Renata Penalva Vieira da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008-2012). Mestranda em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) desde março/2017. Fez Aprimoramento Profissional em Saúde Mental no CAPS Itapeva (mar/2014 a mar/2015). Fez aprimoramento no Sedes Sapientiae de Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea (mar/2014 a dez/2015).

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Pesquisa- intervenção no território: o que podem um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil e escolas construírem em comum?,Orientador:
Adriana Marcondes.Palavras-chave: Saúde Mental Infantojuvenil; Educação Inclusiva; Reforma Psiquiátrica; CAPS infantojuvenil; Intersetorialidade.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.

Aperfeiçoamento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea

2014 - 2016

Instituto Sedes Sapientiae
Título: CLÍNICA PSICANALÍTICA E SAÚDE COLETIVA: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO A PARTIR DE UM CASO DE ADICÇÃO. Ano de finalização: 2016

Aperfeiçoamento em Aprimoramento

2014 - 2015

CAPS Itapeva Luiz da Rocha Cerqueira
Título: O Trabalho na Reabilitação Psicossocial: Percepções e Ações de Técnicos de CAPSs em São Paulo. Ano de finalização: 2015
Orientador: Paula Ramalho da Silva
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Graduação em Psicologia

2008 - 2012

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Detecção Precoce de Transtornos Graves na Infância e Adolescência. (Carga horária: 60h). , Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.

2018 - 2018

Comunicação Suplementar ou Alternativa. (Carga horária: 30h). , International Society for Augmentative and Alternative Communication, ISAAC, Canadá.

2016 - 2016

Inclusão Escolar. (Carga horária: 25h). , Inspirados pelo Autismo, INSP AUTISMO, Brasil.

2016 - 2016

A Arte do Brincante Para Educadores. (Carga horária: 128h). , Instituto Brincante, INST BRINCANTE, Brasil.

2014 - 2015

Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporân. (Carga horária: 198h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2014 - 2014

Drogas e Contexto: a redução de danos na prática. (Carga horária: 42h). , Centro de Convivência É de Lei, É DE LEI, Brasil.

2013 - 2013

A Aprendizagem Social Através da Interação Prazerosa. (Carga horária: 25h). , Inspirados pelo Autismo, INSP AUTISMO, Brasil.

2013 - 2013

Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 144h). , HabitAT, HABITAT, Brasil.

2010 - 2010

Sintoma e Laço Social Contemporânea: da Psicose Or. (Carga horária: 12h). , Instituto de Psicologia - USP, IPUSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Silva Jr, N ; DUNKER, C. ; MOREIRA, E. V. ; PENALVA, R.V.S. . II Colóquio Internacional Práticas e Usos do Corpo na Modernidade. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4o Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental ABRASMSM. Encontros horizontalizados Caps Ij - Escolas. 2019. (Congresso).

CONLAPSA. A Dimensão da Civilização na Marca Corporal. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carla Biancha Angelucci

MACHADO, Adriana Marcondes;ANGELUCCI, CARLA BIANCHA; VICENTIN, M.C.G.. Sobre a intervenção no território: o que podem um Centro de atenção psicossocial infantojuvenil e escolas construírem em comum. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Paula Fontana Fonseca

PENALVA, R..V. S.FONSECA, PAULA FONTANAVICENTIN, M. C. G.MACHADO, A. M.. CAPSI IJ e escolas: a necessidade de encontros nas diferenças. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Adriana Marcondes Machado

MACHADO, A. M.; FONSECA, PAULA FONTANA; VICENTIN, M. C. G.. CAPS IJ e escolas: a necessidade de encontros nas diferenças. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Adriana Marcondes Machado

MACHADO, A. M.; VICENTIN, M. C. G.; ANGELLUCCI, B.. Sobre a intervenção no território: o que podem um Centro de Atenção Psicossocial Infanto/Juvenil e escolas construírem em comum.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nelson da Silva Junior

Tatuagens com temas religiosos: a busca de relações entre a identificação com a religião e a relação do indivíduo com o próprio corpo; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson da Silva Junior;

Adriana Marcondes Machado

CAPS IJ e escolas: a necessidade de encontros nas diferenças; 2020; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adriana Marcondes Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Pesquisa-intervenção no território: o que podem um Caps IJ e escolas construírem em comum?, Descrição: Projeto de mestrado dedicado a pensar as práticas no campo da saúde mental infantojuvenil na intersetorialidade com a educação a partir de uma posição ética que se opõe a exclusões, normatizações, marginalizações. Utiliza-se de elementos da Reforma Psiquiátrica e da ética inclusiva para pensar as práticas na saúde mental infantojuvenil na tentativa de encontro com a educação de modo a não submeter a educação à saúde, aprofundando discussão e crítica sobre a execução na prática de conceitos como matriciamento, práticas intersetoriais, integralidade e prevenção e promoção de saúde. A discussão se materializa a partir de encontros entre um Caps IJ de São Paulo e as escolas de seu território, coordenados pela pesquisadora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renata Penalva Vieira da Silva - Coordenador / Adriana Marcondes Machado - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Tatuagens com Temas Religiosos: A Busca de Relações entre Identificação com a Religião e a Relação do Indivíduo com o Próprio Corpo, Descrição: Iniciação Científica Bolsa PIBIC Orientação: Prof Nelson da Silva Jr.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renata Penalva Vieira da Silva - Coordenador / Prof Nelson da Silva Jr - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2019

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Santo Amaro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

2015 - 2016

CAPS AD Embu das Artes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

2014 - 2015

CAPS Luis da Rocha Cerqueira

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprimoranda, Carga horária: 40

2013 - 2014

Colégio Friburgo - A Natureza do Ensino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mediadora de inclusão (AT), Carga horária: 30

2012 - 2013

Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga estagiária, Carga horária: 12

2012 - 2012

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Casa do Migrante Projeto de Estensão Atendimento Psicológico a Refugiados e Imigrantes na Casa do Migrante no Centro de São Paulo, com supervisão da Prof Miriam Debieux

2012 - 2012

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
CAPS Infantil da Lapa Estágio extracurricular. Supervisão de Paula Fonseca, do IP-USP. Participação de atividades do CAPSi (grupos e discussões de caso).

2012 - 2012

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 4

Outras informações:
Hospital Universitário (HU- USP) Estágio vinculado a disciplina optativa livre Psicologia da Saúde, do Profº Avelino Luiz Rodrigues. Atendimento de pacientes internados nas clínicas médica, pediátrica e cirúrgica do Hospital Universitário

2012 - 2012

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Extracurricular, Carga horária: 6

Outras informações:
Escola Amorim Lima Estágio extracurricular. Sob supervisão de Paula Fonseca. Trabalho com Psicologia Escolar com alunos do 5º e 6º ano do Fundamental II com dificuldades de alfabetização e com questões psicossociais

2011 - 2011

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Estágio Vinculado a optativa, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Colégio General Euclydes Estágio vinculado à disciplina optativa ?Psicologia Escolar e Práticas Institucionais?. Supervisão de Paula Fonseca e da Prof. Dra. Adriana Marcondes.

2011 - 2011

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
Defensoria Pública Santo Amaro Estágio extracurricular. Supervisão de Cristina Rocha, do IP-USP, conveniado com o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública. Plantão Psicológico a partir de demanda espontânea e/ou da equipe da Defensoria (principalmente casos de violência doméstica, da Vara da Infância ou da Família), acompanhamento das atividades do CAM (principalmente mediação de conflitos).

2010 - 2011

Instituto de Psicologia - USP

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
Lugar de Vida Estágio extracurricular. Supervisão da Prof. Dra. Cristina Kupfer, do IP-USP. Oficina de Escrita direcionada a crianças de 9 a 13 anos com questões no desenvolvimento (espectro autista, psicose e diagnósticos não-definidos).