Sheyla Silva de Souza

Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialista em Educação Inclusiva pela UNINORTE, Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2010). Assumiu Coordenação de Aprendizagem do Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira sob Portaria Institucional 114/2015 GAB/IDM, atuou de 2012 a 2015 como Assessora Pedagógica na Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha Escola da RETSUS, vinculada ao Instituto Dom Moacyr Grechi. Tem experiência na área de Educação Infantil , Básica e Profissional, com ênfase em Educação Profissional. Consultora Educacional na Santa Casa de Misericórdia do Acre. Vencedora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil - 2004. Diplomada pelo MEC com Honra ao Mérito por desenvolver ações de relevante valor pedagógico para o ensino no País - 2005. Fez curso de Aperfeiçoamento em Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atua como Assessora Pedagógica do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi com Unidades descentralizadas por todo o Estado do Acre. Ministra cursos de Capacitação e Treinamentos para os mediadores de Aprendizagem que são aprovados em concursos públicos para atuar nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica em todas as áreas de conhecimento. Atua com Palestras (temas diversos) nas Escolas pelo Sindicato dos Professores Licenciados do Acre - SINPROACRE. Diretora Geral na Empresa de Consultoria, Assessoria, Capacitação e Treinamento de Pessoal - VIA CAPS, Possui habilidade em construção de Material Apostilado, Planos de Cursos, Sequências Didáticas, Elaboração e desenvolvimento de Projetos.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA
Orientador: Prof.ª Dra. Maria Jacqueline Abrantes Gadelha

Especialização em Educação Inclusiva

2009 - 2010

Faculdade Barão do Rio Branco
Título: A Escola Inclusiva
Orientador: Marilú Palma

Graduação em Pedagogia

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: Memorial do curso: Construindo uma escada para o sucesso!
Orientador: Renilda Moreira
Bolsista do(a): .

Formação complementar

2014 -

Curso de Atualização Semipresencial - Gestão das C. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA DA ESCOLA. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

2012 - 2012

EDUCADOR SOCIAL. (Carga horária: 40h). , PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, NTC-PUC/SP, Brasil.

2010 - 2011

Prog. Formação de Professores Educação Matemática. (Carga horária: 200h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RIO BRANCO ACRE, SEME, Brasil.

2010 - 2010

FORMAÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO. (Carga horária: 28h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RIO BRANCO ACRE, SEME, Brasil.

2010 - 2010

DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 160h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2003 - 2004

INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 108h). , HACKERS INFORMÁTICA, HI, Brasil.

1992 - 1995

ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO. (Carga horária: 2790h). , Colégio Estadual Barão do Rio Branco, CEBRB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia.

Participação em eventos

Oficina de Capacitação Pedagógica.Capacitação de Novos Colaboradores do Instituto Dom Moacyr. 2012. (Oficina).

I Conferência Estadual da Diversidade Religiosa.Diversidade Religiosa. 2011. (Outra).

Fórum Étnico Racial.Étnico Racial. 2010. (Outra).

I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco ? Acre.Arte-Educação. 2010. (Outra).

Oficina de Jogos Matemáticos.Jogos Matemáticos. 2010. (Oficina).

Oficinas de Tranças Afro.Tranças Afro. 2010. (Oficina).

Congresso de Educação sobre Formação Continuada e Práticas Pedagógicas. Formação continuada e Práticas Pedagógicas. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Denise da Silva Barbosa

GOMES, KENNEDI;SOUZA, Sheyla; JANETE SANTOS. O PAPEL DA FAMÍLIA NA VIDA DO ADOLESCENTE QUE CUMPRE MEDIDA SOCIO EDUCATIVA NO CENTRO DE APOIO À SEMILIBERDADE, EGRESSO E FAMÍLIA - CASEF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Barão do Rio Branco.

Comissão julgadora das bancas

Rosana Lucia Alves de Vilar

VILAR, R. L. A.; GADELHA, M. J.A.. Fortalecimento das Ações de Saúde no Estado do Acre: uma proposta de educação permanente no Serviço de Atendimento a Saúdeda Mulher e da Criança. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão do trabalho e da Educação na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Elenira Costa da Silva

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE INDÍGENA) - INSTITUTO LEAL DE POS GRADUAÇÃO; (Orientador);

Denise da Silva Barbosa

O PAPEL DA FAMÍLIA NA VIDA DO ADOLESCENTE QUE CUMPRE MEDIDA SOCIO EDUCATIVA NO CENTRO DE APOIO À SEMILIBERDADE, EGRESSO E FAMÍLIA - CASEF; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Graduação em Serviço Social) - Faculdade Barão do Rio Branco; Orientador: Sheyla Silva de Souza;

Foi orientado por

ELIANA APARECIDA SILVA SANTOS FEITOSA

O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO ÉTICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA HENRIQUE LIMA EM RIO BRANCO NO ACRE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO) - Universidade de Brasília; Orientador: Eliana Aparecida Silva Santos Feitosa;

MARIA JACQUELINE ABRANTES GADELHA

Qualificação das ações de saúde do estado do Acre: uma proposta de Educação Permanente no serviço de atendimento à saúde da mulher e da criança; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde- EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Jacqueline Abrantes Gadelha;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, S. S. . Qualificação das ações de saúde do estado do Acre: uma proposta de Educação Permanente no serviço de atendimento à saúde da mulher e da criança. In: PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, 2016, NATAL, RN. Sementes germinadas na Região Norte: resumos dos trabalhos apresentados no curso de especialização a distância em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. NATAL, RN: UNA, 2016. v. 2. p. 7-194.

Outras produções

SOUZA, S. S. . VIA CAPS. 2014.

SOUZA, S. S. ; Del'Águila, T. ; PAZ, M. I. O. . Assessora Pedagógica. 2014.

SOUZA, S. S. . Ensinando com prazer. 2010; Tema: Educação, Métodos e Técnicas. (Blog).

SOUZA, S. S. . Planejamento e Orçamento em Saúde. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - SequenciaDidática).

SOUZA, S. S. . Recepcionista de Serviços em Saúde. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, S. S. ; VASCONCELOS, Andréia . Apostila de Técnico em Saúde Bucal. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Saúde Bucal).

GURGEL, Hellen ; SOUZA, S. S. . Sequencia Didática de Biossegurança em Laboratórios de Análises Clinicas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequencia Didática).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA, Descrição: O Projeto de Intervenção Fortalecimento das Ações de Saúde da Mulher e da Criança do Estado do Acre tem o objetivo de implantar um Núcleo de Educação Permanente na Maternidade Bárbara Heliodora. A metodologia de pesquisa utilizada é a bibliográfica utilizando publicações de diversos autores para fundamentar a pesquisa os resultados esperados são estabelecer um atendimento mais humanizado e efetivo na Maternidade Bárbara Heliodora, para discussão será necessário compreender o processo de trabalho das unidades desde os gestores até os apoios administrativos. Na conclusão pretende-se apresentar uma proposta de instalação de um Núcleo de Educação Permanente na Maternidade Barbara Heliodora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Silva de Souza - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    CRIAÇÃO DE ESPAÇO COMPARTILHADO DE GESTÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO NA ESCOLA DE SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA EM RIO BRANCO ? ACRE., Descrição: Na Escola de Saúde acontece a gestão democrática, no entanto percebo que há necessidade de criar um espaço onde todos os envolvidos possam participar das discussões e estarem informados de onde as ações estão acontecendo e qual a situação das demandas nos municípios de abrangência para que se possa controlar e resolver as dificuldades em um menor espaço de tempo e com a qualidade que devemos sempre oferecer a clientela. Pelo fato de trabalharmos com prazos é importante que todas as ações sejam realizadas com rapidez e eficácia de forma integrada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Silva de Souza - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    ENSINO MÉDIO X ENSINO TÉCNICO ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS EM FAVOR DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, Descrição: O presente Projeto de Intervenção Pedagógica tem como objetivo principal desenvolver ações que possibilitem os gestores pensarem sobre a situação dos educandos que cumprem dois turnos de estudos constantes e será desenvolvido na Escola Maria Moreira da Rocha, no entanto envolve variadas escolas da Rede Pública, pois sua clientela estuda em várias escolas. Para que este Projeto de Intervenção se torne possível é necessário pensar sobre a situação dos educandos com relação ao horário intensivo de práticas escolares. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Silva de Souza - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    O QUE TORNA A ESCOLA UM ESPAÇO DE INCLUSÃO, Descrição: A mudança de paradigma do sistema educacional é imprescindível para a inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento independente das diversidades existentes no âmbito da mesma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheyla Silva de Souza - Coordenador.

Prêmios

2005

Diploma de Honra ao Mérito / Concurso Professores do Brasil, Ministério da Educação e Cultura - MEC.

2004

Qualidade na Educação Infantil, Ministério da Educação e Cultura - MEC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

VIA CAPS LTDA

Vínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Consultoria e Assessoria Empresarial, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2013

Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Faculdade Barão do Rio Branco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - 2008

INSTITUTO IMACULADA CONCEIÇÃO RIO BRANCO ACRE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2010 - 2011

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO EDUARDO RIO BRANCO ACRE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 25

1999 - 2012

Secretaria de Educação do Estado do Acre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 25

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Rio Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
A Fundação Banco do Brasil e Federação Nacional das AABBs em parceria com a Prefeitura de Rio Branco tornaram possível a implantação do Programa AABB Comunidade em Rio Branco - Acre. Estou assumindo a Coordenação Pedagógica, fui aprovada em concurso público para tal fim.

2012 - 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL DE RIO BRANCO ACREI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

2012 - 2013

Fundação Banco do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

2014 - 2014

Santa Casa de Misericórdia do Acre

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Consultoria e Assessoria em RH, Carga horária: 20

2012 - Atual

Instituto Dom Moacyr Grechi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
No Instituto de Formação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi, atuo como Assessora Pedagógica lotada na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha no 2º e 3º turno.

2015 - 2015

Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Aprendizagem, Carga horária: 40

Outras informações:
Fui nomeada pelo Gabinete da Diretora Presidente do Instituto Dom Moacyr Grechi para exercer função de Coordenadora de Aprendizagem sob a Portaria 114/2015 GAB/IDM.