Joyce dos Santos Vieira

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Interdisciplinaridade entre Ciências e Matemática

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Metodologia do Ensino de Biologia e Química

2018 - Atual

Faculdade Educacional da Lapa

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2016

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: ORIGAMI COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO ENTRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE/ES.
Orientador: ANDRÉIA WEISS

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

EEEFM LICEU (MUNIZ FREIRE)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

EDUCAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2017 - 2017

GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2017 - 2017

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. (Carga horária: 130h). , Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional, CEDEP, Brasil.

2014 - 2014

Biologia forense- A ciência Desvendando Crimes. (Carga horária: 9h). , Renova cursos e eventos, RENOVA, Brasil, RA, Brasil.

2014 - 2014

CONDUÇÃO EM TRILHAS ECOLÓGICAS. (Carga horária: 4h). , Cooperativa dos Alunos do IFES Campus de Alegre, COOPA/IFES, Brasil.

2014 - 2014

BONSAI DE ESPÉCIES DA MATA ATLÂNTICA. (Carga horária: 8h). , Cooperativa dos Alunos do IFES Campus de Alegre, COOPA/IFES, Brasil.

2014 - 2014

METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE DADOS ORIUNDOS DE PESQUISAS EDUCACIONAIS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2014 - 2014

METODOLOGIAS DE ESTUDO EM COMUNIDADE DE ABELHAS. (Carga horária: 6h). , Cooperativa dos Alunos do IFES Campus de Alegre, COOPA/IFES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VIEIRA, J. S. . 13º SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. 2015. (Exposição).

VIEIRA, J. S. . 12º semana nacional de museus. 2014. (Exposição).

VIEIRA, J. S. . 13º SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. 2015. (Exposição).

VIEIRA, J. S. . 12º semana nacional de museus. 2014. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (VI INID),. 2016. (Encontro).

13º SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. MONITORA. 2015. (Exposição).

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENTOMOLOGIA. 2015. (Simpósio).

12º SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. PARTICIPAÇÃO DA 12º SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. 2014. (Exposição).

EBIO II ENCONTRO ANUAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2014. (Encontro).

II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID-UFES. 2014. (Seminário).

IV SECIBIO SEMANA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2014. (Outra).

LINHAS DE PESQUISA DO LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elias Terra Werner

WEISS, A.;WERNER, E. T.; LAVAGNOLI, G. L. S.. ORIGAMI COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO ENTRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE 7° ANO DO ENSINO FUNTAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE/ES. 2015.

Andréia Weiss

WEISS, Andreia; LAVAGNOLI, Gabriel Lessa da Silva; WERNER, Elias Terra. Origami como ferramenta interdisciplinar de ensino entre ciências e matemática: um estudo de caso em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carolina Demétrio Ferreira

Iniciação à Docência- PIBID; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Carolina Demetrio Ferreira;

Andréia Weiss

Oficina de Origami: Interdisciplinariedade entre as áreas de Biologia e Matemática; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Andréia Weiss;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, J. S. ; TIRADENTES, A. T. ; WERNER, E. T. ; FERREIRA, C. D. ; WEISS, A. . OFICINA DE ORIGAMI: ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO TEMA OLIMPÍADAS. Revista Univap online Edição Especial, p. 1 - 910, 20 out. 2016.

  • PAULA, V. T. ; PIROVANI, J. L. ; VIEIRA, J. S. ; PECANHA, A. L. . A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS JOVENS. In: XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e V Encontro de Iniciação à Docência, 2015, São José dos Campos. XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e V Encontro de Iniciação à Docência, 2015.

  • PAULA, V. T. ; VIEIRA, J. S. ; PIROVANI, J. L. ; CARMASSI, A. L. ; WEISS, A. . O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS ALEGRE. In: XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XIV Encontro Latino Americano de Pós- Graduação e IV Encontro de Iniciação à Docência., 2014, São José dos Campos. XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XIV Encontro Latino Americano de Pós- Graduação e IV Encontro de Iniciação à Docência, 2014.

  • PAULA, V. T. ; PIROVANI, J. L. ; VIEIRA, J. S. ; PECANHA, A. L. ; WEISS, A. . XIX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    ORIGAMI COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO ENTRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE/ES., Descrição: Os Professores de biologia e de matemática apresentam em alguns conteúdos, dificuldades em abordar assuntos que precisão de abstração. Com a crescente necessidade de novas metodologias em sala de aula, o uso da técnica de origami se mostra uma possibilidade, levando o aluno a uma aprendizagem significativa e prazerosa, sendo executadas interdisciplinarmente entre as disciplinas de matemática e biologia. Dentro deste contexto, este trabalho buscou analisar, se com a realização de oficinas de origami em sala de aula com os alunos, o origami oportuniza um trabalho interdisciplinar entre as áreas de biologia (ciências) e matemática, sendo esta uma ferramenta que possibilita a melhor exemplificação dos assuntos pelos professores. Para atingir os objetivos propostos e visando a resposta para estas indagações, o trabalho está dividido em quatro etapas. Primeiramente a pesquisa baseou-se na metodologia de estudo de caso do tipo bibliográfico e descritivo, buscando dados e relatos sobre o assunto. Após a pesquisa houve a definição dos professores e a observação das aulas na turma de 7º ano. Em paralelo as observações ocorreram as duas oficinas piloto de origami, sendo seguida da aplicação de uma aula introdutória sobre o tema das oficinas que abordou a interação ecológica e a geometria das colmeias. Ao final das oficinas foi aplicado um jogo que simulava a vida das abelhas operárias na colmeia com o intuito de contextualizar ainda mais o assunto de geometria e interações ecológicas. Por final, foi aplicado um questionário, que visava analisar se os alunos perceberam a interdisciplinaridade entre os conteúdos trabalhados nas oficinas. Com a análise do questionário e das observações presentes no diário de campo, foi possível constatar que o uso deste instrumento permite que os alunos compreendam o processo de construção do conhecimento ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cognitivas e motoras, mostrando que o origami pode ser utilizado como instrumento interdisciplinar e que o mesmo oportuniza tal interdisciplinaridade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Joyce dos Santos Vieira - Integrante / Andréia Weiss - Coordenador / Gabriel Lessa da Silva Lavagnoli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. 1008 horas