Márcia Vanessa Malcher dos Santos

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre a produção cinematográfica de Pernambuco, vinculada à área da Sociologia da Cultura. Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no qual pesquisou a representação do sertão no cinema brasileiro contemporâneo, sob orientação da Profª. Drª. Tânia Pellegrini; e Bacharelado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Faz parte do Grupo de Pesquisa Núcleo de Sociologia da Cultura (FFLCH/USP), vinculado ao CNPq, que reúne pesquisadores de diversas áreas como Literatura, Artes Plásticas, Dramaturgia, Música e Mídia. Tem experiência nas áreas da Comunicação, Sociologia e Cultura, com ênfase nos estudos sobre imagem e cinema.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia

2015 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Imagens e trajetórias - O cinema contemporâneo de Pernambuco,
Luiz Carlos Jackson. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Sociologia

2012 - 2014

Universidade Federal de São Carlos
Título: O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo.,Ano de Obtenção: 2014
Tânia Pellegrini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo

2007 - 2011

Universidade Estadual de Londrina
Título: A Estrela do Sertão sob o Céu do Cinema Brasileiro: da alegoria da retomada à retomada da alegoria
Orientador: Roberto Della Santa Barros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Cultura.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, M. V. M. ; MARTINS, Lucas de Toledo ; DEMETRIO, S. R. . II Ciclo Cultura e Política. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Capitalismo, Classe Trabalhadora e Luta Política no século XXI. 2018. (Outra).

41° Encontro Anual da ANPOCS.À margem e no centro: os regimes de "independência" no cinema contemporâneo de Pernambuco. 2017. (Encontro).

Cinema Pernambucano Contemporâneo. 2017. (Seminário).

II Seminário Internacional de Sociologia da Cultura. 2017. (Seminário).

Alarme de incêndio: cultura e política na era das expectativas decrescentes. 2016. (Seminário).

Cultura no lulismo ? Capitalismo e Modernização periférica no século XXI ? desigual e combinado. 2016. (Seminário).

Seminário Internacional de Sociologia da Cultura. 2016. (Seminário).

III Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária.Cinema na escola e a experiência de aprender a ensinar a olhar. 2014. (Simpósio).

II Ciclo Cultura e Política.Exibição do filme 'Looking for Eric' do cineasta Ken Loach com debate coletivo. 2013. (Outra).

IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem/ I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.Poesia e crítica: uma análise interpretativa da estética de Henri Cartier-Bresson. 2013. (Outra).

I Seminário de Antropologia da UFSCar. 2012. (Seminário).

Ciclo Cultura e Política: teatro, comunicação e cinema.A Estrela do Sertão sob o Céu do Cinema Brasileiro: da alegoria da retomada à retomada da alegoria. 2011. (Outra).

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2011. (Encontro).

XII Intercom Sul. 2011. (Congresso).

I Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária.Atividade Cultural- Exibição e Debate de Maioria Absoluta (Leon Hirszman) promovido pelo Projeto de Monitoria Acadêmica da Subárea de Comunicação Popular e Comunitária. 2010. (Simpósio).

I Semana de Comunicação Social. 2009. (Outra).

X Intercom Sul. 2009. (Congresso).

I Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tânia Pellegrini

PELLEGRINI, T.; SANTINI, J.; LEITE JR., J.. O salto do cinema brasileiro para o cèu do sertão: Análise dos filmes 'O céu de Suely' e 'Viajo porque preciso, volto porque te amo'. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Tânia Pellegrini

PELLEGRINI, T.; LEITE JR., J.; SANTINI, J.. POr uma nova síntese do cinema brasileiro contemporâneo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Deni Ireneu Alfaro Rubbo

RUBBO, D. I. A.; Lagoeiro, D. A. S.; Miani, R. A.; BARROS, R. D. S.. A estrela do sertão sob o céu do cinema brasileiro: da alegoria da retomada até a retomada da alegoria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Dimitri Pinheiro da Silva

PINHEIRO, Dimitri.; JACKSON, Luiz C.; ALMEIDA, Heloisa Buarque.. Imagens e trajetórias: o cinema contemporâneo de Pernambuco. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade de São Paulo.

Jorge Leite Júnior

PELLEGRINI, T.; SANTINI, J.;LEITE JÚNIOR, J.. Por uma nova síntese do cinema brasileiro contemporâneo: uma análise dos filmes Madame Satã e O céu de Suely. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

Juliana Santini

PELLEGRINI, T.;SANTINI, J.; LEITE JUNIOR, J.. O salto do cinema brasileiro no céu do sertão: uma análise dos filmes O céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Juliana Santini

SANTINI, J.; PELLEGRINI, T.; LEITE JUNIOR, J.. Por uma nova síntese do cinema brasileiro contemporâneo; uma análise dos filmes Madame Satã e O céu de Suely. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Heloisa Buarque de Almeida

ALMEIDA, Heloisa B.; JACKSON, L. C.; PINHEIRO, D.. Imagens e Trajetórias - o cinema contemporâneo de Pernambuco. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Carlos Jackson

O cinema pernambucano cintemporâneo; Início: 2015; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Tânia Pellegrini

O salto do cinema brasileiro para o cèu do sertão: Análise dos filmes 'O céu de Suely' e 'Viajo porque preciso, volto porque te amo'; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Sociologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Pellegrini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. V. M. . Da estrada ao mergulho: o sertão contemporâneo de Viajo porque preciso, volto porque te amo. TRAVESSIAS , v. 11, p. 113-127, 2017.

  • MALCHER DOS SANTOS, MÁRCIA . Jornalista por Vocação: algumas considerações sobre a percepção de Max Weber a respeito da profissão. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 22, p. 425-447, 2017.

  • SANTOS, M. V. M. . O céu de Suely no tempo-espaço pós-moderno. Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 1, p. 139-161, 2014.

  • SANTOS, M. V. M. . Dois curtas e o sertão no Cinema Brasileiro contemporâneo. Revista Café com Sociologia , v. 2, p. 9-15, 2013.

  • SANTOS, M. V. M. . A praça e o parlamento: sobre o suicídio e a emancipação humana em Marx. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. XIII, p. 120-128, 2013.

  • SANTOS, M. V. M. . Futebol ao sol e a recomposição do sujeito crítico: uma interpretação do filme ?Linha de passe?. Revista Urutágua (Online) , v. mai./out., p. 11-28, 2013.

  • SANTOS, M. V. M. ; MARTINS, Lucas de Toledo . Desapego: uma reflexão sobre o estado de ser da educação contemporânea. In: Angela Maria de Sousa Lima; Denise Ismênia Bossa Grassano Ortenzi; Fabiele Cristiane Dias Broietti; Regina Célia Guapo Pasquini. (Org.). PRODOCÊNCIA/UEL: ensino e pesquisa na formação de professores. 1ed.Londrina: Eduel - editora da Universidade Estadual de Londrina, 2013, v. , p. 21-26.

  • SANTOS, M. V. M. . Um Conto Chinês. Blog Síntese.

  • SANTOS, M. V. M. . O Céu de Suely em tempo de andanças. Blog Síntese.

  • SANTOS, M. V. M. . À margem e no centro: os regimes de ?independência? no cinema contemporâneo de Pernambuco. In: 41° Encontro Anual ANPOCS, 2017, Caxambu. Anais do 41° Encontro Anual ANPOCS, 2017.

  • MARTINS, Lucas de Toledo ; SANTOS, M. V. M. . Poesia e crítica: uma análise interpretativa da estética de Henri Cartier-Bresson. In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem (IV ENEIMAGEM), 2013, Londrina. Anais 2013, 2013.

  • SANTOS, M. V. M. . URUBUS E ASPIRINAS NO CINEMA BRASILEIRO: POR UMA NOVA PROJEÇÃO DO SER - TÃO. In: III Seminário de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2012, São Carlos. GT 1: Cultura, identidades e diferenças, 2012.

  • SANTOS, M. V. M. ; MARTINS, Lucas de Toledo . Cinema na escola e a experiência de aprender a ensinar a olhar. In: III Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária, 2014, Londrina. A comunicação Popular e Comunitária como estratégia para a construção de uma nova hegemonia, 2014.

  • MARTINS, Lucas de Toledo ; SANTOS, M. V. M. . Poesia e crítica: uma análise interpretativa da estética de Henri Cartier-Bresson. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. V. M. ; Barros, Roberto Della Santa . Atividade cultural ? Exibição do filme ?Looking for Eric? do cineasta Ken Loach com debate coletivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. V. M. . Urubus e aspirinas no cinema brasileiro: por uma nova projeção do ser-tão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, M. V. M. . O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo. 2014 (Dissertação de Mestrado).

  • SANTOS, M. V. M. . A Estrela do Sertão sob o Céu do Cinema Brasileiro: da alegoria da retomada à retomada da alegoria. 2011 (trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, M. V. M. . Relatório de Conclusão de Trabalho de Campo. 2018. (Relatório).

SANTOS, M. V. M. . Relatório de conclusão do PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino). 2017. (estágio docência).

SANTOS, M. V. M. . Relatório de Atividades PESCD. 2013. (estágio docência).

SANTOS, M. V. M. ; SANTOS, R. P. . Comunicação e educação: interface de um aprendizado para a cidadania. 2009. (Relatório).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Imagens e trajetórias - O cinema contemporâneo de Pernambuco, Descrição: Esta pesquisa pretende estudar a produção cinematográfica de Pernambuco dos últimos 20 anos (1996-2016). Da Retomada à legitimação que esse cinema alcançou nacional e internacionalmente, nota-se a existência de duas gerações de cineastas. Pretende-se, assim, refletir sobre as especificidades de cada geração, bem como estabelecer quais são os rompimentos e/ou continuidades entre elas, a partir do estudo tanto das tomadas de posição dos agentes no campo de produção (do cinema de Pernambuco e do cinema nacional) como das posições assumidas no espaço propriamente simbólico das obras. Nesse sentido, em relação às análises fílmicas propostas, o objetivo é buscar superar a oposição entre leitura interna e avaliação externa, de modo a não deixar escapar o mundo material e social no qual as obras foram produzidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Vanessa Malcher dos Santos - Integrante / Luiz Carlos Jackson - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    O salto do cinema brasileiro contemporâneo no céu do sertão: uma análise dos filmes O céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo., Descrição: A proposta desta pesquisa é pensar sobre a representação do sertão no cinema nacional contemporâneo, a partir da análise de dois filmes recentes, O Céu de Suely (2006), do cineasta Karim Aïnouz e Viajo porque preciso, volto porque te amo (2010), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Para isso, buscamos compreender a implicação social dos momentos mais adensados do sertão na história do cinema nacional, estabelecendo assim, um elo fundamental e necessário entre o presente e o passado. Além disso, investigamos a relação entre cinema, Estado e mercado no país, a fim de definir as bases da produção atual e situar o lugar ocupado na Indústria Cultural pelo cinema ?a partir do Nordeste?, do qual fazem parte os cineastas Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Por fim, recorremos ao conceito de cronotopo, de Mikhail Bakhtin, como eixo analítico, para pensar a poética dos deslocamentos, a presença marcante da estrada e de sujeitos nômades nos filmes analisados. O intuito é mapear, dialeticamente, as formas do tempo e do espaço nas narrativas de O Céu de Suely e Viajo porque preciso, volto porque te amo e na sociabilidade pós-moderna, da qual fazem parte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Márcia Vanessa Malcher dos Santos - Integrante / Tânia Pellegrini - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    No mundo das sombras literárias: práticas de leituras femininas no Brasil dos anos cinquenta e sessenta, Descrição: Desenvolveu atividades relativas a pesquisa do projeto e atuou no subprojeto de pesquisa intitulado "Insubordinada: Fotonovela, literatura e cultura de massa, com carga horária de 960 horas, de setembro/2009 a agosto/2010. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2009

    Construção de Imagem e o discurso político-ideológico dos pleitos eleitorais: um estudo da cobertura telejornalística e sua influência nas eleições envolvendo as esferas municipal e federal, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional