Norma Seltzer Goldstein

Bacharelado em Letras - Português e Francês, Mestrado e Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Atualmente é professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Lingüística Aplicada. Atua, ainda, no projeto PROFLETRAS- USP, em rede nacional.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1976 - 1980

Universidade de São Paulo
Título: DO PENUMBRISMO AO MODERNISMO: O PRIMEIRO BANDEIRA E OUTROS POETAS MENORES
Orientador: ANTONIO CANDIDO DE MELLO E SOUZA
Palavras-chave: Manuel Bandeira; PENUMBRISMO; ANÁLISE DO POEMA; POETAS PENUMBRISTAS NO BRASIL.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

1971 - 1975

Universidade de São Paulo
Título: ESTRUTURA DO CREPÚSCULO: ESTUDO DOS PROCEDIMENTOS POÉTICOS NA POESIA DE RIBEIRO COUTO,Ano de Obtenção: 1975
Orientador: ANTONIO CANDIDO DE MELLO E SOUZA
Palavras-chave: PENUMBRISMO; ANALISE DE POEMA; PRE-MODERNISMO.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Especialização em Língua E Literatura Francesa

1964 - 1965

Universidade de São Paulo
Título: UNE ETUDE DES FLEURS DU MAL" DE BAUDELAIRE
Orientador: JEAN PELLEGRIN

Graduação em Letras NEOLATINAS

1960 - 1963

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1957 - 1969

Escola Estadual de Segundo Grau Culto à Ciência

Ensino Fundamental (1º grau)

1949 - 1956

Instituto de Educação Carlos Gomes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Estilística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Lingüística Aplicada Ao Ensino de Língua Materna.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III SEMINÁRIO PROFLETRAS/USP.debatedora de vários trabalhos. 2019. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Dificuldades no desenvolvimento da leitura crítica em contexto escolar brasileiro: o apagamento das vozes sociais que constituem dialogicamente os textos. 2019. (Simpósio).

!ª SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO VALE DO PARAÍBA."Leitura: texto e contexto" na Mesa Redonda: "Modos de leitura e ensino de língua materna". 2017. (Seminário).

Estudos lexicais em diferentes perspectivas.Neologismos por derivação e composição: ilustração de efeitos de sentido em poema de Manuel Bandeira. 2017. (Seminário).

II COLÓQUIO DE LÍNGUA, DISCURSO E ESTILO.Mesa redonda sobre leitura e ensino. 2017. (Simpósio).

16º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA e 7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA IP-PUC SP. Gênero crônica: hibridismo ou instabilidade? Projetos de Leitura e Produção. 2016. (Congresso).

VIII SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Coordenação de simpósio com Ana Elvira L. Gebara: ESTABILIDADE E INSTABILIDADE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS. 2015. (Simpósio).

IV Seminário Internacional de Linguística - SIL.Reflexões lingüísticas a partir do texto literário: propostas para o ensino de língua materna. 2011. (Seminário).

PROGRAMA DOMUS AO VIVO.Variação lingüística: o que a escola e osprofessores devem conhecer sobre o tema. 2011. (Outra).

Projeto CICLO LITERATURA, VESTIBULAR E ALGO MAIS.Capitães da areia, de Jorge Amado. 2011. (Outra).

VI EPOG - Encontro de pós-graduandos da FFLCH-USP.POESIA E RECURSOS POÉTICOS (mesa-redonda - mediador). 2011. (Encontro).

13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP. Minicurso As tramas da autoria: a relação aluno-professor na produção textual. 2010. (Congresso).

A Língua Portuguesa em Sala de Aula.Os Gêneros do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Encontro).

capacitação de professores de sala de leitura.Jorge Amado na sala de aula. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.Sociedade em formação: O ciclo do cacau em romances de Jorge Amado. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.Diálogo entre ficção e realidade na obra de Jorge Amado. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.Jorge Amado, autor de livros para crianças. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.A Literatura de Jorge Amado: temas e recursos de estilo. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.Papel social das personagens femininas na ficção amadiana. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.A Figura do Herói na ficção de Jorge Amado. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.Representações do feminino na literatura de Jorge Amado. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.Uma leitura de ?Capitães da Areia? de Jorge Amado. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras.A Literatura de Jorge Amado: uma proposta de múltiplos diálogos. 2009. (Oficina).

Projeto de Capacitação ? Jorge Amado na Companhia das Letras 2.Variação lingüística e recursos de estilo na literatura de Jorge Amado. 2009. (Oficina).

12º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA E 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP.MiniCurso GÊNEROS DO DISCURSO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSº FUNDAM E MÉDIO. 2008. (Oficina).

I SIMELP - I SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.GÊNEROS DO DISCURSO E GRAMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2008. (Simpósio).

Lançamento do CADERNO DE LEITURAS - Jorge Amado.A intertextualidade na obra de Jorge Amado. 2008. (Outra).

Lançamento do CADERNO DE LEITURAS - JORGE AMADO.Literatura de Jorge Amado: temas e traços de estilo. 2008. (Outra).

ENCONTRO DE PROFESSORES DA FUNDAÇÃO ANTONIO-ANTONIETA CINTRA GORDINHO.LETRAMENTO, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA EM ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO.. 2007. (Encontro).

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.PARTICIPANTE DAS MESAS DE ABERTURA E DE FECHAMENTO. 2007. (Simpósio).

54º seminário do GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.SIMPÓSIO: GÊNEROS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA [ coordenação]. 2006. (Seminário).

II SIMP[OSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.COORDENAÇÃO DE DUAS SESSÕES DE CONFERÊNCIAS. 2006. (Simpósio).

II simpósio internacional sobre práticas escritas na escola: letramento e representação.participação nos debates sobre o texto A COERÊNCIA TEXTUAL NO ENSINO DA ESCRITA, apresentado pela pós-graduanda Edilaien Buin. 2006. (Simpósio).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO."Gênero poético: uma proposta em espiral para o Ensino Fundam. II" na mesa redonda PARA PENSAR A RELAÇÃO ENSINO/LINGUAGEM: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. 2006. (Simpósio).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.PARTICIPAÇÃO NA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2006. (Simpósio).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.ARGÜIÇÃO sobre o trabalho HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA NA FORMAÇÃO EM LETRAS, elaborado pelo mestrando LÁZARO DONIZETTI CARLSSON. 2006. (Simpósio).

NOVOS PARADIGMAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.'COMO APRENDEM NOSSOS FILHOS". 2006. (Encontro).

SEMANA DA EDUCAÇÃO 2006 - A EDUCAÇÃO INTEGRANDO CONHECIMENTOS.POESIA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2006. (Encontro).

I SIMPÓSIO INTERNACINAL SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.Indícios do enunciador em produções de universitários [apresentação de trabalho]. 2005. (Simpósio).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA.PARTICIPAÇÃO EM MESA-REDONDA: LETRAMENTO NA ESCOLA: PROCESSOS IDENTITÁRIOS, POESIA E POESIA MUSICADA. 2005. (Simpósio).

Palestra.Palestra: Leitura de poetas modernistas. 2005. (Outra).

Palestra.Palestra: Leitura de poetas modernistas. 2005. (Outra).

Seminários do LIDILEM ( Laboratório de lingüística aplicada ao ensino de língua materna).Apresentação: Poésie et enseignement de la langue maternelle. 2005. (Seminário).

VIII SEMANA DE LETRAS E EDUCAÇÃO E I SIMPÓSIO DE PESQUISA.Palestra: Uma leitura dos poetas modernistas. 2005. (Simpósio).

51º SEMINÁRIO DO GEL.ASPECTOS DO TEXTO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA [ GRUPO DE TRABALHO]. 2003. (Seminário).

III SEMINÁRIO SOBRE ENSINO DA LÍNGUA E LITERATURA. 14º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2003. (Congresso).

50º seminário do GEL ( GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SP).GT - TEXTO LITERÁRIO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2002. (Seminário).

SEMINÁRIO: CEM ANOS DE CECÍLIA MEIRELES.A LITERATURA PARA CRIANÇAS DE CECÍLIA MEIRELES. 2001. (Seminário).

SIMPOSIO 500 ANOS DE BRASIL.PALESTRA: PARALELOS TEXTUAIS: CECILIA MEIRELES RELÊ O ARCADISMO. 2000. (Simpósio).

47º ENCONTRO DO G.E.L. [ GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS].LEITURAS, LEITORES E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA'. 1999. (Encontro).

III ENCONTRO FRANCIO-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO.RELEITURAS DE UMA FÁBULA: PARÓDIA E INTERTEXTUALIDADE. 1999. (Encontro).

46º ENCONTRO DO G.E.L. [ GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS].SESSÃO COORDENADA: MÚLTIPLA CECÍLIA'. 1998. (Encontro).

46º ENCONTRO DO G.E.L. [ GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS].GT: 'LEITURA NA ESCOLA EM DEBATE'. 1998. (Encontro).

COLÓQUIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.COLÓQUIO COM ESTUDANTES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1998. (Outra).

ENSINO DE LÍNGUA MATERNA SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: 'A ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS'. 1998. (Outra).

LA LUSOPHONIE: VOIS / VOIX OCÉANIQUES. O TEMA DO MAR NA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES. 1998. (Congresso).

SEMINÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO HISPÂNIA.PALESTRA: TRÊS POETAS BRASILEIROS: MANUEL BANDEIRA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, CECÍLIA MEIRELES. 1998. (Seminário).

SEMINÁRIOS DO INSTITUTO DE ESTUDOS ROMÂNICOS DA UNIVERSIDADE DE OSLO.PALESTRA: ASPECTOS DO TEXTO: GRAMATICALIDADE, TEXTUALIDADE, DISCURSIVIDADE. 1998. (Seminário).

SEMINÁRIOS LINGÜÍSTICOS DA UNIVERSIDADE DE AARHUS.PALESTRA: 'ASPECTOS DO TEXTO: GRAMATICALIDADE, TEXTUALIDADE, DISCURSIVIDADE.'. 1998. (Seminário).

SEMINÁRIOS LINGÜÍSTICOS DA UNIVERSIDADE DE ESTOCOLMO.PALESTRA: 'SOBRE AS NOÇÕES DE TEXTUALIDADE E DISCURSIVIDADE'. 1998. (Seminário).

49ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC.MESA-REDONDA: 'A QUESTÃO DA LEITURA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA'.. 1997. (Encontro).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO: CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS.SESSÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA: DISCURSO E POESIA. COMUNIC.:'MADRUGADA NA ALDEIA', DE CECÍLIA MEIRELES.. 1997. (Simpósio).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO: CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS.SESSÃO COORDENADA: DISCURSO, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO. COM.: O POEMA COMO ESPAÇO DE DIALOGISMO. 1997. (Simpósio).

3A. REUNIÃO ESPECIAL -SBPC- UFSC.CURSOS E OFICINAS - TEXTO E GRAMÁTICA NA SALA DE AULA. 1996. (Outra).

48a. REUNIÃO ANUAL DA SBPC.PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA: INTERFACE PESQUISA / PROFESSOR DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS. 1996. (Simpósio).

8º ENCONTRO BIENAL DA A.P.L.L. [ ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA E LITERATURA].MESA-REDONDA: A POESIA NA ESCOLA.. 1996. (Encontro).

I ENCONTRO ESTADUAL DE LÍNGUA E LITERATURA.O DISCURSO POÉTICO: LEITURA E ENSINO. 1996. (Encontro).

SEMINARIO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.COORDENAÇÃO DE WORKSHOP: 'A PALAVRA, A IMGEM, A POESIA E A NARRATIVA: EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E CRIATIVIDADE'.. 1996. (Seminário).

SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL - 14A. BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO EM SÃO PAULO.mini-curso: A LEITURA COMO CONSTRUÇÃO DO TEXTO E CONSTRUÇÃO DO REAL. 1996. (Seminário).

43º SEMINÁRIO DO G.E.L. [ GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS].FORUM DE DEBATES: 'LINGÜÍSTICA E ENSINO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS'.. 1995. (Encontro).

47ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - UFMA.MESA REDONDA - 'REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS'. 1995. (Outra).

CURSO:' O QUE É LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS AUTORES'.PALESTRA: A OBRA POÉTICA DE MANUEL BANDEIRA; A OBRA POE´TICA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 1995. (Outra).

III SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E HUMANIDADES DA USP.COORDENAÇÃO DE MESA DE APRESENTAÇAO DE TRABALHOS. 1995. (Simpósio).

SEMANA DE LETRAS.PALESTRA: O TEXTO E SEUS ASPECTOS.. 1995. (Outra).

trabalho com poesia em sala de aula.mini-curso. 1995. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Beatriz Silva Rocha

SILVA, S. L.; Elias, V. M. S.;GOLDSTEIN, N. S.. Exercício de linguagem: o ethos discursivo e competência discursiva em questões do ENEM de 1998 a 2016. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Liliane Battistin

GOLDSTEIN, N. S.; GEBARA, Ana Elvira; CARVALHO, H.; CARETTA, E. A. C.. O poema no Ensino Fundamental II: jogos lúdicos, leitura e produção textual. 2018. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thais Rosa Viveiros

GOLDSTEIN, N. S.; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; GALLI, F. C. S.; BRITO, L.A.N.. ?Indícios de autoria em redações escolares entre a regularidade e a ruptura?. 2018. Dissertação (Mestrado em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Carolina Fernandez Achutti

GOLDSTEIN, N. S.; CAMPOS, M. I. B.; GALLI, F. C. S.. Memórias do outro e sua singularidade: narrativa autobiográfica no ensino fundamental-anos finais.. 2018. Dissertação (Mestrado em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva

CAMPOS, M. I. B.; Cabral, A.L.T.; Souza, G.T.;GOLDSTEIN, N. S.. ?O funcionamento dialógico em artigos de opinião dos anos finais do ensino fundamental?. 2017. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcela Nicole de Oliveira Sugahara

GEBARA, Ana Elvira Luciano;GOLDSTEIN, N. S.. ?O discurso da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva?. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Gabriela de Camargo Moreira Rochel

GOLDSTEIN, N. S.; Elias, V. M. S.; SILVA, S. L.; AMADO, R. S.. O gênero crônica no Ensino Fundamental II e o sujeito-autor: relação dialógica e interativa. 2016.

Aluno: Francesco Antonio Capo

GOLDSTEIN, N. S.; GEBARA, Ana Elvira; CARVALHO, H.; CARETTA, E. A. C.. Escritas da memória: autoria e identidade cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Maria Ângela Padovani

AMADO, R. S.; TENANI, L.T.; SOUZA, P. C.;GOLDSTEIN, N. S.. A escrita ortográfica no sexto ano do Ensino Fundamental. 2016.

Aluno: Jéssica Máximo Garcia

SILVA, S. L.;GOLDSTEIN, N. S.; Elias, V. M. S.. Livros didáticos de Língua Portuguesa e a formação de leitores a partir de gêneros midiáticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luci Cleide Cardoso

GEBARA, Ana Elvira Luciano; MICHELETTI, Guaraciaba;GOLDSTEIN, N. S.. Traços de estilo na poesia de Ledo Ivo. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Esther Ribeiro Lino Favero de Souza

NOBREGA, M. H.; CARETTA, A.A.;GOLDSTEIN, N. S.. ?Objetos de aprendizagem no ensino de língua materna: novos gestos de leitura?. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eunice Emília Jansons Almeida

GEBARA, Ana Elvira Luciano; MICHELETTI, Guaraciaba;GOLDSTEIN, N. S.. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ANÁLISE DE PRÁTICA DE PRODUÇÃO ORAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Danielle Capriolli Costa Silva

GOLDSTEIN, N. S.; CARETTA, E. A. C.; GEBARA, Ana Elvira. Dos índices aos indícios: o ensino do gênero resenha crítica no Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Luci Cleide Cardoso

MICHELETTI, Guaraciaba;GOLDSTEIN, N. S.; GEBARA, Ana Elvira Luciano. Traços de estilo na Poesia de Lêdo Ivo. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Simone Gonçalves

GOLDSTEIN, N. S.; Campos, M.I.B.; Santos, S. N. G.. Tessituras Argumentativas: um espaço para a interação. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Thomas William Holesgrove

JOSÉ BATISTA DAL FARRA MARTINS;GOLDSTEIN, N. S.; PINTO, K. A. M.. O poder da palavra: o texto teatral e a transformação da presença cênica do ator. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes.

Aluno: Benedita Aparecida Costa dos Reis

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; LUNA, Jairo Nogueira. A construção de sentido em 'Memórias do Boi Serapião, de Carlos Pena Filho: um estudo sobre a expressividade. 2006. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlio Cesar Machado de Paula

GOLDSTEIN, N. S.. Manuel Bandeira e a Claridade: confluências literárias entre o modernismo brasileiro e o cabo-verdiano. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edson Florentino José

GOLDSTEIN, N. S.; KLEIMAN, Angela Del Carmen Bustos Romero de; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. Do discurso poético à produção de diários: interação, letramento e transposição didática. 2005. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Tereza Pinto de Oliveira

GOLDSTEIN, N. S.; CINTRA, A. M. M.; DIAS, A. R. F.. A infografia: estudo da organização discursiva em Língua Portuguesa de um novo gênero jornalístico. 2003. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: JANNE MÁRCIA AUGUSTO PAIVA

GOLDSTEIN, N. S.; PINHEIRO, J. A. B.; SALLES, C. A.; MICHELETTI, Guaraciaba; RODRIGUES, A. M.. A COMUNICAÇÃO NA PROSA POÉTICO-JORNALÍSTICA DE ADÉLIA ADÉLIA PRADO. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: SONIA FREIRE LULA ALMEIDA

GOLDSTEIN, N. S.; BRAIT, E.; MICHELETTI, Guaraciaba. A POÉTICA DO MOSTRAR: UM ESTUDO DO CONTO DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM A NOITE ESCURA MAIS EU. 2002. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Irene da Silva Coelho

GOLDSTEIN, N. S.; CARVALHO, R. P.; OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. A LAVRA DA PALAVRA NA CRÔNICA DE CECÍLIA MEIRELES. 2002. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Miranda Rosa

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; CAVALLARI, D. N.. LINGUAGEM E POESIA EM MÁRIO FAUSTINO. 2002. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Junqueira Fabrino

GOLDSTEIN, N. S.; CARVALHO, R. P.; MAURO, Maria Adelia Ferreira. RUBEN BRAGA E A TRANSFIGURAÇÃO DO GÊNERO: A CRÔNICA POÉTICA. 2001. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Helena Nogueira

GOLDSTEIN, N. S.; MORAES, L. D. C.; ROSEMBAUM, Y.. O COTIDIANO DE MANUEL BANDEIRA DESVELANDO LEITURAS IDENTIDADE E AUTORIA NO ENSINO MÉDIO. 2001. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leda Maria Braga Jorge

GOLDSTEIN, N. S.; CAMPOS, C. A.; BOSI, V.. NO TEMPO DA DELICADEZA: UMA LEITURA DA OBRA POÉTICA INFANTO-JUVENIL DE MÁRIO QUINTANA. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria da Silva

GOLDSTEIN, N. S.; GONÇALVES, M. C.; VARGAS, M. V. A. M.. A FICÇÃO DE MARINA COLASANTI E A RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS: OS MUITOS FIOS DA TESSITURA NARRATIVA. 2001. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Magali Elisabete Sparano

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; JURADO Fº, L. C.. O SOM E A EXPRESSIVIDADE EM IRACEMA, LENDA DO CEARÁ.. 2001. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ésio Macedo Ribeiro

GOLDSTEIN, N. S.; CAMPOS, C. A.; BRANDÃO, R. S.. O RISO ESCURO OU O PAVÃO DE LUTO: UM PERCURSO PELA POESIA DE LÚCIO CARDOSO. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Deosdédite Giaretta Chaves

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. DO FUNDO DA MEMÓRIA EXTRAI-SE O METAL ROSICLER. UM ESTUDO DA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES. 2000. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Luís Marques López Landeira

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA POESIA DE MANOEL DE BARROS: ESTUDO DE ELEMENTOS EXPRESSIVOS FONÉTICOS E MORFOSSINTÁTICOS. 2000. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: LUCIANA C CARNEIRO

GOLDSTEIN, N. S.; STRÔNGOLI, M. T. Q.; FERREIRA, L. A.. POESIA E ENSINO: TÉNICAS DE MOTIVAÇÃO PARA O ADOLESCENTE POETAR. 2000. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Elvira Luciano Gebara

GOLDSTEIN, N. S.; DOMINGUES, A. M. O.; MICHELETTI, Guaraciaba. OS CONVITES DA POESIA. A OBRA POÉTICA DE JOSÉ PAULO PAES PARA CRIANÇAS. 1999. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SIMONE BUENO BORGES DA SILVA

GOLDSTEIN, N. S.; KLEIMAN, A.; SIGNORINI, I.. LEITURA, LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO. 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marly de Souza

GOLDSTEIN, N. S.; NASCIMENTO, J. V.; MARCHESI, S.. O ARTIFÍCIO DA SÁTIRA EM TRÊS TEMPOS. UM ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS SÉCULOS XIII. XVII E XX.. 1998. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lélia Machado Rocha Pereira

GOLDSTEIN, N. S.; DAHLET, P.; PIETRAROIA, C. C.. A COMPREENSÃO ORAL EM SALA DE AULA. ASPECTOS INTERATIVOS.. 1997. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Silvia Olivi Louzada

GOLDSTEIN, N. S.; MAURO, Maria Adelia Ferreira; FÁVERO, L. L.. TEXTO E CONTEXTO: UM ESTUDO DE UMA PRODUÇÃO ESCRITA EM SITUAÇÃO ESCOLAR. 1996. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANA MARIA DE PAULA SIQUEIRA

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; ANDRADE, M. L. V.. ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA. 1995. Dissertação (Mestrado em CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO) - Universidade de Guarulhos.

Aluno: Luísa Helena Borges Finotti

GOLDSTEIN, N. S.; GUIMARÃES, E.; MAURO, Maria Adelia Ferreira. FATORES DE TEXTUALIDADE EM REDAÇÕES DO VESTIBULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DESCRITIVA. 1994. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Roberto Montero Aguiar

GOLDSTEIN, N. S.; SWARTZ, J.; RIOS, C.. MANUEL BANDEIRA- OPERADOR DE CULTURA HISPANO-AMERICANA. 1992. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leila Calil Saade Rodrigues

GOLDSTEIN, N. S.; ROCCO, M. T. F.; VIEIRA, A.. ESCRITA NA ESCOLA: OBRIGAÇÃO OU PRAZER? ALGUMAS PROPOSTAS DE ENSINO DE REDAÇÃO EM ANÁLISE. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MICHELE SIQUEIRA

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; KOMEZU, F. C.; Pietri, E.;GOLDSTEIN, NORMA. O endereçamento em textos escolares: sobre seu caráter múltiplo. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Helba Carvalho

GOLDSTEIN, N. S.; CARETTA, E. A. C.; MICHELETTI, Guaraciaba; LAFALCE, L. C.; GEBARA, Ana Elvira Luciano. Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético. 2016.

Aluno: Eliana Vasconcelos da Silva Esvael

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; Komesu, F.C.; Pietri, E.; BRANDÃO, Helena Nagamini;GOLDSTEIN, N. S.. A construção do ponto de vista dominante na escrita de pré-universitários. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Alessandra Ferreira Ignez

CARETTA, E. A. C.; ALVES, I. M.;GOLDSTEIN, N. S.; ALMEIDA, G. M. B.; FERRAZ, A. P.. A expressividade das criações lexicais em Galáxias, de Haroldo de Campos. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Ana Elvira Luciano Gebara

CARETTA, E. A. C.;GOLDSTEIN, N. S.. As criações lexicais em Galáxias. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Sonia Breitenwiser Alves dos Santos Castino

GOLDSTEIN, N. S.; BRANDÃO, Roberto de Oliveira; MICHELETTI, Guaraciaba; SCARPELLI, Marli de Oliveira Fantini; OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. Affonso Romano de Sant'Anna: estudo da poesia em quatro movimentos. 2006. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Magali Elisabete Sparano

GOLDSTEIN, N. S.. Balada, canção e outros sons: um estudo fonoestilístico em Língua Portuguesa. 2006. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARLY DE SOUZA ALMEIDA

GOLDSTEIN, N. S.; NASCIMENTO, J. V.; PALMA, D. V.; VOTRE, S. J.. METALINGUAGEM E IDENTIDADE LINGÜÍSTICA BRASILEIRA NA SÁTIRA POÉTICA DE OSWALD DE ANDRADE. 2003. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Estela Campos de Oliveira

GOLDSTEIN, N. S.; ABDALLA JR, B.; OLIVEIRA, A. M. D.; SANTOS, R. P.; MARGATO, I.. JOÃO CABRAL E HELBERTO HELDER: A PALAVRA ENTRE BRECHAS E VAZIOS. 2001. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Célia Rua de Almeida Paulillo

GOLDSTEIN, N. S.; DIMAS, A.; WEINHARDT, M.; LAJOLO, M.; LEITE, S. H. T. A.. PENUMBRISMO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. AFONSO SCHMIDT E A LITERATURA PAULISTA (1906-1928). 1999. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guaraciaba Micheletti

GOLDSTEIN, N. S.; ARIGUCCI, D.; CITELLI, A.; GONÇALVES, A. J.; VILLAÇA, A.. A POESIA, O MAR, A MULHER: UM SÓ VINICIUS. 1992. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

GOLDSTEIN, N. S.; SILVA, S. L.; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. A leitura não lida: Aspectos da leitura na sala de aula contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; Sandro Luis Silva;GOLDSTEIN, N. S.. Formação do leitor: dialogismo e heterogeneidade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Raphael Bessa Ferreira

CARETTA, E. A. C.;GOLDSTEIN, N. S.; ASSIS, R. M. C.. Criações e inovações lexicais na obra poética de João de Jesus Paes Loureiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Helba Carvalho

GOLDSTEIN, N. S.; CARETTA, E. A. C.; GEBARA, Ana Elvira Luciano. Metapoesia posta em questão: um estudo da poesia gullariana e o ensino do fazer poético. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Roseli Hilsdorf Dias Rodrigues

GOLDSTEIN, N. S.; ANDRADE, M. L. V.; LOUZADA, M. S. O.. Ensino de gramática: no meio do caminho tinha uma pedra. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Edson Florentino José

GOLDSTEIN, N. S.; LOUZADA, M. S. O.; NOBREGA, M. H.. A prova posta à prova: um estudo da elaboração do gênero prova na esfera escolar. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Thomas Willian Holesgrove

JANUZELLI, A. L. D.; MARTINS, J B DAL FARRA;GOLDSTEIN, N. S.. O poder da palavra falada: a importância do texto para a transformação da presença cênica do ator. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES CÊNICAS) - ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES.

Aluno: Irene da Silva Coelho

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo; LOUZADA, M. S. O.;GOLDSTEIN, N. S.. GÊNEROS E ENSINO DE LÍNGUA: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ROBERTA REGINA CRISTIANE BELETTI

GOLDSTEIN, N. S.. GIACOMO LEOPARDI: UM COTEJO ENTRE POESIA E TRADUÇÃO. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Elvira Luciano Gebara

GOLDSTEIN, N. S.; CINTRA, A. M. M.; MICHELETTI, Guaraciaba. O POEMA COMO GÊNERO DISCURSIVO. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) .

Aluno: Ana Maria Junqueira Fabrino

GOLDSTEIN, N. S.; MAURO, Maria Adelia Ferreira; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. Recursos argumentativos e ensino de língua materna [ provisório]. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Helena Nogueira

GOLDSTEIN, N. S.; MAURO, Maria Adélia Ferreira; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. Português instrumental: uma experiência instrumental no ensino superior[ título provisório]. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvia Helena Nogueira

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves;GOLDSTEIN, N. S.; MAURO, Maria Adelia Ferreira. DA LEITURA POÉTICA À PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANA MARIA FABRINO

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves;GOLDSTEIN, N. S.; MAURO, Maria Adélia Ferreira. GÊNEROS ARGUMENTATIVOS COMO SUPORTE PARA ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Magali Elisabete Sparano

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; LUNA, Jairo Nogueira. Balada, canção e outros sons; estudo fonoestilístico em Língua Portuguesa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Célia Rua de Almeida Paulillo

GOLDSTEIN, N. S.; DIMAS, A.; ZENIR. PENUMBRISMO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. AFONSO SCHMIDT E A LITERATURA PAULISTA (1906-1928). 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana Taraborelli

GOLDSTEIN, N. S.; GEBARA, Ana Elvira Luciano; Elias, V. M. S.. Poema na escola. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Katia Melo

CARETTA, E. A. C.; GEBARA, Ana Elvira Luciano;GOLDSTEIN, N. S.. Escolhas léxico-semânticasno discurso literário: roda de leitura e autoria em sala de aula. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Marina Cristiane Archangelo

REZENDE, N. L. de; Elias, V. M. S.;GOLDSTEIN, N. S.. Formação de leitor e produtor de contos maravilhosos no Ensino Fundamental anos finais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Bruno Loureiro Prado Alvarez

GOLDSTEIN, N. S.; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; GEBARA, Ana Elvira Luciano. ?As luzes do cronotopo da avaliação: dissertações de vestibular e retração da autoria?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Denise Aparecida Telheiro Emerici

GOLDSTEIN, N. S.; CAMPOS, M. I. B.; Puzzo, M. B.. Ensino da oposição e da concessão nas coleções didáticas: o discurso do outro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH.

Aluno: Marcela Nicole de Oliveira

GEBARA, Ana Elvira Luciano; SANTOS, S. S. B.;GOLDSTEIN, N. S.. O discurso da educação especial na perspectiva de uma educação inclusiva. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Loreta Russo Monteiro

FIORIN, J. L.; REZENDE, N. L. de;GOLDSTEIN, N. S.. As figuras de linguagem em sala de aula. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela de Camargo Moreira Rochel

GOLDSTEIN, N. S.; AMADO, R. S.; SILVA, S. L.. Gênero Crônica no 7. ano e o sujeito-autor. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Francesco Antonio Capo

GOLDSTEIN, N. S.; CARETTA, E. A. C.; GEBARA, Ana Elvira Luciano. Escritas da Memória: autoria e identidade cultural. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Eunice Emília Jansons Almeida

GEBARA, Ana Elvira Luciano; MICHELETTI, Guaraciaba;GOLDSTEIN, N. S.. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ANÁLISE DE PRÁTICA DE PRODUÇÃO ORAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Luci Cleide Cardoso

MICHELETTI, Guaraciaba;GOLDSTEIN, N. S.; GEBARA, Ana Elvira Luciano. As marcas do estilo na Poesia de Ledo Ivo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Rosana Salvini Conrado

NOBREGA, M. H.;GOLDSTEIN, N. S.; CONCARIO, M.. Gêneros discursivos aplicados ao ensino e à avaliação de PLE: análise paralela entre o livro didático e o exame de proficiência Celpe-Bras. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Aluno: Roberta Maria Bernardini de Castro

VARGAS, M. V. A. M.;GOLDSTEIN, N. S.; GUARANHA, M. F.. A leitura como prática discursiva no 5º ano do Ensino Fundamental I: planejamento de estratégias de leitura da fábula. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Júlio Cesar Machado de Paula

GOLDSTEIN, N. S.. Manuel Bandeira e Claridade: confluências literárias entre o modernismo brasileiro e o cabo-verdeano. 2006. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Benedita Aparecida Costa dos Reis

GOLDSTEIN, N. S.; MICHELETTI, Guaraciaba; LUNA, Jairo Nogueira. A construção de sentido em 'Memórias do boi Serapião', de Carlos Pena Filho. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.

ANTUNES, M. I. C. M.; SOUZA, J. N. L. L.; BARBOSA, M. V.; MINUSSI, R. D.; SILVA, S. L.;GOLDSTEIN, N. S.. Concurso público para Professor Adjunto A - Língua Portuguesa e ensino. 2016. Universidade Federal de São Paulo.

GOLDSTEIN, N. S.. Comissão Julgadora Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. 2008.

GOLDSTEIN, N. S.; TORRES, M. A.; CAGLIARI, G.; COHEN, M. A.. CONCURSO DE SELEÇÃO PARA ESCOLHA DE PROFESSOR DE FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 1999. Universidade de São Paulo.

GOLDSTEIN, N. S.; HOCHGREB, N.; PASSOS, G. P.. CONCURSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DE LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA. 1992. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriano Donizeti Domingos do Nascimento

Dialogismo, argumentação e persuasão: produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental anos finais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH; (Orientador);

Marina Cristiane Archangelo

Formação de leitor e produtor de contos maravilhosos no Ensino Fundamental anos finais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH; (Orientador);

Luciana Taraborelli

Leitura e produção de poemas no Ensino Fundamental anos finais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH; (Orientador);

Luciana Taraborelli

Leitura e produção de poemas no Ensino Fundamental anos finais; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Filologia e língua portuguesa) - Universidade de São Paulo- FFLCH; (Orientador);

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

Formação de leitores: dialogismo e heterogeneidade; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo- FFLCH; (Orientador);

Liliane Battistin

O poema no Ensino Fundamental II: jogos lúdicos, leitura e produção textual; 2018; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Gabriela de Camargo Moreira Rochel

O gênero crônica no Ensino Fundamental II e o sujeito-autor: relação dialógica e interativa; 2016; Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

FRANCESCO ANTONIO CAPO

ESCRITAS DA MEMÓRIA : AUTORIA E IDENTIDADE CULTURAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Gabriela de Camargo Moreira Rochel

O GÊNERO CRÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E O SUJEITO-AUTOR: RELAÇÃO DIALÓGICA E INTERATIVA; 2016; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Danielle Capriolli Costa Silva

Dos índices aos indícios: o ensino do gênero resenha crítica no Ensino Médio; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Simone Gonçalves

Tessituras Argumentativas: um espaço para a interação; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Francesco Antonio Capo

O potencial transformador da literatura como subsídio para o letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA): da leitura da palavra para a leitura do mundo e da leitura do mundo para a leitura da palavra; 2014; Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade Cidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Danielle Capriolli Machado Silva

Recursos linguísticos na produção de Crônicas na 1º ano do Ensino Médio; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Simone Gonçalves

Recursos argumentativos em produções de alunos do Ensino Fundamental II; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Genize Molina Zílio Barros

Gêneros do discurso: artigo de opinião no Ensino Fundamental; Análise de produções de launos participantes do Projeto Escrevendo o futuro; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Claudia Barreto Kucharsky

O RELISE: como se organiza esse novo gênero; 2006; 116 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Genize Molina Zilio

Textos de opinião: análise de produções de alunos de 4a; e 5a; séries; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

EDSON FIORENTINO JOSÉ

Do discurso poético à produção de diários: interação, letramento e transposição didática; 2005; 224 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Claudia Barreto Kucharsky

RECURSOS POÉTICOS E EFEITOS DE ARGUMENTAÇÃO NO PRESS-RELEASE; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Maria Junqueira Fabrino

RUBEN BRAGA E A TRANSFIGURAÇÃO DO GÊNERO: A CRÔNICA POÉTICA; 2002; 143 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Irene da Silva Coelho

A LAVRA DA PALAVRA NA CRÔNICA DE CECÍLIA MEIRELES; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

SONIA FREIRE LULA ALMEIDA

A POÉTICA DO MOSTRA: UM ESTUDO DO CONTO DE LYGIA FAGUNDES TELLES EM A NOITE ESCURA MAIS EU; ; 2002; 180 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

EDSON FIORENTINO JOSÉ

LEITURAS DO POEMA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Maria da Silva

A FICÇÃO DE MARINA COLASANTI E A RELEITURA DOS CONTOS DE FADAS: OS MUITOS FIOS DA TESSITURA NARRATIVA; 2001; 122 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Silvia Helena Nogueira

O COTIDIANO DE MANUEL BANDEIRA DESVELANDO LEITURAS, IDENTIDADE E AUTORIA NO ENSINO MÉDIO; 2001; 170 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Maria Deosdédite Giaretta Chaves

DO FUNDO DA MEMÓRIA EXTRAI-SE O METAL ROSICLER; UM ESTUDO DA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES; 2000; 149 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Elvira Luciano Gebara

OS CONVITES DA POESIA; A OBRA POÉTICA DE JOSÉ PAULO PAES PARA CRIANÇAS; 1999; 180 f; Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

FORMAÇÃO DE LEITORES: MOVIMENTOS DIALÓGICOS E RELAÇÃO DE ALTERIDADE EM RÉPLICAS DE LEITURA; 2019; Tese (Doutorado em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade de São Paulo- FFLCH,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Helba Carvalho

Metapoemas de Ferreira Gullar e o ensino do fazer poético; 2016; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Helba Carvalho

Leitura e Produção de Textos Poéticos no Ensino Superior; 2012; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Roseli Hilsdorf Dias Rodrigues

"No meio do caminho tinha uma pedra" - ensino de gramática: reflexões a partir de paralelo entre as diretrizes oficiais e a prática de sala de aula na rede pública de ensino do Estado de São Paulo; 2011; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Elvira Luciano Gebara

O Ensino Singular dos Gêneros Poéticos: Reflexões e Propostas; 2010; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Edson Florentino José

A prova posta à prova; Uma análise do gênero prova na esfera escolar; ; 2010; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Jaqueline de Moraes Fiorelli

Práticas de Letramento na Rede; Ações discursivas, agência e o papel do outro na construção da autoria; 2009; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Irene da Silva Coelho

Hibridismo do gênero crônica: discursividade e autoria em produções do ensino fundamental II; 2009; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Silvia Helena Nogueira

DA LEITURA POÉTICA À PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR; 2008; Tese (Doutorado em Letras) - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Maria Junqueira Fabrino

O lugar dos lugares - a escrita argumentativa na universidade; 2008; Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Sônia Breitenwieser Alves dos Santos Castino

AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA- ESTUDO DA POESIA EM QUATRO MOVIMENTOS; 2006; 247 f; Tese (Doutorado em Letras Letras Clássicas) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Elvira Luciano Gebara

Proposta para a leitura de poesia na escola; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Maria Junqueira Fabrino

Genero didático e produção textual no ensino superior; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Irene da Silva Coelho

Produção de crônicas: uma experiência no ensino fundamental; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Silvia Helena Nogueira

TEXTO POÉTICO, ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Sônia Breitenwieser Alves dos Santos Castino

Linguagem e estilo na poesia de Affonso Romano de Sant'Anna; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

ROSELI HILSDORF DIAS RODRIQUES

LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E ENSINO DE GRAMÁTICA; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Universidade de Taubaté; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

ALEXANDRINA MOREIRA

POESIA DE CECÍLIA MEIRELES: O TEMA DA MEMÓRIA; 1997; 39 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

MILA SILVA COSTA

LEITURA DE 'CANÇÕES', DE CECILIA MEIRELES; 1997; 36 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

SONIA ANTZUK

MUSICA E POESIA EM CECILIA MEIRELES; 1996; 34 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Julio Cesar Machado

TRAÇOS ESTILÍSTICOS DA POESIA DE MANUEL BANDEIRA: OPUS 10; 1996; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

ERLINE TUMA VIEIRA

TRAÇOS ESTILÍSTICOS DA POESIA DE MANUEL BANDEIRA: BELO BELO; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

ANA CECILIA AGUA DE MELLO

TRAÇOS ESTILÍSTICOS DE MANUEL BANDEIRA: OPUS 10; 1995; 48 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Eliane Rodrigues de Abreu

TRAÇOS ESTILÍSTICOS DA POESIA DE MANUEL BANDEIRA: ESTRELA DA MANHÃ; 1994; 45 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

MONICA FRANCISCO DE SALES

TRAÇOS ESTILÍSTICOS DE MANUEL BANDEIRA: LIRA DOS CINCOENTA ANOS; 1994; 32 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

MELISSA MATOS FRANÇA

LEITURA DOS MOTIVOS DA ROSA DE CECILIA MEIRELES; 1994; 48 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Ana Elvira Luciano Gebara

TRAÇOS ESTILÍSTICOS DA POESIA DE MANUEL BANDEIRA: LIBERTINAGEM; 1993; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norma Seltzer Goldstein;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOLDSTEIN, NORMA SELTZER ; BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO . Prática de correção textual e formação de escreventes: viés dialógico. SCRIPTA , v. 23, p. 137-147, 2019.

  • GOLDSTEIN, NORMA ; GEBARA, Ana Elvira Luciano ; CAMPOS, MARIA INÊS BATISTA . Leitura: abrangência e estratégias. Revista Linha D´Água , v. 30, p. 1-7, 2017.

  • GOLDSTEIN, N. S. . A Arca do Poeta. Carta Fundamental , v. 51, p. 16-21, 2013.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Cecília Meireles autora de livros voltados aos pequenos leitores. Linha d'Agua , v. 1, p. 39-48, 2010.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Gêneros do discurso e gramática no ensino de língua materna. Scripta (PUCMG) , v. 13, p. 91-104, 2009.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Gênero poético: uma proposta em espiral para o ensino fundamental. Filologia e Lingüística Portuguesa , v. 8, p. 361-377, 2006.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Entrevista da Profa. Norma S. Goldstein. Linha d' Água , São Paulo, v. 17, p. 13-17, 2005.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Uma lição de respeito ( resenha de Corrêa, Manoel L.G. LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO SOCIAL: VISÕES DA LINGÜÍSTICA MODERNA e O MODO HETEROGÊNEO DE CONSTITUIÇÃO DA ESCRITA). Filologia e Lingüística Portuguesa , São Paulo, v. 7, p. 195-198, 2005.

  • GOLDSTEIN, N. S. ; FRANÇA, M. M. ; COSTA, M. S. . A múltipla Cecília. Polifonia (UFMT) , Cuiabá- Mato Grosso, v. I, n.04, p. 45-70, 2002.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Consonância entre teoria e prática. Filologia e Lingüística Portuguesa , SÃO PAULO, v. 5, 2002.

  • GOLDSTEIN, N. S. ; NOGUEIRA, S. H. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano ; VECHIATO, P. . TEXTO LITERÁRIO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , ARARAQUARA, S P, v. 29, p. 182-189, 2000.

  • GOLDSTEIN, N. S. . O POEMA COMO ESPAÇO DE DIALOGISMO: UM CAMINHO PARA O TRABALHO COM POESIA NA ESCOLA. Filologia e Lingüística Portuguesa , SÃO PAULO, v. 3, p. 137-146, 1999.

  • GOLDSTEIN, N. S. . ECOS DA ATIVIDADE HUMANA NA POESIA PENUMBRISTA BRASILEIRA. Revista da Biblioteca Mário de Andrade , SÃO PAULO, v. 58, p. 68-71, 1999.

  • GOLDSTEIN, N. S. . UMA EXPERIÊNCIA NA ESCANDINÁVIA. Filologia e Lingüística Portuguesa , SÃO PAULO, v. 2, p. 273-279, 1997.

  • GOLDSTEIN, N. S. . DIÁLOGOS INTERTEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linha d' Água , SÃO PAULO, v. 12, p. 31-37, 1997.

  • GOLDSTEIN, N. S. . REPENSANDO A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. RESENHA DE POR QUE NÃO ENSINAR GRAMÁTICA, DE SIRIO POSSENTI.. Revista da ANPOLL , SÃO PAULO, v. 3, p. 231-235, 1997.

  • IVAMOTO, R. M. F. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, NORMA . Língua Portuguesa interativa- 6º ano. 1a.. ed. São Paulo: Conexia-Sistema Pueri Domus, 2019. v. 1. 280p .

  • IVAMOTO, R. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . Língua portuguesa interativa 7º ano. 1ª. ed. São Paulo: Conexia - Sistema Pueri Domus, 2019. v. 1. 312p .

  • IVAMOTO, R. M. F. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . Língua Portuguesa interativa 8º ano. 1ª. ed. São Paulo: CONEXIA Sistema Pueri Domus, 2019. v. 1. 268p .

  • IVAMOTO, R. M. F. E. ; LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . Língua Portuguesa interativa 9º ano. 1ª. ed. São Paulo: CONEXIA SISTEMA PUERI DOMUS, 2019. v. 1. 304p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. F. E. . Português interativo 8º ano. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. v. 1. 268p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. F. E. . Português interativo - 6º ano. 4. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. v. 1. 280p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. F. E. . Português interativo - 7º ano. 4. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. v. 1. 306p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. E. . Português interativo - 6º ano. 1ª. ed. São Paulo: Pearson: sistemapueridomus, 2015. v. 4 vol. 280p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. E. . Português interativo - 7º ano. 5ª. ed. São Paulo: Pearson: sistemapueridomus, 2015. v. 4. 240p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. E. . Português interativo- 8º ano. 5ª. ed. São Paulo: Pearson: sistemapueridomus, 2015. v. 4. 244p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. E. . Português interativo - 9º ano. 5ª. ed. São Paulo: Pearson:sistemapueridomus, 2015. v. 4. 240p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; GOLDSTEIN, N. S. . Português - 6º ano. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2012. v. 01. 200p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; GOLDSTEIN, N. S. . Português - 7º ano. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2012. v. 1. 240p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; GOLDSTEIN, N. S. . Português - 8º ano. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2012. v. 1. 232p .

  • LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; GOLDSTEIN, N. S. . Português - 9º ano. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2012. v. 1. 232p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; LOUZADA, M. S. O. . PORTUGUÊS - 9º. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2011. v. 1. 232p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Português - 8º. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2011. v. 1. 232p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; IVAMOTO, R. M. F. E. ; LOUZADA, M. S. O. . Português - 7º. 4. ed. São Paulo: Sistema Pueri Domus, 2011. v. 1. 240p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. E. . O texto sem mistério: Leitura e escrita na universidade. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009. v. 1. 200p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; ANA HELENA CIZOTTO BELLINE (Org.) ; FRARANCO JR., A. (Org.) ; GEBARA, Ana Elvira Luciano (Org.) ; NOGUEIRA, S. H. (Org.) ; IVAMOTO, R. E. (Org.) . A LITERATURA DE JORGE AMADO- Orientações para o trabalho em sala de aula. 1ª. ed. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 2008. v. 1. 93p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . Versos, sons, ritmos (edição revista e atualizada). 14. ed. São Paulo: Ática, 2006. v. 1. 111p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. M. F. E. . Português 5a. a 8a. série [ coleção didática]. 1. ed. São Paulo: Pueri Domus Escolas Associadas, 2005. v. 4. 960p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . Traços marcantes no percurso poético de Manuel Bandeira. 1ª. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005. v. 1. 184p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . ATIVIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA. 1ª. ed. OSASCO: EDIFIEO, 2003. v. UM. 122p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; ALVES, I. M. (Org.) ; RODRIGUES, A. C. (Org.) . SEMINARIO DE FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA. SÃO PAULO: HUMANITAS FFLCH USP, 1999.

  • GOLDSTEIN, N. S. . ROTEIRO DE LEITURA DO ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA DE CECÍLIA MEIRELES. SÃO PAULO: EDITORA ÁTICA, 1998. v. UM. 128p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGOS. SÃO PAULO: PUERI DOMUS ESCOLAS ASSOCIADAS, 1998. v. QUATRO. 400p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; LOPES, H. V. ; TRINDADE, M. A. ; LOUZADA, M. S. O. ; IVAMOTO, R. E. ; BRUNI, S. ; VASCONCELOS, T. L. ; MUIRRIE, Z. F. . O TEXTO DA TEORIA À PRÁTICA. SÃO PAULO: C.E.N.P. S.E. ESP ( COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS, SEC DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SP), 1990. v. UM. 109p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . ANÁLISE DO POEMA. SÃO PAULO: EDITORA ÁTICA, 1989. v. UM. 48p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . VERSOS, SONS, RITMOS. são paulo: EDITORA ÁTICA, 1985. v. UM. 80p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . DO PENUMBRISMO AO MODERNISMO. O PRIMEIRO BANDEIRA E OUTROS POETAS SIGNIFICATIVOS.. SÃO PAULO: ÁTICA, 1983. v. UM. 193p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; BARBOSA, R. C. . CECILIA MEIRELES. SEleção de textos, notas, estudo biográfico, hsitórico, crítico e exercícios.. SÃO PAULO: ABRIL EDUCAÇÃO, 1982. v. um. 106p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . OLAVO BILAC. Seleção de textos, notas, estudo biográfico, histórico e crítico e exercícios.. SÃO PAULO: ABRIL EDUCAÇÃO, 1980. v. UM. 106p .

  • GOLDSTEIN, N. S. ; CAMPEDELLI, S. . LITERATURA BRASILEIRA: ESTUDOS DE TEXTOS. SÃO PAULO: EDITORA ÁTICA, 1975. v. UM. 304p .

  • GOLDSTEIN, N. S. . Representações poéticas do feminino. In: Oliveira, Esther Gomes de / Silva, Suzete. (Org.). Semântica e Estilística: Dimensões Atuais do Significado e do Estilo Homenagem a Nilce Sant?anna Martins. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 335-349.

  • GOLDSTEIN, N. S. . DIÁLOGOS. In: GOLDSTEIN, Norma Seltzer. (Org.). A LITERATURA DE JORGE AMADO. Orientações para o trabalho em sala de aula. 1ªed.SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 2008, v. 1, p. 10-25.

  • Alfredo Bosi ; RIOS, C. ; Gouveia, Margarida Maia ; DOMINGUES, A. M. O. ; GOLDSTEIN, N. S. . O Espírito Vitorioso: uma proposta de ensino. In: LEILA V.B. GOUVÊA. (Org.). ENSAIOS SOBRE CECÍLIA MEIRELES. 1ªed.SÃO PAULO: HUMANITAS, 2007, v. 1, p. 227-237.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Poesia e ensino de língua materna. In: Manoel Luiz Gonçalves Corrêa; Françoise Boch. (Org.). Ensino de Língua; Representação e Letramento. 1a.ed.Campinas: Mercado de Letras, 2006, v. único, p. 189-206.

  • GOLDSTEIN, N. S. . PALAVRAS INICIAIS [ apresentação da obra]. In: NORMA SELTZER GOLDSTEIN. (Org.). ATIVIDADES DE LEITURA NA SALA DE AULA. 1ªed.OSASCO: EDIFIEO, 2003, v. , p. 9-15.

  • GOLDSTEIN, N. S. . Releituras de uma fábula: paródia e intetextualidade. In: Benilde Justo Caniato; Elza Miné. (Org.). ABRINDO CAMINHOS- Homenagem a Maria Aparecida Santilli. 1ed.São Paulo: USP FFCH DLCV- PÓS GRADUAÇÃO - ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2002, v. 1, p. 452-456.

  • GOLDSTEIN, N. S. . ANTONIO CANDIDO E A LITERATURA NA ESCOLA. In: FLÁVIO AGUIAR. (Org.). ANTONIO CANDIDO: PENSAMENTO E MILITÂNCIA. SÃO PAULO: ED HUMANITAS / ED. FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO, 1999, v. , p. -.

  • GOLDSTEIN, N. S. . O DISCURSO POÉTICO: LEITURA E ENSINO. REFLEXÕES E PROPOSTAS.. In: MARIA DO ROSARIO GREGOLIN; MARIA CELIA LEONEL. (Org.). O QUE QUER O QUE PODE ESTA LÍNGUA? BRASIL / PORTUGAL O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS.. ARARAQUARA: UNESP- ARARAQUARA, 1997, v. ÚNICO, p. 67-73.

  • GOLDSTEIN, N. S. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: ANGELA MARIA MARTINS; JORGE MIGUEL MARINHO; REGINA MARIA HUBNER; MARIA CRISTIAN BACHIEGA. (Org.). DIÁRIO DE CLASSE 3 LÍNGUA PORTUGUESA. SÃO PAULO: FDE ( FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO), 1994, v. , p. 11-15.

  • GOLDSTEIN, N. S. . A LINGUAGEM DO POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. In: EDITH PIMENTEL. (Org.). O ESCRITOR ENFRENTA A LÍNGUA. SÃO PAULO: HUMANITAS, FFLCH USP, 1994, v. , p. 95-104.

  • GOLDSTEIN, N. S. . O POEMA NA SALA DE AULA. In: LYGIA CORREA DIAS DE MORAES; IRENILDE PEREIRA DOS SANTOS. (Org.). ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES DE SEGUNDO GRAU- MÓDULO IV. SÃO PAULO: VITAE, 1993, v. IV, p. 5-19.

  • GOLDSTEIN, N. S. . O PRIMEIRO BANDEIRA E SUA PERMANÊNCIA. In: TELÊ PORTO ANCONA LOPES. (Org.). MANUEL BANDEIRA: VERSO E REVERSO. SÃO PAULO: EDUSP / QUEIROZ, 1987, v. ÚNICO, p. 8-21.

  • GOLDSTEIN, N. S. . PREFÁCIO: NAMORO À LUZ NATURAL. PREFÁCIO A 'DIVA', DE JOSÉ DE ALENCAR. In: JIRO TAKAHASHI. (Org.). DIVA, DE JOSÉ DE ALENCAR. SÃO PAULO: ÁTICA, 1980, v. ÚNICO, p. 5-6.

  • GOLDSTEIN, N. S. . UMA LEITURA DE MADRUGADA NA ALDEIA, DE CECÍLIA MEIRELES. D.O. LEITURA, SÃO PAULO, , v. 3, p. 54 - 58, 20 fev. 2002.

  • GOLDSTEIN, N. S. . A POESIA PARA CRIANÇAS E A DIVULGAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES. PROLEITURA UNESP [ JORNAL LITERÁRIO], ASSIS- SP, p. 4 - 4.

  • GOLDSTEIN, N. S. . PESQUISA ACADÊMICA: INTERFACE COM O ENSINO DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS. In: SIMPÓSIO: PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA: INTERFACE PESQUISA / PROFESSOR DE 1º E 2º GRAUS - 48A. REUNIÃO DA SBPC, 1996, SÃO PAULO. PUC-SP ANAIS DA 48A. REUNIÃO ANUAL DA SBPC JUL 1996 VOL I. SÃO PAULO: PUC SP, 1996. v. I. p. 138-139.

  • GOLDSTEIN, N. S. ; PONTIERI, R. ; MORAES, A. D. ; VIDAL, A. ; CAMPOS, C. A. ; COSTA, I. C. ; GIROUX, S. M. ; SUZUKI, T. . RELATORIO DA COMISSÃO DE CONCLUSÕES E GTs DA PRIMEIRA SEMANA DE LETRAS FFLCH USP. In: I SEMANA DE LETRAS - FFLCH USP, 1990, SÃO PAULO. ANAIS DA PRIMEIRA SEMANA DE LETRAS - FFLCHUSP, 1989. v. ÚNICO. p. 195-205.

  • GOLDSTEIN, N. S. . iNDÍCIOS DO ENUNCIADOR EM PRODUÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS DE ESRITA NA ESCOLA: LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO, 2005, SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS. SÃO PAULO: DLCV-FFLCH-USP, 2005. v. 1. p. 11-11.

  • GOLDSTEIN, N. S. . IDENTIDADE NACIONAL E LÍNGUA LITERÁRIA NO BRASIL. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH- AMERICA 92: RAÍZES E TRAJETÓRIAS, 1992, SÃO PAULO. AMERICA 92: RAÍZES E TRAJETÓRIAS. SÃO PAULO: ANPUH- USP, 1992. p. 116-116.

  • GOLDSTEIN, N. S. ; MENEZES, A. B. ; XAVIER, I. . Antonnio Candido, na sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Representações do feminino na Literatura Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . mesa redonda: homenagem à Profª Dra. Ieda Maria Alves. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . O neobarrorquismo de Arnaldo Antu nes: expressividade das criações estilísticas em LUZESCRITA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Gêneros do discurso e ensino de gramática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; SILVA, S. L. . Leitura: texto e contexto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOLDSTEIN, N. S. . A diversidade dos modos de ler e compreender. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; FIORELLI, Jaqueline Moraes ; GEBARA, Ana Elvira Luciano . Gênero crônica: hibridismo ou instabilidade? Projetos de Leitura e Produção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Representações do feminino na literatura brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . ? Educação em debate: livro didático de Linguagens e Ciências Humanas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Crônica: gênero híbrido ou instável?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLDSTEIN, N. S. . ?Representações do feminino na literatura?,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . 'Ler e imaginar'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Um conto, dois enunciadores: 'Cem anos de perdão', Clarice Lispector. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOLDSTEIN, N. S. . A figura do herói no Romance Capitães de Areia, de Jorge Amado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Linguagem e Estilo na poesia da Carlos Drummond de Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Linguagem e Estilo na poesia de Vinícius de Moraes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Traços estilístico-discursivos em 'Sentimento do Mundo' de Carlos Drummond de Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Projeção do eu sobre o mundo na poesia de Carlos Drummond de Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Traços estilístico-discursivos na 'Antologia' de Vinícius de Moraes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Poesia e Solidariedade: confluências de Vinícius e Drummond. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . O sentimento amoroso em poemas de Vinícius de Moraes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Leitura de Poesia: algumas propostas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . GENRES DU DISCOURS ET ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE MATERNELLE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . LITERATURA DE JORGE AMADO: TEMAS E TRAÇOS DE ESTILO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . A INTERTEXTUALIDADE NA OBRA DE JORGE AMADO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; GONÇALVES, M. C. ; BRANDÃO, Helena Nagamini ; SIGNORINI, I. ; MATENCIO, Maria de Lourdes ; GRILLO, Sheila Vieira de Camargo ; INFANTE, Silvana Serrani . Mesa de Abertura e Encerramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Letramento, leitura e produção textual no esnino de língua materna em anos iniciais da escolarização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Língua Portuguesa no Ensin Fundamental: Letramento e Representação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano ; FIORELLI, Jaqueline de Moares ; JOSÉ, Edson Fiorentino . Gêneros e ensino de língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; CORRÊA, Manoel L G ; LAMBERT, Patrícia . Mesa Redonda: Ensino de língua materna: algumas contribuições dos estudos lingüísticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Novos paradigmas no ensino de lìngua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . A poesia e o ensino de língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Poesia e ensino de língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . A ROSA DO POVO, de C.D. de Andrade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Gênero poético: uma proposta em espiral para o Ensino Fundamental II. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; CARLSSON, Lázaro Donizetti ; BUIM, Edilaine . DEBATEDORA dos textos: HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA COMO MARCA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM LETRAS e A COERÊNCIA TEXTUAL NO ENSINO DA ESCRITA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Poésie et enseignement de la langue maternelle. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. . UMA LEITURA DOS POETAS MODERNISTAS BRASILEIROS: MANUEL BANDEIRA, CECÍLIA MEIRELES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOLDSTEIN, N. S. ; INFANTE, Silvana Serrani ; KLEIMANN, Angela B . LETRAMENTO NA ESCOLA: PROCESSOS IDENTITÁRIOS, POESIA E POESIA MUSICADA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Releituras de uma fábula: exercício de intertextualidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Campos, M.I.B. ; GEBARA, Ana Elvira ; GOLDSTEIN, N. S. . Leitura: abrangência e estratégias. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GOLDSTEIN, N. S. . PALAVRAS ANTERIORES. OS PRÉ-DISCURSOS ENTRE MEMÓRIA E COGNIÇÃO. SÃO PAULO: ED. HUMANITAS- REVISTA FILOLOGIA E LINGÜÍSTICA PORTUGUESA 9, P. 311-331, 2007. (Tradução/Artigo).

  • GOLDSTEIN, N. S. . O que querem os paulistanos [ nome do programa em que foi inserida a entrevista, em 15 de agosto de 2006]. São Paulo: SP TV [ noticiário da TV GLOBO], 2006 (entrevista a canal de televisão sobre educação pública no Brasil).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Papel da escola e da família na formação do leitor. São Paulo: publicação virtual da ESCOLA EXPERIMENTAL PUERI DOMUS, 2006 (entrevista sobre formação de leitores).

  • GOLDSTEIN, N. S. . História. Dos homens das cavernas à internet. São Paulo: Larousse, 2003. (Tradução/Livro).

  • GOLDSTEIN, N. S. . Convivência. Ética, cidadania e responsabilidade social. Sâo Paulo: Larousse, 2003. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOLDSTEIN, NORMA . Atividade de revisão de documentos e boletim informativo. 2019.

GOLDSTEIN, NORMA . REVISÃO E EDIÇÃO DE DOCUMENTOS E BOLETIM INFORMATIVO. 2018.

GOLDSTEIN, NORMA . REVISÃO E EDIÇÃO DE DOCUMENTOS E BOLETIM INFORMATIVO. 2017.

GOLDSTEIN, NORMA . REVISÃO E EDIÇÃO DE DOCUMENTOS E BOLETIM INFORMATIVO. 2016.

GOLDSTEIN, N. S. . Assessoria a professores de português do ENSINO MÉDIO. 2015.

GOLDSTEIN, N. S. . Assessoria pedagógica a professores de Português do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. 2015.

GOLDSTEIN, N. S. . Assessoria pedagógica para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 2014.

Norma S. Goldstein ; GOLDSTEIN, N. S. . Caderno do professor - Poetas da Escola. 2010.

GOLDSTEIN, N. S. . Assessoria Pedagógica a professores do Ensino Médio e Fundamental. 2010.

GOLDSTEIN, N. S. . Assessoria pedagógica aos professores de Português do Ensino Médio. 2009.

GOLDSTEIN, N. S. . EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2008.

GOLDSTEIN, N. S. . Assessoria pedagógica aos professores de Português do Ensino Médio. 2008.

GOLDSTEIN, N. S. . Parecerista ad hoc - Revista Linha d'Água. 2018.

GOLDSTEIN, N. S. . Comissão científica do livro 'Discurso e Identidade: múltiplos enfoques'. 2018.

GOLDSTEIN, N. S. ; GEBARA, Ana Elvira Luciano . Caderno Poetas da Escola (reformulação) - Olimpíada de Língua Portuguesa. 2012.

GOLDSTEIN, N. S. . Parecerista - revista Linha D'Água. 2011.

GOLDSTEIN, N. S. . O poético em sala de aula: entre literatura e tradução Brasil-França. 2010.

GOLDSTEIN, N. S. . Parecerista da Revista Proa. 2009.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECER SOBRE PROJETO DE PESQUISA do Prof. Dr. SANDOVAL NONATO GOMES-SANTOS. 2008.

GOLDSTEIN, N. S. . OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO. 2008.

GOLDSTEIN, N. S. . Parecerista ad hoc de artigos submetidos por participantes do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal. 2007.

GOLDSTEIN, N. S. . Comissão Científica do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA. 2006.

GOLDSTEIN, N. S. . Parecerista ad hoc para publicação da Edit. HUMANITAS. 2006.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECERISTA AD HOC SOBRE PROJETO DE PESQUISA DE INIC CIENT. 2005.

GOLDSTEIN, N. S. . parecerista ad hoc para publicação de trabalhos científicos. 2005.

GOLDSTEIN, N. S. . Parecerista ad hoc para publicação de trabalhos científicos. 2004.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECERISTA AD HOC SOBRE PROJETO DE PESQUISA. 2004.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECERISTA AD HOC PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS. 2003.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECERISTA AD HOC PARA PUBLICAÇÃO. 2002.

GOLDSTEIN, N. S. . parecerista ad hoc para avaliação de projetos, com vistas a bolsas. 2002.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECERISTA AD HOC PARA PUBLICAÇÕES DO G.E.L.. 2001.

GOLDSTEIN, N. S. . PARECERISTA AD HOC SOBRE PUBLICAÇÕES DO G.E.L. - GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE S PAULO. 2000.

OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de ; GOUVEA, L. ; GOLDSTEIN, NORMA . Permanência do 'Romanceiro da inconfidência' de Cecília Meireles. 2019.

GOLDSTEIN, N. S. ; FERREIRA, E.R. P. . Entrevista com Norma Seltzer Goldstein por Eliana Roda Pessoa Ferreira. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOLDSTEIN, N. S. . NORMA SELTZER GOLDSTEIN. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOLDSTEIN, NORMA . Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso. 2019. (Membro de Comissão Científica do X EPED-Encontro de pós-graduandos de estudos discursivos da USP).

GOLDSTEIN, NORMA . livro !Discurso e identidade: múltiplos enfoques'. 2018. (Comissão de avaliação de trabalhos no IX EPED).

Campos, M.I.B. ; GEBARA, Ana Elvira ; GOLDSTEIN, N. S. . Linha d'Água. 2017. (Editoração/Periódico).

GOLDSTEIN, N. S. . Português como língua materna: Tópicos em ensino da escrita. 2017. (Parecer sobre credenciamento de disciplina).

GEBARA, Ana Elvira Luciano ; FIORELLI, Jaqueline de Moares ; GOLDSTEIN, N. S. . Minicurso: Gênero crônica: hibridismo ou instabilidade?'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLDSTEIN, N. S. . Livro: Lingüística e discurso: diálogos possíveis. 2015. (Membro de Comissão Científica - VII EPED ? ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM ESTUDOS DISCURSIVOS DA U).

GOLDSTEIN, N. S. ; BENTO, E. J. ; DIOGUARDI, G. ; MAREGA, L. M. P. ; SANTOS, T. J. F. ; SILVA, U. C. . Membro de Comissão Científica do VI EPED ? Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2014. (Membro de Comissão Científica).

GOLDSTEIN, N. S. . O fazer poético: algumas leituras do Barroco ao Modernismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLDSTEIN, N. S. . Gênero e Ensino de Língua Materna. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLDSTEIN, N. S. . Sequência de atividades para o livro "Capitães de Areia", de Jorge Amado, e filme homônimo De Cecília Amado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material de site).

GOLDSTEIN, N. S. . Leitura do texto literário: prosa e poesia.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOLDSTEIN, N. S. . Literatura na Sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LAGINESTRA, M. A. ; CLARA, R. A. ; GOLDSTEIN, N. S. ; Garcia. A. L. M. ; ZEIMANOVITS, C. . Avaliação de Textos - Orientações para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias literárias, Crônicas e Artigo de opinião. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-Rom de orientação para professores).

GOLDSTEIN, N. S. . Manuel Bandeira: Um Percurso Poético (aula). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

HANSEM, João Adolfo ; GARCEZ, M HELENA N ; GOLDSTEIN, N. S. . MANUEL BANDEIRA: UM PERCURSO POÉTICO [ CURSO: CLÁSSICOS NA SALA DE AULA]. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLDSTEIN, N. S. . Aspectos dialógicos da leitura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLDSTEIN, N. S. . LEITURA DO TEXTO POÉTICO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOLDSTEIN, N. S. . LEITURA DE POETAS MODERNISTAS. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLDSTEIN, N. S. . ASPECTOS DO TEXTO: GRAMATICALIDADE, TEXTUALIDADE, DISCURSIVIDADE. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOLDSTEIN, N. S. ; CHAVES, M. D. G. . LEITURA DE POESIA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOLDSTEIN, N. S. . LEITURA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Linguagem literária e ensino de língua materna, Descrição: Descrição de práticas escolares voltadas para o trabalho com o texto literário, visando a verificar como os seus diversos aspectos ? gramaticais, discursivos e textuais- produzem efeitos de sentido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Coordenador / TARABORELLI, Luciana - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Gêneros e ensino de língua materna, Descrição: Trata-se de pesquisa voltada à análise de resultados do trabalho com gêneros em salas de aula do ensino de LÍNGUA PORTUGUESA em todos os níveis de ensino. A finalidade é obter subsídios que auxiliem os professores de português de ensino fundamental e médio. Dentre outros aspectos, pretende-se observar a estabilidade e instabilidade dos gêneros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Coordenador / BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO - Integrante.

  • 2011 - 2015

    ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, Descrição: O projeto foi iniciado em 2011 pela coordenadora Norma Seltzer Goldstein. Orientandas matriculadas em março de 2012 passaram a integrá-lo: duas mestrandas ( Danielle Capriolli Machado Silva e Simone Gonçalves) e três doutorandas (Helba Carvalho, Helena Weisz Salles e Renata Angélica P. Ferreira). As pesquisas partem do estudo dos gêneros discursivos e textuais e recorrem a outros suportes teóricos pertinentes, visando a aplicações em classes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os corpora resultantes serão objeto de análise e reflexões que devem resultar em propostas de trabalho com leitura, produção textual e gramática nos três níveis de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Coordenador / Danielle Capriolli Machado Silva - Integrante / Simone Gonçalves - Integrante / Helba Carvalho - Integrante.

  • 2006 - 2011

    Gêneros e Ensino de Língua Materna, Descrição: O projeto envolve sete orientandos: uma mestranda e sete doutorandos. A maioria dos trabalhos associa a pesquisa teórica à aplicação em salas de ensino de Língua Materna, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior. O ponto de partida é a concepção de "gêneros do discurso" proposta por Bakhtin. Em duas das pesquisas, há uma parceria com o projeto ESCREVENDO O FUTURO, do Instituto ITAÚ associado ao CENPEC: são analisadas as produções textuais discentes do Estado de São Paulo, premiadas pelo concurso, em 2004. O grupo de pesquisadores espera que dissertação e teses, depois de finalizadas, proponham sugestões de encaminhamento para o trabalho com leitura e produção textual no ensino de língua materna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Coordenador / SILVIA HELENA NOGUEIRA - Integrante / IRENE DA SILVA COELHO - Integrante / EDSON FIORENTINO JOSÉ - Integrante / Genize Molina Zilio - Integrante / Ana Elvira Gebara - Integrante / Jaqueline Moraes Fiorelli - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 7

  • 2005 - 2011

    Ensino-aprendizagem da escrita na formação do profissional de nível universitário, Descrição: O projeto ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO visa ao intercâmbio entre duas tradições letradas diferentes entre si, a francesa e a brasileira, por meio da colaboração entre pesquisadores ligados a uma instituição francesa, UNIVERSIDADE STNDHAL GRENOBLE III e duas instituições brasileiras, USP e UNICAMP. O objetivo do intercâmbio se especifica em oito subtemas: a) o do letramento do professor; b) o do processo de letramento de estudantes universitários em situação de formação profissional; c) o das práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em contextos de ensino; d) o da utilização de recursos que incluam a convivência intersemiótica; e) o dos processos de escrita na interface com questões de leitura; f) o do texto literário em atividades de leitura e ensino de gramática; g) o da produção textual de formandos em Letras no que se refere ao seu processo de construção, de retextualização e de apropriação do saber científico em sua produção escrita. O projeto foi aprovado em 05/11/2004, tendo iniciado oficialmente suas atividades em 03/01/2005, pelo convênio CAPES -COFECUBE com o número 510/05. Em abril de 2005, viajei a Grenoble, com a missão de desenvolver atividades públicas (reuniões com colegas da Universidade Sthendal Grenoble III, participantes do projeto; aulas e comunicações) e atividades individuais ( pesquisas em bibliotecas, visitas a livrarias, discussão em grupos de pesquisa). As atividades desenvovidas tinham em comum a reflexão sobre a aprendizagem da escrita.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Integrante / ANA MARIA JUNGUEIRA FABRINO - Integrante / INÊS SIGNORINI - Integrante / Manoel Gonçalves Correa - Coordenador / Helena Nagamini Brandão - Integrante / Sheila Vieira de Camargo Grillo - Integrante / Angela Bustos Kleimann - Integrante / Maria de Lourdes Matencio - Integrante / Silvana Mabel Serrani Infante - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Université Stendhal - Grenoble III - Auxílio financeiro / Programa Francês de Cooperação Em Matéria de Pesquisa Com o Brasil - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2006

    Discurso da prosa e da poesia modern. e contempor., Descrição: Esse projeto é voltado para a pesquisa estilística das características de gêneros em prosa e poesia, produzidos a partir dos anos 30 do século XX. No momento, está sendo concluído um doutorado voltado para a poesia de AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, por Sonia B. Castino, sem nenhuma bolsa ou financiamento; e um mestrado por CLAUDIA KUCHARSKY sobre o gênero em prosa "press-release", com bolsa CNPQ. Ambos os trabalhos devem ser defendidos em 2006.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Coordenador / Sonia B Castino - Integrante / Claudia Kucharsky - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1992 - 2006

    proj de inic científica: traços marcantes na poesia de M Ban, Descrição: O projeto consistiu em pesquisa em grupo, com alunos de graduação, alguns deles bolsisas de iniciação científica do CNPQ-PIBIC- USP, outros da FAPESP. A finalidade da pesquisa era o levantamento dos traços marcantes na produção poética de Manuel Bandeira. O conjunto dos trabalhos foi publicado em livro, pela Editora HUMANITAS da FFLCH USP, em dezembro de 2005, com o título TRAÇOS MARCANTES NO PERCURSO POÉTICO DE MANUEL BANDEIRA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Norma Seltzer Goldstein - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 6

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. , AV PROF LUCIANO GUALBERTO 403 - DLCV, Cidade Universitária, 05508900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30312330, Fax: (11) 30915035, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1997 - 1997

Universidade de Oslo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)- PROF VISITANTE, Carga horária: 16

Outras informações:
PROFESSOR VISITANTE- CONFORME CONVÊNIO ENTRE A UNIVERSIDADE DE OSLO E A FFLCHUSP

Atividades

  • 04/1997 - 04/1997

    Ensino, LEITURA DA POESIA MODERNISTA., Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA BRASILEIRA

  • 04/1997 - 04/1997

    Ensino, A Linguagem Literária do Modernismo Brasileiro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA: ESTILÍSTICA

  • 04/1997 - 04/1997

    Extensão universitária , Instituto de Estudos Românicos, Departamento de Línguas Românicas.,Atividade de extensão realizada, CURSO: TRAÇOS ESTILÍSTICOS DA POESIA MODERNISTA BRASILEIRA.

2014 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor aposentado colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como docente e orientador no programa de mestrado profissionalizante em Letras - PROFLETRAS

2000 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Docente Sênior

1988 - 2000

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR EFETIVO POR CONCURSO PÚBLICO

Atividades

  • 07/2000

    Ensino, Filologia e Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ESTILÍSTICA E POESIA: LEITURAS DO POEMA

  • 07/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Linhas de pesquisa

  • 03/1996

    Ensino, Filologia e Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DISCURSO DA POESIA MODERNISTA

  • 03/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

  • 02/1991 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Linhas de pesquisa

  • 03/1989 - 07/2000

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA

  • 07/1993 - 07/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 02/1989 - 02/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

1977 - 1987

Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1978 - 02/1987

    Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1977 - 02/1987

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA, TEORIA LITERÁRIA

1994 - 1998

Centro Universitário Ibero Americano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1995 - 02/1998

    Direção e administração, Faculdade de Letras Tradutor Intérprete, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1994 - 02/1998

    Ensino, Letras Tradutor Intérprete, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA LITERARIA

1972 - 1979

Faculdades Associadas do Ipiranga

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR HORISTA, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1973 - 02/1979

    Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, COORDENAÇÃO DE CURSO.

  • 03/1973 - 02/1979

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA FRANCESA, TEORIA LITERÁRIA

1988 - 1989

Coordenadoria de Estudos E Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO DE EQUIPE TÉCNICA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 32

Atividades

  • 03/1988 - 02/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Cenp, Equipe de Língua Porguesa.

  • 03/1988 - 02/1989

    Treinamentos ministrados , Cenp, Equipe de Língua Porguesa.,Treinamentos ministrados, CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIIO