VICTOR GOMIDE CABRAL

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (colação de grau: 19/05/2015) e advogado inscrito nos quadros da OAB/MG desde 24/06/2015 (OAB/MG nº 162.151). Aprovado em 1º lugar no concurso público para Procurador do Município de Paranavaí/PR (Concurso Público 001/2017).

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Direito

2010 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O registro de músicas por meio da certificação digital ICP-Brasil: análise contextual e seus desdobramentos - uma avanço tecnológico
Orientador: Leonardo Macedo Poli

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2005

Colégio Equipe de Viçosa

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Capacitação de Conciliadores. (Carga horária: 24h). , Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (TJMG), EJEF (TJMG), Brasil.

2012 - 2012

XVI Curso de Oratória no Direito. (Carga horária: 18h). , Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, ESA-OAB/MG, Brasil.

2012 - 2012

Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça (RECAJ). (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Medidas de Segurança e Direitos Fundamentais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Grupo de Estudos sobre Partidos Políticos. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

ORSINI, A. G. S. ; SILVA, N. F. ; CABRAL, V. G. . III Seminário RECAJ-UFMG: Acesso à Justiça e Formas de Resolução de Conflitos no Brasil. 2012. (Outro).

CABRAL, V. G. . Congresso Justiça de Transição: por um Estado Democrático de Direito. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Combate à Pobreza. 2013. (Congresso).

Painéis de Hermenêutica Jurídica. 2013. (Outra).

Painéis de Hermenêutica Jurídica.A hermenêutica dos direitos fundamentais a partir do neoconstitucionalismo. 2013. (Outra).

XXII Encontro Nacional do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. 2013. (Encontro).

Congresso Justiça de Transição: por um Estado Democrático de Direito. 2012. (Congresso).

I Congresso Mineiro de Direito Eleitoral. 2012. (Congresso).

III Seminário RECAJ-UFMG: Acesso à Justiça e Formas de Resolução de Conflitos no Brasil. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional de Ciências Penais. 2012. (Seminário).

V Seminário Antiprisional: Desconstrução das Práticas Punitivas. 2012. (Seminário).

4º. Seminário de Direito Econômico de Belo Horizonte/MG. 2011. (Seminário).

II Semana Acadêmica da Faculdade de Direito da UFMG. 2011. (Outra).

I Jornada de Estudos Jurídicos Brasil-Canadá. 2011. (Outra).

Segurança Pública e Direitos Humanos. 2011. (Outra).

Aula Magna do Curso de Direito da UFV, ministrada pelo Prof. Fredie Didier Júnior. 2010. (Outra).

Ciclo de Debates Eleições 2010. 2010. (Outra).

Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário Estadual. 2010. (Outra).

II Congresso Nacional de Temas Emergentes do Direito. 2010. (Congresso).

IX Semana Jurídica Solidária Praetorium. 2010. (Outra).

X Encontro de Estudos Jurídicos. 2010. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Marcelo de Oliveira Milagres

LARA, F. T. R.; POLI, L. M.;MILAGRES, Marcelo de Oliveira. O registro de músicas por meio da certificação digital ICP-Brasil: análise contextual e seus desdobramentos - um avanço tecnológico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da UFMG.

Fabiano Teodoro de Rezende Lara

LARA, Fabiano Teodoro de RezendePOLI, Leonardo Macedo. O regiostro de músicas por meio da certificação digital no Brasil: análise contextual e seus desdobramentos - um avanço tecnológico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

CONCILIAÇÃO E EFETIVIDADE DOS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS NO BRASIL: PARADOXOS DA ATUAÇÃO JUDICIAL DO INSS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Goulart de Sena Orsini;

Produções bibliográficas

  • CABRAL, V. G. ; POSSAS FILHO, W. C. ; ORSINI, A. G. S. . Conciliação e efetividade dos direitos previdenciários no Brasil: paradoxos da atuação judicial do INSS. Acesso à Justiça I: XXIII Congresso Nacional do CONPEDI. 1ed.Florianópolis: CONPEDI 2014, 2014, v. , p. 272-295.

  • CABRAL, V. G. ; ALVES, V. A. V. R. ; BUENO, P. A. S. . A HERMENÊUTICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS A PARTIR DO NEOCONSTITUCIONALISMO. In: Maria Helena Damasceno e Silva Megale. (Org.). Temas de Hermenêutica Jurídica. 1ed.Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2013, v. , p. 205-225.

  • CABRAL, V. G. ; POSSAS FILHO, W. C. ; ORSINI, A. G. S. . Conciliação e efetividade dos direitos previdenciários no Brasil: paradoxos da atuação judicial do INSS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Conciliação e efetividade dos direitos previdenciários no Brasil: paradoxos da atuação judicial do INSS, Descrição: Realizou-se pesquisa sobre a atuação judicial do INSS no Juizado Especial Federal (JEF) da cidade de Belo Horizonte, em ações previdenciárias que findassem em conciliações conduzidas por Magistrados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Victor Gomide Cabral - Integrante / Adriana Goulart de Sena Orsini - Coordenador / Wagner de Carvalho Possas Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2013

Menção Honrosa atribuída pela Comissão Científica de Pôsteres do XXII Encontro Nacional do CONPEDI, CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Divisão de Assistência Judiciária Prof. Paulo Edson de Sousa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Fundada em 1958, a Divisão de Assistência de Judiciária Prof. Paulo Edson de Sousa - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (DAJ/UFMG) presta assistência jurídica e judiciária à população carente de Belo Horizonte. Apresenta duas propostas principais: atuar na busca da efetivação dos direitos fundamentais e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do curso de graduação a oportunidade de exercer a prática da advocacia com a supervisão de profissionais dos mais diversos ramos jurídicos. As atividades promovidas pela DAJ consistem na orientação da comunidade sobre o Direito e sobre a prevenção de litígios; na consultoria jurídica e no ajuizamento e acompanhamento de ações judiciais; no desenvolvimento de grupos de estudo temáticos e de casos concretos da Divisão; e no desenvolvimento de projetos de extensão vinculados, envolvendo os alunos da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Direito. No aspecto acadêmico, o programa proporciona aos participantes amplo aprendizado ao se permitir a vivência constante da prática jurídica (convivência direta com juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, etc.); bem como o desenvolvimento da capacidade de explorar e aprofundar o conhecimento teórico ministrado na graduação. Além disso, viabiliza-se a interação entre alunos de Pós-Graduação e Graduação, permitindo-se o enriquecimento das atividades e trocas de experiências. Além disso, por meio de outros projetos de extensão vinculados à Divisão, os alunos têm a oportunidade de realizar as mais diversas atividades, levando à sociedade o conhecimento adquirido através do ensino e da pesquisa e, ao mesmo tempo, produzindo o conhecimento através do contato com a realidade social. No âmbito social, o programa é capaz de satisfazer a demanda da comunidade carente da Capital, proporcionando-lhe informações jurídicas relevantes sobre suas questões individuais e acesso gratuito ao Poder Judiciário para solução de suas controvérsias.

2013 - 2014

Tribunal de Justiça de MInas Gerais

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conciliador voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Trata-se de uma forma de resolução de conflitos na qual as partes confiam a uma terceira pessoa, o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. O conciliador é uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntária e após treinamento específico, como facilitador de um possível acordo entre os envolvidos, criando um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interesses e à harmonização das relações, visando a pacificação social.

2012 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista-Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 20

2012 - 2012

Defensoria Pública do estado de Minas Gerais

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Participação no Programa de Serviço Voluntário da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, instituído pela Deliberação nº 006/2011, do Eg. Conselho Superior, cumprindo jornada de 04 (quatro) horas durante 02 (dois) dias na semana, na Defensoria de Belo Horizonte/MG, durante as quais realizou o acompanhamento processual, consultas de jurisprudências, atendimento ao assistido e elaboração de peças processuais, totalizando 40 (quarenta) horas.