Sidney Gomes Azevedo

Graduação em química (licenciatura) pela Universidade Estadual do Amazonas -UEA, Mestrado (2014) e doutorado (em fase de conclusão) em química pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Tem experiência na área de produtos naturais com caracterização química de óleos essenciais através de CG/EM e CG/FID. Desenvolveu projeto CNPq de Inovação Tecnológica, como técnico químico responsável. Ainda tem experiencia na área de nanotecnologia aplicada a produtos naturais. Tem conhecimento em síntese (por diferentes métodos) e caracterização de nanopartículas poliméricas biodegradáveis, através de técnica de Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS), Microscopia por força atômica (AFM), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia UV/VIS, High performance liquid chromatography, HPLC. Liberação controlada de ativos naturais a partir de carreadores poliméricos em diferentes meios. Avaliação da estabilidade de nanossistemas poliméricos por diferentes parâmetros.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de pós graduação em Química

2017 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: Encapsulamento do Óleo Essencial da Piper nigrum em Nanopartículas de Poli-ε-caprolactona (PCL) e Gelatina: Avaliação da Estabilidade e da Atividade Inseticida,
Prof. Dr. Edgar Aparecido Sanches. Coorientador: Dra. Amanda Luizetto dos Santos. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Produtos Naturais; Óleos Essenciais; Nano partículas; Biodefensivo.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Química

2012 - 2014

Universidade Federal do Amazonas
Título: ESTUDO FITOQUÍMICO DE Eugenia spp ( MYRTACEAE) OCORRENTE NA RESERVA DUQUE MANAUS,Ano de Obtenção: 2014
MARCOS BATISTA MACHADO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado interrompido em 2009 em Engenharia Química

2008 - Interrompido

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Maria Helena;Ano de interrupção: 2009

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA

2004 - 2008

Universidade do Estado do Amazonas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Redação de Patentes, além dos guias + oficinais práticas. (Carga horária: 12h). , Axonal Consultoria Tecnológica, AXONAL, Brasil.

2018 - 2018

Análise multivariada de dados químicos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2018 - 2018

Microscopias/ Ferramentas em Nanotecnologia. (Carga horária: 4h). , Laboratório Nacional de Nanotecnologia, LNNANO, Brasil.

2018 - 2018

Compreensão Escrita: estratégias. (Carga horária: 16h). , Idiomas Sem Fronteiras, ISF, Brasil.

2018 - 2018

IV OFICINA DO CONHECIMENTO SISTEBIB. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2017 - 2017

Operador de Produção de Fármacos e Medicamentos. (Carga horária: 400h). , Residência Educação, R E, Brasil.

2016 - 2016

Leitura para Exames de Proficiência em Inglês. (Carga horária: 32h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2014 - 2014

Cromatografia Gasosa - Espectrometria de Massas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Jogos em Ensino de Química - Teoria, Métodos e Aplicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Jogos em Ensino de Química - Teoria, Métodos e Aplicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Química Verde. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Utilização de animações como recurso para o Ensino de Química. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Segurança em Laboratórios. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Dinâmica Molecular: Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

A Química Forense no Laboratório de Ensino. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em Iniciação Cientifica -PAIC. (Carga horária: 50h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Iniciação Cientifica -PAIC. (Carga horária: 50h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2006 - 2006

PROGRAMA ALIMENTO SEGURO. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, SEBRAE\ AM, Brasil.

2006 - 2006

TRATAMENTO DE ÁGUA. (Carga horária: 12h). , CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA XIV REGIÃO, CRQ, Brasil.

2006 - 2006

Curso Prático De Cultura De Fungos. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2006 - 2006

Ciclo Reprodutivo De Arpya aphygea (Gavião Real). (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2004 - 2004

FUNDAMENTOS DE MATEMATICA ELEMENTAR. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares. "OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITO HÍBRIDO REFORÇADO COM FIBRA DE COCO VERDE E PUPUNHA". 2019. (Exposição).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares. IMUNOSSENSOR ELETROQUÍMICO BASEADO EM NANOCOMPÓSITO POLIMÉRICO FUNCIONALIZADO COM NANOTUBOS DE TiO2 PARA IMOBILIZAÇÃO DE ANTICORPOS. 2019. (Exposição).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE BEBIDAS FERMENTADAS DE PITAYA-ROXA. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DO RESÍDUO DE CAL DE CARBURETO. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.ESTUDO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE PIMENTAS AMAZÔNICAS DO GÊNERO Capsicum. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.Síntese e caracterização de nanopartículas poliméricas biodegradáveis para encapsulamento de óleo essencial de Piper nigrum. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.INCORPORAÇÃO DA ANTOCIANINA DE SUCO CLARIFICADO DE JUÇARA (EUTERPE EDULIS) EM ARGILA BENTÔNICA.. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DO FRUTO DE Ochroma pyramidale. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.Análise de estabilidade do nanossistema polimérico á base de gelatina submetido a 35°C. 2019. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.Influencia de conservantes e temperatura em sistemas biopoliméricos de liberação controlada. 2019. (Outra).

II Conferência de Materiais com Aplicações Multidisciplinares - M.POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS COMO MATERIAIS ENCAPSULANTES DE BIOATIVOS. 2019. (Outra).

I Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares.Liberação controlada do óleo essencial das especies de Piper Aduncum e Piper Hispidinervum encapsulados em nanopartículas a base de gelatina. 2018. (Outra).

II Conferencia de Materiais com Aplicações Multidisciplinares. 2018. (Outra).

III International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics. Encapsulation essential oil Pepper black (Piper nigrum) in gelatin nanoparticles. 2018. (Congresso).

III International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics.?From the Photogeneration of Rare Molecules in Cryogenic Matrices to the Quest of High-Energy Crystals, the Unsuspected Parenthood of Rare Conformers: A Journey to the Spectroscopists? Wonderland?. 2018. (Outra).

International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics (MP2). Encapsulation Essential Oil of black pepper (Piper nigrum) in Gelatin Nanoparticles. 2018. (Congresso).

IV FEIRA DO CONHECIMENTO SISTEBIB. 2018. (Oficina).

IV FEIRA DO CONHECIMENTO SISTEBIB. 2018. (Oficina).

VI Semana de Ciencia e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas UFAM.Nanopartículas poliméricas de Gelatina como carreador do óleo essencial de Piper Nigrum. 2018. (Outra).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Óleo essencial de Lippia origanoides Kunth: Um possível pesticida natural nanoencapsulado. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Óleo essencial de Lippia origanoides Kunth: Um possível pesticida natural nanoencapsulado. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Síntese e caracterização de nanocápsulas de tapioca e policaprolactona pelo método de nanoemulsão. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Estudos de formação e estabilidade de Nanoparticulas de gelatina como carreador de óleo essencial de Licaria Puchury major para uso como biodefensivo. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Bioatividade larvicida do óleo essencial de Piper Nigrum. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Caracterização de micropartículas com óleo de alho usando Microscopia de Força Atômica (AFM). 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Nanocápsulas biodegradáveis carreadas com óleo essencial de Piper Hispidinervum para o combate de larvas do Aeds Aegypti. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Estudos de formação e estabilidade de Nanoparticulas de gelatina como carreador de óleo essencial de Licaria Puchury major para uso como biodefensivo. 2017. (Exposição).

Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFAM. Nanocápsulas biodegradáveis carreadas com óleo essencial de Piper Hispidinervum para o combate de larvas do Aeds Aegypti. 2017. (Exposição).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Lantana camara e sua atividade larvicida contra aedes aegypti. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.caracterização estrutural e morfológica N-2(Hidroxietil) anilina. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Pesticida Natural contra aedes aegypti, tetranichus urticae e Cerataphis lataniae com base no óleo essencial de Lippia Origanóide.. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Bioatividade do Óleo Essencial das sementes de Licaria puchury-major contra Aedes aegypti, Tetranychus urticare e Cerataphis lataniae. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Bioatividade do óleo essencial de alho (allium sativum) sobre aedes aegypti. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Composição química e bioatividades de duas especies de Piperaceae: P. aduncum e P. hispidinervum. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Eficiência do óleo essencial de especie amazônica Piper nigrum para o controle de larvas de aedes aegypti. 2017. (Outra).

Agilent technologies.Preparação de Amostra - Qual Sua Importância? Colunas para HPLC, Porque Suas Análises Precisam de Alta Qualidade!. 2016. (Seminário).

II International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics. 2016. (Congresso).

II International Conference on Molecules, Polymers and Material Physics.Nanotechnology applied to bioproducts: Gelatin-based nanoparticles. 2016. (Outra).

IV semana de Ciência e Tecnologia Do Instituto de Ciências Exatas-UFAM. Bioatividade do óleo essencial extraído dos galhos de Piper sp. (Piperaceae) sobre Aedes aegypti e Aedes albopictus (Culicidae) em laboratório. 2016. (Exposição).

IV semana de Ciência e Tecnologia Do Instituto de Ciências Exatas-UFAM.Síntese e Caracterização de Nanopartículas Poliméricas Biodegradáveis baseadas em Gelatina e Policaprolactona. 2016. (Outra).

55º Congresso Brasileiro de Química. COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE LARVICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Piper Captarianum (PIPERACEAE) SOBRE O Aedes Eegypti e Anopheles sp. (CULICIDAE) EM LABORATÓRIO.. 2015. (Congresso).

III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas UFAM.Estudos químicos e biologicos dos óleos essenciais de espécies da flora Amazônica. 2015. (Outra).

Workshop Como escrever artigos para revistas internacionais. 2015. (Outra).

I ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO NORTE.Cromatografia Gasosa- Espectrometria de Massas:Fundamentos e Aplicações. 2014. (Encontro).

I ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO NORTE.?PERFIL QUÍMICO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS DE Eugenia citrifolia e E. ochrophloea?. 2014. (Outra).

I ENCONTRO DE QUÍMICA DO NORTE.Planejamento de Fármacos: Um Universo Molecular de Oportunidades. 2014. (Encontro).

Lançamento da Política Ambiental da UFAM. 2014. (Exposição).

?I Workshop sobre Óleos Essenciais da Amazônia?.Óleos Essenciais da Amazônia. 2013. (Simpósio).

4th BRAZILIAN CONFERENCE ON NATURAL PRODUCTS PRODUCTS (BCNP) AR.Chemical characterization and biological evaluation of the essential oils from the leaves of Eugenia tapacumensis (O Berg) and E. diplocampta (Diels). 2013. (Outra).

I Workshop sobre Óleos Essenciais da Amazônia?. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kalil Araújo da Silva

FARIA, J. A. Q. A.; OLIVEIRA, A. L. L.;AZEVEDO, S. G.. ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE CELULAR E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE ENCAPSULADOS DE EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE GUARANÁ (Paullinia cupana). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marco Antonio dos Santos Farias

FARIAS, M. A. S.. Encapsulamento do óleo essencial da Piper Nigrum em nanoparticulas de poli-e-caprolactona (PCL) e gelatina: Avaliação da estabilidade e da atividade inseticida. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Marcos Batista Machado

MACHADO, M. B.; ZOGHBI, M. G. B.; LIMA, M. P.. Caracterização química e atividades biológicas dos óleos essenciais das folhas de Eugenia spp. (Myrtaceae) ocorrentes na Amazônia de Terra Firme. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Maria da Paz Lima

MACHADO, M. B.;ZOGHBI, Maria das Graças BicharaLIMA, M. P.. Caracterização química e atividades biológicas dos óleos essenciais das folhas de Eugenia spp. (Myrtaceae) ocorrentes na amazônia de terra firme?,. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Jaqueline de Araujo Bezerra

FARIAS, M. A. S.; CAMPELO, P. H.;BEZERRA, J. A.. Biodefensivo baseado no encapsulamento de óleos essenciais em nano partículas poliméricas biodegradáveis. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Pedro Henrique Campelo Félix

CAMPELO-FELIX, PEDRO HENRIQUE; BEZERRA, J. A.; FARIAS, M. A. S.. Encapsulamento do óleo essencial de piper nigrum em nanopartículas de poli-e-caprolactona (PCL) e gelatina: avaliação da estabilidade e da atividade inseticida. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edgar Aparecido Sanches

BIODEFESIVOS AGRÍCOLAS BASEADOS NO ENCAPSULAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS EM NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS BIODEGRADÁVEIS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, FUNDAÇÃO DE AMPARA A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS; (Orientador);

Marcos Batista Machado

Caracterização química e atividades biológicas dos óleos essenciais das folhas de Eugenia spp; (Myrtaceae) ocorrentes na Amazônia de Terra Firme; 2014; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Batista Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, L. M. ; LIMA, S. X. ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G. ; RABELO, MAXWALDO S. ; DA FONSECA FILHO, HENRIQUE D. ; CAMPELO, PEDRO H. ; SANCHES, EDGAR A. . Controlled release of Licariapuchury-major essential oil encapsulated in PCL/gelatin-based colloidal systems and membranes. AMERICAN JOURNAL OF ESSENTIAL OILS AND NATURAL PRODUCTS , v. 7, p. 23-29, 2019.

  • ARANHA, ELENN SUZANY PEREIRA ; DE AZEVEDO, SIDNEY GOMES ; DOS REIS, GIOVANNA GOLFETTO ; SILVA LIMA, EMERSON ; MACHADO, MARCOS B. ; DE VASCONCELLOS, MARNE CARVALHO . Essential oils from Eugenia spp.: In vitro antiproliferative potential with inhibitory action of metalloproteinases. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 141, p. 111736, 2019.

  • OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, L. S. ; MAR, JOSIANA M. ; AZEVEDO, S. G ; RABELO, MAXWALDO S. ; LIMA, S. X. ; SILVA, H. D. F. ; CAMPELO, P. H. ; SANCHES, E. A. . Alternative Biodefensive based on the Essential Oil from Allium sativum Encapsulated in PCL/Gelatin Nanoparticles. Journal of Food Engineering and Technology , v. 8, p. 65-74-74, 2019.

  • SILVA, LAIANE S. ; MAR, JOSIANA M. ; AZEVEDO, SIDNEY G. ; RABELO, MAXWALDO S. ; BEZERRA, JAQUELINE A. ; CAMPELO, PEDRO H. ; MACHADO, MARCOS B. ; TROVATI, GRAZIELLA ; DOS SANTOS, AMANDA L. ; DA FONSECA FILHO, HENRIQUE D. ; DE SOUZA, TATIANE P. ; SANCHES, EDGAR A. . Encapsulation of Piper aduncum and Piper hispidinervum Essential Oils in Gelatin Nanoparticles: A Possible Sustainable Control Tool of A. aegypti , T. urticae and C. lataniae . JOURNAL OF THE SCIENCE OF FOOD AND AGRICULTURE , v. 18, p. 1-11, 2018.

  • AZEVEDO, S. G. ; MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; FRANCA, L. P. ; MACHADO, M. B. ; TADEI, W. P. ; BEZERRA, J. A. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Bioactivity of Licaria puchury -major assential oil against aedes aegypti, Tetranynchus urticae and Cerataphis Lataniae.. Records of Natural Products , v. 12, p. 229-238, 2018.

  • MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; AZEVEDO, S. G. ; GOES, A. F. F. ; FRANCA, L. P. ; BEZERRA, J. A. ; MACHADO, M. B. ; SANCHES, E. A. . Lippia origanoides essential oil: an efficient alternative to control Aedes aegypti, Tetranychus urticae and Cerataphis lataniae. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 111, p. 292-297, 2017.

  • SANCHES, E. A. ; AZEVEDO, S. G ; MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; FRANCA, L. P. ; MACHADO, M. B. ; BEZERRA, J. A. ; SANTOS, A. L. . Nanostructured biodefensive based on the encapsulation of Licaria puchury-major essential oil. In: 6th International IUPAC Conference on Green Chemistry, 2016, veneza-Itália. Sustainability through Green Chemistry, 2016.

  • FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; CHAVES, F. C. ; TADEI, W. P. . BIOATIVIDADE DOS ÓLEOS ESSSENCIAS DE PIPER CAPITARIANUM (PIPERACEA) SOBRE AEDES AEGYPTI (CULICIDAE) EM LABORATÓRIO.. In: Congresso Brasileiro de Químico, 2015, goiânia- Goias. Recursos Renováveis: Inovação e Tecnologia, 2015.

  • AZEVEDO, S. G ; ARANHA, E. S. P. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; MACHADO, M. B. ; SILVA, I. R. ; PROCOPIO, R. E. L. ; VASCONCELLOS, M. C. ; LIMA, E. S. . Química dos voláteis de Eugenia spp. (Myrtaceae) ocorrentes em floresta amazônica de Terra Firme. In: 37ª Reunião Anual da SBQ, 2014, Natal-RN. O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade, 2014.

  • AZEVEDO, S. G ; ARANHA, E. S. P. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; MACHADO, M. B. ; VASCONCELLOS, M. C. ; PROCOPIO, R. E. L. ; LIMA, E. S. . Chemical characterization and biological evaluation of the essential oils from leaves of Eugenia tapacumensis (O Berg) and E. diplocampta (Diels). In: Brazilian Conference on Natural Products, 2013, Natal, RN - Brazil. 4th Brazilian Conference on Natural Products, 2013.

  • OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; RABELO, MAXWALDO S. ; SILVA, H. D. F. ; LIMA, S. X. ; MACHADO, M. B. ; CAMPELO, PEDRO H. ; SANCHES, E. A. . Alternative Biodefensive based on the Essential Oil from Allium sativum Encapsulated in PCL/Gelatin Nanoparticles. Journal of Food Engineering and Technology , 2019.

  • AZEVEDO, S. G ; SANCHES, E. A. . 'POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS COMO MATERIAL ENCAPSULANTE DE BIOATIVOS'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; AZEVEDO, S. G ; BEZERRA, J. A. ; CAMPELO, P. H. ; SILVA, H. D. F. ; SANCHES, E. A. . Liberação Controlada do Óleo essencial de Líppia origanoides Kunt após o Encapsulamento em Nanopartículas Poliméricas Biodegradáveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; AZEVEDO, S. G ; BEZERRA, J. A. ; SANTOS, A. L. ; MACHADO, M. B. ; SANCHES, E. A. . Agente de controle Alternativo baseado no estudo do Óleo essencial das folhas da espécie de Líppia origanides Kunth. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G. ; BEZERRA, J. A. ; CAMPELO, P. H. ; MACHADO, M. B. ; SANTOS, A. L. ; SILVA, H. D. F. ; SANCHES, E. A. . Liberação controlada do óleo essencial das especies de Piper Aduncum e Piper Hispidinervum encapsulados em nanoparticuladas a base de gelatina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; BIONDO, M. M. ; SILVA, H. D. F. ; CAMPELO, P. H. ; SANCHES, E. A. . Nanopartículas baseadas em fécula de tapioca e policaprolactona como carreadores de ativos naturais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; SANCHES, E. A. . Bioatividade do Óleo Essencial de Licaria puchury-major contra Tetranychus urticare, Cerataphis lataniae e larvas de Aedes aegypti,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; SANCHES, E. A. . Bioatividade do Óleo Essencial de Licaria puchury-major contra Tetranychus urticare, Cerataphis lataniae e larvas de Aedes aegypti,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; SANCHES, E. A. . Encapsulation od the Licaria Puchury-major essential oil in gelatin/polycaprolactone nanoemulsions. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, S. G. ; MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; CAMPELO, P. H. ; SANCHES, EDGAR A. . Encapsulation essential oil Pepper black (Piper nigrum) in gelatin nanoparticles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, S. G. ; MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; FRANCA, L. P. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. ; SILVA, H. D. F. . Estudos de formação e estabilidade de nanoparticulas de gelatina como carregador de óleo essencial de Licaria puchury major para uso como biodefensivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, S. G. ; MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; SILVA, H. D. F. ; CAMPELO, P. H. ; SANCHES, E. A. ; BIONDO, M. M. . Síntese e caracterização de nanocápsulas de tapioca e policaprolactona pelo método de Nanoemulsão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, L. M. ; AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; SILVA, H. D. F. ; CAMPELO, P. H. ; SANCHES, E. A. . Caracterização de Micropartículas com óleo essencial de alho usando Microscopia de Força Atômica (AFM). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; CAMPELO, P. H. ; SILVA, H. D. F. ; SANCHES, E. A. . Nanocápsulas biodegradáveis carreadas com óleo essencial de Piper Hispidinervum para o combate de larvas do Aeds Aegypti. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; AZEVEDO, S. G ; GOES, A. F. F. ; BEZERRA, J. A. ; SANTOS, A. L. ; MACHADO, M. B. ; SANCHES, E. A. . Óleo essencial da Lippia origanóides Kunt: Um possível pesticida natural nanoencapsulado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, A. Z. ; SILVA, L. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; SANCHES, E. A. . Bioatividade larvicida do óleo essencial da Piper Nigrum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, S. G. ; SANCHES, E. A. ; SANTOS, A. L. . Síntese e Caracterização de Nanopartículas Poliméricas Biodegradáveis baseadas em Gelatina e Policaprolactona. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, L. M. ; AZEVEDO, S. G. ; SANCHES, E. A. ; SILVA, L. S. ; MAR, J. M. . Composição química e atividade inseticida do óleos essencial do alho contra pulgões (Cerataphis Latanie). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; BEZERRA, J. A. ; MACHADO, M. B. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Avaliação das Atividades Biológicas, antioxidantes e enzimáticas das espécies de Piper hispidinervum e Piper aduncum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; SANCHES, E. A. . CARACTERIZAÇÃO DA CELULOSE EXTRAÍDA DE FIBRAS DE BAMBU (Dendrocalamus giganteus) MODIFICADAS POR NANOPARTÍCULAS DE POLIANILINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MAR, J. M. ; SILVA, L. S. ; AZEVEDO, S. G ; BEZERRA, J. A. ; MACHADO, M. B. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DA ESPÉCIE Licaria puxuri-major. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREZ, H. M. M. ; AZEVEDO, S. G ; FRANCA, L. P. ; SANCHES, E. A. . Composição química e atividade Larvicida do óleo essencial da pimenta de macaco ( Piper aduncum) contra Aeds aegypti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOES, A. F. F. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; SANCHES, E. A. . Composição química e atividade larvicida do óleo essencial de Lantana camara contra Aeds aegyptii. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOES, A. F. F. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; PEREZ, H. M. M. ; OLIVEIRA, L. M. ; SANCHES, E. A. . A eficiência do óleo essencial da Lantana camara e sua atividade larvicida no combate ao Aedes Aegypti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, L. M. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; GOES, A. F. F. ; PEREZ, H. M. M. ; SANCHES, E. A. . A eficiencia do óleo essencial do alho (Allium sativum) como agente larvicida contra o Aedes Aegypti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, S. G ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Nanotechnology applied to bioproducts:Gelatin-based nanoparticles. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANCHES, E. A. ; AZEVEDO, S. G . Biodefensive based on the Licaria puchury-major essential oil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; SANCHES, E. A. ; FERREIRA, A. A. . Síntese e caracterização de nanomateriais e Polímeros: Caracterização da Celulose obtida das fibras do bambu (Dendrocalamus giganteus) modificada por Polianilina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. S. ; MAR, J. M. ; GOES, A. F. F. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; MACHADO, M. B. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Biomateriais: Estudo da avaliação biológica e antioxidante das espécies de Piper hispidinervum e Piper Aduncum para incorporação em nanocápsulas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; MACHADO, M. B. ; BEZERRA, J. A. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Atividade antioxidante do óleo essencial da especies de Lippia origanóide Kunth. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; FRANCA, L. P. ; MACHADO, M. B. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Atividade antioxidante do óleo essencial da espécie de Licaria puxury-major. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, L. K. M. ; PEREZ, H. M. M. ; FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G ; SANCHES, E. A. . Avaliação da composição do óleo essencial de Melissa officialis para aplicação como biodefensivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANCA, L. P. ; AZEVEDO, S. G. . 'Bioatividade dos óleos esssencias de Piper capitarianum (Piperacea) sobre Aedes aegypti (Culicidae) em laboratório.'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAR, J. M. ; AZEVEDO, S. G ; SILVA, L. S. ; BEZERRA, J. A. ; MACHADO, M. B. ; SANTOS, A. L. ; SANCHES, E. A. . Atividade antioxidante do óleo essencial da espécie Lippia origanoide Kunth. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, S. G. . NANONAT: Extração e Caracterização de Óleos essenciais Amazônicos com Aplicações em Nanobiotecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AZEVEDO, S. G ; MACHADO, M. B. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; ARANHA, E. S. P. ; VASCONCELLOS, M. C. ; LIMA, E. S. ; SILVA, I. R. ; PROCOPIO, R. E. L. . Estudos químicos e biológicos dos óleos essenciais de espécies da flora amazônica?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, S. G ; MACHADO, M. B. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; ARANHA, E. S. P. ; VASCONCELLOS, M. C. ; SILVA, I. R. ; PROCOPIO, R. E. L. ; LIMA, E. S. . ?PERFIL QUÍMICO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS DE Eugenia citrifolia e Eugenia ochrophloea?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, S. G. ; MACHADO, M. B. ; PEREIRA JUNIOR, R. C. ; ARANHA, E. S. P. ; SILVA, I. R. ; VASCONCELLOS, M. C. ; LIMA, E. S. ; PROCOPIO, R. E. L. . Chemical Caracterization and Biological Evaluation of the Essential oil Proleaves of Eugenia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS DE Eugenia spp. (MYRTACEAE) OCORRENTES NA AMAZÔNIA DE TERRA FIRME, Descrição: O gênero Eugenia (Myrtacaeae) compreende mais de 500 espécies distribuídas na região neotropical, ocorrendo nos principais biomas brasileiros, destacando se o Amazônia, no qual se encontra a Reserva Florestal Adolpho Ducke (RFAD), em Manaus (AM) uma amostra representativa da floresta amazônica de terra firme, onde foram identificadas 28 espécies de Eugenia. A química desse gênero revela uma composição rica em flavonoides/glicosídeos, taninos hidrolisáveis, cumarinas, antocianinas, monoterpenos/sesquiterpenos e triterpenos/esteroides. Contudo, os estudos químicos e biológicos de Eugenia spp. ocorrentes no bioma Amazônia ainda são escassos. Neste contexto, esse trabalho visou a caracterização química e avaliação das atividades biológicas dos óleos essenciais das folhas de sete espécies de Eugenia (Eugenia magna., E. ramosii, E. feijoi , E. lisbonii, E. pseudopsidium, E. marleneae e E. adenocalyx, obtidos por hidrodestilação e analisados por cromatografia gasosa com detectores de ionização por chama (DIC) e massas (EM). As sete espécies foram comparadas para determinar a similaridade através da Análise das Componentes Principais e Análise Hierárquica de Cluster. Os óleos essenciais foram submetidos a ensaios bactericidas pelo método de difusão em disco Agar contendo os microrganismos Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Burkholderia cepacia, Streptococcus pneumoniae, Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus resistentes a meticilina. Os resultados para os óleos essenciais desses ensaios revelaram atividade antimicrobiana tanto para bactérias Gram-positivas quanto para Gram-negativas. Além disso, avaliou-se a susceptibilidade de linhagens de células tumorais de mama humano (MCF-7), cólon humano (HCT-116), melanoma humano (SKMEL-19), ovário humano (ES-2), adenocarcinoma gástrico (ACP02 ) e uma linhagem normal MRC-5 (fibroblasto humano) frente aos óleos essenciais empregando o teste Alamar-blue. Todas as amostras apresentaram atividade citotóxica em células normais (MRC-5, CI50 entre 33,21-38,38 μg.mL-1) e linhagens tumorais (MCF-7 e HCT-116, ES-2, ACP02, CI50 ≤ 30 μg/mL. A composição química desses óleos essenciais apresentou predominância de compostos sesquiterpênicos, sendo oxido de cariofileno para Eugenia magna, E. ramosii, β-elemeno para um espécie de E. feijoi, E- cariofileno para E. lisbonii, E. pseudopsidium, E. marleneae e E. adenocalyx. Os constituintes químicos comuns em todos óleos essenciais foram α-copaeno, β-elemeno, E-cariofileno, α-humuleno, allo aromadendreno, β-bisaboleno, óxido de cariofileno e óxido de humuleno II.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Marcos Batista Machado - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2014 - Atual

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

  • 2013 - 2018

    BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS, Descrição: Esta proposta tem como objetivo o desenvolvimento de nanopartículas poliméricas contendo biodefensivos agrícolas, baseadas no carregamento biodegradável de óleos essenciais extraídos das espécies amazônicas Licaria puchury-major (Puxuri), Lippia grandis Schauer (Erva-do-Marajó) e Piper hispidinervum (Pimenta Longa), visando à aplicação em produções integradas e no mercado de agronegócios. Este projeto representa uma parceria entre o Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (DF/UFAM), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Engenharia de Recursos da Amazônia (ENGRAM/UFAM) e a empresa NANOMED Inovação em Nanotecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sidney Gomes Azevedo - Integrante / Edgar Aparecido Sanches - Coordenador / Amanda Luizetto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Liberação controlada do óleo essencial das especies de Piper Aduncum e Piper Hispidinervum encapsulados em nanopartículas a base de gelatina, I Conferencia de materiais com aplicação multidisciplinares UFAM.

2016

Composição química e atividade Inseticida do óleo essencial do alho contra Pulgões (Cerataphis lataniae), Universidade Federal Do Amazonas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 5

  • 2011 - 2011

    Colégio Batista de Parintins

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor a Nível Mádio disciplina Química.

  • 2011 - 2011

    Escola Estadual Dom Gino Malvestio

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor Biologa a nível médio

  • 2009 - 2009

    Escola Estadual Dom Gino Malvestio

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    professor de Ensino Médio,lecionando 40 horas semanais.Sendo as disciplinas ministradas Química e biologia no ano de 2009

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Técnico no Laboratório de nanotecnologia em Produtos Naturais pelo projeto BIODEFENSIVOS AGRÍCOLAS NANOESTRUTURADOS BASEADOS NO CARREAMENTO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES AMAZÔNICAS. Chamada MCTI/CT-AGRONEGÓCIO/CT-AMAZÔNIA/ CNPq Nº 48/2013

  • 2014 - 2014

    Centro de Ensino Maria Angelim

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 10