Maria Luisa Noujaim Teixeira

Doutoranda no Programa de História Social da Cultura, linha de História da Arte e Arquitetura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mestrado em História Social da Cultura (2015) e licenciatura em História (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Integra o comitê editorial da A! (ISSN:2446-6158), revista multidisciplinar de pós-graduandos sobre questões da arte na contemporaneidade, vinculada ao Programa de pós-graduação em Filosofia da UFRJ. Tem interesse nas áreas de história da arte, filosofia moderna e contemporânea e antropologia.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Social da Cultura

2016 - Atual

PUC-Rio
Título: A Farbenlehre de J.W. Goethe,
Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em História Social da Cultura

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Farbenlehre de J.W. Goethe (1749 - 1832) e o problema da visão: do método goetheano de fazer ciência.,Ano de Obtenção: 2015
João Masao Kamita.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cores; aprendizado; formação; Urphänomen.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2006 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Uma experiência espacial no Barroco Mineiro: Igreja Nossa Senhora do Rosário de Ouro Preto
Orientador: João Masao Kamita
Bolsista do(a): PUC-Rio, CCPG, Brasil.

Graduação em Intercâmbio Acadêmico

2009 - 2010

Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Arquitetura Colonial no Brasil. (Carga horária: 48h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Arquitetura no Brasil, 1808 - 1930. (Carga horária: 48h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Série Cultura Brasileira Hoje Diálogos: Ricardo Aleixo (poeta e performer) e Marcela Levi (coreógrafa e performer).Debatedora na série Diálogos: Ricardo Aleixo (poeta e performer) e Marcela Levi (coreógrafa e performer). 2018. (Encontro).

Colóquio Performance e Política - Palestra de Coco Fusco.Arte e Ativismo: Reflexões sobre o interrogatório militar enquanto performance.. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronaldo Brito Fernandes

FERNANDES, R. B.; CALDAS, P. S. P.; KAMITA, J. M.. A Farbenlehre de J.W. Goethe (1749 - 1832) e o problema da visão: do método goetheano de fazer ciência.. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Pedro Spinola Pereira Caldas

KAMITA, J. M.;CALDAS, Pedro S.P.; FERNANDES, R. B.. A Farbenlehre de J.W. Goethe (1749-1832) e o problema da visão: do método goetheano de fazer ciência. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Pedro Spinola Pereira Caldas

LIMA, L.C.; DUARTE, L.F.D.;CALDAS, Pedro S.P.. Fenômeno e estrutura: a morfologia como espaço de linguagem. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Masao Kamita

A Farbenlehre de J; W; Goethe (1749 - 1832) e o problema da visão: do método goetheano de fazer ciência; ; 2015; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Masao Kamita;

Luiz de França Costa Lima Filho

Fenômeno e estrutura: A Morfologia como espaço da linguagem; Início: 2016; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NOUJAIM, Maria Luisa. . O exercício crítico de Clement Greenberg (1909-1994). Revista A! , v. 02, p. 35, 2014.

  • NOUJAIM, Maria Luisa. . Da unidade à multiplicidade: Goethe e a Bauhaus. Revista A! , v. 01, p. 44-50, 2014.

  • NOUJAIM, Maria Luisa. ; KAMITA, J. M. ; MOREIRA, J. G. B. . O plano e o desejo do plano. In: Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2010, Rio de Janeiro. Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.

  • NOUJAIM, Maria Luisa. . Fenômeno e estrutura na poética morfológica de Goethe. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOUJAIM, Maria Luisa. . Sobre o tempo da cor: A Farbenlehre de Goethe como um livro de método. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NOUJAIM, Maria Luisa. . O espectro do olhar. A Doutrina das Cores e a ciência de Goethe.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Trajetória Urbanística da Esplanada do Castelo - a partir de 1922., Descrição: A Pesquisa procura traçar a trajetória arquitetônica e urbanística da área da Esplanada do Castelo, no centro da cidade do Rio de Janeiro, após o desmonte do Morro de mesmo nome. As ambições dos que se envolveram em projetar planos para a área também são objetos da pesquisa, de forma que a busca pode não se limitar ao passado, olhando para os planos que ainda estão sendo feitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Luisa Noujaim Teixeira - Integrante / João Masao Kamita - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História. , Rua Marques de São Vicente, 225,sala 512F, Gávea, 22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 31141100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

  • 2007 - 2008

    Paróquia São Francisco de Paula

    Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professora voluntária de História do Brasil no Curso Pré-Vestibular Comunitário na Paróquia São Francisco de Paula, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro