Maicon Luiz Anschau

Graduado em Sistemas Para Internet pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação. Possui experiência no desenvolvimento de games, sites e portais. Atualmente, é programador Back-end e Front-End na Startup Cleo (aplicativo de relacionamento) e na Startup Mercateria (Mercado Online), além de ser integrante do Projeto de Pesquisa Núcleo de Pesquisa, Aprendizagem e Ensino de Línguas a Distância (NuPEAD/UFSM).

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Graduação em Sistemas Para Internet

2011 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria

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Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Eletrônica Aplicada á Microcontroladores. (Carga horária: 28h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2014 - 2014

Oficina Unity para o desenvolvimento de jogos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2014 - 2014

Construindo uma rede social com Python e Django. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2012 - 2012

Minicurso: HTML5. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2012 - 2012

Minicurso: Curso Básico de C#. (Carga horária: 4h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2012 - 2012

Curso Básico de C#. (Carga horária: 4h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2009 - 2009

Acces 2007- Flash- Photoshop- CorelDraw. (Carga horária: 70h). , Rede Datawork, DATAWORK, Brasil.

2009 - 2009

HTML- Front Page- Fireworks- Dreamweaver. (Carga horária: 70h). , Rede Datawork, DATAWORK, Brasil.

2008 - 2008

Windows- Word 2007-Excel 2007- Internet. (Carga horária: 70h). , Rede Datawork, DATAWORK, Brasil.

2007 - 2007

Exame de Alemão Nível Básico. (Carga horária: 4h). , Escola Municipal De Ensino Fundamental Dom Pedro II, EMEF DOM PEDROII, Brasil.

2004 - 2004

Windows 2000- Word- digitação- Anti Vírus- Excel. (Carga horária: 60h). , STYLLU'S Centro de Formação Profissional, STYLLU'S, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Para Internet.

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Organização de eventos

GOMES, A. F. ; LINCK, A. J. M. ; CECCHIN, A. S. ; ANSCHAU, M. L. ; MATTIELLO, L. . II Simpósio Internacinal de Games, Gamification e Tecnologias na Educação. 2016. (Outro).

GOMES, A. F. ; REIS, S. C. D. ; LINCK, A. J. M. ; ANSCHAU, M. L. . I Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e tecnologia na educação e I Simpósio de arte, mídias locativas e Tecnologias na Educação. 2014. (Outro).

ANSCHAU, M. L. ; VIEIRA, V. G. . I Simpósio Acadêmico de Tecnologia da Informação - SATI. 2014. (Outro).

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Participação em eventos

Impulse Careers. 2016. (Outra).

I Ciclo de debates sobre produção de materiais didáticos para o ensino a distância. 2014. (Outra).

I SIGATEC - Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologia na Educação e I Simpósio de Arte, Mídias Locativas e Tecnologias na Educação. 2014. (Simpósio).

I Simpósio Acadêmico de Tecnologia da Informação - SATI. 2014. (Simpósio).

SATI - Simpósio Acadêmico de Tecnologia da Informação. 2014. (Simpósio).

VII GAMEPAD - Seminário de Games e Tecnologia. 2014. (Seminário).

14° Fórum Internacional Software Livre. 2013. (Congresso).

3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitáriasda UFSM - PROFITECS. 2013. (Outra).

7 Mostra de trabalhos em andamento: Linha de pesquisa no contexto oral.Cursos online no Portal LabEOn: o Projeto E3D em construção,. 2013. (Outra).

7º Mostra de Trabalhos em Andamento.Cursos Online Portal Labeon: O Projeto E3D em construção. 2013. (Outra).

I Ciclo de debates sobre a produção de materiais didáticos para o ensino a distância. 2013. (Outra).

Relatos de experiências do Programa Ciências Sem Fronteiras. 2013. (Encontro).

Semana Acadêmica de Letras da UFSM.LabEOn: um portal em desenvolvimento. 2013. (Outra).

13 Fórum Internacional de Software Livre. 2012. (Outra).

13º Fórum Internacional Software Livre. 2012. (Outra).

A Linguagem do Kinect. 2012. (Outra).

Brainstorming: Apicativos para Dispositivos Moveis. 2012. (Outra).

IV Setinfo Seminário do Técnico em Informática e do II STI Seminário de Tecnologias para Internet. 2012. (Outra).

Palestra: A Linguagem do Kinect. 2012. (Outra).

SBSeg 2012- XII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e Sistemas Computacionais. 2012. (Simpósio).

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Comissão julgadora das bancas

Roseclea Duarte Medina

REIS, S. C.;NUNES, F. B.Medina, Roseclea Duarte. Desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de língua inglesa: descrição de uma proposta. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em TICs Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Felipe Becker Nunes

NUNES, F. B.. Desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de língua inglesa: descrição de uma proposta. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

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Foi orientado por

Susana Cristina dos Reis

Produção de Jogos Digitais Educacionais Interdisciplinares para o ensino de línguas na universidade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas Para Internet) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Susana Cristina dos Reis;

Susana Cristina dos Reis

O jogo I-AI3- Inglês em Ambientes Imersivos Interdisciplinar Interativos em 3D; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Internet) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica; Orientador: Susana Cristina dos Reis;

Susana Cristina dos Reis

Laboratório de ensino-aprendizagem de línguas online: um portal em construção; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas Para Internet) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Susana Cristina dos Reis;

MARCOS ALEXANDRE ROSE SILVA

Design de Jogo Educativo em 3D para o Ensino da Língua Inglesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Marcos Alexandre Rose Silva;

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Produções bibliográficas

  • ANSCHAU, M. L. ; VIEIRA, V. G. . Gestão de tempo em projetos ágeis com Scrum. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria, 2014, Santa Maria. Gestão de tempo em projetos ágeis com Scrum, 2014.

  • ANSCHAU, M. L. ; BILIAO, M. ; GOMES, A. F. ; REIS, S. C. . Estratégias De Jogos Em Cursos De Línguas Estrangeira A Distância Com Base Em Gamification.. In: VII Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia., 2014, Novo Hamburgo. ESTRATÉGIAS DE JOGOS EM CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A DISTÂNCIA COM BASE EM GAMIFICATION., 2014.

  • LEONARDI, P. F. ; BILIAO, M. ; ANSCHAU, M. L. ; REIS, S. C. . Produção de Jogos Educacionais de Línguas na Universidade: Recursos e Atividades. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria, 2014, Santa Maria. Produção de Jogos Educacionais de Línguas na Universidade: Recursos e Atividades, 2014.

  • GOMES, A. F. ; ANSCHAU, M. L. ; REIS, S. C. D. . Elaboração de um jogo em 3D para o Ensino da Língua Inglesa: Investigação de Caracteristicas e Metodologias àgeis parea o desenvolvimento de um protótipo. In: JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA 2016, 2016, Santa Maria. Anais.... Santa Maria: UFSM.

  • ANSCHAU, M. L. ; SILVA, M. A. R. . A Contrução Colaborativa de Jogos Sérios para o Ensino de Línguas: Aspectos Técnicos na Produção Interdisciplinas. In: JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA 2015, 2015, Santa Maria. Anais.... Santa Maria: UFSM, 2015.

  • GOMES, A. F. ; ANSCHAU, M. L. ; REIS, S. C. D. . Características para o desenvolvimento de Jogos Educacionais em 3D. In: JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA 2015, 2015, Santa Maria. Anais.... Santa Maria: UFSM, 2015.

  • REIS, S. C. ; ANSCHAU, M. L. ; AZZOLIN, V. S. ; BENIA, J. L. . As Potencialidades do Unity para a Produção de Jogos Educativos em Língua Inglesa. In: SIGATEC -I Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação e I Simpósio de Arte, Mídias Locativas e Tecnologias na Educação, 2014, Santa Maria. Anais do evento SIGATEC, 2014.

  • REIS, S. C. ; ANSCHAU, M. L. ; AZZOLIN, V. S. ; BENIA, J. L. . O Jogo Mistery In Green Hills. In: SIGATEC -I Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação e I Simpósio de Arte, Mídias Locativas e Tecnologias na Educação, 2014, Santa Maria. Anais do evento SIGATEC, 2014.

  • GOMES, A. F. ; ANSCHAU, M. L. ; REIS, S. C. . LabEOn: um portal em desenvolvimento. In: Semana Acadêmica de Letras UFSM, 2013, Santa Maria. Anais.... Santa Maria, 2013. p. 39-39.

  • LINCK, A. J. M. ; MATTIELLO, L. ; ANSCHAU, M. L. ; REIS, S. C. . Cursos online no Portal LabEOn: O Projeto E3D em construção.. In: 7 Mostra de trabalhos em andamento: Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social, 2013, Santa Maria. Anais.... Santa Maria, 2013.

  • GOMES, A. F. ; ANSCHAU, M. L. ; MATTIELLO, L. ; REIS, S. C. D. ; CECCHIN, A. S. . Cursos Online Portal Labeon: O Projeto E3D em construção. In: 7ª Mostra de Trabalhos em Andamento, 2013, Santa Maria. Anais.... Santa Maria: UFSM, 2013.

  • REIS, S. C. ; ANSCHAU, M. L. ; AZZOLIN, V. S. ; BENIA, J. L. . O Jogo Mistery In Green Hills.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANSCHAU, M. L. ; VIEIRA, V. G. . Gestão de tempo em projetos ágeis com Scrum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANSCHAU, M. L. ; BILIAO, M. ; GOMES, A. F. ; REIS, S. C. D. . ESTRATÉGIAS DE JOGOS EM CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A DISTÂNCIA COM BASE EM GAMIFICATION. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

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Outras produções

GOMES, A. F. ; LINCK, A. J. M. ; CECCHIN, A. S. ; ANSCHAU, M. L. ; MATTIELLO, L. . II Simpósio Internacinal de Games, Gamification e Tecnologias na Educação. 2016. (Apoio Técnico).

ANSCHAU, M. L. ; VIEIRA, V. G. . Visita Técnica no Santa Maria Tecnoparque. 2015. (Visita Técnica).

GOMES, A. F. ; LINCK, A. J. M. ; CECCHIN, A. S. ; ANSCHAU, M. L. ; REIS, S. C. D. . I Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e tecnologia na educação e I Simpósio de arte, mídias locativas e Tecnologias na Educação. 2014. (Apoio Técnico).

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Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    O jogo, Descrição: O jogo "Mistery in Green Hills": investigação da linguagem forense, perícia criminal e desafios linguísticos no desenvolvimento de uma narrativa de um jogo digital sério/crítico educacional... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maicon Luiz Anschau - Integrante / Susana Cristina Dos Reis - Coordenador / Vinícius Stivanin Azzolin - Integrante / Jéferson de Lima Benia - Integrante.

  • 2012 - 2014

    O jogo I-AI3- Inglês em Ambientes Imersivos Interdisciplinar Interativos em 3D, Descrição: A investigação dos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras por meio de jogos interativos e online ainda é um tema muito recente dentro dos estudos da linguística aplicada. Tendo em vista aprofundar conhecimento sobre esse tema, neste projeto investigo os processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras por meio da construção e desenvolvimento de um jogo de inglês imersivo em 3D - o I-AI3. Esse jogo será utilizado como objeto de pesquisa para coleta de dados e para testagem dos processos de ensino e aprendizagem por meio de jogos online. Para isso, no primeiro ano de pesquisa, o foco está no planejamento e desenvolvimento das fases do jogo, bem como das atividades de língua inglesa por meio de ambientes imersivos, mais especificamente por meio da tecnologia OpenSIM e Moodle, tentando por meio desses recursos desenvolver um ambiente interativo e imersivo com base em princípios de aprendizagem por meio de games, visando utilizar tecnologias digitais livres para mediar as atividades propostas para testagem por diferentes públicos. Os participantes deste projeto são alunos provenientes de diferentes níveis escolares, por exemplo, ensino médio, tecnológico e superior. Além disso, por meio desse projeto espera-se envolver alunos de graduação do curso de Letras-inglês, com vista a oportunizar a formação de professores em pré-serviço para a produção de materiais didáticos digitais, tais como produção de games e de atividades para o contexto de ensino a distância, bem como o letramento digital desses participantes na produção e distribuição de atividades de línguas na modalidade a distância. Como resultados espera-se elaborar o protótipo do jogo e fazer testagem das atividades de língua inglesa por meio do ambiente virtual e gerar conhecimento quanto a produção de jogos imersivos online de línguas como recurso de interação para o contexto de ensino a distância... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maicon Luiz Anschau - Integrante / Susana Cristina Dos Reis - Coordenador / Vinícius Stivanin Azzolin - Integrante / Mikael Marin Coletto - Integrante / Priscila Fereira Leonardi - Integrante / Andréia Machado Oliveira - Integrante / Frederico Menine Schaf - Integrante.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto Integrado de Extensão do DLEM: Centro de Línguas e Literatura, registro no SIE sob número 043139.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Monitoria não Subsiada Disciplina de Algoritmos e Programação para o Curso de Bacharelado em Estatística. Registro no SIE sob número 036094