Flavio de Sousa

Doutorando em Filosofia pela PUCPR, bolsista CAPES/CNPq (2016-2020). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com pesquisa sobre o Egoísmo em Nietzsche - bolsista CAPES/CNPq (2013-2015). Possui graduação em Filosofia pela mesma instituição (2010-2012), e faz especialização em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014-2015). Tem experiência de pesquisa na área de Filosofia Contemporânea relacionada aos processos de subjetivação, individuação, ética, crítica e fundamento da moral. Foi aluno de Iniciação Científica (PIBIC - Programa Institucional de Iniciação Científica CNPq) da PUCPR durante 2 anos, período em que desenvolveu pesquisas sobre A Ética da Amizade em Nietzsche como crítica à moral da compaixão. Possui publicações (artigos, resenhas e resumos) sobre a filosofia nietzscheana e a crítica dos valores. Interesse de pesquisa atual: Os desdobramentos da problemática do Egoísmo e da individuação em Nietzsche, Schopenhauer, Stirner, Lamark e Darwin.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: NIETZSCHE E A REINTERPRETAÇÃO DO VALOR DO EGOÍSMO,Ano de Obtenção: 2015
Dr. Jelson Roberto de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Antropologia Cultural

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A Homeopatia tal como é praticada e ensinada na Escola Homeopática de Curitiba
Orientador: Leonardo Carbonieri Campoy

Graduação em licenciatura filosofia

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: NIETZSCHE E A REVITALIZAÇÃO MORAL DO EGOÍSMO
Orientador: Jelson Roberto de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUSA, F. . I Encontro dos Estudantes de Filosofia da PUCPR. 2017. (Outro).

SOUSA, F. . XII Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR e I Congresso Internacional de Direitos Humanos. 2014. (Congresso).

SOUSA, F. . XI Congresso de Filosofia Contemporânea PUCPR. 2013. (Congresso).

SOUSA, F. . X Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR: Matéria, Linguagem e Consciência. 2012. (Congresso).

SOUSA, F. . O que ainda devemos aos modernos?. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro dos Estudantes de Filosofia da PUCPR.A paixão do conhecimento na Gaia ciência de Nietzsche. 2017. (Encontro).

XI Congresso de Filosofia Contemporânea de PUCPR. Nietzsche a lógica do sonho: um recurso interpretativo a partir dos escritos do segundo período. 2013. (Exposição).

XXI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da PUCPR; XV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação; XI Seminário de Pesquisa Jr; III PIBITI.. NIETZSCHE E A REINTERPRETAÇÃO MORAL DO EGOÍSMO. 2013. (Exposição).

Curso de extensão universitária HUMANO, DEMASIADO HUMANO. 2012. (Seminário).

X Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR, Matéria, Linguagem e Consciência. O egoísmo em Nietzsche como estratégia de crítica à noção metafísica de sujeito. 2012. (Exposição).

IX Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea da PUCPR e II Colóqio Nacional Hans Jonas. 2011. (Congresso).

Semana Acadêmica de Filosofia. 2011. (Simpósio).

Imagens da Idade da Pedra: introdução à Paleofilosofia com o Professor Constantin Rauer. 2010. (Encontro).

VIII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea e II Encontro do Grupo Crítica e Modernidade (CRIM). 2010. (Congresso).

VIII Congresso nacional de Filsofia. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renata Luiza da Costa

OLIVEIRA, R.; MARTINS, H.;COSTA, R. L.. Porwaa-Desenvolvimento de um Módulo de Arquitetura para Implantação de Sistemas Workflow. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Estadual de Goiás.

Rogério Miranda de Almeida

OLIVEIRA, J. R.; ARALDI, C. L.;Almeida, Rogério Miranda de. A reinterpretação do valor do egoísmo em Nietzsche. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Jelson Roberto de Oliveira

OLIVEIRA, J. R.; ALMEIDA, R. M.; ARALDI, C.. A reinterpretação do valor do egoísmo em Nietzsche. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Anita Regina dos Santos Alves

A NEGAÇÃO DO DESINTERESSE E O SEU SENTIDO SEGUNDO FRIEDRICH NIETZSCHE; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em licenciatura filosofia) - Pontificia Universidade Catolica do Paraná; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, F. . Nietzsche e o imoralismo da virtude: uma leitura a partir do capítulo sétimo de Para além de bem e mal. Trágica: Estudos sobre Nietzsche , v. 7, p. 70-90, 2014.

  • SOUSA, F. . Nietzsche e a Lógica do sonho: um recurso interpretativo a partir dos escritos do segundo período. In: XI Congresso de Filosofia Contemporânea PUCPR, 2013, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Editora CRV, 2013. v. 1. p. 65.

  • SOUSA, F. . Max Stirner e Nietzsche: elementos aproximativos a propósito do estatuto do egoísmo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, F. . Devir-egoísta enquanto instrumento crítico: uma leitura a partir de Max Stirner e Nietzsche. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, F. . NIETZSCHE E SCHOPENHAUER: EM TORNO DA QUESTÃO DO PRINCIPIUM INDIVIDUATIONIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, F. . Nietzsche e a reinterpretação moral do egoísmo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, F. . O egoísmo em Nietzsche como estratégia de crítica à noção metafísica de sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, F. . A amizade como crítica à compaixão nos escritos intermediários de Friedrich Nietzsche. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, F. . A AMIZADE COMO CRÍTICA À COMPAIXÃO NOS ESCRITOS INTERMEDIÁRIOS DE FRIEDRICH NIETZSCHE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, F. . JULIÃO, J. N. Para ler o Zaratustra de Nietzsche. Barueri: Manole, 2012. (Coleção Filosofia em Pílulas).. Curitiba: Editora Cubo, 2014 (RESENHA).