Mateus Henrique do Amaral

Professor de Língua Portuguesa (PEB II) na Prefeitura de Vinhedo/SP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Graduado em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa pela UNIMEP (2016). Foi bolsista PIBIC/CNPq em três projetos de pesquisa entre os anos de 2014 e 2016, atuando em contexto colaborativo na formação continuada de professores na perspectiva da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Tem interesse nos seguintes tópicos: Escolarização da criança e do adolescente com deficiência, Formação inicial e continuada de professores e processos formativos no Estágio Supervisionado da licenciatura.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2017 - 2019

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Formação do professor na supervisão de estágio em Educação Inclusiva: Processos de significação e dinâmicas discursivas,Ano de Obtenção: 2019
Maria Inês Bacellar Monteiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2013 - 2016

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: A desumanização: alteridade e poética nos caminhos e encontros do animal humano e não humano
Orientador: Josiane Maria de Souza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

E.E Prof. Eduir Benedicto Scarppari

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Financiamento da educação especial: limites e desafios. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Discurso e Análise do discurso - Dominique Maingueneau. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2016 - 2016

Questões para analistas do discurso - Prof. Sírio Possenti.. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2015 - 2015

Argumentação, Enunciação e Subjetividade. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Materiais de pesquisa em Estudos Clássicos. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AMARAL, M. H. . Oficina "O Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil: possibilidades de trabalho com conceitos científicos". 2018. (Outro).

AMARAL, M. H. . Oficina "Cinema e deficiência: história e representações". 2017. (Outro).

AMARAL, M. H. ; DAROS, S. C. P. . Oficina de Esquetes Multimodais para alunos do Ensino Médio. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Conferência Internacional: O Enfoque Histórico-Cultural em Questão ? A Mediação da Arte e da Ciência nos Processos de Constituição do Psiquismo Humano. 2018. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial. 2018. (Congresso).

38ª Reunião nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 2017. (Congresso).

Porto International Conference on Research in Education. Cinema, formação de professores e inclusão escolar do aluno com deficiência. 2017. (Congresso).

Semana do Pedagogo - Refletindo sobre o pedagogo e as novas demandas educacionais.Desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa para alunos com deficiência. 2017. (Encontro).

14º Simpósio de Ensino de Graduação.Práticas de ensino em literatura: leituras críticas do conto brasileiro moderno a partir da linguagem midiática. 2016. (Simpósio).

16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A heterogeneidade enunciativa mostrada em memes produzidos na web. 2016. (Congresso).

1º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino.Sequência didática para o gênero multimodal esquete no Ensino Fundamental. 2016. (Seminário).

24º Congresso de Iniciação Científica. Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor (parte II). 2016. (Congresso).

Aula Magna da Faculdade de Ciências Humanas. 2016. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Obras cinematográficas como recurso formativo de professores em contexto colaborativo. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiência culturais e linguístico-literárias contemporâneas. As faces de um mesmo discurso: a ironia como estratégia discursiva nas reclamações sobre a publicidade Dia dos Namorados 2015, de O Boticário. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). A elaboração dos conceitos de deficiência e inclusão escolar na formação inicial de docentes para a educação inclusiva: um estudo de caso. 2016. (Congresso).

III Encontro Linguístico - Enunciação, texto e sentido. 2016. (Encontro).

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. 2016. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Inclusão escolar em cena: o aluno cego no curta-metragem brasileiro Eu Não Quero Voltar Sozinho. 2016. (Congresso).

13º Simpósio de Ensino da Graduação - 13ª Mostra Acadêmica UNIMEP.variações linguísticas regionais na web: o dialeto nordestino do Bode gaiato e o gauchês da páginas @_RioGrandedoSul. 2015. (Simpósio).

23º Congresso de Iniciação Científica - 13º Mostra Acadêmica UNIMEP.Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor. 2015. (Simpósio).

63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Cibercultura e comunidades linguísticas regionais: as variações linguísticas diatópicas em publicações feitas no Facebook e no Twitter. 2015. (Seminário).

7º Festival Internacional de filmes sobre deficiência "Assim Vivemos". 2015. (Exposição).

8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon. Linguagem Cinematográfica e Deficiência. 2015. (Congresso).

Comemoração do dia de Camões. 2015. (Seminário).

EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação: Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Prática docente e deficiência: Reflexões acerca das contribuições do cinema para a formação de professores. 2015. (Congresso).

II Encontro Linguístico - Midia, Humor e Ensino: estrategias de produção de sentido em esquetes virtuais. 2015. (Encontro).

I Simpósio de Ensino de Língua Materna e Literatura. 2015. (Simpósio).

Mediação de Leitura: Uma noite na Argentina com José Luis Borges. 2015. (Encontro).

Mediação de Leitura - Uma noite em Bagda com Sherazade. 2015. (Encontro).

XV Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.Deficiência, cinema e formação docente: a contribuição das representações fílmicas para a atuação dos professores. 2015. (Simpósio).

12º Simpósio de Ensino da Graduação - 12ª Mostra Acadêmica UNIMEP.O mito sebastianista na Literatura Portuguesa: análise comparativa das obras Frei Luis de Sousa e O Conquistador. 2014. (Simpósio).

Mediação de Leitura: Uma Noite na Rússia com Dostoievski. 2014. (Encontro).

11º Simpósio de Ensino da Graduação - 11ª Mostra Acadêmica UNIMEP.Variações linguísticas regionais nas redes sociais. 2013. (Simpósio).

Aula Inaugural da Faculdade de Ciências Humanas. 2013. (Seminário).

Aula Inaugural do Curso de Letras - Lingua Portuguesa. 2013. (Seminário).

II Fórum de Africanidade - África: Autonomia e Identidade. 2013. (Seminário).

Mediação de Leitura: Uma Noite na Grécia com Homero. 2013. (Encontro).

Os desafios da Internacionalização na UNIMEP - Palestra de Abertura da 11ª Mostra Acadêmica. 2013. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Glaucia Uliana Pinto

PINTO, G.U.; DAINEZ, D.; VARANI, A.. Formação de professores e trabalho docente na educação especial: elaboração de conceito na estágio supervisionado em educação inclusiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Débora Dainêz

MONTEIRO, M. I. B.; VARANI, A.;DAINEZ, Debora. A formação do professor na supervisão de estágio em educação inclusiva: processos de significação e dinâmica discursiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Débora Dainêz

PINTO, G. U.; VARANI, A.;DAINEZ, Debora. Formação de professores e trabalho docente na educação especial: elaboração de conceito no estágio suoervisionado em educação inclusiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Josiane Maria de Souza

A desumanização: alteridade e poética nos caminhos e encontros do animal humano e não humano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Josiane Maria de Souza;

Maria Inês Bacellar Monteiro

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E DINÂMICAS DISCURSIVAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Maria Inês Bacellar Monteiro

A REPRESENTAÇÃO DA DEFICIÊNCIA E DA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CINEMA BRASILEIRO: UM ESTUDO A LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Metodista de Piracicaba, Cnpq; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Maria Inês Bacellar Monteiro

DEFICIÊNCIA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

Ligiane Cristina Segredo

Argumentação no Twitter: análise de publicações feitas por páginas de entretenimento; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Ligiane Cristina Segredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, R. D. ; AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Quem ensina braille para alunos cegos? - A formação de professores em questão. Horizontes , v. 36, p. 36-49, 2018.

  • AMARAL, M. H. ; JORGE, L. M. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Significar a deficiência e a inclusão escolar na formação inicial de professores para o contexto da Educação Inclusiva. Plures Humanidades , v. 18, p. 28-46, 2017.

  • AMARAL, M. H. ; SCARANELLO, Tânia Valéria de Oliveira ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Sobre pedras no caminho: Estudos sobre Ensino Médio em dois periódicos de Educação Especial (2014-2016). OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 5, p. 109-130, 2017.

  • AMARAL, MATEUS HENRIQUE DO ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . DEFICIÊNCIA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA. JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS , v. 16, p. 351-354, 2016.

  • AMARAL, MATEUS HENRIQUE DO ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Análise de Obras Cinematográficas para Compreender as Concepções de Professores sobre o Aluno com Deficiência. Revista Brasileira de Educacao Especial , v. 22, p. 511-526, 2016.

  • AMARAL, M. H. ; PINELLI, D. M. P. . Um recorte da variação linguística nas redes sociais digitais: o dialeto nordestino do Bode Gaiato e o gauchês da página @_RioGrandedoSul. Web-Revista SOCIODIALETO , v. 6, p. 371-394, 2015.

  • RODRIGUES, L. C. ; AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Ensino de Língua Portuguesa para alunos cegos e com baixa visão em produções acadêmicas (1998 - 2016). In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial, 2018.

  • VIEIRA, K. C. G. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; AMARAL, M. H. . Constituição do psiquismo e formação musical: a musicografia braille no desenvolvimento das funções superiores. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial, 2018.

  • AMARAL, MATEUS HENRIQUE DO ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Inclusão escolar em cena: o aluno cego no curta-metragem brasileiro Eu Não Quero Voltar Sozinho. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

  • AMARAL, M. H. . Prática docente e deficiência: Reflexões acerca das contribuições do cinema para a formação de professores. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação: Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015, Curitiba. EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação: Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015.

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Obras cinematográficas como recurso formativo de professores em contexto colaborativo. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, 2016.

  • AMARAL, M. H. ; CORBINI, V. A. D. . Práticas de ensino em Literatura: leituras críticas do conto brasileiro moderno a partir da linguagem midiática. In: 14ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2016, Piracicaba. Anais da 14ª Mostra Acadêmica UNIMEP. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2016. p. 1-908.

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor (parte II). In: 24ª Congresso de Iniciação Científica - 14ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2016, Piracicaba. Anais da 14ª Mostra Acadêmica UNIMEP. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2016. p. 1-908.

  • AMARAL, M. H. . A heterogeneidade enunciativa mostrada em memes produzidos na web. In: 16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2016, São Paulo. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 7º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2016.

  • AMARAL, M. H. ; DAROS, S. C. P. . Sequência didática para o gênero multimodal esquete no ensino fundamental. In: 1º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino, 2016, Campinas. Anais do 1º Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino, 2016. p. 1-100.

  • AMARAL, M. H. . A elaboração dos conceitos de deficiência e inclusão escolar na formação inicial de docentes para a educação inclusiva: um estudo de caso. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016.

  • AMARAL, M. H. . As faces de um mesmo discurso: a ironia como estratégia discursiva nas reclamações sobre a publicidade Dia dos Namorados 2015, de O Boticário. In: I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências linguístico-literárias contemporâneas, 2016, Santiago. Anais do I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências linguístico-literárias contemporâneas, 2016.

  • AMARAL, M. H. . Cibercultura e comunidades linguísticas regionais: as variações linguísticas diatópicas em publicações feitas no Facebook e no Twitter. In: 63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2015, Campinas. 63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2015.

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor. In: 23º Congresso de Iniciação Científica - 13º Mostra Acadêmica UNIMEP, 2015, Piracicaba. 13ª Mostra Acadêmica UNIMEP 'Universidade e cidadania: Inserção, participação e responsabilidade social'. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2015. v. 1.

  • AMARAL, M. H. . Organização do Tópico Discursivo em uma Conversação Espontânea. In: 12ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2014, Piracicaba. 12º Simpósio do Ensino de Graduação, 2014.

  • AMARAL, M. H. . O ensino de Variação Linguística no Fundamental II: Análise de materiais didáticos. In: 12ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2014, Piracicaba. 12º Simpósio do Ensino de Graduação, 2014.

  • AMARAL, M. H. . O mito Sebastianista na Literatura Portuguesa: Análise Comparativa das obras 'Frei Luis de Sousa' e 'O Conquistador'. In: 12ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2014, Piracicaba. 12º Simpósio do Ensino de Graduação, 2014.

  • AMARAL, M. H. . Argumentação no Twitter: Análise de publicações feitas por páginas de entretenimento. In: 12ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2014, Piracicaba. 12º Simpósio do Ensino de Graduação, 2014.

  • AMARAL, M. H. . Variações Linguísticas regionais em Redes Sociais. In: 11ª Mostra Acadêmica UNIMEP, 2013, Piracicaba. 11º Simpósio do Ensino de Graduação, 2013.

  • AMARAL, M. H. . A heterogeneidade enunciativa mostrada em memes produzidos na web. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Obras cinematográficas como recurso formativo de professores em contexto colaborativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Inclusão escolar em cena: o aluno cego no curta-metragem brasileiro Eu Não Quero Voltar Sozinho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; SEGREDO, L. C. . As faces de ?um mesmo? discurso: a ironia como estratégia discursiva nas reclamações sobre a publicidade Dia dos Namorados 2015, de O Boticário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; DAROS, S. C. P. . Sequência didática para o gênero multimodal esquete no Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor (parte II). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; CORBINI, V. A. D. . Práticas de ensino em Literatura: leituras críticas do conto brasileiro moderno a partir da linguagem midiática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • JORGE, L. M. ; AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . A elaboração dos conceitos de deficiência e inclusão escolar na formação inicial de docentes para a educação inclusiva: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. . Cibercultura e comunidades linguísticas regionais: as variações linguísticas diatópicas em publicações feitas no Facebook e no Twitter. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência, cinema e formação docente: a contribuição das representações fílmicas para a atuação dos professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. . Prática docente e deficiência: Reflexões acerca das contribuições do cinema para a formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. ; PINELLI, D. M. P. . Variações linguísticas regionais na web: o dialeto nordestino do Bode gaiato e o gauchês da páginas @_RioGrandedoSul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. . Percepções do tempo na literatura portuguesa contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, M. H. . Heterogeneidade discursiva: a presença do outro na publicidade do dia dos namorados, de 'O Boticário'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. . As atitudes de Iracema e Martim face ao amor: estudo comparativo entre a obra alencariana e o filme Iracema, a virgem dos lábio de mel de Carlos Coimbra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. . O ensino de Variação Linguística no Fundamental II: Análise de materiais didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. . O mito Sebastianista na Literatura Portuguesa: Análise Comparativa das obras 'Frei Luis de Sousa' e 'O Conquistador'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. . Organização do Tópico Discursivo em uma Conversação Espontânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. ; SILVA, C. C. . Argumentação no Twitter: Análise de publicações feitas por páginas de entretenimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AMARAL, M. H. ; PINELLI, D. M. P. . Variações Linguísticas regionais em Redes Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AMARAL, MATEUS HENRIQUE DO ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Gêneros textuais em contextos acadêmicos e o aluno com deficiência: desafios e possibilidades no Ensino Superior. 2018. (Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica).

AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor (parte II). 2016. (Relatório Parcial de Pesquisa).

MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; AMARAL, M. H. . A representação da deficiência e da inclusão social da pessoa com deficiência no cinema brasileiro: um estudo a luz da análise do discurso de linha francesa. 2016. (Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica).

AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor. 2016. (Projeto colaborativo).

AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor. 2015. (Relatório Parcial de Pesquisa).

AMARAL, M. H. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Deficiência e Linguagem Cinematográfica: contribuições para a formação do professor. 2015. (Relatório Final de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Deficiência e Linguagem Cinematográfica: Contribuições para a formação do professor (parte II), Descrição: Este projeto é uma continuidade do estudo DEFICIÊNCIA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR proposto para ser desenvolvido no período de agosto de 2014 e julho de 2015. No projeto anterior tivemos como principal objetivo conhecer algumas obras cinematográficas produzidas nos últimos 20 anos, que abordam a temática da deficiência e estabelecer relações com as concepções de deficiência reveladas pelas mesmas. Entre 1994 e 2014 encontramos 246 obras produzidas sobre o tema. A partir deste levantamento iniciamos a seleção de alguns filmes para serem assistidos por professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública que tem alunos com deficiência em suas salas de aula. Nesta nova etapa temos como objetivo introduzir a atividade de assistir algumas obras, com os professores, que provoquem a reflexão sobre a imagem da pessoa com deficiência e que permitam avaliar as possibilidades do uso de filmes para a formação de professores em relação à educação do aluno com deficiência. A importância do estudo justifica-se pelo modo como a linguagem cinematográfica se configura hoje como uma das principais disseminadoras de comportamentos e representações culturais, colocando-se, assim, como um meio pertinente de observação e discussão. Consideramos que as discussões com professores permitirão refletir sobre a imagem da pessoa com deficiência e, principalmente, influenciar o relacionamento do professor com o aluno deficiente em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mateus Henrique do Amaral - Integrante / Maria Inês Bacellar Monteiro - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Deficiência e Linguagem Cinematográfica: Contribuições para a formação do professor, Descrição: A deficiência não é apenas determinada biologicamente, fisicamente, mas é também construída nas relações sociais e no grupo social ao qual o indivíduo com deficiência pertence. Nesta perspectiva, as concepções dos interlocutores presentes durante o processo de desenvolvimento dos sujeitos deficientes tornam-se fundamentais para a constituição da subjetividade desses indivíduos. A opção por discutir a formação de professores de alunos com deficiência a partir dos elementos e das situações de obras cinematográficas sobre essa temática justifica-se, por entendermos a relevância que o cinema tem, no sentido de expressar visões, sentidos e reflexões sobre as questões colocadas para a sociedade. Atualmente temos um grande número de filmes que trazem em seu contexto assuntos ligados à deficiência. Queremos conhecer como o cinema representa essas pessoas e que sentido essa experiência estética produz em professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública que possui alunos com deficiência em suas salas de aula. Após levantamento inicial das obras cinematográficas existentes serão selecionadas algumas para serem assistidas e discutidas pelos professores e pesquisadores durante reuniões de professores (ATPCs). As discussões serão registradas de maneira a revelar os sentidos partilhados pelos professores a partir da experiência vivida. O estudo permitirá conhecer as concepções veiculadas nos filmes e apontar possibilidades do uso de filmes para a formação de professores em relação à educação do aluno com deficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mateus Henrique do Amaral - Integrante / Maria Inês Bacellar Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2019

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2018

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Docência para a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Inclusiva.

  • 2016 - 2016

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

  • 2015 - 2016

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

  • 2014 - 2015

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

    Atividades

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015 - 07/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2014 - 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2016

    Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado obrigatório na E. E. Professor Eduir Benedicto Scarppari.

  • 2019 - Atual

    Prefeitura Municipal de Vinhedo, PM Vinhedo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa (PEB II), Carga horária: 36