Juliana Moura Martins da Fonseca

Mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduada e licenciada pela mesma instituição. Especialista em Literatura portuguesa e africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é professora de história da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, trabalhando no Ensino Médio da Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria. Possui experiência na área de História, com ênfase em história contemporânea e teoria da história, atuando principalmente nos seguintes temas: relação entre história e ficção, história dos intelectuais, Revolução dos Cravos e literatura portuguesa.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2017 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: José Saramago, intelectual: um estudo sobre a trajetória e o pensamento do escritor,Ano de Obtenção: 2019
Renata Torres Schittino.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: José Saramago; Intelectuais; Engajamento.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Literatura portuguesa e africanas

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: José Saramago, intelectual engajado:as crônicas políticas de Diário de Lisboa
Orientador: Gumercinda Nascimento Gonda

Graduação em História

2010 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Antropologia Para Historiadores. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Literatura portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FONSECA, J.M.M. ; PINHEIRO, I. ; ALENCAR, A. C. ; MELO, A. ; SILVA, N. ; MENINI, N. . I Encontro Fluminense de Teoria da História e Historiografia. 2018. (Outro).

Varela, R. ; FONSECA, J.M.M. . História, Indivíduos e Revoluções. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mesa de comunicação "A literatura na construção de múltiplos saberes". VI Semana de História da UFF. 2018. (Congresso).

História, Indivíduos e Revoluções.A obra literária de Álvaro Cunhal/Manuel Tiago - a experiência comunista em. 2017. (Outra).

V Semana de História da UFF.As crônicas de José Saramago: uma crítica ao Estado Novo português, em seus anos finais. 2017. (Seminário).

Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântivo. 2012. (Seminário).

5° Colóquio do PPRLB - O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono - II. 2010. (Outra).

Ciclo de debates da RHBN - Atentados: o lado sombrio da nossa política. 2010. (Outra).

Ciclo de debates da RHBN - Feitiçaria Diabólica. 2010. (Outra).

I Jornada do NIEP-Prek - Pré-Capitalismo. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renata Torres Schittino

ADDOR, C.;SCHITTINO, R. T.. A questão da identidade nacional na obra de José Saramago: diálogos entre história e ficção.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Augusto Addor

ADDOR, C. A.; SCHITTINO, R. T.; SILVA, E. S.. Jose Saramago, intelectual:um estudo sobre atrajetória e o pensamento do escritor. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal Fluminense.

Carlos Augusto Addor

ADDOR, C. A.; TORRESSCHITTINO, R.. José Saramago, intelectual engajado: dos editoriais à cena literária. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Torres Schittino

José Saramago, intelectual engajado: dos editoriais à cena; 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Torres Schittino;

Renata Torres Schittino

Conflito, conciliação, império e humanismo: quatro abordagens da questão nacional no mundo contemporâneo; Bolsista de Apoio técnico; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Renata Torres Schittino;

Eleonora Abad Stefenson

Projetos, experiências e narrativas: Iniciação a docência em História no Colégio Estadual Guilherme Briggs; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eleonora Abad Stefenson;

Gladys Sabina Ribeiro

Apresentação de trabalho no Seminário Vasconcelos Torres: DIMENSÕES DA CIDADANIA NOS JORNAIS CARIOCAS ENTRE 1831 A 1840; 2012; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Gladys Sabina Ribeiro;

Gladys Sabina Ribeiro

Orientação de Bolsista de IC - trabalho apresentado no Seminário Vasconcelos Torres, Atuação dos imigrantes portugueses na Primeira República, vinculado ao projeto de CNE Dimensões da cidadania em dois momentos: 1822 a 1840 e 1889 a 1937; ; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, UFF; Orientador: Gladys Sabina Ribeiro;

Carlos Augusto Addor

A Questão da identidade nacional na obra de José Saramago; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Carlos Augusto Addor;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONSECA, J.M.M. . Hans Jauss e Wolfgang Iser - a Estética da Recepção e a Teoria do Efeito. In: VI Semana de História da UFF, 2019, Niterói. ANAIS DA 6ª. SEMANA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2018.

  • FONSECA, J.M.M. . As crônicas de José Saramago: uma crítica ao Estado Novo português, em seus anos finais. In: V Semana de História da UFF, 2017, Niterói. Anais da 5 Semana de História da UFF, 2017.

  • FONSECA, J.M.M. . Hans Jauss e Wolfgang Iser - a Estética de Recepção e a Teoria do Efeito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, J.M.M. . A obra literária de Álvaro Cunhal/Manuel Tiago - a experiência clandestinaa em 'Até Amanhã, Camaradas'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, J.M.M. . As crônicas de José Saramago: uma crítica ao Estado Novo português, em seus anos finais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, J.M.M. . CONSTRUINDO REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME BRIGGS PELO PIBID-UFF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, J.M.M. . Dimensões da Cidadania em dois momentos: 1831 a 1840 e 1889 a 1937. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, J. M. M. ; FONSECA, J.M.M. . Dimensões da cidadania em dois momentos: 1840 a 1889 e 1889 a 1937. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, J.M.M. ; ALENCAR, A. C. ; MELO, A. ; PINHEIRO, I. ; MENINI, N. ; SILVA, N. . Anais Eletrônicos do I Encontro Fluminense de Teoria da História e Historiografia - Pontes entre Saberes. Rio de Janeiro: GRAMMA, 2018 (Anais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Edward Said como migrant writer - atuação intelectual e testemunho no mundo contemporâneo, Descrição: A pesquisa visa analisar a obra e a trajetória de vida de Edward Said, pensador palestino radicado nos Estados Unidos, tendo como questão central a pergunta pelo lugar do migrant writer no mundo contemporâneo pós-45. Trata-se de entender em que medida o autor migrante pode ser compreendido como um novo tipo de intelectual, marcado pelo passado de seu povo, pela memória da colonização e da exploração colonial. Busca-se compreender a novidade do migrant writer, tendo em vista, por um lado, como este se diferencia do intelectual engajado de outros tempos, e, por outro, de que modo sua escrita guarda uma especificidade ou como se constitui como uma forma singular de testemunho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Moura Martins da Fonseca - Coordenador / Renata Torres Schittino - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Dimensões da cidadania em dois momentos: 1822 a 1840 e 1889 a 1937, Descrição: Investigar-se-á as dimensões da cidadania em dois momentos: 1822 a 1840 e 1889 a 1937. Conjugaremos atividades exercidas no âmbito do CEO/PRONEX, onde pesquisamos e orientamos trabalhos sobre jornais cariocas publicados entre 1822 a 1840, com aquelas desenvolvidas no âmbito do NEMIC, do grupo Efetividade da Jurisdição e na organização de acervo na Justiça Federal (nestes dois últimos espaços o trabalho foi terminado em março de 2009). A cidadania será vista como identidade coletiva que produz sentimentos comunitários entre indivíduos naturais de uma cidade ou de um Estado. Para analisarmos as suas dimensões, considerar-se-á as relações dos cidadãos com o governo, com as instituições do Estado e também os valores e as práticas sociais definidoras da esfera pública. Esta proposta reune, portanto, projetos e núcleos de pesquisas. Insere-se sobretudo nos objetivos e nas metas mais amplas do PRONEX acima mencionado, coordenado academicamente pelo Prof. José Murilo de Carvalho e executivamente por mim. Analisar-se-á jornais representantes de facções com visões distintas sobre a origem do poder e sua fonte de legitimidade, pugnando por entendimentos diferenciados sobre o que era o cidadão e sua participação na esfera pública. Nos processos do Tribunal Regional Federal - RJ, pesquisados para 1889 a 1937, circunscreveremos o trabalho aos processos que revelem causas que afetem a população em seus direitos, inclusive os imigrantes - considerados iguais diante da lei e com direitos relativos à cidadania-; e os que tratem de questões administrativas, mormente após 1926, quando a reforma constitucional mudou o caráter das demandas contra a União. Buscar-se-á mapear os significados da cidadania ao longo desses momentos e nessas diferentes fontes, de modo a executarmos tarefas conjuntas e dialogarmos com outros pesquisadores envolvidos nos grupos de pesquisa mencionados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana Moura Martins da Fonseca - Integrante / Gladys Sabina Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2014

Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

2018 - Atual

Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de história, Carga horária: 21