Raphael Curioni Raia

Mestrando do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva IESC/UFRJ (previsão de conclusão em fevereiro de 2020). Especialista em Atenção Básica (Atenção em saúde) pelo programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica FASE (2018). Psicólogo formado pela Universidade Católica de Petrópolis (2014). Interesses nas áreas relacionadas à Saúde Coletiva, Psicologia Social, Psicologia Social Comunitária, Intervenções Psicossociais, Grupos Operativos, Apoio à Saúde da Família, Apoio Matricial, Estratégia de Saúde da Família, Atenção Básica, Psicologia e Mídia, Saúde e Mídia e no desenvolvimento de pesquisas.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Saúde Coletiva

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Neide Emy Kurokawa e Silva;

Especialização em Residência Multiprofissional

2016 - 2018

Faculdade de Medicina/Faculdade Arthur Sá Earp
Título: A criação de grupos operativos em uma unidade de saúde da família no município de Petrópolis
Orientador: Rovena Lopes Paranhos
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MINISTÉRIO SAÚDE, Brasil.

Graduação em Psicologia

2010 - 2014

Universidade Católica de Petrópolis
Título: Telenovelas e a Produção de Subjetividade: As Novelas das 21 horas e seu papel como vetores na produção de subjetividade
Orientador: Cristiane Moreira da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Atendimento Pré Hospitalar (APH). (Carga horária: 40h). , Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, Brasil.

2017 - 2017

Clínica Ampliada e Apoio Matricial. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Estimulação Precoce. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Atenção Integral da Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 55h). , Sistema Único de Saúde, SUS, Brasil.

2016 - 2016

Gestão e Financiamento das Ações da Vigilância em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAIA, R.C. . A reforma da loucura: saúde mental é a questão?. 2018. (Outro).

RAIA, R.C. . Semana de Psicologia FASE. 2017. (Outro).

RAIA, R.C. . #vemprafase. 2017. (Outro).

YOUNES-IBRAHIM, S. ; SMITH, P. ; RAIA, R.C. . Pré-Corep Teresópolis CRP. 2016. (Congresso).

PARANHOS, R.L. ; RAIA, R.C. ; AZEVEDO, R. A. ; SILVEIRA, A. S. . #vemprafase. 2016. (Outro).

MOURA, R. A. ; RAIA, R.C. . Psicologia e o Esporte. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.A CRIAÇÃO DE GRUPOS OPERATIVOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS. 2017. (Simpósio).

VI ReACT.CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema.. 2017. (Simpósio).

XXIII Semana Científica FMP/FASE.LEVANTAMENTO DE PRONTUÁRIOS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE FAMÍLIA DA FMP/FASE: PERFIL DOS USUÁRIOS EM USO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS. 2017. (Simpósio).

XXIII Semana Científica FMP/FASE.LEVANTAMENTO DE PRONTUÁRIOS NOS CAPS E CAPSI: PERFIL DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL DOS DISPOSITIVOS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS. 2017. (Simpósio).

CASC - I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva. Residência Multiprofissional em Atenção Básica: a inserção de grupos na rotina de trabalhos de um PSF no Município de Petrópolis. 2016. (Congresso).

XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema.. 2016. (Congresso).

XXII Semana Científica FMP/FASE.RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA: A CRIAÇÃO DE GRUPOS OPERATIVOS NA ROTINA DE TRABALHOS DE UM PSF NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS.. 2016. (Seminário).

Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - ESOCITE.CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joseane Garcia de Souza Moraes

SILVA, Cristiane Moreira da;GARCIA, Joseane; DUARTE, Cleia Zanatta Clavery Guarnido. Telenovelas e a produção de subjetividade: As novelas das 21 horas e seu papel como vetores na produção de subjetividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis.

Jaina Larissa Bastos Costa de Oliveira

OLIVEIRA, J. L. B. C.; PARANHOS, R. L.; VASCONCELLOS, R. P.. A criação de grupos operativos em uma unidade de saúde da família no município de Petrópolis. 2018 - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO/ FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS.

Ricardo Patuléa de Vasconcellos

VASCONCELLOS, R.P. de. A CRIAÇÃO DE GRUPOS OPERATIVOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA) - Facudade Arthur Sá Earp Neto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cristiane Moreira da Silva

Telenovelas e a Produção de Subjetividade: a novela das 21 horas e seu papel como vetor na produção de subjetividade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Cristiane Moreira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAIA, R.C. . Pelos caminhos da psicologia da caixa de ferramentas: a minha e a sua. Acontece em Petrópolis, Online, 05 set. 2016.

  • RAIA, R.C. . Sobre a seleção de futebol, os jogos olímpicos e a prática profissional de psicologia. Acontece em Petrópolis, Online, 19 ago. 2016.

  • RAIA, R.C. . Todo saber é pouco quando não se respeita o encontrar com o outro. Acontece em Petrópolis, Online, 02 maio 2016.

  • SILVA, C.M ; RAIA, R.C. ; RODRIGUES, P.A. ; PECORARO JUNIOR, S. ; PASTOR, A. . CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema.. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - Esocite.br/TECSOC, 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade - Esocite.br/TECSOC, 2015.

  • SILVA, C.M ; PECORARO JUNIOR, S. ; PEREIRA, D. F. ; RAIA, R.C. ; ANDRADE, F. S. . CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema.. In: XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, 2016, Curitiba. XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - Anais Digitais, 2016.

  • AZEVEDO, R. A. ; RAIA, R.C. ; PARANHOS, R.L. ; SILVEIRA, A. S. . LEVANTAMENTO DE PRONTUÁRIOS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE FAMÍLIA DA FMP/FASE: PERFIL DOS USUÁRIOS EM USO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS. In: XXIII Semana Científica FMP/FASE - Dividir para multiplicar, 2017, Petrópolis. Anais da XXIII Semana Científica FMP/FASE, 2017.

  • RAIA, R.C. ; AZEVEDO, R. A. ; PARANHOS, R.L. ; SILVEIRA, A. S. . LEVANTAMENTO DE PRONTUÁRIOS NOS CAPS E CAPSI: PERFIL DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL DOS DISPOSITIVOS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS. In: XXIII Semana Científica FMP/FASE - Dividir para multiplicar, 2017, Petrópolis. Anais da XXIII Semana Científica FMP/FASE, 2017.

  • RAIA, R.C. ; AZEVEDO, R. A. ; MAIA, M. . Residência Multiprofissional em Atenção Básica: a inserção de grupos na rotina de trabalhos de um PSF no Município de Petrópolis. In: CASC - I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva, 2016, Viçosa. Anais do I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva. Viçosa: JMPGH, 2016. v. 7.

  • AZEVEDO, R. A. ; MATHIAS, D. ; MARCOLINO, M. ; RAIA, R.C. . Implementação do Programa Saúde na Escola no Colégio Municipal Pedro Amado ? Petrópolis/RJ: um relato de experiência interdisciplinar. In: CASC - I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva, 2016, Viçosa. Anais do I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva. Viçosa: JMPHC, 2016. v. 7.

  • RAIA, R.C. ; TEVES, P.S. ; PARANHOS, R.L. . RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA: A CRIAÇÃO DE GRUPOS OPERATIVOS NA ROTINA DE TRABALHOS DE UM PSF NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS.. In: XXII Semana Científica FMP/FASE - Você tem fome de quê?, 2016, Petrópolis. Anais XXII Semana Científica FMP/FASE, 2016.

  • RAIA, R.C. ; SILVA, N. E. K. E. . Grupo Operativo de Pichon-Rivière: a produção científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAIA, R.C. . SUS, Saúde Pública e Psicologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAIA, R.C. . Determinantes Sociais da Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAIA, R.C. . Abordagens na Saúde Pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAIA, R.C. . Caixa de ferramentas do Psicólogo na Saúde Pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAIA, R.C. . Atribuições da Psicologia no Primeiro Ano de Residência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAIA, R.C. . Participação da Psicologia no Conselho Municipal de Saúde em Petrópolis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAIA, R.C. . Inserção de Grupos na rotina de trabalhos de um PSF no Município de Petrópolis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, C.M ; RAIA, R.C. . CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PARANHOS, R.L. ; RAIA, R.C. ; TEVES, P.S. . Residência Multiprofissional em Atenção Básica: a criação de grupos operativos na rotina de trabalhos de um PSF no Município de Petrópolis.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAIA, R.C. . Psicologia e Saúde Pública: a caixa de ferramentas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAIA, R.C. . Cuidado e Atenção à população em situação de rua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, C.M ; RAIA, R.C. . CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAIA, R.C. . Cuidado Infantil no Seio Familiar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAIA, R.C. . Caixa de Ferramentas na Saúde Pública. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAIA, R.C. . Roda de Conversa sobre luta Antimanicomial. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Theobald, Maycon ; RAIA, R.C. . Puericultura: abordagem multiprofissional na Estratégia de Saúde da Família. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAIA, R.C. . I seminário de Psicologia e Políticas públicas da região serrana CRP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAIA, R.C. . Mente Sã, Corpo São os Desafios da Saúde Mental. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

YOUNES-IBRAHIM, S. ; SMITH, P. ; RAIA, R.C. . Pré-Corep Teresópolis CRP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAIA, R.C. . I Semana de Saúde Mental do Município de Petrópolis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAIA, R.C. . Psicologia e Saúde Pública: a caixa de ferramentas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAIA, R.C. . Psicologia e Mídia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAIA, R.C. ; SILVA, C.M ; PECORARO, S. ; BAYÃO, C. ; RODRIGUES, P.A. ; PASTOR, A. . VI Amostra de Audiovisual de Petrópolis. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Consultório Particular

    Vínculo: Psicólogo Clínico, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Psicólogo Clínico.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisador/aluno mestrando, Enquadramento Funcional: Pesquisador participante

    Outras informações:
    Grupo de Pesquisa IESC Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro - grupo de pesquisa dentro da linha da Construção Social do Acesso - vinculado ao programa de mestrado. Professor Doutor responsável: Miriam Ventura da Silva e Neyde Emy Kurokawa e Silva

  • 2016 - 2018

    Facudade Arthur Sá Earp Neto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente em Psicologia, Carga horária: 60

  • 2015 - Atual

    Conselho Regional de Psicologia Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador - conselheiro representante, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Conselheiro representante no Conselho Municipal de Saúde do município de Petrópolis; Membro da comissão gestora da Subsede da região serrana.

  • 2015 - 2017

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Pesquisador voluntário do grupo de pesquisa Psicologia e Mídia coordenado pela professora doutora Cristiane Moreira da Silva - Universidade Católica de Petrópolis.

  • 2010 - 2012

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte

  • 2011 - 2011

    Universidade Católica de Petrópolis

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Voluntário de pesquisa do grupo Sentido de Vida de Viktor Frankl coordenado pela professora doutora Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte - Universidade Católica de Petrópolis.

  • 2013 - 2014

    SOS Vida

    Vínculo: Estagiário Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Psicologia Clínica, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estagiário como voluntário de atendimento para pacientes HIV positivo e dependentes químicos