Nobuyoshi Chinen

Publicitário e professor universitário Redator com ampla atuação em Comunicação Corporativa atendendo a clientes como ABN-Banco Real, Avon, BankBoston, Carrefour, Diageo, DuPont, Grupo Ultra, HCor - Hospital do Coração, Itaú, Kimberly-Clark, Pão de Açúcar, McDonald?s, Santander, T-Systems e Unibanco. Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade São Judas Tadeu (de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017). Professor de Redação Publicitária da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) (de maio de 2015 a abril de 2017). Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, de Radialismo e de Design da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz (de fevereiro de 2006 a janeiro de 2017). Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Pesquisador de histórias em quadrinhos. Membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP e da comissão organizadora do Troféu HQMIX. Instrutor de Oficinas de Quadrinhos para a Coordenadoria de Programação das Bibliotecas Municipais de São Paulo e de cursos de formação para docentes das DRE Penha e São Mateus, da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Autor e coautor de livros sobre quadrinhos, de design e de comunicação. Coorganizador das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; e das Jornadas Temáticas de Histórias em Quadrinhos, na Unifesp, campus Guarulhos. Responsável pela criação, redação e acompanhamento gráfico de uma página semanal especializada sobre histórias em quadrinhos, no jornal Valeparaibano, pioneira em seu gênero no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2008 - 2013

escola de comunicação e artes da universidade de são paulo
Título: O papel do negro e o negro no papel. Representação e representatividade dos personagens afrodescendentes nas histórias em quadrinhos brasileiras
Waldomiro de Castro Santos Vergueiro. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Prática Docente do Professor Universitário

2009 - 2010

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: A pedagogia em tiras. História em quadrinhos como instrumento de avaliação para o ingresso nos cursos superiores
Orientador: Nelson Bonetto

Graduação em Comunicação Social

1989 - 1992

Universidade de Taubaté

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. ; CHINEN, N. . 4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2017. (Congresso).

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. ; CHINEN, N. . 3ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2015. (Congresso).

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. ; CHINEN, N. . I Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos - Adaptações Literárias. 2014. (Congresso).

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. ; CHINEN, N. . 2ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2013. (Congresso).

VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. ; CHINEN, N. . 1ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial.Adaptações de quadrinhos para o cinema. Uma onda cultural ou decisão de negócios?. 2012. (Simpósio).

Segundo Colóquio Filosofia e Quadrinhos.As telas invadem a nona arte. Diálogos entre pinturas e histórias em quadrinhos na obra de Gradmir Smudja. 2012. (Simpósio).

Segundo Congreso Internacional Viñetas Serias. The Spirit. Um espírito inovador de corpo e alma. 2012. (Congresso).

18º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Do século XIX ao XXI. Uma análise da evolução da representação dos personagens negros nos quadrinhos. 2011. (Congresso).

1º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop.O surgimento da revista Gibi. 2011. (Encontro).

III Jornada Cultural.Quadrinhos que viraram filmes. 2011. (Encontro).

II Semana de Letras.Dos livros para os gibis e vice-versa: a questão das adaptações dos clássicos literários para os quadrinhos. 2011. (Seminário).

Semana da Consciência Negra em Amparo 2011.O negro nas histórias em quadrinhos. 2011. (Seminário).

XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH.Fidelidade histórica e representação. Um estudo da Revolta da Chibata em quadrinhos. 2011. (Simpósio).

Dia do Quadrinhos Brasileiro.A produção de histórias em quadrinhos no Brasil. 2009. (Encontro).

HQ digital: do meio impresso ao meio virtual - SESC.HQ digital: do meio impresso ao meio virtual, no SESC. 2009. (Encontro).

Picha! Exposição de Quadrinhos Africanos.A presença de personagens afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2009. (Seminário).

Semana de Quadrinhos - Centro Cultural da Juventude.A questão do preconceito racial nas HQs. 2009. (Seminário).

Seminário Nanotecnologia e(m) História em Quadrinhos? Fundacentro.Quadrinhos e nanotecnologia. 2009. (Seminário).

XXVIII International Congress of the Latin American Studies Association. Os negros nos quadrinhos brasileiros. 2009. (Congresso).

I Jornada Acadêmica PPGCOM ? USP.Preconceito racial nas histórias em quadrinhos: a presença do negro no quadrinho brasileiro. 2008. (Seminário).

Semana de Comunicação da Faiter/Faculdades Oswaldo Cruz.Quadrinhos independentes. 2008. (Encontro).

Semana de Comunicação da Faiter/Faculdades Oswaldo Cruz.Sexo nas histórias em quadrinhos. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Beatriz Sequeira de Carvalho

VERGUEIRO, W. C. S.; RAMOS, P.; REBLIN, I. A.;CHINEN, N.. O processo de legitimação cultural das histórias em quadrinhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariane de Souza

Marco Antonio de Almeida;VERGUEIRO, W. C. S.; SABBAG, D. M. A.;CHINEN, N.. Estação das Brumas: a intertextualidade nas histórias em quadrinhos e a apropriação cultural em Sandman. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Daniel Santos Vieira

VERGUEIRO, W. C. S.; Marco Antonio de Almeida; SANTOS, R. E.;CHINEN, N.. A contribuição de Moacy Cirne para o estudo das histórias em quadrinhos: a semiologia materialista como método. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago de Almeida Castor do Amaral

João Marcos Mateus Kogawa;VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. Explorações em onomatopeias e quadrinhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Thiago Seiji Takahashi

SOUZA, Sandra;VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis, impressos, digitais e graphic novels. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Ed Marcos Sarro

SOUZA, Sandra; Heliodoro Teixeira Bastos Filho; Eleida Pereira de Camargo;VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. Quadrinhos de uso corporativo e a contemporaneidade: do boom nos anos 90 ao declínio do gênero no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Joaquim Cardia Ghirotti

VERGUEIRO, W. C. S.; Marco Antonio de Almeida; Sandra Reimão;CHINEN, N.; REBLIN, I. A.. Frank Miller e os quadrinhos pelo que vale a pena morrer. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Farhat de Azevedo Borges

VERGUEIRO, W. C. S.; Lucilene Cury; Maria Cristina Xavier de Oliveira; RAMOS, P.; Vitor Souza Lima Blotta;CHINEN, N.. Clássicos em quadrinhos e seus ditores no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Valéria Yida

José Luiz aidar Prado; Claudio Cesar Montoto; Miriam Debeux Rosa;VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. Figurações da crueldade do Coringa nos quadrinhos de Batman: a piada mortal. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tatiana Leite

MONTALDI, A.; MORAS, A.;CHINEN, N.. Projeto de design para pulverizador de conservante para empresa Orion. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas Interamericanas.

Aluno: Vanessa Braga Lodi Zaghi

MONTALDI, A.; MORAS, A.;CHINEN, N.. Identidade visual para estúdio fotográfico Danilo Tanaka. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas Interamericanas.

Aluno: Ygor Carvalhana Azevedo

MONTALDI, A.; MORAS, A.;CHINEN, N.. Identidade visual para empresa Wilitel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas Interamericanas.

Aluno: Beatriz Gonçalves Freire

VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. A função do editor de histórias em quadrinhos: edição de quadrinhos autorais no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Esther Makoto Sumi

VERGUEIRO, W. C. S.; COSTA, Gualberto;CHINEN, N.. A organização das histórias em quadrinhos nas grandes livrarias da cidade de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biblioteconomia) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Sidnei Roberto Stoiev

VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. A representação dos bibliotecários nas histórias em quadrinhos de Batman, Sandman e Rex Libris. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biblioteconomia) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Lopes Argento

FERNANDES, T. F. T.; RAMOS JR., J. P.;CHINEN, N.. Literatura em quadrinhos: o planejamento de uma história em quadrinhos a partir de um texto literário preparado e modernizado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas de Maria Godinho

AVENDAÑO. L. E. C.; MONTALDI, A.;CHINEN, N.. Nova identidade visual para Mega Embalagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: Raphael de Souza Ferreira Leite

AVENDAÑO. L. E. C.; MONTALDI, A.;CHINEN, N.. Projeto de identidade visual para Casa de Fotógrafos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: Rafaela Ornellas de Lima

AVENDAÑO. L. E. C.; MONTALDI, A.;CHINEN, N.. Reformulação do projeto gráfico da revista Ana Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: Rodrigo Costa Alves Loiola

AVENDAÑO. L. E. C.; MONTALDI, A.;CHINEN, N.. Projeto de identidade visual para Distribuidora GMI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Oswaldo Cruz.

Aluno: Pedro Cardoso de Carvalho e Freitas

VERGUEIRO, W. C. S.CHINEN, N.. Edição gráfica na adaptação de mangás: Neon Genesis Evangelion no Ocidente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Aluno: Tiago Souza

CHINEN, N.; COSTA, Claudia; MARTINEZ, Monica. Mestres dos quadrinhos. Histórias de vida de professores que usam gibis em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação Social) - Centro Universitário Sant'Anna.

Aluno: Diego Rodeguero

CHINEN, N.; MEIRELES, Selma;VERGUEIRO, W. C. S.. Hentai: um estudo do mangá lido entre quatro paredes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dilma de Melo Silva

Sonia; Waldomiro;SILVA, D. M.. Interfaces Sociais da Comunicação. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicaçãoes e Artes da USP.

Dilma de Melo Silva

Waldomiro; Sonia; MUNANGA, Kabenguele;SILVA, D. M.; BATISTA, L. L.. O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2013. Tese (Doutorado em Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.

Kabengele Munanga

MUNANGA, K.; VERGUEIRO, Waldomiro; LUYTEN, Sonia; SILVA, D. M.; BATISTA, Leandro. O papel do negro e o negro no papel: Representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

SONIA MARIA BIBE LUYTEN

Vergueiro, WCS; BATISTA, L. L.; SILVA, D. M.; MUNANGA, K.;LUYTEN, S. M. B.. O papel do negro e o negro no papel. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.; LUYTEN, Sonia Mara Bibe; SILVA, Dilma de Melo. O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade do negro nas histórias em quadrinhos brasileira (Exame de Qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.; SILVA, Dilma de Melo; LUYTEN, Sonia Maria Bibe; BATISTA, Leandro Leonardo; MUNANGA, K.. O papel do negro e o negro no papel: representações dos negros e dos afrodescentes nos quadrinhos brasileiros. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.; LUYTEN, Sonia Mara Bibe; SILVA, Dilma de Melo. O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.; LUYTEN, Sonia Maria Bibe; SILVA, Dilma de Melo. O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

O papel do negro e o negro no papel: representações dos negros e dos afrodescentes nos quadrinhos brasileiros; 2013; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Waldomiro de Castro Santos Vergueiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VERGUEIRO, W. C. S. ; CHINEN, N. . De serviçal a senhor de sua própria história: um olhar sobre a representação do negro nos quadrinhos brsileiros. Afro-hispanic Review , v. 29, p. 127-142, 2010.

  • CHINEN, N. . A imagem do negro no humor gráfico brasileiro do século XIX até meados do século XX. Via Atlântica (USP) , v. 18, p. 57-75, 2010.

  • VERGUEIRO, W. C. S. (Org.) ; RAMOS, P. (Org.) ; CHINEN, N. (Org.) . Enquadrando o real: ensaios sobre quadrinhos (auto)biográficos, históricos e jornalísticos. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2016. v. 01. 272p .

  • CHINEN, N. . Linguagem Mangá. Conceitos básicos. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2015. v. 01. 96p .

  • CHINEN, N. . Primaggio Mantovi. O mestre de estilo versátil. 1. ed. Nova Iguaçu: Marsupial, 2014. v. 01. 80p .

  • VERGUEIRO, W. C. S. (Org.) ; RAMOS, P. (Org.) ; CHINEN, N. (Org.) . Intersecções acadêmicas: panorama das 1ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2013. 328p .

  • VERGUEIRO, W. C. S. (Org.) ; RAMOS, P. (Org.) ; CHINEN, N. (Org.) . Os pioneiros no estudos de quadrinhos no Brasil. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2013. 80p .

  • SANTOS, R. E. (Org.) ; VERGUEIRO, W. C. S. (Org.) ; CHINEN, N. (Org.) ; RAMOS, P. (Org.) . Gibi. A revista sinônimo de Quadrinhos. 1. ed. São Paulo: Via Lettera, 2012. 110p .

  • CHINEN, N. . Linguagem HQ Conceitos básicos. 1. ed. São Paulo: Criativo, 2011. v. 01. 96p .

  • CHINEN, N. . Curso Completo Design Gráfico. 1ª. ed. São Paulo: Escala, 2009. v. 01. 160p .

  • CHINEN, N. . Os Rios e as Cidades. 1. ed. São Paulo: Klaumon Forma, 2002.

  • VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. ; CHINEN, N. . Redenção de Clio: a história dos negros contada pelos quadrinhos. In: Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos; Nobu Chinen. (Org.). Enaquadrando o real: ensaios sobre quadrinhos (auto)biográficos, históricos e jornalisticos. 1ed.São Paulo: Criativo, 2016, v. 1, p. 122-149.

  • VERGUEIRO, W. C. S. ; CHINEN, N. . O negro nas histórias em quadrinhos: discutindo preconceito e resistência em sala de aula. In: SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da. (Org.). Histórias em quadrinhos e práticas educativas: os gibis estão na escola, e agora?. 1ed.São Paulo: Criativo, 2015, v. 01, p. 73-87.

  • CHINEN, N. . A revista Circo de quadrinhos. In: MENDES, Toninho. (Org.). Humor paulistano: a experiência da Circo Editorial. 1ed.São Paulo: SESI-SP, 2014, v. , p. 167-177.

  • CHINEN, N. ; VERGUEIRO, W. C. S. ; RAMOS, P. . Literatura em quadrinhos no Brasil uma área em expansão. In: RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro; FIGUEIRA, Diego. (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. 1ed.São Paulo: Criativo, 2014, v. , p. 12-36.

  • GARFUNKEL, P. ; MALAVOGLIA, L. ; CHINEN, N. . Dossiê Vira-lata. In: Toninho Mendes. (Org.). O Vira-Lata. 1ed.São Paulo: Peixe Grande, 2012, v. , p. 5-20.

  • CHINEN, N. . A Construção de uma Marca de Dentro para Fora. In: LUZZI LAS CASAS, Alexandre; GARCIA, Maria Tereza. (Org.). Informação em Marketing. Utilização da Tecnologia da Informação como Diferencial em Estratégias de Marketing. 1ªed.São Paulo: Novatec, 2007, v. , p. 193-209.

  • CHINEN, N. . Os Personagens de Quadrinhos Estrangeiros na Revista O Tico-Tico. In: Waldomiro Vergueiro; Roberto Elísio dos Santos. (Org.). O Tico-Tico Centenário da Primeira Revista de Quadrinhos do Brasil. 1ed.Vinhedo: Opera Graphica, 2005, v. , p. 103-111.

  • CHINEN, N. . Uma Introdução Histórica. In: Franco de Rosa. (Org.). Hentai A Sedução do Mangá. 1ed.Vinhedo: Opera Graphica, 2005, v. , p. 6-9.

  • CHINEN, N. . Bravura de samurai. Viração, São Paulo - SP, p. 13 - 13, 01 ago. 2014.

  • CHINEN, N. . Somos todos brasileiros. Viração, São Paulo - SP, p. 27 - 27, 01 jun. 2014.

  • CHINEN, N. . O meu nome é Severino. Viração, São Paulo - SP, p. 22 - 22, 01 maio 2014.

  • CHINEN, N. . Um rato contra a praga do mau humor. Viração, São Paulo - SP, p. 9 - 9, 01 mar. 2014.

  • CHINEN, N. . Um poeta que é muitos e um só. Viração, São Paulo - SP, p. 13 - 13, 01 jan. 2014.

  • CHINEN, N. . Pereê. Do folclore para os quadrinhos. Viração, São Paulo - SP, p. 29 - 29, 01 dez. 2013.

  • CHINEN, N. . V. A cara das manifestações de rua. Viração, São Paulo - SP, p. 13 - 13, 01 nov. 2013.

  • CHINEN, N. . Um 'clube' que marcou a história da MPB. Viração, São Paulo - SP, p. 26 - 26, 01 out. 2013.

  • CHINEN, N. . A origem de todas as coisa. Viração, São Paulo - SP, p. 11 - 11, 01 ago. 2013.

  • CHINEN, N. . Um garoto e seu tigre de estimação. Viração, São Paulo - SP, p. 8 - 8, 01 jun. 2013.

  • CHINEN, N. . Mergulhando fundo. Viração, São Paulo - SP, p. 10 - 10, 01 maio 2013.

  • CHINEN, N. . O toque de Midas de Mauricio de Sousa. Viração, São Paulo - SP, p. 10 - 10, 01 abr. 2013.

  • CHINEN, N. . Onde os dramas humanos se cruzam. Viração, São Paulo - SP, p. 8 - 8, 01 mar. 2013.

  • CHINEN, N. . Humor inteligente é coisa de adulto. Será?. Viração, São Paulo, p. 8 - 8, 01 fev. 2013.

  • CHINEN, N. . Mafalda, a garotinha argentina que conquistou o mundo. Viração, São Paulo - SP, p. 8 - 8, 01 jan. 2013.

  • CHINEN, N. . Fuga para a liberdade. Viração, São Paulo - SP, p. 8 - 8, 01 dez. 2012.

  • CHINEN, N. . Gente que os outros não veem. Viração, São Paulo - SP, p. 8 - 8, 01 out. 2012.

  • CHINEN, N. . Magazines de mangá. Um sucesso de peso. NeoTokyo, São Paulo, p. 58 - 63, 10 out. 2011.

  • CHINEN, N. . A descoberta da longitude. Conhecimento Prático Geografia, São Paulo, p. 34 - 39, 20 fev. 2009.

  • CHINEN, N. . Lugar de quadrinhos é na livraria. Discutindo Literatura Especial Quadrinhos, São Paulo, p. 16 - 21, 20 set. 2008.

  • CHINEN, N. . Os altos voos de um distante Balão. Garagem Hermética, São Paulo, p. 12 - 14, 20 jul. 2008.

  • CHINEN, N. . A presença japonesa em locais inusitados. Almanaque do centenário da imigração japonesa no Brasil, p. 108 - 111, 20 maio 2008.

  • CHINEN, N. . Livros sobre HQ para todos os gostos. Top! Top!, p. 29 - 32, 20 ago. 2007.

  • CHINEN, N. . Metal mais que pesado. Garagem Hermética, São Paulo, p. 21 - 23, 20 jul. 2007.

  • CHINEN, N. . Quadrinhos. Independência ou morte!. Garagem Hermética, São Paulo, p. 22 - 24, 20 fev. 2007.

  • CHINEN, N. . Um gênio e sua garagem. Garagem Hermética, São Paulo, p. 8 - 10, 20 ago. 2006.

  • CHINEN, N. . As cenas mais citadas dos quadrinhos. Site UniversoHQ, São Paulo, 21 dez. 2005.

  • CHINEN, N. . Quadrinhos: uma história muito séria. Site UniversoHQ, São Paulo, 13 out. 2005.

  • CHINEN, N. . Let?s talk about sex. Site UniversoHQ, São Paulo, 28 jul. 2005.

  • CHINEN, N. . Um almanaque que não está mais no gibi. Site UniversoHQ, São Paulo, 24 jun. 2005.

  • CHINEN, N. . Livros sobre HQ: 2004, o ano que não acabou. Site UniversoHQ, São Paulo, 29 abr. 2005.

  • CHINEN, N. . Watson Portela, um herói brasileiro. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 17, 25 set. 1998.

  • CHINEN, N. . As forças do além nas HQs. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 14 ago. 1998.

  • CHINEN, N. . Shazam. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 16, 15 jan. 1989.

  • CHINEN, N. . Apesar da crise, bons lançamentos. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 11, 01 jan. 1989.

  • CHINEN, N. . Luluzinha. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 25 dez. 1988.

  • CHINEN, N. . O reino encantado da confusão. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 21, 18 dez. 1988.

  • CHINEN, N. . Sam Pezzo, o detetive dos becos e submundos. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 19, 11 dez. 1988.

  • CHINEN, N. . As peraltices de Boule e Bill. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 04 dez. 1988.

  • CHINEN, N. . O mestre do horror. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 27 nov. 1988.

  • CHINEN, N. . Lucky Luke, A sólida carreira de um cowboy muito engraçado. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 06 nov. 1988.

  • CHINEN, N. . Wallace Wood. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 30 out. 1988.

  • CHINEN, N. . Uma bandeira americana. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 13, 23 out. 1988.

  • CHINEN, N. . Johnny Hazard, o guerreiro. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 17, 16 out. 1988.

  • CHINEN, N. . O humor franco e liberal de Wolinski. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 9, 09 out. 1988.

  • CHINEN, N. . Um cisco no olho dos bandidos. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 17, 18 set. 1988.

  • CHINEN, N. . Brick Bradford, um herói a caminho de outro mundo. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 8, 11 set. 1988.

  • CHINEN, N. . Modesty Blaise, beleza e talento a serviço da lei. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 21, 04 set. 1988.

  • CHINEN, N. . As incríveis façanhas do Homem-aranha. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 17, 28 ago. 1988.

  • CHINEN, N. . As figuras eróticas de Pichard. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 15, 21 ago. 1988.

  • CHINEN, N. . O Homem Borracha. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 24, 08 ago. 1988.

  • CHINEN, N. . Geraldão, o doido que veio pra espocar a cilibina. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 8, 24 jul. 1988.

  • CHINEN, N. . Pioneira do prazer. Valeparaibano, São José dos Campos, 17 jul. 1988.

  • CHINEN, N. . Felix, um gato muito especial. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 8, 10 jul. 1988.

  • CHINEN, N. . O exótico mundo do mangá. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 8, 12 jun. 1988.

  • CHINEN, N. . Yellow Kid. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 1, 29 maio 1988.

  • CHINEN, N. . O primeiro cowboy do espaço. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 1, 22 maio 1988.

  • CHINEN, N. . Delírios de um guerreiro do insólito. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 1, 15 maio 1988.

  • CHINEN, N. . Um personagem quase fora de série. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 08 maio 1988.

  • CHINEN, N. . Uma gata muito louca. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 01 maio 1988.

  • CHINEN, N. . O mistério de Spirit. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 24 abr. 1988.

  • CHINEN, N. . Procura-se. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 17 abr. 1988.

  • CHINEN, N. . Tex Willer, um justiceiro no Oeste. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 10 abr. 1988.

  • CHINEN, N. . Tarzan, o senhor das selvas. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 03 abr. 1988.

  • CHINEN, N. . O humor fino e inteligente de A.C. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 27 mar. 1988.

  • CHINEN, N. . As peripécias do carequinha Pinduca. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 20 mar. 1988.

  • CHINEN, N. . O alegre e colorido mundo dos Smurfs. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 13 mar. 1988.

  • CHINEN, N. . Sofisticado, intelectual e muito fino. Nick Holmes, um detetive fora de série. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 06 mar. 1988.

  • CHINEN, N. . X-9. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 28 fev. 1988.

  • CHINEN, N. . Jim das Selvas, o símbolo da aventura. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 21 fev. 1988.

  • CHINEN, N. . Flash Gordon. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 07 fev. 1988.

  • CHINEN, N. . Universo de arte em nova dimensão. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 31 jan. 1988.

  • CHINEN, N. . Uma estrela que nunca se apaga. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 21 jan. 1988.

  • CHINEN, N. . Jayme Cortez, o pioneiro do quadrinho no Brasil. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 17 jan. 1988.

  • CHINEN, N. . Os Sobrinhos do Capitão. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 10 jan. 1988.

  • CHINEN, N. . O ano dos quadrinhos (cont.).. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 03 jan. 1988.

  • CHINEN, N. . O ano dos quadrinhos. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 27 dez. 1987.

  • CHINEN, N. . História em quadrinhos. Tai uma boa e original idéia para o natal. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 20 dez. 1987.

  • CHINEN, N. . A pedra no sapato do mito americano. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 06 dez. 1987.

  • CHINEN, N. . Freak Brothers. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 29 nov. 1987.

  • CHINEN, N. . Betty Boop, a dondoca que escandalizou os anos 30. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 22 nov. 1987.

  • CHINEN, N. . Ufa! Este Zé não tem mais jeito. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 15 nov. 1987.

  • CHINEN, N. . Richard Corben, o traço e o vigor do traço underground. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 08 nov. 1987.

  • CHINEN, N. . Mickey Mouse, o audaz defensor da ordem. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 01 nov. 1987.

  • CHINEN, N. . As sedutoras aventuras de Valentina. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 25 out. 1987.

  • CHINEN, N. . Garfield. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 18 out. 1987.

  • CHINEN, N. . Chiclete com Banana. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 11 out. 1987.

  • CHINEN, N. . O guerreiro da espada selvagem. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 04 out. 1987.

  • CHINEN, N. . Henfil, o humor brasileiro vive um drama. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 25 set. 1987.

  • CHINEN, N. . Nemo no mundo dos sonhos e fantasias. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 18 set. 1987.

  • CHINEN, N. . 1960. A contribuição francesa na revolução das histórias em quadrinhos. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 11 set. 1987.

  • CHINEN, N. . Pafúncio. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 04 set. 1987.

  • CHINEN, N. . Hagar, um bárbaro muito agradável. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 28 ago. 1987.

  • CHINEN, N. . Tintin, o pequeno justiceiro. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 21 ago. 1987.

  • CHINEN, N. . Corto Maltese, um errante por vocação. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 14 ago. 1987.

  • CHINEN, N. . Dick Tracy. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 07 ago. 1987.

  • CHINEN, N. . Mas que mundo, hein Mafalda?. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 31 jul. 1987.

  • CHINEN, N. . Príncipe Valente. O herói da espada cantante. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 24 jul. 1987.

  • CHINEN, N. . Moebius. O homem é bom?. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 17 jul. 1987.

  • CHINEN, N. . Donald o pato mais atrapalhado do mundo. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 10 jul. 1987.

  • CHINEN, N. . RanXerox. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 03 jul. 1987.

  • CHINEN, N. . Popeye. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 26 jun. 1987.

  • CHINEN, N. . As travessuras de Charlie Brown e sua turma. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 19 jun. 1987.

  • CHINEN, N. . Na última tribo da Gália. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 12 jun. 1987.

  • CHINEN, N. . Ficção científica nas páginas das histórias em quadrinhos. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 05 jun. 1987.

  • CHINEN, N. . R. Crumb. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 29 maio 1987.

  • CHINEN, N. . O herói que veio de Kripton. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 22 maio 1987.

  • CHINEN, N. . O Recruta Zero. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 15 maio 1987.

  • CHINEN, N. . O Homem-morcego. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 09 maio 1987.

  • CHINEN, N. . Um mágico cheio de truques. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 01 maio 1987.

  • CHINEN, N. . O espírito que anda. Valeparaibano, São José dos Campos, p. 12, 24 abr. 1987.

  • CHINEN, N. . O uso dos quadrinhos no ensino da cultura afro-brasileira. Aplicação da lei 10.639. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . O papel do negro e o negro no papel: representação e representatividade dos personagens afrodescendentes nas histórias em quadrinhos brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . Personagens negros nas HQs brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . O personagem negro nos quadrinhos brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . A cultura afrodescendente nos quadrinhos brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . Adaptações de quadrinhos para o cinema. Uma onda cultural ou decisão de negócios?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . Do século XIX ao XXI. Uma análise da evolução da representação dos personagens negros nos quadrinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . Fidelidade histórica e representação. Um estudo da Revolta da Chibata em quadrinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . O surgimento da revista Gibi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . O boom das adaptações literárias em quadrinhos e seus efeitos. Estudo comparativo de quatro versões de ?O Alienista?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHINEN, N. . Shop Talk. Segredos de prancheta. São Paulo: Criativo, 2015. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHINEN, N. . Adaptando literatura para os quadrinhos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHINEN, N. . Adaptações literárias para os quadrinhos. Breve histórico e aplicação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHINEN, N. . História em quadrinhos no desenho animado. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdades Integradas - Faiter. , Rua Brigadeiro Galvão, 540, Barra Funda, 01151-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38243660, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2017

    Faculdades Oswaldo Cruz

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4

  • 1997 - 2000

    MEDIAL SAUDE

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Comunicação

  • 2015 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor concursado, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 8

  • 2016 - 2017

    Universidade Sao Judas Tadeu

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20