Katiane da Silva Santos

Mestra em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território (2018), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais (2017) e em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano (2009) e Geógrafa Licenciada (2008), ambos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atua como Professora de Geografia na Educação Básica e Pesquisadora na área da Geografia Cultural com enfoque em Comunidades Tradicionais Quilombolas.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território

2016 - 2018

Universidade Federal do Tocantins
Título: DO PASSADO AO PRESENTE: A Festa 13 de Maio da Comunidade Quilombola Dona Juscelina em Muricilândia-TO,Ano de Obtenção: 2018
Kênia Gonçalves Costa.Coorientador: Luiza Helena da Silva.

Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

2016 - 2017

Universidade Federal do Tocantins
Título: Educação, Desigualdade Social e Território Quilombola: análise sobre as práticas culturais emancipatórias no currículo e projeto político pedagógico (2017) da Escola Estadual de Muricilândia-TO.
Orientador: Antônia Márcia Duarte Queiroz

Especialização em Geografia: Desenvolvimento Regional e Urbano

2008 - 2009

Universidade Federal do Tocantins
Título: Transformações Espaciais na Área Central de Araguaína
Orientador: Aires José Pereira

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia

2002 - 2007

Universidade Federal do Tocantins
Título: A (RE)Produção do Espaço Urbano Central da Cidade de Araguaína
Orientador: Severino Francisco de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2019

Gestora de Turismo. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Educação Fiscal e Cidadania. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Controle Social das Contas Públicas. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Caminhos do Desenvolvimento Local. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Segurança, Violência e Direitos. (Carga horária: 130h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, K. S. . III Seminário Integrado GEADH - A Estrutura Fundiária no Brasil e seus Retrocessos: do escravo ao quilombo e do quilombo ao escravo, a produção dos espaços de resistências.. 2018. (Outro).

SANTOS, K. S. . II Seminário Integrado GEADH - (Grupo de Estudos Agrários de Dirietos Humanos- UFT/Campus Araguaína) e CPT (Comissão Pastoral da Terra): Os movimentos sociais e a expropriação camponesa para a expansão do território do agronegócio: conflito e resistência.. 2017. (Outro).

SANTOS, K. S. . V Semana Acadêmica de Geografia: Licenciatura, Formação Docente e Ensino de Geografia na Educação Básica.. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A Fotocartografia Sociocultural no campo da Folkcomunicação. 2018. (Oficina).

III Seminário Integrado GEADH - A Estrutura Fundiária no Brasil e seus Retrocessos: do escravo ao quilombo e do quilombo ao escravo, a produção dos espaços de resistências.. 2018. (Seminário).

VII Semana de Geografia: Reformas educacionais e os desafios do ensino de geografia. 2018. (Outra).

XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação. 2018. (Outra).

CAHZP: debate o Marxismo.. 2017. (Outra).

II Seminário da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação e II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. 2017. (Simpósio).

II Seminário Integrado GEADH - Os Movimentos Sociais e a Expropriação Camponesa para a Expansão do Território do Agronegócio: conflito e resitência.. 2017. (Seminário).

II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos.. 2017. (Seminário).

IV Simpósio Nacional e VII Simpósio do NURBA/ UFT: A GeopolíticaTerritorial do Capital na Amazônia Legal e as Comunidades Tradicionais..Culturas e Territórios: as interfaces do território simbólico em comunidades tradicionais.. 2017. (Simpósio).

Os movimentos sociais e a expropriação camponesa para a expansão do território do agronegócio: conflito e resistência. 2017. (Oficina).

VI Semana Acadêmica de Geografia - Geografias na área de transição entre cerrado e amazônia.. 2017. (Outra).

VI Seminário de Cultura Afro-brasileira e Quilombola.. 2017. (Seminário).

Análise Territorial: leituras e interpretação de mapas.. 2016. (Oficina).

III Fórum das Licenciaturas. 2016. (Outra).

IV Seminário Bem Viver Indígena - a mercantilização da natureza e os impactos das mudanças climáticas: novos paradigmas e reafirmação dos direitos indígenas.. 2016. (Seminário).

Saneamento Básico em Araguaína-CF 2016: casa comum, nossa responsabilidade.. 2016. (Seminário).

Universidade e Patrimônio Arqueológico - viagem de estudo ao Parque Nacional Serra da Capivara.. 2016. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Geografia. 2016. (Outra).

V Semana Acadêmica de Geografia: Licenciatura, Formação Docente e Ensino de Geografia na Educação Básica.. 2016. (Outra).

VI Semana Acadêmica Integrada dos Cursos Parfor de Araguaína-TO: Transdisciplinaridade e Resiliência.. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karen Correia Leite de Sena

SANTOS, K. S.; SILVA, E.. Agricultura Urbana na Cidade de Araguaína: o Estudo de 4 (quatro) Hortas nos Bairros: Nova Araguaína e Setor Couto Magalhães.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: SALETE FARIAS DA SILVA

SANTOS, K. S.; SILVA, R. A.. O Ensino de Cartografia: um estudo de caso na Escola Estadual Rui Barbosa na Cidade de Araguaína-TO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins.

SANTOS, K. S.. Seleção para cadastro de reserva de Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Edital 001/2016.. 2016. Universidade Federal do Tocantins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Kênia Gonçalves Costa

COSTA, Kênia G.; SUZUKI, J. C.; NOLETO, R. S.; CORMINEIRO, O. M. M.. Do passado ao presente: a festa 13 de maio da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território - PPGCULT) - Universidade Federal do Tocantins.

Kênia Gonçalves Costa

COSTA, Kênia G.; CORMINEIRO, O. M. M.; SILVA, L. H. O.; NOLETO, R. S.; SUZUKI, J. C.. Do passado ao presente: a festa 13 de maio da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura e Território - PPGCULT) - Universidade Federal do Tocantins.

Aires José Pereira

PEREIRA, Aires José. TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS NA ÁREA CENTRAL DE ARAGUAÍNA ? TO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desnvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Federal do Tocantins.

MARIVALDO CAVALCANTE DA SILVA

SANTOS, K. S.; PEREIRA, A. J.;SILVA, M. C.. Transformações espaciais na área central de Araguaína. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geog: Desen Regional e Urbano) - Universidade Federal do Tocantins.

Olivia Macedo Miranda Cormineiro

MEDEIROS, Olivia M. M. de. Do passado ao presente: A Festa 13 de maio da Comunidade Quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins.

Olivia Macedo Miranda Cormineiro

MEDEIROS, Olivia M. M. de. Do passado ao presente: A Festa 13 de maio da Comunidade Quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins.

Rafael da Silva Noleto

COSTA, Kênia;NOLETO, Rafael; SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MIRANDA, Olívia Macedo; SUZUKI, Júlio César. Do passado ao presente: a Festa 13 de Maio da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Severino Francisco de Oliveira Filho

A (re)produção do espaço urbano central da cidade de Araguaína; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Fundação Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Severino Francisco de Oliveira Filho;

Aires José Pereira

TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS NA ÁREA CENTRAL DE ARAGUAÍNA - TO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desnvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aires José Pereira;

Elias da Silva

Territorialidades da cultura e identidade da comunidade quilombola Dona Jucelina em Muricilândia - TO no estudo da Festa 13 de Maio; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território - PPGCULT) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Antónia Márcia Duarte Queiroz

DESIGUALDADE SOCIAL E CULTURA QUILOMBOLA: AS PRÁTICAS CULTURAIS EMANCIPATÓRIAS NA ESCOLA ESTADUAL DE MURICILÂNDIA-TO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EPDS) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônia Márcia Duarte Queiroz;

Luiza Helena Oliveira da Silva

Do passado ao presente: a festa de 13 de maio do quilombo Dona Juscelina em Muricilândia-TO; 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) - Universidade Federal do Tocantins,; Coorientador: Luiza Helena Oliveira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRITTO. Saimon Lima. ; SANTOS, K. S. . A Dinâmica do Turismo de Sol e Praia no Município de Tocantinópolis no Estado do Tocantins.. Revista Querubim (Online) , v. 4, p. 110-114, 2018.

  • SANTOS, K. S. ; SILVA, E. ; SILVA, L. H. O. . Expressões Culturais dos Quilombolas da Comunidade Dona Juscelina em Muricilândia-TO. In: XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2018, Parintins. Cultura, Meio Ambiente e Ancestralidade, 2018.

  • SANTOS, K. S. . Centralização e Centro Urbano: uma análise da área central de Araguaína (TO). In: I Seminário Internacional Meio Ambiente, Dinâmicas Regionais e Planejamento Territorial., 2017, Porto Nacional. I Seminário Internacional Meio Ambiente, Dinâmicas Regionais e Planejamento Territorial na Amazônia e no Cerrado., 2017. p. 188-195.

  • SANTOS, K. S. ; SILVA, E. . Culturas e Territórios: as interfaces do território simbólico em comunidades tradicionais.. In: IV Simpósio Nacional e VII Simpósio do Nurba/ UFT: A Geopolítica Territorial do Capital na Amazônia Legal e as Comunidades Tradicionais., 2017, Porto Nacional. ANAIS DO IV SIMPÓSIO NACIONAL VII SIMPÓSIO DO NURBA: A geopolítica territorial do capital na Amazônia legal e as comunidades tradicionais., 2017. v. 376. p. 108-117.

  • SANTOS, K. S. ; SILVA, E. . Cultura Quilombola e a Presença do Turismo na Comunidade Dona Juscelina em Muricilândia - TO.. In: Seminário Internacional América Latina: Políticas e conflitos contemporâneos., 2017, Belém. Colonialidade, Poder e Territórios. Belém: Biblioteca do NAEA/UFPA, 2017. p. 488-500.

  • SANTOS, K. S. . Turismo e Arqueologia no Parque Nacional Serra da Capivara (Brasil). In: IV Simpósio Nacional e VII Simpósio do Nurba/ UFT: A Geopolítica Territorial do Capital na Amazônia Legal e as Comunidades Tradicionais., 2017, Porto Nacional. ANAIS DO IV SIMPÓSIO NACIONAL VII SIMPÓSIO DO NURBA: A geopolítica territorial do capital na Amazônia legal e as comunidades tradicionais., 2017. p. 373-373.

  • Mendes, R. A. ; SANTOS, K. S. ; Costa, K. G. . Turismo e Relações de Gênero: o usufruto das atividades turísticas na percepção feminina.. In: Seminário Internacional América Latina: Políticas e conflitos contemporâneos., 2017, Belém. Colonialidade, Poder e Territórios.. Belém: Biblioteca do NAEA/UFPA, 2017. p. 27.

  • Vale, K. M. S. S. ; SANTOS, K. S. . O Espaço da Escola do Sistema Socioeducativo nas Relações Cotidianas com a Comunidade no Estado do Tocantins.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, K. S. . Identidade Territorial: A Festa 13 de Maio da Comunidade Quilombola Dona Juscelina em Muricilândia-TO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, K. S. . Expressões Culturais Quilombolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, K. S. . Orientações Teórico-Metodológicas na Geografia Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Vale, K. M. S. S. ; SANTOS, K. S. . História e Representações: cidades, memória e cultura.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Memória dos Lugares: Discursos e Práticas Socioespaciais no Tocantins, Descrição: O projeto tem por meta a contemplação das práticas socioterritoriais no estado do Tocantins, considerando ser este um espaço atualmente afetado por conflitos sociais resultantes da modernização territorial por um lado, enquanto, por outro, guarda uma herança mais ou menos longa de ocupação e povoamento dos vários segmentos como indígenas, quilombolas, posseiros e mais recentemente os chamados pioneiros da frente modernizadora capitalista. Assim, enquanto escalas de abrangência, os conflitos estão manifestos tanto na cidade quanto no campo sendo oportuno o olhar acadêmico no sentido de aproximação teórico/conceitual quanto de proposições à promoção do desenvolvimento socioterritorial equilibrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Katiane da Silva Santos - Integrante / Elias da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Secretaria de Estado da Educação do Tocantins.

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia na Educação Básica., Carga horária: 40

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal do Tocantins

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ministradas as disciplinas: Geografia da Amazônia; Geografia do Turismo; Educação Ambiental; Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Médio.