Irialinne Queiroz Rios
Professora efetiva vinculada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente - PPGM, UEFS, no qual desenvolveu pesquisa na área de geomorfologia sertaneja. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Realizou Intercâmbio Acadêmico na Universidade do Minho (Uminho) em Portugal entre os anos de 2012 e 2013. Atuou em pesquisa de Iniciação Científica como bolsista FAPESB, com ênfase em Música aplicada ao Ensino de Geociências. Participou do grupo de pesquisa Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial (GEONAT) na UEFS, desenvolvendo nova pesquisa de Iniciação Científica como bolsista PROBIC, voltada para a temática Degradação Ambiental e Processos de Desertificação. Desenvolveu pesquisa na licenciatura sobre Avaliação da aprendizagem no ensino da Geografia.
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente
2015 - 2017
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: DOS INSELBERGS DA REGIÃO DE MILAGRES ? BAHIA: MORFODINÂMICA ESTUDO DE TRÊS INSELBERGS REPRESENTATIVOS, Ano de Obtenção: 2017
Rosângela Leal Santos.Coorientador: André Augusto Rodrigues Salgado. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Especialização em andamento em Educação na Cultura Digital
2023 - Atual
Especialização em Geografia Regional Brasileira
2019 - 2020
Faculdade Futura
Título: Contribuição ao entendimento da gênese e evolução da paisagem de Inselbergs da região de Milagres-Ba.
Graduação em Bacharelado em Geografia
2014 - 2017
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA DEPRESSÃO SERTANEJA MERIDIONAL ? MÉDIO/BAIXO PARAGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA PAISAGEM EM AMBIENTE SEMIÁRIDO
Orientador: Raquel Vale
Graduação em Licenciatura em Geografia
2009 - 2014
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: PROCESSOS AVALIATIVOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA RELEITURA DE CRITÉRIOS E CONCEPÇÕES
Orientador: Maria Cleonice Barbosa Braga
Formação complementar
2024 - 2024
[BAHIA] DigitalMente: Desbravando a tecnologia na escola. (Carga horária: 10h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2024 - 2024
Escola para todos: promovendo uma educação antirracista. (Carga horária: 50h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2023 - 2023
Plataformas digitais na sala de aula: contextos e práticas. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2023 - 2023
Mininurco Currículo Lattes. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2022 - 2022
Energia que Transforma. (Carga horária: 30h). , Neoenergia Coelba, NEOENERGIA, Brasil.
2021 - 2021
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, SGTES/MS, Brasil.
2021 - 2021
PREVENÇÃO DA AUTOMUTILAÇÃO. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, SGTES/MS, Brasil.
2020 - 2020
Ensino Híbrido na Prática. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2016 - 2016
Uso e Aplicação do Sensor GPS Navegador para Pesquisadores. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2014 - 2014
Macromonolito: uma ferramenta didática. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Mini-curso Introdução a Modelagem de Sistemas Ambi. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Métricas de Paisagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2013 - 2013
OFICINA DE GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E GEOTUR. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Movimentos Sociais Urbanos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2011 - 2011
Mnicurso S. Remoto Aplicado ao Estudo da Vegetação. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2010 - 2010
Mini-curso Geotecnologia aplicada à pesquisa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Organização de eventos
NOLASCO, Marjorie Cseko ; RIOS, I. Q. . III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico - III GeoBRheritage. 2016. (Outro).
RIOS, I. Q. ; BASTOS, C. A. M. F. ; ANTÓN, R. R. B. ; COSTA JÚNIOR, J. A. . VI Semana dos Calouros de Geografia da UEFS. 2014. (Outro).
BASTOS, C. A. M. F. ; ANTÓN, R. R. B. ; COSTA JÚNIOR, J. A. ; RIOS, I. Q. . XV Semana de Geografia da UEFS. 2014. (Outro).
RIOS, I. Q. ; COSTA JÚNIOR, J. A. ; BASTOS, C. A. M. F. . VII Semana dos Calouros de Geografia da UEFS. 2014. (Outro).
RIOS, I. Q. ; BASTOS, C. A. M. F. ; COSTA JÚNIOR, J. A. ; ANTÓN, R. R. B. ; SILVA, L. E. C . IX Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia. 2013. (Outro).
RIOS, I. Q. ; BASTOS, C. A. M. F. ; ANTÓN, R. R. B. ; COSTA JÚNIOR, J. A. . II Semana de Calouros de Geografia da UEFS. 2012. (Outro).
RIOS, I. Q. . V Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. 2011. (Outro).
Participação em eventos
III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico - III GeoBRheritage. 2015. (Simpósio).
10 Sinageo - Simpósio Nacional de Geomorfologia,."Morfometria do relevo como subsídio para a análise da desertificação na Bacia Hidrográfica Vaza-Barris-BA". 2014. (Simpósio).
III Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais. 2014. (Seminário).
VI Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales e Ambientales. O contexto climato-botânico da bacia hidrográfica Vaza-Barris-BA e suas relações com o processo de desertificação.. 2014. (Congresso).
VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Relações entre ciência e conhecimento cotidiano: saberes de agricultores sobre morfologia do solo.. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEONORDESTE),.NDVI COMO SUBSÍBIO PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS - BAHIA. 2014. (Simpósio).
XVIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS.USO E COBERTURA DOS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA- BARRIS-BA: CONTRIBUIÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DA DESERTIFICAÇÃO. 2014. (Seminário).
Água, Ambiente e Território. 2013. (Seminário).
I Seminário Geonat.Bacia hidrográfica do rio Vaza-Barris-Ba: análise morfométrica e NDVI como subsídio para o estudo do processo de degradação dos solos.. 2013. (Seminário).
V Workshop Internacionalização Universitária.(RE) PENSANDO LUGARES E IDENTIDADES: EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO EM GUIMARÃES ? PORTUGAL. 2013. (Outra).
XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE.AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS-BA. 2013. (Seminário).
XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Estudo da Paisagem na Região da Chapada Diamantina ? Bahia: Trabalho de Campo Como Ferramenta Didática no Ensino da Geografia. 2013. (Simpósio).
II Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimenos Sociais.. 2012. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE ESTÁGIOS DA UEFS. 2012. (Seminário).
VIII Jornadas de Geografia e Planeamento. 2012. (Outra).
XVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. 2012. (Seminário).
V Geonordeste e III Seminário de Geotecnologias. 2011. (Simpósio).
VIII Encontro Baiano de Geografia e X Semana de Geografia da UESB.Contribuições para o ensino de Geociências em Feira de Santana (BA): uma análise a partir da Música como recurso didático. 2011. (Outra).
XV Seminário de Iniciação Científica da Univerdade Estadual de Feira de Santana.EXERCÍCIO PEDAGÓGICO E ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE FEIRA DE SANTANA-BA: ANÁLISE DO USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. 2011. (Seminário).
I Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais.. 2010. (Seminário).
I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado.Dinâmica econômica e populacional do Estado da Bahia: uma breve análise regional.. 2010. (Simpósio).
Reunião Regional de Recôncavo da Bahia.A música como recurso didático no ensino de geociências: construção de um banco de dados.. 2010. (Outra).
Seminário (Re) Pensando em Geografia na Modernidade. 2010. (Seminário).
VII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2010. (Encontro).
XIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2010. (Outra).
XIV Seminário de Iniciação Científica da Universidades Estadual de Feira de Santana.Músicas para aplicação no ensino de geociências: construção de um banco de dados.. 2010. (Seminário).
Seminário Oeste da Bahia:. 2009. (Seminário).
XIII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana:. 2009. (Outra).
Comissão julgadora das bancas
ESTEVAM, A. L. D.;SANTOS, J. M.dos.; Santos, R.L.. MORFODINÂMICA DOS INSELBERGS DA REGIÃO DE MILAGRES - BA: ESTUDO DE TRÊS INSELBERGS REPRESENTATIVOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SANTOS, J. M.dos.; LAGE, C. S.. MORFODINÂMICA DOS INSELBERGS DA REGIÃO DE MILAGRES - BA: ESTUDO DE TRÊS INSELBERGS REPRESENTATIVOS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
ESTEVAM, A. L. D.; SANTOS, J. M.; SANTOS, R. L.. Morfodinâmica dos inselbergs da Região de Milagres - Bahia: estudo de três inselbergs representativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VALE, R. M. C.. Gênese e evolução dos inselbergs da região de Milagres ? Bahia: estudo de três inselbergs representativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VALE, R. M. C.; OLIVEIRA, A. I. L.; SANTANA, N.. Caracterização geomorfológica da Depressão Sertaneja Meridional - médio/baixo Paraguaçu: contribuição para o estudo da paisagem em ambiente semiárido.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
VALE, Raquel Cardoso do;LEITE-OLIVEIRA, A. I.; SANTANA, N. S.. Caracterização Geomorfológica da Depressão Sertaneja Meridional ? Médio/Baixo Paraguaçu: contribuição para o estudo da paisagem em ambiente semiárido.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Foi orientado por
; Compartimentação geoambiental da Bacia Hidrográfica do rio Vaza-Barris (BHVB): subsídio para o planejamento ambiental; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Programa de Bolsas de Iniciação Científica - UEFS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Hermilino Danilo Santana de Carvalho;
Caracterização geomorfológica da Depressão Sertaneja Meridional: contribuição para o estudo da paisagem em ambiente semiárido; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Raquel de Matos Cardoso do Vale;
Avaliação da ocorrência de processos de desertificação por meio da análise morfométrica da bacia hidrográfica do rio Vaza-Barris-Ba; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Raquel de Matos Cardoso do Vale;
Livro didático e a Música: recursos didáticos no ensino das Geociências; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Joselisa Maria Chaves;
O USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDATICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE 1 E 2 GRAUS DE FEIRA DE SANTANA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Joselisa Maria Chaves;
MORFODINÂMICA DOS INSELBERGS DA REGIÃO DE MILAGRES ?BAHIA: ESTUDO DE TRÊS INSELBERGS REPRESENTATIVOS; 2016; Dissertação (Mestrado em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosângela Leal Santos;
Produções bibliográficas
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . RELEVO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA DEPRESSÃO SERTANEJA MERIDIONAL-BAHIA. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais , v. 6, p. 203-216, 2016.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . MORFOMETRIA DO RELEVO COMO SUBSÍDIO PARA A ANÁLISE DA DESERTIFICAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA VAZA-BARRIS-BA. Revista Geonorte , v. 10, p. 276-282, 2014.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . PARÂMETROS MORFOMÉTRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS: CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE DA DINÂMICA DE DRENAGENS NO SEMIÁRIDO BAIANO. Revista Geonorte , v. 10, p. 408-412, 2014.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA DEPRESSÃO SERTANEJA MERIDIONAL MÉDIO-BAIXO PARAGUAÇU - BA: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA PAISAGEM EM AMBIENTES SEMIÁRIDOS. In: XI SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia - UGB, 2016, Maringá - PR. Anais XI SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2016.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . O contexto climato-botânico da bacia hidrográfica Vaza-Barris-BA e suas relações com o processo de desertificação.. In: VI Congresso Iberoamericano de Estudios Terriotiales y Ambientales, 2014, São Paulo. VI Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales - VI CIETA, 2014.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . Estudo da Paisagem na Região da Chapada Diamantina ? Bahia: Trabalho de Campo Como Ferramenta Didática no Ensino da Geografia. In: XV Simpósio Brasileiro de Geogafia Física Aplicada, 2013, Vitória. Estudo da Paisagem na Região da Chapada Diamantina ? Bahia: Trabalho de Campo Como Ferramenta Didática no Ensino da Geografia, 2013.
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . Contribuições para o ensino de Geociências em Feira de Santana (BA): uma análise a partir da Música como recurso didático. In: VIII Encontro Baiano de Geografia e X Semana de Geografia da UESB, 2011, Vitória da Conquista. Contribuições para o ensino de Geociências em Feira de Santana (BA): uma análise a partir da Música como recurso didático, 2011.
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . A música como recurso didático no ensino de Geociências: experimento realizado em escolas de Feira de Santana. In: V Simopósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2011, Nova Friburgo. V Simopósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 2011.
-
RIOS, I. Q. ; SILVA, V. de S. ; PINTO, S. F. dos S. ; TANAN, K. C. R. . Dinâmica econômica e populacional do Estado da Bahia: uma breve análise regional. In: I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado, 2010, Barreiras. Dinâmica econômica e populacional do Estado da Bahia: uma breve análise regional, 2010.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . Análise morfométrica e NDVI como subsídio para o estudo do processo de degradação dos solos na bacia hidrográfica do rio Vaza-Barris-BA. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa - PB. XVII SBSR - Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015.
-
RIOS, I. Q. ; PINTO, S. F. dos S. ; JESUS, T. B. de . Relações entre ciência e conhecimento cotidiano: saberes de agricultores sobre morfologia do solo.. In: VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2014, Recife. VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos Anais, 2014.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . USO E COBERTURA DOS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS-BA: CONTRIBUIÇÕES DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DA DESERTIFICAÇÃO. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2014, Feira de Santana. XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2014.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . NDVI COMO SUBSÍBIO PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS. In: VII Geonordeste - Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, 2014, Aracaju. VII Geonordeste, 2014.
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS-BA. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2013, Feira de Santana. AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS-BA, 2013.
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . Abordagem da música em livros didáticos: entre a manifestação cultural e a geografia. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2012, Feira de Santana. Abordagem da música em livros didáticos: entre a manifestação cultural e a geografia, 2012.
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . EXERCÍCIO PEDAGÓGICO E ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE FEIRA DE SANTANA-BA: ANÁLISE DO USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2011, Feira de Santana. EXERCÍCIO PEDAGÓGICO E ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE FEIRA DE SANTANA-BA: ANÁLISE DO USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA, 2011.
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . Músicas para aplicação no ensino de geociências: construção de um banco de dados. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2010, Feira de Santana. Músicas para aplicação no ensino de geociências: construção de um banco de dados, 2010.
-
RIOS, I. Q. . (RE) PENSANDO LUGARES E IDENTIDADES: EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO EM GUIMARÃES ? PORTUGAL. In: V Workshop Internalização Universitária, 2013, Feira de Santana. V Worshop Internalização Universitária - Novos Caminhos da Internalização, 2013.
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . A música como recurso didático no ensino de geociências: construção de um banco de dados. In: Reunião Regional da SBPC, 2010, Cruz das Almas. A música como recurso didático no ensino de geociências: construção de um banco de dados, 2010.
-
RIOS, I. Q. ; PINTO, S. F. dos S. . Relações entre ciência e conhecimento cotidiano: saberes de agricultores sobre morfologia do solo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . O contexto climato-botânico da bacia hidrográfica Vaza-Barris-BA e suas relações com o processo de desertificação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . Parâmetros morfométricos da Bacia Hidrográfica do Rio Vaza-Barris: contribuições para análise da dinâmica de drenagens no semiárido baiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . Morfometria do relevo como subsídio para a análise da desertificação na Bacia Hidrográfica Vaza-Barris-BA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . NDVI COMO SUBSÍBIO PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIOS, I. Q. . (RE) PENSANDO LUGARES E IDENTIDADES: EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO EM GUIMARÃES ? PORTUGAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIOS, I. Q. ; VALE, R. de M. C . Bacia hidrográfica do rio Vaza-Barris-Ba: análise morfométrica e NDVI como subsídio para o estudo do processo de degradação dos solos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIOS, I. Q. ; BASTOS, C. A. M. F. . II Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UEFS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . Contribuições para o ensino de Geociências em Feira de Santana (BA): uma análise a partir da Música como recurso didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . EXERCÍCIO PEDAGÓGICO E ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE FEIRA DE SANTANA-BA: ANÁLISE DO USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINTO, S. F. dos S. ; RIOS, I. Q. ; SILVA, V. de S. ; TANAN, K. C. R. . Dinâmica econômica e populacional do Estado da Bahia: uma breve análise regional.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . Músicas para aplicação no ensino de geociências: contrução de um banco de dados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIOS, I. Q. ; CHAVES, J. M. . A música como recurso didático no ensino de geociências: construção de um banco de dados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
RIOS, I. Q. . Geotecnologias para a caracterização morfométrica de bacias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIOS, I. Q. . Geotecnologias para a caracterização morfométrica de bacias.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALE, R. de M. C ; ROCHA, W. J. S. F. ; RIOS, I. Q. . AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VAZA-BARRIS-BA.. 2014. (Relatório de pesquisa).
CHAVES, J. M. ; RIOS, I. Q. . A MÚSICA E O LIVRO DIDÁTICO: DOIS RECURSOS DIDÁTICOS QUE SE ALIAM PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO DAS GEOCIÊNCIAS. 2012. (Relatório de pesquisa).
RIOS, I. Q. . A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM ESCOLAS DE FEIRA DE SANTANA ? BAHIA. 2011. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2015
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA, Descrição: O projeto tem por objetivo mapear áreas com degradação ambiental e desertificação no Estado da Bahia e categorizá-las conforme a amplitude e intensidade do fenômeno. Este mapeamento irá subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Desertificação ? PAN-Bahia, sob responsabilidade do Instituto de Gestão das Águas e do Clima ? INGÁ. O PAN-Bahia estabelecerá uma política de construção coletiva e participativa, que prioriza a redução da pobreza e da desigualdade; a ampliação sustentável da capacidade produtiva, preservação, conservação e manejo sustentável dos recursos naturais, gestão democrática e fortalecimento institucional. A elaboração e execução deste Plano estão estabelecidas no PAN/Brasil ? 2004 (Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca), que busca soluções factíveis para as áreas suscetíveis e já em desertificação, recuperando a capacidade produtiva das mesmas e promovendo qualidade de vida para as populações atingidas. A partir desta orientação, este projeto busca contribuir para a mitigação da desertificação na Bahia, com especial atenção às áreas em processo, a partir de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional. Será utilizada metodologia sistêmica e SIG para integrar os dados trabalhados na pesquisa (físicos, sociais, econômicos e biológicos) e para avaliar, analisar e indicar as áreas desertificadas no Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Irialinne Queiroz Rios - Integrante / Raquel de Matos Cardoso do Vale - Coordenador / WASHINGTON J. SANT?ANNA DA FRANCA ROCHA - Integrante.
-
2009 - 2012
ENSINO DE GEOCIÊNCIAS DO 2 GRAU DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BA, Descrição: O Projeto Ensino de Geociências tem por objetivo diagnosticar e analisar o conteúdo de Geociências nos recursos didáticos utilizados no ensino fundamental e médio das escolas de Feira de Santana, tendo como elementos de análises o livro didático, manifestações artísticas, laboratório computacional, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Irialinne Queiroz Rios - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Colégio Georgina Soares Nascimento. , Rua El Salvador, Tomba, 44091000 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 36166577, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2013
Universidade do MinhoVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mobilidade Estudantil (Intercâmbio)
2015 - 2017
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB - Pós-Graduação
2014 - 2015
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB, Carga horária: 20
2013 - 2014
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC
Outras informações:
PROBIC (Programa de Bolsas de Iniciação Científica - UEFS)
2011 - 2012
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB, Carga horária: 20
2010 - 2011
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB, Carga horária: 20
2019 - Atual
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Você é Irialinne Queiroz Rios?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Irialinne Queiroz Rios e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?