Raquel Schmatz

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014).Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutora em Ciência do Solo (2019) pela mesma instituição, com período sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique - INRA/França ( 2016) . Tem experiência em Agronomia com ênfase em microbiologia do solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: emissão de gases de efeito estufa, plantas de cobertura, inoculação de bactérias diazotróficas,ciclo do N e do C, isótopos estáveis de C e N.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

2015 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Decomposição e Emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo.
Sandro José Giacomini. Coorientador: Sylvie Recous. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Doutorado em Ciência do solo

2016 - 2016

Institut National de la Recherche Agronomique
Título: DECOMPOSIÇÃO E EMISSÃO DE N2O EM FUNÇÃO DA QUALIDADE E QUANTIDADE DE RESÍDUOS CULTURAIS NA SUPERFICIE DO SOLO
Orientador: Sylvie Recuos
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ciência do Solo

2014 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Interação entre a qualidade de resíduos culturais e a textura do solo com a dinâmica do carbono.,Ano de Obtenção: 2015
Sandro José Giacomini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P

2017 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Agronomia

2009 - 2014

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: Sandro José Giacomini

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Estágio Curricular. (Carga horária: 360h). , Cooperativa tritícola de Espumoso - Ltda, COTRIEL, Brasil.

2012 - 2012

Estágio. (Carga horária: 120h). , EMBRAPA, EMBRAPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21st WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE. QUALITY AND QUANTITY OF CROP RESIDUES: EFFECTS ON NITROUS OXIDE EMISSIONS.. 2018. (Congresso).

32 Jai."QUALIDADE E QUANTIDADE DE RESÍDUOS CULTURAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO AFETAM A EMISSÃO DE CO2". 2017. (Outra).

19th Nitrogen Workshop. NITROUS OXIDE EMISSIONS FROM A SUGARCANE CROP UNDER DIFFERENT NITROGEN FERTILIZER RATES.. 2016. (Congresso).

Exploring Lignocellulosic Biomass. 2016. (Congresso).

64 Reunião Anual da SBPC.participante. 2012. (Outra).

SIMPÓSIO ESTADUAL DE AGROENERGIA.participante. 2012. (Simpósio).

26 Jornada Acadêmica Integrada. 2011. (Outra).

25 Jornada Acadêmica Integrada. 2010. (Outra).

SIMPÓSIO ESTADUAL DE AGROENERGIA.participante e ouvinte. 2010. (Simpósio).

VIII Reunião Sul - Brasileira de Ciência do Solo. 2010. (Outra).

XVIII Jornadas de Jóvenes investigadores de AUGM.participante. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cledir Marcos Garlet

SCHMATZ, RAQUEL; WEILER, D. A.; GIACOMINI, S. J.. Estabilização do carbono em solos com diferentes texturas e qualidades de resíduos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adriane Luiza Schu

SCHMATZ, R.; LEAL, L. T.; GIACOMINI, S. J.. A localização da palha no mulch afeta a contribuição de carbono no solo?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Géssica Gaboardi De Bastiani

AITA, C.;SCHMATZ, R.; PUJOL, S.. Potencial de mineralização de C e N no solo após 7 aplicações sucessivas de dejetos líquidos de suínos associados ou não à dicianodianamida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Géssica Gaboardi De Bastiani

AITA, C.;SCHMATZ, R.; PINHEIRO, P.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO NA EMPRESA DRAKKAR SOLOS CONSULTORIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adriane Luiza Schu

GIACOMINI, S. J.;SCHMATZ, R.; Dietrich, G.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO- RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AGRONOMIA NA EMATER/RS-ASCAR DE AGUDO-RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruno Chaves

GIACOMINI, S. J.;SCHMATZ, R.; M, Redin. Decomposição de resíduos vegetais enriquecidos com 13C em solos com diferente textura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruno Chaves

GIACOMINI, S. J.;SCHMATZ, R.; DOSSIN, M. F.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Relatório de estágio curricular supervisionado em agronomia no laboratório de pesquisa em biotransformações do carbono e nitrogênio - LABCEN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Ademar Avelar Ferreira

Giacomini, S. J.; REDIN, M.;FERREIRA, P. A. A.. Interação entre a qualidade de resíduos culturais e a textura do solo com a dinâmica do carbono.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Paulo Ademar Avelar Ferreira

GIACOMINI, S.; WEILER, D. A.; PILECCO, G. E.; PIMENTEL, L. G.;FERREIRA, P. A. A.. Decomposição, liberação de nutrientes e emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo.. 2019. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

GIACOMINI, S. J.; REDIN, M.; FERREIRA, P. A. A.. Interação entre a qualidade de resíduos culturais e a textura do solo com a dinâmica do carbono.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Paola Mendes Milanesi

GIACOMINI, S. J.; PILECCO, G. E.;MILANESI, Paola Mendes. Inoculação de bactérias diazotróficas e produtividade de colmos em genótipos de cana-de-açúcar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Marciel Redin

GIACOMINI, S. J.REDIN, M.; FERREIRA, P. A. A.. Interação entre a qualidade de resíduos culturais e a textura do solo com a dinâmica do carbono. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Marciel Redin

GIACOMINI, S. J.AITA, C.; VIEIRA, F. C. B.;REDIN, M.; FERREIRA, P. A. A.. Decomposição e emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Douglas Adams Weiler

GIACOMINI, S. J.;WEILER, D. A.; PILECCO, G. E.; PIMENTEL, LAISA GOUVEIA; FERREIRA, P. A. A.. Decomposição e emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo. 2019. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Getúlio Elias Pilecco

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; PIMENTEL, L. G.; WEILER, D. A.; FERREIRA, P. A. A.. Decomposição e emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo. 2019. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Getúlio Elias Pilecco

GIACOMINI, S. J.;PILECCO, G. E.; MILANESI, P.. Efeito da inoculação de bactérias diazotróficas na produtividade de colmos em genótipos de cana-de-açúcar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Interação entre a qualidade de resíduos culturais e a textura do solo com a dinâmica do carbono; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Decomposição e emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo; 2019; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Destino do carbono (13C) de resíduos culturais da parte aérea e de raízes de gramíneas e leguminosas em sistema de plantio direto; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Inoculação de bactérias diazotróficas em genótipos de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul: fixação biológica de nitrogênio e promoção de crescimento; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul foco na produção de álcool; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro José Giacomini;

Marciel Redin

Interação entre a qualidade de resíduos culturais e a textura do solo com a dinâmica do carbono; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marciel Redin;

Marciel Redin

Decomposição e Emissão de N2O em função da qualidade e quantidade de resíduos culturais na superfície do solo; 2019; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marciel Redin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; WEILER, DOUGLAS ADAMS ; AITA, CELSO ; THIVIERGE, MARIE-NOËLLE ; SCHMATZ, RAQUEL ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Greenhouse gas emissions and global warming potential from biofuel cropping systems fertilized with mineral and organic nitrogen sources. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 729, p. 138767, 2020.

  • SCHMATZ, RAQUEL ; RECOUS, SYLVIE ; ADAMS WEILER, DOUGLAS ; ELIAS PILECCO, GETÚLIO ; LUIZA SCHU, ADRIANE ; LAGO GIOVELLI, ROBERTA ; JOSÉ GIACOMINI, SANDRO . How the mass and quality of wheat and vetch mulches affect drivers of soil N2O emissions. GEODERMA , v. 373, p. 114395, 2020.

  • WEILER, DOUGLAS ADAMS ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ ; AITA, CELSO ; SCHMATZ, RAQUEL ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; CHAVES, BRUNO ; BASTOS, LEONARDO MENDES . Summer Cover Crops Shoot Decomposition and Nitrogen Release in a No-Tilled Sandy Soil. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 43, p. 1-12, 2019.

  • PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; WEILER, DOUGLAS ADAMS ; AITA, CELSO ; SCHMATZ, RAQUEL ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Ryegrass early sowing into soybean to mitigate nitrous oxide emissions in a subtropical integrated crop-livestock system. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT , v. 272, p. 276-284, 2019.

  • FREITAS, E. ; BISOGNIN, R. P. ; BOHRER, R. E. G. ; SCHMATZ, R. ; CHAVES, B. ; M, Redin . Vermicomposteira em escolas como alternativa de tratamento de resíduos sólidos orgânicos. AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental , v. 23, p. 365-378, 2018.

  • SCHMATZ, RAQUEL ; RECOUS, SYLVIE ; AITA, CELSO ; TAHIR, MAJID MAHMOOD ; SCHU, ADRIANE LUIZA ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, SANDRO JOS? . Crop residue quality and soil type influence the priming effect but not the fate of crop residue C. PLANT AND SOIL , v. 414, p. 229-245, 2017.

  • PICCININI, F. ; MARTIN, T.N. ; MACHADO, S.L.O. ; KRUSE, N.D. ; SCHMATZ, R. . Soybeans Competitiveness with Morning Glory. Planta Daninha , v. 34, p. 25-33, 2016.

  • TAHIR, MAJID MAHMOOD ; RECOUS, SYLVIE ; AITA, CELSO ; SCHMATZ, RAQUEL ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . In situ roots decompose faster than shoots left on the soil surface under subtropical no-till conditions. Biology and Fertility of Soils (Print) , v. 1, p. 1-13, 2016.

  • REDIN, MARCIEL ; RECOUS, SYLVIE ; AITA, CELSO ; DIETRICH, GUILHERME ; SKOLAUDE, ALEX CAITAN ; LUDKE, WILLIAN HYTALO ; SCHMATZ, RAQUEL ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . How the chemical composition and heterogeneity of crop residue mixtures decomposing at the soil surface affects C and N mineralization. Soil Biology & Biochemistry , v. 78, p. 65-75, 2014.

  • REDIN, MARCIEL ; GUÉNON, RENÉ ; RECOUS, SYLVIE ; SCHMATZ, RAQUEL ; DE FREITAS, LUANA LIBERALESSO ; AITA, CELSO ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Carbon mineralization in soil of roots from twenty crop species, as affected by their chemical composition and botanical family. Plant and Soil (Print) , v. 378, p. 205-214, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHMATZ, R. . Atualização do currículo Lattes. 2018. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Tecnologias aplicadas ao cultivo do arroz irrigado para uma agricultura de baixo carbono, Descrição: O arroz é o segundo cereal mais cultivado no mundo, ocupando uma área de aproximadamente 158 milhões de hectares. No Brasil, a produção anual de arroz nas últimas safras variou entre 11 e 13 milhões de toneladas, sendo o Rio Grande do Sul (RS) o maior produtor nacional, com uma área de cultivo de aproximadamente 1,127 milhão de hectares com o uso de irrigação por alagamento. Embora o uso da irrigação por alagamento na lavoura de arroz do RS promova a obtenção de elevadas produtividades, ela tem sido apontada como uma atividade que apresenta elevado impacto ambiental, principalmente sobre os mananciais hídricos e o efeito estufa. O presente projeto visa avaliar novas tecnologias e estratégias que permitam uma produção sustentável de arroz irrigado no estado do RS: 1) Manejo da palha no período de entressafra da cultura do arroz irrigado; 2) Uso sustentável da água de irrigação em lavouras de arroz irrigado; e 3) Fixação biológica de nitrogênio (N) em cultivares de arroz irrigado. O projeto é composto por três estudos a serem realizados na UFSM. Espera-se que com os resultados obtidos desses estudos possa ser possível fazer uma recomendação de sistemas de cultivo de arroz irrigado de forma mais sustentável, com tecnologias e estratégias que permitam a produção de arroz em uma ABC nas áreas cultivadas no estado do RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Schmatz - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Destino do carbono (13C) de resíduos culturais da parte aérea e de raízes de gramíneas e leguminosas em sistema de plantio direto, Descrição: Em solos agrícolas a principal fonte de matéria orgânica para o solo são os resíduos vegetais (parte aérea e raízes). A presente proposta tem como objetivo avaliar a contribuição da parte aérea e das raízes de gramíneas e leguminosas para o acúmulo de C no solo em sistema plantio direto. Para isso serão realizados dois experimentos em condições de campo onde as culturas comerciais da soja (Glycine max) e do sorgo (Sorghum bicolor) e as plantas de cobertura aveia preta (Avena strigosa) e ervilhaca (Vivia sativa) serão enriquecidas com 13C através do fornecimento de 13CO2 em câmara fechada. Após o aporte dos resíduos culturais ao solo por ocasião da maturação fisiológica das culturas comerciais e do pleno florescimento das plantas de cobertura terão início às avaliações da dinâmica do C no solo e da mineralização do C. Para quantificar as transformações do C adicionado a partir das plantas enriquecidas com 13C serão realizadas análises de C total e do excesso isotópico em 13C. Através do presente projeto busca-se avançar no conhecimento sobre a composição bioquímica de resíduos vegetais (parte aérea e raízes) e sua influência na incorporação de C no solo em sistema plantio direto. O presente projeto deverá contribuir significativamente para o melhor entendimento sobre a contribuição das raízes para o acúmulo de C no solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Schmatz - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Cadeia produtiva do biodiesel no sul do Brasil: tecnologias para recuperação de áreas degradadas, mitigação do impacto ambiental e análise do ciclo de vida, Descrição: O presente projeto é composto por diversos estudos conduzidos com o objetivo de: selecionar sistemas de culturas que proporcionem maior produção de biodiesel, que recuperem áreas degradadas e favoreçam a manutenção da capacidade produtiva do solo, com menor impacto ambiental; estudar as potencialidades de aproveitamento de alguns subprodutos e resíduos agroindustriais, como fontes protéicas alternativas na formulação de rações e desenvolver tecnologias que proporcionem agregação de valor para os resíduos orgânicos gerados na cadeia produtiva do biodiesel; realizar uma análise comparativa de um motor operando com biodiesel, em diversas proporções, em comparação com o diesel comum, avaliando a performance e emissões de poluentes, em diversas condições de operação, bem como os efeitos do biodiesel na contaminação do óleo lubrificante e no desgaste de componentes mecânicos; e realizar um inventário para a produção do biodiesel no Sul do Brasil, considerando aspectos energéticos e ambientais de sua utilização como biocombustível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Schmatz - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Inoculação de bactérias diazotróficas em genótipos de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul: fixação biológica de nitrogênio e promoção de crescimento, Descrição: Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Avaliar a contribuição da inoculação de bactérias diazotróficas em genótipos de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul sobre a fixação biológica de nitrogênio, a promoção de crescimento e a produtividade da cultura. Serão realizados experimentos em Santa Maria, Jaguari e São Francisco de Assis. Nesses experimentos será quantificada a fixação biológica de N em 20 genótipos de cana-de-açúcar com e sem inoculação de cinco estirpes diazotróficas e o efeito da inoculação em 20 genótipos de cana-de-açúcar sobre o desenvolvimento e a produtividade da cultura. Ao final do projeto pretende-se gerar maior conhecimento sobre o uso e importância funcional de bactérias diazotróficas e promotoras de crescimento como facilitadores da nutrição das culturas, para a qualidade e produtividade da cana-de-açúcar no Brasil e demonstrar a importância do uso de inoculantes de bactérias na cana-de-açúcar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Schmatz - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    Desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul foco na produção de álcool, Descrição: O Brasil é o maior produtor de açúcar e de álcool do mundo. Análises de cenários indicam um mercado potencial amplamente favorável para o açúcar e o álcool. Como conseqüência desta realidade, a cultura da cana-de-açúcar está se expandindo vigorosamente em diversos estados da federação brasileira. Equivocadamente, o estado do Rio Grande do Sul, reconhecidamente líder e protagonista de processos nacionais de desenvolvimento, nesta questão, não se encontra em consonância com o atual contexto nacional. O estado do Rio Grande do Sul é, hoje, grande importador de álcool, com demanda de 98% do consumo interno atual e o custo do litro do álcool no estado é em média 42% mais alto em comparação com o estado de São Paulo. Com o objetivo de superar esta realidade, instituições públicas e privadas estão conjugando esforços os quais estão configurados no presente projeto, que tem como objetivo viabilizar a cultura da cana-de-açúcar para produção de álcool, de forma sustentável, no estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para a expansão da fronteira agrícola e para o desenvolvimento da agroindústria sucroalcooleira. Para a consecução do objetivo proposto, esforços serão concentrados nas planos de açãos; recursos genéticos, melhoramento genético, manejo do solo e ecofisiologia da planta; zoneamento pedoclimático; manejo fitossanitário; utilização de subprodutos e economia da produção, envolvendo pesquisadores de diferentes instituições. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel Schmatz - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , A. Roraima, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq/UFSM, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Destino de Carbono (13C) de resíduos culturais da parte aérea e de raízes de gramíneas e leguminosas em sistema de plantio direto.

2012 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBITI/CNPq/UFSM, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Inoculação de bactérias diazotróficas em genótipos de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul: fixação biológica de nitrogênio e promoção de crescimento.

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista ITI -A/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul - foco na produção de etanol.

2019 - 2019

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora no curso Técnico em agropecuária, modalidade integrado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Carlos -SC, nas disciplinas de Fertilidade e manejo do solo, Plantas de lavoura, Princípios do cultivo Vegetal, Gênese e classificação do solo. Atua também, como docente, no curso técnico em Agropecuária, modalidade subsequente nas disciplinas de Ciência do solo I , Ciência do solo II, Agricultura I, Introdução a agropecuária. DOU: contrato n 189/2019.. Professor Substituto. Edital de processo seletivo simplificado n 27/2019. Contratante: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina .