Carlos Fernando de Araujo Ramos

Possui graduação em Neurociência (2016) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2014) pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com período sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal (2012/2013). Atualmente é aluno de Mestrado em Neurociência e Cognição na UFABC e integrante dos grupos de pesquisa "Timing and Cognition Lab" e "Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição - GELC" da UFABC, com pesquisa na área de efeitos eletrofisiológicos da expectativa temporal e compreenção da linguagem escrita.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Neurociência e Cognição

2016 - 2018

Universidade Federal do ABC
Título: Modulating the N400: the influence of temporal aspects in the semantic priming effect,Ano de Obtenção: 2018
Marcelo Salvador Caetano.Coorientador: Maria Teresa Carthery-Goulart. Bolsista do(a): UFABC, UFABC, Brasil. Palavras-chave: Timing; EEG; masked priming; verbs.

Graduação em Neurociência

2013 - 2016

Universidade Federal do ABC

Graduação em Ciência e Tecnologia

2009 - 2014

Universidade Federal do ABC
Orientador: em Universidade de Aveiro ( Professor Dr. Miguel Lienhard Mendonça)
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

CLIP Academic Communication. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2016 - 2016

CLIP Academic Writing. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2015 - 2015

XV Curso de Verão em Psicobiologia. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAMOS, C. F. A. ; Mendes, F. R. . IV BMBC - Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2017. (Congresso).

RAMOS, C. F. A. ; Mendes, F. R. . IV BMBC - Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio do PPG-NC.Modulação do N400: alterações de aspectos temporais e características semânticas em uma tarefa de masked-priming. 2016. (Simpósio).

Simpósio de Neurociência e Cognição Musical. 2016. (Seminário).

1a. Semana das Licenciaturas - UFABC.Análise da Plataforma Duolingo sob a Ótica da Máquida de Ensinar de Skinner. 2015. (Simpósio).

BMBC - III Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Development and validation of a task to evaluate N400 in sentences comprehension. 2015. (Congresso).

IBRO - 9th World Congress International Brain Research Organization. Development And Validation of a Task to Evaluate Real Time Sentences Comprehension Using ERP N400 Modulation. 2015. (Congresso).

XV Curso de Verão em Psicobiologia da UNIFESP. 2015. (Outra).

II Semana das Engenharias da UFABC. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcelo Salvador Caetano

CAETANO, M. S.; LUKASOVA, K.; JAEGER, A.. N400 na quebra de expectativa temporal e semântica. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelo Salvador Caetano

N400 na quebra de expectativa temporal e semântica; 2016; Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Salvador Caetano;

Maria Teresa Carthery-Goulart

Desenvolvimento e validação de uma tarefa para avaliar a compreensão de sentenças em tempo real através da análise de potenciais relacionados ao evento; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC; Orientador: Maria Teresa Carthery-Goulart;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TREVIZOL, ALISSON PAULINO ; SHIOZAWA, PEDRO ; MACHADO, RODRIGO MENEZES ; ALBERTO, RODRIGO LANCELOTE ; RAMOS, CARLOS FERNANDO ; CORDEIRO, QUIRINO . Hoarding disorder secondary to pituitary adenoma: a case study. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online) , v. 5, p. 1-2, 2016.

  • RAMOS, C. F. A. ; Caetano, M.S. ; (Carthery, M. T.) . N400 Modulation: Temporal Aspects and Semantic Characteristics Manipulation in a Masked Priming Task. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, C. F. A. ; Cravo, A. M. ; Claessens, P. M. ; Parente, M. A. P. ; Estequi, J. ; (Carthery, M. T.) . Development and Validation of a Task to Evaluate Real Time Sentences Comprehension Using ERP N400 Modulation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, C. F. A. ; Veloso, A. ; Oliveira, V. . Análise da Plataforma Duolingo Sob a Ótica da Máquina de Ensinar de Skinner. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, C. F. A. ; Cravo, A. M. ; Claessens, P. M. ; Parente, M. A. P. ; Estequi, J. ; (Carthery, M. T.) . Desenvolvimento e validação de uma tarefa para avaliar o n400 na compreensão de sentenças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAMOS, C. F. A. . O custo acumulativo de ficar acordado. 2016. (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Modulação do N400 - alterações de aspectos temporais e características semânticas em uma tarefa de masked-priming, Descrição: Projeto de Mestrado: O efeito N400 é um fenômeno eletrofisiológico que pode ser eliciado por eventos inesperados, tipicamente em regiões centro-parietais do escalpo. Esse efeito tem sido observado em tarefas envolvendo expectativa semântica usando várias modalidades de estímulos, como sentenças, palavras, música, matemática, figuras, entre outros. Entretanto, ainda há discussão sobre como se dá de fato o processamento do efeito N400 no cérebro, especialmente se ele é um componente automático ou um efeito de processamentos cognitivos controlados. Além disso, o papel da atenção temporal sobre o N400 ainda é pouco reportado na literatura. Usando verbos em uma tarefa de Decisão Lexical (DL) com um paradigma de Masked Priming em EEG, os objetivos deste trabalho são testar se uma quebra da expectativa temporal, assim como a quebra semântica em diferentes modalidades, também é capaz de eliciar um componente N400; descrever como a percepção e atenção temporal podem interagir com o N400 semântico; e contribuir para a discussão recorrente sobre a automaticidade e/ou influência de processos controlados nesse efeito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento e validação de uma tarefa para avaliar a compreensão de sentenças em tempo real através da análise de potenciais relacionados ao evento, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - O processamento de diferentes aspectos da informação linguística pode ser distinguido por meio de distintos componentes de potenciais relacionados ao evento (PRE), e um deles, o N400, está associado com o processamento semântico. A investigação desses componentes é uma questão relevante no campo da Neurociência da Linguagem tanto para a compreensão das mudanças que ocorrem nas diferentes fases do desenvolvimento quanto para elucidar aspectos comprometidos em doenças que afetam o sistema nervoso central. Há carência de estudos sobre processamento semântico utilizando a técnica de PRE com falantes do Português. Um primeiro passo para viabilizar esses estudos é desenvolver uma tarefa adequada do ponto de vista linguístico e sócio cultural em que os PRE previstos na literatura sejam evidenciados. Objetivos: (1) Desenvolver uma tarefa de compreensão de sentenças para avaliação do processamento semântico em tempo real utilizando a técnica de PRE. (2) Estudar o processamento semântico envolvido em tarefas de compreensão de sentenças na modalidade visual em jovens universitários brasileiros. Métodos: Examinação do processamento online de sentenças através do registro de Eletroencefalograma (EEG) durante a leitura de sentenças para a compreensão. Desenvolvimento de um conjunto de estímulos com sentenças plausíveis e outras contendo violações semânticas. Os itens alvo consistem da última palavra de cada frase em três condições experimentais: (I) situação controle (sem ambiguidade); (II) violação semântica com um item de categoria semântica diferente do item esperado; (III) violação semântica com um item da mesma categoria semântica do item esperado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Fernando de Araujo Ramos - Integrante / Maria Teresa Carthery-Goulart - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Honorable Mention for Best Posters on the IV Brazilian Meeting on Brain and Cognition - BMBC, Universidade Federal do ABC.

2012

Bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras, CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Pesquisa - Instituto do Cérebro, Carga horária: 10

2015 - 2015

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Pesquisa Clínica em Psiquiatria, Carga horária: 10