Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva

Compositor, Docente do Depto. de Música e do mestrado interdisciplinar em Artes do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2009 e vice-diretor do mesmo Instituto de 2010 a 2018. Coordenador do COMUS - Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF (www.ufjf.br/comus) e co-criador do Bacharelado em composição musical da UFJF. Pós-doutorado no Birmingham Conservatoire (Inglaterra, 2015-16), Doutor em Composição (Boston University, 2009), Mestre e Bacharel em Composição (UNIRIO, 2004, 2001). Prêmios da Funarte (1o lugar na categoria solo da XIV Bienal de música contemporânea brasileira), Escola de Música da UFRJ (menção honrosa no Io Concurso Nacional de Composição, categoria eletroacústica), Boston University (1o lugar na BU Honors Competition, categoria ´"work by living composer", piano: B. Oglice) e Festival Primeiro Plano (prêmio de melhor edição de som). Destaques de residências artísticas, estágios e bolsas incluem: Ibermúsicas, CMMAS (México), IRCAM, Boston University, CAPES/Fulbright, CNPq e FAPERJ. Destaques de performances e gravações recentes pelo Aleph Guitar Quartet (Espanha, 2019), Contemporary Music Basel (Suíça, 2019), Ecce Ensemble (França, 2018), Ensemble Mise-en (EUA, Coréia do Sul, 2018 e 2017), Quartetto Maurice (Itália, 2016 e 2014), Mivos Quartet (Espanha, 2015), Szlachta String Quintet (EUA, 2015), Duo Promenade Sauvage (Bélgica/Itália, 2015), Trio de cordas do COMUS/UFJF (Brasil, 2013-2017), Ensemble Arsenale (Itália, 2013), Orquestra e quinteto de cordas da Unicamp (2012 e 2013), Quinteto de cordas da OSUFPB/Cordas (2013), Duo Amrein-Henneberger (Suíça/Alemanha, 2012) e Freisinger Chamber Orchestra (EUA, 2009 e 2008). Artigos e capítulos publicados em português, inglês, espanhol e russo, no OM Composer's Book, Vol. 3 (2016), Sonic Ideas (2015), El oído pensante (2013), International Review of the Aesthetics and Sociology of Music (2009), Music Scholarship - Russian Journal of Academic Studies (2009), entre outros. Áreas de interesse: composição musical assistida por computador, onomatopéia musical, colagem e música popular brasileira. URL: luizcasteloes.com

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Composição Musical (Doctor of Musical Arts)

2005 - 2009

Boston University
Título: Musical Onomatopoeia
Orientador: Joshua Fineberg
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: composição musical; onomatopéia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.

Mestrado em Composição Musical

2002 - 2004

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Composição musical a partir de dados extra-musicais,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Ricardo Tacuchian
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: composição musical; técnicas composicionais; extra-musical.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Composição Musical

1996 - 2001

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Cnpq, CNPQ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015

Pós-Doutorado. , Birmingham City University, BCU, Inglaterra. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: COMPUTAÇÃO MUSICAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Curso Internacional de Composición (com Raphael Cendö). (Carga horária: 72h). , Institut Français (Barcelona), IF, Espanha.

2015 - 2015

Valencia International Performance Academy 2015 (c/ S. Gervasoni). (Carga horária: 84h). , Conservatorio Superior de Música Joaquín Rodrigo de Valencia, CSMJR, Espanha.

2013 - 2013

Composit 2013 (c/ P. Leroux e J. Fineberg). (Carga horária: 84h). , Officine Fondazione Varrone, OFV, Itália.

2011 - 2011

Residência artística (comp. eletroacústica). (Carga horária: 112h). , Centro Mexicano para la música y las artes sonoras, CMMAS, México.

2011 - 2011

OpenMusic Experts (estágio em OM/Chroma e Lisp). (Carga horária: 18h). , Institut de Recherches et Coordination Acoustique/Musique, IRCAM, França.

2011 - 2011

Estágio de especialização em OpenMusic/Audio. (Carga horária: 12h). , Institut de Recherches et Coordination Acoustique/Musique, IRCAM, França.

2009 - 2009

Computer Music Workshop (OpenMusic e MAX/MSP). (Carga horária: 42h). , Institute de Recherche et Coordination Acoustique/Music e MIS/SP, IRCAM E MIS/SP, Brasil.

2008 - 2008

Computer Music Group (Super Collider). (Carga horária: 16h). , Longy School of Music, LSM, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

, Lê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Castelões, L. ; CORDEIRO, J. . 8o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF, com Tiago Calderano (Tema: Percussividades contemporâneas). 2019. (Outro).

Castelões, L. ; USTUNTAS, C. . 4o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF (Tema: Microtonalismos do oriente médio; convidado Chadas Ustuntas [Turquia]). 2018. (Outro).

FRAGOSO, N. ; Castelões, L. . 5o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF (Tema: Acaso e indeterminação; Convidada: Nathália Fragoso [UFMG]). 2018. (Outro).

Castelões, L. ; MOTTA, P. ; CHANG, A. . 6o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF (Tema: Música eletrônica: popular, erudita, experimental; Convidados: Amanda Chang e Paulo Motta). 2018. (Outro).

Castelões, L. ; PASSINI, M. . 7o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF (Tema: Matemáticas das musicalidades; Convidado: Prof. Marcos Passini [Computação/UFJF]). 2018. (Outro).

Castelões, L. . 1o FoCo - Fórum de compositores(as) da UFJF, Tema: Tecnologias musicais (realizado em 15/9/2017, IAD/UFJF). 2017. (Outro).

Castelões, L. ; LIMA, R. . 2o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF (Convidado: Prof. Rodrigo Lima, EMESP/OSESP). 2017. (Outro).

Castelões, L. ; MENDONCA, M. A. ; FRAGA, S. R. R. . 3o FoCo - Fórum de Compositores da UFJF (Convidada: pianista e profa. Ma. Alice de Mendonça, UniRio/UCLA), dia 8/12/2017, no IAD/UFJF. 2017. (Outro).

BULLOCK, J. ; COCCIOLI, L. ; SILVA, L. E. C. P. . Workshop do software Integra Live com J. Bullock e L. Coccioli (Birmingham Conservatoire). 2014. (Outro).

WINTER, M. B. ; SILVA, L. E. C. P. . Workshop de Michael B. Winter no IAD/UFJF (2 e 3 de junho). 2014. (Outro).

SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. ; Fenerich, A. . 3o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora. 2012. (Congresso).

SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. ; Bittencourt, Pedro . 2o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora. 2011. (Festival).

Oglice, Bianca ; André Luis Dias Pires ; SILVA, L. E. C. P. . Master Class da pianista Bianca Oglice (Romênia/EUA) no IAD/UFJF. 2011. (Outro).

HALLACK, M. ; SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. . Workshop de arranjo com o pianista/arranjador/compositor juizforano Márcio Hallack no IAD/UFJF. 2011. (Outro).

SILVA, L. E. C. P. ; AMREIN, D. ; Henneberger, J. . WORKSHOP do duo de trombone/piano Amrein/Henneberger (Alemanha/Suíça) no IAD/UFJF. 2010. (Outro).

SILVA, L. E. C. P. ; FARIA, B. C. ; MAGALHAES, G. ; FAZA, V. ; ESTEVES, L. . Dia da Música no III Seminário Integrado de Pesquisa em Artes e Design (III SIPAD). 2010. (Outro).

SILVA, L. E. C. P. . Recital de Doutorado (DMA lecture-recital). 2009. (Concerto).

FREISINGER, P. ; SILVA, L. E. C. P. . Freisinger Chamber Orchestra - temporada 2008-2011. 2008. (Concerto).

SILVA, L. E. C. P. . Grupo Experimenta - da França ao Brasil. 2003. (Concerto).

SILVA, L. E. C. P. . Concerto Eletroacústico no Largo das Neves. 2003. (Concerto).

SILVA, L. E. C. P. . Concertos Beneficentes para o Hospital Mário Kroeff. 2003. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Music Interaction Design (MiXD). 2016. (Simpósio).

I Encontro de Música Popular na Universidade (UFRGS)."Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea". 2015. (Encontro).

VIPA 2015, Valencia International Performance Academy & Festival."5 Sons para Noel Rosa" (quarteto de cordas) e Palestra sobre obras composicionais autorais. 2015. (Encontro).

IV Semana de Pesquisa da FAMES (ES).Painel "Música e Tecnologia". 2014. (Seminário).

Composit New Music Festival (Itália, 2013).Palestra explicativa sobre a obra "Cartoon Etude" (de 2013), para trio com piano, especialmente composta para o Ensemble Arsenale. 2013. (Encontro).

Conferência "Pajé Sapaim: os sons do Xingu", IAD/UFJF, 23/5/2013. 2013. (Oficina).

XI ENCUN (UFPB).Conversão imagem-som na pesquisa do COMUS/UFJF. 2013. (Encontro).

MAB - Música de Agora na Bahia (UFBA)."4 Ideias sobre Composição Musical (partes 1 e 2)". 2012. (Seminário).

Eimas - Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras. 2010. (Encontro).

Boston University Messiaen Project [BUMP] International Conference: Messiaen the Theologian. 2007. (Simpósio).

Espacio Vanguardia Latina. -. 2007. (Congresso).

Twenty-eighth annual meeting of the Society for Music Theory.-. 2005. (Encontro).

II Encontro Nacional de Compositores Universitários.apresentação de obras originais. 2004. (Encontro).

I Encontro Nacional de Compositores Universitários.apresentação de obras originais. 2003. (Encontro).

XV Bienal de Música Contemporânea Brasileira."Heterotopias III", para flauta, guitarra, piano e fita. 2003. (Encontro).

I Festival de Software - Cultura e Liberdade.demonstração do software MAX/MSP. 2002. (Simpósio).

XIV Bienal de Música Contemporânea Brasileira."Estudo de onomatopéias" para piano solo, 1o lugar na categoria "peças solo". 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael Gonçalves

Castelões, L.; Leite, Luis; BOREM, F.. "Individualidade, Narratividade e Interação em Música Popular Improvisada". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme Lunhani

Fenerich, A.; SCHIAVONI, F. L.;Castelões, Luiz E.. "Live Coding: um algoritmo gerador de sonoridade tonal no A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Letícia Vitral

QUEIROZ, J.;Castelões, Luiz E.; DONDERO, M. G.. "Iconically modeling the demolition of the Palast der Republik". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Robert Anthony

Fenerich, A.;Castelões, Luiz E.; CARNEIRO, M.. "Glitch Music". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Atã

QUEIROZ, J.; RIBEIRO, S.;Castelões, Luiz E.. "NICHE BUILDERS: TOWARDS ART AS META-SEMIOTIC ENGINEERING". 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LAIANA LOPES DE OLIVEIRA

GARCIA, D.; FERRAZ, S.;SILVA, L. E. C. P.. "CONEXÃO E FUSÃO ENTRE VOZ E INSTRUMENTOS EM OBRAS DE LUCIANO BERIO E GYÖRGY LIGETI". 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniel Valentim Mansur

CARRIZO, S. L.;SILVA, L. E. C. P.; MONTEIRO, A.; NASCIMENTO, J.. "Literatura Bop: O desaprendizado de Charlie Parker na poética de O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar". 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teoria da Literatura) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LUCAS FRANÇOLIN DA PAIXÃO

PAIXAO, L. F.;SILVA, L. E. C. P.; Quaranta, D.. A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA COMO MEDIADORA ENTRE A MÚSICA E A SOCIEDADE. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Henrique Iwao Jardim da Silveira

SILVEIRA, H. I. J.; IAZZETTA, F. H. O.;SILVA, L. E. C. P.. Colagem musical na música eletrônica experimental. 2012. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JORGE ALBERTO FALCÓN

Jorge Alberto Falcon; DOTTORI, M.;SILVA, L. E. C. P.; Quaranta, D.. QUATRO CRITÉRIOS ANALÍTICOS PARA A ANÁLISE MUSICAL BASEADA NA PERCEPÇÃO AUDITIVA. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Bryan Holmes

Castelões, L.; CARNEIRO, M.; CATANZARO, T.; GUBERNIKOFF, C.. "Tecnomorfismos em Música: uma visão prática e teórica". 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Valentim Mansur

SILVA, L. E. C. P.; CARRIZO, S. L.. "Literatura Bop: O desaprendizado de Charlie Parker na poética de O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

SILVA, L. E. C. P.; SILVA, H. L.; HASSLAN, M. C.. Concurso para Professor Assistente A, do Depto. de Música da UFJF (Música, Cultura e Sociedade. Iniciação à Pesquisa.). 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

André Luis Dias Pires;SILVA, L. E. C. P.. Vestibular 2011 (Banca para seleção de candidatos ao bacharelado em piano do IAD/UFJF). 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SILVA, L. E. C. P.; Quaranta, D.; RIBEIRO, M. S.. Banca para seleção de professor DE para o curso de música (IAD/UFJF). 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SILVA, L. E. C. P.; Leite, Luis; Valverde, Rodolfo. Vestibular 2010 (Banca para seleção de candidatos ao bacharelado em violão do IAD/UFJF). 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Castelões, L.. Parecerista do 16th Brazilian Symposium on Computer Music (USP, Set 2017). 2017. Universidade de São Paulo.

SILVA, L. E. C. P.. Parecerista do XXV Congresso da ANPPOM (Área: Composição Musical). 2015. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

SILVA, L. E. C. P.. Parecerista da Revista HODIE. 2015. Universidade Federal de Goiás.

SILVA, L. E. C. P.. Parecerista do XXV Congresso da ANPPOM (Área: Sonologia). 2015. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

SILVA, L. E. C. P.. Parecerista do XXIV Congresso da ANPPOM (Área: Composição Musical). 2014. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

SILVA, L. E. C. P.. Parecerista do XXII Congresso da ANPPOM (Área: Composição Musical). 2012. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

SILVA, L. E. C. P.. Parecerista do XXII Congresso da ANPPOM (Área: Sonologia). 2012. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

SILVA, L. E. C. P.. Membro do Comitê de Seleção do "Ircam Forum Workshop 2012". 2012. Institut de Recherches et Coordination Acoustique/Musique.

SILVA, L. E. C. P.; André Luis Dias Pires. Banca Julgadora da 1a Edição do Concurso Eduardo Tagliatti. 2011. Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora.

SILVA, L. E. C. P.; CAESAR, R.; MANNIS, J. A.. Comissão artística da ANPPOM. 2010. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

DOTTORI, M.; FALCON, J. A.;SILVA, L. E. C. P.. Banca de qualificação (dissertação de mestrado de Jorge Falcón). 2010. Universidade Federal do Paraná.

SILVA, L. E. C. P.; Weigt, Steven; Oglice, Bianca. Comitê para as provas finais de MU102A - Harmonia. 2008. Boston University School of Music.

SILVA, L. E. C. P.; Burton, Deborah; Oglice, Bianca; Lin, Ray; Ianni, Davide. Comitê para as provas finais de MU108A - Solfejo. 2008. Boston University School of Music.

SILVA, L. E. C. P.; HEADRICK, S.. Comitê para Provas de Admissão em Percepção Musical (Boston University). 2008. Boston University School of Music.

SILVA, L. E. C. P.; Weigt, Steven; Oglice, Bianca. Comitê para as provas finais de MU101A - Harmonia. 2007. Boston University School of Music.

SILVA, L. E. C. P.; Burton, Deborah. Comitê para as provas finais de MU107A - Solfejo. 2007. Boston University School of Music.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Vieira Lucas

LUCAS, M. V.; SAMPAIO, L. P.; TACUCHIAN, R.; GUBERNIKOFF, C.. Critérios de Transporte de Elementos de Origem Extra Musical para o Processo Composicional. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Charles K

Neimog; "Microtonalidades em Ben Johnston e Iannis Xenakis"; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Isabela Bianchi Bottaro de Andrade

"Análise Musical aplicada à Suíte para canto e violino (1923) de Villa-Lobos"; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcelo Henrique da Silva Fernandes

"Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF"; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Henrique Oliveira Guilhem

"Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF"; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Denise Mendes de Souza Gonçalves

COMUNICAÇÃO MUSICAL NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: Sistemas cromáticos de iniciação ao violão; 2017; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Rafael Gonçalves

"Individualidade, narratividade e interação na música instrumental brasileira"; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Guilherme Lunhani

"Live Coding: um algoritmo gerador de sonoridade tonal no A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen"; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Felipe Arruda

"Gur: cantos de realização (TCC); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Talita Silva Sant' Ana de Oliveira

"Composição Musical Assistida por Computador: Métodos e aplicações" (TCC); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Adriano Campos Tavares

"Nota de programa analítica para recital de TCC (Barroco a Moderno)"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

IZABEL CRISTINA FÉLIX MENDES

"Música como novo gênero textual"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Yago Franco

"Música contemporânea de Juiz de Fora, para flauta solo"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Flauta Transversal) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Sara Rosa Ramos Fraga

"Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF"; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Bruna Caroline de Souza

"Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea"; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Violino) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Lucas Miranda

"Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF"; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Canto) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Nara Pinheiro

"Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF"; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Flauta Transversal) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Guilherme Braga Veroneze

Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Piano) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Vívian Oliveira Vignoli

Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Violino) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Maria Fernanda de Moraes Santos

Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Jonatas Augusto da Silveira

Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Violino) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Bruna Caroline de Souza

Bolsista PIBIC do projeto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Maria Fernanda de Moraes Santos

Bolsista BIC do projeto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Jonatas Augusto da Silveira

Bolsista BIC do projeto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Luiz Eduardo Mendes Matheus

COMUS - Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Bruna Caroline de Souza

Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Talita Silva Sant' Ana

Composição Musical Assistida por Computador: Métodos e Aplicações; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Exatas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

João Paulo Faria Alves de Souza

Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Vinicius Faza Paiva

COMUS - Bolsa PIBIC/CNPq; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Lucas Alves Damasceno

COMUS - Bolsa BIC/UFJF; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Pedro Henrique Fialho

COMUS - Bolsa PIBIC/CNPq; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Talita Silva Sant? Ana de Oliveira

COMUS - Bolsa 1 do programa de apoio a grupos da UFJF; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Tradução) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Yago Rezende Franco

COMUS - Bolsa BIC/UFJF; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Alessandra Fonseca Braga da Cunha

COMUS - Bolsa 2 do programa de apoio a grupos da UFJF; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Grazielle Elis Magalhães de Souza

COMUS - Bolsa PIBIC/CNPq; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Leandro José Renó Esteves

COMUS - Bolsa BIC/UFJF; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

João Paulo Faria Alves de Souza

COMUS - Bolsa 2 do Programa de apoio à consolidação de grupos de pesquisa da UFJF; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

André Matuk Salomé

Monitoria de TAM 1 - Teoria e Análise Musicais 1; 2014; Orientação de outra natureza; (Música - Violão) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Rafael Gonçalves

Orientação para a monitoria de TAM I; 2013; Orientação de outra natureza; (Música - Violão) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

João Paulo Faria Alves de Souza

Orientação para Monitoria de TAM I; 2012; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Ana Paula Fialho

Monitoria de PEM I e III; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Vinicius Faza Paiva

Monitoria de Música e Tecnologia; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Ana Paula Andrade Fialho

Monitoria de TAM II e PEM II; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Cnpq; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Rafael Gonçalves

Orientação para monitoria de TAP I (2010; 1); 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Iara Mageste Romualdo

Orientação para monitoria de TAP II (2010; 2); 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em música) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Castelões, L. . Formas de Legitimação em Música. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso) , v. 12, p. 494-504, 2016.

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Isso aí (ainda) é música!: rascunhos do XI ENCUN para uma atualização do imenso guarda-chuva da composição musical'. Claves (João Pessoa. Online) , v. 1, p. 39-60, 2015.

  • AGUIAR, DANIELLA ; Castelões, Luiz E. ; QUEIROZ, JOÃO . VIA: A collaborative project integrating mobile technology, video-dance and computer-assisted composition in Rio de Janeiro. Metaverse Creativity , v. 5, p. 7-19, 2015.

  • SILVA, L. E. C. P. ; FRANCO, Y. R. ; SANTANA, T. S. . 'Conversores de parámetros del color a parámetros sonoros cuantificables usando los sistemas RGB, HSV y CMYK'. Sonic Ideas (CMMAS, México) , v. 8/14, p. ---, 2015.

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Análise espectral e teoria musical em suporte ao pianismo de samba e gêneros afins'. El Oído Pensante , v. 1, p. 1-17, 2013.

  • SILVA, L. E. C. P. . Conversão de imagens para sons através de três classes do OpenMusic. DAPesquisa , v. no.8, p. 488-501, 2011.

  • SILVA, L. E. C. P. . Propostas de Teoria Musical Comparada. Revista Eletrônica de Musicologia (Ed. Portuguesa) , v. XIV, p. 06, 2010.

  • SILVA, L. E. C. P. ; CARRIJO, A. J. C. ; GRUNEWALD, F. ; MALTA, F. ; MAGALHAES, G. ; ESTEVES, L. ; MENDES, R. ; FAZA, V. ; GUEDES, V. . Propostas de Análise Musical Multimétodo (I): aplicação de procedimentos estatísticos como ferramentas pré-analíticas. DAPesquisa , v. 07, p. 407-417, 2010.

  • SILVA, L. E. C. P. . An Introduction to Musical Onomatopoeia. Music Scholarship - Russian Journal of Academic Studies , v. 1, p. 85-89, 2009.

  • SILVA, L. E. C. P. . Composição Musical a Partir de Dados Extra-Musicais. Revista Eletrônica de Musicologia , v. XII, p. 5, 2009.

  • SILVA, L. E. C. P. . A Catalogue of Musical Onomatopoeia. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music , v. 40, p. 299-347, 2009.

  • SILVA, L. E. C. P. . Musical Onomatopoeia. Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 3, p. 111-134, 2007.

  • SILVA, L. E. C. P. . Utilização de recursos da linguagem verbal no processo composicional. Cadernos do Colóquio (UNIRIO) , v. V, p. 101-112, 2005.

  • Castelões, L. . "Matemáticas da Música". In: Eloi Teixeira César. (Org.). Ciências em dia: jornadas de divulgação científica: a matemática está em tudo. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 137-148.

  • Castelões, L. . "Musicalizing Sonification". In: Jean Bresson; Carlos Agon; Gérard Assayag. (Org.). OM Composer's Book, Vol. 3. 1ed.Paris, França: Editions Delatour, 2016, v. 3, p. 1-16.

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea'. In: I ENCONTRO BRASILEIRO DE MÚSICA POPULAR NA UNIVERSIDADE, 2015, Porto Alegre. Anais ... / I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade: o estado da arte do ensino de música popular nas universidades brasileiras ? I MusPopUni. Porto Alegre: Marcavisual, 2015. p. 316-326.

  • SILVA, L. E. C. P. . Mimese na Música de Concerto Brasileira de 1964 a 1997. In: XIV Semana de Debates Científicos, 2000, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XIV SEDEC. Rio de Janeiro: UNI-RIO, 2000.

  • SILVA, L. E. C. P. . O Acaso na Música de Concerto Brasileira de 1964 a 1997. In: XIII Semana de Debates Científicos, 1999, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XIII SEDEC. Rio de Janeiro: UNI-RIO, 1999.

  • SILVA, L. E. C. P. . Ironia e Humor nas Obras de Gilberto Mendes e Tim Rescala. In: XII Semana de Debates Científicos, 1998, Rio de Janeiro. XII Semana de Debates Científicos: Resumos. Rio de Janeiro: UNI-RIO/PROPG, 1998. p. 154-154.

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Painel 'Música e Tecnologia''. a tempo REVISTA DE PESQUISA EM MÚSICA , 2015.

  • Castelões, L. . Seminar: Incubating Composers Artists Talk (Luiz Castelões), 22/11/2018, Oil Tank Culture Park, Seul, Coreia do Sul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Castelões, L. . 'Verbo e Obra(s): reflexões caóticas, fazeres musicais organizados'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Castelões, L. . 'Matemática da Música', palestra ministrada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 (Centro de Ciências da UFJF, 26/10/2017). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Castelões, L. . 'Composer's Seminar: Luiz Castelões', palestra ministrada durante o festival 'ATM ', realizado pela start-up coreana Arts Incubator, no espaço cultural Post Territory Ujeongguk (Seul, Coreia do Sul). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Castelões, L. . 'Virtual Educational Keyboards' (palestra no Birmingham Conservatoire). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Castelões, L. . 'Arranjo como estratégia composicional contemporânea (parte 1): conceitos e técnicas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Castelões, L. . 'Teclados Virtuais Educativos'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Castelões, L. ; Quaranta, D. ; MOTTA, P. ; BRANCO, M. C. . Mesa-redonda 'Qual é o problema da Música?', no IIIo Seminário de pesquisa em artes, cultura e linguagens (Instituto de Artes e Design, UFJF). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Castelões, L. . 'Arranjo como estratégia composicional contemporânea (parte 2): trios e quartetos de cordas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea' (Comunicação oral durante o I Encontro de Música Popular na Universidade, UFRGS). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Palestra sobre obras composicionais autorais no 'Encontros Música Atual' (ECA/USP, 19/6/2015). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. . Palestra sobre obras composicionais autorais no VIPA 2015, Valencia International Performance Academy & Festival (Valencia, Espanha). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. ; RIBEIRO, A. C. ; HARTMANN, E. . Mesa-redonda na UFES: Novas tecnologias como ferramentas da Composição Musical a partir de dados extra-musicais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. E. C. P. . Painel 'Música e Tecnologia', na IV Semana de Pesquisa da FAMES (ES). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. ; AGUIAR, D. ; QUEIROZ, J. . Palestra 'Novas tecnologias, música e interdisciplinaridade em VIA' no evento Intermidialidades (em 23/10/2014, no Auditório 1 da Faculdade de Engenharia da UFJF, MG). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. ; ELLESTROM, L. ; CLUVER, C. ; MULLER, J. E. . Mesa-redonda no evento Intermidialidades 2014 (Faculdade de Engenharia, UFJF, 24/10/2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Cartoon Etude' (palestra explicativa sobre a obra composta para o Ensemble Arsenale no contexto do Composit New Music Festival 2013). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. . 'Atualidades da Composição Musical' (palestra no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . 'Conversão imagem-som na pesquisa do COMUS ? Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. ; GARCIA, D. ; HUF, A. . Ensaio didático do "Estudo Sirene", para orquestra de cordas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . '4 ideias sobre Composição Musical - parte 1: Mús. Popular e Colagens'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. . '4 ideias sobre Composição Musical - parte 2: Onomatopéias e conversão imagem-som'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. . "Conversão de imagens para sons com fins composicionais" (4o SIPAD). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. . "Sobre o fazer e o pensar música na universidade" (ICH/UFJF). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. . "Formas de legitimação em música" (3o SIPAD). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . "SOM: Sobre Onomatopéias Musicais" (2o SIPAD). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. ; BUSKIRK, J. ; ABIGANA, B. ; Ianni, Davide . Tanglewood Institute Composers' Forum (Luiz E. Castelões et al). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. ; Stanyek, Jason. ; Sundiata, Ibrahim ; Auslander, Mark . "Improvisation as Social Practice: Brazil and the Brazilian Diaspora" (Brandeis University). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. E. C. P. . Brazilian Popular Music Pianism and Trends of 20th-Century Brazilian Culture (Boston University). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Boston University Composers' Forum (Luiz E. Castelões). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Utilização de Recursos da Linguagem Verbal no Processo Composicional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Mimese na Música de Concerto Brasileira de 1964 a 1997. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Acaso na Música de Concerto Brasileira de 1964 a 1997. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Ironia e Humor nas Obras de Gilberto Mendes e Tim Rescala. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. E. C. P. . Ironia e Humor nas Obras de Gilberto Mendes e Tim Rescala. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, L. E. C. P. . Criação e administração do website do COMUS - Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF. 2011.

SILVA, L. E. C. P. . Gerenciamento de conteúdo do website do Bacharelado em música da UFJF. 2011.

SILVA, L. E. C. P. . Criação e administração do website dos Anais do Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras. 2011.

SILVA, L. E. C. P. . Gerenciamento de conteúdo do website do 2o Eimas. 2011.

SILVA, L. E. C. P. ; LIMA, P. C. ; VICTORIO, R. ; SAMPAIO, M. S. . Mesa-redonda do 'MAB - Música de Agora na Bahia' (UFBA, Salvador, BA). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, L. E. C. P. . COMUS - Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF. 2011; Tema: Grupo de pesquisa em composição musical da UFJF. (Site).

SILVA, L. E. C. P. . Obras autorais de Luiz E. Castelões. 2011; Tema: Obras autorais de Luiz E. Castelões. (Site).

SILVA, L. E. C. P. . Workshop de composição contemporânea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, L. E. C. P. ; FRANCO, Y. R. . Slide sobre a pesquisa do COMUS na exposição "Atualidade da pesquisa em artes". 2011. (Exposição).

Leite, Vania Dantas ; SILVA, L. E. C. P. . workshop de música eletroacústica. 2001. (Conferência).

SILVA, L. E. C. P. . Rádio Neue-Musik.fm (disponível no iTunes e em http://www.neue-musik.fm), Alemanha. 2011. Outra.

SILVA, L. E. C. P. ; GOMES, L. . Programa "Música e Músicos do Brasil", Rádio MEC FM (dedicado às obras de L. E. Castelões). 2009. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Rádio WMUA, 91.1 FM, UMass Amherst, EUA: apresentação de "Móbile das Letras", de Luiz E. Castelões (Novembro de 2009). 2009. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Programa "Música de Invenção", Rádio MEC FM (radiofusão da obra "Estudo de poluição sonora"). 2008. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Programa "Vanguarda", Rádio Aperipê, SE (radiofusão de obras autorais). 2007. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Programa "Epsilonia", Radio Libertaire (Paris), radiofusão da obra "Jazz-Modinha". 2007. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Programa "Compositores Brasileiros", Rádio MEC FM, dedicado às obras de L. E. Castelões. 2004. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Programa "Ars Contemporanea", Rádio Muda (SP), radiofusão de obras autorais. 2003. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Programa "Supplement-Sugar Hills", Rádio 4, Holanda (radiofusão da "Peça para guitarra e fita"). 2002. Outra.

Castelões, L. . Estreia de obra autoral, de título 'Fabra Groove-Bell', para quarteto de violões, pelo Aleph Guitar Quartet da Alemanha, no Festival Mixtur 2019 (Centro cultural Fabra i Coats, Barcelona, Espanha). 2019. Composição (estréia).

Castelões, L. . Estreia de obra autoral, de título 'Asa Basel', para quarteto de trombone, harpa, violino e cello, pelo Contemporary Music Basel da Suíça, no Festival Mikrotöne Basel (Centro cultural H95, Basel, Suíça). 2019. Composição (estréia).

Castelões, L. . Arranjo de 'Lamento sertanejo' (de Gilberto Gil, 1975), para quarteto de cordas. 2018. Arranjo.

Castelões, L. . Estreia do quarteto 'G' (para flauta, violino, percussão e piano), pelo Ecce Ensemble dos EUA, no Etchings Festival 2018 (Auvillar, França). 2018. Composição (estréia).

Castelões, L. ; VILLELA, H. ; LINHARES, D. . Arranjo, performance e gravação de 'Emoriô' de J. Donato (Estúdio Sonidus, JF). 2018. Registro Fonográfico.

Castelões, L. ; MISE-EN, E. . Estreia do sexteto '4 Sons Urbanos' (para fl., cl. bx., perc., pno., vno. e clo.), pelo Mise-En Ensemble dos EUA, no Festival ATM2 (Seul, Coreia), organizado pela start-up coreana Arts Incubator. 2018. Composição (estréia).

Castelões, L. . Radiofusão do quarteto de cordas '5 Sons para Noel Rosa' pela Rádio Cultura 93,7 FM (Belém, PA) no programa 'Sinfonia 93'. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

Castelões, L. . Lançamento do CD autoral 'Rotações' (contendo gravações realizadas por intérpretes como Quartetto Maurice e a pianista Bianca Oglice, feitas na Itália, EUA e Brasil). 2017. Registro Fonográfico.

Castelões, L. . Programa de rádio da 'Rede RadioArte' (UFMG Educativa) dedicado ao CD autoral 'Rotações' de Luiz Castelões, em 27-5-2017. 2017. Outra.

Castelões, L. . Arranjo de 'Cajuína', para trio de cordas. 2017. Arranjo.

Castelões, L. . Performance de 'palavras cruzadas João Gilberto' (obra eletroacústica), de Luiz Castelões, no concerto de comemoração dos 50 anos do IVL - Instituto Villa-Lobos, UniRio (22-9-2017). 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

Castelões, L. ; ROHR, R. ; SOUZA, B. C. ; BERBERT, A. . Performance de 3 arranjos para trio de cordas de L. Castelões, sobre clássicos da MPB, no recital de doutorado de Raquel Rohr. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

Castelões, L. . Arranjo de 'Juízo Final' (1973) de Nelson Cavaquinho, para quarteto de cordas. 2017. Arranjo.

Castelões, L. . Estreia do sexteto 'Pulse', pelo Ensemble Mise-En de N. Iorque (no Post Territory Ujeongguk, Seul, Coreia do Sul), sob encomenda da start-up coreana Arts Incubator. 2017. Composição (estréia).

Castelões, L. . Performance de 'Onomatopeias para duo de guitarras' por Dino Beghetto e Matheus Lorenzetti (Maquinaria Sonoro-Musical). 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

Castelões, L. . Radiodifusão de 'Estudo de plágio n. 1: no limbo da polimúsicas' (Rádio MEC FM, programa 'RádioArte!'). 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

Castelões, L. . Gravação do quarteto de cordas '7 Fábricas', pelo Quartetto Maurice de Turim (Casa Lajolo, Piossasco, Itália). 2016. Registro Fonográfico.

Castelões, L. . Estreia do quarteto de cordas '7 Fábricas', pelo Quartetto Maurice de Turim (Casa Lajolo, Piossasco, Itália). 2016. Composição (estréia).

Castelões, L. . Performance da obra autoral 'Pop Suite' pelo pianista australiano Benjamin Kopp, no Sidney New Music Festival 2016. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Estreia de 'Mais 4 Sons para Noel Rosa', para guitarra e acordeão, pelo Duo Promenade Sauvage, no Teatro Fondamenta Nuove (Veneza, Itália, 11 Abr 2015). 2015. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Luz do Sol' (de C. Veloso) para trio de cordas. 2015. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Ponta de Areia' (de M. Nascimento) para piano pizzicato (piano tocado diretamente nas cordas). 2015. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Para Lennon e McCartney' (de M. Nascimento) para trio de cordas. 2015. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Gravação da obra autoral 'Estudo Contínuo' (de 2012) pelo quinteto de cordas de Klaudia Szlachta, na WGBH (Boston, EUA, 17 Abr 2015). 2015. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Ponta de Areia' (de M. Nascimento) para quinteto de flautas. 2015. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Inclusão de 2 trabalhos autorais no CD Vol. 4 da Red ASLA (Red De Arte Sonoro Latinoamericano), editado pelo Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras. 2015. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Manhã de Carnaval' (de L. Bonfá), para trio de cordas. 2015. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Direção Musical (incluindo arranjos, ensaios, redação de nota de programa e divulgação) do Concerto 'Cordas do COMUS', no Auditório Geraldo Pereira, IAD/UFJF (3 Jun 2015). 2015. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . Trilha sonora para o curta-metragem 'Tantum Ego', do Coletivo Miguet. 2015. Trilha Sonora.

SILVA, L. E. C. P. . Estreia mundial de '5 Sons para Noel Rosa' para quarteto de cordas, pelo Mivos Quartet (NY), no Valencia International Performance Academy & Festival 2015 (Espanha). 2015. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . Programa 'RádioArte!' (MEC FM, 16/5/2015): radiodifusão do 'Estudo de plágio no. 1'. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 'Onomatopeias', para duo de guitarras; estreia pelo duo Nunzio e Koole, no Ibrasotope (SP). 2014. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . Apresentação de 3 obras eletroacústicas no Ibrasotope, SP. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Inclusão do 'Estudo Rotações' (2013) na Coletânea 'Noises de Verão 2', do produtor Tiago Malta. 2014. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . Performance das 'Onomatopeias para duo de guitarras' pelo grupo Infinito Menos (Praça de Serviços da UFMG, 21/5). 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Amor em Paz' (de T. Jobim), para trio de cordas. 2014. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Teresinha' (de C. Buarque), para trio de cordas. 2014. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Apresentação de 5 obras eletroacústicas no 1o Encontro de-Composição de Juiz de Fora (Livraria Liberdade). 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Gravação da obra '5 Sons para Noel Rosa', para quarteto de cordas, pelo Quartetto Maurice (Turim, Itália). 2014. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . Estréia das '3 Transcrições' para piano solo, pela intérprete Grazi Elis Magalhães (3 de dezembro, Auditório Geraldo Pereira, IAD/UFJF). 2014. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. ; SUPPIA, A. L. ; BERTONI, M. . Trilha Sonora para o filme curta-metragem 'Zazá: o Artista, o Mito' de Marcos Bertoni (pseudônimo Marc Breton). 2013. Trilha Sonora.

SILVA, L. E. C. P. . 'Cartoon Etude' para trio com piano, obra encomendada para o Ensemble Arsenale (Itália) no contexto do Composit New Music Festival 2013. 2013. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo de Colagem Pop' na Série UniRio Musical, sala Villa-Lobos, 6/8/2013. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

SUPPIA, A. L. ; MAUES, D. ; SILVA, L. E. C. P. . Trilha sonora para 'CINESESC PINHOLE 720 480', de A. L. Suppia e D. Maués. 2013. Trilha Sonora.

SILVA, L. E. C. P. . Estreia do 'Estudo Contínuo' (2012), para quinteto de cordas, pelo quinteto da Orquestra da Unicamp. 2013. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . Reapresentação do 'Estudo Contínuo' (2012), para quinteto de cordas, pelo quinteto da Orquestra da Unicamp. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 2o arranjo para trio de cordas de 'São Francisco' (V. de Moraes / Soledad). 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo Ouvidor', para General Midi (Toque de celular). 2013. Outra.

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo Capanema', para quinteto virtual. 2013. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo Cancelas', para General Midi. 2013. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo Rotações' (2013), para conjunto virtual e General Midi. 2013. Registro Fonográfico.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Onde eu nasci passa um rio' (de C. Veloso), para trio de cordas. 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Blackbird' (dos Beatles), para trio de cordas. 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. ; AGUIAR, D. ; QUEIROZ, J. . Trilha sonora para as coreografias de 'Via', de Dani Aguiar (Apoio: Prince Claus Fund, Holanda). 2013. Trilha Sonora.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Coração Vagabundo' (de C. Veloso), para trio de cordas. 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Beleza Pura' (de C. Veloso), para trio de cordas. 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . Performance do 'Estudo Contínuo' pelo quinteto de cordas da OSUFPB/Cordas, no XI Encun (Sala Radegundis Feitosa, João Pessoa, 29/11/2013). 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Arranjo de 'Maninha' (de C. Buarque), para trio de cordas. 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. . 1o arranjo para trio de cordas de 'São Francisco' (V. de Moraes / Soledad). 2013. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. ; HUF, A. . Ensaios e gravação da obra orquestral autoral "Estudo Sirene" pela OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo de Colagem Pop', acusmática, 7+1 Surr.. 2012. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . 'Onomatopéias' para trombone e piano (Intérpretes: D. Amrein e J. Henneberger). 2012. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo sobre o bater na porta' para piano solo (Intérprete: A. E. Santos). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo Sirene' (v. 2012), para orquestra de cordas (Orquestra da Unicamp, regente: Cinthia Alireti). 2012. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . '4 Crônicas' para piano solo no Klavierfestival Lindlar 2012 (intérprete: Bianca Oglice). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 'Pop Suite' para piano solo, em Oxford (intérprete: Kesia Decote). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Performance do 'Estudo Cartoon' (acusmática) no Teatro Castro Alves (Salvador, BA). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Performance do 'Estudo de Colagem Pop' (acusmática) no Teatro Castro Alves (Salvador, BA). 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 'Estudo de Colagem Pop', no programa 'Eletroacústicas', n. 115, da rádio MEC FM. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

BUARQUE, C. ; SILVA, L. E. C. P. . "Teresinha" (C. Buarque), arranjo para côro SATB. 2011. Arranjo.

SILVA, L. E. C. P. ; Penna Firme, Rodrigo . Gravação dos teclados na canção "Moça bonita", de Penna Firme. 2011. Interpretação.

SUPPIA, A. ; SILVA, L. E. C. P. . Trilha sonora para a vídeo-instalação "Quinetoscópio Reloaded | ReFrankenstein 3D", de A. Suppia, exibida no MAM (RJ). 2011. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. . '4 Crônicas' para piano solo (intérprete: B. Oglice). 2011. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. ; Faza, Joao Paulo . Coral Pró-Música no América Cantat 6, participação como tenor no concerto do Teatro Central de Juiz de Fora. 2010. Interpretação.

SILVA, L. E. C. P. ; SANTOS, A. E. . X Festival de Música Contemporánea do Chile, apresentação do "Estudo sobre o bater na porta" de L. E. Castelões. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; Henneberger, J. . 1o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, apresentação de "Pop Suite" pelo pianista suíço Jurg Henneberger. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; DECOTE, K. . Série ?Música no Museu? no MAM (RJ), apresentação da "Pop Suite" pela pianista Kesia Decoté. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; FREISINGER, P. ; Oglice, Bianca . Recital de doutorado na Boston University, apresentando repertório autoral para orquestra de cordas, trio de cordas, 2 pianos e piano solo. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . "Quatro danças" para piano e 13 instrumentos (estréia em Boston, EUA). 2008. Composição (estréia).

SILVA, L. E. C. P. ; FREISINGER, P. . Concerto Inaugural da Freisinger Chamber Orchestra (Boston, EUA), apresentação de "Siren Etude" (orquestra de cordas). 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; ANTONIOU, T. . Concerto do ALEA III Ensemble (Boston, EUA), apresentação das "Quatro Danças para piano e 13 instrumentos". 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Biblioteca digital da Galérie Etc. (França), apresentação online de "Jazz-Modinha" (quinteto de metais). 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; Oglice, Bianca . World Aids Day (Boston, EUA), apresentação da "Pop Suite" (piano solo). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Centro Cultural de España en Buenos Aires (Argentina), apresentação de "Thelonious Monk puzzle" (acusmática). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . ENCUN V (SP), apresentação do "Estudo Cartoon" (acusmática). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; Oglice, Bianca . Boston University Collaborative Composition Project (Boston, EUA), apresentação da "Pop Suite" (piano solo). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 14th World Saxophone Congress (Eslovênia), apresentação das "Onomatopéias para sax alto". 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Boston University Composers' Forum (Boston, EUA), apresentação de obras autorais. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 3a Mostra Internacional de Música Eletroacústica de Juiz de Fora. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . V Festival Internacional de Música Contemporánea (Chile), apresentação do "Limbo da Polimúsicas" (acusmática). 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Festival Futura 2005 (Drôme, França), apresentação do clipe "Thelonious Monk puzzle" (DVD). 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 35eme Festival Synthèse de Bourges (França), apresentação de "Musique de Sade" (acusmática). 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Recital de mestrado, Sala Alberto Nepomuceno (UNI-RIO). 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . VI Música Nova na UNI-RIO. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Festival Sonoimágenes (Argentina), apresentação do clipe "Thelonious Monk puzzle" (DVD). 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . The Electric Rainbow Coalition Festival of Dartmouth College. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . TRAXFEST, festival multimídia de Campinas. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Evento ?Música na Varanda?. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . ENCUN I. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. ; Fenerich, A. . 5o concerto da série MÚSICA, TECNOLOGIA & MULTIMEIOS, do Núcleo de Música Experimental & Intermídia do Rio de Janeiro. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. ; Quaranta, D. ; Fenerich, A. . XV Bienal de Música Contemporânea Brasileira. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Concertos beneficentes (em prol do Hospital Mário Kroeff). 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Fórum das Artes - Rio, no Teatro Cacilda Becker. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Forum de Ciencia e Cultura, Salão Dourado da UFRJ. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . XIV Bienal de Música Contemporânea Brasileira. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . 6o concerto da série Projeto Sérgio Porto Experimental, do Núcleo de Música Experimental & Intermídia do Rio de Janeiro. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Prelúdio XXI. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . SÉRIE UNI-RIO MUSICAL I. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . Música no Fórum. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . série "Música Brasileira do Século Passado". 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

SILVA, L. E. C. P. . "Caleidoscópio Thelonious Monk", em DVD. 2004. Vídeo.

SILVA, L. E. C. P. . "Reciclagem", em DVD. 2003. Vídeo.

SILVA, L. E. C. P. ; SCORZA, T. ; MARTINS, B. . "Thiago visita Raposo Lopes" clipe eletroacústico da música Móbile das Letras. 2003. Vídeo.

SILVA, L. E. C. P. . Programa 'Novos Acordes' de 22/6/13, Rádio Cultura FM 103,3, SP (radiodifusão de obras autorais). 2013 (Programa de rádio).

SILVA, L. E. C. P. . Onomatopéias, para trombone e piano. 2012.

SILVA, L. E. C. P. . Estudo contínuo, para quinteto de cordas. 2012.

SILVA, L. E. C. P. . "Colagem harmônica e espectral", acusmática, 7+1 Surround. 2011.

SANTANA, A. ; SILVA, L. E. C. P. ; VIEIRA, L. A. . Trilha sonora para o curta "Sem Utopia" de Alessandro Santana. 2011 (Trilha Sonora para curta-metragem).

SILVA, L. E. C. P. . "Três Transcrições" para piano solo. 2011.

SILVA, L. E. C. P. ; BERTON, P. R. . Trilha sonora para a peça teatral "Philistines" de Paulo R. Berton (University of Colorado at Boulder). 2009 (trilha sonora).

SILVA, L. E. C. P. . "Mímese", obra autoral para orquestra sinfônica. 2009.

SILVA, L. E. C. P. . "Piano Concerto", versão para dois pianos. 2008.

SILVA, L. E. C. P. . "4 Crônicas", para piano solo. 2008.

SILVA, L. E. C. P. . "Pop Suite" para piano solo. 2007.

SILVA, L. E. C. P. . "Duas micro-danças" para quinteto de metais. 2007.

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo de Poluicao Sonora n. 2: para sons do desenho animado". 2007.

SILVA, L. E. C. P. . "Onomatopoeia" para coro SATB. 2006.

SILVA, L. E. C. P. . "Onomatopoeia" para saxofone alto. 2006.

SILVA, L. E. C. P. . "Três micro-danças" para viola e piano. 2006.

SILVA, L. E. C. P. . "Campainhas sobre Harmonia" para orquestra sinfônica. 2006.

SILVA, L. E. C. P. . "Contraponto sobre buzinas" para orquestra de câmara. 2006.

SILVA, L. E. C. P. . "Quinteto de Sopros n. 2: 17 variações sobre micro-tema, buzinas e coral". 2005.

MARQUEZ, C. ; SILVA, L. E. C. P. . trilha sonora para o curta "O Latido" de Camila Marquez. 2005 (Trilha Sonora e edição de som para curta-metragem).

GUERRA, N. ; SILVA, L. E. C. P. . Direção musical em ?A lenda de Sued?, de Nadam Guerra. 2004 (Direção musical de performance).

GUBERNIKOFF, M. ; SILVA, L. E. C. P. . Edição de som em ?México?, de Martha Gubernikoff. 2004 (Edição de som para vídeo).

SILVA, L. E. C. P. . "Jogos Sonoros No. 1", para percussão e fita. 2004.

SILVA, L. E. C. P. . "Onomatopéias para violino, contrabaixo e fita". 2004.

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo de plágio n. 3: palavras cruzadas João Gilberto", acusmática. 2004.

PERLINGEIRO, A. ; SILVA, L. E. C. P. . Edição de som no CD curso de Yoga do professor Alexandre Perlingeiro. 2004 (Edição de som).

SCORZA, T. ; SILVA, L. E. C. P. . Edição de som e vídeo do "Fórum Imprensa 2004". 2004 (Edição de som e vídeo).

RAMALHO, R. ; SILVA, L. E. C. P. . Edição de som e vídeo da dissertação de mestrado "A imagem da Arte da Música". 2004 (Edição de som e vídeo).

SILVA, L. E. C. P. . Trilha sonora de "Vrruummm!!!" de Paula Dager. 2003 (Trilha Sonora e edição de som para curta-metragem).

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo de poluição sonora n. 1: para sinos saturados e ruído de fundo", acusmática. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo de plágio No.1: no limbo da Polimúsicas", acusmática. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo de plágio No.2: quebra-cabeça Thelonious Monk", acusmática. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . "Baque de campainha e buzinas" para clarinete e fagote. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . "Onomatopéias" para violino, viola e contrabaixo. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . "Música de Sá", acusmática. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . "Heterotopias III", para flauta, guitarra, piano e fita. 2003.

FADINI, C. ; SILVA, L. E. C. P. . trilha sonora para a peça "Cidad'Eu" de Carol Fadini. 2003 (trilha sonora).

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo ácido e euforia", para piano solo. 2003.

SILVA, L. E. C. P. . Trilha Sonora para "Sobre viver", de Tiago Scorza. 2002 (Trilha Sonora para curta-metragem).

SILVA, L. E. C. P. . Trilha Sonora para "Cinema manual" de Nadam Guerra. 2002 (Trilha Sonora para performance).

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo sobre o bater na porta", para piano solo. 2002.

SILVA, L. E. C. P. . "Microestudo para Marimba solo". 2002.

SILVA, L. E. C. P. . "Móbile das letras", acusmática. 2002.

SILVA, L. E. C. P. . "Móbile das Letras", para pratos, guitarra, contrabaixo e fita. 2002.

SILVA, L. E. C. P. . Estudo de onomatopéias, para piano solo. 2001.

GUERRA, N. ; SILVA, L. E. C. P. . trilha sonora para a peça "Complexiótica Hermética" de Nadam Guerra. 2001 (trilha sonora).

SILVA, L. E. C. P. . "Peça para fita no 1". 2000.

SILVA, L. E. C. P. . "Peça para fita n. 2". 2000.

SILVA, L. E. C. P. . Trilha Sonora para "O Livro", de Aleques Eiterer. 1999 (Trilha Sonora para curta-metragem).

SILVA, L. E. C. P. . "Quinteto de sopros n. 1". 1999.

SILVA, L. E. C. P. . "Estudo de sirenes", para orquestra de cordas. 1999.

SILVA, L. E. C. P. . "Peças n. 3 e 4 para piano". 1999.

SILVA, L. E. C. P. . "Peça n. 5 para piano". 1999.

SILVA, L. E. C. P. . "Peça n. 1 para flauta solo". 1999.

SILVA, L. E. C. P. . "Peça para guitarra e fita". 1999.

SILVA, L. E. C. P. . "Peça n. 2 para piano". 1998.

SILVA, L. E. C. P. . "5 miniaturas para piano". 1997.

SILVA, L. E. C. P. ; ANTUNES, J. . CD da SBME - ?Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira?, Inclusão da obra "No Limbo da Polimúsicas", CD 4, faixa 7. 2009 (Inclusão de obra original em CD, "No Limbo da Polimúsicas", CD 4, faixa 7) .

SILVA, L. E. C. P. ; SIGAL, R. . CD da RedASLA, Red de Arte Sonoro Latinoamericano - Vol. II (México), Inclusão da obra "no limbo da Polimúsicas". 2008 (Inclusão de obra original em CD, "no limbo da Polimúsicas") .

SILVA, L. E. C. P. . CD da Revista HODIE (UFG), Vol. 7, n. 2, Inclusão da obra "Suíte Pop" (piano solo). 2007 (Inclusão de obra original em CD, "Pop Etude") .

SILVA, L. E. C. P. ; CALDI, E. . CD da Revista HODIE (UFG), Vol. 5, n. 1, Inclusão da obra "Estudo Ácido e Euforia" (piano). 2005 (Inclusão de obra original em CD, "Estudo Ácido e Euforia") .

SILVA, L. E. C. P. . CD da SBME - "Música Eletroacústica Brasileira Vol. III", Inclusão da obra "Móbile das Letras" (para guitarra, percussão, contrabaixo e fita). 2004 (Inclusão de obra original em CD, "Móbile das Letras") .

Leite, Vania Dantas ; SILVA, L. E. C. P. . CD do Estúdio de Música Eletroacústica do Instituto Villa-Lobos. 2000 (Inclusão de obras originais em CD, "Peça para guitarra e fita" e "Peça para fita n. 1") .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Arranjo de música popular como estratégia composicional contemporânea, Descrição: Este projeto de pesquisa representa a faceta mais orientada para a prática teorizada da composição musical nas atividades do ?COMUS - Grupo de Pesquisa em Composição Musical da UFJF? (www.ufjf.br/comus). O foco principal deste projeto reside na investigação de cruzamentos entre procedimentos de Arranjo em música popular e da Composição de música contemporânea (a grosso modo, do meio ?erudito? pós-década de 1950), respondendo tanto a uma vocação histórica brasileira de porosidade entre o ?popular? e o ?erudito?, registrada em obras de compositores como Villa-Lobos e Tom Jobim, quanto a tendências internacionais similares (como a ?Third Stream? de Gunther Schuller e os arranjos populares de Berio). Mais localmente, esta abordagem cruzada corresponde à vocação visceralmente popular dos alunos/músicos/bolsistas do ?Núcleo de Performance em Música Contemporânea da UFJF?, projeto de pesquisa complementar a este, contemplado com bolsas de IC da UFJF desde 2013 e cujos primeiros resultados sonoros/musicais podem ser ouvidos em links do Youtube (por ex., em https://www.youtube.com/watch?v=Wg6rxosce44&list=PLsHa-H1yHIGoO3-CsYiKEnGQBGnkzduuJ e https://www.youtube.com/watch?v=MAXxt__uItg&list=PLsHa-H1yHIGoO3-CsYiKEnGQBGnkzduuJ) e são apoiados por fundamentação teórica já em desenvolvimento e parcialmente publicada (por ex., em http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante/article/view/2200/1980). O projeto reflete a ênfase na produção artística/musical como agente de desenvolvimento acadêmico em programas de graduação e pós-graduação em Artes/Música, conforme proposto pelo Qualis artístico da CAPES, e pretende investir pesadamente em educação e popularização de CeT (a composição musical vista como uma rede de ?tecnologias?, algumas mais tradicionais, como a polifonia e a escrita musical, outras mais recentes, como as modalidades assistidas por computador), através da atualização de websites de divulgação da produção acadêmica/artística do grupo, os quais já contam com mais de 11.000 visualizações. A produção artística/musical resultante do presente projeto se beneficia especialmente de colaborações com grupos de câmara internacionais, como o quarteto de cordas Maurice (da Itália) e o duo de Luca Piovesan e Maarten Strangier, de acordeão e violão (Itália/Bélgica), os quais servem de parâmetro sênior e ?de mercado? em nível internacional para os jovens alunos/bolsistas da UFJF.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Composição Musical Assistida por Computador: Métodos e Aplicações, Descrição: Este projeto de pesquisa representa uma ramificação das atividades do ?COMUS - Grupo de Pesquisa em Composição Musical da UFJF? (www.ufjf.br/comus), sediado no Instituto de Artes e Design da UFJF, com cadastro no DGP/CNPq desde Setembro de 2009 e atuando desde 2010 com apoio financeiro/institucional tanto do CNPq, via Edital CNPq Universal 2010, quanto da UFJF, via Edital de consolidação de grupos de pesquisa 2010. O foco principal do atual projeto se concentra sobre métodos e usos em composição musical assistida por computador (CAC), sobretudo através da plataforma OpenMusic (do Ircam). Atuando a partir de contribuições multidisciplinares (e beneficiando uma dezena de bolsistas de IC das áreas da Música, Artes, Matemática e Computação desde 2010), o grupo desenvolve tecnologia inovadora para a conversão de imagens a sons e propõe novas aplicações para estas tecnologias, não só na composição musical, mas também no audiovisual (ex.: desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais e de entretenimento a partir dos métodos da CAC, especialmente no que se refere ao aprimoramento da interatividade sonora e do componente sonoro/musical destes jogos). A pesquisa do COMUS recentemente obteve reconhecimento do IRCAM, tendo alguns de seus patches listados na página de referência do Instituto (http://repmus.ircam.fr/openmusic/libraries).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 29 / Número de orientações: 3

  • 2012 - Atual

    Núcleo de performance em música contemporânea da UFJF, Descrição: Este projeto de pesquisa representa a faceta mais orientada para a performance musical das atividades do ?COMUS - Grupo de Pesquisa em Composição Musical da UFJF? (www.ufjf.br/comus), sediado no Instituto de Artes e Design da UFJF, com cadastro no DGP/CNPq desde Setembro de 2009 e atuando desde 2010 com apoio financeiro/institucional tanto do CNPq, via Edital CNPq Universal 2010-2012, quanto da UFJF, via Edital de consolidação de grupos de pesquisa de 2010-2012. O foco principal deste projeto é sobre aspectos relacionados à performance de música contemporânea (a grosso modo, pós-década de 50), sobretudo no que se refere ao uso de técnicas instrumentais estendidas e às especificidades técnicas/estéticas do repertório de CAC (composição musical assistida por computador), especialmente no que tange aos instrumentos de arco que têm cursos de graduação na UFJF (violino e violoncelo). Em complemento ao projeto de pesquisa de cunho mais teórico e multidisciplinar do COMUS (o qual se nutre de contribuições das áreas da Música, Artes, Matemática e Computação), este projeto pretende incluir e beneficiar apenas estudantes da Música, engajados no curso de Bacharelado em instrumento e, portanto, especialistas na sub-área da performance musical. A pesquisa do COMUS recentemente obteve reconhecimento do IRCAM, tendo alguns de seus patches listados na página de referência do Instituto (http://repmus.ircam.fr/openmusic/libraries).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5

  • 2009 - 2014

    COMUS - Grupo de Pesquisa em Composição Musical da UFJF (líder), Descrição: Grupo formado por pesquisadores e criadores das áreas de Música, Computação, Ciências Exatas e Artes Visuais, reunidos com o objetivo de desenvolver estratégias de articulação entre métodos tradicionais em Composição Musical e novas tecnologias, tanto no que se refere à pesquisa teórica quanto à sua aplicação artística. No COMUS, a Composição Musical é abordada como atividade tradicionalmente interdisciplinar, mesmo antes do advento do termo. Atualmente o grupo se concentra sobre temas da composição algorítmica, sobretudo no que se refere à composição musical com base na conversão de contornos e cores extraídos de imagens para parâmetros sonoros/musicais, a partir de fotografias, desenho livre ou coordenadas 3D, usando o programa OpenMusic (Ircam). Website: http://www.ufjf.br/comus/ DGP/CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=0804803PW6IRY8. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Luiz Eduardo Castelões Pereira da Silva - Coordenador / Daniel Quaranta - Integrante / Bryan Holmes - Integrante / Luis Antonio Dourado Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 10

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Compositor selecionado para o Etchings Festival 2019 (França), para estreia de obra de câmara autoral pelo Ensemble Linea, com regência de J.-P. Wurtz, VCCA (Virginia Center for the Creative Arts).

2018

Compositor selecionado para o Etchings Festival 2018 (França), para estreia de obra encomendada pelo ECCE Ensemble, VCCA - Virginia Center for the Creative Arts & ECCE Ensemble.

2018

Compositor selecionado para o FESTIVAL MICROTONE BASEL 2019 (Suíça), para estreia de um quarteto autoral inédito, IGNM - Internationale Gesellschaft für Neue Musik (Basel) [Local da estreia: H95 Basel].

2018

Compositor selecionado pela start-up sul-coreana Arts Incubator, para estreia de um sexteto autoral inédito pelo Ensemble Mise-en (de NY), no Festival ATM2 /

2018

Compositor selecionado para o Festival Mixtur 2019 (Centro Cultural Fabra i Coats, Barcelona), para estreia de um quarteto de violões autoral e inédito, Associació Collectiu Mixtur, Fabra i Coats (Barcelona, Espanha).

2017

Selecionado pelo Arts Incubator (Seul, Coréia do Sul) para estreia de obra inédita pelo Ensemble Mise-En, de Nova Iorque, Arts Incubator e Centro cultural Ujeongguk (http://ujeongguk.com/), Seul, Coréia do Sul.

2015

Ibermúsicas 2016 - Programa de fomento de las músicas iberoamericanas (Ayudas a compositores para residencias artísticas), Ibermúsicas.

2015

Selecionado pelo Valencia International Performance Academy 2015 (para performance pelo Mivos Quartet), Conservatori Superior Música València Joaquìn Rodrigo.

2013

Selecionado pelo Projeto Performance 2013 do CIDDIC/Unicamp (para performance pela orquestra da Unicamp), CIDDIC/Unicamp.

2013

Selecionado pelo Composit New Music Festival 2013 (para performance pelo Ensemble Arsenale), Composit.org (Rieti, Itália).

2012

Selecionado pelo Projeto Performance 2012 do CIDDIC/Unicamp (para performance pela orquestra da Unicamp), CIDDIC/Unicamp.

2012

1º Concurso Nacional de Composição da UFRJ, Menção Honrosa (categoria acusmática), UFRJ.

2007

Boston University Honors Competition - (categoria "work by living composer", pianista Bianca Oglice), Boston University School of Music.

2005

BOLSA CAPES/Fulbright de doutorado nos EUA, CAPES/Fulbright.

2003

Prêmio de melhor edição de som no Primeiro Plano (Festival de Cinema de Juiz de Fora), Primeiro Plano.

2003

"BOLSA NOTA DEZ" para o 1o colocado no exame de seleção de mestrado do PPGM da UNI-RIO em 2002, FAPERJ.

2001

1o lugar no Concurso Nacional Funarte de Composição da XIV Bienal de Música Contemporânea Brasileira (categoria Peça Solo), FUNARTE.

1995

Bolsa integral de estudos para o 2o Lugar Geral no Vestibular, PUC/RJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Artes e Design - IAD. , Instituto de Artes e Design - UFJF - Campus Universitário, Martelos, 36036-330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023350, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2013

      Ensino, Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Música e Interdisciplinaridade (C.A.C.)

    • 10/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-reitoria de Cultura (ProCult).,Cargo ou função, Integrante da comissão (vice-diretor do IAD).

    • 08/2011

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Música e Tecnologia, Oficina de Composição e Performance Contemporâneas II, Teoria e Análise Musicais II, Percepção Musical II

    • 05/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Recursos humanos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão instituída pelo Conselho Superior para revisar as normas de ingresso de Professores na UFJF.

    • 03/2010

      Direção e administração, Instituto de Artes e Design - IAD, .,Cargo ou função, Vice-Diretor de Unidade.

    • 03/2010

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Análise e Percepção Musicais I e II

    • 08/2011 - 09/2011

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Artes e Design - IAD, .,Serviço realizado, Criação e redação da prova de habilidade específica de Teoria e Percepção do Vestibular 2012 do Instituto de Artes e Design da UFJF.

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Composição e Performance Contemporâneas I, Percepção Musical I, Percepção Musical III, Teoria e Análise Musicais I, Teoria e Análise Musicais III

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Análise e Percepção Musicais III, Teoria, Análise e Percepção Musicais II

    • 09/2009 - 12/2009

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Musicologia, TAP (Teoria, Análise e Percepção Musicais) I

    • 11/2009 - 11/2009

      Direção e administração, Instituto de Artes e Design - IAD, .,Cargo ou função, Coordenador da prova de habilidade específica em música do Vestibular 2010 do Instituto de Artes e Design da UFJF.

    • 10/2009 - 11/2009

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Artes e Design - IAD, .,Serviço realizado, Criação e redação da prova de habilidade específica de Teoria e Percepção do Vestibular 2010 do Instituto de Artes e Design da UFJF.

  • 2009 - 2009

    Exemplarr Worldwide Limited, EWL, Índia

    Vínculo: free lancer, Enquadramento Funcional: Technical Head - Music Engraving, Carga horária: 10

  • 2007 - 2008

    Boston University School of Music

    Vínculo: Teaching Assistant (monitor), Enquadramento Funcional: Monitor de Percepção Musical (T. A.), Carga horária: 8

  • 2007 - 2008

    Boston University School of Music

    Vínculo: Teaching Assistant (monitor), Enquadramento Funcional: Monitor de Harmonia (T.A.), Carga horária: 4

    Atividades

    • 09/2007 - 05/2008

      Ensino, MU107A e MU108A "Aural Skills", Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Percepção Musical

    • 09/2007 - 05/2008

      Ensino, MU101A & MU102A "Keyboard Harmony", Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo "Harmonia de Teclado" dos cursos MU101A & MU102A

  • 2006 - 2008

    Boston University Music Library

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor/Pesquisador, Carga horária: 4

    Atividades

    • 09/2006 - 05/2008

      Serviços técnicos especializados , Mugar Music Library, .,Serviço realizado, Catalogação online (usando softwares OCLC e Millenium), Pesquisa online (JSTOR, Grove, WorldCat) e Pesquisa Bibliográfica.

  • 2004 - 2004

    Colégio São Vicente de Paulo

    Vínculo: Professor de música, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música

  • 2001 - 2002

    Escola Movimento Musical

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de piano popular, Carga horária: 8

    Atividades

    • 05/2001 - 04/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, piano popular

  • 2004 - 2004

    Escola Stockler

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de música, Carga horária: 2

    Atividades

    • 04/2004 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música

  • 1995 - 1996

    Rio Música

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Piano, Carga horária: 4

    Outras informações:
    A carga horária semanal variava de acordo com a quantidade de alunos.

    Atividades

    • 04/1995 - 04/1996

      Outras atividades técnico-científicas , Rio Música, Rio Música.,Atividade realizada, ensino de piano para iniciantes.