Renata Lúcia Magalhães de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2004) e doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela PUCMinas (2015). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte de cargas, logística urbana, transporte ferroviário de cargas e geografia dos transportes.

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tratamento da Informação Espacial

2011 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: ANÁLISE ESPACIAL DOS PREÇOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO VAREJO DE BELO HORIZONTE E A SUA RELAÇÃO COM A RENDA MÉDIA DA POPULAÇÃO
Orientador: em École Normale Supérieure de Lyon ( Pablo Jensen)
com Alexandre Magno Alves Diniz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia de Transportes

2002 - 2004

Instituto Militar de Engenharia
Título: Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas,Ano de Obtenção: 2004
Marcus Vinícius Quintella Cury.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Escolha Modal; Transporte de Cargas; Tecnologia Neuro-Fuzzy.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes / Especialidade: Economia dos Transportes. Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações; Outro; Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia.

Especialização em Engenharia Ferroviária

2003 - 2004

Universidade Corporativa da Companhia Vale do Rio Doce
Título: Análise do Aumento de Confiabilidade das Locomotivas da Rota do Grão a Partir da Implantação do Novo Quadro de Tração da FCA
Orientador: Leonardo Dal'orto

Graduação em Engenharia Civil

1997 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1996

Minico High School

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1996

Colégio Santa Doroteia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Como a Segmentação Municipal Brasil irá Revolucionar o Geomarketing. (Carga horária: 60h). , MundoGeo, MUNDOGEO, Brasil.

2014 - 2014

Delimitação de Áreas de Influência para Geomarketing. (Carga horária: 120h). , MundoGeo, MUNDOGEO, Brasil.

2008 - 2008

Seminário Aimsun. (Carga horária: 2h). , Modelle Logística e Engenharia, MODELLE, Brasil.

2006 - 2006

Gestão Integrada da Mobilidade. (Carga horária: 40h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Comunicação Negocial. (Carga horária: 20h). , W2 Comunicação Negocial, W2, Brasil.

2003 - 2003

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 19h). , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC*, Brasil.

2003 - 2003

Gerenciando Para Resultados. (Carga horária: 20h). , Instituto de Desenvolvimento Gerencial, IDG*, Brasil.

2003 - 2003

Seminário de Capacitação Didática. (Carga horária: 5h). , Faculdade Novos Horizontes, UNIHORIZONTES, Brasil.

2002 - 2002

Redes de Computadores. (Carga horária: 4h). , Instituto de Formação Internet, INFNET, Brasil.

2001 - 2001

Moderação de Tráfego e Tratamento Ambiental. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2001 - 2001

Criação de Empresas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1999 - 1999

Barragens Cemig. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1997 - 1997

Cambridge University Interchange Series. (Carga horária: 8h). , Usa English School, USA ENGLISH SCHO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Planejamento e Organização do Sistema de Transporte.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Infra-Estrutura de Transportes/Especialidade: Ferrovias; Projetos e Construção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes/Especialidade: Economia dos Transportes.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Operação de Sistemas de Transporte.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional/Especialidade: Processos Estocásticos e Teoria das Filas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; OLIVEIRA, M. G. ; TEODORO, A. B. . I Encontro Nacional dos Curso de Engenharia de Transportes, Mobilidade e Logística. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Seminário do Curso Técnico de Transportes. 2007. (Outro).

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Seminário de Transportes. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2o Workshop de Inteligência Geográfica Aplicada ao Planejamento de Transportes.Análise espacial a soluções para o último quilômetro. 2017. (Seminário).

Congresso Nacional de Engenharias de Mobilidade. Análise Espacial Aplicada ao Planejamento da Distribuição Urbana de Mercadorias. 2017. (Congresso).

Efficiency in Urban Logistics: Current challenges, innovative & green solutions. 2017. (Seminário).

I SEMINÁRIO CIENTIFICO DE PESQUISA EM TRANSPORTE "FUTURO NO TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE". 2017. (Seminário).

Researchers Links Workshop: How the Railways contribute to improving quality of life?.Researchers Links Workshop. 2017. (Seminário).

Semana de Engenharia da UNA.Análise Espacial Aplicada ao Planejamento da Distribuição Urbana de Mercadorias. 2017. (Seminário).

Semana Internacional de Engenharia Metroferroviária, Transportes e Logística.Análise espacial aplicada a soluções para o último quilômetro. 2017. (Seminário).

Tenth International Conference on City Logistics. Urban Distribution of Craft-Brewed Beer in Belo Horizonte Metropolitan Area. 2017. (Congresso).

XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Índice de Mobilidade Sustentável das Áreas Homogêneas de Escolas em Belo Horizonte. 2016. (Congresso).

XII Workshop do Ensino de Graduação. 2015. (Simpósio).

XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes XXIX ANPET. ANÁLISE DO DESEMPENHO OPERACIONAL DA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DE CONTÊINERES EM SANTOS POR MEIO DE SIMULAÇÃO. 2015. (Congresso).

1o Workshop sobre Inteligência Geográfica Aplicada ao Planejamento de Transportes. 2014. (Simpósio).

IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Análise da Evolução Têmporo-Espacial da Matriz de Transportes no Brasil: Uma abordagem Geográfica.. 2011. (Congresso).

14o Encontro Nacional de Conservação Rodoviária. 2009. (Congresso).

V Semana de Ciência e Tecnologia.Avaliação de Ferramentas Computacionais para o Ensino de Engenharia de Transportes na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. 2009. (Simpósio).

XXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. Avaliação do Nível de Serviço da Operação Portuária do Terminal de Contêineres do Porto de Santos. 2008. (Congresso).

III Seminário de Avaliação das Bolsas de Iniciação Científica Júnior.Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas. 2007. (Simpósio).

XIII Pan-American Conference of Traffic and Transportation Engineering. XIII Pan-American Conference of Traffic and Transportation Engineering.. 2004. (Congresso).

XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. 2004. (Congresso).

I Semana Unificada de Engenharia. 2001. (Seminário).

I Semana do Conhecimento.Análise Exploratória da Mobilidade Residencial na RMBH Utilizando-se Árvores de Regressão e classificação. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sayonada Lopes de Souza

DE OLIVEIRA, LEISE KELLI;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; SOUZA, S. L.; CARDOSO, L.. Percepções sobre o Pedágio Urbano: um estudo para a área central de Belo Horizonte. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Odirley Rocha dos Santos

DE OLIVEIRA, LEISE KELLI;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; AMARAL, M. C.; NOBREGA, R. A. A.. Influência da Localização de Instalações Logísticas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nayara Louise Alves de Carvalho

Carvalho, N. L. A.; VIEIRA, J. G. V.;OLIVEIRA, R. L. M.. ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO URBANA EM CIDADES HISTÓRICAS BRASILEIRAS: O CASO DE OURO PRETO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Victor Lima Migliorini

OLIVEIRA, L. K.; NOBREGA, R. A. A.;OLIVEIRA, R. L. M.; Pitombo, C. S.; MIGLIORINI, V. L.. MODELAGEM GEOGRÁFICA PARA ESTIMATIVA DE GERAÇÃO DE VIAGENS DE CARGA EM ÁREAS URBANAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sayonara Lopes de Souza

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI; CARDOSO, L.. Percepções sobre o Pedágio Urbano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabriela Pereira Lopes

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI. Uma Análise da Localização de Instalações Logísticas versus geração de Viagens e os impactos na mobilidade urbana em Belo Horizonte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Odirley Rocha dos Santos

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI; NOBREGA, R. A. A.. Influência da Localização de Facilidades Logísticas na Mobilidade da região Metropolitana de Belo Horizonte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Victor Lima Migliorini

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI; NOBREGA, R. A. A.. Modelagem Geográfica para Estimativa de Fluxos de Mercadorias em Áreas Urbanas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Schimidt Brum

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI. Uso da Simulação para Determinação da Melhor Rota de Abastecimento de uma Linha de Produção de Motores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jorge Luiz dos Santos Junior

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; OLIVEIRA, L. K.. Análise de Variações da Produção no Dimensionamento de Mão-de-Obra: Um estudo de caso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabrício Henrique Cardoso

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI. Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos: o caso de uma empresa de logística ferroviária. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Quadros Carneiro

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI. Simulação de um terminal portuário de grãos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luciana Teixeira Castro

Castro, Luciana Teixeira; Mendes, Marcela Valério;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Análise e Diagnóstico do Fluxo de Cargas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tiago Elias Soares/Reinaldo Tagliatti Ribeiro/Francisco Assi

Souza, Antônio Arthur;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Proposta de Melhoria no Control de Estoques de Matéria-Prima da Empresa Granita. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ANDRÉ TADIM

OLIVEIRA, R. L. M.; Marques, A.. Análise de Viabilidade da criação de um terminal de vazios na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão logística) - Fundação Dom Cabral.

Aluno: Bruno Neves

NEVES, B.; NETTO, L.; RODRIGUES, C.;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de. Análise de Nível de Serviço Portuário: Terminal Santos Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tiago de Paula Mendes de Oliveira

DE OLIVEIRA, LEISE KELLI;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; Oliveira, T. P. M.. ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS NO CENTRO DE CIDADES HISTÓRICAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís Corrêa Moreira

DE OLIVEIRA, LEISE KELLI;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; MOREIRA, T. C.. USO DE DADOS DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE NO PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Modet Benjumea

DE OLIVEIRA, LEISE KELLI;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; BENJUMEA, L. M.. Avaliação da qualidade dos serviços aeroportuários sob os fundamentos do Método dos Intervalos Sucessivos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thales S

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; VIEIRA, J. G. V.; FURQUIM, T. S. G.. G. Furquim.RETAILERS AND CARRIERS? VIEWPOINT OF CITY LOGISTICS MEASURES IN SOROCABA: A SPATIAL ANALYSIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Paulo Henrique Góes Pinto

DE OLIVEIRA, LEISE KELLI;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; CARDOSO, L.. Centralidades Urbanas: Análise do Impacto da Política de Descentralidade da Prefeitura de Belo Horizonte na Redução de Viagens para a Região Central por Motivo de Compras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Victor Rios Neto Sarti

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; OLIVEIRA, L. K.. Análise de Configurações da Catraca em Estações de Transferência dos corredores BRT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Carolina dos Santos

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; LAGE, E. L.; MAGALHAES, Y. T.. A percepção de Clientes sobre a qualidade do Atendimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Joaquim Ferreira Filho

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; LAGE, E. L.; MAGALHAES, Y. T.. O teatro como Recurso Didático e de Comunicação na CVRD. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Luiz Otávio Reis Maia

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; MAGALHAES, Y. T.; LAGE, E. L.. Oportunidades de Melhorias na Alimentação da Britagem Secundária a partir do ciclo PDCA: Estudo de caso na CVRD. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Regina Ribeiro da Silva

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; MAGALHAES, Y. T.; LAGE, E. L.. Análise dos Critérios de Avaliação de uma Prestadora de Serviços de Manutenção de Pneus a Luz da Teoria da Qualidade Total. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Scheirla Teixeira Santos

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; MAGALHAES, Y. T.; LAGE, E. L.. Controles Internos: A importância de Controles Internos nas Organizações Prestadoras de Serviços. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Vivan Magalhães Souza

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; MAGALHAES, Y. T.; LAGE, E. L.. Os Círculos de Controle da Qualidade como Fator de Geração de Benefícios para Organização e para o Funcionário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Aluno: Célio Moreira Bastos

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; LAGE, E. L.; MAGALHAES, Y. T.. Logística Ferroviária a serviço do Transporte de Tijolos: Análise da Percepção de Usuário de Transporte Ferroviário para a Movimentação de Tijolos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; Renato Guimarães Ribeiro; TULER, M.; WHA, C. K.. Participação em Banca de Concurso Público. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Renato Guimarães Ribeiro;OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; LEIVA, G. C.; PRATA, A. J. A.. Participação em Banca de Concurso Público. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; WHA, C. K.; PASSOS, A.. Banca para processo seletivo simplificado - Ferrovias. 2009. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; Renato Guimarães Ribeiro. Banca para processo seletivo simplificado - Locação. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; FONTANA FILHO, A.; HENRIQUES, H. G.. Banca para processo seletivo simplificado - Pavimentação. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; Renato Guimarães Ribeiro; SILVA, A. J. P. A.. Banca para processo seletivo simplificado - Gerenciamento do Transporte de Passageiros. 2007.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de; Renato Guimarães Ribeiro; PRATA, A. J. A.. Banca para processo seletivo simplificado - Desenho Técnico. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Augusta Soares Machado

MACHADO, M. A. S.. Modelo Neuro Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de cargas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

MARIA CRISTINA FOGLIATTI DE SINAY

SINAY, M. C. F.CURY, M. V. Q.; MACHADO, M. A. S.; MAGALHAES, D. J. A. V.. Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Carga. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Sandro Laudares

DINIZ, Alexandre M. A.; ALVIM, A. M. M.; BORGES, K. A. V.;LAUDARES, S.; OLIVEIRA, L. K.. ANALISE ESPACIAL DOS PRECOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO VAREJO DE BELO HORIZONTE E SUA RELACAO COM A RENDA MEDIA DA POPULACAO. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Geografia Tratamento da Informaçã) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

David José Ahouagi Vaz de Magalhães

CURY, Marcus Vinícius Quintella;MAGALHÃES, D. J. A. V.; SINAY, Maria Cristina Fogliatti de; MACHADO, Maria Augusta Soares. Modelo Neuro-fuzzy para escolha modal no transporte de cargas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Leise Kelli de Oliveira

DINIZ, Alexandre Magno Alves; ALVIM, Ana Márcia Moreira; BORGES, Karla Albuquerque de Vasconcelos;OLIVEIRA, Leise Kelli de; LAUDARIS, Sandro. Análise espacial dos preços de produtos alimentícios no varejo de Belo Horizonte e a sua relação com a renda média da população. 2015. Tese (Doutorado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ana Márcia Moreira Alvim

DINIZ, A. M.;ALVIM, A. M. M.; BORGES, K. A. V.; OLIVEIRA, L. K.; LAUDARES, S.. Análise espacial dos preços de produtos alimentícios no varejo de Belo Horizonte e a sua relação com a renda média da população. 2015. Tese (Doutorado em Tratamento da Informação Espacial) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Alexandre Magno Alves Diniz

DINIZ, A. M. A.; ALVIM, A. M. M.; VASCONCELOS, K. A.; Oliveira, Leise K.; LAUDARES, S.. Análise Espacial dos Preços de Produtos Alimentícios no Varejo de Belo Horizonte e a sua Relação com a Renda Média da População. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

José Moreira Gonçalves

Atração de Viagens de Carga em Indústria Automobilística de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Gabriela Pereira Lopes

Uma Análise da Localização de Instalações Logísticas versus Geração de Viagens e os Impactos na mobilidade urbana em Belo Horizonte; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Guilherme Pinto da Rocha Couto

ANÁLISE DE IMPACTOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE DE BELO HORIZONTE SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Rodrigo de Lima Parreiras

Análise do mercado de cervejas artesanais de Belo Horizonte; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Camila Silva Coelho

AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO URBANA DE MERCADORIAS EM CIDADES MÉDIAS; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Joanna Wilkolek

DETERMINAÇÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS REVERSA PARA CERVEJAS ARTESANAIS PRODUZIDAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Suellem Cristina Ferreira

AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO URBANA DE MERCADORIAS EM CIDADES MÉDIAS; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Alice Fernandes Lages Ferreira

DETERMINAÇÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS REVERSA PARA CERVEJAS ARTESANAIS PRODUZIDAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Igor Santos Paranhos

ANÁLISE ESPACIAL APLICADA À LOGÍSTICA URBANA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Ian de Paula Caliari

ANÁLISE ESPACIAL APLICADA À LOGÍSTICA URBANA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

André Wesley Ribeiro Marques

Análise da Margem de Contribuição Bruta dos Itens Comercializados na Empresa ?X?; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; (Orientador);

Guilherme de Mello Pessoa Guimarães Cardoso

DETERMINAÇÃO DE UM MODELO DE GERAÇÃO DE VIAGENS DE VEÍCULOS PESADOS PARA EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE SERVIÇOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Dayane Guimarães Machado Fontes

ANÁLISE SOCIOESPACIAL DAS VIAGENS POR MOTIVO TRABALHO E A CENTRALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Allan Ricardo

Geração de Viagens em condomínios industriais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Jorge Luiz dos Santos Junior

Redesenho da cadeia logística de suprimentos importados de uma indústria automobilística; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Aline Schimidt Brum

Uso da Simulação para determinação da melhor rota de abastecimento interna e externa de uma linha de produção de motores; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Fernanda Quadros Carneiro

Simulação de um Terminal Portuário de Grãos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Fabrício Henrique Cardoso

Simulação de um modelo padrão para terminais integradores de grãos: o caso de uma empresa de logística ferroviária; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Claudionice R

Crispim; Estratégia de distribuição de itens de manutenção, reparo e operação a partir de um novo centro de distribuição de uma mineradora: um estudo de caso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Valquíria Rafaela de Morais

Estudo do Layout da Planta Industrial da Multicom; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Joana Paula de Andrade e Silva

Logística reversa para bens pós-consumo na cidade de mateus leme; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Fábio Ataíde Silva Parreiras

Logística dos contêineres e o pagamento de ?Demurrage?: Um estudo de caso; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Cristiano Melo da Silva

Indicadores de Qualidade no Transporte Público Municipal de Contagem "Pesquisa de Opinião com os Usuários"; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Irislene dos Santos Coelho

Análise Comparativa dos Critérios da Taxa de Ocupação Adotados pelo Órgão Gestor do Transporte Público e Pelo Consórcio Operacional, em Belo Horizonte: Um Estudo de Caso; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Leila Luiza Efigenio Diniz

Definição da Área de Influência de um Shopping Center: Um estudo de caso do Itaú Power Shopping; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Liomar José de Freitas

Escassez da mão de obra Operacional no Transporte Coletivo Urbano de Belo Horizonte: Estudo de Caso na Empresa Plena Transportes e Turismo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Carlos Henrique Fernandes de Faria

A Modelagem e Simulação de um Sistema Ferroviário para determinação da Capacidade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Rodrigo Drumond Alvarez de Araújo

Modelo de Simulação Aplicado na Análise Operacional de Transporte Rodoviário: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Luis Gustavo Pedral Couto

Utilização da teoria das filas na expedição de uma empresa de mineração; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Hellen Rose Bittencourt Drumond

Uso de Teoria de Filas para analise de recebimento de pacientes em um Hospital; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Márcio Vidal Gomes da Gama

Eliminação de perdas por apodrecimento em postes de madeira de eucalipto da espécie citriodora, através da alteração no layout e armazenamento (arranjo) deste produto; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Diogo Feijó

Estudo da implantação da identificação por rádio frequência em uma operação logística; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Carlos Augusto Pena

Indicadores de Desempenho como Ferramenta de Gestão Logística; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Saulo Augusto Drumond Ferreira

Simulação da Movimentação de Trens em Pátios Ferroviários da Gerdau Açominas através da utilização do Software Arena; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Elson Resende dos Santos

Propostas de Redução do Tempo Interno e Jornada Líquida das equipes de Entrega de um Centro de Distribuição do Segmento de Bebidas em Belo Horizonte; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Carlos Rafael de Azevedo

Proposta para uma nova estratégia de distribuição de produtos químicos para uma empresa de saneamento básico de minas gerais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Anna Carolina Corrêa Pereira

Aeroporto Internacional Tancredo Neves como Plataforma Logística em Minas Gerais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Eduardo Talles Rodrigues Vaz

Estudo de viabilidade técnico-econômica para a ampliação de um terminal ferroviário de carregamento de minério, com a aplicação de modelos quantitativos de previsão de demanda; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Leandro Raphael Xavier Silva

Uso de Indicadores de Desempenho como Ferramenta Estratégica na Gestão de um Provedor de Serviços Logísticos no Setor de Telefonia Móvel; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Logística Estratégica e Sistemas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Marcos Vinícius Castro D'Oliveira

Logística para E-commerce: um estudo de caso com duas empresas brasileiras; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em gestão de negócios - Logística) - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

André Augusto Cunha Libânio

Avaliação do Nível de Serviço da Operação Portuária do Terminal de Contêineres do Porto de Santos - TECON; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Clayson Matos

A Logística no Comércio Eletrônico: O Caso Martins; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Vagner Assis Correia

Avaliação de Desempenho Logístico: Gerenciamento por meio de indicadores aplicados a uma empresa de transporte de GLP; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Bruno Camargos de Figueiredo Neves

Análise de Nível de Serviço Portuário; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Isabella Nascimento

Revisão dos Indicadores de Desempenho Operacional do Negócio Trem Expresso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão logística) - Fundação Dom Cabral; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Arnaldo Dias Pereira da Silva

Transportes de Cabotagem e Ferroviário: Estudo de caso para a Belgo Bekaert Arames; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Giracema Aparecida Frade

Estratégia Competitiva a partir da Integração Logística da Cadeia de Suprimentos; 2005; 79 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Marketing e Estratégia Empresari) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Thiago dos Reis Lisboa Mota

Fiscalização de obras públicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Scheirla Teixeira Santos

Controles Internos - A Importância de Controles Internos nas Organizações Prestadoras de Serviços; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Regina Ribeiro da Silva

Análise dos Critérios de Avaliação de uma Prestadora de Serviços de Manutenção de Pneus à Luz da Teoria da Qualidade Total; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Joaquim Ferreira Filho

O Teatro como Recurso Didático e de Comunicação na CVRD; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Luiz Otávio Reis Maia

Oportunidades de melhoria na alimentação de britagem secundária à luz do PDCA - Estudo de caso na Companhia Vale do Rio Doce; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Fernanda Carolina dos Santos

Percepção dos Clientes sobre a Qualidade no Atendimento; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Vívian Magalhães Souza

Os Círculos de Controle da Qualidade como Fator de Desenvolvimento Organizacional e Crescimento Pessoal; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Célio Moreira Bastos

Logística Ferroviária no Transporte de Tijolos; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Fundação de Ensino Superior de Itabira; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Júlia Helena Almeida Costa

Caracterização do Mercado de Cervejas Artesanais da Região Metropolitana de Belo Horizonte; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Júlia Helena Almeida Costa

URBAN DISTRIBUTION FOR CRAFT-BREWED BEER SUPPLY CHAIN: A SPATIAL ANALYSIS FOR BELO HORIZONTE METROPOLITAN AREA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Camila Silva Coelho

LOGÍSTICA E TRANSPORTE: Avaliação da participação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Lucas Tomaz de Oliveira

Panorama do mercado de movimentação de cargas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Anna Gabriela Furbino

A bicicleta como uma opção para o deslocamento entre os campi do CEFET-MG, em Belo Horizonte; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Melissa Cangussu Vianna

Deslocamento sustentável: o uso da bicicleta como modo de transporte entre os campi do CEFET-MG, em Belo Horizonte; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Lucas Machado de Oliveira

Avaliação de Ferramentas Computacionais para o Ensino de Engenharia de Transportes na Educação Profissional e Tecnológica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Josiane Marinho Barcelos

Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas; 2007; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Tuane Pâmela Silva de Morais

Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas; 2007; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Jonathan Reith

URBAN DISTRIBUTION FOR CRAFT-BREWED BEER SUPPLY CHAIN: A SPATIAL ANALYSIS FOR BELO HORIZONTE METROPOLITAN AREA; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Cyprien Legros

Análise comportamental dos agentes em logística urbana: Estudo comparativo para definição de políticas públicas para o transporte urbano de carga; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Henrique Rezende de Carvalho

Software de Gerenciamento de Transporte de Cargas: Siematec Siempre Cargas; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Suellem Cristina Ferreira

Importância da Manutenção na Logística; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Jefferson Kutschera

Análise e Planejamento da Gestão de Estoques da Empresa Ecofogão indústria de fogão LTDA; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Warley Silva de Oliveira

Índice de Mobilidade Sustentável das Áreas Homogêneas de Escolas em Belo Horizonte; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Transportes) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Patrícia da Silva Santos

Índice de Mobilidade Sustentável das Áreas Homogêneas de Escolas em Belo Horizonte; 2015; Orientação de outra natureza; (Transportes e Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Bárbara Luiza de Assis Pereira

Análise Logística no Rastreamento de frotas no transporte rodoviário, as tecnologias da informação aplicadas ao setor e seu uso como um diferencial em um mercado competitivo; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Trânsito) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Lucas Machado de Oliveira

Avaliação de Ferramentas Computacionais para o Ensino de Engenharia de Transportes na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio; 2009; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

André Gustavo de Assis Moraes

Análise dos Meios Logísticos após a Implantação das Parcerias Público-Privadas; 2005; 51 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Anderson Félix

Análise de Viabilidades e Procedimentos de uma Transportadora para se Tranformar em um Operador Logístico: Um estudo de casso da empresa TLC Transportes Ltda; ; 2005; 32 f; Orientação de outra natureza - Faculdade Novos Horizontes; Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcus Vinicius Quintella Cury

Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas; 2004; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcus Vinicius Quintella Cury;

David José Ahouagi Vaz de Magalhães

Distribuição Espacial da População na Região Metropolitana de Belo Horizonte e caracterização das suas Condições de Acessibilidade; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: David José Ahouagi Vaz de Magalhães;

David José Ahouagi Vaz de Magalhães

Distribuição Espacial da População na Região Metropolitana de Belo Horizonte e caracterização das suas Condições de Acessibilidade; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: David José Ahouagi Vaz de Magalhães;

David José Ahouagi Vaz de Magalhães

Estágio Curricular - EC; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: David José Ahouagi Vaz de Magalhães;

Alexandre Magno Alves Diniz

Análise Espacial dos Preços de Produtos Alimentícios no Varejo de Belo Horizonte e a sua Relação com a Renda Média da População; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Alexandre Magno Alves Diniz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, J. G. V. ; Furquim, Thales ; OLIVEIRA, R. L. M. . Restrições de carga urbana e desafios logísticos: percepção de varejistas e motoristas em Sorocaba. Transportes , v. 26, p. 142-156, 2018.

  • OLIVEIRA, LEISE ; BARRAZA, BETTY ; BERTOCINI, BRUNO ; ISLER, CASSIANO ; PIRES, DANNÚBIA ; MADALON, ELLEN ; LIMA, JÉSSICA ; VIEIRA, JOSÉ ; MEIRA, LEONARDO ; BRACARENSE, LILIAN ; BANDEIRA, RENATA ; OLIVEIRA, RENATA ; FERREIRA, SUELLEM . An Overview of Problems and Solutions for Urban Freight Transport in Brazilian Cities. Sustainability , v. 10, p. 1233, 2018.

  • GONTIJO, N. T. ; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; STUBBS, L. . Proposição de Metodologia para Análise e Cálculo de Medida Compensatória na Implementação de Polos de Geração de Viagens. REVISTA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS , v. 39, p. rtp145-8, 2017.

  • DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; STUBBS, LUCIANA CARNEIRO DE MORAIS ; GONTIJO, NEBAI TAVARES ; OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE . Proposição de modelos de geração de viagens para Belo Horizonte. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 25, p. 137, 2017.

  • OLIVEIRA, LEISE KELLI DE ; SANTOS, ODIRLEY ROCHA DOS ; NÓBREGA, RODRIGO AFFONSO DE ALBUQUERQUE ; DABLANC, LAETITIA ; OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE . Análise do espraiamento logístico: um estudo para a região metropolitana de Belo Horizonte. TRANSPORTES (RIO DE JANEIRO) , v. 25, p. 42, 2017.

  • OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, R. L. M. ; MORGANTI, E. ; DABLANC, L. . Analysis of the potential demand of automated delivery stations for e-commerce deliveries in Belo Horizonte, Brazil. Research in Transportation Economics , p. 1, 2017.

  • DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; OLIVEIRA, RENATA LÚCIA MAGALHÃES DE ; RAMOS, CLÁUDIA MÁRCIA DE FÁTIMA ; EBIAS, DANIEL GONÇALVES . Modelo de geração de viagens de carga em áreas urbanas: um estudo para bares, restaurantes e supermercados. Transportes (Rio de Janeiro) , v. 24, p. 53-67, 2016.

  • BRACARENSE, L. S. F. P. ; ASSIS, T. A. ; OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, R. L. M. . Logistics Sprawl Assessment Applied to Locational Planning: A Case Study in Palmas (Brazil). In: Eiichi Taniguchi; Russell G. Thompson. (Org.). City Logistics 2: Modeling and Planning Initiatives. 01ed.London: ISTE - Wiley, 2018, v. 02, p. 333-350.

  • OLIVEIRA, R. L. M. ; SANTOS, P. M. ; REITH, J. ; COSTA, J. A. ; OLIVEIRA, L. K. . Urban Distribution of Craft-Brewed Beer in the Belo Horizonte Metropolitan Area. In: Eiichi Taniguchi; Russell G. Thompson. (Org.). City Logistics 3: Towards Sustainable and Liveable Cities. 01ed.London: ISTE - Wiley, 2018, v. 03, p. 299-315.

  • OLIVEIRA, L. K. ; SOUSA, P. R. ; RESENDE, P. T. V. ; OLIVEIRA, R. B. ; OLIVEIRA, R. L. M. . Viewpoint of Industries, Retailers and Carriers about Urban Freight Transport: Solutions, Challenges and Practices in Brazil. In: Eiichi Taniguchi; Russell G. Thompson. (Org.). City Logistics 1: New Opportunities and Challenges. 01ed.London: ISTE - Wiley, 2018, v. 01, p. 287-300.

  • OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; RUEDA, L. S. T. A. . Transshipment station for urban solid waste: an analysis considering city logistics concepts. In: C. A. Brebbia, Wessex Institute, UK; J. J. Sendra, Universidad de Sevilla, SPAIN. (Org.). WIT Transactions on Ecology and the Environment. XIed.Southampton: WITpress, 2017, v. 223, p. 559-569.

  • OLIVEIRA, R. L. M. ; OLIVEIRA, L. K. ; SANTOS, P. M. ; REITH, J. ; COSTA, J. A. . CRAFT-BREWED BEER URBAN DISTRIBUTION: A SPATIAL ANALYSIS FOR BELO HORIZONTE METROPOLITAN AREA. In: 10th International Conference on City Logistics, 2017, Phuket. 10th International Conference on City Logistics, 2017.

  • PEREIRA, L. S. F. ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; OLIVEIRA, L. K. . Logistics Sprawl Assessment applied to Logistic Facility planning: a case study in Palmas (Brazil). In: 10th International Conference on City Logistics, 2017, Phuket. 10th International Conference on City Logistics, 2017.

  • OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Viewpoint of Industry, Retailers, and carriers about urban freight transport: solutions, challenges, and practices in Brazil. In: 10th International Conference on City Logistics, 2017, Phuket. 10th International Conference on City Logistics, 2017.

  • OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; RUEDA, L. S. T. A. . Transshipment Station For Urban Solid Waste: an analysis considering city logistics concepts. In: Sustainable City 2017, 2017, Seville. Sustainable City 2017, 2017.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; FURQUIM, T. S. G. . ANÁLISE ESPACIAL DE RESTRIÇÕES E DESAFIOS LOGÍSTICOS EM SOROCABA. In: XXXI Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 2017, REcife. XXXI Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 2017.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; SOUZA, S. L. ; CARDOSO, L. ; CORDEIRO, C. H. O. L. . ATRIBUTOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PEDÁGIO URBANO: UMA AVALIAÇÃO SOB A ÓTICA DE ESPECIALISTAS DA ÁREA DE TRANSPORTE. In: XXXI Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 2017, REcife. XXXI Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET, 2017.

  • DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; SOUZA, S. L. ; CARDOSO, L. ; OLIVEIRA, R. L. M. . O PEDÁGIO URBANO E A ACEITABILIDADE PÚBLICA: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO CENTRAL DE BELO HORIZONTE. In: XXXI COngresso Nacional de Pesquisa em Transportes da ANPET, 2017, REcife. XXXI COngresso Nacional de Pesquisa em Transportes da ANPET, 2017.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; DINIZ, Alexandre Magno Alvez ; BARROSO, L. C. . Spatial Analysis of Urban Mobility in Belo Horizonte Metropolitan Region: a typology of the inter-city interaction intensity. In: 32nd International Geographical Congress, 2012, Cologne. 32nd International Geographical Congress, 2012.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; DINIZ, Alexandre Magno Alvez . Análise da Evolução Têmporo-Espacial da Matriz de Transportes no Brasil. In: IX ENABER, 2011, Natal - RN. Anais do IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2011. v. 1.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; PEREIRA, A. C. C. . O AEROPORTO INTERNACIONAL TANCREDO NEVES COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA ? MG, BRASIL. In: XVI PANAM, 2010, Lisboa. Anais do XVI PANAM, 2010.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; Renato Guimarães Ribeiro . Análise da Gestão Ambiental das Empresas de Transporte Coletivo de Belo Horizonte. In: XV CLATPU - Congresso Latino Americano de Transporte Público y Urbano, 2009, Buenos Aires. XV CLATPU, 2009.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; Renato Guimarães Ribeiro . Gestão Local da Mobilidade ? Projeto Piloto Bhtrans. In: XV CLATPU - Congresso Latino Americano de Transporte Público y Urbano, 2009, Buenos Aires. XV CLATPU, 2009.

  • Renato Guimarães Ribeiro ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Produção e Consumo Sustentável no Sistema de Transporte Coletivo Urbano: Diagnóstico da Produção de Serviço de Belo Horizonte. In: XXII Congresso de Ensino e Pesquisa em Transporte, 2008, Fortaleza. XXII Congresso ANPET, 2008. v. 01.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; Renato Guimarães Ribeiro ; Libânio . Modelos para Projeção de Demanda e Avaliação de Desempenho Operacional por Simulação do Terminal de Contêineres de Santos - TECON. In: XXII Congresso da ANPET, 2008, Fortaleza. Anais do XXII Congresso da ANPET, 2008.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . A Escolha Modal no Transporte de Cargas sob a Ótica da Modelagem Neuro-Fuzzy: um estudo de caso. In: XVIII ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. XVIII ANPET, 2004.

  • PEREIRA, A. C. C. ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; LEIVA, G. C. ; OLIVEIRA, W. S. ; SANTOS, P. S. . ÍNDICE DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DAS ÁREAS HOMOGÊNEAS DE ESCOLAS EM BELO HORIZONTE. In: XXX Congresso da Associação de Ensino e Pesquisa em Transportes, 2016, Rio de Janeiro. XXX Congresso da Associação de Ensino e Pesquisa em Transportes, 2016.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; PEREIRA, A. C. C. ; BESSA JUNIOR, J. E. ; FERREIRA, A. G. F. ; FARIA, G. L. . Análise do Desempenho Operacional da Movimentação de Navios de Contêineres em Santos por meio de Simulação. In: XXIX Congresso ANPET, 2015, Ouro Preto. XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - XXIX ANPET, 2015.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; CURY, Marcus Vinícius Quintella . Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas. In: XIII Panamerican Conference - Traffic and Transportation Engineering, 2004, Nova York. Anais da XIII Panamerican Conference - Traffic and Transportation Engineering, 2004.

  • DE OLIVEIRA, LEISE KELLI ; GONTIJO, N. T. ; STUBBS, L. ; OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Proposição de Modelos de Geração de Viagem para Belo Horizonte. In: 21o Congresso de Transportes e Trânsito, 2017, São Paulo. 21o Congresso de Transportes e Trânsito, 2017.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; Lacerda, E. G. ; Rodrigues ; Fernandes, D. M. . Movimentos Pendulares de Profissionais Médicos na Região Sudeste do Brasil: um estudo exploratório. In: II POSDEM - ABEP, 2011, Rio de Janeiro. Anais do II POSDEM - ABEP, 2011.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; MAGALHÃES, David José Ahouagi Vaz de . Análise Exploratória da Mobilidade Residencial na RMBH, Utilizando-se Árvores de Regressão e Classificação.. In: IX Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, 2000, Belo Horizonte, 2000.

  • OLIVEIRA, LEISE ; SANTOS, ODIRLEY ; OLIVEIRA, RENATA ; NÓBREGA, RODRIGO . Is the Location of Warehouses Changing in the Belo Horizonte Metropolitan Area (Brazil)? A Logistics Sprawl Analysis in a Latin American Context. Urban Science , 2018.

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; DE OLIVEIRA, LEISE KELLI . Análise Espacial Aplicada a Soluções de Último Quilômetro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Análise espacial aplicada à soluções de logística urbana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Análise Espacial na Solução de problemas relativos à distribuição Urbana de Mercadorias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Geoprocessamento aplicado à Logística Urbana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; PEREIRA, A. C. C. ; BESSA JUNIOR, J. E. ; FERREIRA, A. G. F. ; FARIA, G. L. . Análise do Desempenho Operacional da Movimentação de Navios de Contêineres em Santos por Meio de Simulação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; Libânio . Avaliação do Nível de Serviço da Operação Portuária do Terminal de Contêineres do Porto de Santos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Logística Estratégica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Ferrovias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; AGUIAR, Maurício Rezende . Estudo do Mercado-Alvo da Plataforma Logística Multimodal do Barreiro. 2003.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; AGUIAR, Maurício Rezende . Relatório de impacto na circulação do empreendimento Hiper Via Brasil. 2003.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; AGUIAR, Maurício Rezende . Relatório de Impacto na Circulação da expansão do Aeroporto de Belo Horizonte - Pampulha. 2003.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Plano Diretor do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, com foco no plano de circulação do município. 2003.

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de . Fatores que influenciam os preços dos serviços de transporte rodoviário de cargas. 2016. (Parecer ad hoc em projeto de pesquisa).

OLIVEIRA, Renata Lúcia Magalhães de ; CURY, Marcus Vinícius Quintella . Parâmetros para Análise de Alternativas de Transporte de Carga Internacional. 2002 (Monografia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Produção e Distribuição Urbana de Hortaliças na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem social, Descrição: O modo de vida urbano precisa ser subsidiado por diferentes atividades inerentes à concentração populacional. Um exemplo dessas atividades é a produção de alimentos e sua distribuição nos centros urbanos. Hortaliças e leguminosas, além de condimentos e ervas medicinais, formam um grupo de produtos do agronegócio que apresentam particulares importantes: (i) devem ser produzidas próximas ao local de consumo, não sofrendo armazenagem; (ii) apresentam perdas significativas durante o transporte e no manuseio, com emprego de processos e embalagens inadequadas, resultando em danos aos produtos e consequente impropriedade para consumo; (iii) são os produtos com demanda intensiva de mão de obra; e (iv) apresentam elevada lucratividade por hectare. Entretanto, cerca de 60% das hortaliças e leguminosas produzidas em regiões mais afastadas da área urbana são distribuídas nas cidades para pontos de venda ou diretamente para o consumidor final por meio de atacadistas. Recentemente, um diferente modelo de produção está se conformando em grandes cidades: as hortas urbanas. Como tendência mundial, esse conceito está se instalando nas cidades brasileiras, mas ainda de forma incipiente. As hortas urbanas apresentam benefícios ambientais, urbanísticos, sociais e econômicos, além de trazer a população para explorar ativamente as cidades e reduzir os custos ao consumidor final. Assim, neste trabalho, apresenta-se como objetivos: (i) diagnóstico e análise do cenário status quo na Região Metropolitana de Belo Horizonte; (ii) identificação e caracterização de espaços urbanos ociosos, mercado consumidor potencial e áreas residenciais de população de baixa renda no município como elementos para configuração do modelo de hortas urbanas; (iii) análise comparativa entre os modelos sob diferentes aspectos; e (iv) proposição de diretrizes para implementação do modelo investigado. Como técnicas para as diferentes etapas serão consideradas a estatística descritiva, uni e bivariada, técnicas de mineração de dados e métodos de análise espacial (softwares R, ArcGIS e QGIS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Macroanálise Ferroviária: propostas para o Brasil, Descrição: Ferrovias são sistemas complexos estruturalmente e demandam importantes aportes financeiros em investimentos e custeio operacional. Entretanto, as vantagens competitivas frente aos demais modos terrestres são significativas e refletem ganhos relacionados a: (i) eficiência energética e operacional, por meio de ganhos de escala; (ii) menores impactos ambientais tanto na instalação como na operação, com menor emissão de gases de efeito estufa e outras externalidades ambientais promovidas pela movimentação de pessoas e bens; e (iii) elevada capacidade de transporte e ganhos em nível de serviço. O transporte ferroviário no Brasil apresenta problemas estruturais. Considerando-se a movimentação de carga no Brasil, existe uma forte concentração no uso do sistema rodoviário (cerca de 60% da produção de transportes), mesmo frente à predominância de fluxos de commodities com origem no interior do país e destino ao mercado internacional. As ferrovias respondem apenas por pouco mais do que 20% dessa produção. Em conjunto, a malha metroviária brasileira apresenta menor extensão do que, individualmente, os sistemas das cidades de Nova York, Tóquio, Shangai e Londres. Além disso, em termos regionais, há apenas duas linhas ferroviárias de transporte de passageiros que operam em trecho compartilhado com a movimentação de cargas. Assim, torna-se necessário promover políticas públicas e ações que busquem (i) maior acessibilidade; e (ii) maior equidade espacial e socioeconômica. Para tanto, por meio deste projeto, pretende-se realizar uma macroanálise do setor ferroviário brasileiro em escalas urbana e regional, para o transporte de cargas e pessoas. Serão então confrontadas características locacionais da demanda urbana e regional pelo transporte ferroviário e, por fim, serão propostos encaminhamentos para a remodelagem do sistema atual e a proposição de novos investimentos na estrutura ferroviária brasileira, visando a promoção de maior equidade espacial na distribuição da oferta do transporte ferroviário e na promoção de integração econômica do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Análise Espacial aplicada à Logística Urbana, Descrição: A distribuição urbana de mercadorias é necessária para sustentar o modo de vida nas cidades. Entretanto, identificam-se diversos impactos negativos relacionados a esta atividade nas áreas urbanas, como: aumento do congestionamento, emissão de poluentes, aumento do ruído, condições operacionais de transporte menos eficientes, dentre outros. Desta maneira, a logística urbana, que visa promover soluções para a redução destes impactos, garantindo eficiência na movimentação das mercadorias, tem sido objeto de investigação de pesquisadores e profissionais em Engenharia de Transportes e áreas correlatas. Consequentemente, métodos quantitativos são usualmente empregados no tratamento dos problemas supracitados, considerando, quase que exclusivamente, as relações entre os atributos identificados. Por outro lado, mesmo o transporte sendo um fenômeno intrinsecamente espacial, os problemas, os desafios e a proposição de soluções para a logística urbana não são comumente discutidos considerando-se a localização destas atividades no espaço. A espacialização da informação e as técnicas de análise espacial podem agregar valor, de forma significativa, às análises relacionadas à distribuição urbana de mercadorias. Desta maneira, este projeto tem como objetivo relacionar os diferentes problemas enfrentados para executar o transporte de mercadorias nas áreas urbanas e as técnicas de tratamento da informação espacial e de análise espacial, visando estruturar uma nova diretriz metodológica para estudos dessa natureza. Serão exploradas publicações diversas sobre logística urbana para identificação e caracterização dos problemas enfrentados na execução destas atividades. De maneira adicional, serão discutidas as técnicas espaciais e identificados e explorados diferentes software livres ou open souce para implementação computacional. Dados reais, coletados em outras pesquisas, serão utilizados para validação das propostas metodológicas. Estas técnicas serão exploradas sob a ótica de diversos atores da logística urbana e poderão ser úteis tanto na proposição de soluções e consequente subsídio à definição de políticas públicas, quanto ao incremento da metodologia de ensino na área de conhecimento Engenharia de Transportes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / DE OLIVEIRA, LEISE KELLI - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Ian de Paula Caliari - Integrante / Igor Santos Paranhos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Distribuição urbana de mercadorias em cidades históricas brasileiras: proposição de políticas públicas para manutenção do acervo arquitetônico e eficiência da atividade, Descrição: As cidades históricas brasileiras enfrentam o desafio de desenvolver projetos de mobilidade urbana, compatibilizando a preservação do patrimônio cultural e a manutenção das características originais com o fluxo de veículos. O fluxo intenso de veículos existente nessas cidades tem impactos para a preservação do patrimônio histórico, bem como para a distribuição urbana de mercadorias, necessário para a manutenção das atividades econômicas nestas cidades. Esses impactos são mais percebidos nos centros históricos, onde há predominância de atividades comerciais e administrativas. Uma possível solução para reduzir os impactos relacionados ao transporte de carga é investigar diferentes formas de entrega urbana. Posto isso, o objetivo principal do estudo é identificar os fatores relevantes na implantação de um CDU para atender cidades históricas brasileiras, considerando o transporte ativo como forma de entrega urbana nos centros históricos. Para isso, considerando critérios de sustentabilidade (econômicos, sociais e ambientais), técnicos e históricos identificados na literatura, uma pesquisa é proposta para varejistas e transportadoras. A pesquisa será aplicada em cidades históricas mineiras, a partir da identificação de áreas com restrição de acesso aos veículos de carga. Ainda, os planos de mobilidade, se existentes, serão analisados para identificar as propostas referentes a carga urbana. Considerando os resultados da pesquisa de campo, a análise descritiva e a análise fatorial exploratória dos dados serão utilizados para encontrar os fatores de sucesso de tal iniciativa. Dos resultados esperados, pretende-se fornecer as cidades históricas mineiras subsídios para o desenvolvido de planos de mobilidade urbana incorporando a carga, fato ainda ignorado na maioria dos planos de mobilidade. Por fim, pretende-se contribuir com a literatura internacional no que se refere a distribuição urbana de mercadorias em sítios históricos, temática ainda incipiente. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante / Leonardo Herszon Meira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Modelos de Geração de Viagens de Carga para Cidades Brasileiras, Descrição: A distribuição urbana de mercadorias impulsiona o desenvolvimento econômico, apesar dos impactos negativos relacionados à atividade. Um aspecto importante da distribuição urbana de mercadorias é a geração de viagens de carga, que, de forma concentrada, ocorre em locais denominados Polos Geradores de Viagens de Carga (PGV Carga). Quando um empreendimento tem potencial de produzir e atrair viagens de veículos de carga, os impactos causa- dos por ele no sistema viário são diferenciados e relacionam-se ao seu porte e à região em que se encontra instalado, sendo mais expressivos quando localizados em áreas urbanas. Assim, a identificação dos fluxos de veículos de carga gerados é também de grande importância para o gerencia- mento da mobilidade da região do entorno desses empreendimentos. Tendo em vista a necessidade de realizar estudos relacionados à geração de viagens de empreendimentos caracterizados como PGV Carga, este projeto tem por objetivo desenvolver modelos de geração de viagens de carga para diferentes realidades brasileiras. Ainda, considera-se que a abordagem para a modelagem da demanda de carga indica que a escolha do modelo (baseado no veículo, mercadoria, entrega ou mistos) depende da disponibilidade dos dados e da aplicação do modelo (Kulpa, 2014). Portanto, mesmos os modelos mais sofisticados podem não fornecer bons resultados se os dados de entrada não são confiáveis (Kulpa, 2014). Desta forma, o escopo, a abordagem metodológica e a fonte de dados são elementos importantes no processo de modelagem da demanda (Comi et al., 2012). Para tanto, o processo de modelagem desenvolvido por Oliveira et al. (2016) será o ponto de partida do projeto. Os dados de entrada foram obtidos de pesquisas realizadas no contexto brasileiro. A correlação entre as variáveis que descrevem a geração de viagens será analisada para cada cidade, por cada segmento econômico. Os modelos serão desenvolvidos considerando as diretrizes do estudo de Holguín-Veras et al. (2012). Os resultados também serão analisados espacialmente para analisar a importância da localização e da geração de viagens no espaço para a definição de políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Análise do espraiamento logístico no contexto brasileiro, Descrição: Compreender a localização de facilidades logísticas no contexto metropolitano é importante para identificar problemas e propor soluções mais assertivas. Isto deve-se ao fato de que embora os veículos sejam importantes para o transporte urbano de mercadorias, a localização do armazéns pode gerar vantagem competitiva na distribuição urbana de mercadorias (Taniguchi et al., 2016 ). Para Heitz e Dablanc (2015 ), as áreas metropolitanas têm localização privilegiada para instalação de facilidades logísticas pela presença de infraestrutura de transporte, potenciais clientes e disponibilidade de mão de obra. Em alguns casos, a localização de facilidades logísticas na periferia de regiões metropolitanas pode estar associada à expansão urbana (Oliveira et al., 2016) . Neste contexto, determinar a localização das facilidades logísticas é importante para detectar se houve espraiamento logístico em uma área, este fenômeno definido por Dablanc e Rakotonarivo (2010) , como o movimento de facilidades logísticas dos centros urbanos para áreas periféricas de uma região metropolitana. Compreender este fenômeno é importante devido as externalidades negativas associadas ao transporte urbano de mercadorias, e a distribuição espacial das facilidades (Sakai et al., 2016 ; Taniguchi et al. 2016). Ainda, segundo Taniguchi et al. (2016), a observação do espraiamento das facilidades logísticas em uma área metropolitana em um período de tempo é necessária para investigar os benefícios da preservação de áreas de logística intensiva nos centros urbanos com objetivo de diminuir as distâncias percorridas pelos veículos de carga. Os autores discorrem, ainda, sobre a necessidade de entender e quantificar como isso afeta a distribuição urbana de mercadorias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Leise Kelli de Oliveira - Coordenador / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante / Leatitia Dablanc - Integrante / Odirley Rocha dos Santos - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Determinação de soluções de Logística Urbana para a distribuição e retorno de vasilhame da cadeia produtiva de cervejas artesanais na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Descrição: O consumo de cervejas artesanais tem crescido no Brasil nos últimos anos. Minas Gerais se destaca pela presença de diversos produtores e de um mercado consumidor expressivo, sendo atualmente considerada a ?Bélgica brasileira?. Entretanto, os pequenos produtores (nanocervejarias e produtores ciganos) apresentam dificuldades operacionais relativas à viabilização da distribuição de seus produtos e apresentam margens de lucro bastante reduzidas e, por vezes, negativa, dificultando sua entrada no mercado. Uma maneira de reduzir os custos operacionais destes pequenos cervejeiros é tornar a cadeia de suprimentos e o processo de aquisição de insumos mais eficiente. Surge, portanto, a proposta de determinar, tanto em relação ao dimensionamento como quanto à localização, facilidades logísticas e pontos de recebimento para viabilizar, técnica e economicamente, o fluxo reverso de garrafas no pós-consumo. Para tanto, pretende-se utilizar dados de pesquisa anterior referentes ao perfil de consumo de cerveja artesanal e à propensão de utilização de diferentes estruturas logísticas para devolução. Por meio destes dados primários e da localização espacial dos locais de produção, distribuição e consumo, serão propostos os locais de instalação de equipamentos de coleta das garrafas e facilidades logística para a consolidação do vasilhame. A devolução da garrafa será estimulada por uma bonificação ao consumidor e os custos da cadeia de suprimentos reversa serão otimizados visando o retorno e reuso das garrafas. Por fim, será feita uma avaliação técnico-econômica das proposições logísticas feitas pelos pesquisadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / DE OLIVEIRA, LEISE KELLI - Integrante / Alice Fernandes Lages Ferreira - Integrante / Joanna Wilkołek - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Análise comportamental dos agentes em logística urbana: Estudo comparativo para definição de políticas públicas para o transporte urbano de carga, Descrição: O principal objetivo deste projeto é identificar as principais necessidades e anseios dos agentes da logística urbana para definição de políticas públicas para o transporte urbano de mercadorias. São metas a serem alcançadas: - Identificar os principais agentes da logística urbana no contexto brasileiro; - Entender o comportamento dos agentes de logística urbana; - Identificar a percepção (necessidades e expectativas) dos agentes da logística urbana perante diferentes políticas para o transporte urbano de mercadorias; - Realizar um estudo comparativo internacional, através da obtenção de dados em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Roma (IT), Palmas (TO) e Sorocaba (SP) para identificar semelhanças e divergências no comportamento dos agentes; - Validar uma metodologia de análise comportamental dos agentes da logística urbana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Leise Kelli de Oliveira - Integrante / Bruno Vieira Bertoncini - Integrante / Edoardo Marcucci - Integrante / José Geraldo Vidal Vieira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira - Integrante / Valerio Gatta - Integrante / Rodrigo Afonso de Albuquerque Nóbrega - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Panorama do mercado de movimentação de cargas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Descrição: O desenvolvimento e adensamento do entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) proporcionarão o aumento da demanda de pessoas e de cargas na região, o que afetará além dos processos logísticos (e.g., informações, armazenagem e distribuição), os sistemas de transporte de cargas e de passageiros. Além das mudanças de contexto, a recente concessão do AITN, justificam a realização de um diagnóstico do cenário atual, da abrangência e das potencialidades do aeroporto para subsidiar a gestão. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo analisar a movimentação histórica de cargas que transitam pelo terminal de cargas (TECA) do AITN, os principais segmentos econômicos e as respectivas empresas que demandam a movimentação de cargas na estrutura logística instalada no entorno imediato do AITN, assim como estruturar uma rede de fluxos de transportes de carga com origem e destino no AITN. Para tratamento dos dados, serão utilizados os software Excel e ArcGis. Espera-se obter uma avaliação geral do sistema logístico do TECA no período de 2010 a 2014 e realizar um panorama das operações do terminal de cargas no mesmo período. Espera-se também, com o estudo, contribuir para a logística aeroportuária e o planejamento do sistema de transporte de cargas por meio da utilização de métodos de análise espacial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Anna Carolina C. Pereira - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    A bicicleta como uma opção para o deslocamento entre os campi do CEFET-MG, em Belo Horizonte, Descrição: O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) conta com um serviço de transporte para o deslocamento de alunos e servidores entre os seus campi em Belo Horizonte, denominado Intercampi. Em pesquisa realizada em 2013 por estudantes da referida instituição, verificou-se que os alunos, quando se deslocam entre as unidades, utilizam mais o carro ou o transporte coletivo por ônibus do que o Intercampi, apresentando assim, a maior utilização do modo motorizado. No intuito de propor a mudança de hábitos e incentivar o uso de modos não motorizados nos deslocamentos de curta distância, como a bicicleta, esta pesquisa tem como objetivo verificar a viabilidade de se implantar uma ciclovia no trajeto entre o Campus I ao Campus II do CEFET-MG e de verificar a aceitabilidade do uso desse modo por parte da comunidade Cefetiana. A coleta de dados dar-se-á por meio de análise de projeto viário, de pesquisas de transportes e trânsito e de opinião. Espera-se obter um diagnóstico da infraestrutura viária e poder apresentar uma proposta de implantação da ciclovia, caso seja viável, para outras instâncias governamentais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / Anna Carolina C. Pereira - Coordenador / Guilherme de Castro Leiva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Análise da integração da logística urbana no sistema do transporte regional, Descrição: Uma maneira de se aumentar a competitividade de um país é aumentando a eficiência das atividades logísticas e de transportes, principalmente no entorno dos portos e aeroportos. Assim, a implantação de plataformas logísticas e a estruturação de corredores econômicos multimodais surge como solução para que o Brasil atraia indústrias oferecendo redução nos custos de transportes. Como uma evolução do conceito de Plataforma Logística, o conceito freight village abrange duas concepções complementares: a infraestrutura de transportes e o desenvolvimento de atividade econômica. Como uma infraestrutura de transportes, considerando o conceito freight village, a plataforma logística desempenha importante papel: promoção da transferência modal da rodovia para a ferrovia e melhorar as redes intermodais inter-regionais entre as zonas urbanas. Isto essencialmente cria uma rede hub-and-spoke para o transporte de carga; e (ii) redução dos processos de transporte dentro das cidades e áreas urbanas. Assim, os objetivos da contextualização da consolidação e distribuição urbana em uma plataforma logística são otimizar as operações logísticas, estimular a intermodalidade e reduzir o tráfego urbano e os seus impactos negativos ao meio ambiente urbano. Isto é importante pois o transporte de mercadorias em meio urbano acarreta diversos impactos decorrentes do tráfego de veículos de grande porte em vias compartilhadas com modos de transporte urbanos, tais como poluição ambiental, ruído, congestionamentos, vibração, entre outros. No entanto, a demanda do transporte de carga é crescente e fundamental para o desenvolvimento econômico das cidades. A gestão dos conflitos inerentes a esse cenário é um importante desafio, ao qual tem se dedicado estudos em Logística Urbana. Neste contexto, a Aerotrópole de Belo Horizonte e da Plataforma Logística de Porto Nacional/Palmas reúnem características propícias para o estudo da integração da logística urbana no transporte regional, baseada no conceito de freight village, e das contribuições que essa integração pode trazer ao transporte de carga urbano. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto é analisar a contribuição da integração da logística urbana no sistema de transporte regional para a redução dos problemas de mobilidade urbana em cidades brasileiras por meio de dois estudos de casos, a saber: Palmas e Aerotrópole de Belo Horizonte. Para desenvolvimento deste projeto, serão realizado: (i) revisão bibliográfica dos temas relevantes para construção do arcabouço teórico que proporcione embasamento científico-tecnológico para construção das contribuições metodológicas e práticas; (ii) planejamento e levantamento de dados em fontes primárias, secundárias e das visitas em campo, essenciais para que haja êxito nessas etapas; (iii) georreferenciamento da informação coletada e análise dos dados especializados; (iv) definição de premissas para o estudo; (v) análise da infraestrutura logística e interação espacial das áreas de estudo; (vi) desenvolvimento de indicadores; (vii) análise de cenários; (viii) análise comparativa e proposições; (ix) desenvolvimento de software para suporte nas análises. Como resultado do projeto, espera-se contribuir para uma nova visão de planejamento com a integração do transporte urbano regional, fornecendo subsídios técnico-científico para o desenvolvimento de sistemas similares em outras cidades brasileiras. Além disso, a proposta metodológica para analisar o sistema de transporte regional para a distribuição urbana de mercadorias pode ser aplicada em outros centros urbanos, consistindo na principal contribuição técnica deste trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / Anna Carolina C. Pereira - Integrante / Guilherme de Castro Leiva - Integrante / Leise Kelli de Oliveira - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Avaliação de Ferramentas Computacionais para o Ensino de Engenharia de Transportes na Educação Profissional e Tecnológica, Descrição: Serão pesquisadas informações científicas a respeito da área de conhecimento, identificando, adicionalmente, os sistemas/softwares disponíveis para avaliação deverão ser pesquisados. Será desenvolvida metodologia de avaliação comparativa e selecionado o sistema/software mais adequado para cada tecnologia. Posteriormente, será desenvolvido material didático para implementação dos sistemas/softwares no ensino profissional e tecnológico em nível médio. Será, finalmente, elaborado um relatório final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador / RIBEIRO, Renato Guimarães - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Modelo Neuro-Fuzzy para Escolha Modal no Transporte de Cargas, Descrição: O processo de escolha modal no transporte de cargas pode ser definido como a busca do atendimento do nível de serviço demandado pelos clientes, equilibrando custos logísticos e qualidade no atendimento. A decisão quanto ao modo de transporte a ser utilizado para uma dada aplicação depende dos atributos objetivos, facilemente quantificáveis e subjetivos. A aplicação de métodos lineares como ferramentas de decisão não permite considerar a subjetividade do processo decisório. Em contrapartida, os modelos comportamentais que permitem considerar parâmetros subjetivos são bastante complexos. Recentemente a Tecnologia Neuro-Fuzzy foi utilizada por Oliveira (2004) na elaboração de um modelo aplicado à escolha modal de transporte de carga considerando a convergência de informações quantitativas e qualitativas sem que haja perda da subjetividade. Esse projeto de pesquisa visa avaliar a aplicação do modelo proposto à modelagem do processo de escolha modal no transporte de cargas, baseada em informações quantitativas e nas avaliações de especialistas obtidas em pesquisas dirigidas aos embarcadores de bens de consumo sediados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando os resultados obtidos o modelo proposto será ajustado para ser utilizado como ferramenta adequada à escolha modal no transporte de cargas por empresas que demandam o transporte como parte de seu processo produtivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2001

    Distribuição Espacial da População na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Caracterização de suas Condições de Acessibilidade. Órgão de Fomento: CNPq, Descrição: Levantamento da área de estudo e dados referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte (pesquisa domiciliar origem/destino). Análise das características gerais dos grupos domiciliares considerados. Análise do comportamento da demanda por transportes. Conclusões sobre a mobilidade residencial frente às características dos grupos e da demanda por transporte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / David José Ahouagi Vaz de Magalhães - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Técnicas de Avaliação e Previsão de Demanda de Transporte dentro do programa RECOPE/FINEP. Participação não remunerada., Descrição: Projeto inserido no programa RECOPE/FINEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / David José Ahouagi Vaz de Magalhães - Coordenador.

  • 2000 - 2000

    Mobilidade Residencial e Sistema de Transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Órgão de fomento: FAPEMIG., Descrição: Investigações preliminares sobre a mobilidade residencial urbana utilizadas para elaboração de estudos prospectivos da demanda de transportes em áreas urbanas. Dados considerados - pesquisa origem/destino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desenvolvimento de modelos estatísticos de previsão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira - Integrante / David José Ahouagi Vaz de Magalhães - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Paraninfa do 72 Seminário de Graduação de Técnicos - Formandos do Curso Técnico em Transportes e Trânsito, CEFET-MG.

2010

Paraninfa do 69 seminário de graduação de técnicos industriais - Formandos do Curso Técnico em Transportes e Trãnsito, CEFET-MG.

2009

Professora Homenageada dos Formandos em Engenharia de Produção Civil, CEFET-MG.

2009

Paraninfa do 67 seminário de graduação de técnicos industriais - Formandos do curso técnico de Transportes e Trânsito, CEFET-MG.

2008

Paraninfa do 66 seminário de graduação de técnicos industriais - Formandos do curso técnico de Transportes e Trânsito, CEFET-MG.

2007

Paraninfa do 65 seminário de graduação de técnicos industriais - Formandos do curso técnico de Transportes e Trânsito, CEFET-MG.

2007

Professora homenageada pela turma de Administração - Formandos de 2007, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI.

2005

Prêmio pela Orientação da Melhor Monografia do curso de Administração da FUNCESI - 2005, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI.

2005

Professora Homenageada do curso de administração - Formandos do segundo semestre de 2005, Faculdade Novos Horizontes.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordentação de Transportes, Departamento de Engenharia de Transportes. , Avenida Amazonas - de 5122 a 5698 - lado par, Nova Suíssa, 30421056 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 33197107, Ramal: 7107, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Servidora pública lotada no Departamento de Engenharia de Transportes do CEFET-MG. Coordenadora dos cursos técnicos em Transportes e Trânsito e Estradas entre 2006 e 2009.

    Atividades

    • 02/2017

      Ensino, Engenharia de Transportes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia de Transportes

    • 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Transportes, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração do projeto do curso de Mestrado em Engenharia de Transportes.

    • 07/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-MG, .,Cargo ou função, Câmara temática 2 para avaliação de projetos de Iniciação Científica das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes.

    • 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Transportes, .,Cargo ou função, Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente do Departamento de Engenharia de Transportes (CPADD/DET).

    • 05/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretor Geral, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (CAEPT).

    • 08/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia de Transportes, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão do Transporte de Cargas, Legislação de Transportes e Trânsito, Logística Aplicada, Operação do Transporte de Cargas, Políticas e Planejamento de Transportes, Transportes de Carga, Logística

    • 10/2016 - 11/2016

      Ensino, Especialização em Transportes e Trânsito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação de Projetos de Transportes

    • 08/2016 - 10/2016

      Ensino, Especialização em Transportes e Trânsito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Logística Urbana de Cargas

    • 02/2016 - 10/2016

      Direção e administração, Departamento de Engenharia de Transportes, .,Cargo ou função, Coordenação do curso Engenharia de Transportes - Graduação.

    • 06/2016 - 08/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Transportes, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora do I Encontro Nacional dos Cursos de Engenharia de Transportes.

    • 03/2015 - 02/2016

      Direção e administração, Departamento de Engenharia de Transportes, .,Cargo ou função, Sub-Coordenação da Engenharia de Transportes.

    • 03/2010 - 05/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Transportes, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração de proposta de projeto pedagógico para implantação de curso superior em Engenharia de Transportes em Belo Horizonte.

    • 03/2007 - 11/2009

      Direção e administração, Coordentação de Transportes, .,Cargo ou função, Coordenação dos cursos de Estradas e Transportes e Trânsito.

    • 07/2008 - 08/2008

      Ensino, Especialização em Transportes e Trânsito, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Projetos de Investimentos em Transportes

    • 03/2006 - 02/2007

      Direção e administração, Coordenação de Laboratórios de Transportes, Campus I.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 2003 - 2005

    Companhia Vale do Rio Doce

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Ferroviária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuando como Engenheira Ferroviária Trainee na área de Planejamento de Transporte Ferroviário.

    Atividades

    • 09/2003 - 04/2005

      Serviços técnicos especializados , Logística, Ferrovia Centro Atlântica.,Serviço realizado, Planejamento mensal de transporte e projetos de otimização de processos.

    • 09/2003 - 04/2005

      Treinamentos ministrados , Logística, Ferrovia Centro Atlântica.,Treinamentos ministrados, Tutora de treinamento do ERP dedicado a Ferrovia Unilog

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Docente permanente credenciado, Enquadramento Funcional: Docente permanente no mestrado, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Docente permanente credenciada no Mestrado em Geotecnia e Transportes da UFMG. Docente das disciplinas Geografia dos Transportes e Planejamento de Transportes

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substittuto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora substituta, contratada por processo de concurso público.

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Contrato de prestação de serviços para a disciplina Fundamentos de Estatística e Análise da Decisão do curso de especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes. Contrato de prestação de serviços para a disciplina Modelos de Filas e Simulação em Logística do curso de especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transportes.

  • 2000 - 2001

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/2005 - 01/2006

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Técnico-Econômica de Transportes, Transporte sobre Trilhos

    • 02/2005 - 01/2006

      Ensino, Logística Estratégica e Sistemas de Transportes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Estatística e Análise da Decisão, Modelos de Filas e Simulação em Logística

  • 2003 - 2006

    Técnicos Em Transporte Ltda

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Contrato de prestação de serviços, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Consultora contratada para prestação de serviços - Participação em projetos de consultoria em transportes e logística.

    Atividades

    • 06/2005 - 01/2006

      Serviços técnicos especializados , Técnicos Em Transporte Ltda, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Participação no levantamento de demanda de transporte rodoviário para os trechos a serem concedidos em 2005..

    • 01/2003 - 09/2003

      Serviços técnicos especializados , Técnicos Em Transporte Ltda, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Participação na Elaboração do Relatório de Impacto na Circulação do Empreendimento Hiper Via Brasil - Barreiro..

    • 01/2003 - 09/2003

      Serviços técnicos especializados , Técnicos Em Transporte Ltda, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Participação na elaboração do Relatório de Impacto na Circulação para a Expansão do Aeroporto da Pampulha..

    • 01/2003 - 09/2003

      Serviços técnicos especializados , Técnicos Em Transporte Ltda, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Participação na elaboração do Plano Diretor do Município de São Gonçalo do Rio Abaixo, com foco no Plano de Circulação do Município..

    • 01/2003 - 09/2003

      Serviços técnicos especializados , Técnicos Em Transporte Ltda, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Participação na elaboração do Estudo de Mercado Alvo da Plataforma Logística Multimodal do Barreiro, contratado pela FJP..

  • 2005 - 2006

    Fundação Dom Cabral

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 15

  • 2003 - 2006

    Faculdade Novos Horizontes

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2003 - 01/2006

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Gestão de Transportes, Pesquisa Operacional, Logística da Distribuição, Canais de Distribuição

  • 2005 - 2006

    Fundacao de Ensino Superior de Itabira

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

    Atividades

    • 02/2005 - 01/2006

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração da Produção, Administração da Qualidade

    • 02/2005 - 03/2005

      Ensino, Especialização Em Marketing e Estratégia Empresari, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Logística Empresarial

  • 1999 - 1999

    Canopus Empreendimentos e Incorporações Ltda

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/1999 - 12/1999

      Estágios , Sede Administrativa, Orçamento e Planejamento de Obras.,Estágio realizado, Planejamento e orçamento de obras vinculadas ao setor de construção civil..

  • 1997 - 1997

    USA English School

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1997 - 12/1997

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas particulares de Inglês para adolescentes e adultos

  • 1996 - 1999

    Professora de Inglês

    Vínculo: Professora particular, Enquadramento Funcional: Professora particular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de inglês. Aulas ministradas individualmente ou em grupos.

    Atividades

    • 01/1996 - 12/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas particuladas de inglês ministradas individualmente ou em grupos.