Bruno da Silva

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre (2011) e Doutor em história (2015) pela mesma instituição, com estágio doutoral na University of Texas (EUA). Atualmente, Professor Adjunto de História da América na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, tendo sido Coordenador de curso (2017-2019) e, no presente momento, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Pesquisas Americanistas (GEPAm) vinculado ao CNPq, com a presença de pesquisadores associados de diferentes instituições do Brasil e do mundo. É membro da ANPHLAC Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas ; e desenvolve estudos no campo da História Colonial do continente americano com ênfase em: viagens e viajantes ao Novo Mundo; classificações da humanidade nas Américas; ideias de raças e racismos entre os séculos XVI e XVIII; conexões entre América e diferentes partes do mundo no período moderno, privilegiando as Histórias Conectadas bem como os processos de etnogêneses advindos da formação dos espaços coloniais e da globalização na Primeira Modernidade. Atualmente é Coordenador Nacional de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), de 2023 a 2026.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2011 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Inventários do Homem Americano: Viagens, Teorias e Composição das Raças nos Séculos XVII e XVIII
Orientador: Ronald José Raminelli
com Coorientador: Jorge Cañizares-Esguerra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teorias, Iluminismo, Homem Americano, Seculo XVIII.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: Negros, Índios e Mestiços Nas Crônicas de Pernambuco e São Paulo Setecentistas
, Ano de Obtenção: 2011.Ronald Raminelli.Palavras-chave: Brasil Colônia, Mestiçagem, Identidades Coloniais.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em História

2003 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Imigrantes Protestantes em um Império Católico Romano: Discussões de Políticas Imigrantistas durante do Segundo Reinado
Orientador: Gizlene Neder
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Organização de eventos

FURTADO, A. C. ; SILVA, BRUNO ; ERMITA, P. ; NEBO, C. . UNIFESSPA + 10: Congresso Interdisciplinar do Instituto de Estudos do Trópico Úmido - I CIIETU. 2023. (Congresso).

SILVA, BRUNO ; FURTADO, A. C. . Jornada de Recepção da Turma 2023 - PROFHISTÓRIA da UNIFESSPA. 2023. (Outro).

SILVA, B. ; FURTADO, A. C. ; COELHO, A. C. A. ; KALIL, L. G. A. ; ACRUCHE, H. ; LENINE, V. . II Colóquio Internacional de História das Américas: Continente Subversivo (Séculos XVI -XX). 2022. (Outro).

SILVA, B. . Jornada de Recepção da Turma 2022 - PROFHISTÓRIA da UNIFESSPA. 2022. (Outro).

SILVA, B. ; Heraldo Márcio Galvão Junior . Semana - Acadêmica (IV Semana / I Simpósio Internacional de História do IETU) - do local ao global: perspectivas para o Ensino de História e a pesquisa na Amazônia. 2021. (Outro).

SILVA, B. ; BRITO, A. ; CAIXETA, V. . I Simpósio Amazônico do PROFHISTÓRIA: desafios e possibilidades da formação docente e do Ensino de História. 2021. (Outro).

SILVA, B. ; LENINE, V. ; ACRUCHE, H. . Colóquio Internacional História das Américas: das conquistas às independências. 2020. (Outro).

SILVA, B. ; MARTIN, A. M. . II Fórum On-line "Sextou" - ProfHistória Unifesspa. 2020. (Outro).

MARTIN, A. M. ; SILVA, BRUNO . I Fórum On-line "Sextou" - ProfHistória Unifesspa. 2020. (Outro).

SILVA, B. . I Simpósio Nacional de Geografia Regional: Regiões, Fronteiras e Novas Relações Cidade-Campo. 2019. (Outro).

SILVA, BRUNO . I Fórum de Licenciatura do IETU/ UNIFESSPA. 2018. (Outro).

SILVA, B. ; SANTOS, G. . Simpósio Temático: Intolerância Religiosa e Discriminação Social no Mundo Atlântico da Era Moderna.. 2018. (Outro).

SILVA, B. . I Semana Acadêmicas das Ciências Humanas - IETU. 2018. (Outro).

SILVA, B. . III Semana Acadêmica de História - Curso de História de Xinguara (História, Memória e Literatura: abordagens em História Regional). 2017. (Outro).

SILVA, BRUNO ; MACHADO, E. M. . Simpósio Temático: Literatura, movimentos sociais e questão agrária na América Latina (III Semana de História). 2017. (Outro).

SILVA, B. . IV Colóquio Internacional [In] tolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime. 2011. (Outro).

SILVA, B. . I Seminário de Graduandos em História Moderna. 2007. (Outro).

Participação em eventos

?Laços literários D?Além Mar: Pará e Portugal no Oitocentos. 2020. (Outra).

I Encontro do I Fórum On-line "Sextou" da UNIFESSPA.Desafios para a Escrita de uma História do Ensino de História. 2020. (Outra).

I Encontro do II Fórum On-line "Sextou": História Indígena e do Indigenismo. 2020. (Outra).

II Encontro do I Fórum On-line "Sextou": o Profhistória e a produção do trabalho final. 2020. (Outra).

III Encontro do I Fórum On-line "Sextou" - Letramento Histórico.Letramento Histórico: a História como instrumento para ler o mundo. 2020. (Outra).

III Encontro do II Fórum On-line "Sextou" - História das Migrações na Amazônia. 2020. (Outra).

IV Encontro do I Fórum On-line "Sextou": "Para que Teoria?". 2020. (Outra).

IV Encontro do II Fórum On-line "Sextou": Regimes Totalitários/Autoritários. 2020. (Outra).

Primeiro Encontro do I Fórum On-line "Sextou" Desafios para a escrita de uma história do Ensino de História. 2020. (Outra).

Segundo Encontro do II Fórum On-line "Sextou". 2020. (Outra).

Terceiro Encontro do I Fórum On-line "Sextou!. 2020. (Outra).

V Encontro do II Fórum On-line "Sextou" - Movimentos de Independência no Brasil. 2020. (Outra).

VI Encontro do II Fórum On-line "Sextou" Práticas Mágico-Religiosas e Intolerância. 2020. (Outra).

II Congresso de América Colonial "Ser na América". 2019. (Congresso).

Revertendo o Fracasso nas Monarquias Ibéricas e seus Impérios Ultramarinos. 2019. (Seminário).

I Fórum de Licenciatura do IETU/ UNIFESSPA.Educação Antirracista e Diversidade. 2018. (Outra).

VI Encontro do Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latinoamericanistas Europeus (AHILA). Atores, imprensa e editoriais na criação cultural. 2018. (Congresso).

VII Encontro Internacional de História Colonial. 2018. (Encontro).

XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2018. (Encontro).

V Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna.As franjas dos impérios coloniais, os relatos de viagens e o nascimento da moderna ideia de raça em fins do século XVII e início do século XVIII. 2014. (Seminário).

IV Seminário de pós-graduandos em História Moderna - Mesa: servir, conhecer e descrever: agentes a serviço del'rei.(RE) Conhecendo Impérios: Viagens Filosóficas a Serviço das Coroas Europeias e as Formas de Classificação do Homem Americano na Segunda Metade do Século XVIII. 2012. (Seminário).

Semana de História da UFF.Raça e Mestiçagem nos Estudos de História da América. 2012. (Simpósio).

VIII Encontro de Pesquisas de Graduação em História.Império Colonial Espanhol: raça e hierarqui social. 2012. (Encontro).

VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.J.B Debret em suas andanças pelo Brasil: a missão de descrever e classificar a diversidade humana na América, se servindo de conceitos como Raça e Nação, no início do século XIX. 2012. (Seminário).

I Simpósio de Pós-Graduandos em História Social.Identidades Inventadas: os cronistas luso-brasileiros e a construção de identidades locais no século XVIII. 2011. (Simpósio).

IV Colóquio Internacional [In] tolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antio Regime. 2011. (Outra).

III Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna [In] Tolerância: Religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Sociedades: culturas e poderes.Dom Domingos Loreto Couto e a Busca por Uma Identidade Pernambucana no Setecentos. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. 2009. (Simpósio).

17 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Uff Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Discussões em Torno dos Direitos Civis dos Estrangeiros no Brasil do Segundo Reinado. 2007. (Seminário).

II Colóquio Internacional Império de Várias Faces - Dinâmicas e Representações do Poder no Mundo Ibérico da Época Moderna. 2007. (Outra).

III Seminário Interativo de Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica na Formação do Professor - Docência para Além da Regência.História e Memória: Uma Prática de Ensino Investigativa. 2007. (Seminário).

16 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Uff Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.A Legação Britânica e as Discussões em Torno dos Direitos Civis dos Estrangeiros no Brasil do Segundo Reinado. 2006. (Seminário).

II Encontro do Instituto Brasileiro de História do Direito.Tensões Diplomáticas no Segundo Reinado: A Legação Britânica no Rio de Janeiro e a Defesa dos Direitos Civis dos Imigrantes. 2006. (Encontro).

II Encontro do Instituto Brasileiro de História do Direito. 2006. (Encontro).

IV Mostra de Iniciação à Docência.Integrando Escola e Universidade. 2006. (Outra).

XII Encontro Regional de História - Anpuh - Rio. 2006. (Encontro).

XII Encontro Regional de História - Anpuh - Rio.Direitos Civis dos Imigrantes Ingleses no Brasil do Segundo Reinado. 2006. (Encontro).

Jornada de Estudos Multidisciplinares Sobre Cultura Jurídica e História do Direito. 2005. (Outra).

As Doenças têm História. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Candida Lisboa Belmiro

SALGUEIRO, E. M.;SILVA, B.; MARTIN, A. M.. O Ensino de História no Ensino Fundamental I: a perspectiva do Ensino de História Local no município de Xinguara-PA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Nicolas Campelo Pinto de Oliveira

KALIL, L. G. A.;SILVA, BRUNO; CALDAS, M. J. A.. Exploradores mouros e africanos do Novo Mundo: a origem dos índios e suas civilizações na história do pensamento afro-americano a partir do século XX. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Alisson Lião dos Santos Soares

FURTADO, A. C.;SILVA, BRUNO; COELHO, A. C. A.; CAPEL, H. S. F.. O Ensino de História dos Traumas Coletivos: práticas docentes face aos negacionismos da Shoah. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Aline Barros dos Reis

SILVA, B.; NUNES, F. A.; OLIVEIRA, L. L.. A história ambiental como construção social e histórica: uma proposta para o ensino de história em Marabá ? PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Vascilene da Silva Lira

SILVA, B.; NUNES, F. A.; LIMA, M. R. C. P.; LIMA, A. J. F. L.. Mostra em História em processo de interação escolar no Ensino Médio: um estudo sobre Ensino Aprendizagem na Escola Estadual Benício Lopes, Castanhal - PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dulcirene Valenta Neta

COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; Karla Leandro Raske; CAIXETA, V. L.. Jacundá a cidade perdida: memórias emergidas. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Sebastiana Valéria dos Santos Moraes

CAVALCANTE, L. C.;SILVA, B.; TEIXEIRA JUNIOR, T. R.; LIMA, R. F.. Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Bárbara Maria Marques

COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; SANTIAGO, I.; SARGES, M. N. S.. Além do conflito e da violência durante a luta pela terra: as memórias e experiências de vida de migrantes de Xinguara, PA (1970-1989). 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Priscila de Fátima Costa

COELHO, A. C. A.;SILVA, BRUNO; FURTADO, A. C.; LACERDA, F. G.. O museu de arte sacra de Belém do Pará no ensino de história: perspectivas e possibilidades. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Cleumar Rodrigues Pereira

FURTADO, A. C.; SAMPAIO, M. C. S. C.;SILVA, B.. Jogos da subversão: o uso de games para o Ensino de História sobre a Cabanagem (1835-1840). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Francisco Éverton Pereira

SILVA, B.; Karla Leandro Raske; LENINE, V.. A gente só quer estudar: o Ensino de História, os Direitos Humanos e a População LGBTQIAPN+. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Luciana Silva Teixeira

Heraldo Márcio Galvão Junior;SILVA, B.; SAMPAIO, M. C. S. C.. Porque eu não me vejo aqui?!: Uma análise sobre as representações de Toussaint Louverture, Amazônia pós-independência e os livros didáticos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Peterson Souza de Oliveira

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; FURTADO, A. C.. A modernidade que não chegou: O processo civilizatório empreendido pela Intendência de Antônio José de Lemos, na primeira década do século XX e suas consequências na população pobre de Belém. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Cecília Brasil Cordovil

SAMPAIO, M. C. S. C.;SILVA, B.; SANTIAGO, I.. Discursos médicos sobre maternidade na tese de doutoramento de Cláudio Pastor Dacier Lobato (1956). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Alexandro Xavier Nunes

SILVA, BRUNO; LENINE, V.; FURTADO, A. C.. Ensino de História e a Surdez: a importância dos conceitos terminológicos de História traduzidos em Língua de Sinais para alunos surdos inclusos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ivanlene Leal de Sousa

COELHO, A. C. A.;SILVA, BRUNO; Heraldo Márcio Galvão Junior; LIMA, M. R. C. P.. Dança e Cultura Negra: Ensino de História e dança afro-indígena na Escola Municipal Teotónio Apinagés (2003-2017). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Candida Lisboa Belmiro

JUSTI, D. B.;SILVA, B.; SALGUEIRO, E. M.. O Ensino de História no Ensino Fundamental I: a perspectiva do ensino de história local no município de Xinguara ? PA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Nicolas Campelo Pinto de Oliveira

SILVA, B.; KALIL, L. G. A.; CALDAS, M. J. A.. A presença africana na América pré-colombiana: a origem dos índios na história intelectual afro-americana. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Douglas Bandeira Ramos,

SILVA, B.; LENINE, V.; KUHN, F.. Histórias das Áfricas em Porto Alegre: origens das escravizadas e dos escravizados afrodescendentes (1797-1803). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Barros dos Reis

NUNES, F. A.; MONTI, C. G.;SILVA, B.. A História Ambiental como uma Construção Social e Histórica: uma proposta para o Ensino de História em Marabá - PA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Marcelino Anderson da Silva Assis

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; MARTIN, A. M.. Amazônia pelas lentes do cinema: História, ensino e a Lei 13006/14. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Dulcirene Valente Neta

COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; Karla Leandro Raske. Vozes de Jacundá - História e Memória. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Alisson Lião dos Santos Soares

COELHO, A. C. A.; FURTADO, A. C.;SILVA, B.. A prática docente frente ao uso da internet ou de como ensinar história diante dos revisionismos negacionistas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Sebastiana Valéria dos Santos Moraes

SILVA, B.; CAVALCANTE, L. C.; TEIXEIRA JUNIOR, T. R.. Ensino de história mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Vascilene da Silva Lira

SILVA, B.; NUNES, F. A.; LIMA, M. R. C. P.. Mostra em História e Interação Escolar: um estudo sobre ensino e aprendizagem na Escola Estadual ?Benício Lopes?, Castanhal-PA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bárbara Maria Marques

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; SANTIAGO, I.. Para além do conflito e da violência pela terra: as experiências de vida de trabalhadores rurais em Xinguara. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PPGHIST) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Daiane de Oliveira Lima

SILVA, BRUNO; COELHO, A. C. A.; FURTADO, A. C.. Relatos de um conde italiano na Amazônia Oitocentista: Ermanno Stradelli e as estratégias de ascensão social através das ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Dhéssica Karen Pires Nunes

SILVA, BRUNO; FURTADO, A. C.; Heraldo Márcio Galvão Junior; SENA, L. R.. Grito do Ipiranga no Sul, Revolução no Norte: o 28 de maio de 1823 na cidade de Muaná à dianteira da Adesão no Grão-Pará. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Fábio da Silva Lima

FURTADO, A. C.;SILVA, BRUNO; Heraldo Márcio Galvão Junior. Os coloridos da liberdade: vestígios de uma cultura política gay contra a Ditadura Civil-Militar brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Janiele Moreira Freitas

FURTADO, A. C.;SILVA, BRUNO; Heraldo Márcio Galvão Junior. A biblioteca das marginálias: cultura escrita, leituras e apropriações de Paulo Freire. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Jhoonanta Nunes de Souza

SILVA, B.; FURTADO, A. C.; SENA, L. R.. Por outra História do Pará no no alvorecer da República: João Palma Muniz, um engenheiro-historiador na defesa da migração para as terras do Norte. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Natália Ferreira Maia

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; Heraldo Márcio Galvão Junior. ?Não posso ser paraense nesta mistura enlouquecida de gente?: a Revista Expressão e a construção da identidade Carajás. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Maria de Jesus Pereira de Sousa

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; Heraldo Márcio Galvão Junior. Lugar de Mulher é onde Ela Quiser: a luta pela representatividade política feminina no município de Xinguara - PA (1988-2020). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: ALYNE PAIXÃO LIMA

SILVA, B.; FURTADO, A. C.; COELHO, A. C. A.; Heraldo Márcio Galvão Junior. Educação Ambiental - A prática de uma disciplina em uma Escola do Ensino Básico (Xinguara-PA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Sabrina Aires da Silva

SILVA, B.; FURTADO, A. C.; Heraldo Márcio Galvão Junior. No Front das palavras: Winston Churchill e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Evaldo Fernandes Araújo

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; FURTADO, A. C.; Heraldo Márcio Galvão Junior. Uma Xinguara que não se lê/vê por aí: Fragmentos de memórias, história oral e migrações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Kivia Pires Rosa

COELHO, A. C. A.; FURTADO, A. C.;SILVA, B.. José Paes de Carvalho ? Memória social e Política (1899-1903). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Leany Ribeiro de Oliveira

FURTADO, A. C.; COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; JUSTI, D. B.. (In)comparáveis: a Segunda Guerra Mundial e seus Holocaustos em dois livros didáticos (séculos XX-XXI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Nicolas Campelo Pinto de Oliveira

CALDAS, M. J. A.; KALIL, L. G. A.;SILVA, B.. A presença africana na América Pré-colombiana: um debate sobre o difusionismo transatlântico afrocentrista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ellen Cristina Araújo Silva

MARTIN, A. M.; COELHO, A. C. A.;SILVA, B.. Entre Cativos e Forros: Ações de Liberdade Indígena no Estado do Grão-Pará e Maranhão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Marcelo De Oliveira Feitosa

FURTADO, A. C.;SILVA, B.; SALGUEIRO, E. M.. Entre Democracias e Ditaduras: o Anticomunismo como Justificativa de Intervenções na América Latina (1945-1963) América Latina (1945-1963). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Policleiton Rodrigues Cardoso

SILVA, B.; FURTADO, A. C.; COELHO, A. C. A.. O Teatro Inquisitorial: Os Sodomitas no Império Português da Era Moderna. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Tulio Dalpra Lima

SILVA, B.; MARTIN, A. M.; COELHO, A. C. A.. "Os Jacobinos Negros? ou da gênese historiográfica de uma revolução. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Simone Paixão

SILVA, B.; MARTIN, A. M.; COELHO, A. C. A.; DESIDERIO, R. T.. Cores silenciadas: a negação das identidades negras no processo de cadastro das famílias de Xinguara. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Eurípedes Quintiliano de Sousa Júnior

SILVA, B.; SILVA, B. A. S.; LIMA, L. G. C.. As representações femininas nos livros didáticos de história e a abordagem histórica nas escolas de ensino médio da cidade de Xinguara/PA - (2009-2017). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Maria do Bonfim da Costa Brito

COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; JUSTI, D. B.. Uma festa da civilização em Floresta do Araguaia-PA: identidade e cultura na Amazônia (1993-2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Liliam Marques Magalhães

MARTIN, A. M.;SILVA, B.; COELHO, A. C. A.. Entre duas culturas - uma reflexão sobre a educação indígena na Escola de Ensino Fundamental Indígena Tuto Pombo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Jeremias Oliveira Santana

COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; SALGUEIRO, E. M.. Política e opinião pública no jornal ?O Liberal?: embates a cerca da divisão do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: JESSICA LORRAYNE DA SILVA

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; DESIDERIO, R. T.. Preconceito em espaços de inclusão: episódios de racismo nas escolas de Xinguara. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ronny Pyterson Romano dos Santos

COELHO, A. C. A.; SANTOS, R. R. N.;SILVA, B.. Protagonismo Indígena - um olhar sobre o Boletim ?Aconteceu? (1980-1987). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: JAQUELINY DA SILVA VELOZO

SILVA, B.. Construindo uma ?Cidade Cristã?: Memória, Esquecimento e Religiosidade Afroamazônica em Xinguara-PA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Mileide Macedo Dias Souza

SILVA, B.. Narrar os Indígenas, Urdir Seus Passados: Histórias, Historiografias e Ensino, de Colombo ao Projeto Araribá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Melques Zedeck de Oliveira Carvalho

FURTADO, A. C.; SALGUEIRO, E. M.;SILVA, B.. A presença feminina na formação do entroncamento do Xingu através dos relatos dos memorialistas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

COELHO, A. C. A.;SILVA, B.; SALGUEIRO, E. M.. Concurso de Professor Substituto de História. 2019. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SILVA, BRUNO; PADINHA, M. R.; RIBEIRO, R.. Concurso de Professor Efetivo de Geografia Humana. 2018. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

MARTIN, A. M.; CABRAL, G. G.;SILVA, B.. Concurso de Professor Efetivo de Ensino de História. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; SALGUEIRO, E. M.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional Docente - Anna Carolina de Abreu Coelho. 2023. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SILVA, BRUNO; SILVA, F. S.; VILARDAGA, J. C.. Banca de Avaliação do Prêmio Anplhac de Teses - História Ameríndia e Colonial. 2022. Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas.

SILVA, B.; ABUD, L. J.; Heraldo Márcio Galvão Junior. Banca de Avaliação de Progressão Funcional Docente - Daiane de Oliveira Grieser. 2021. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

COELHO, A. C. A.; Heraldo Márcio Galvão Junior;SILVA, B.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional Docente - Érika Rosendo de Sena Gandra. 2021. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SILVA, B.; SALGUEIRO, E. M.; ABUD, L. J.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional Docente - Professora Saura Nayane de Souza. 2021. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SILVA, B.; SALGUEIRO, E. M.; ABUD, L. J.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Servidor em Estágio Probatório - João Paulo Pacheco Rodrigues. 2021. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Heraldo Márcio Galvão Junior;SILVA, B.; GATTI, F.. Banca de Avaliação de Progressão Funcional Docente - Rafael Rogério Nascimento do Santos. 2021. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SILVA, B.; COELHO, A. C. A.; Heraldo Márcio Galvão Junior. Banca de Avaliação de Progressão Funcional Docente - Professora Thiara Vichiato Breda. 2021. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SALGUEIRO, E. M.; ABUD, L. J.;SILVA, B.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Servidor em Estágio Probatório - Heraldo Galvão Júnior. 2018. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SALGUEIRO, E. M.; ABUD, L. J.;SILVA, B.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Servidor em Estágio Probatório - Anna Carolina de Abreu Coelho. 2018. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

SALGUEIRO, E. M.; ABUD, L. J.;SILVA, B.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Servidor em Estágio Probatório - Rafael Rogério Nascimento dos Santos. 2018. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Comissão julgadora das bancas

Monika Fritz

Jacques Lejeune;FRITZ, Monika. A utilização do "Balanced Scoredcard" como ferramenta de Otimização de Resultados. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria) - Fundação Getúlio Vargas.

André Luiz Nascentes Coelho

Zanotelli, Claudio;COELHO, ANDRÉ LUIZ NASCENTES; FERREIRA, S. R. B.. Propriedades Fundiárias e o Risco de Incêndios Florestais no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e APA de Setiba Guaraparí - ES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

André Luiz Nascentes Coelho

Zanotelli, Claudio;COELHO, ANDRÉ LUIZ NASCENTES; GOULART, Antônio Celso de Oliveira. A Propriedade Fundiária e o Risco de incêndios em Unidades de Conservação: o caso do Maciço central de Vitória - ES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Laércio Evandro Ferracioli da Silva

FERRACIOLI, L.. Produzindo e Aplicando Jogos a Partir do Google Earth: o Jogo Migrando. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Simone Raquel Batista Ferreira

ZANOTELLI, C. L.;FERREIRA, S. R. B.; VERVLOET, R. H. M.. Propriedade Fundiária e o Risco de Incêndios em Unidades de Conservação de Guarapari-ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Simone Raquel Batista Ferreira

ZANOTELLI, C. L.; COELHO, A. L. N.;FERREIRA, S. R. B.. Propriedades Fundiárias e o Risco de Incêndios Florestais no Parque Estadual Paulo César Vinha e APA de Setiba (Guarapari-ES). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Lorelai Brilhante Kury

KURY, Lorelai. Inventários do homem americano: viagens, teorias, degeneração e composição das raças nos séculos XVII e XVIII. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Lorelai Brilhante Kury

KURY, L. B.. "Formas de classificação referentes ao Homem Americano (1750-1820): Ilustração, Viagens e Teorias?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Juliana Siqueira Lopes

LOPES, J. S.. Especialização esportiva precoce: contribuindo ou preocupando na formação de crianças e adolescentes?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

Ronaldo Ribeiro Goldschmidt

GOLDSCHMIDT, R. R.; REZENDE, L.; NUNES, N.. Classificados via Web. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Gama Filho.

Orientou

Norvinda Alves da Silva Neta

Reflexões sobre a terapia cognitiva comportamental (TCC) aplicada ao Ensino de História; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Aline Lucimar dos Santos Alves

A diversidade sexual e de gênero no ensino de História: Desafios para a formação de professores do município de Parauapebas; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Francisco Éverton Pereira

Vozes do arco-íris ? vivências e ressignificados da experiência LGBTQPIA+ em sala de aula; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Peterson Souza de Oliveira

Discurso Político e Ensino de História; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Alexandro Xavier Nunes

Ensino de História e surdez na perspectiva do professor de história e do aluno surdo incluso em escola regular; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em História - UNIFESSPA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Marielle Soares de Sousa

A pauta do racismo nas escolas de Ensino Básico; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Clara Pereira Mendes

O fenômeno do K-Pop como Histórias Conectadas; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Augusto Renner P

de Castro; Olhares de um viajante sob terras distantes: Mudanças na política da Tailândia durante e após a viagem do Padre Jean Baptiste (1830-1852); Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Edenilde da Silva Santa Fé

O Ensino de História no EJA - Educação de Jovens e Adultos: perspectivas e considerações; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Raiane de Souza do Nascimento

A circulação de livros proibidos no Brasil e a influência de ideias no século XVIII no meio mais pobre da sociedade; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Meirielle Pereira dos Santos

Circuitos Transoceânicos: o lugar das Américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da Primeira Modernidade às Independências; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas; (Orientador);

Danielle Lima Brandão

Circuitos Transoceânicos: o lugar das Américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da Primeira Modernidade às Independências; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Fernando Pinheiro Madeira

Circuitos Transoceânicos: o lugar das Américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da Primeira Modernidade às Independências; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas; (Orientador);

Alisson Lião dos Santos Soares

O Ensino de História dos Traumas Coletivos: práticas docentes face aos negacionismos da Shoah; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará,; Orientador: Bruno da Silva;

Daiane de Oliveira Lima

Relatos de um conde italiano na Amazônia Oitocentista: Ermanno Stradelli e as estratégias de ascensão social através das ciências; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Jhoonanta Nunes de Souza

O direito à terra no Estado do Pará na passagem da Monarquia à República; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Dhéssica Karen Pires Nunes

O desabrochar da flor do Marajó: Muaná à vanguarda da Independência? O motim político de 28 de maio de 1823; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Maria de Jesus Pereira de Sousa

Lugar de Mulher é onde Ela Quiser: a luta pela representatividade política feminina no município de Xinguara - PA (1988-2020); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Evaldo Fernandes Araújo

Uma Xinguara que não se lê/vê por aí: Fragmentos de memórias, história oral e migrações; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

JESSICA LORRAYNE DA SILVA

Preconceitos em Espaços de Inclusão: episódios de racismo nas escolas de Xinguara; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Simone Paixão

Cores Silenciadas: a negação das identidades negras no processo de cadastro das famílias de Xinguara; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Eurípedes Quintiliano de Sousa Júnior

As Representações Femininas nos Livros Didáticos de História e a Abordagem Histórica nas Escolas de Ensino Médio da Cidade de Xinguara/PA (200-2017); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Melques Zedeck de Oliveira Carvalho

Relações de poder e mundos do trabalho: a presença feminina no ciclo do ouro no entroncamento do Xingu (1970-1982); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Mileide Macedo Dias Souza

Narrar os Indígenas, Urdir Seus Passados: Histórias, Historiografias e Ensino, de Colombo ao Projeto Araribá; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Tulio Dalpra Lima

"Os Jacobinos Negros" ou da gênese historiográfica de uma revolução; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Marcelo De Oliveira Feitosa

Entre Democracias e Ditaduras: o Anticomunismo como Justificativa de Intervenções na América Latina (1945-1963); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Policleiton Rodrigues Cardoso

O Teatro Inquisitorial: Os Sodomitas no Império Português da Era Moderna; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Bruno da Silva;

Kivia Pires Rosa

Para além do círculo provinciano: a trajetória política e intelectual do Barão de Igarapé Miri (1854-1893); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno da Silva;

Policleiton Rodrigues Cardoso

Os relatos de viagens no século XVIII e o projeto de reconstrução da ideia de América e do homem americano: do nascimento de raça e racismo modernos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno da Silva;

Jonahtan Evangelista de Araújo

Monitoria da Disciplina Independência e Formação dos Estados Nacionais nas Américas; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bruno da Silva;

Foi orientado por

José Mauro Ruiz Batista

A Situação dos Aeroportos na Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Logística) - Universidade Castelo Branco; Orientador: José Mauro Ruiz Batista;

Joel Henrique Soares Domingos

AGROODA; 2015; Orientação de outra natureza - SENAI - Departamento Regional de Alagoas; Orientador: Joel Henrique Soares Domingos;

Laércio Evandro Ferracioli da Silva

Modulo Educacional sobre Geotecnologias; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laércio Evandro Ferracioli da Silva;

Maria Teresa Toribio Brittes Lemos

Revista Transmigração; Confrontos e Identidades; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arqueologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / CETREINA; Orientador: Maria Teresa Toribio Brittes Lemos;

Ronaldo Ribeiro Goldschmidt

Classificados Via Web; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Gama Filho; Orientador: Ronaldo Ribeiro Goldschmidt;

Gizléne Neder

Imigrantes Protestantes em um Império Católico-Romano: Discussões de Políticas Imigrantistas durante do Segundo Reinado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Gizlene Neder;

Gizléne Neder

Direitos Civis e Questões Diplomáticas no Segundo Reinado; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gizlene Neder;

Robson Mariano da Silva

Análise de Cluster no perfil dos alunos do Curso de Graduação em Matemática da UFRRJ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Robson Mariano da Silva;

Tattiana Gonçalves Teixeira

Revista Casamata; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Tattiana Gonçalves Teixeira;

Produções bibliográficas

  • SILVA, B. . De um Iluminismo Colonial ou Outros Aspectos da Ilustração no Brasil: circulação de ideias, identidades locais e historiografias brasílicas. Temas Americanistas , v. 02, p. 151-172, 2021.

  • SILVA, B. ; FURTADO, A. C. . Novo Mundo historiográfico: as Américas na pauta de Sérgio Buarque de Holanda, Ruggiero Romano e Max Savelle. REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 27, p. 347-378, 2019.

  • SILVA, BRUNO . A construção do homem americano no século XVIII: viagens, teorias e o inventário da humanidade do Novo Mundo. Maracanan , v. 12, p. 161-180, 2016.

  • RAMINELLI, R. ; SILVA, B. . Teorias e imagens antropológicas na Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas , v. 9, p. 323-342, 2014.

  • SILVA, B. . (Re) Conhecendo Impérios: Viagens Filosóficas a serviço das Coroas europeias e as Formas de Classificação do Homem americano na segunda metade do século XVIII. 7 Mares , v. 00, p. 22-27, 2013.

  • SILVA, B. . 'Fabricando' Identidades: Domingos Loreto Couto, Vida e Obra de um Cronista Luso-Brasileiro na Pernambuco de Meados do Século XVIII. Cantareira (UFF) , v. 15, p. 1-13, 2011.

  • SILVA, B. . O Croniciado Luso-Brasileiro nos Setecentos e a Formação das Identidades Locais: Os Casos de Loreto Couto em Pernambuco e Madre de Deus em São Paulo. Caderno Caminhos da História (Universidade Severino Sombra) , v. 7, p. 41-49, 2011.

  • SILVA, BRUNO ; ACRUCHE, H. (Org.) . Continente subversivo: História e Historiografia das Américas. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2023. v. 1. 276p .

  • ACRUCHE, H. (Org.) ; SILVA, BRUNO (Org.) . As Américas em perspectiva: das Conquistas às Independências - EBOOK. 01. ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2023. v. 01.

  • COELHO, A. C. A. (Org.) ; SILVA, B. (Org.) . Saberes compartilhados: reflexões sobre Educação e Ensino de História (E-book). 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. v. 01. 344p .

  • SILVA, B. ; Heraldo Márcio Galvão Junior (Org.) . Do local ao global: perspectivas para o ensino de história e a pesquisa na Amazônia. 01. ed. Catanduva, SP: Editora dos Autores, 2022. v. 01. 236p .

  • SILVA, BRUNO ; COELHO, A. C. A. (Org.) . Saberes compartilhados: reflexões sobre Educação e Ensino de História. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. v. 1. 344p .

  • COELHO, A. C. A. (Org.) ; SILVA, B. (Org.) . O Ensino de História em foco: narrativas, desafios e proposições. 1. ed. Xinguara: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. v. 01. 239p .

  • SILVA, B. . As Cores do Novo Mundo: Degeneração, ideias de raça e racismos nos séculos XVII e XVIII. 01. ed. Lisboa: Lisbon International Press, 2020. v. 01. 464p .

  • SILVA, B. . As Cores do Novo Mundo: degeneração, ideias de raça e racismos nos séculos XVII e XVII. 329. ed. Lisboa: Lisbon International Press, 2020. v. 01.

  • SILVA, B. ; FURTADO, A. C. (Org.) . Passados impressos : estudos sobre a circulação de ideias (séculos XVII-XX). 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 284p .

  • SILVA, B. . Genealogias mazombas: castas luso-brasileiras em crônicas coloniais. 1. ed. Niterói: Eduff, 2016. v. 01. 182p .

  • SILVA, B. . Papéis da jurisprudência: os imigrantes contra o Império nos litígios diplomáticos presentes no Arquivo Histórico do Itamaraty. In: Cristina Ferreira, André Furtado. (Org.). Travessias oitocentistas: relatos de viagem, temporalidades e imigração no Brasil. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2022, v. 1, p. 133-154.

  • SILVA, B. ; LIAO, A. . O Ensino de História da Shoah: entre demônios e homens comuns. In: Erinaldo VicenteErinaldo Cavalcanti; Raimundo Inácio Souza Araújo; Geovanni Gomes Cabral; Ramon de Souza Cabral. (Org.). História: memória, narrativa e ensino na Amazônia brasileira. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2021, v. 1, p. 149-164.

  • SILVA, B. ; CARDOSO, P. R. . Ferve dos homens o tumulto: As aventuras de missionários e sodomitas na Belém colonial do século XVII. In: Erinaldo Vicente Cavalcanti; Raimundo Inácio Souza Araújo; Geovanni Gomes Cabral; Ramon de Souza Cabral. (Org.). Leituras sobre a Amazônia: cultura, memória e ensino. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2021, v. 1, p. 212-227.

  • SILVA, B. . Mundos em movimento: o lugar da América na circulação de indivíduos, bens e ideias entre o séculos XVI-XVIII. In: Luís Guilherme Assis Kalil & Luiz Estevam de Oliveira Fernandes. (Org.). 1519: circulação, conquistas e conexões na Primeira Modernidade. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 01, p. 191-220.

  • SILVA, B. ; Heraldo Márcio Galvão Junior . A ?conexão latino-americana?: História das américas, Ensino de História e a Historiografia de Eugenio pereira salas e Ruggiero Romano. In: Júlio César Suzuki; Maria Margarida Cintra Nepomuceno; Gilvan Charles Cerqueira Araújo. (Org.). Intelectuais em circulação na América Latina. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP, PROLAM, 2021, v. 1, p. 33-57.

  • SILVA, B. . Oceanos conectados, histórias emaranhadas: notas sobre objetos e artes orientais em circulação no México colonial. In: Ana Beatriz Ramos de Souza, Hevelly Ferreira Acruche. (Org.). História das Américas : apontamentos iniciais de ensino e pesquisas. 1ed.Juiz de Fora, MG: Juiz de Fora, MG : Editora UFJF, 20, 2021, v. 1, p. 99-111.

  • SILVA, B. ; COELHO, A. C. A. . Oralidades, memórias e identidades no ensino de história ou das lembranças de idosos na ?fabricação? das histórias locais. In: Dagmar Manieri; Martha Victor Vieira; Thiago Groh de Mello Cesar. (Org.). Narrativas históricas, ensino e práticas docentes. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2021, v. 1, p. 241-268.

  • SILVA, B. . Sol Oriens in Occidu: objetos apropriados e circulação cultural globalizada na Primeira Modernidade. In: CAIZARES-ESGUERRA, Jorge; FERNANDES, OLIVEIRA FERNANDES, Luiz Estevam; MARTINS, Maria Cristina Bohn. (Org.). As Américas na Primeira Modernidade (1492 - 1750). 1ed.Vitória: Editora Milfontes, 2020, v. 03, p. 57-101.

  • SILVA, B. ; SOUZA, M. M. D. . História e Historiografia Indígena em Perspectiva. In: Anna Carolina de Abreu Coelho & Eliane Mirando Machado. (Org.). Do Ensino de História Em Novas Fronteiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 01, p. 165-187.

  • SILVA, B. . O Novo Mundo e sua Humanidade: os Relatos de Viagens do Século XVIII e a Afirmação das Raças. In: Hevelly Ferreira Acruche. (Org.). História da América: Percursos e Investigações. 1ed.Curitiba: Apris, 2019, v. 01, p. 15-42.

  • SILVA, B. ; SOUZA, M. M. D. . História e Historiografia Indígena em Perspectiva. In: Anna Carolina de Abreu Coelho & Eliane Mirando Machado. (Org.). Do Ensino de História Em Novas Fronteiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 01, p. 165-187.

  • SILVA, B. . Existe Raça sem Racismo? O caso de François Bernier e sua classificação da humanidade em fins do século XVII. In: Giselle Martins Venancio; Nayara Galeno do Vale; André Furtado. (Org.). Histórias no singular: textos, práticas & sujeitos. 1ed.Curitiba: Apris, 2019, v. 01, p. 173-193.

  • SILVA, B. . Existe Raça sem Racismo? O caso de François Bernier e sua classificação da humanidade em fins do século XVII. In: Giselle Martins Venancio; Nayara Galeno do Vale; André Furtado. (Org.). Histórias no singular: textos, práticas & sujeitos. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 173-193.

  • SILVA, B. . O Novo Mundo e sua humanidade: os relatos de viagens do século XVIII e a afirmação das raças. In: Hevelly Ferreira Acruche. (Org.). História da América: percursos e investigações. 01ed.Curitiba: Editora Appris, 2019, v. 01, p. 15-42.

  • SILVA, B. . El Orinoco Ilustrado y Defendido, de José de Gumilla, ou notas de como classificar a humanidade do Novo Mundo (1745). In: Bruno da Silva; André Carlos Furtado. (Org.). Passados impressos : estudos sobre a circulação de ideias (séculos XVII-XX). 1ed.Curtitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 53-68.

  • SILVA, B. . Tensões Diplomáticas no Segundo Reinado: A Legação Britânica no Rio de Janeiro e a Defesa dos Direitos Civis dos Imigrantes. In: NEDER, Gizlene. (Org.). História & direito: Jogos de Encontros e Transdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Revan, 2007, v. 01, p. 01-288.

  • SILVA, B. . Em face do outro: José de Gumilla, um viajante na América espanhola do século XVIII?. In: Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, 2018, Mariana/ MG. Anais do XIII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas. Mariana/MG: ICHF, 2018. v. 1. p. 159-173.

  • SILVA, B. . Da degeneração do homem americano à construção da moderna ideia de raça: teorias e relatos sobre a origem da humanidade do Novo Mundo (Séculos XVII e XVIII). In: VII Encontro Internacional de História Colonial, 2018, Natal - RN. Anais do VII Encontro Internacional de História Colonial. Natal -RN: EDUERN, 2018. v. 01. p. 1667-1682.

  • SILVA, B. . Bernard Romans: um viajante holandês nas terras da costa do Atlântico, na árdua missão de classificar a diversidade humana, na segunda metade do século XVIII. In: I ENCONTRO DE GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDOS DO NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS EM HISTÓRIA CULTURAL ? NUPEHC, 2014, NITERÓI. Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural. Niterói: PPGHISTÓRIA-UFF, 2013. v. 1. p. 17-24.

  • SILVA, B. . ?E que se divida a terra não somente pelos espaços geográficos, mas, pelos aspectos exteriores dos corpos e, principalmente das faces, dos diversos povos do mundo?. In: II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO, 2013, Rio de Janeiro. Atas do II Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2013. v. 1. p. 1-629.

  • SILVA, B. . A IDEIA DE RAÇA NA EUROPA MODERNA: FRANÇOIS BERNIER E A PROPOSTA DE DIVISÃO DA HUMANIDADE NÃO SOMENTE PELOS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS; MAS, PELOS ASPECTOS EXTERIORES DOS CORPOS. In: VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE, 2013, Rio de Janeiro. Anais / VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2013. v. 01. p. 614-626.

  • SILVA, B. . J.B. Debret em suas Andanças pelo Brasil: A Missão de Descrever e Classificar a Diversidade Humana na América, se servindo de Conceitos como Raça e Nação, no início do século XIX. In: VII Semana de História Política | IV Semana Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade Rio de Janeiro:, 2012, Rio de Janeiro. Anais da VII Semana de História Política | IV Semana Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade Rio de Janeiro:, 2012. v. 1. p. 257-265.

  • SILVA, B. . Discussões em Torno dos Direitos Civis dos Estrangeiros no Brasil do Segundo Reinado. In: 17 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Uff Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2007, Niterói. 17 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Uff Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: CNPq & PROPP, 2007. v. 01. p. 01-01.

  • SILVA, B. . A Legação Britânica e as Discussões em Torno dos Direitos Civis dos Estrangeiros do Segundo Reinado. In: 16 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Uff Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006, Niterói. 16 Seminário de Iniciação Científica Prêmio Uff Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia 2006. Niterói: CNPq & PROPP, 2006. v. 01. p. 01-01.

  • SILVA, B. . Em face do outro: José de Gumilla, um viajante na América espanhola do século XVIII?. In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018, Mariana - MG. Caderno de Resumos, 2018. v. 0. p. 0-0.

  • SILVA, BRUNO . Da degeneração do homem Americano à construção da moderna ideia de raça: teorias e relatos sobre a origem da humanidade do Novo Mundo (séculos XVII e XVIII). In: VII Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações, 2018, Natal. Caderno de Resumos do VII Encontro Internacional de História Colonial. Espaços coloniais: domínios, poderes e representações. Mossoró RN: EDUERN, 2018. v. 1. p. 230-230.

  • SILVA, B. . A Ideia de Raça na Europa Moderna: François Bernier e a proposta de divisão da humanidade não somente pelos espaços geográficos; mas, pelos aspectos exteriores dos corpos. In: VIII Semana de História/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos/VIII Semana de História Política/V Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2013. v. 01. p. 01-274.

  • SILVA, B. . ?E QUE SE DIVIDA A TERRA NÃO SOMENTE PELOS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS, MAS, PELOS ASPECTOS ExTERIORES DOS CORPOS E, PRINCIPALMENTE DAS FACES, DOS DIVERSOS POVOS DO MUNDO?. In: II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO, 2013, Rio de Janero. Cadernos de Resumos do II Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2013. v. 1. p. 1-89.

  • SILVA, B. . Dom Domingos Loreto Couto e a Busca por uma Identidade Pernambucana em Meados do Setecentos. In: II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Sociedades: culturas e poderes, 2009, Rio de Janeiro. II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições - Sociedades: Culturas e Poderes - Cardeno de Resumos e Programação. Rio de Janeiro: NUMEM, 2009. v. 01. p. 01-70.

  • SILVA, B. . Direitos Civis dos Imigrantes Ingleses no Brasil no Segundo Reinado. In: XII Encontro Regional de História - Anpuh - Rio, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História - Anpuh - Usos do Passado. Rio de Janeiro: Anpuh RJ, 2006. v. 01. p. 5-230.

  • SILVA, B. . Anatomia dos Discursos Racistas ou de como as Ciências explicavam a cor da pela na Primeira Modernidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Ideias de raça e racismos na América colonial. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, B. . O Ofício do Historiador: perspectivas e desafios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, B. . Espaço-Tempo na Amazônia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, B. ; COELHO, A. C. A. . Retratos da Memória: a onça, a terra, a precisão e o amor ou notas de como se chegou ao Sul do Pará. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, B. . Classificando Índios, qualificando Negros e fabricando Raças: a (re) invenção do Homem Americano em fins do século XVIII. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FURTADO, A. C. ; SILVA, B. . Da Era Colonial ao Século XIX ou Tempos Americanos em Sérgio Buarque de Holanda, Ruggiero Romano e Max Savelle (Santiago do Chile, 1963). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Em face do outro: José de Gumilla, um viajante na América espanhola do século XVIII?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Da degeneração do homem americano à construção da moderna ideia de raça: teorias e relatos sobre a origem da humanidade do Novo Mundo (séculos XVII e XVIII). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . As franjas dos impérios coloniais, os relatos de viagens e o nascimento da moderna ideia de raça em fins do século XVII e início do século XVIII. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . A Ideia de Raça na Europa Moderna: François Bernier e a proposta de divisão da humanidade não somente pelos espaços geográficos; mas, pelos aspectos exteriores dos corpos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Bernard Romans: um viajante holandês nas terras da costa do Atlântico, na árdua missão de classificar a diversidade humana, na segunda metade do século XVIII. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . 'E que se divida a terra não somente pelos espaços geográficos, mas, pelos aspectos exteriores dos corpos e, principalmente das faces, dos diversos povos do mundo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . A Ideia de Raça na Idade Moderna. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, B. . (RE) Conhecendo Impérios: Viagens Filosóficas a Serviço das Coroas Europeias e as Formas de Classificação do Homem Americano na Segunda Metade do Século XVIII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . J.B Debret em suas andanças pelo Brasil: a missão de descrever e classificar a diversidade humana na América, se servindo de conceitos como Raça e Nação, no início do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . O Croniciado Luso-Brasileiro nos Setecentos e a Formação das Identidades Locais: Os Casos de Loreto Couto em Pernambuco e Madre de Deus em São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. ; GONCALVES, I. . História e Memória: uma Prática de Ensino investigativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Discussões em Torno dos Direitos Civis do Estrangeiros no Brasil do Segundo Reinado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Direitos Civis dos Imigrantes Ingleses no Brasil do Segundo Reinado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . Tensões Diplomáticas no Segundo Reinado: A Legação Britânica no Rio de Janeiro e a Defesa dos Direitos Civis dos Imigrantes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. . A Legação Britânica e as Discussões em Torno dos Direitos Civis dos Estrangeiros no Brasil do Segundo Reinado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, B. ; GONCALVES, I. . Integrando Escola e Universidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, B. . Direitos Civis e Imigração Britânica no Brasil no Segundo Reinado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, BRUNO ; ACRUCHE, H. . Prefácio ao livro Continente subversivo: História e Historiografia das Américas. Belo Horizonte, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SILVA, B. . Prefácio ao livro História, educação e cultura indígena no lugar Amazônico. Ananindeua, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COELHO, A. C. A. ; SILVA, B. . O Ensino de História em foco: narrativas, desafios e proposições. Xinguara, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVA, B. ; FURTADO, A. C. . Passados impressos : estudos sobre a circulação de ideias (séculos XVII-XX). Curitiba: CRV, 2018 (Orelha de Livro).

  • SILVA, B. ; FURTADO, A. C. . Séculos que transcorrem, histórias que se editam. Curitiba, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FURTADO, A. C. ; SILVA, B. . Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural. Niterói - Rj: PPGHISTÓRIA-UFF, 2014 (Organização de Publicação de Anais).

  • SILVA, B. . J.B Debret em suas andanças pelo Brasil: a missão de descrever e classificar a diversidade humana na América, se servindo de conceitos como Raça e Nação, no início do século XIX. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2012 (VII Semana de História Política/ IV seminário Nacional de História - Caderno de Resumos).

Outras produções

SILVA, B. . Parecer para Revista de História (USP). 2022.

SILVA, B. . Parecer para Revista ARS Histórica. 2022.

SILVA, B. . Parecer para a Revista Varia Historia. 2021.

SILVA, B. . Parecer para a Revista Angelus Novus. 2021.

SILVA, B. . Revista História - São Paulo - UNESP. 2021.

SILVA, B. . Parecer para a Revista Tempos Históricos. 2018.

SILVA, B. . V Congresso Paraense e Educação Especial. 2018.

SILVA, B. . Parecer para Trabalhos no Simpósio: Educação das relações Étnico-Raciais e Ensino de História: múltiplas visões. 2018.

SILVA, B. . Parecer para Trabalho do Simpósio: Fronteira, território e dinâmicas sociais no vale do Araguaia-Tocantins (séc. XIX e XX). 2018.

SILVA, B. ; FURTADO, A. C. . Revisão de Livro. 2018.

SILVA, B. . Parecer para a Revista Escrita da História. 2017.

SILVA, BRUNO . Revista Discente ARS Historica. 2017.

SILVA, B. . Congresso Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 2017.

SILVA, B. . Parecer para a Revista Escrita da História. 2016.

SILVA, B. . Revista Escrita da História. 2015.

SILVA, B. ; UCHOA, S. ; SOUZA, A. P. . Pesquisas em Rede e seus desdobramentos na pós-graduação, pesquisa e inovação. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, B. . Revista Escrita da História - REH. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, B. . O Racismo nasceu na América. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, B. . Mesa X: Identidades Inventadas: A Ação dos ?Poderes Locais? na construção do caráter diferenciado na América Portuguesa do século XVI ao XVIII. 2011 (Coordenador de Mesa em I Simpósio de Pós-Graduandos em História Social) .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Circuitos Transoceânicos: o lugar das Américas no trânsito de ideias, bens e indivíduos, da Primeira Modernidade às Independências, Descrição: A pesquisa objetiva redimensionar o lugar da América Ibérica (séculos XVI-XIX), através das diferentes formas de etnogênese que criam diversos tipos de comunidades, tanto no mundo indígena quanto afro-americano e nas paragens orientais. Busca-se iluminar a importância do Novo Mundo na construção da ideia de mundialização ou globalização, abordando a circulação de pessoas, objetos, ideias e conhecimentos de forma inovadora. Isso porque, considera-se a América um espaço para a emergência de sociedades que não se limitam a mimese daquelas europeias, porém, observando que o local não é uma tela invertida sobre a qual o global se projeta (Appadurai, 2013). Ao contrário disso, os cenários americanos nas suas mais diferentes relações com as bordas do Atlântico e o Oriente foram palcos de experiências que, descortinadas com a reavaliação de fontes já conhecidas e avançando igualmente sobre documentação ainda pouco explorada, podem nos revelar processos marcados menos pelo resultado de uma miscigenação das formas, culturas, técnicas, dos corpos, objetos e mais por tensões e trocas recíprocas. O problema central reside em questionar explicações dicotômicas, a exemplo de: local/global, micro/macro, centro/periferia... que simplificam o passado americano. Assim, teórico-metodologicamente, os pesquisadores aqui reunidos buscam evidenciar, sobretudo através da perspectiva das Histórias Conectadas, fontes tais como: objetos de arte, compêndios de fauna e flora, artefatos de luxos, papéis diplomáticos, entre outros. Nossas interrogações visam questionar 'os modos de acoplamento de um mundo em outro, sem limitar-se aos laços atados pela Europa Ocidental com o resto do globo' (Gruzinski, 2014), dialogando com as correntes epistemológicas que enfatizam a dimensão subjetiva e individual dos agentes históricos envolvidos no processo de expansão das monarquias europeias e nos processos independentistas do século XIX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Bruno da Silva - Coordenador / Ronald Raminelli - Integrante / Hevelly Acruche - Integrante / Luis Guilherme Assis Kalil - Integrante / Maria Clara Sales Carneiro Sampaio - Integrante / Maria Emília Granduque José - Integrante / Patrícia Marinho Aranha - Integrante / Raimundo Moreira das Neves Neto - Integrante / Sonia Irene Ocaa Ruiz - Integrante / Fernando Pinheiro Madeira - Integrante / Maria Eduarda Pedrete Vieira - Integrante / Danielle Lima Brandão - Integrante / Meirielle Pereira dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2021

    Para além do círculo provinciano: a trajetória política e intelectual do Barão de Igarapé Miri (1854-1893), Descrição: O projeto que apresento é um desdobramento das pesquisas iniciadas em 2018 no projeto institucional da Faculdade de História da UFPA intitulado A nobreza da terra no Pará oitocentista: memória e política, do qual sou colaboradora. Esse projeto é coordenado pela professora doutora Maria de Nazaré Sarges, e objetiva investigar um grupo de homens da elite paraense (portugueses e brasileiros) com títulos de nobreza visando entender de que forma esses homens conseguiram construir uma memória para além do círculo provinciano, partindo de sua atuação política e/ou intelectual. Nesse sentido, de dialogar e ampliar o projeto A nobreza da terra no Pará oitocentista pretendo iniciar uma pesquisa a respeito da trajetória política e intelectual de Antônio Gonçalves Nunes, o Barão de Igarapé Miri. Esse projeto objetiva, mais especificamente, entender a inserção política e a trajetória intelectual que compreende os cargos públicos que ocupou e sua participação em sociedades cientificas, institutos e lugares de memória. Assim, a delimitação do período a ser estudado foi do ano em que iniciou sua atuação política como membro da assembleia legislativa em 1854 ao ano de sua morte em 1893... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno da Silva - Integrante / Anna Carolina de Abreu Coelho - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Os relatos de viagens no século XVIII e o projeto de reconstrução da ideia de América e do homem americano: do nascimento de raça e racismo modernos, Descrição: O presente projeto de pesquisa se debruça sobre uma série de viagens filosóficas que foram realizadas nos mais diferentes pontos da América ao longo do século XVIII. A prioridade recai sobre os viajantes que estiveram na região amazônica e parte sul do continente. Destarte, busca-se investigar, através da transcrição desses relatos de viagens, muitos escritos em espanhol, francês e inglês, quais foram as regras utilizadas para a classificação do homem do Novo Mundo. O interesse da pesquisa recai sobre o estudo das ciências no século XVIII, buscando demonstrar que a América foi um fundamental laboratório para o desenvolvimento das teorias que se desenvolviam na Europa do século das Luzes. Para tanto, os relatos deverão ser observados no intuito de mapear como as diferentes viagens filosóficas e seus componentes categorizavam e classificavam os povos encontrados ao longo do Novo Mundo. Assim, busca-se perceber não somente as descrições feitas pelos viajantes mas a maneira como, com bases científicas distintas, eles foram ?encaixando? os homens da América em teorias padronizadas nos diversos gabinetes de pesquisas existentes nos centros imperiais europeus. Num segundo momento, buscar-se-á verificar como os letrados do novo continente responderam às teorias propostas pelos europeus e, assim, na confluência e embates dessas informações, pode ter nascido o que eles entendiam como o homem das Américas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Bruno da Silva - Coordenador / Policleiton Rodrigues Cardoso - Integrante / Túlio Dalpra Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Bolsa.

  • 2012 - 2017

    Cores, raças e qualidade na América portuguesa c. 1640-1750, Descrição: Participação como associado em pesquisa coordenada pelo Dr. Ronald Raminelli. No Brasil, os estudos sobre a escravidão avançaram bastante nas últimas décadas, mas poucos se ativeram às suas bases ideológicas, poucos investigaram quando a origem africana e a pele escura se vincularam ao cativeiro, ou seja, se confundiram com a escravidão. De fato, os historiadores tampouco esclareceram quando a cor da pele passou a determinar os comportamentos. Por certo, esses marcadores sociais não foram inventados pela ciência oitocentista. A partir do século XVI, o termo raça (de judeu ou de mouro) se remetia à heterodoxia e era impróprio para designar a identidade cristã. Em Portugal, a partir da centúria seguinte aparece nos escritos eclesiásticos o termo "raça de mulatice". O último, porém, não denunciava as heresias, mas se remetia ao cativeiro, pois a cor da pele, cabelos e beiços indiciavam a origem escrava, conforme estudo preliminar. Assim, desde meados do seiscentos, a aparência tornou-se marcador social e cultural. Ou seja, aos poucos, com a consolidação do tráfico e das sociedades escravistas, a pele mais escura conotava falta de qualidade, ilegitimidade e origem cativa. Desde então o termo raça veio perdendo sua conotação religiosa para se firmar como mais um elemento da distinção entre os descendentes de livres e de escravos. Entre 1640 e 1750, o debate em torno da cor se encontra registrado nos escritos de frei Calado, padre Vieira, Loreto Couto e Diogo Alboym. Nas Ordens Militares e no Santo Ofício, os conselheiros também recorreram à pele escura e à falta de qualidade para negar o ingresso de afro-descendentes. O estudo, enfim, presta-se para refletir sobre a hierarquia social baseada na cor e a idéia de raça no momento da gestação da sociedade escravista. Aliás, longe de marcar a determinação biológica, à época, raça era termo instável: ora denunciava o "defeito mecânico", a origem cativa, a falta de qualidade, ora os vícios e os hábitos duvidosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruno da Silva - Integrante / Ronald Raminelli - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2009

    Memórias de Professores de História, Descrição: Participação como Bolsista UFF da Faculdade de Educação. Minha participação foi durante o ano de 2007. Buscou coletar e analisar relatos de professores de História da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro com a finalidade de registrar e conservar depoimentos docentes e analisar as relações existentes entre autoconhecimento e prática docente na área de História. Constatou um crescente desânimo entre os professores entrevistados frente ao Ensino de História (especialmente entre os professores mais jovens) e identificou , por outro lado, a presença de professores animados e esperançosos dentre aqueles educadores que não culpabilizam os estudantes e seus familiares pelo desinteresse em relação ao Ensino de História. Enquanto os primeiros assumem postura de vítimas (dos baixos salários, das estruturas, dos programas de ensino, do desinteresse dos alunos), os segundos focam a si mesmos e olham com maior isenção suas práticas perguntando-se em que medida os problemas presentes no Ensino de História são um reflexo da inadequação dos conteúdos transmitidos em relação às vivências cotidianas dos estudantes. Perguntam-se também em que podem melhorar suas práticas no sentido de adotarem uma nova linguagem e metodologias mais condizentes com a realidade destes estudantes... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno da Silva - Integrante / Carlos João Parada Filho - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2008

    Direitos Civis e Questões Diplomáticas no Segundo Reinado - Bolsa de Produtividade - CNPq, Descrição: Minha participação foi como bolsista CNPq, em projeto coordenado pela Dra. Gizlene Neder. Minha participação foi entre 2005 e 2007. Este projeto de pesquisa enfoca a história dos intelectuais do campo do direito no Brasil, no Segundo Reinado. Enfocaremos as ideias políticas e jurídicas, e também as deliberações políticas a elas vinculadas. Procuraremos observar e interpretar situações onde a cultura política e seus efeitos, na subjetividade dos agentes históricos implicados, são confrontados face à prática política, dentro do processo político-decisório. Para tanto, enfocaremos os conflitos e tensões diplomáticas relacionadas aos direitos civis de estrangeiros residentes no Brasil em meados do século XIX. Na ausência de um código civil moderno, duas questões mobilizaram as representações diplomáticas estrangeiras junto ao governo brasileiro: a definição jurídica da nacionalidade de filhos de estrangeiros nascidos no Brasil (e suas implicações jurídicas relacionadas à herança e tutela, no caso de morte dos pais estrangeiros) e os casamentos mistos (aqueles referidos ao casamento de católicos e acatólicos), que constituíam um constrangimento aos direitos de estrangeiros residentes no Brasil de religião não católica, uma vez que os registros civis (nascimento, casamento, morte, testamento) eram realizados pelo poder eclesiástico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Bruno da Silva - Integrante / Gizlene Neder - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2013

Edital, Editora da Universidade Federal Fluminense - EdUFF..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. , Rua Maranhão - de 744/745 ao fim, Centro, 68555253 - Xinguara, PA - Brasil, Telefone: (94) 21015935, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2023

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa em História - (68h) - Turma 2020

  • 05/2022

    Direção e administração, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA - Portaria 0820/2022.

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Cargo ou função, Conselheiro do Colegiado da Faculdade de História do Instituto de Estudos do Trópico Úmido.

  • 04/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Pesquisa - História, Memória e Natureza na Amazônia - HIMeNA.

  • 03/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado Profissional em Ensino de História.,Linhas de pesquisa

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Cargo ou função, Conselheiro - Mestrado Profissional em História.

  • 08/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Atividade realizada, Líder do Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas - GEPAm - UNIFESSPA/CNPq.

  • 07/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ., IETU.,Cargo ou função, Conselheiro do NDE do Curso de História de Xinguara (UNIFESSPA).

  • 05/2023 - 08/2023

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquista e Colonização das Américas (68h) - Turma 2016 - Tutoria, História da América Colonial (68h) - Turma 2022

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Ensino de História - (60h) - Turma 2023

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Tutorial (45h)

  • 11/2022 - 04/2023

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América Independente I (68h) - Turma 2021

  • 03/2022 - 06/2022

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedades Autóctones das Américas (68h) - Turma 2021

  • 05/2019 - 05/2022

    Direção e administração, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação - PROFHISTORIA (Mestrado Profissional em Ensino de História) Portaria 1363/2019.

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América Colonial (68h) - Turma 2020

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquista e Colonização das Américas (68h) - Turma 2019

  • 04/2021 - 06/2021

    Ensino, Mestrado Profissional em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Tutorial (45h)

  • 03/2020 - 10/2020

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Moderna II (68h), Sociedades Autóctones das Américas (Turma 2019) (68h), Sociedades Autóctones das Américas (Turma 2020) (68h)

  • 03/2020 - 09/2020

    Ensino, Mestrado Profissional em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia e Ensino de História

  • 04/2018 - 05/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ., Campus de Xinguara.,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho do Conselho Superior Universitário (CONSUN).

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquista e Colonização das Américas, História da América Independente I, Populismo, Revoluções e Regimes Totalitários na América Latina

  • 10/2017 - 08/2019

    Direção e administração, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de História de Xinguara - Portaria 1604/2017.

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Populismos, Revoluções e Regimes Totalitários na América Latina, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Sociedades Autóctones das Américas

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquista e colonização das Américas, Estratégias de Ensino I ? Gênero, Etnia e Identidades

  • 04/2018 - 08/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Independência e Formação dos Estados Nacionais nas Américas, Sociedades Autóctones das Américas

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquista e Colonização das Américas, Independência e Formação dos Estados Nacionais nas Américas

  • 05/2017 - 10/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conquista e Colonização das Américas, PCC V - Estratégias de Ensino de História no Ensino Fundamental

2012 - 2017

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina "América Colonial" na Pós-Graduação em História e Cultura da América Latina do Centro Universitário Augusto Motta, numa carga horária total de 30 horas, divididas em 6 (seis) datas distintas.

2011 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio de Livre Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Livre Docência

Outras informações:
Atuando como estagiário na Livre Docência, ministrando disciplina para o Curso de História do Departamento de História de Universidade Federal Fluminense.

2011 - 2011

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Tutor

Outras informações:
Desenvolvendo Seminários sobre a questão da Limpeza de sangue no Mundo Ibérico, em disciplina GHT00584 - Seminário em História, Poder e Política XIII, ministrada pelo professor Ronaldo Vainfas, no departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Requisito da Bolsa Reuni da qual fui beneficiário de abril a agosto de 2011.

2012 - 2013

University of Texas at Austin, UT Austin

Vínculo: Research Scholar, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Vínculo por conta do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES.

2005 - 2007

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ CNPq, desenvolvendo a pesquisa intitulada: " Direitos Civis e Questões Diplomáticas no Segundo Reinado", sob orientação da professora Gizlene Neder

2014 - 2017

Instituto de Ensino COLLEGE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

2015 - 2017

Colégio Grafite

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Pré-Vestibular.

2006 - 2007

Liceu Nilo Peçanha

Vínculo: Estagiário em História, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando como estagiário na área de história Geral e História do Brasil, acompanhando as aulas e ministrando aulas em turmas do Ensino Médio da instituição, com o intuito de cumprir a carga horária referente à conclusão das disciplinas Prática de Ensino I, II e III, ministradas pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense para a obtenção do título de Licenciado em História pela mesma Universidade.

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: PROFHISTÓRIA, Enquadramento Funcional: Coordenador de Avaliação - PROFHISTÓRIA