Tânia Parolin da Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com ênfase em Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela mesma Universidade. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Prudentópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Gisele Masson.

Mestrado em Educação

2016 - 2018

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Trabalho Infantil no cultivo do tabaco e educação escolar: uma análise da realidade do município de Prudentópolis/PR,Ano de Obtenção: 2018
Simone de Fátima Flach.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva

2010 - 2011

Faculdade Internacional de Curitiba
Título: Reflexoes sobre o fracasso escolar na atualidade
Orientador: Claudio Kleina

Graduação em Pedagogia

2004 - 2008

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Reflexoes sobre o fracasso escolar na atualidade
Orientador: Adriane Meyer Vassao

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Disciplina Isolada: SEMINÁRIO ESPECIAL DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Educadores Escola da Terra. (Carga horária: 190h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2016 - 2016

Formação de Educadores Escola da Terra. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2015 - 2015

Aperfeiçoamento para professores em Alfabetização - PNAIC. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Formação Continuada de Professores, Português e Matemática.. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Pró-Letramento Matemática - PROMAT. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Educação da UFFS/LS - Território Cantuquiriguaçu; IX Fórum de Educação do Campo da Cantuquiriguaçu; III Seminário de Fortalecimento das Políticas Públicas da Educação do Campo: Escola da Terra. 2017. (Congresso).

III Seminário Temático do PPGE - UEPG: "Perspectivas da pós-graduação: análise do contexto local, estadual e nacional". 2017. (Seminário).

I Seminário Temático do PPGE - UEPG: "A Reforma do Ensino Médio foi aprovada. E agora?". 2017. (Seminário).

Seminário Temático PPGE - UEPG "Pós-graduação, pesquisa , avaliação e ética. 2017. (Seminário).

Marxismo (s) e educação. 2016. (Seminário).

I Jornada sobre Cognição e Aprendizagem.. 2008. (Outra).

IV Semana de Estudos dos Setor de Ciências Humanas Letra e Artes de Irati - Procedimentos Metodológicos: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem.. 2008. (Seminário).

XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica.. 2008. (Seminário).

II Semana de Estudos do Centro de Ciências Humanas, Letra e Artes: Formação de Professores - A Docência em questão.. 2006. (Outra).

XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET. e e. 2006. (Seminário).

XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET. e e. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marlene Lúcia Siebert Sapelli

FLACH, S. F.;SAPELLI, M. L. S.; MARCOCCIA, P. C. P.. Trabalho infantil no cultivo do tabaco e educação escolar: a realidade do município de Prudentópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Simone de Fátima Flach

FLACH, S. F.; SAPELLI, M. L. S.; MARCOCCIA, P. C. P.. Trabalho Infantil no cultivo do tabaco e educação escolar: a realidade do Município de Prudentópolis - PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Simone de Fátima Flach

FLACH, S. F.; SAPELLI, M. L. S.; MARCOCCIA, P. C. P.;MAINARDES, J.. Relações entre Educação e Trabalho Infantil no cultivo do Tabaco: uma análise da realidade do Município de Prudentópolis - PR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Patricia Correia de Paula Marcoccia

FLACH, S. F.; SAPELLI, M. L. S.;MARCOCCIA, P. C. de P.. Trabalho infantil no cultivo do tabaco e educação escolar: a realidade do Município de Prudentópolis - PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gisele Masson

Condições de trabalho dos professores do campo; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; (Orientador);

Simone de Fátima Flach

Trabalho Infantil no cultivo do tabaco e educação escolar: a realidade do Município de Prudentópolis - PR; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone de Fátima Flach;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, T. P. ; FLACH, S. F. . Educação e trabalho infantil: aproximações para a análise sobre o envolvimento de crianças na produção de tabaco no estado do Paraná. EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC) , v. 40, p. 117-132, 2018.

  • CRUZ, T. P. ; FLACH, S. F. . Permanências e rupturas do trabalho infantil no cultivo do tabaco: desafios para os gestores da educação. In: V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) - Regional Sul, 2018, Passo Fundo RS. Políticas Educacionais como campo de disputa: tensões entre o público e o privado, 2018.

  • CRUZ, T. P. ; FLACH, S. F. . A educação na perspectiva da Emancipação Humana. In: VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - EBEM 2018, 2018, Cascavel - PR. Capitalismo, luta de classes, educação e revolução: o legado bicentenário de Karl Marx, 2018.

  • CRUZ, T. P. . Uma análise das produções acerca do trabalho infantil e sua relação com a educação no período de 2006 a 2016. In: XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica e III Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior, 2017, Ponta Gossa. EAIC 2017, 2017.

  • CRUZ, T. P. ; FLACH, S. F. . Permanências e rupturas do trabalho infantil no cultivo do tabaco: desafios para os gestores da educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRUZ, T. P. . A educação na perspectiva da emancipação humana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CRUZ, T. P. . Uma análise das produções acerca do trabalho infantil e sua relação com a educação no período de 2006 a 2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional