambigüidade e Reflexão: O Espaço da Crítica de Arte Em Baudelaire; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Robert Wegner

Teoria Sociológica Na Escola de Chicago: A Obra de William Isaac Thomas; 1995; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

KÁTIA MARINA PEREIRA DE ALMEIDA

Por Uma Antropologia Histórica: Arte Primitiva e Coleção Etnográfica Em Franz Boas; 1995; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

MANUEL EDUARDO AIRES

Espaço Político e Espaço Privado: Uma Abordagem Comparativa das Concepções de Richard Semet, Hannah Arendt e Jürgen Habermas; 1993; Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Gilson Pinto Gil

Memória: "Aventura e Civilização; Individualismo e Racionalização em Robinson Cruzoe" e "Fragmento Social, Utopia e Responsabilidade; Ética e Modernidade no Pensamento Social de Georg Simmel, Georg Lukács e Max Weber"; 1991; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Marcos Chor Maio

Nem Rotschild nem Trotsky: o pensamento antisemita de Gustavo barroso; 1991; Dissertação (Mestrado em ciência política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Myriam Sepúlveda dos Santos

História, Tempo e Memória: Um Estudo Sobre Museus; 1989; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Kelly Pedroza Santos

Crítica Doutrinária: teatro e política nas crônicas de Decio de Almeida Prado; 2015; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM SOCIOLOGIA) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Christian Bruno Alves Salles

O Caos Preclaro: identidade nacional e resistência simbólica na Antropofagia de Oswald de Andrade; 2015; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM SOCIOLOGIA) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Henrique Pinheiro Costa Gaio

Antologia e Polêmica: a questão do Barroco na crítica e na historiografia literária de Antônio Candido e Haroldo de campos; 2014; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

João de Azevedo e Dias Duarte

O Progresso do Peregrino: religião e política na gênese do Iluminismo inglês, 1660-1714; 2013; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Maurício Maia Aguiar

Retratos de Machado de Assis: sabedoria, genialidade e melancolia na crítica literária "Fin de Siècle"; 2012; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Polítcos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Valeria da Silva de Paiva

DIÁLOGO CORDIAL:CULTURA POLÍTICA, OS INTELECTUAIS E AS LETRAS NO ESTADO NOVO; 2011; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Leonardo Ayres Padilha

A RODA DA FORTUNA: MODERNISMO E ADAPTAÇÃO EM RAIZES DO BRASIL, DE SERGIO BUARQUE DE HOLANDA; 2010; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Vinícius Bogea Câmara

PRISMAS DO EXÍLIO: TRAJETÓRIA INTELECTUAL E MODELAGEM DO SELF EM ANATOL ROSENFELD E OTTO MARIA CARPEAUX; 2010; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Sílvia Regina de Almeida Fiuza

IMAGENS DO FEMININO:A CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS NA TELEVISÃO BRASILEIRA; 2010; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Luiza Larangeira da Silva Mello

DEPOIS DA QUEDA; A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL NORTE-AMERICANAN NA OBRA TARDIA DE HENRY JAMES(1904-1907); 2010; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Luciana Quillet Heymann

De Arquivo Pessoal a Patrimônio Nacional: reflexões sobre a construção social do "legado" de Darcy Ribeiro; ; 2009; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Gustavo Naves Franco

As Formas da Infâmia: política e estética na obra de Jorge Luis Borges (1921-1955); 2009; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

KARINA VAZQUEZ

iDEAS EN ESPIRAL; DEBATES INTELECTUALES EN LAS REVISTAS MODERNISTAS KLAXON, ESTETICA Y TERRA ROXA; 2009; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE HISTORIA INTELECTUAL) - Universidad Nacional de Quilmes,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Ana Christina Darwich Borges Leal

Na Corda dos Bambas : tradição e modernidade na construção social da malandragem; 2007; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Ronaldo Oliveira de Castro

A Experiência Literária : formação da literatura e construção da ordem na critica literária de Antonio Candido; 2006; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Otavio Leonidio Ribeiro

Carradas de Razões: Lúcio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira; 2005; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Sonia Maria Giacomini

A Alma da Festa; Família, Etnicidade e Projetos num Clube Social da Zona Norte do Rio de janeiro: O Renascença Clube; 2004; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Margareth de Almeida Gonçalves

Império da Fé: Misticismo e Narrativas do Feminino em Goa e no Rio de Janeiro (Séculos XVII e XVIII); 2002; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Marcelo da Silva Timotheo da Costa

Um Itinerário no Século: Mudança, Disciplina e Ação em Alceu Amoroso Lima; 2002; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Fernando Lattman-Weltman

Jequitibá em Mato Miúdo: Vocação Intelectual e Retórica Política em Afonso Arinos; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Robert Wegner

Artifício e Natureza: A Conquista do Oeste Brasileiro segundo Sérgio Buarque de Holanda; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Carmen Lucia Tavares Felgueiras

O Futuro e suas Ilusões; Os Estados Unidos de Monteiro Lobato e Eduardo Prado; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Silvana Gonçalves de Paula

O Campo na Cidade; Esportes, Country e Ruralidade Estetizada; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Paulo Kramer

Homo Democraticus, Homo Burocraticus; Tocqueville, Weber e a Política como Arma contra o Individualismo e o Desencantamento; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Gilson Pinto Gil

Humildes, Mascarados e Gênios; Ética, História e Identidade Nacional Na Obra de Mário Filho; 1997; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Santuza Cambraia Naves

O Violão Azul: Modernismo e Música Popular; 1997; Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Bárbara Musumeci Soares

Mulheres Invisíveis: Violência Familiar e Formações Subjetivas; 1997; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

José Augusto Valladares Pádua

A Degradação do Berço Esplendido; Um Estudo Sobre A Tradição Original da Ecologia Política Brasileira 1786-1888; 1997; Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Marcelo Gantus Jasmin

A Historiografia de Tocqueville Como Ciência da Política; 1995; Tese (Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Joëlle Rouchou

2011; Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Ilana Strozenberg

Experiência e narrativas do possível nos mundos virtuais; 2011; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Maria Claudia Pereira Coelho

2009; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

OTAVIO GUILHERME CARDOSO ALVES VELHO

GUERRA E PAZ: CASA GRANDE E SENZALA E A OBRA DE GILBERTO FREYRE; ; 1993; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, R. A. B. . 'Terra de Ninguém': escravidão e direito natural no jovem Joaquim Nabuco. Topoi (Online): revista de historia , v. 17, p. 7-21, 2016.

  • ARAUJO, R. A. B. . Um Grão de Sal. Autenticidade, Felicidade e relações de Amizade na Correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drummond. História da Historiografia , v. 16, p. 174-185, 2014.

  • ARAUJO, R. A. B. . A metrópole como obra de arte. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 27, p. 203-204, 2012.

  • ARAUJO, R. A. B. . SECRET CITY:INTENSITY, FRAGMENTATION AND HORROR IN ASSOMBRAÇÕES DO RECIFE VELHO, DE GILBERTO FREYRE. Portuguese Studies , v. 27, p. 33-42, 2011.

  • ARAUJO, R. A. B. . o LINHO E A SEDA: NOTAS NOTAS SOBRE O CATOLICISMO E ATRADIÇÃO INGLESA EM MINHA fORMAÇÃO, DE JOAQUIM NABUCO. Revista USP , v. 83, p. 9-13, 2009.

  • ARAUJO, R. A. B. . Simmel : a metrópole e a grande cidade. Noz (PUCRJ) , v. 1, p. 56-61, 2007.

  • ARAUJO, R. A. B. . Através do espelho: subjetividade em Minha Formação, de Joaquim Nabuco. Revista Brasileira de Ciências Sociais , São Paulo, v. 19, n.56, p. 5-13, 2004.

  • ARAUJO, R. A. B. . Textos e Contextos. Nossa História (São Paulo) , v. 12, p. 104, 2004.

  • ARAUJO, R. A. B. . A Sea Full of Waves: Ambiguity and Modernity in Brazilian Culture. Portuguese Literary and Cultural Studies, University of Massachusetts, v. 4-5, 2001.

  • ARAUJO, R. A. B. . Rayos y Truenos. Ambiguidad y Exceso en la Obra de Gilberto Freyre. Prismas. Revista de História Intelectual , Buenos Aires, v. 1, n.5, p. 31-40, 2001.

  • ARAUJO, R. A. B. . Apresentação de Leituras de Gilberto Freyre. Novos Estudos. CEBRAP , SP, p. 9-12, 2000.

  • ARAUJO, R. A. B. . História e Narrativa. Revista do Departamento de História, Minas Gerais, v. 1, n.11, 1992.

  • ARAUJO, R. A. B. . Ronda Noturna - Narrativa, Crítica e Verdade Em Capistrano de Abreu. ESTUDOS HISTÓRICOS, RIO DE JANEIRO, v. 1, n.1, p. 28-54, 1988.

  • ARAUJO, R. A. B. . In Memoriam - Gilberto Freyre. Dados - Revista de Ciências Sociais, v. 30, n.2, 1987.

  • ARAUJO, R. A. B. . A Fonte da Juventude - Observações Sobre A Europa de Hoje de Alceu Amoroso Lima. Religião e Sociedade, v. 14, n.3, 1987.

  • ARAUJO, R. A. B. . O Dono da Casa - Notas Sobre A Imagem do Poder No "Mito Vargas". Religião e Sociedade, v. 13, n.2, 1986.

  • ARAUJO, R. A. B. . Força Estranha - O Papel do Futebol Na Sociedade. Ciência Hoje, v. 1, n.1, 1982.

  • ARAUJO, R. A. B. . As Classificações de Plínio. Revista de Ciência Política, Rio de Janeiro, v. 21, n.3, 1978.

  • ARAUJO, R. A. B. ; Schwarcz, Lilia Moritz (Org.) . Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. v. 1. 446p .

  • ARAUJO, R. A. B. . Guerra e Paz - Casa-Grande & Senzala e a Obra de Gilberto Freyre nos anos 30. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2005. v. 1. 223p .

  • ARAUJO, R. A. B. . Guerra e Paz - Casa- Grande & Senzala e A Obra de Gilberto Freyre Nos Anos 30. RIO DE JANEIRO: EDITORA 34, 1994. 315p .

  • ARAUJO, R. A. B. . Totalitarismo e Revolução - O Integralismo de Plínio Salgado. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 1988. 116p .

  • ARAUJO, R. A. B. . A cidade secreta: intensidade, fragmentação e horror em Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre. In: Rubem Barboza Filho; Fernando Perlatto. (Org.). Uma sociologia indignada: diálogos com Luiz Werneck Vianna. 1ªed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, v. , p. 1-.

  • ARAUJO, R. A. B. . Castelos no Ar - Notas sobre Portugal em Aventura e Rotina. In: Maria Emilia Prado; Oswaldo Munteal. (Org.). Francisco Falcon - O ofício de historiador. 1ªed.Rio de Janeiro: Revan, 2012, v. , p. 251-257.

  • ARAUJO, R. A. B. . O linho e a seda. Notas sobre o catolicismo e a tradição inglesa em Minha formação, de Joaquim Nabuco. In: Angela Alonso; Kenneth David Jackson. (Org.). Joaquim Nabuco na República. 1ªed.São Paulo: Hucitec Editora, 2012, v. , p. 31-36.

  • ARAUJO, R. A. B. . Humanismo Europeo y Formación de La Subjetividad em Mi Formación, de Joaquim Nabuco. In: P. Aullón de Haro. (Org.). Teoría del Humanismo. Madrid: EDITORIAL VERBUM, 2010, v. 1, p. -.

  • ARAUJO, R. A. B. . Chuvas de Verão.. In: André Botelho; Lilia Schwarcz. (Org.). Um Enigma Chamado Brasil. 1a.ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2009, v. 1, p. 198-211.

  • ARAUJO, R. A. B. . Ricardo Benzaquen de Araujo. In: Elide Rugai Bastos; Fernando Abrucio; Maria Rita Loureiro, José Marcio Rego. (Org.). Conversas com Sociólogos Brasileiros. 1ed.São Paulo: Editora 34, 2006, v. 1, p. 408-423.

  • ARAUJO, R. A. B. . Éthique, esthétique et politique dans l'oeuvre de Lúcio Costa : la digne droite et la séduction de l'Estado Novo. In: Dennis Rolland, Marcelo Ridente, Elide Rugai Bastos. (Org.). L'intellectuel, L'Etat et la Nation. Paris: L'Harmattan, 2006, v. 1, p. 117-129.

  • ARAUJO, R. A. B. . Esaú e Jacó. Cordialidade e Identidade Nacional em Mário de Andrade e Paulo Prado. In: Gilberto Mendonça Teles; Júlio Cezar Valladão Diniz. (Org.). Diálogos Ibero-Americanos. 01ed.Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2005, v. 01, p. 152-160.

  • ARAUJO, R. A. B. . O Mundo como Moinho. Prudência e Tragédia na Obra de Paulinho da Viola. In: Berenice Cavalcanti; Heloisa Starling; José Eisenberg. (Org.). Decantando a República. 01ed.Rio de Janeiro-São Paulo: Nova Fronteira-Fundação Perseu Abramo, 2004, v. 01, p. 137-148.

  • ARAUJO, R. A. B. . Nas Asas da Razão. Ética e Estética na Obra de Lúcio Costa. In: Ana Luiza Nobre; João Masao Kamita; Otávio Leonídio; Roberto Konduru. (Org.). Um Modo de Ser Moderno. Lúcio Costa e a Crítica Contemporânea. 01ed.São Paulo: Cosac & Naify, 2004, v. 01, p. 60-70.

  • ARAUJO, R. A. B. . Raios e Trovões. Plasticidade, Excesso e modernidade na Obra de Gilberto Freyre. In: João Cezar Castro Rocha. (Org.). Nenhum Brasil Existe-Pequena Enciclopédia. 01ed.Rio de Janeiro: Topbooks-Uerj-Univercidade Editora, 2003, v. 01, p. 243-252.

  • ARAUJO, R. A. B. . Sobrados e Mucambos e Raizes do Brasil. In: Maria do Carmo Tavares de Miranda. (Org.). Quem Somos nós?. Recife: Massangana, 2000, v. , p. 35-46.

  • ARAUJO, R. A. B. . Castelos no Ar: Notas sobre Portugal em Aventura e Rotina. In: Fátima Quincas. (Org.). Anais do Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 2000, v. 1, p. -.

  • ARAUJO, R. A. B. . História e Narrativa. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Ler & Escrever para Contar: Documentação, Historiografia e Formação do Historiador. 1ed.Rio de Janeiro: Access Editora, 1998, v. 1, p. 221-258.

  • ARAUJO, R. A. B. . Deuses Em Miniatura: Notas Sobre Genialidade e Melancolia Em Gilberto Freyre. In: Universidade Federal de Minas Gerais. (Org.). Navegar é Preciso, Viver. Escritos para Silviano Santiago. 1aed.Belo Horizonte/Salvador/Rio de: UFMG/EDUFBA/EDUFF, 1997, v. , p. 254-262.

  • ARAUJO, R. A. B. . The Praise Of Folly: Ambiguity And Excess In Gilberto Freyre'S: The Masters And The Slaves. In: Hans Gumbrecht. (Org.). CULTURAL PLURALISM, IDENTITY AND GLOBALIZATION. 1aed.RIO DE JANEIRO: UNESCO/ISSSC/EDUCAM, 1996, v. 1, p. 120-143.

  • ARAUJO, R. A. B. . A Sombra do Vulcão. In: João Cesar Castro Rocha. (Org.). ÉRICH AUERBACH: 5. COLÓQUIO UERJ. 1aed.RIO DE JANEIRO: IMAGO, 1994, v. 1, p. 65-98.

  • ARAUJO, R. A. B. . As Almas da História. In: Dirce Riddell. (Org.). Narrativa - Ficção & História. 1a.ed.Rio de Janeiro: Imago, 1988, v. 1, p. 78-97.

  • ARAUJO, R. A. B. . Romeu e Julieta e A Origem do Estado. In: Otávio Velho. (Org.). Arte e Sociedade. 1a.ed.Rio de Janeiro: Zahar, 1977, v. 1, p. 23-45.

  • ARAUJO, R. A. B. . Uma nação fundada sobre areia. Escravidão e direito natural no jovem Joaquim Nabuco. Topoi (Online): revista de historia , 2016.

  • ARAUJO, R. A. B. . A Escola do Crime. Escravidão e direito natural no jovem Joaquim Nabuco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Uma Nação Fundada sobre Areia: Escravidão e Direito Natural no Jovem Joaquim Nabuco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Pensamento Social Brasileiro: Estilos de Investigação e Desafios para a Interpretação Sociológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. A. B. . Correspondência de Mário de Andrade com Carlos Drummond de Andrade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, R. A. B. . Pensamento Social e Interpretações da Produção Artística. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Joaquim Nabuco em Minha Formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Secret City. Experience and Sensibility in Freyre's Ghosts of Old Recife. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Gilberto Freyre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . O Linho e a Seda. Catolicismo e Modelagem da Personalidade na Obra de Joaquim Nabuco.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. A. B. . O Pensamento de Gilberto Freyre.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Formação da Identidade Nacional do Brasil.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . O Futebol sob o Ponto de Vista de Gilberto Freyre.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. A. B. . Através do Espelho: a experiência da Europa em ?Minha Formação? de Joaquim Nabuco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. A. B. . Através do Espelho. Presença da Europa, Memórias da Infância e Elaboração da Subjetividade em Minha Formação, de Joaquim Nabuco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. A. B. . Ética e Estética na Arquitetura de Lucio Costa.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Tigres de Papel: Subjetividade e Identidade Nacional no Modernismo Brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Em Linha Reta: Coerência, Sobriedade e Grandeza na Autobiografia de Lucio Costa.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Prudência e Tragédia em Paulinho da Viola. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Sentimento e Cultura: Representações da Identidade nacional no Pensamento Social Brasileiro.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Expositor em mesa-redonda. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. A. B. . Conferência de Abertura da Exposição - Gilberto Freyre - 100 anos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Gilberto Freyre e o Modernismo Brasileiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . A permanência de Gilberto Freyre. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Memória da Nação : Entre a Invenção e a Preservação do Passado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Raios e Trovões: Antinomia, Ambigüidade e Excesso em Gilberto Freyre. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Sea Full of Waves: Modernity and Antinomy in Brazilian Anthropology. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Historiografia e Identidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Os Livros que Inventaram o Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Limites do Moderno IV e V: A Questão do Moderno na Cultura Brasileira (1870-1930) - História e Identidade no Modernismo Brasileiro II. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, R. A. B. . Presidente da Mesa - Viagem e Imaginação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Participação, como presidente da mesa Viagem e Imaginação, no âmbito do seminário Viajantes, Visitas e Encontros : Interpretações do Brasil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Brasil e Argentina na Virada do Século XIX. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Coordenador do GT10: Pensamento Social no Brasil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. A. B. . A História como Crítica da Cultura: Simmel, Auerbach e a Historiografia Alemã. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Expositor no VII Colóquio UERJ - Hans Ulrich Gumbrechet: O Futuro dos Estudos Literários?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Migrações Disciplinares, Grupo Estratégias Narrativas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Antropologia Brasileira face ao Pensamento Contemporâneo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. A. B. . Deuses em Miniaturas: Notas sobre a Genialidade e Melancolia em Gilberto Freyre - Painel Cultura e História. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. A. B. . Seminário Internacional sobre Arquivos Pessoais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Modernismo em Ciências Sociais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . O Intelectual e Gilberto Freyre. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Canudos 100 Anos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Modernidade das Alternativas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, R. A. B. . The Waste Land: Natureza, Monocultura e Pecado em Nordeste de Gilberto Freyre. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, R. A. B. . Rei Artur na Corte dos Ianques: Uma Leitura de Interpretação do Brasil de Giberto Freyre. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Seminário Argentina-Brasil y la Formacion de la Identidad Nacional: La Vision del Otro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . História e Ciências Sociais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . 60 Anos de Sobrados e Mucambos - Que Soos Nós?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Cultura entre a História e a Política : Weber, simmel e a Sociologia Alemã. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Participação no ciclo de debates A Temática do Mal no Brasil Contemporâneo, na mesa "Violência e Cordialidade na Cultura Brasileira : Hoje e Ontem". 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Os Sons que vêm da Rua : A Cidade e os Sentidos em Gilberto Freyre. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Comentário a Pathos of the earthly progress. Erich Auerbach's everydays, de Hans Ulrich Gumbrecht,. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. A. B. . A religião e a Questão do Sujeito no Ocidente. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . História e Literatura. Seminário interdisciplinar. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Dignidade da Política II. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . Colóquio sobre Narrativa : Ficção e História. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. A. B. . A Dignidade da Política. 1986. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. A. B. . 4. Painel de Antropologia Simbólica. 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. A. B. . Weimar e o Contraponto Brasileiro. 1984. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAUJO, R. A. B. . Sobre a história, dimensões e limites da História Conceitual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAUJO, R. A. B. . Interpretações do Brasil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARAUJO, R. A. B. . A Modernidade como desafio : Simmel, Weber, Lukács e Thomas Mann. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, R. A. B. . Modernismo e Ciências Sociais no Brasil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, R. A. B. . Futebol : uma antropologia do óbvio. 2006. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . "Imagem do Invisível". 2006. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . "O Pensamento de Gilberto Freyre". 2006. (Conferência).

ARAUJO, R. A. B. . Raízes do Brasil - 70 Anos de uma Obra Atual. 2006. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Fronteiras da Antropologia. 2006. (Conferência).

ARAUJO, R. A. B. . História Social da Inteligência Brasileira. 2005. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . A História do Historiador - coleções, acervos e experiências de pesquisa. 2005. (Conferência).

ARAUJO, R. A. B. . Gilberto Freyre e o Pensamento Hispânico. 2004. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Intelectuais e Sociedade. 2004. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . A Formação da Identidade nacional do Brasil. 2004. (Conferência).

ARAUJO, R. A. B. . O artista e o bacharel: formação e legitimação do intelectual brasileiro. 2003. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Atualidade de Capistrano de Abreu em seu Sesquicentenário. 2003. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Gilberto Freyre e o Pensamento Hispânico. 2003. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . Cultura e Regiões Metropolitanas. 2002. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . O Republicanismo Democrático e a Modernidade. 2002. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Lucio Costa e o Brasil Modernista. 2002. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Em Linha Reta: coerência, Sobriedade e Grandeza na Autobiografia de Lúcio Costa. 2002. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . Ciências Sociais, Intelectuais e Experiência. 2002. (Congresso).

ARAUJO, R. A. B. . Recepção e Circulação de Idéias na Tradição Brasileira: Arendt, Elias, Auerbach e Manheim no Brasil. 2002. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . História: Teoria, Historiografia e Cultura. 2002. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Lúcio costa : Modernismo e Arquitetura no Brasil. 2002. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Tigres de Papel : Subjetividade e Identidade Nacional no Modernismo Brasileiro. 2002. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . Redenção, Modernidade e Queda no Mimesis de E. Auerbach. 2001. (Congresso).

ARAUJO, R. A. B. . Sentimento e Cultura: Representações da Identidade Nacional no Pensamento Social Brasileiro. 2001. (Conferência).

ARAUJO, R. A. B. . Brazilian 20th Century Social Thought. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, R. A. B. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Gávea. 1999. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, R. A. B. . Membro do Conselho Consultivo da Revista VARIA História. 1999. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, R. A. B. . Membro do Conselho Editorial da Revista de Ciências Sociais. 1999. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, R. A. B. . Membro do Conselho Editorial da Revista Estudos Históricos. 1999. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, R. A. B. . Os Livros que Inventaram o Brasil. 1999. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Modernismo e Ciências Sociais. 1999. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . Palestra sobre Mario de Andrade e Paulo Prado. 1999. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . "A História como Crítica da Cultura : Simmel, Auerbach e a Historiografia Alemã. 1998. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . "A modenidade das Alternativas". 1997. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . "Cultura e Política na Historiografia do Século XIX". 1995. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . "A África na Tradição das Ciências Sociais no Brasil". 1995. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . Existe História e Literatura Nacional?. 1994. (Mesa-Redonda).

ARAUJO, R. A. B. . A Obra de Gilberto Freyre nos anos 30. 1994. (Palestra).

ARAUJO, R. A. B. . Raça, Ciência e Pensamento Social no Brasil. 1993. (Mesa-Redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Cinzas e Diamantes. Escravidão, Aventura e Direito Natural no Jovem Joaquim nabuco, Descrição: A maior parte da importante fortuna crítica da obra de Nabuco privilegia o estudo do conjunto de trabalhos que ele elaborou no final do século XIX ?exceto O Abolicionismo, de 1884-, como a biografia de seu pai, Um Estadista do Império, e seu livro de memórias, Minha Formação. Esta proposta, na verdade, tem inclusive a intenção de sugerir uma nova interpretação dos textos mais maduros de Nabuco, mas a partir da consideração de uma série de títulos que ele escreve ainda muito jovem, como A Escravidão, de 1870, Le Droit au Meurtre e Camões e os Lusíadas, ambos de 1872, assim como das entradas do seu diário referentes aos anos 70 e da sua correspondência durante a mesma época. O que se espera desta opção analítica é que o cotejo de obras produzidas em períodos ? e com perspectivas - tão diferentes possa contribuir para que se componha uma avaliação mais complexa, abrangente e matizada da formação intelectual do nosso autor.A pesquisa consistirá, ao menos na sua fase inicial, no exame dos primeiros trabalhos de Nabuco, como os já mencionados A Escravidão, Le Droit au Meurtre e Camões e os Lusíadas. Se o primeiro denuncia o sistema escravocrata e a ordem senhorial, o segundo critica a sugestão feita por Alexandre Dumas Filho, que permitiria que as esposas adúlteras fossem assassinadas por seus maridos, e o terceiro valorizava o heroísmo português na figura de Camões, todos eles são o resultado do empenho de um jovem, sanguíneo e ? por vezes - indignado advogado, capaz de encarar os riscos e a intensidade da vida ativa, ou melhor, da vida como aventura, em defesa daqueles que lhe pareciam ser os mais sublimes ideais.Talvez seja precisamente por esta razão, aliás, que tradições e categorias habitualmente associadas ao mundo antigo e à teologia medieval, como a doutrina do direito natural, a adequação e a disciplina promovidas pela retórica e a economia clássica dos humores, dialogem ostensivamente, em sua reflexão, com preceitos originários do Iluminismo setecentista: afinal, a preocupação, o entusiasmo em implementar as leis como uma maneira de impor uma forma à vida social, parece converter alguns bacharéis em direito, em particular aqueles que têm a mesma idade de Nabuco, em verdadeiros ?homens universais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo - Coordenador / Clarissa Mattos Farias - Integrante / Diogo Luiz Lima Augusto - Integrante / Pedro Demenech - Integrante / Michelle Alves Pinheiro de Oliveira - Integrante / Vaneza Santiago de Azevedo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2015

    Elaboração da Personalidade e Relações de Amizade: Joaquim Nabuco, Oliveira Lima e Mário de Andrade, Descrição: Este projeto tem a intenção de examinar a maneira pela qual alguns intelectuais brasileiros, de gerações diferentes, modelam a sua identidade por intermédio de uma série de textos de caráter confessional, como memórias, diários, relatos de viagem e sobretudo cartas. Para tanto, pretende-se considerar no início do século XX personagens como Oliveira Lima e Joaquim Nabuco ? este último objeto exclusivo da minha pesquisa anterior ?, comparando-os com alguns dos integrantes da geração modernista, como Mário de Andrade e alguns dos seus mais destacados correspondentes, caso de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo - Coordenador / Luiza Larangeira da Silva Mello - Integrante / João Duarte - Integrante / Maurício Maia Aguiar - Integrante / Valéria da Silva Paiva - Integrante / Glauber Vinicius Lemos - Integrante / Goshai Daian Loureiro. - Integrante / Gabriel Santos da Silva - Integrante / HENRIQUE PINHEIRO COSTA GAIO - Integrante / Christian Bruno Alves Salles. - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Subjetividade, Religião e Política em Joaquim Nabuco, Descrição: A intenção do projeto é a de examinar os diferentes caminhos pelos quais Nabuco modela a sua personalidade em Minha Formação, elegendo-se o tema da viagem, tanto para a Europa quanto para a infância, para o seu próprio interior, como o fio condutor da investigação. Tendo sempre como referência a forma pela qual os valores políticos e literários se combinam na sua reflexão, o que se pretende aqui é sugerir que a subjetividade de Nabuco dá a impressão de ser elaborada em três níveis distintos - embora estreitamente articulados. O primeiro deles, mencionado aparentemente apenas para ser superado, corresponde à juventude do autor, marcada por uma ilimitada impressionabilidade, por uma curiosidade que implica, no máximo, um contato rápido e superficial com os objetos que ele procura conhecer; o segundo envolve antes de mais nada uma relação com o plano das tradições, especialmente as inglesas, cuja permanência, extensão e variedade irão promover um clima de liberdade que se converte em um dos ideais que Nabuco busca defender: o terceiro nível ?provavelmente o mais importante-, recupera enfim parte das experiências da sua primeira infância, passada no engenho de sua madrinha, Massangana, transformado aqui em um cenário no qual, pela caridade dela e sobretudo pelo martírio dos escravos, Nabuco é surpreendido por uma espécie de iluminação profana que o faz, digamos, tocar a eternidade, em um processo que, misturando o público e o privado, o secular e o sagrado, a infância e a maturidade, define a sua adesão à causa abolicionista e termina por completar a sua biografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Prêmio CAPES de Tese 2011, CAPES.

1995

Prêmio Jabuti - Categoria Ensaio, Prêmio Jabuti.

1995

Prêmio Casa Grande & Senzala, Fundação Joaquim Nabuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História. , Rua Marquês de São Vicente, 225, F512, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1975 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História, .,Linhas de pesquisa

    • 12/1999

      Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 03/1988

      Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

    • 03/1988

      Ensino, História Social da Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Diversas disciplinas

    • 03/1975

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Diversas Disciplinas

    • 01/1998 - 12/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 08/1999 - 07/2001

      Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de conselho de centro.

  • 2006 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Pesquisador categoria 2, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2009 - 2012

    Instituto de Estudos Sociais e Polítcos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

  • 1987 - 2010

    Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/1987 - 12/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Iuperj-UCAM, .,Linhas de pesquisa

    • 07/1987 - 12/2012

      Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, pensamento social brasileiro, subjetividade e sociedade, Teoria Sociológica Clássica

    • 05/1995 - 05/1997

      Direção e administração, Iuperj-UCAM, .,Cargo ou função, Diretor de ensino.

    • 04/1989 - 04/1991

      Direção e administração, Iuperj-UCAM, .,Cargo ou função, Diretor se seminários e publicações.