Fernando Marques Camargo Ferraz

Fernando Ferraz é Doutor em Artes e Mestre em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp de São Paulo, Bacharel Licenciado em História pela FFLCH-USP-SP. Professor Adjunto da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia UFBA atuando na Área de Conhecimento: Estudos do Corpo com ênfase em Danças Populares, Indígenas e Afro-Brasileiras. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA e do Mestrado Profissional em Dança - PRODAN, Coordenador do Curso de Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança do PPGDança/UFBA. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) na qual coordena o Comitê Temático Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras; é membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Cofundador do Grupo GIRA: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Afro-brasileiros e Populares (Escola de Dança da UFBA/CNPq). Entre 2015 a 2016 foi Professor Visitante no Center for World Arts na University of Florida. Participa também do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens (Instituto de Artes da Unesp/CNPq). Artista da dança atua como pesquisador, intérprete e educador nas áreas de Danças da Diáspora Negra, Criação e Composição Coreográfica, Dança Contemporânea, Performance e História da Dança.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

2013 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O CORPO AFRO CONTEMPORÂNEO: PLURALIDADES CÊNICAS E DIÁSPORA NA DANÇA NEGRA.
Orientador: em University of Florida ( Joan Diane Frosch)
com Marianna Francisca Martins Monteiro. Coorientador: Joan Frosch. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Artes Cênicas; dança; Danças afro; Dança negra; Diáspora; Black dance. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O fazer saber das danças afro: investigando matrizes negras em movimento,Ano de Obtenção: 2012
Marianna Francisca Martins Monteiro.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Artes Cenicas; dança afro brasileira; dança afro contemporânea; dança brasileira contemporânea; Dança negra; Danças afro. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Coreografia.

Graduação em andamento em Educaçao Física

2009 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Historia

1997 - 2002

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

11th Annual Workshop Dance Series Evidence Dance Co. (Carga horária: 38h). , Ronald Brown Evidence Dance Company, EVIDENCE DANCE C, Estados Unidos.

2015 - 2015

West African Dance Mohamed DaCosta e Mouminatou C. (Carga horária: 84h). , University of Florida, UF, Estados Unidos.

2013 - 2013

Extensão universitária em A questão Afro nas Artes-Teatro do Brasil e EUA. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Commedia dell'arte com Tiche Vianna. (Carga horária: 15h). , Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, OC MAZZAROPI, Brasil.

2012 - 2012

Dramaturgia das danças dos Orixás c/ Augusto Omolu. (Carga horária: 144h). , Escola de Dança da Funceb BA, ESCOLA DE DANÇA, Brasil.

2011 - 2011

Técnica Moderna Africana com Germaine Acogny. (Carga horária: 4h). , UFMG Belas Artes 1,2naDança, UFMG1,2NADANÇA, Brasil.

2011 - 2011

Montagem Coreográfica com Clyde Morgan. (Carga horária: 60h). , Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, CCORJ, Brasil.

2010 - 2010

Dança moderna Africana - M. Longa Fo. (Carga horária: 8h). , Oficina Cultural de Uberlândia, SMC UBERLANDIA, Brasil.

2010 - 2010

Dança dos Orixás - Augusto Omolú. (Carga horária: 18h). , Sala Crisantempo, CRISANTEMPO, Brasil.

2010 - 2010

Percussão/Egimar Alves. (Carga horária: 40h). , Escola/Studio Batucadas 1000, BATUCADAS1000, Brasil.

2009 - 2009

Improvisação Dança-Teatro/Cristiane Paoli-Quito. (Carga horária: 15h). , Sesc, SESC, Brasil.

1998 - 2008

Dança-Afro com Kelly dos Anjos. (Carga horária: 800h). , Núcleo de Consciência Negra/USP, NCN/USP, Brasil.

2005 - 2005

Artes do Corpo no Japão/Profa.DraChristine Greiner. (Carga horária: 20h). , Fundação Japão, FUND. JAPÃO, Brasil.

2005 - 2005

Corpo, Espaço e Pensamento Moderno. (Carga horária: 105h). , ECA, USP, Brasil.

2005 - 2005

Criação e Composição Coreográfica. (Carga horária: 32h). , Escola Livre de Dança de Santo André, ELD, Brasil.

2004 - 2004

Dança contemporânea/José Límon, com Raymundo Costa. (Carga horária: 30h). , Oficina Cultural Oswald de Andrade, OFICINA TRES RIO, Brasil.

2004 - 2004

Pilates para Dançarinos, por Daniela Stasi. (Carga horária: 48h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

2003 - 2003

Dança Contemporânea, por Denise Namura. (Carga horária: 8h). , DACO - Instituto de Artes - UNICAMP, UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

DRT-artista/bailarino. (Carga horária: 2h). , Sindicato dos Artístas, SATED, SINDIDANÇ, Brasil.

2003 - 2003

Danças Brasileiras IV/PrfaDra Inaicyra F dos Sant. (Carga horária: 30h). , Departamento de Artes Corporais ? IA/UNICAMP, DACO-IA/UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

Expressão e Movimento:Princípios de Dança II. , DACO - Instituto de Artes - UNICAMP, UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

Expressão Dramática na Dança/PrfaDra Joana Lopes. (Carga horária: 30h). , Departamento de Artes Corporais ? IA/UNICAMP, DACO-IA/UNICAMP, Brasil.

2002 - 2002

Técnica Silvestre/Simbologia Brasileira/R.Silvestr. (Carga horária: 4h). , Academia de Dança Walkdance by Steps, WALKDANCE BY STE, Brasil.

2002 - 2002

Dança Contemporânea/Dança-Teatro/Célia Gouvea. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

2002 - 2002

Dança Moderna/Graham por Claudia de Souza. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

2001 - 2001

Interdisciplinariedade nas artes contemporâneas. (Carga horária: 45h). , Museu de Arte Contemporânea - USP, MAC/USP, Brasil.

1998 - 1999

Canto Coral. (Carga horária: 190h). , Coralusp - Coral da USP, CORALUSP, Brasil.

1997 - 1997

Técnicas para Teatro de Rua/Grupo Galpão-BH. (Carga horária: 16h). , Fundação Cultural de Uberaba, FCU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERRAZ, F. M. C. ; ROCHA, L. V. ; CONRADO, A. V. S. . VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança da ANDA. 2019. (Outro).

FERRAZ, F. M. C. ; CONRADO, A. V. S. ; NEVES, D. F. ; SILVA, M. O. . 1º Seminário e Mostra Artística GIRA- Grupo de Pesquisa em Culturas indígenas, repertórios afro-brasileiros e populares.(Homenagem a Mestre King). 2017. (Outro).

DIAS, B. N. ; FERRAZ, F. M. C. ; GUIMARAES, E. A. . Seminário Performático Negras Utopias. 2017. (Outro).

MONTEIRO, M. F. M. ; FERRAZ, F. M. C. . Colóquio O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: Perspectivas teóricas, poéticas e pedagógicas. 2015. (Outro).

FERRAZ, F. M. C. ; SILVA, L. R. . Encruzilhadas: poética, contextos e atuação do corpo em Diáspora. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro Científico da ANDA ? Associação Nacional de Pesquisadores em Dança.FORMAÇÃO DO ARQUIVO MEMÓRIAS NEGRAS DA DANÇA. 2019. (Encontro).

3º Collegium for African Diaspora Dance. The routes of a diasporic artist: Clyde Morgan and the crossroads of the body. 2018. (Congresso).

Dança em Tramas.Estéticas diaspóricas: rotas afro-atlânticas na dança.. 2018. (Outra).

Dança em Tramas.Estéticas diaspóricas: rotas afro-atlânticas na dança.. 2018. (Outra).

V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança.. Negras Utopias: reflexões sobre um experimento artístico. 2018. (Congresso).

V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança.. Experimento Negras Utopias: homoafetividade negra e os processos de criação em dança. 2018. (Congresso).

V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança.Negras Utopias: reflexões sobre um experimento artístico. 2018. (Encontro).

V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança.Experimento Negras Utopias: homoafetividade negra e os processos de criação em dança. 2018. (Encontro).

X Congresso da ABRACE. Afetos cuir pretos: cartografando poéticas interseccionais.. 2018. (Congresso).

X Congresso da ABRACE. Afetos cuir pretos: cartografando poéticas interseccionais.. 2018. (Congresso).

1º Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias.Performances Negras: enfrentamentos e complexidades na diáspora. 2017. (Seminário).

I Copenor - Congresso de pesquisadores Negrxs Nordeste. Epistemologias na dança: poéticas políticas tensionadas no campo artístico. 2017. (Congresso).

I Copenor - Congresso de pesquisadores Negrxs Nordeste. Epistemologias na dança: poéticas políticas tensionadas no campo artístico. 2017. (Congresso).

I Fórum Negro das Artes Cênicas.Pensamento estético e desconstrução de paradigmas. 2017. (Outra).

IX Reunião Científica da ABRACE.Atlântico de Paullo Fonseca: autobiografia como cartografia dos afetos na diáspora.. 2017. (Encontro).

V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança.Eusébio Lobo: caminhos abertos na diáspora. 2017. (Encontro).

Dancing the African Diaspora: embodying the Afrofuture. Black dance forums in São Paulo: spaces of freedom and policy learning. 2016. (Congresso).

Dancing the African Diáspora: Embodyng the Afrofuture - CADD - Duke University. Black dance forums in São Paulo: spaces of freedom and policy learning. 2016. (Congresso).

Mind the Gap: the Artist in Culture Studies 5th Graduate Conference in Culture Studies. Black dance and its poetic policies: strategies of visibility in the contemporary context. 2015. (Congresso).

3º Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança.Dança, Arte e Subjetividade.. 2014. (Encontro).

III Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Black dance americana: historicidade, política e ressonâncias de uma linguagem artística. 2014. (Congresso).

III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA da ANDA ? Associação Nacional de Pesquisadores em Dança.NEGRITUDES NA DIÁSPORA: QUANTAS DANÇAS CABEM NUM CONCEITO. 2013. (Encontro).

IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança.Trânsitos na diáspora: como coreografar uma festa no terreiro. 2013. (Encontro).

Jornada de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp.O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre o Brasil e Estados Unidos. 2013. (Encontro).

VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas-ABRACE.As múltiplas faces de Omolu: legados de um artista negro.. 2013. (Encontro).

28 RBA Reunião Brasileira de Antropologia. Geopolíticas das danças afro: considerações sobre a cena afro contemporânea de dança em Salvador. 2012. (Congresso).

2º Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança 2012.FAZERES E SABERES DAS DANÇAS AFRO: UM OLHAR HISTÓRICO E DRAMATÚRGICO SOBRE AS PLURALIDADES NEGRAS NA DANÇA TEATRAL. 2012. (Encontro).

EIAP Encontro Internacional de Antropologia da Performance.Coreógrafos em Campo: criadores da dança negra no Brasil e suas mediações com a cultura. 2011. (Encontro).

Jornada de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp.Dança negra Contemporânea: diversidade de expressões, embates políticos e projeções cênicas.. 2011. (Encontro).

1o.Congresso da Associação nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Produção em dança: interfaces de sustentabilidade. 2010. (Congresso).

Jornada de Pesquisa 2010 do Programa de Pós-Graduação ? Mestrado em Artes do Instituto de Artes UNESP.Um ?Saber? e um ?Fazer? Na Dança-Afro Comtemporânea: Investigando a Concepção de um Corpo em Movimento. 2010. (Encontro).

VI Congresso de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. As trajetórias da dança afro americana: a contemporaneidade da Urban Bush Women Company. 2010. (Congresso).

XVII Encontro Regional de História.As tramas da Dança-Afro Contemporânea na cidade de São Paulo: práticas corporais, linhagens coreográficas e identidades múltiplas.. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Silvana Ribas Dos Santos

AMORIM, A. S.; CONRADO, A. V. S.;FERRAZ, F. M. C.. Engenho de composição: formação artística em dança como experiência inacabada.. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Raissa Conrado Biriba

FERRAZ, F. M. C.; NUSSBAUMER, G. M.; SEVERINO, J. R.. Espetáculos de Dança Soteropolitanos: uma nanálise da cena contemporânea de obras coreográficas em Salvador-BA.. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anelise Mayumi

FERRAZ, F. M. C.; RIBEIRO, C. E.; CRUZ, F. M.; YADE, J. S. M.. A partir da partida: só depois o antes aparece Fragmento na Mala-tessituras de uma re-existência que dança. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Priscilla Silva Pontes

CONRADO, A. V. S.; SILVA, L.;FERRAZ, F. M. C.. Rachando o Petit-Pavé: rebento de um corpo-quilombo desde travessias e territórios diaspóricos em Curitiba.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Silvana Ribas Dos Santos

CONRADO, A. V. S.;FERRAZ, F. M. C.; AMORIM, A. S.. Engenho de composição: a experiência artístico-política de um programa de extensão na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Raissa Conrado Biriba

NUSSBAUMER, G. M.; SANTOS, L. P.;FERRAZ, F. M. C.; SEVERINO, J. R.. Espetáculos de Dança: fruição, desenvolvimento e territorialidade na cena contemporânea de Salvador (BA). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Anelise Mayumi Soares

RIBEIRO, C. E.; CRUZ, F. M.;FERRAZ, F. M. C.. Tessituras da resistência: Fragmento na Mala e seus micro-movimentos de dança.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Reinaldo Amorim de Sousa

CONRADO, A. V. S.;FERRAZ, F. M. C.; SANTOS, R. A.. Dança Negra: experiência identitária, artístico-social e educacional em Salvador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adauto Jorge dos Santos Sena Junior

CONRADO, A. V. S.; SANTOS, R. A.;FERRAZ, F. M. C.. Capoeira: impactos de sua expansão frente ao cenário da globalização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal da Bahia.

SANCHES NETO, A. R.; GUIMARAES, D. B.;FERRAZ, F. M. C.. Professor Substituto Escola de Dança UFBA Danças Afro-brasileiras e rítmica. 2019. Universidade Federal da Bahia.

FERRAZ, F. M. C.; SILVA, M. V. M.; RENGEL, L. P.. Banca de Seleção do curso de Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança. 2019. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helena Tania Katz

KATZ, H.; Marianna Francisca Martins Monteiro; Renata de Lima Silva. O fazer saber das danças afro: investigando matrizes negras em movimento. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Helena Tania Katz

KATZ, H.; Marianna Francisca Martins Monteiro; Manzini, Yáskara; M.ANTONACCI, M. A.; Nadir Nóbrega Oliveira. O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre o -brasil e os Estados Unidos. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Vagner Gonçalves da Silva

SILVA, Vagner Gonçalves da. Os saberes e fazeres das Danças Afro: Investigando concepções corporais em movimento. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Antonieta Martines Antonacci

MONTEIRO, M. F. M.; KATZ, H. T.; MANZINI, Y. D.; OLIVEIRA, N. N.;ANTONACCI, M. A. M.. O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre o Brasil e os Estados Unidos. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Yaskara Donizeti Manzini

KATZ, H. T.; MONTEIRO, M. F. M.;MANZINI, Yaskara D.; OLIVEIRA, N. N.; ANTONACCI, M. A. M.. O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre o Brasil e o Estados Unidos. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra

MONTEIRO, M. F. M.; SILVA, R. L.; MANCINI, Y.;LYRA, Luciana F. R. P.. O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre o Brasil e os Estados Unidos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eric Barbosa Araújo

Swing Afro Baiano: perspectivas sobre uma dança popular no estado da Bahia; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lorena Conceição Moreira de Oliveira

Procedimentos educacionais em Dança: O empoderamento negro infanto juvenil; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação Profissional da Escola de dança PRODAN) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lilian Guimarães Habib

CORPOS TRANSFORMACIONAIS: Práticas de materialização e potencialização da transformação corporal nas artes da cena; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lindete Souza de Jesus

O corpo negro na dança clássica; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Priscilla Silva Pontes

Desde dentro: reflexões sobre as Danças Negras na cidade de Curitiba - PR; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Jefferson Elias de Figueirêdo

A História da Dança como um campo de pesquisa teórico-prático: historiografia, corpo, frevo e performatividade; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Leonardo das Chagas Silva

A disciplina dança no espaço escolar e sua participação no currículo do ensino fundamental de São Francisco do Conde-Bahia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Sidney Leandro de Oliveira

Corpos dissidentes na encruzilhada: o encontro poético com mulheres trans, travestis e profissionais do sexo; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruno Novais Dias

Estudo de uma dramaturgia em dança impulsionada pelos afetos negros em diálogo com múltiplas linguagens artísticas relacionando performance, poesia e designer; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Bruno Novais Dias

Memórias Negras em Movimento; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Eduardo Alves Guimarães

Afetos Cuir-Pretos em movimento: cartografias poéticas e seus desdobramentos; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Telma Pereira de Amorim

Memórias negras da dança baiana; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Tainan Silva Galdino

Coreografando a História: A guerra de canudos como motivo para criação em dança; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Marques Camargo Ferraz;

Kacio dos Santos Silva

A CARA DO BOI É PRETA E A MINHA, QUE COR É? ? corpos afrodiaspóricos no contexto do bumba meu boi; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Marques Camargo Ferraz;

Urubatan Miranda da Silva

EXU ? Memória e Ancestralidade: a busca por fissuras poéticas para construção autobiográfica em dança; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Marques Camargo Ferraz;

Priscilla Silva Pontes

Danças de matrizes negras em Curitiba-PR: mapeando referências, tecendo conexões; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Marques Camargo Ferraz;

Luis Carlos Zabel

Axexê da Bailarina; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Marques Camargo Ferraz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, F. M. C. . IDENTIDADES NEGRAS NA DANÇA: epistemes e anunciações.. CADERNOS DO GIPE-CIT (UFBA) , v. Ano 21, p. 93-109, 2017.

  • FERRAZ, F. M. C. . Danças Negras: entre apagamentos e afirmação no cenário político das artes. Revista Eixo , v. 6, p. 115-124, 2017.

  • FERRAZ, F. M. C. . Rede Terreiro: pluralidades na dança negra Contemporânea. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia , v. 33, p. 73-97, 2012.

  • JANCSÓ, I. ; FERRAZ, F. M. C. . Cronologia de História do Brasil Império (1808-1889). São Paulo: Humanitas, 2000. 184pp .

  • CAPEL, Heloisa Selma Fernandes ; REINATO, Eduardo José ; CAMARGO, Robson Corrêa ; FERRAZ, F. M. C. . As tramas da Dança Afro Contemporânea na cidade de São Paulo: práticas corporais, linhagens coreográficas e identidades múltiplas.. In: CAPEL, Heloisa Selma Fernandes; REINATO, Eduardo José; CAMARGO, Robson Corrêa. (Orgs.). (Org.). Performances Culturais. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2011, v. , p. 165-177.

  • Fernando Ferraz ; FERRAZ, F. M. C. . ?Siqueira Campos?, in Rebeldes Brasileiros, homens e mulheres que desafiaram o poder.. Revista Caros Amigos, São Paulo, 01 jan. 2001.

  • FERRAZ, F. M. C. . Formação do arquivo memórias negras da dança.. In: VI Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança., 2019, Salvador. Anais do VI Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Salvador: ANDA, 2019. p. 20 5 8 - 2 0 6 7 ., 2019. p. 2058-2067.

  • FERRAZ, F. M. C. . Negras utopias: reflexões sobre um experimento artístico.. In: V Congresso Nacional de Pesquisadores e Dança ANDA 2018, 2018, Manaus. Anais do V Congresso nacional de pesquisadores e Dança. Manaus, 2018. p. p. 957-967..

  • FERRAZ, F. M. C. . Afetos cuir pretos: cartografando poéticas interseccionais.. In: X Congresso da Abrace, 2018, Natal. Anais do X Congresso da ABRACE, 2018. v. 19.

  • FERRAZ, F. M. C. . Atlântico de Paullo Fonseca: autobiografia como cartografia dos afetos na diáspora.. In: IX Reunião Científica da ABRACE, 2017, Natal. Anais da IX Reunião Científica da ABRACE, 2017. v. 18. p. 1-12.

  • FERRAZ, F. M. C. . Eusébio Lobo: caminhos abertos na diáspora. In: V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança., 2017, Natal. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança., 2017. p. 920-944.

  • FERREIRA, L. ; SALES, J. ; FERRAZ, F. M. C. . Performances Negras: enfrentamentos e complexidades na diáspora. In: I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias, 2017, Brasília. Anais do I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. Brasilia: Editora IFB, 2017. p. 24-36.

  • FERRAZ, F. M. C. ; FERREIRA, L. ; SALES, J. . Performances Negras: enfrentamentos e complexidades na diáspora. In: I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias, 2017, Brasília. Anais do I Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias. Brasilia: Ed. IFB, 2017. p. 24-36.

  • Monteiro, Marianna ; SILVA, L. R. ; FERRAZ, F. M. C. . Anais do Colóquio O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: Perspectivas Teóricas, Poética e Pedagógicas. In: Colóquio O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: Perspectivas Teóricas, Poética e Pedagógicas, 2015, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional: o afro contemporâneo nas artes cênicas: perspectivas teóricas, poéticas e pedagógicas. São Paulo: Ed. Unesp, 2015. v. 1.

  • Monteiro, Marianna ; MANZINI, Y. D. ; FERRAZ, F. M. C. ; BRITO, D. S. ; VIANNA, L. L. . Grupo de Trabalho Dança e Diáspora Negra: itinerários de uma primeira análise.. In: Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas., 2015, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional O AFRO CONTEMPORÂNEO NAS ARTES CÊNICAS Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas.. São Paulo: Ed. da Unesp, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • FERRAZ, F. M. C. . BLACK DANCE AMERICANA: HISTORICIDADE, POLÍTICA E RESSONÂNCIAS DE UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA. In: III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2014, Salvador. ANAIS DO III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2014. p. 1-18.

  • FERRAZ, F. M. C. . NEGRITUDES NA DIÁSPORA: QUANTAS DANÇAS CABEM NUM CONCEITO. In: III ENCONTRO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013, Salvador. ANAIS DO III ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2013. p. 1-17.

  • FERRAZ, F. M. C. . Trânsitos na diáspora: como coreografar uma festa no terreiro.. In: IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013, Recife. Anais do IV Engrupe- Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança., 2013.

  • FERRAZ, F. M. C. . As múltiplas faces de Omolu: legados de um artista negro.. In: VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas-ABRACE, 2013, Belo Horizonte. Anais do VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas-ABRACE, 2013.

  • FERRAZ, F. M. C. ; GODOY, Kathya Maria Ayres . Produção em dança: interfaces de sustentabilidade.. In: Anais do 1º. Congresso da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança ANDA-, 2011, Salvador. Anais do 1º. Congresso da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança ANDA-. São Paulo: Intituto de Artes da Unesp, 2011.

  • FERRAZ, F. M. C. . Dança Afro Contemporânea em São Paulo: considerações sobre a atuação de Firmino Pitanga. In: Jornada de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, 2011, São Paulo. Jornada de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Artes Instituto de Artes Unesp. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.

  • FERRAZ, F. M. C. . Coreógrafos em campo: criadores da dança negra no Brasil e suas mediações com a cultura. In: EIAP Encontro Internacional de Antropologia da Performance, 2011, São Paulo. Anais do EIAP Encontro Internacional de Antropologia e Performance, 2011.

  • FERRAZ, F. M. C. . As trajetórias da dança afro americana: a contemporaneidade da Urban Bush Women Company. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso da ABRACE. São Paulo, 2010.

  • CARDOSO, Maria Abadia ; FREITAS, Talitta Tatiane Martins ; FERRAZ, F. M. C. . ?Naturalmente? múltiplo: considerações sobre um espetáculo de António Nóbrega. In: XVII Encontro Regional de História (ANPUH-MG), 2010, Uberlândia. Anais do XVII Encontro Regional de História: O Lugar do Conhecimento no Mundo Contemporâneo. Uberlândia: ANPUH-MG, 2010.

  • FERRAZ, F. M. C. . Black dance and its poetic policies: strategies of visibility in the contemporary context. In: Mind the Gap: the Artist in Culture Studies, 2015, Lisboa. Mind the Gap: the Artist in Culture Studies 5th Graduate Conference in Culture Studies. Lisboa: CECC Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, 2015. v. 5. p. 18-19.

  • FERRAZ, F. M. C. ; RELA, M. L. N. . O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre Brasil e Estados Unidos. In: Jornada de Pesquisa 2013 - Programa de Pós-Graduação em Artes Unesp, 2013, São Paulo. Caderno de resumos: Jornada de Pesquisa 2013: Programa de pós-graduação em Artes/UNESP: Mestrado e Doutorado. São Paulo: Instituto de Artes da Unesp, 2013.

  • ANPUH-MG ; FERRAZ, F. M. C. . As tramas daDança Afro Contemporânea na cidade de São Paulo. In: XVII Encontro Regional de História. Conhecer, Pesquisar e Ensinar História, 2010, Uberlândia. Conhecer, Pesquisar e Ensinar História: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo.. Uberlândia: ANPUH-MG, 2010. v. 1. p. 118-119.

  • FERRAZ, F. M. C. . The routes of a diasporic artist: Clyde Morgan and the crossroads of the body. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Afetos cuir pretos: cartografando poéticas interseccionais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Negras Utopias: reflexões sobre um experimento artístico.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. ; AMOROSO, D. ; SENA, M. ; GONCALVES, T. . Danças negras: historiografias e memórias de futuro.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Eusébio Lobo: caminhos abertos na diáspora.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Performances negras: enfrentamentos e complexidades na diáspora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERRAZ, F. M. C. . Black dance forums in São Paulo: spaces of freedom and policy learning.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Black dance and its poetic policies:strategies of visibility in the contemporary context.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Black dance americana:historicidade, política e ressonâncias de uma linguagem artística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Geopolíticas das danças afro: considerações sobre a cena afro contemporânea de dança em Salvador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Um ?Saber? e um ?Fazer? Na Dança-Afro Comtemporânea: Investigando a Concepção de um Corpo em Movimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, F. M. C. . Mestre King. São Paulo: Itaú Cultural, 2012 (Produção Biografia e comentário crítico.).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERRAZ, F. M. C. ; SENA, M. ; AMOROSO, D. ; GONCALVES, T. . Danças Negras: historiografia e memória de futuro.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERRAZ, F. M. C. ; PEU, P. ; SOUZA, M. . Dança e memória: a Zona Leste no centro da história. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERRAZ, F. M. C. ; NASCIMENTO, J. ; SILVA, S. J. . Audiência Pública de Fomento à Dança. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERRAZ, F. M. C. . 22a. Edição do Festival de Dança do Triângulo Mineiro. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERRAZ, F. M. C. ; SILVA, L. R. ; SOUZA, L. . Outros Movimentos para a dança brasileira. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. ; SILVA, L. R. . Outros movimentos para a dança brasileira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. . Ressonâncias Negras: modos e afetos de dança no corpo contemporâneo.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . Ressonâncias negras: modos e afetos de dança no corpo contemporâneo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . Poéticas Negras e seus afetos políticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . Poéticas negras e seus afetos políticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . O corpo da dança negra contemporânea: diáspora e pluralidades cênicas entre Brasil e Estados Unidos.. 2017. (Relatório de pesquisa).

FERRAZ, F. M. C. . THE BODY OF CONTEMPORARY BLACK DANCE: DIASPORA AND SCENIC PLURALITY BETWEEN BRAZIL AND THE UNITED STATES. 2016. (Relatório de pesquisa).

FERRAZ, F. M. C. . Dança Negra: questões teóricas e intersecções coma cena contemporânea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . Dança Afro e Teatralidade Contemporânea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. . História das Danças Afro no Brasil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. . Oficina Fazeres e saberes das Danças Afro no Brasil: um olhar histórico e dramatúrgico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. . História da dança negra no Brasil: dilemas e perspectivas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . Fazeres e saberes da dança afro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. . Matrizes negras em movimento: um olhar sobre a história da dança afro. 2012. (Fórum em Evento).

FERRAZ, F. M. C. . O Corpo e o mito na Dança Afro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. . Os saberes e fazeres das Danças Afro: Investigando concepções corporais em movimento.. 2011. (Relatório de pesquisa).

FERRAZ, F. M. C. . Dança Negra.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERRAZ, F. M. C. . Corpo Sonoro. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERRAZ, F. M. C. ; PETRONILIO, J. P. . Desordeiros. 2019. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. ; PETRONILIO, J. P. . Desordeiros. 2019. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . Preamar. 2018. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. ; GUIMARAES, E. A. . Imersão artística: ramificando solos em solos. 2018. Performática.

CONRADO, A. V. S. ; FERRAZ, F. M. C. . Ginga Vento. 2017. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . Trincheira em vermelho. 2017. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . Splendor. 2016. Coreográfica.

WHITE, H. ; FERRAZ, F. M. C. . Rest. 2016. Performática.

FERRAZ, F. M. C. . A Journey through the Constalation of Afro-Brazilian Movement. 2016. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . Ajô: together we stand. 2015. Coreográfica.

DACOSTA, M. ; CAMARA, M. ; FERRAZ, F. M. C. . Agbedidi: 21th Performance Anniversary. 2015. Coreográfica.

SY, E. H. ; RAMOS, L. ; FERRAZ, F. M. C. . Archéologie marine. 2014. Performática.

SILVA, L. R. ; FERRAZ, F. M. C. . Dos mares que nos dançam. 2014. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . CONGADA DA VOVÓ BENEDITA E SÃO BENEDITO. 2013. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . O Julgamento Atlântico. 2013. Performática.

FERRAZ, F. M. C. . Emi: o sopro da criação. 2012. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. ; RAMOS, L. . Jam Diáspora. 2012. Coreográfica.

Morgan, Clyde ; FERRAZ, F. M. C. ; Cia Étnica . Sankofa: passado, presente e futuro.. 2011. Coreográfica.

Beckett, Samuel ; Monteiro, Marianna ; FERRAZ, F. M. C. . QUAD. 2011. Teatral.

Diaspóros Coletivo das Artes ; Ramos, Luli ; FERRAZ, F. M. C. . Corpo Atento África Presente. 2010. Coreográfica.

Ujhama, Carlos ; FERRAZ, F. M. C. . Intervenção Urbana. 2010. Coreográfica.

FERRAZ, F. M. C. . Emí: o sopro da criação. 2010. Coreográfica.

Volpe, Cesar ; FERRAZ, F. M. C. . Imigrâncias. 2004. Coreográfica.

Santos, Alvaro dos ; FERRAZ, F. M. C. . Segredo das Iabás. 2002. Coreográfica.

SILVA, L. R. ; FERRAZ, F. M. C. . Biografias Negras da Dança: Irineu Nogueira. 2012 (Evento público).

FERRAZ, F. M. C. . Oficina: Dança Contemporânea de Matriz Afro-brasileira. 2010 (ABCDANÇA 2010: Oficina selecionada para a programação do evento) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Poéticas Políticas Negras: Fazeres de Dança na Diáspora., Descrição: O projeto deseja investigar e refletir sobre os fazeres da dança negra na diáspora e em especial na cidade de Salvador, centro de atração e irradiação desses saberes no mundo. Através do diálogo e interlocução com artistas da dança negra ponderar sobre as particularidades dos seus fazeres estéticos, suas poéticas políticas, processos de criação, formas de transmissão e desenvolvimento de metodologias de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fernando Marques Camargo Ferraz - Coordenador / Raquel da Silva Souza - Integrante / Eduardo Alves Guimarães - Integrante / Bruno Novais - Integrante / Priscilla Silva Pontes - Integrante / Jefferson Elias de Figueirêdo - Integrante.

  • 2017 - Atual

    GIRA: GRUPO DE PESQUISA EM DANÇAS INDÍGENAS, AFRO-BRASILEIRAS E POPULARES, Descrição: O Projeto agrega pesquisadores e estudantes interessados em aprofundamento de estudos relativos aos saberes e fazeres das artes e culturas Indígenas, da diáspora africana e populares; seus desdobramentos no campo artístico e suas mediações, performances e traduções na contemporaneidade. Fomenta a produção de conhecimento no campo teórico e poético, bem como, nas formas de transmissão de saberes e memórias, promovendo interações em rede nos seus diversos níveis. Suas ações visam o reconhecimento e intercâmbio de práticas que auxiliem na difusão, registro e produção de materiais didáticos que possam ser devolvidos para as comunidades tradicionais, produtores culturais e artistas independentes, por meio da construção de estratégias voltadas à autonomia e empoderamento dos setores sociais e políticos que compõem esta rede. Também integra estudos focados na produção de poéticas conectadas ao campo das matrizes estéticas - indígenas, africanas, populares - e incentiva o debate de políticas públicas na área das artes e cultura, abrindo canais de interlocução que produzam estratégias de reivindicação e acesso em torno de editais públicos, ações afirmativas e redes de troca de informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) . , Integrantes: Fernando Marques Camargo Ferraz - Coordenador / Amélia Vitória de Souza Conrado - Integrante / Denilson Francisco das Neves - Integrante / Marilza Oliveira da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens, Descrição: O Grupo Terreiro de Investigações Cênicas Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens é o celeiro de pesquisas voltadas para as manifestações cênicas da cultura popular brasileira visando estabelecer e compreender suas relações com as expressões artística contemporâneas.Interessado em pensar a atividade cênica nas suas intersecções com a cultura popular, o grupo volta-se para os métodos adotados por artistas e arte educadores na formulação de dramaturgias e procedimento de treinamento do ator-bailarino, centrados nas tradições populares e na pesquisa de campo. As atividades do grupo possuem caráter teórico-prático, voltam-se para a reflexão histórica, antropológica, política, filosófica, para a pesquisa de processos criativos de encenação e performance e também, análise e elaboração de práticas pedagógicas. O Grupo Terreiro,propõem-se a aproximar a Universidade dos saberes tradicionais, estimulando os intercâmbios entre cultura erudita e cultura popular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Marques Camargo Ferraz - Coordenador / Marianna Francisca Martins Monteiro - Integrante.

  • 1998 - 2000

    Cronologia de História do Brasil Monárquico:1808-1889, Descrição: Iniciaçao Científica - PET/CAPES-CNPq - Programa desenvolvido durante a graduaçao, realizando seminários teoricos visando refletir sobre a produção do conhecimento histórico, bem como a disussão de problemas referentes às políticas do ensino superior, contando, também, com a elaboração de um trabalho instrumental baseado na coleta e padronização de dados para a montagem de uma "Cronologia de História do Brasil Monárquico:1808-1889".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Marques Camargo Ferraz - Integrante / Prof.Dr. István Jancsó - Coordenador / ALMEIDA, A. B. - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança da UFBA. , Avenida Adhemar de Barros, Ondina, 40170110 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836572

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof Permanente Mestrado Profissional PRODAN, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Permanente Mestrado Profissional em Dança - PRODAN

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord- Esp. Estudos Contemporâneos em Dança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação do curso de Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Permanente do PPGDança UFBA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto A, Área de Conhecimento: Estudos do Corpo com ênfase em Danças Populares, Indígenas e Afro-Brasileiras

    Atividades

    • 01/2019

      Ensino, Programa de Pós Graduação Profissional da Escola de dança PRODAN, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PRODAN000000020 - PROJETOS COMPARTILHADOS - T01

    • 09/2018

      Direção e administração, Programa de Pós Graduação em Dança UFBA, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança.

    • 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação em Dança UFBA, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Ensino de Graduação em Dança - diurno.

    • 04/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Dança, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DANA 24 Metodologia da Pesquisa em Dança, DANA 35- Etnografias da Dança, DANA 40 - Seminários de Pesquisa Orientada

    • 07/2017

      Ensino, Estudos Contemporâneos em Dança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Questões contemporâneas do corpo

    • 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Dança da UFBA, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Dança da UFBA.

    • 11/2016

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Críticos Analíticos III, Estudos do Corpo III, Estudos do Corpo IV, Estudos dos Processos Criativos em Dança IV, Historia da dança no Brasil

  • 2015 - 2016

    University of Florida

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 4

  • 2012 - 2015

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Professor curso de Difusão, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor do Curso de Difusão do Conhecimento ?Corpo Afro Contemporâneo, realizado no Instituto de Artes da UNESP, no período de 14 de maio a 25 de junho de 2012, com carga-horária de 21 horas. Essa atuação foi renovada pelo ano de 2013 com o apoio do PROEX- Projeto de Extensão Um 2013 o curso possuiu uma carga horária de 60 horas. O curso seguiu em 2014 como atividade de extensão organizada pelo Grupo Terreiro de Investigações Cênicas (CNPq), cumprindo carga total de 44 horas.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ministrou curso de verão intitulado: Dança Contemporânea de Matriz Afro-Brasileira, no Núcleo de Dança da Universidade Federal de Sergipe - Campus de Laranjeiras. O referido curso teve carga horária de 60 horas (30 hs por semana), equivalendo a 4 créditos.

  • 2012 - 2012

    Escola Livre de Teatro de Santo André

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

    Outras informações:
    Professor convidado a ministrar oficina: Dança negra contemporânea e a dramaturgia do movimento na cena teatral. total de 8 horas

  • 1998 - 2000

    FFLCH

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2004

    Colégio Objetivo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamenal e Medio, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Ensino Fundamental e Médio na área de História.

  • 2002 - 2002

    CEFC ? Centro de Educaçao e Formação de Carapicuíba

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor de Expressão Corporal do Projeto de Arte-educação: Educriarte, realizado no CEFC ? Centro de Educaçao e Formação de Carapicuíba, durante o ano de 2002.

  • 2005 - 2009

    Livraria Cultura S.A.

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vendedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Atendimento ao cliente e domínio das operações de varejo, ligadas ao mercado livreiro, ou de megastore; - Vendedor especializado no atendimento e consultorias diversas relacionadas, principalmente aos livros de artes, literatura e humanidades; - Conhecimento e participação nos trâmites de compras, principalmente no que se refere a produtos importados; - Treinamento ou tutoria voltada aos colaboradores do mesmo setor em livraria