Leonardo Ramos Munk Machado

Leonardo Munk é Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim). Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação (Estética e Teoria do Teatro/Escola de Letras) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas [PPGAC]). Ocupa no momento a função de Coordenador do Mestrado Acadêmico do referido programa de Pós-Graduação. Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: formas do drama e poéticas do corpo; os processos da criação cênica; e questões de tradução no âmbito da escrita para o teatro. É autor de textos publicados em livros e revistas acadêmicas, além de integrar os grupos de pesquisa 'Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens na Linguagem Teatral' (UNIRIO), 'Linguagem, Artes e Política' (UNIRIO) e 'Poéticas Políticas do Teatro Contemporâneo' (UDESC).

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da submissão do corpo à (im)possibilidade de mudança: uma leitura da peça A missão. Lembrança de uma Revolução, de Heiner Müller
Orientador: em Freie Universität Berlin ( Gerhard Bauer)
com Vera Lúcia de Oliveira Lins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teatro; Literatura Alemã; História e Crítica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Viena de Arthur Schnitzler: Variações sobre a Lei e o Desejo, a Razão e a Desrazão,Ano de Obtenção: 2002
Vera Lúcia de Oliveira Lins.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: razão; desejo; decadência.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em português/alemão

1997 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em português/francês

1992 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em Encontro com Adorno. (Carga horária: 9h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Goethe e o Debate Estético entre o Classicismo .... , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1998 - 1998

O filme faz a cama para o drama. (Carga horária: 16h). , Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Limite da Pós-Modernidade. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Em torno de Machado de Assis. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em A Evolução da Pintura Ocidental. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Cinema Neo-realista Italiano. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teoria do Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MUNK, Leonardo . Apresentação do espetáculo '72 Migrantes/Altar' e conversa com diretor. UNIRIO/Palco Giratório, SESC. 2014. (Outro).

MUNK, Leonardo ; Gerson Roberto Neumann . Simpósio Literatura e Artes, Trânsito e Fronteiras na América Latina. ABRALIC, Universidade Estadual da Paraíba/Campina Grande. 2013. (Outro).

BARBOSA, A. G. ; SILVA, D. N. ; FRANCO, G. N. ; MUNK, Leonardo ; LIMA, M. R. ; VILHENA, L. . I Seminário Interdisciplinar da Escola de Letras: Cartografias do contemporâneo. 2012. (Outro).

MUNK, Leonardo . Colóquio Memória, Literatura e Filosofia em Walter Benjamin. Organizado por Leonardo Munk.. 2011. (Outro).

MUNK, Leonardo . Visões cinematográficas do Fausto goetheano. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

PERFORMAÇÃO. Encontro de teatro provocativo. Juiz de Fora/MG.Para uma escrita performática. 2018. (Encontro).

Segundo Simpósio sobre Teatro, Política e Sociedade na América Latina.Flário de Carvalho entre a Geometria e o Medo. 2018. (Simpósio).

3. Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura.Limites e deslocamentos da cena: o teatro em instalação. 2017. (Outra).

5º ENCONTRO COM ARTISTAS.?TEATRO E POLÍTICA: o poder e o espaço político no teatro?. 2017. (Encontro).

Seminário de Leitura e Debate II.Seminário de Leitura e Debate II. 2017. (Seminário).

VII COLÓQUIO INTERNACIONAL SUL DE LITERATURA COMPARADA ? ARQUIPÉLAGOS.EM BUSCA DAS ILHAS DE DESORDEM. 2017. (Outra).

XVII Colóquio do PPGAC.Explanação sobre Linha de Pesquisa PMC. 2017. (Outra).

II Seminário Internacional em Memória Social.Coordenador da Sessão de Comunicações II ? Linguagens e paisagens da Memória. 2016. (Seminário).

Pasolini: Convergências, Disparidades.Da potência de um corpo em cena. 2016. (Seminário).

4. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. DE UMA ARTE URBANA ÀS NOVAS DINÂMICAS DO OLHAR. 2015. (Congresso).

Mostra de Teatro Brasileiro Filmado, 3. Encontro Questão de crítica.Palestra sobre a peça Artaud!, dirigido por Ivan de Albuquerque e interpretado por Rubens Corrêa. 2015. (Encontro).

4. Salão de Leitura de Niterói. Shakespeare 450 anos. 2014. (Feira).

II Jornada Nacional Arquitetura Teatro e Cultura. Memória Teatral e l e Urbana. Do Assassino ao Deus Morto ou das tensões entre a palavra e a imagem na cena modernista. 2014. (Congresso).

14. Simpósio da International Brecht Society.Comunicação. 2013. (Simpósio).

América Latina: Arte, Pesquisa e Comunidade.Teatralidade e violência: por uma educação contra a barbárie. 2013. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa Interfaces: técnica, arte e questões ético-políticas no pensamento contemporâneo.(In)corporeidade e Política na Arte Contemporânea. 2013. (Encontro).

Tragédia e a Cena Contemporânea.As releituras de Heiner Müller para as tragédias gregas. 2013. (Seminário).

XIII Congresso Internacional da Abralic. Ascensor para a alteridade: Dramaturgias das Ilhas de Desordem. 2013. (Congresso).

XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional.Heiner Müller e a invocação da estrangeira primordial. 2012. (Seminário).

Colóquio Memória, Literatura e Filosofia em Walter Benjamin.Benjamin, Brecht e Müller. 2011. (Outra).

XII Congresso Internacional ABRALIC. De Oskar Kokoschka a Heiner Müller: de um expressionismo a outro. 2011. (Congresso).

I Seminário Interno de Capacitação em Autoavaliação Institucional da Unirio. 2010. (Seminário).

Palestra.J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão. 2010. (Outra).

Tempos de repressão (teatro - cinema - literatura).O Filoctetes de Heiner Müller ou sobre a eficácia da mentira. 2010. (Encontro).

Tempos de repressão (teatro - cinema - literatura).J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão. 2010. (Encontro).

Caldo Cultural do Baukurs.A Viena de Arthur Schnitzler: Variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão. 2009. (Encontro).

XIX Seminário de Professores do 6° ano ao Ensino Médio. 2008. (Seminário).

XI Encontro Regional da ABRALIC.Um dramaturgo em trânsito. 2007. (Encontro).

VI Seminário de Professores de 5a ao Ensino Médio. 2006. (Seminário).

XIV Semana de Estudos Anglo-Germânicos.Tragédia e Revolução na poética de Heiner Müller. 2006. (Simpósio).

2º Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.A Cacatua Verde e a crise no espelho. 2005. (Simpósio).

Colóquio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise. 2003. (Outra).

Internationales Seminar Didaktik und Methodik des Deutschen als Fremdsprache. 2000. (Seminário).

Poesia e Pensamento: em memória de Hölderlin.Heinrich von Kleist, leitor de Kant. 2000. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Possibilidade versus Perda: a dialética em Walter Benjamin. 1999. (Congresso).

VI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Homo Faber, uma "tragédia" de Max Frisch. 1997. (Seminário).

XXV Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 1993. (Congresso).

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras. 1992. (Congresso).

II Congresso Internacional da Faculdade de Letras. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karine de Oliveira Cupertino

BAUMGARTEL, S. A.; FRANZONI, T. M.;MUNK, Leonardo. Um para um: a busca por uma subjetividade dialogada. 2018. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Hussan Fadel Silvestre

MUNK, Leonardo; LIMA NETO, M. R.; ALCURE, A. S.. Memória de um corpo performático. 2017. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Neves da Rocha

WANNER, M. C. A.;MUNK, Leonardo; PIMENTEL, L.. Diários Visuais Sonoros. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Flávia Chrispiniano

MUNK, Leonardo; TROTTA, R.; DESGRANGES, F.. O TEATRO SUBVERSIVO: RISO E JOGO NO ESPAÇO PÚBLICO - UMA REFLEXÃO SOBRE O GRUPO IVO 60. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas do PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Francisco de Assis Moreira

MUNK, Leonardo; LIMA NETO, M. R.; BINES, R. K.. Dar corpo à alma: a memória e a escrita em Marguerite Duras. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raisa Damascena Rafael

LIMA, M. R.;MUNK, Leonardo; SCAMPARINI, J.. Riverão Sussuarana: uma re-visão. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iara Machado Arendt

MUNK, Leonardo; ORRICO, E. G. D.; ENNE, A. L. S.. Da memória do Cinema Novo à criação de uma identidade cinematográfica brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jordana Seixas da Silva Alexandre

MUNK, Leonardo; KOSOVSKI, L.; VICTORIO FILHO, A.. A teatralidade de um não-teatro: a experiência estética como instrumento de emancipação do espectador. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Henrique Magalhães

PUCHEU, A.;MUNK, Leonardo; MARTINS, M. D.. O fim, o começo, o fora do tempo na poesia expressionista alemã. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Geraldo Britto Lopes

HUSSAK, P.; VERGARA, L. G.;MUNK, Leonardo. Teatro do Oprimido Uma Construção Periférica-Épica. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Rocha Fernandes

MUNK, Leonardo; BIERI, A.; TIRIBA, L.. Arriscando uma mudança de paradigma: o coletivo CasaEscola. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorena Andrea Garcia Pereira Vicini

DORNBUSCH, Claudia; GALLE, Helmut;MUNK, Leonardo. Apocalipse Alegre: configurações do indivíduo moderno em Leutnant Gustl. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Albuquerque

PENNA, J. C.; CAPISTRANO, T.; CORPAS, D.;MUNK, Leonardo. 10 x Kracauer. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Frederico Antunes de Oliveira Figueiredo

LINS, V.; TROCOLI, F.; RESENDE, B.;MUNK, Leonardo; LEITAO, M. L.. Uma reentrada na forma: cem dias sobre uma tradução inacabada do romance de estreia de Lukas Bärfuss. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael Vianna Coutinho

LIMA, T. M.; KOSOVSKI, L.; DENNI, M.; QUILICI, C. S.;MUNK, Leonardo. Considerações sobre as práticas desenvolvidas por Robert Wilson no Watermill Center. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: CAROLINA LYRA DA SILVA ESTEVES

LIMA, E. F. W.;MUNK, Leonardo. A CIDADE DO HOMEM NU DE FLÁVIO DE CARVALHO. UM CORPO SEM ORGÃOS PARA O HOMEM ANTROPOFÁGICO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cosme José Marques da Silveira

LIMA NETO, M. R.;MUNK, Leonardo; GEMINO, A.. Da Capo, a Orquestra em Ensaio. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Matheus Santana Cardoso Gouvêa

BARBOSA, A. G.;MUNK, Leonardo; COELHO, J. L. L.. Ator-Xamã: pensamento selvagem. Antropofagia e ritual no trabalho do ator contemporâneo - Experiências na Ti Krenar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas do PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Liége Beatriz Müller

LIMA, T. M.; KAISERMAN, N.;MUNK, Leonardo. Objective Drama de Jerzy Grotowski: uma investigação sobre o impacto preciso dos elementos performativos de rituais no trabalho do ator. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas do PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Paiva França

TROTTA, R.;MUNK, Leonardo; BARBOSA, A. G.. Perspectivas do 'feminino': uma experiência a partir do grupo Teatral Moitará. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Cardoso Martins Moreira

MUNK, Leonardo; BARBOSA, A. G.; VIANNA, M. T. W.. O Conceito de Auto Teatro em PN16 (NADA), de Helio Oiticica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas do PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jordana Seixas Alexandre

MUNK, Leonardo; KOSOVSKI, L.; VICTORIO FILHO, A.. A teatralidade de um não teatro: a experiência estética como instrumento de emancipação do espectador. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Hussan Fadel Silvestre

MUNK, Leonardo; LIMA NETO, M. R.; ALCURE, A. S.. Corpo Mundo. A abertura para a existência através das relações de alteridade, experiência, atropofagia e performance. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Achiles Silveira Neto

LIFSCHITZ, J. A.;MUNK, Leonardo; SANDRONI, C.. Políticas públicas para as culturas populares e processos de profissionalização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Neves da Rocha Mota

MUNK, Leonardo; WANNER, M. C.; PIMENTEL, L.. Diários visuais sonoros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Raisa Damascena Rafael

LIMA NETO, M. R.;MUNK, Leonardo; MULLER, A.. Imagem-Terra: Sertão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Iara Machado Arendt

MUNK, Leonardo; ORRICO, E. G. D.; ENNE, A. L. S.. Da memória do cinema novo à criação de uma identidade cinematográfica brasileira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Francisco de Assis Moreira

MUNK, Leonardo; LIMA NETO, M. R.; BINES, R. K.. DAR CORPO À ALMA: A MEMÓRIA E A ESCRITA EM MARGUERITE DURAS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniele Lopes dos Santos

BARBOSA, A. G.; KAISERMAN, N.;MUNK, Leonardo. Romance-em-cena: o espetáculo 'O que diz Molero' entre a escrita cênica e a escrita romanesca. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Geraldo Britto Lopes

MUNK, Leonardo; VERGARA, L. G. B. F.. Marx, Brecht e Boal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA)) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Alvarenga Otero

SOUZA, W. G. V.; TAVARES, J. R. S.;MUNK, Leonardo. Os Processos Criativos do Espetáculo 'Outside: um Musical Noir'. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas do PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Freitas da Silva

MIGUELOTE, C.;MUNK, Leonardo. MARILÁ DARDOT: A LEITURA COMO ARTE PLÁSTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Vik Alves Pereira

STUDART, J. V.;MUNK, Leonardo. GONÇALO M. TAVARES LEITOR DE BERTOLT BRECHT E ROBERT WALSER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Machado de Almeida

LIMA, M. R.;MUNK, Leonardo. GODARD, HERBERTO HELDER: LITERATURAS COMO SE DISSESSE CINEMAS, CINEMAS COMO SE DISSESSE LITERATURAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Vik Alves Pereira

STUDART, J. V.;MUNK, Leonardo. GONÇALO M. TAVARES. LEITOR DE BERTOLT BRECHT E ROBERT WALSER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cecilia Reis de Azevedo

MUNK, Leonardo; ERBER, L.. O CORPO DA PALAVRA E A PALAVRA DO CORPO: UM ESTUDO A PARTIR DE EU NÃO DE SAMUEL BECKETT E A MENINA DE TATSUMI HIJIKATA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Borges Carrijo

ERBER, L.;MUNK, Leonardo. QUESTÕES DE MEIO E (IN)ESPECIFICIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Allan Imianowsky

FREITAS, D.;MUNK, Leonardo. Um olhar sobre a iluminação na cena teatral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta de Saint Brisson de Castro Barbosa

LIMA, E. F. W.;MUNK, Leonardo. A influência do espaço na produção teatral contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Raymundo Romano

AZEVEDO, D.;MUNK, Leonardo. O Processo: encenação e memorial crítico-descritivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle Henrique Magalhães

ROLLEMBERG, D.;MUNK, Leonardo. Agonia e Êxtase A modernidade que emerge da poesia expressionista alemã. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raisa Damascena Rafael

LIMA NETO, M. R.;MUNK, Leonardo. Figurações do sertão: testemunho, alteridade, sentido. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FLORENTINO, A.;MUNK, Leonardo; OLIVEIRA, V.; CARTAXO, Z.; FEIX, T. A.. Seleção Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas- PPGAC. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

LIFSCHITZ, J. A.; RIBEIRO, L. B.; SALZTRAGER, R.; LIMA, M. R.;MUNK, Leonardo. PROCESSO SELETIVO DISCENTE ? CURSOS MESTRADO E DOUTORADO EDITAL N. 14 ? 2016/Programa de Pós-Graduação em Memória Social ? PPGMS. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MUNK, Leonardo; LEMOS, M. J.; VASCONCELLOS, J.. Letras/Indústria Cultural e Linguagens Audiovisuais. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

LIMA, M. R.;MUNK, Leonardo; SILVA, D. N.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MUNK, Leonardo; GUSMAO, H.; VIDAL, F.; FERES, L.. IV Concurso Jovens Dramaturgos. 2014. Escola SESC de Ensino Médio.

TROTTA, R.; HENRIQUES, M.;MUNK, Leonardo. Comissão examinadora do processo seletivo discente do Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Beatriz Vieira de Resende

Resende, Beatriz; Lins, Vera. Da submissão do corpo à (im)possibilidade de mudança: uma leitura da peça a missão. Lembrança de uma revolução, de Heiner Müller. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do RIo de Janeiro.

Vera Lúcia de Oliveira Lins

LINS, V. L. O.. Presidente da Banca de Qualificação de Leonardo Ramos Munk Machado. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Victor Hugo Adler Pereira

LINS, Vera L. O.; BUENO, A.; Beatriz Resende; KESTLER, Izabela M. F.;PEREIRA, V. H. A.. Da submissão do corpo à (im) possibilidade de mudança: uma leitura de peça A Missão, lembrança de uma revolução, de Heiner Müller. 2007. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Barros Montez

MONTEZ, L. B.; LINS, V. L. O.; LINS, R. P. L.. A Viena de Arthur Schnitzler: variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camilla Farias Ramalho

Em cada canto um ninho: filho de peixe é passarinho; ? Processo de criação cênica a partir da transmissão familiar e cruzamentos entre memória, música, teatro e circo com base na obra de Vital Farias; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas do PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Renata Asato de Camargo

Memórias de um Japão imaginado: em busca de um corpo poético; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Carlos Cardoso Martins Moreira

SOBRE O SUBLIME, INCORPORAIS, FORMAS DE FORÇAS, PENETRÁVEIS E AUTO-TEATRO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carin Cássia de Louro de Freitas

O processo de criação cênica da Armazém Companhia de Teatro; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Leonardo Thim Agudo Caetano

Julie Taymor e o teatro oriental; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Giovanna Bosco Coelho

Ruído gestual: dramaturgia do corpo entre escombros; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Hussan Fadel Silvestre

Memória de um corpo performático; 2017; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Ana Flávia Chrispiniano

O TEATRO SUBVERSIVO: RISO E JOGO NO ESPAÇO PÚBLICO - UMA REFLEXÃO SOBRE O GRUPO IVO 60; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Jordana Seixas da Silva Alexandre

A teatralidade de um não-teatro: a experiência estética como instrumento de emancipação do espectador; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Iara Machado Arendt

DA MEMÓRIA DO CINEMA NOVO A CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA; 2016; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Paulo Francisco de Assis Moreira

DAR CORPO À ALMA A memória e a escrita em Marguerite Duras; 2016; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Maria Rocha Fernandes

Arriscando uma mudança de paradigma: o coletivo CasaEscola; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Ana Cecilia Reis de Azevedo

O Corpo da Palavra: Um estudo a partir de Eu Não de Samuel Beckett e A Girl de Tatsumi Hijikata; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Júlia Rónai Porto

Um ensaio sobre a Performatividade e a Teatralidade em Prenez Soin de Vous, de Sophie Calle; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Beatriz Costa Galhardo

Entre expectativas: Corpos pós dramáticos na dança em diálogo com o cinema; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Estética e Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Marília Misailidis

A criação poética do ator compositor: uma experiência de interlocução com a obra de Liliana Porter; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Raisa Damascena Rafael

Estudo das representações do mito fáustico em Grande Sertão: Veredas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Luiz Antonio Ribeiro

Fausto: uma tragédia contemporânea?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Rodrigo Borges Carrijo

Herança e projeto em Heiner Müller: panorama de uma reinvenção experiencial do tempo, corpo e espaço; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Raphael Janeiro Funari Di Lucia

A Tragédia de Heiner Müller e sua receppção no Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas (Interpretação)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Tamires Valle Machado Braga

O segredo da busca é que não se acha; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Ana Cecilia Reis de Azevedo

O estudo da tragédia a partir do mito Filoctetes; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Estética e Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Brenda Jaci da Silva

Práticas de interpretação no teatro de Heiner Müller no Brasil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Tracy Segal

Silêncio; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Ana Cecilia Reis de Azevedo

Rayuela; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas (Teoria do Teatro)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Leandro Romano, Larissa Siqueira, Julia Bernat

Ponto Fraco; 2011; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Eduardo de Almeida, Celina Barreto, Ricardo Potsch

Electra; 2011; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Diana Herzog, Roberta Wightman, Jonas Mourilhe

Closer; 2010; Orientação de outra natureza; (Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lúcia de Oliveira Lins

A Viena de Arthur Schnitzler: variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;

Vera Lúcia de Oliveira Lins

Da submissão do corpo à (im)possibilidade de mudança: uma leitura da peça A missão de Heiner Müller; 2007; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;

Vera Lúcia de Oliveira Lins

O teatro de Heiner Müller; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Vera Lúcia de Oliveira Lins;

Godofredo de Oliveira Neto

; O léxico como guia de leitura para análise de São Bernardo; ; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Literatura Brasileira) - Faculdade de Letras - UFRJ; Orientador: Godofredo de Oliveira Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MUNK, Leonardo . Da potência de um corpo em cena. Revista Passagens, v. 7, n. 2 (2016). ISSN: 2179-9938. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC , v. 7, p. 64-72, 2016.

  • MUNK, Leonardo . VOZES DA MEMÓRIA NA NOVA DRAMATURGIA LATINO-AMERICANA. O Percevejo On line. v. 8, n. 2 (2016) v. 8, n. 2 (2016) TEATRO LATINO-AMERICANO E A ATUALIDADE: QUESTÕES. O PERCEVEJO ONLINE , v. 8, p. 90-100, 2016.

  • MUNK, Leonardo . Quando Heiner Müller relê a Grécia. Cavalo Louco , v. 14, p. 03-05, 2014.

  • MUNK, Leonardo . Micenas na Viena fin-de-siècle: Nietzsche, Freud, Hofmannsthal e o eterno retorno do mito. Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 15, p. 34-50, 2012.

  • MUNK, Leonardo . J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão. Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. 17, p. 1-12, 2011.

  • MUNK, Leonardo . Dialogando com os mortos: Heiner Müller e o desenterramento da história. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online) , v. 12, p. 1, 2007.

  • MUNK, Leonardo . Anjos revisitados: correspondências entre Heiner Müller e Walter Benjamin. Contingentia (UFRGS) , v. 2, p. 1, 2007.

  • MUNK, Leonardo . A cacatura verde e a crise no espelho. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ) , v. 7, p. 1, 2005.

  • MUNK, Leonardo . Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ. Online) , v. 2, p. 1, 2003.

  • MUNK, Leonardo . A Viena de Arthur Schnitzler: variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. v. 1. 144p .

  • MUNK, Leonardo . Em busca das ilhas de desordem. Arquipélagos, Estudos de Literatura Comparada/Organização Gerson Neumann; A. Cunha; C. Ferreira; R. L. F. Bittencourt - Porto Alegre: Class, 2018, 240 p.. In: Gerson Neumann; A. Cunha; C. Ferreira; R. L. F. Bittencourt. (Org.). Arquipélagos, estudos de literatura comparada. 1ed.Porto Alegre: Bestiário/Class, 2018, v. , p. 90-130.

  • MUNK, Leonardo . A experiência do risco no corpo-palavra: Artaud em cena. Encontro questões de crítica (3.: 2015: Rio de Janeiro, RJ). Daniele Avila Small , Dinah Cesare (org.). In: Daniele Avila Small , Dinah Cesare. (Org.). Encontro questões de crítica (3.: 2015: Rio de Janeiro, RJ). 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. , p. 129-137.

  • MUNK, Leonardo . Heiner Müller e a invocação da estrangeira primordial. In: ARENDT, Isabel; RAMOS, E. H. C. L.; WITT, M. A.. (Org.). A história da imigração e sua(s) escrita(s). 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 538-548.

  • MUNK, Leonardo . O Filoctetes de Heiner Müller ou sobre a eficácia da mentira. In: OURIQUE, João Luis Pereira; CUNHA, João Manuel dos Santos; NEUMANN, Gerson Roberto. (Org.). Literatura: crítica comparada. 1ed.Pelotas: UFPel, 2011, v. 1, p. 105-118.

  • MUNK, Leonardo . Narrativas do mal-estar da civilização. O globo, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 05 mar. 2011.

  • ALEXANDRE, J. S. S. ; MUNK, Leonardo . DE UMA ARTE URBANA ÀS NOVAS DINÂMICAS DO OLHAR. ANAIS CONINTER (Congresso Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) 4.. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER), 2016, Foz do Iguaçu. ANAIS CONINTER 4, 2016.

  • MUNK, Leonardo . Ascensor para a alteridade: Dramaturgias das Ilhas de Desordem. In: XIII Congresso Internacional da Abralic, 2013, Campina Grande. Anais do XIII Congresso Internacional da ABRALIC Internacionalização do Regional. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2013. v. 1. p. 0-0.

  • MUNK, Leonardo . Da destruição à ressureição: Baal revisitado. 14. Simpósio da International Brecht Society. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/International Brecht Society. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Porto Alegre.. In: 14. Simpósio da International Brecht Society, 2013, Porto Alegre. Anais das comunicações. O ESPECTADOR CRIATIVO: COLISÃO E DIÁLOGO. 14. SIMPÓSIO DA BRECHT INTERNATIONAL SOCIETY. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. v. 0. p. 394-405.

  • MUNK, Leonardo . De Oskar Kokoschka a Heiner Müller: de um expressionismo a outro. In: XXI Congresso Internacional da ABRALIC, 2011, Curitiba. XXI Congresso Internacional da ABRALIC. Curitiba: ABRALIC, 2011. v. 1.

  • MUNK, Leonardo . Um dramaturgo em trânsito. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. Anais do IX Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2007.

  • MUNK, Leonardo . Possibilidade versus Perda: a dialética em Walter Benjamin. In: IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 1999, Curitiba. IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Curitiba: ABRAPA, 1999. v. 1. p. 311-321.

  • MUNK, Leonardo . Limites e deslocamentos da cena: o teatro em instalação. Third International Conference on ARCHITECTURE, THEATRE and CULTURE/3. Colóquio internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura. BOOK OF ABSTRACTS/Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana. ISSN: 2178-2539. In: 3. Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura, 2017, Rio de Janeiro. Third International Conference on ARCHITECTURE, THEATRE and CULTURE. Rio de Janeiro: Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, 2017. v. 1. p. 80-81.

  • ALEXANDRE, J. S. S. ; MUNK, Leonardo . DE UMA ARTE URBANA ÀS NOVAS DINÂMICAS DO OLHAR. In: 4. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016, Foz do Iguaçu. ANAIS CONINTER 4. 0: CONINTER, 2016. v. 0. p. 0-0.

  • MUNK, Leonardo . Do Assassino ao Deus Morto ou das tensões entre a palavra e a imagem na cena modernista. In: II Jornada Nacional Arquitetura Teatro e Cultura. Memória Teatral e l e Urbana, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos / 2ª JORNADA NACIONAL ARQUITETURA, TEATRO e CULTURA coord. Geral: Evelyn Furquim Werneck Lima. Rio de Janeiro: UNIRIO, Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, 2014. v. 1. p. 75-76.

  • MUNK, Leonardo . Da destruição à ressureição: Baal revisitado. 14. Simpósio da International Brecht Society. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/International Brecht Society. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Porto Alegre.. In: 14. Simpósio da International Brecht Society, 2013, Porto Alegre. Anais das comunicações. O ESPECTADOR CRIATIVO: COLISÃO E DIÁLOGO. 14. SIMPÓSIO DA BRECHT INTERNATIONAL SOCIETY. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. v. 0. p. 394-395.

  • MUNK, Leonardo . Ascensor para a alteridade: Dramaturgias das Ilhas de Desordem. In: XIII Congresso Internacional da Abralic, 2013, Campina Grande. Anais do XIII Congresso Internacional da ABRALIC Internacionalização do Regional. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2013. v. 0. p. 0-0.

  • MUNK, Leonardo . Tragédia e Revolução na Poética de Heiner Müller. In: XIV Semana de Estudos Anglo-Germânicos, 2006, Rio de Janeiro. XIV Semana de Estudos Anglo-Germânicos. Rio de Janeiro: FL/UFRJ, 2006. v. 1. p. 31-31.

  • MUNK, Leonardo . A Cacatua Verde e a crise no espelho. In: 2º Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, 2005, Rio de Janeiro. 2º Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro: FL-UFRJ, 2005. v. 1. p. 25-25.

  • MUNK, Leonardo . Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise. In: Colóquio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, 2003, Rio de Janeiro. Colóquio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro: Serviço de Publicações/FL, 2003. v. 1. p. 13-13.

  • MUNK, Leonardo . Heinrich von Kleist, leitor de Kant. In: Poesia e Pensamento: em memória de Hölderlin, 2000. Poesia e Pensamento: em memória de Hölderlin. Rio de Janeiro: Editora Teatral Ltda, 2000. v. 1. p. 22-22.

  • MUNK, Leonardo . Flávio de Carvalho entre a Geometria e o Medo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FADEL, H. ; NABUCO, L. ; MUNK, Leonardo . Percursos performativos. PERFORMAÇÃO. Encontro de teatro provocativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VELLINHO, M. ; TEIXEIRA, V. ; MUNK, Leonardo . Conversa com Miguel Vellinho sobre a encenação do poema 'Nota 409', de Heiner Müller. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MUNK, Leonardo . Limites e deslocamentos da cena: o teatro em instalação. Third International Conference on Architecture, Theatre and Culture. Realização: UNIRIO, Laboratório Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana., PPGAC. Apoio: CAPES, CNPq, FAPERJ, CAU/BR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . EM BUSCA DAS ILHAS DE DESORDEM. palestra de abertura do VII COLÓQUIO SUL DE LITERATURA COMPARADA ? ARQUIPÉLAGOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Seminário de Leitura e Debate II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MUNK, Leonardo . 5º ENCONTRO COM ARTISTAS. Encontro com Paulo de Moraes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . 5o ENCONTRO COM ARTISTAS, ?TEATRO E POLÍTICA: o poder e o espaço político no teatro?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Da potência de um corpo em cena. Seminário Pasolini: Convergências, Disparidades. Fundação Casa de Rui Barbosa. UERJ, UNIRIO, Casa de Rui Barbosa, Instituto italiano de Cultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MUNK, Leonardo . Palestra sobre a peça Artaud!, dirigido por Ivan de Albuquerque e interpretado por Rubens Corrêa. Mostra de Teatro Brasileiro Filmado, 3. Encontro Questão de crítica/Espaço SESC Copacabana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Do Assassino ao Deus Morto ou das tensões entre a palavra e a imagem na cena modernista. II Jornada Nacional Arquitetura Teatro e Cultura. Memória Teatral e l e Urbana. Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana/FAPERJ/CNPq. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, R. B. ; MUNK, Leonardo . HERANÇA E PROJETO EM HEINER MÜLLER: PANORAMA DE UMA REINVENÇÃO EXPERIENCIAL DO TEMPO, CORPO E ESPAÇO. 13a Jornada de Iniciação Científica da Unirio.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, A. C. R. ; MUNK, Leonardo . RAYUELA: UM JOGO CÊNICO A PARTIR DA LITERATURA DE JULIO CORTÁZAR. 13a Jornada de Iniciação Científica da Unirio.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . A dramaturgia de Heiner Müller. Caixa de Ferramentas - Dramaturgia. Espaço Cultural Escola SESC.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Da destruição à ressureição: Baal revisitado. 14. Simpósio da International Brecht Society. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/International Brecht Society. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Porto Alegre.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Teatralidade e violência: por uma educação contra a barbárie. América Latina: Arte, Pesquisa e Comunidade. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Ascensor para a alteridade: Dramaturgias das Ilhas de Desordem. XIII Congresso Internacional da Abralic. Universidade Estadual da Paraíba/Campina Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Entre a imagem e a palavra: Heiner Müller e se o irrepresentável é representável. Políticas da cena: o neutro, o outro e o comum na arte e crítica do presente. UNIRIO/FAPERJ/CNPq.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . As releituras de Heiner Müller para as tragédias gregas. Seminário Tragédia e a Cena Contemporânea. Terreira da Tribo de atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Porto Alegre.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . (In)corporeidade e Política na Arte Contemporânea. I Encontro de Pesquisa Interfaces: técnica, arte e questões ético-políticas no pensamento contemporâneo. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Filosofia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Heiner Müller e a invocação da estrangeira primordial. XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional . Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/São Leopoldo/Rio Grande do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo ; LECHNER, E. . Palestra de Abertura do II Seminário Walter Benjamin. II Seminário Walter Benjamin. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Seropédica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MUNK, Leonardo . De Oskar Kokoschka a Heiner Müller: de um expressionismo a outro. XII Congresso Internacional ABRALIC. Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Benjamin, Brecht e Müller: discursos sobre a (in)felicidade. Colóquio Memória, Literatura e Filosofia em Walter Benjamin. Organizado por Leonardo Munk. UNIRIO/UFF/CAPES/DAAD. Rio de Janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . O Filoctetes de Heiner Müller ou sobre a eficácia da mentira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . J. M. R. Lenz e a miséria do esclarecimento alemão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Um dramaturgo em trânsito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Tragédia e Revolução na Poética de Heiner Müller. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . A Cacatua Verde e a Crise no Espelho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . A morte de Danton em três quadros dramáticos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . E.T.A. Hoffmann e a crise da razão iluminista. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . Heinrich von Kleist, leitor de Kant. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Egmont. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUNK, Leonardo . E. T. A. Hoffmann e a cegueira esclarecida. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . O Paraíso Perdido: John Milton e a subversão do herói épico tradicional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Homo Faber, uma "tragédia" de Max Frisch. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . O léxico como guia de leitura para a análise em São Bernardo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Uma tragicomédia fáustica. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MUNK, Leonardo . Prefácio à P.E.R.I.F.É.R.I.C.O: dramaturgias latino-americanas, volume 31. Rio de Janeiro: Escola SESC de Ensino Médio, 2018. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MUNK, Leonardo ; ROZEAUX, S. . O NASCIMENTO CONTRARIADO DE UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NO BRASIL, 1855-1880, tradução do original em francês de autoria de Sébastien Rozeaux. Rio de Janeiro: O Percevejo Online v. 9, n. 1 (2017) DOSSIÊ: VARIAÇÕES SOBRE O TEATRO BRASILEIRO, ONTEM E HOJE, 2017. (Tradução/Artigo).

  • MUNK, Leonardo . Tradução do poema 'Notícia 409', de autoria de Heiner Müller IN: Ensaia n. 1 dez. 2015. ISSN 2447-7729, 2015. (Tradução/Outra).

  • MUNK, Leonardo ; KRYKHTINE, Livia . Tradução da peça 'As histórias que se contam os irmãos siameses', de Luis Mario Moncada e Martín Acosta IN: Periférico: dramaturgias latino-americanas/ Luis Mario Moncada...[et al.] - Rio de Janeiro: SESC, Escola SESC de Ensino Médio/Gerência de Cultura, 2015. Rio de Janeiro: SESC, Escola SESC de Ensino Médio/Gerência de Cultura, 2015. (Tradução/Outra).

  • MUNK, Leonardo . Voyeurismo e barbárie IN SMANIOTO, Sheyla. No ponto cego. Escola SESC de Enino Médio.. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MUNK, Leonardo ; KRYKHTINE, Livia . Tradução da peça 'Atribulações de um autor desconcertado, ou a saga do espelho constante', de José Assad. Rio de Janeiro: SESC, Escola SESC de Ensino Médio/Gerência de Cultura, 2013. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MUNK, Leonardo . 2 Avaliações de artigo para Revista Urdimento em 2017. 2017.

MUNK, Leonardo . Parecer para a da revista Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies/Revista de Língua Inglesa, Literaturas em Inglês e Estudos Culturais (edição n° 70 ? Janeiro/Abril 2017, organizada pela Professora Magali Sperling Beck). 2016.

MUNK, Leonardo . 4 Avaliações de artigo para Revista Urdimento em 2016. 2016.

MUNK, Leonardo . 1 avaliação de artigo para a Revista Urdimento em 2015. 2015.

COELHO, A. C. ; MUNK, Leonardo ; VILHENA, L. ; SANTOS, M. ; WERNECK, M. H. . AJUSTE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. 2015.

MUNK, Leonardo . 1 avaliação de artigo para a Revista Urdimento. 2014.

MUNK, Leonardo . Parecer para Revista Eletrônica Estação Literária. 2013.

MUNK, Leonardo . 1 avaliação de artigo para a Revista Urdimento em 2013. 2013.

MUNK, Leonardo . Parecer AD HOC para programa INST - Auxílio Instalação (FAPERJ). 2012.

MUNK, Leonardo ; FLORES, P. ; FARIAS, T. ; VIANNA, R. . Encontros Periféricos: Heiner Müller. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MUNK, Leonardo . Relatório docente do projeto Do texto à encenação: crises da imagem e políticas da memória. 2017. (Relatório de pesquisa).

MUNK, Leonardo . Relatório docente do projeto Do texto à encenação: crises da imagem e políticas da memória. 2016. (Relatório de pesquisa).

MUNK, Leonardo . Relatório Docente do Projeto de Pesquisa 'Mito, violência e memória na interseção das artes'. 2016. (Relatório de pesquisa).

MUNK, Leonardo . Relatório docente do projeto Do texto à encenação: crises da imagem e políticas da memória. 2014. (Relatório de pesquisa).

MUNK, Leonardo . Ponto Fraco. 2011. (Orientação de Prática de Montagem).

MUNK, Leonardo . A leitura de Electra. 2011. (Orientação de Prática de Montagem).

MUNK, Leonardo . Visões do expressionismo alemão: literatura, teatro, música e cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MUNK, Leonardo . Closer. 2010. (Orientação de Prática de Montagem).

MUNK, Leonardo . A última aventura é a morte. Montagem da Cia. Pequod a partir do poema Nota 409 de Heiner Müller. Tradução do poema e pesquisa dramatúrgica de Leonardo Munk. CCBB-RJ, de 24 de outubro a 16 de dezembro de 2018. 2018. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    DRAMATURGIAS POSSÍVEIS: DO CORPO DA ESCRITA À ESCRITA DO CORPO, Descrição: Certa ocasião, ao considerar o teatro como um diálogo entre corpos, o dramaturgo alemão Heiner Müller recorreu a Friedrich Nietzsche e seu 'escrever com os pés' para relativizar a centralidade dada pelo teatro burguês ao texto escrito. Afinal, nas 'artes do corpo', a palavra deveria vir a reboque daquele, e não o contrário. Máxima essa que só foi colocada a partir da emergência do encenador no início do século XX. Naturalmente que a noção do dramaturgo como figura central dentro de uma montagem teatral permaneceu como hegemônica pelo menos até o final da década de 1960 quando a partir de então, e de modo mais sistemático, ranhuras puderam ser observadas naquilo que até então se constituía enquanto drama burguês. O próprio esgarçamento do conceito de texto, não mais restrito a aspectos eminentemente linguísticos terminou por contribuir para a ampliação do conceito de dramaturgia, entendido aqui menos como a composição de textos dramáticos e mais como uma proposição de forças dentro de um espetáculo ou obra. Indo ao encontro de Müller e de sua denúncia da 'prisão da significação', detecto em algumas das mais notáveis experiências cênicas dos últimos anos a premência das tensões corporais para além da reconhecível tensão dramática. Por sinal, é compreensível que tal resistência ao sentido termine por acarretar dificuldades de recepção, sobretudo em se tratando de trabalhos que independem de uma construção discursiva tradicional. Pretende-se aqui, portanto, investigar essas mudanças de ênfase, do corpo da escrita à escrita do corpo, e vice-versa, tendo como foco o diálogo entre o teatro e outras manifestações artísticas tais como a dança e o cinema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Coordenador / Carin Louro - Integrante / Giovanna Bosco Coelho - Integrante / Camilla Farias Ramalho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2014 - 2017

    Mito, violência e memória na interseção das artes, Descrição: É na interseção entre esquecimento e lembrança e no entrecruzamento das artes que o presente projeto de pesquisa se instala. Do teatro de Heiner Müller e Bernard Marie Koltès ao cinema de Theo Angelopoulos e Alexander Sokurov, testemunhos de uma Europa esfacelada, passando pelos trabalhos de artistas latino-americanos como Cildo Meirelles e Miguel Rio Branco, Oscar Muñoz e Doris Salcedo, onde as relações entre poesia e artes visuais se adensam no intuito de dar conta das mazelas de nosso conturbado cotidiano, até as experiências viscerais de grupos teatrais como Teatro da Vertigem e Ói Nóis Aqui Traveiz, potencializados pelo recurso ao mito, e o cinema de resistência de Júlio Bressane e Helena Ignez, onde o diálogo entre poesia e teatro é mais evidente. Vozes que colocam questões universais e extremamente pungentes tais como a violência estatal e a marginalização dos desejos e da diferença, bem como a complexa relação entre esquecimento e memória, ponto de irrupção das reflexões aqui desenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2018

    Do texto à encenação: crises da imagem e políticas da memória, Descrição: Distante da unidade artística da representação do datado teatro realista, as novas encenações ? que em muitos casos se aproximam do conceito de performance ? buscam precisamente se libertar de um discurso homogêneo e da construção de unidade que as impediriam de ser atravessadas por outros sentidos e discursos. Tal propensão ao entrecruzamento de estímulos desvela a intenção de não mais se limitar a uma leitura pré-estabelecida das coisas, mais sim de permitir o vislumbre de uma proliferação de motivos cênicos diversos, indo da valorização da poética do corpo, passando pela desconstrução do texto dramático com a inserção de trechos em prosa ? e mesmo em verso ?, até o diálogo com a performance e o resgate das políticas da memória e do mito. A tese que será perseguida ao longo dessa pesquisa é a de que a constituição dessa nova cena teatral se distancia tanto da concepção clássica do sujeito moderno quanto das posições contrárias a este, visto que o total apagamento da figura implicaria inevitavelmente no completo desaparecimento da encenação. O escopo desta investigação compreende um amplo espectro de tempo, indo dos notáveis experimentos cênicos propostos por Arnold Schönberg e Wassily Kandinsky na primeira década do século XX a Bertolt Brecht e Samuel Beckett, e de Marguerite Duras a Heiner Müller, compreendendo discussões dos anos 60 e 70 (análise do discurso, desconstrução, pós-estruturalismo) que ainda ecoam no dito mundo pós-moderno. O interesse aqui reside nas análises sobre a dissolução das formas dramáticas tradicionais e na gradual proposição de uma escritura cênico-dramática que, caminhando rumo à abstração, buscaria uma total independência quanto aos seus referentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Coordenador / Carlos Cardoso Martins Moreira - Integrante / Renata Asato de Camargo - Integrante., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4

  • 2011 - 2014

    Estudo das representações do mito fáustico nas letras brasileiras: do romantismo até a contemporaneidade, Descrição: O mito do Fausto não é um produto cultural de exclusividade das letras edo teatro alemão, muito embora o velho Georg Faust, tendo aparentementevivido entre os anos 1480 e 1540, seja claramente de origem germânica. Àparte a origem dessa figura misteriosa, é fato que algumas das melhoresrepresentações do mito fáustico foram dadas por autores de língua alemã, deG. E. Lessing a Thomas Mann, passando naturalmente pelo poema dramáticode J. W. von Goethe. Tal evidente intimidade dos autores alemães com o tema,contudo, não nos impede de constatar que o fascínio pela figura de Faustotambém contaminou outras literaturas ao longo dos últimos séculos, vide obrasde autores tão diversos no tempo e no espaço como Christopher Marlowe(1588), Aleksander Púchkin (1826), bem com Fernando Pessoa e Paul Valéryno século passado. Como bem observou Marshall Berman, em já clássicoestudo sobre o tema, ?a história de Fausto provou ser irresistível a todos ostipos de artista em todo o mundo?. Dentro desse amplo contexto de recepçãodo Fausto, esta pesquisa pretende investigar criticamente o alcance desse mitonas letras brasileiras (mesmo de modo indireto), partindo do romantismo até acontemporaneidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Coordenador / Raisa Damascena Rafael - Integrante / Luiz Antonio Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.Número de orientações: 2

  • 2010 - 2013

    Narrar para não esquecer: mito e violência no teatro de Heiner Müller, Descrição: Escritos para o teatro, os textos de Heiner Müller são verdadeiras tragédias modernas (Raymond Williams) que, comprometidas com a imperatividade de narrar para não esquecer (Walter Benjamin/Beatriz Sarlo), dissolvem não apenas as fronteiras geográficas e temporais como também as literárias (Peter Szondi e a crise do drama), engendrando uma poética hermética que representa um constante desafio para espectadores, teóricos e encenadores contemporâneos (Hans-Thies Lehmann).O projeto tem como foco o diálogo entre o dramaturgo alemão Heiner Müller, falecido em 1995, e os trágicos Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Sêneca. Procura-se apontar nesse estudo comparativo como a recorrência a alguns mitos fundadores da cultura ocidental (Prometeu, Édipo, Odisseu e Jasão) contribui para o reconhecimento e a contextualização de violências perpetradas contra indivíduos e povos ao longo do século XX (Adorno/Horkheimer). ?Mitos são experiências coletivas consolidadas (...) uma linguagem internacional que não é mais entendida somente na Europa?, Heiner Müller.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Coordenador / Ana Cecília Reis de Azevedo - Integrante / Brenda Jaci da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2006 - 2007

    Prosa e poesia: dimensões críticas, Descrição: Pretende-se pensar as relação entre poesia e crítica com as reflexões teóricas do romantismo ao contemporâneo. Considerando a poesia como contra-palavra (Celan), tanto o ensaio como gênero quanto a narrativa de ficção são também estudados como construções críticas: o primeiro, próximo ao fragmento (Schlegel), e a segunda como suspensão das verdades estabelecidas (Iser). Serão abordadas assim a literatura brasileira em seus diálogos com as literaturas européias e a prosa e a poesia de língua alemã (Celan, Bachmann, Schnitzler).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Integrante / Vera Lins - Coordenador.

  • 2003 - 2007

    Traços de cor: o percurso da crítica de artes plásticas de Gonzaga Duque a Mario Pedrosa, articulações entre memória, palavra e imagem, Descrição: Estudo da crítica de artes plásticas no Brasil da virada do século XIX com Gonzaga Duque, ficcionista e crítico a Mário Pedrosa, nos anos 50. O exame do texto dos críticos-poetas como Murilo Mendes. Exame de textos de críticos jornalistas como Rubem Navarra. Pesquisa da linguagem enquanto articulação de memória, palavra e imagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (2) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Integrante / Vera Lins - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2002 - 2005

    Escrita: memória, imaginação e utopia, Descrição: Trabalho teórico com poesia, ensaio e manuscritos. Os produtos concretos da pesquisa são tradução de poetas alemães, reedição de autores simbolistas e redação de ensaios críticos sobre as questões levantadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Integrante / Vera Lins - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 1998 - 2002

    O retorno do trágico: literatura e artes plásticas nos finais dos séculos XIX e XX, Descrição: O PROJETO TRABALHA COM A LITERATURA E AS ARTES PLÁSTICAS NOS FINAIS DO SÉCULO XIX E XX. PROCURA-SE APONTAR UM RETORNO DE UMA CONSCIÊNCIA TRÁGICA QUE CONFIGURA UMA CRÍTICA RADICAL AOS RUMOS QUE TOMOU O MUNDO MODERNO ASSENTADO SOBRE O RACIONALISMO INSTRUMENTAL. OS PRODUTOS CONCRETOS DA PESQUISA SÃO REEDIÇÕES DE TEXTOS IMPORTANTES DA VIRADA DO SÉCUL PASSADO E ENSAIOS SOBRE OBRAS RECENTES QUE CONCRETIZAM ESSA POSTURA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leonardo Ramos Munk Machado - Integrante / Vera Lins - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio 13a Jornada de Iniciação Científica (Apresentação Oral), melhor comunicação da área de Teatro, Unirio.

2014

Prêmio 13a Jornada de Iniciação Científica (Apresentação Oral), Menção Honrosa, Teatro, Unirio.

2009

Aprovado em Concurso Público para Professor Adjunto de Cena e Dramaturgia, UFRJ.

2008

Aprovado em Concurso Público para Professor Adjunto de Teoria do Teatro, UNIRIO.

2004

Bolsista com estágio no exterior, CAPES.

2003

Aprovado em Concurso Público para Professor Substituto de Teoria Literária, UFRJ.

2001

Zertifikat Deutsch, Goethe Institut.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes. , Av. Pasteur, 436, Urca, 22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25422591, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2018

      Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO.

    • 03/2018

      Ensino, Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos da cena

    • 08/2017

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Literatura e da Arte e Sociedade

    • 05/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Escola de Teatro, Escola de Teatro.,Atividade realizada, Membro da Câmara de Pesquisa.

    • 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Representante Docente (Adjunto) do Centro de Letras e Artes junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) da UniRio.

    • 02/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2015 - 08/2018

      Direção e administração, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).,Cargo ou função, Substituto na Coordenação do Curso de Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas.

    • 08/2015 - 12/2017

      Ensino, Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Transformação das Tradições Teatrais Clássicas e Medievais

    • 09/2016 - 12/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Limites e deslocamentos da cena: por um conceito ampliado de arte

    • 11/2015 - 09/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Memória Social, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Memória Social.

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Estética e Teoria do Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estéticas do Teatro

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografias da Escrita

    • 03/2016 - 06/2016

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso/30 H

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Estéticas da Narrativa

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Estética e Teoria do Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Montagem Teatral III

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Estética e Teoria do Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia Final

    • 09/2012 - 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão para elaboração de proposta de curso de Mestrado em Letras.

    • 04/2013 - 08/2015

      Direção e administração, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras.

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Linguagem

    • 07/2010 - 07/2015

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação e Transformação do Drama

    • 03/2015 - 06/2015

      Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada I

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Artes Cênicas (Teoria do Teatro), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Montagem Teatral II

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Investigações Conceituais em Literatura

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diálogos intermídias

    • 08/2013 - 06/2014

      Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa no Ensino das Artes Cênicas

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Artes Cênicas (Teoria do Teatro), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Montagem Teatral III

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Estéticas da Narrativa

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diálogos interartísticos

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Avançados em Processos Formativos e Educacionais

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Avançados em Processos Formativos e Atuação Cênica

    • 03/2012 - 06/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Investigações Conceituais em Literatura

    • 11/2011 - 12/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Interna de Auto-avaliação (CIAC) do curso de Letras.

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e outros códigos

    • 03/2010 - 12/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Estéticas da Narrativa

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise das Estruturas Dramatúrgicas

  • 2008 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 2002 - 2005

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 1998 - 2002

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 2002 - 2002

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Teoria Literária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária

  • 2006 - 2010

    Sociedade de Beneficência Humboldt - Colégio Cruzeiro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de alemão

  • 2001 - 2002

    Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Francês, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2001 - 12/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Francês

  • 1990 - 1991

    Museu da Imagem e do Som

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 03/1990 - 10/1991

      Estágios , Museu da Imagem e do Som, .,Estágio realizado, Pesquisa e programação de cinema.