Luma Santos de Oliveira

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Participa do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias, CCM. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, tecnologia, arte contemporânea e semiótica. https://orcid.org/0000-0002-4538-7398

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação e Semiótica

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Cotidiano, redes e experiência estética: Um estudo sobre a fotografia artística de cotidiano no Brasil do início do século XXI,
Lucia Isaltina Clemente Leão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arte contemporânea; fotografia; Tecnologia; Cotidiano.

Mestrado em Estudos de Linguagens

2012 - 2014

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA FOTOGRAFIA ANALÓGICA DE COTIDIANO NA ARTE CONTEMPORÂNEA,Ano de Obtenção: 2014
Eluiza Bortolotto Ghizzi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Meio artístico; Técnicas fotográficas; Stephen Shore; Nan Goldin; Zoe Leonard.

Graduação em Artes Visuais

2008 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: ESTÉTICA DO PRECÁRIO: ENSAIOS DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA EM DIÁLOGO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA
Orientador: Eluiza Bortolotto Ghizzi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Minicurso: Peirce e os Fins da Estética: extensões analíticas e conexões ob. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2016 - 2016

Residência Artística Overseas Culture Interchange. (Carga horária: 100h). , Cena Cumplicidades, CC, Brasil.

2013 - 2013

Dança de Salão. (Carga horária: 55h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2013 - 2013

Metodologia Científica para Orientadores de TCC. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Photoshop CS3. (Carga horária: 45h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Linguagem do Cinema. (Carga horária: 25h). , Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, FCMS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte contemporânea.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Semiótica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Tecnologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, L. S. . Mostra :: AFETOS E POLÍTICAS NA CULTURA REMIX. 2019. (Exposição).

OLIVEIRA, L. S. . Mostra :: AFETOS E POLÍTICAS NA CULTURA REMIX. 2019. (Exposição).

OLIVEIRA, L. S. . Creative Time Summit 2019. 2019. (Outro).

LEAO, L. ; LOPES, V. ; OLIVEIRA, L. S. . IV Encontro de Pesquisa do CCM: transformações na cultura das redes e o pensamento audiovisual. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, L. S. . Festival de Arte e Tecnologia. 2013. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Experiência estética, fotografia e a temática de cotidiano: Uma percepção das obras de Atget. 2019. (Encontro).

Creative Time Summit 2019. 2019. (Outra).

II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber. 2019. (Encontro).

II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber.ENTRE O VER E SER VISTO NO INSTAGRAM: UM ESTUDO SOBRE AS NARRATIVAS IMAGÉTICAS DE FELICIDADE A PARTIR DO RASTREAMENTO DA HASHTAG #FELICIDADE. 2019. (Encontro).

V Colóquio em Comunicação e Semiótica: Projetos e Pesquisas. 2019. (Outra).

Creative Time Summit. 2018. (Outra).

Semana pra Dança.Mosaico Urbano. 2017. (Outra).

Semana pra Dança.TemTrem?. 2016. (Outra).

Semana pra Dança.TemTrem?. 2015. (Outra).

3ª Edição do Projeto Arte Agora. 2014. (Outra).

Mostra Cênica do Vale do Ivinhema.Mosaico Urbano. 2014. (Outra).

Festival de Arte e Tecnologia.A TÉCNICA: ENTRE A FOTOGRAFIA E A PINTURA. 2013. (Outra).

Intercom Sudeste - UNESP. O Registro de um Universo Íntimo: Análise Semiótica da Fotografia de Nan Goldin. 2013. (Congresso).

MiniENAPOL DE SEMIÓTICA - USP.Análise semiótica da Fotografia Artística de Stephen Shore. 2013. (Encontro).

FAT 3.0 - Festival de Arte e Tecnologia de Campo Grande - MS.ESTÉTICA DO PRECÁRIO: UM DIÁLOGO ENTRE A FOTOGRAFIA ANALÓGICA E A ARTE CONTEMPORÂNEA. 2011. (Outra).

Festival de Arte e Tecnologia. 2010. (Outra).

XI Encontro de Iniciação Científica da UFMS.ANÁLISE DE TÉCNICAS COMPUTACIONAIS PARA CRIAÇÃO DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS (ESTEREOSCÓPICAS) A PARTIR DE IMAGENS BIDIMENSIONAIS. 2010. (Encontro).

Ciclo de Debates Arte Agora - 2ª edição. 2009. (Outra).

Ciclo de Debates Arte Agora - 3ª edição. 2009. (Outra).

Palestra Imagem: A linguagem comum da Arte e do Design. 2009. (Outra).

Dança Campo Grande.Kabuki. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thairiny Cardoso de Abreu

CAMARGO, I. A.; FIDELIS, C. N.;OLIVEIRA, L. S.. O medo que fascina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Bruna Motta do Prado da Silva

OLIVEIRA, L. S.GHIZZI, E. B.; FIDELIS, C. N.. Papel e Tinta: Lyric Vídeo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jean Robert Almeida de Alexandre

Maria Isabel Azevedo da Silva;OLIVEIRA, L. S.; BAKONYI, E.. O Feio e o Cômico no Mundo Contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cassia Yuri Hayashi

GHIZZI, E. B.OLIVEIRA, L. S.; KUBOTA, R. C.. Lá da minha terra.... 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luiz Eduardo da Costa Weber

BAKONYI, E.;OLIVEIRA, L. S.; KUBOTA, R. C.. Cãopanheiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aline Sesti Cerutti

CERUTTI, A.S.; GHIZZI, E.B.; PEREIRA, Silvio da Costa. A FOTOGRAFIA ANALÓGICA NA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Isaac Antonio Camargo

CAMARGO, Isaac Antonio; GHIZZI, E. B.;CAMARGO, ISAAC ANTONIO. Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea.. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Adélia Menegazzo

MENEGAZZO, M. A.; BORTOLOTTO, E.; CAMARGO, I.A.. Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Eluiza Bortolotto Ghizzi

GHIZZI, E. B.; MENEGAZZO, M. A.;CAMARGO, I. A.. Uma Análise Semiótica da Fotografia Analógica de Cotidiano na Arte Contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Eluiza Bortolotto Ghizzi

GHIZZI, E. B.; SERUTTI, A. S.; PEREIRA, S. C.. A fotografia analógica na arte contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Luceli Faria Batistote

BATISTOTE, M. L. F.; GHIZZI, E. B.; MENEGAZZO, M. A.. A semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ANGELA MICHELE SUAVE

SUAVE, A. M.; BRISOLA, E. M. A.. As Lacunas da Política Educacional na Vida de Jovens e Adolescentes nas Periferias Urbanas: como a realidade social interfere no processo de formação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Taubaté.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luan Luidy dos Santos Barros

Animação como recurso estético em quadrinhos digitais; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Bruna Motta do Prado da Silva

Papel e Tinta: Lyric Vídeo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luma Santos de Oliveira;

Adriana Kaori Toda

Monitoria na disciplina de Desenho Digital II; 2016; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Luma Santos de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eluiza Bortolotto Ghizzi

A fotografia analógica na arte contemporânea; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eluiza Bortolotto Ghizzi;

Lúcia Isaltina Clemente Leão

Cotidiano, redes e experiência estética: um estudo sobre a fotografia artística de cotidiano no Brasil do início do século XXI; Início: 2018; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Hélio Augusto Godoy de Souza

ANÁLISE DE TÉCNICAS COMPUTACIONAIS PARA CRIAÇÃO DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS (ESTEREOSCÓPICAS) A PARTIR DE IMAGENS BIDIMENSIONAIS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Hélio Augusto Godoy De Souza;

ANGELA MICHELE SUAVE

AS LACUNAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL NA VIDA DE JOVENS E ADOLESCENTES NAS PERIFERIAS URBANAS: como a realidade social interfere no processo de formação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Taubaté; Orientador: Angela Michele Suave;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEAO, L. ; OLIVEIRA, L. S. . Curadoria, corpo e percepção na 33ª Bienal de São Paulo: uma cartografia somaestética. REVISTA TRAMA INTERDISCIPLINAR , v. 10, p. 48-63, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CLAIR, E ; OLIVEIRA, L. S. ; DAMASCENO, J. ; GARRIDO, N. . VIR(TU)EU. 2017. Coreográfica.

OLIVEIRA, L. S. . Capa da Papéis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, v. 18, n. 35. 2014. Fotografia.

PESSOA, P. P. ; OLIVEIRA, L. S. . Planos: Coletiva de bidimensionais. 2014. Fotografia.

PAES, Paulo C. Duarte ; OLIVEIRA, L. S. . COLI$ÃO. 2011. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Audiovisualidades: um estudo dos processos de criação em cinema, tv e vídeo na cultura das redes, Descrição: O audiovisual, entendido enquanto mídia e cultura, constitui a base de grande parte das experiências do cotidiano. Presente no cinema, televisão, vídeos, redes digitais e videogames, o audiovisual também se manifesta em smartfones, tablets, notebooks e telas em diferentes formatos que habitam o espaço urbano. No contexto das recentes transformações das tecnologias de comunicação, dos processos de digitalização, das múltiplas plataformas de acesso e das novas possibilidades técnicas nos processos de criação e produção, a presente pesquisa tem por objetivo propor uma revisão crítica do estado da arte e apresentar uma proposta de método para o estudo do audiovisual e de seus processos de criação. A pesquisa está organizada em três esferas: (1) revisão de conceitos fundamentais: cinema, filme, televisão, vídeo, hipermídia, mídias digitais, cultura em fluxo, narrativa, fotografia, imagem em movimento, imaginário; (2) conceitos emergentes: estética dos bancos de dados, cultura do software e pós-digital, pós-produção, narrativas transmidiáticas e pós-mídia, narratologia, multimodalidade e intermedialidade, cinema simbiótico, cinema multi-tela, pós-cinema, vídeo ensaio, documentário; (3) procedimentos de criação no audiovisual: tradução, transcriação, adaptação, imagem e imaginário em narrativas complexas, hiper-narrativas, narrativas seriadas e webséries, cultura participativa, de fãs e redes sociais, arquivo, memória coletiva, filmes caseiros, Youtube e técnicas do faça-você-mesmo (DIY), montagem, colagem, bricolagem, remixagem e sampleamento. O método adotado compreende procedimentos da cartografia e da análise semiótica de linha peirceana. Os resultados esperados são: 1) propor quadros teóricos de referência para estudo e análise da linguagem audiovisual; 2) desenvolver cartografias multidimensionais da produção audiovisual emergente; 3) publicar artigos e um livro com a síntese da pesquisa; 4) formação de pesquisadores(as) de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado. Palavras-chave: Comunicação e processos de criação nas mídias; Cultura e linguagem audiovisual e transmídia; Arqueologia das Mídias; Imagem e imaginário midiático.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luma Santos de Oliveira - Coordenador / Lucia Isaltina Clemente Leão - Integrante.

  • 2009 - 2010

    ANÁLISE DE TÉCNICAS COMPUTACIONAIS PARA CRIAÇÃO DE IMAGENS TRIDIMENSIONAIS (ESTEREOSCÓPICAS) A PARTIR DE IMAGENS BIDIMENSIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luma Santos de Oliveira - Integrante / Hélio Augusto Godoy De Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Área de Concentração: SIGNO E SIGNIFICAÇÃO NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS Linha de Pesquisa: PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA COMUNICAÇÃO E NA CULTURA Orientadora: LUCIA LEÃO

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio Docência na disciplina: História da Arte. (Comunicação e Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Ane Shirley Araújo.

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, .,Linhas de pesquisa

2015 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: - Fundamentos do Desenho e da Imagem Digital - Desenho Digital I - Desenho Digital II - Arte Digital - Multimídia na Educação - Oficina de Arte Digital I - Oficina de Arte Digital II - Atividades Complementares - Trabalho de Conclusão de Curso I - Trabalho de Conclusão de Curso II

2013 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Estagiária

2017 - 2017

Amicale des Centres Internationaux Francophones des Lions Clubs de France

Vínculo: Estágio Cultural, Enquadramento Funcional: Estagiária, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Supermercado de Estilos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 20

2015 - 2015

Colégio Alexander Fleming

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil, Carga horária: 40

2011 - 2011

Serviço Social do Comércio - MS

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária no Setor de Cultura, Carga horária: 20