Cid Vasconcelos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Sociologia pela mesma instituição (2007). Tem experiência na área de Sociologia e Comunicação Social, com ênfase principalmente nos seguintes temas: cinema, nação, melodrama, modernização e história social.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2003 - 2007

Universidade Federal do Ceará
Título: Melodrama e Nação no Cinema Brasileiro dos Anos 1940
Julia Maria de Pereira Miranda Henriques. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; melodrama; Estado Novo.

Mestrado em Sociologia

1998 - 2000

Universidade Federal do Ceará
Título: O Trem em Camocim: Modernização e Memória,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Linda Maria Pontes Gondim
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cinema; memória; modernização; relações de trabalho.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem

1997 - 1998

Universidade Federal do Ceará

Especialização em Democracia, Poder e Liberdade

1996 - 1998

Universidade Federal do Ceará

Graduação em Ciências Sociais

1989 - 1994

Universidade Estadual do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Italiano Básico 1. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2006 - 2006

Tradução e Percepção - Ciências Sociais em Diálogo. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2006 - 2006

Oficina de Montagem. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Cultura, SECSP, Brasil.

2004 - 2004

Imagens da Metrópole na França e no Brasil. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em TOEFL - Test of English as a Foreign Language. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1998 - 1998

English as a Second Language Course, level 7 of 10. , Language Studies Canada, LSC, Canadá.

1997 - 1997

Extensão universitária em Canudos - Cem Anos de Destruição. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1996 - 1996

Planejamento, Liderança e Cooperação Internacional. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

1996 - 1996

Sociedade, Indivíduo, Sujeito. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Francês

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RODRIGUES, L. R. A. ; CARVALHO, C. V. ; MACEDO, S. ; TEIXEIRA, C. V. . I Semana de Cinema. 2013. (Outro).

CARVALHO, C. V. ; GATTI, José . X Seminário de Pesquisa do PPGCOM-UTP. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso do Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose. De Machimbombos e de Margaridas: Compartilhando Memórias Encantadas e Desencantadas de Moçambique. 2018. (Congresso).

XXII Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. De Yvones e Margaridas: Compartlhando Memórias Desencantadas de Moçambique. 2018. (Congresso).

O Centenário da Revolução Russa.Antes do Realismo Socialista. 2017. (Seminário).

XL Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Longe do Imaginârio Cristão e Perto do Nacional-Popular? La Terra Trema, de Luchino Visconti. 2017. (Congresso).

XXI SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Guerra de Estrelas?: O Star-System e as Revistas Italianas (1938-1944). 2017. (Congresso).

I Colóquio Cinema, Literatura e Tradução.Uma Janela (Embaciada) Para o Mundo. 2014. (Simpósio).

Treinamento de Integração para Novos Servidores Docentes e Técnicos Administrativos da UFPE tiva. 2014. (Outra).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Qual Realismo é o Novo? Estratégias de Afirmação das Origens do Neo-Realismo no Discurso Crítico do Pós-Guerra na Itália e na França. 2013. (Congresso).

Hispanismo(s): Limites Incertos.Gênero (genre) e Gênero (gender) revisitados no panorama do cinema clássico mexicano: o caso "Susana". 2012. (Simpósio).

III Congresso Internacional da ASAECA. Apontamentos sobre o Realismo no Fascismo. 2012. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de História da mídia.Primeiras e Segundas Impressões sobre o Cinema pela Mídia Impressa. 2011. (Encontro).

XV Encontro Socine.A Concepção de Realismo na Produção Efetivada Durante o Fascismo. 2011. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História.A Concepção de Realismo na Produção Cinematográfica Efetuada Durante o Fascismo. 2011. (Simpósio).

Texto e Cultura.O Romantismo em Argila (1940), de Humberto Mauro. 2008. (Encontro).

70 Anos do Estado Novo.melodrama e nação no cinema brasileiro dos anos 1940. 2007. (Simpósio).

II Encontro de Ciências Sociais do Ceará.GT Imagens, Identidades e Ciências Sociais. 2007. (Encontro).

V Seminário de Pesquisa do Departamento de História.Imagens e Sons no Estado Novo. 2007. (Seminário).

XI Encontro Internacional da Sociedade de Estudos de Cinema (Socine).Estratégias Melodramáticas em Aves sem Ninho x Estratégias Melodramáticas em Bicho de 7 Cabeças. 2007. (Encontro).

25 Reunião Brasileira de Antropologia. 25 Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. (Congresso).

Debates Incalculáveis.Atualidade e Limites do Melodrama - de Griffith a Ken Loach. 2006. (Outra).

X Encontro Brasileiro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.Melodrama e Nação em Duas Seqüências de Aves sem Ninho (1939), de Raul Roulien. 2006. (Encontro).

XI Visible Evidence. XI Visible Evidence. 2006. (Congresso).

XVIII Encontro Regional ANPUH.XVIII Encontro Regional de História. 2006. (Encontro).

IX Encontro do SOCINE.IX Encontro do SOCINE. 2005. (Encontro).

Imagens da Metrópole na França e no Brasil.Imagens da Metrópole na França e no Brasil. 2004. (Outra).

Sociedade Brasileira de Sociologia. Retratos do Brasil em Movimento: A Elaboração da Identidade do País na Produção Cinematográfica Documental da Década de 1970. 2003. (Congresso).

IX Encontro de Ciências Sociais Norte-Nordeste.IX Encontro de Ciências Sociais Norte-Nordeste. 1999. (Encontro).

VI Reunião Regional de Antropólogos do Norte e Nordeste. IV Reunião Regional de Antrópologos do Norte e Nordeste. 1999. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais.XIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiz Eduardo Rodrigues Geraldo

PUCCI Jr., Renato; OLIVEIRA, Dennison;CARVALHO, C. V.. As Transformações das Ficções Seriadas Televisivas. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Gustavo Colares Melo Carlos

LUCAS, M.R.L; SAMPAIO, I. S. V.;CARVALHO, C. V.. Situação de Mídia: Os Meios de Comunicação nos Filmes de Pedro Almodóvar. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Camila Vieira da Silva

FURTADO, S.B.;CARVALHO, C. V.; OLIVEIRA, A.W.. Sensorialidade, Corpo e Narrativa no Cinema Contemporâneo da Ásia. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Beatriz Furtado Alencar Lima

ALVES, S.F;CARVALHO, C. V.; SILVA, C.A.V.. Abril Despedaçado Transmutado para o Cinema: Da Albânia ao Brasil. A Tragédia em Cena. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Kenia Almeida Nunes

SANTANA, G.; DA SILVA, J.C.; PORTO, R. M.;VASCONCELOS, C.; LACERDA, L. F. B.. No Escuro do Cinema: Interpretações da Visibilidade Homoerótica Masculina em Três Filmes Norte-Americanos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Henrique Xavier Pinto

Matos, Teresa Cristina Furtado; QUEIROZ, T. C. N.; SILVA, V. O.; SANTANA, G.;VASCONCELOS, C.. Imagens de Si e dos Outros: Os Festivais Cinecongo, Festissauro e Curta Coremas como janelas de exibição para o semiárido paraibano. 2017 - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jaison Castro e Silva

LUCAS, M.R.L; RAMOS, Alcides Freire; DIDIMO, M.;CARVALHO, C. V.; SILVA, J. P.. A Tessitura Insuspeita: Cosmopolitismo, Cinema Nacional e Trajetórias do Olhar em Walter Hugo Khouri e Luis Sérgio Person. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Frederico Antonio Cordeiro Feitoza

Pryston, Angela; CUNHA, Paulo; LOPES, Denilson; NINO, Maria do Carno Siqueira;CARVALHO, C. V.. Crítica da Imagem Fascista. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Audrey Rejane Gomes Carneiro

RODRIGUES, L. R. A.;CARVALHO, C. V.; CARREIRO, R.. A Importância do Cinema como Prática Pedagógica na Informática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Emanuelle de Fátima Souza Santos

RODRIGUES, L. R. A.; CARREIRO, R.;CARVALHO, C. V.. Formação Docente e o Uso das Mídias: Um Olhar sobre as Políticas Governamentais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: CRISTINA MARIA DOS SANTOS FLORÊNCIO

RODRIGUES, L. R. A.;CARVALHO, C. V.; CARREIRO, R.. Mídias na Educação Superior: O Caso do Projeto Vide o Vídeo e a Geração NET. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gutemberg dos Santos Cavalcanti

RODRIGUES, L. R. A.;CARVALHO, C. V.; CARREIRO, R.. O Uso de Programas do TV Escola na Rede Pública de Ensino do Recife: O Vídeo como Instrumento Didático. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Emanuela Joana Silva de Souza

VASCONCELOS, C.; CARREIRO, R.; RODRIGUES, L. R. A.. Mídia na Educação: Ferramenta Indispensável para uma Aprendizagem Significativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Francisca Edwiges Pinheiro Ximenes

CARVALHO, C. V.. Proposta para um Projeto de Preservação e Catalogação do Mini Museu Firmeza. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metologia do Ensino em Artes) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fernanda Cristina Nobre de Andrade

CARVALHO, C. V.. O Ensino de Dança no CEFET. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino em Artes) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francélia da Silva Maia

CARVALHO, C. V.. Como Desenvolver um Olhar Crítico Através do Cinema Junto à Escola Pública. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Danillo Medeiros Gonçalo da Silva

Pryston, Angela; CASTANHA, C. S.;VASCONCELOS, C.. Espaços Fazem Cinema: A Representação Moderna em Antonioni e Hugo Santiago. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Daniel Albuquerque Becker

RODRIGUES, L. R. A.; COSTA, M. M.;VASCONCELOS, C.. Impressões de Realidade no Cinema de Kiarostami. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alexandre Santos Mapa

VASCONCELOS, C.; R.M. Silva; WELLER, F.. Gritando! - Punk, Rock, Skate e Underground: A História do Gritando HC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Julia Vasconcelos de Lima

FERRAZ, J. M. P.;VASCONCELOS, C.; CAVANI, J.. Acredite se Quiser. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Anderson Correia da Rocha

Pryston, Angela; COSTA, M. M.;VASCONCELOS, C.. Rupturas: Um Olhar Sobre Jia ZhangKe e a Sexta Geração do Cinema Chinês. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alexandre da Mata Leite Moura, Débora Vieira Lacerda et al

WELLER, F.;VASCONCELOS, C.; OLIVEIRA, A.. Do Diabo - Realização de Curta-Metragem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Olga Barbosa Araújo

Araújo, Olga B.;CARVALHO, C. V.; Déo, Douglas; MACEDO, S.. Gangsteres no Cinema Americano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rebecca Cyria B

PINHEIRO, R. C. B.; Pryston, Angela; André Ant:onio;CARVALHO, C. V.. S. Pinheiro.Um Olhar sobre Gene Kelly. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paula Riff Queiroz de Oliveira

Pryston, Angela; DEO, D.;CARVALHO, C. V.. O Feminino no Cinema de Luis Buñuel: Uma Análise dos Filmes "Susana", "Veridiana", "Tristana" e "Bela da Tarde". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Stamberg José da Silva Júnior

TEIXEIRA, C. V.;VASCONCELOS, C.. (Anti) Colonialismo, Cinema e Revolução: As Contribuições de Frantz Fanon na Obra de Gláuber Rocha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Douglas Déo Ribeiro

CARREIRO, R.; WELLER, F.;CARVALHO, C. V.. Crise na Obra de Roman Polanski. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rafael Dantas Freire

CARREIRO, R.;CARVALHO, C. V.; NETO, O.. Diabo na Carne: O Horror que Mora no Subconsciente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Thalita Juliana de Araújo

Feltrin, F.H;CARVALHO, C. V.; FISCHER, S.. Memória em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: Possibilidade de Leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Annadia Leite Brito

FROTA, H.B.; FURTADO, S.B.;CARVALHO, C. V.. Flexibilização dos Direitos Autorais Frente às Mudanças Sócio-Econômicas: Gestão pelo Autor e Acesso para o Público. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Diego Batista de Morais

DUMARESQ, D.; OLIVEIRA, A.W.;CARVALHO, C. V.. Do Sol Nascente a Hollywood: Análise da Cultura do Remake com Base nas Versões do Filme "O Grito". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Carvalho Maia Filho

Acselrad, M.;CARVALHO, C. V.; Filho, G.. Cinema Brasileiro da Pós-Retomada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Leonel de Deus Torquato

LUCAS, M.R.L;CARVALHO, C. V.; LUCAS, R.J. de L.. Tough Guy: A Personagem Sam Spade no Filme Relíquia Macabra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jucimara Queiroz Gurgel

CARVALHO, C. V.; MENDES, E. S.; B.F.VIRINO, A.. Da Doutrina à Imprensa: O Povo Investe em Novos Leitores Através do Suplemento Infantil Clubinho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: Marcelus Rocha de Lima

MENDES, E. S.;CARVALHO, C. V.; BAVARESCO, M.. Desligue a TV e Vá Ler um Livro - Análise da Campanha de Incentivo à Leitura da MTV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: Marcos Antônio Moraes Lima

CARVALHO, C. V.; LEITE, K.L.C; ALVES, S.F. O Melodrama e a Tragédia Televisiva - Um Estudo do Rota 22. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: Daniella da Silva Araújo

ALVES, S.F;CARVALHO, C. V.; GIBAJA, C.. A Tradução Intersemiótica do Livro Cidade de Deus para o Cinema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: Izabel Cristina Oliveira Silveira

ALVES, S.F;CARVALHO, C. V.; SANDES, J.A.F. Jornalismo Cultural: Análise das Resenhas de Cinema da Revista Set. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: José Eder da Silva Costa

ALVES, S.F; MELGAR, C.H.G;CARVALHO, C. V.. Publicidade e Sociedade: Análise Semiótica dos Comerciais da TV do Greenpeace em Defesa do Meio Ambiente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: Maria Lina Carneiro de Carvalho

DUMARESQ, D.; Acselrad, M.;CARVALHO, C. V.. Dançando entre o Trágico e o Melodramático. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Catarina de Oliveira Lionel

Carvalho, S.M.R;CARVALHO, C. V.; TELES, S.M.M. Revista Quem Acontece Regional: Marketing Criativo e Inovador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em marketing) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Thiago Araújo Cavalcanti

CATUNDA, E.; MENDES, E. S.;CARVALHO, C. V.. Britney Spears. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.

Aluno: Adriano Paulino de Almeida

CARVALHO, C. V.; FERREIRA, R. R.; MACHADO, E. G.. Identidades em Retratos Narrados: O Lugar do Nome ou o Nome como Lugar - Quando Nomear é Produzir Fronteiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Fundação Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Amos Bernardino de Souza

CARVALHO, C. V.; FREITAS, G. J.; BRAGA, U. S.. Imagens da Seca de 1877: Um Olhar Sociológico a Partir da Ficção na Fortaleza do Final do Século XIX. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Iviane dos Santos Muniz

CARVALHO, C. V.; ALBUQUERQUE, J.L.C; AIRES, M. P.. Droga da Tomada: Um Estudo com Pais de Crianças Entre 7 e 10 Anos Acerca da Sexualidade na Programação Televisiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Josenira Unias Dias Ribeiro

CARVALHO, C. V.; AIRES, M. P.; PARENTE, F. J. C.. Centro Cultural Dragão do Mar: Uma Experiência de Democratização na Política Cultural do Governo das Mudanças. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Guilherme Linhares Neto

CARVALHO, C. V.; BEZERRA, R. G.; AIRES, M. P.. A Cultura Rock Enquanto Expressão e Referência de Comportamento e Construção da Identidade Juvenil - Um Estudo das Bandas Musicais da Cidade de Fortaleza. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.

Costa, Manuela; C. Soares;VASCONCELOS, C.. Seleção Professor Substituto. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

Capibaribe, F.; NOGUEIRA, B.;CARVALHO, C. V.. Seleção para professor substituto. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

Gouveia, A.;VASCONCELOS, C.; RODRIGUES, L. R. A.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

CARREIRO, R.;CARVALHO, C. V.; MACEDO, S.. Seleção para Professor Substituto para o preenchimento da vaga. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

EVANGELISTA, M. S.; RAMOS, A.;VASCONCELOS, C.. IX Festival de Cinema de Triunfo. 2016. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

SILVA, J. C.; LUCAS, M.R.L;CARVALHO, C. V.; Clóvis Ramiro J.N.. Os Despojos da Imagem: Regimes de Visualidade e Cosmopolitismo no Cinema de Walter Hugo Khouri e Luís Sergio Person (1965-1968). 2013. Universidade Federal do Ceará.

LINS, A.; MENDONCA, F.;CARVALHO, C. V.. Seleção Funcultura-Fundarpe. 2013. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

PUCCI Jr., Renato; Denise Guimarães;CARVALHO, C. V.. Transposição do Mangá para o Live Action e Animê: Diálogo entre Diferentes Mídias. 2011. Universidade Tuiuti do Paraná.

FISCHER, S.; SALGADO, Luis Antonio;CARVALHO, C. V.. O Sistema Visual de Tron (1982): A Busca por uma Estrutura Verossímil da Imagem. 2011. Universidade Tuiuti do Paraná.

CARVALHO, C. V.; BRAGA, U. S.; SULINA, A.. monitor. 2002. Universidade Estadual do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alexandre Santos Mapa

Gritando Hardcore; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Emanuela Joana Silva de Souza

Mídia na Educação: Ferramenta Indispensável para uma Aprendizagem Significativa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cid Vasconcelos;

Francélia da Silva Maia

Como Desenvolver um Olhar Crítico Através do Cinema Junto à Escola Pública; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino em Artes) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Cid Vasconcelos;

Alexandre Santos Mapa

Gritando! - Punk, Rock, Skata e Underground: A História do Gritando HC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cid Vasconcelos;

Olga Barbosa Araújo

Gangsteres no Cinema Americano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cid Vasconcelos;

Marcos Antônio Moraes Lima

O Melodrama e a Tragédia Televisiva - Um Estudo do Rota 22; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil; Orientador: Cid Vasconcelos;

Iviane Santos Muniz

A Droga da Tomada: Um Estudo com Pais de Crianças Entre 7 e 10 Anos Acerca da Sexualidade na Programação Televisiva; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Cid Vasconcelos;

Inana Maria Sabino Fernandes

A Narrativa Cinematográfica na Trilogia Militar de Rossellini: L'Uomo dalla Croce; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cid Vasconcelos;

Rodrigo Silva Pereira

Propostas de Realismo no Cinema de Francesco De Robertis; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid Vasconcelos;

Álvaro Renan José Brito Alves

Visconti e sua Formação, Confluências entre; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid Vasconcelos;

Lorena Martins Arouche

Salta aos Olhos: Uma Breve Análise do Novo Cinema Argentino em Três Filmes de Lucrecia Martel; 2014; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cid Vasconcelos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VASCONCELOS, C. . Era uma Vez a América: A Sombra de Hollywood Sobre a Cinecittà. Fênix (UFU. Online) , v. 13, p. 1, 2016.

  • VASCONCELOS, C. . Qual Realismo é o Novo? Estratégias de Afirmação das Origens do Neorrealismo no Discurso Crítico do Pós-Guerra na Itália e na França. Cadernos de Comunicação (UFSM) , v. 20, p. 1, 2016.

  • CARVALHO, C. V. . Introdução à "Trilogia Militar" de Roberto Rossellini: Tão Longe, Tão Perto do Fascinante Fascismo. RUA. Revista Universitária do Audiovisual , v. s/v, p. s/n-s/n, 2010.

  • CARVALHO, C. V. . O Filme e seu Duplo: Algumas Observações sobre. Comunicação & Inovação , v. 10, p. 54-63, 2009.

  • CARVALHO, C. V. . O Cinema Vira Notícia nos Estados Unidos: Segundas Impressões sobre o Cinema pela Mídia. Fênix (UFU. Online) , v. 6, p. s/n-s/n, 2009.

  • CARVALHO, C. V. . O Cinema como Objeto de Estudo Acadêmico. Política & Trabalho (UFPB. Impresso) , v. 31, p. s/n-s/n, 2009.

  • CARVALHO, C. V. . Argila: Uma Visão Romântica do Brasil?. Ciberlegenda (UFF) , v. 18, p. 1-21, 2007.

  • CARVALHO, C. V. . O Olhar Melodramático. Revista AV , v. 3, p. sem numeração-s/n, 2007.

  • CARVALHO, C. V. . Koyaanisqatsi ou o Execrável Mundo Novo. Caligrama (ECA/USP. Online) , São Paulo, São Paulo, v. 1, n.1, p. 1-14, 2005.

  • CARVALHO, C. V. . Uma Leitura em Dois Momentos: Nós, de Artavadz Pelechian. Semiosfera (UFRJ) , n.8, 2005.

  • CARVALHO, C. V. . Aspectos do Nacionalismo no Cinema Brasileiro. Ciberlegenda (UFF) , Niterói, Rio de Janeiro, v. 13, n.13, p. sem numero-s/n, 2004.

  • CARVALHO, C. V. . Trem e Cinema: Modernização e Memória. Política & Trabalho , João Pessoa, v. 16, p. 171-184, 2000.

  • Cordeiro, C. ; CARVALHO, C. V. ; Silva, V.A da . Município Saudável: Relato das Experiências em Cratéus e Sobral. 1. ed. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. 61p .

  • VASCONCELOS, C. . Nós, de Artavadz Peleshian. In: Henri Arraes Gervaiseau; Marcius Freire; Paula Prestes Penney. (Org.). Documentário: Território Expandido. 1ed.Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2018, v. , p. 51-57.

  • VASCONCELOS, C. . Antes do Realismo Socialista. In: Jefferson Gustavo Lopes; Maurício Gonçalves. (Org.). A Revolução deOutubro de 1917 - 100 Anos Depois. 1ed.Recife: NEEPD, 2018, v. , p. 51-62.

  • VASCONCELOS, C. . A Longa Noite do Medo e do Esquecimento. In: Araújo, Denize Correia; Morettin, Eduardo Victorio; Reia-Baptista, Vitor. (Org.). Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais. 1ed.Porto, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016, v. , p. 243-265.

  • VASCONCELOS, C. ; CARVALHO, C. V. . A Concepção de Realismo na Produção Cinematográfica Efetuada Durante o Fascismo: A Trilogia Militar de Roberto Rossellini. In: Souza, Gustavo; Cánepa, Laura; de Bragança, Maurício; Carreiro, Rodrigo. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audiovisual. 1ed.São Paulo: Socine, 2012, v. 2, p. 329-342.

  • CARVALHO, C. V. . Sobra a Coralità e outras Estratégias Discursivas em Paisà de Roberto Rossellini. In: MEDEIROS, Aline da Silva; RIOS, Kênia Souza; LUCAS, Meize Regina Lucena. (Org.). Cultura e Memória. Vol. 2 Imaginário e Cultura. Fortaleza: Nudoc/Instituto Frei Tito de Alencar, 2011, v. 2, p. 335-354.

  • CARVALHO, C. V. . Women as Civilizers in 1940s Brazilian Cinema: Between the Passion and the Nation. In: Darlene J. Sadlier. (Org.). Latin America Melodrama: Passion, Pathos and Entertenaiment:. Urbana & Chicago: Chicago University Press, 2009, v. , p. 64-76.

  • CARVALHO, C. V. . Melodrama e Nação em Duas Seqüências de Aves sem Ninho, de Raul Roulien. In: Rubens Machado Jr; Rosana de Lima Soares; Luciana Corrêa de Araújo. (Org.). Estudos de Cinema Socine. 1ed.São Paulo: Annablume, 2007, v. , p. 181-189.

  • Feitosa, Angélica ; CARVALHO, C. V. . Cinema Novo de Novo. Jornal O Povo, 09 jan. 2010.

  • FREIRE, F. ; BOZON, Serge ; CARVALHO, C. V. . Cinema Vermelho, Azul e Branco. Diário do Nordeste, Fortaleza, 26 out. 2009.

  • FREIRE, F. ; CARVALHO, C. V. . Mais uma Lista. Diário do Nordeste, Fortaleza, 26 dez. 2008.

  • CARVALHO, C. V. . A Trajetória do Movimento. Diário do Nordeste, Fortaleza, p. 3 - 3, 17 ago. 2008.

  • NUNES, H ; CARVALHO, C. V. . Assim Nasceu o Cinema. Diário do Nordeste, Fortaleza, 08 abr. 2008.

  • CARVALHO, C. V. . O Anjo Caído. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 7 - 7, 09 jun. 2007.

  • CARVALHO, C. V. . Um por Todos. Jornal O Povo, Fortaleza, p. p.6 - p.6, 06 jan. 2006.

  • CARVALHO, C. V. . Os Melhores de 2005. Jornal O Povo, Fortaleza, 18 dez. 2005.

  • CARVALHO, C. V. . Para Além do Dogma. O Povo, Fortaleza, 16 dez. 2005.

  • CARVALHO, C. V. . Truffaut. O Povo, Fortaleza, p. 3 - 3, 27 jun. 1998.

  • CARVALHO, C. V. . A Crítica e a Personalidade Esquizóide do Cinema. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 7B - 7B, 12 jun. 1998.

  • CARVALHO, C. V. . Kane In Off. O Povo, Fortaleza, p. 4 - 4, 15 nov. 1997.

  • VASCONCELOS, C. . Longe do Imaginário Cristão e Perto do Nacional-Popular?. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

  • VASCONCELOS, C. . Qual Realismo é o Novo? Estratégias de Afirmação das Origens do Neo-Realismo no Discurso Crítico do Pós-Guerra na Itália e na França. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2013, Manaus. XXXVI Intercom, 2013.

  • CARVALHO, C. V. . A Trilogia Militar de Roberto Rossellini: Apontamentos sobre o Realismo no Fascismo. In: III Congresso Internacional da ASAECA, 2012, Córdoba. Actas del III Congreso Internacional de ASAECA, 2012.

  • CARVALHO, C. V. . Segundas Impressões sobre o Cinema pela Mídia Impressa. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. 8º Encontro Nacional de História da Mídia-Rede Alcar, 2011.

  • CARVALHO, C. V. . O Filme e seu Duplo: Algumas Observações sobre Cabra Marcado para Morrer e Inocência Desprotegida. In: II Encontro de Ciências Sociais do Ceará, 2007, Sobral. II Encontro de Ciências Sociais do Ceará, 2007.

  • CARVALHO, C. V. . Mulheres Civilizadoras e a Representação do Popular. In: XVIII Encontro Regional de História, 2006, Assis. XVIII Encontro Regional da ANPUH. Assis: Unesp, 2006.

  • CARVALHO, C. V. . Melodrama e Nação em Duas Seqüências de Aves sem Ninho. In: X Encontro Brasileiro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2006, Ouro Preto. Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Annablume, 2006. v. VII.

  • VASCONCELOS, C. . Melodrama e Nação no Cinema Brasileiro dos Anos 1940. In: XVIII Encontro Regional de História - ANPUH, 2006, Assis. XVIII Encontro Regional de História - ANPUH, 2006.

  • CARVALHO, C. V. . O Trem em Camocim: Modernização e Memória. In: IV Reunião Regional de Antrópologos do Norte e Nordeste, 1999. IV Reunião Regional de Antrópologos do Norte e Nordeste. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi/UFPA/CNPq/SECTAM/FUNTEC/ABA, 1999. p. 56-56.

  • CARVALHO, C. V. . Comentários sobre algumas Contribuições de Tocqueville para a Compreensão da Ética Moderna. In: XIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, 1997, Campinas. XIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

  • VASCONCELOS, C. . Ressignificando Imagens de Fundação. In: III Coloquio Internacional Cinema e História, 2018, Foz do Iguaçu. III Colóquio Internacional Cinema e História, 2018. p. 51-52.

  • VASCONCELOS, C. . A Concepção de Realismo na Produção Cinematográfica Efetivada Durante o Fascismo. In: XV Encontro Socine, 2011, Rio de Janeiro. Anais, 2011.

  • VASCONCELOS, C. . Memória e Fascismo em Três Aportes: Florestano Vancini. In: V Congresso Internacional ASAECA, 2016, Quilmes. V Congresso Internacional ASAECA, 2016.

  • CARVALHO, C. V. . O Romantismo em Argila (1940), de Humberto Mauro. In: Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

  • CARVALHO, C. V. . O Cinema Documental dos Anos 70 e a Identidade Nacional. In: XI Congresso Nacional de Sociologia, 2003, São Paulo. XI Congresso Brasileiro de Sociologia. Unicamp: SBS, 2003.

  • VASCONCELOS, C. . Uma Janela (Embaciada) para o Mundo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASCONCELOS, C. . Qual Realismo é o Novo? Estratégias de Afirmação das Origens do Neo-Realismo no Discurso Crítico do Pós-Guerra na Itália e na França. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, C. V. . Apontamentos sobre o Realismo no Fascismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . Segundas Impressões sobre o Cinema pela Mídia Impressa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . A Concepção de Realismo na Produção Efetivada Durante o Fascismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . O Romantismo em Argila (1940), de Humberto Mauro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . Estratégias Melodramáticas em Aves sem Ninho X Estratégias Melodramáticas em Bicho de 7 Cabeças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . Melodrama e Nação no Cinema Brasileiro dos Anos 1940. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, C. V. . O Filme e seu Duplo: Algumas Considerações sobre "Cabra Marcado para Morrer" e "Inocência Desprotegida". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . Mulheres Civilizadoras e a Representação do Popular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . Melodrama e Nação em Duas Seqüências de Aves sem Ninho, de Raul Roulien. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . O Trem em Camocim: Modernidade e Memória. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . O Trem em Camocim: Modernidade e Memória. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, C. V. . Comentário sobre Algumas Contribuições de Tocqueville para a Compreensão da Ética na Modernidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, C. ; SITNEY, P. A. . A Resistência de Rossellini. Palhoça: Revista Crítica Cultural. Universidade do Sul de Santa Catarina., 2016. (Tradução/Outra).

  • BASHKAR, I. ; VASCONCELOS, C. . 'Poética Histórica', Narrativa e Interpretação, 2015. (Tradução/Artigo).

  • SITNEY, P. A. ; VASCONCELOS, C. . O Eclipse. Palhoça: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2013. (Tradução/Outra).

  • CARVALHO, C. V. . Nelson Pereira dos Santos. Campinas: Papirus, 2012. (Tradução/Livro).

  • CARVALHO, C. V. . Entrevista com Aleksandr Sokurov, 2009. (Tradução/Outra).

  • CARVALHO, C. V. . O Primeiro Cinema e a Estruturação de um Cinema Narrativo ou De Edison a Caligari. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2008 (Apostila).

  • STOLLER, P. ; CARVALHO, C. V. . A Respeito de Rouch: Reinterpretando a Cultura Colonial da África Ocidental. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VASCONCELOS, C. . Revista Textos Graduados. 2015.

VASCONCELOS, C. . Avaliação do Processo Seletivo do Pibic 2015/16. 2015.

VASCONCELOS, C. . Revista de Ciências Sociais. 2014.

VASCONCELOS, C. . Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho. 2012.

Acselrad, M. ; DUMARESQ, D. ; VASCONCELOS, C. . Cineclube. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Acselrad, M. ; CAVALCANTI, H. ; VASCONCELOS, C. . Da Hora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOMES, L. ; Vargas, R.C. ; DUMARESQ, D. ; Dídimo, H. ; VASCONCELOS, C. . Da Hora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Vargas, R.C. ; DUMARESQ, D. ; VASCONCELOS, C. . Da Hora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Gósson, A. ; Fonsêcas, D. ; Tendler, S. ; VASCONCELOS, C. . Rádio Debate. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Vargas, R.C. ; DUMARESQ, D. ; VASCONCELOS, C. ; HOLANDA, F. . Da Hora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VASCONCELOS, C. . MagiadoReal. 2014; Tema: Cinema. (Blog).

CARVALHO, C. V. . Ladrões de Bicicleta. 2010. (Debate).

CARVALHO, C. V. . A Coralidade na "Trilogia Militar" de R. Rossellini: Tão Longe, Tão Perto do Fascinante Fascismo. 2010. (Debate).

VASCONCELOS, C. . O Primeiro Cinema e a Estruturação de um Cinema Narrativo ou de Edison a Caligari. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, C. V. . O Primeiro Cinema e a Estruturação de um Cinema Narrativo ou De Edison a Caligari. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2018

    A Concepção de Realismo na Produção Cinematográfica Efetivada Durante o Fascismo, Descrição: A partir de um segmento específico de filmes produzidos durante a vigência do Fascismo (1922-1943) na Itália, sobretudo aqueles produzidos nas décadas de 1930 e primeiros anos da década seguinte, por realizadores como Alessandro Blasetti, Augusto Genina, Francesco De Robertis e Roberto Rossellini, pretende-se observar o surgimento de um discurso crítico e proposições estéticas que pretendem um novo tipo de realismo cinematográfico. Para a melhor compreensão do mesmo, e sua extensa influência sobre o movimento que o sucederia, o Neo-Realismo, faz-se mister uma observação em termos de história/discurso fílmicos tal como pensado por autores como Chatman (1990), ou seja tanto em termos de elaboração narrativa quanto visual diferenciadas.   Ou seja, um ?modo de representação? (Burch, 1983) ou ?de prática cinematográfica? (Bordwell, 1985), que apresenta suas especificidades perante modelos com os quais se defronta, como o hollywoodiano e o soviético.  E igualmente compreender o discurso crítico fomentado no bojo de sua produção e recepção em revistas da época como Cinema e Lo Schermo, assim como o discurso produzido retrospectivamente. Não se trata, portanto, de uma  compreensão restrita e  auto-explicativa a partir de recursos metodológicos como a análise fílmica somente, já que tal produção dialoga com os preceitos ideológicos e estéticos fascistas mais amplos, aproximando-se ou distanciando-se dos mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cid Vasconcelos - Coordenador / Alvaro Renan Brito Alves - Integrante / Rodrigo Silva Pereira - Integrante / Débora Vieira de Lacerda - Integrante / Inana Maria Sabino Fernandes da Silva - Integrante.

  • 2011 - Atual

    A Concepção de Realismo na Produção Cinematográfica Efetivada Durante o Fascismo, Descrição: A partir de um segmento específico de filmes produzidos durante a vigência do Fascismo (1922-1943) na Itália, sobretudo aqueles produzidos nas décadas de 1930 e primeiros anos da década seguinte, por realizadores como Alessandro Blasetti, Augusto Genina, Francesco De Robertis e Roberto Rossellini, pretende-se observar o surgimento de um discurso crítico e proposições estéticas que pretendem um novo tipo de realismo cinematográfico. Para a melhor compreensão do mesmo, e sua extensa influência sobre o movimento que o sucederia, o Neo-Realismo, faz-se mister uma observação em termos de história/discurso fílmicos tal como pensado por autores como Chatman (1990), ou seja tanto em termos de elaboração narrativa quanto visual diferenciadas.   Ou seja, um ?modo de representação? (Burch, 1983) ou ?de prática cinematográfica? (Bordwell, 1985), que apresenta suas especificidades perante modelos com os quais se defronta, como o hollywoodiano e o soviético.  E igualmente compreender o discurso crítico fomentado no bojo de sua produção e recepção em revistas da época como Cinema e Lo Schermo, assim como o discurso produzido retrospectivamente. Não se trata, portanto, de uma  compreensão restrita e  auto-explicativa a partir de recursos metodológicos como a análise fílmica somente, já que tal produção dialoga com os preceitos ideológicos e estéticos fascistas mais amplos, aproximando-se ou distanciando-se dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. , Avenida Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, 50670-901 - Recife, PE - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Doutor

  • 2008 - 2008

    Universidade de Fortaleza

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2008

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Jurídica

    • 02/2008

      Ensino, audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativas em Mídias Audiovisuais

  • 2007 - 2009

    Devry Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2008

      Ensino, Rádio e TV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética do Audiovisual

    • 03/2007 - 03/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Ceará, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Publicidade/Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Estética do Cinema, disciplina de graduação

    • 02/2007 - 07/2007

      Ensino, Publicidade/Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira, Metodologia do Trabalho Científico, Realidade Sócio-Política-Econômica Brasileira

  • 2002 - 2003

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Sup.- Niv.1

  • 2000 - 2003

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2000 - 12/2002

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Nordeste, Teoria Sociológica III, Metodologia do Trabalho Científico, Introdução à Sociologia