Mario Tito Ferreira Moreno

Possui graduação em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrado em filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Concentra seus estudos em Filosofia Moderna e Teoria do Conhecimento, especialmente na obra de David Hume.

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lógica e Metafísica

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O argumento de David Hume contra os milagres.,
Célia Cristina Patrício Teixeira. Coorientador: Cesar Kiraly. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Filosofia

2015 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O papel do discurso no assentimento dos juízos históricos na filosofia de David Hume,Ano de Obtenção: 2017
Alessandro Bandeira Duarte.Coorientador: Renato Valois Cordeiro. Palavras-chave: Empirismo; HUME; Teoria do conhecimento.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia moderna.

Graduação em andamento em História

2019 - Atual

Universidade Católica de Petrópolis

Graduação interrompida em 2018 em Geografia

2017 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2018

Graduação em Filosfia

2010 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Hume e a contiguidade dos objetos históricos
Orientador: Fabiano de Lemos Britto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia moderna.

Organização de eventos

MORENO, M. T. F. . VII Encontro Hume. 2019. (Outro).

MORENO, M. T. F. . XII Seminário dos alunos do programa de pós-graduação lógica e metafísica. 2018. (Outro).

Participação em eventos

1Seminário dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.?O ceticismo presente na questão sobre os milagres em Hume. 2022. (Seminário).

Colóquio Internacional sobre humanismo de Jacques Maritain.O conceito de abstração nos empiristas britânicos. 2019. (Outra).

VII Encontro Hume.Milagres em Hume e a interpretação tradicional. 2019. (Encontro).

XIII Seminário dos alunos do PPGLM/UFRJ.Fogelin e os milagres na filosofia de Hume. 2019. (Seminário).

XV Seminário do PPGFIL UERJ- Pensar e[m] resistir.Milagres Humianos: a interpretação tradicional. 2019. (Seminário).

IV Colóquio sobre Ceticismo.Sobre o mal das superstições em Hume. 2018. (Outra).

XII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica.Uma possível aproximação entre Hume e Bermudez com relação à razão dos animais não-humanos. 2018. (Seminário).

XIX Semana dos alunos de pós-graduação em filosofia da PUC-Rio.Da crítica empirista às ideias abstratas de John Locke. 2018. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional da ANPOF. O indivíduo de caráter firme e o suicídio na obra de David Hume. 2018. (Congresso).

13ª Semana de pós-graduação dos alunos do PPGFil-UERJ.Sobre o princípio da cópia de Hume: o microscópio das percepções.. 2017. (Seminário).

I Encontro do grupo de lógica e filosofia da ciência.Acerca dos Critérios de Crenças na Filosofia de David Hume. 2017. (Encontro).

IV Semana de pós-graduação em filosofia dos alunos do PPGFIL- UFRRJ.A discussão acerca das ideias abstratas no empirismo britânico. 2017. (Seminário).

VI Encontro Hume.Sobre o critério de probabilístico dos milagres em Hume. 2017. (Encontro).

X Semana acadêmica do centro de teologia e humanidades.As percepções sob o prisma da filosofia empirista de David Hume. 2017. (Seminário).

XVIII Semana dos alunos de pós-graduação em filosofia da Puc-Rio.Stroud e o ataque à causalidade humeana. 2017. (Seminário).

III Seminário de alunos de pós-graduação em filosofia da UFRRJ.Sobre a natureza das crenças na teoria do conhecimento de David Hume: como criar expectativas sobre os eventos do mundo?. 2016. (Seminário).

II Seminário dos alunos da pós-graduação em filosofia da UFRRJ.Associacionismo e conectividade necessária na perspectiva causal em David Hume. 2015. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Noeli Ramme

RAMME, N.; BRITTO, F. L.. Hume a contiguidade dos objetos históricos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

César Kiraly

KIRALY, Cesar. O Argumento em Desfavor dos Milagres em David Hume. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Celia Cristina Patricio Teixeira

TEIXEIRA, C.; Gleizer, M.. O argumento de David Hume em desfavor dos milagres. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Renato Valois Cordeiro

David Hume e a linguagem no discurso histórico; 2017; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Renato Valois Cordeiro;

Alessandro Bandeira Duarte

O papel do discurso no assentimento dos juízos históricos na filosofia de David Hume; 2017; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Alessandro Bandeira Duarte;

Celia Cristina Patricio Teixeira

O argumento de David Hume contra os milagres; Início: 2018; Tese (Doutorado em Lógica e Metafísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Diego dos Santos Reis

Prática de Ensino de Filosofia; 2013; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando R; Orientador: Diego dos Santos Reis;

Produções bibliográficas

  • DE ANDRADE, PEDRO FIOR MOTA ; MORENO, MARIO TITO FERREIRA . Physician-Assisted Suicide, the Right to Die, and Misconceptions About Life. Human Affairs-Postdisciplinary Humanities & Social Sciences Quarterly , v. 32, p. 14-27, 2022.

  • MORENO, M. T. F. . Empiristas britânicos e as ideias abstratas. ENUNCIAÇÃO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UFFRJ , v. 5, p. 186-196, 2020.

  • MORENO, M. T. F. . Notas sobre os ensaios de Hume: o ceticismo como modo de vida adequado. Sképsis (Salvador. Online) , v. XII, p. 65-70, 2020.

  • MORENO, M. T. F. . Uma possível aproximação entre Hume e Bermudez com relação à razão dos animais não-humanos. SYNESIS (ON LINE) , v. 12, p. 152-162, 2020.

  • MORENO, M. T. F. . Milagres e critérios probabilísticos em David Hume. REVISTA ESTUDOS HUM(E)ANOS , v. 9, p. 185-196, 2018.

  • MORENO, MARIO TITO FERREIRA . O ceticismo presente na questão sobre os milagres em Hume. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORENO, M. T. F. . O conceito de abstração nos empiristas britânicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Milagres Humianos: a interpretação tradicional.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Fogelin e os milagres na filosofia de Hume. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORENO, M. T. F. . Milagres em Hume e a interpretação tradicional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Da crítica empirista às ideias abstratas de John Locke. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Sobre o mal das superstições em Hume. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, M. T. F. . Uma possível aproximação entre Hume e Bermudez com relação à razão dos animais não-humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORENO, M. T. F. . O indivíduo de caráter firme e o suicídio na obra de David Hume. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORENO, M. T. F. . As percepções sob o prisma da filosofia empirista de David Hume. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Sobre o princípio da cópia de Hume: o microscópio das percepções.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Stroud e o ataque à causalidade humeana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Sobre o critério probabilístico dos milagres em Hume. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . A discussão acerca das ideias abstratas no empirismo britânico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. . Acerca dos critérios de crenças na filosofia de David Hume. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORENO, M. T. F. . Sobre a natureza das crenças na teoria do conhecimento de David Hume: como criar expectativas sobre os eventos do mundo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, M. T. F. ; FARIAS, C. L. . Associacionismo e conectividade necessária na perspectiva causal em David Hume. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MORENO, M. T. F. . Parecer Ad Hoc para a Revista Estudos Hum(e)anos. 2022.

MORENO, M. T. F. . Parecer Ad Hoc para a Revista Primordium (UFU). 2020.

MORENO, M. T. F. . Parecer Ad Hoc para a Revista Estudos Hum(e)anos. 2020.

MORENO, M. T. F. . Parecer Ad Hoc para a Revista Primordium (UFU). 2020.

MORENO, M. T. F. . Comissão Científica do VII Encontro Hume. 2019.

MORENO, M. T. F. . Jornal da Tarde TV Cultura. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORENO, M. T. F. . Hume, crenças e milagres. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORENO, M. T. F. . História do pensamento filosófico na antiguidade. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado