Magda Gisela Cruz dos Santos

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisa Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral, movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio na rede pública estadual e municipal de Pelotas.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2015 - 2019

Universidade Federal de Pelotas
Título: Neoruralismo pedagógico: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016)
Conceição Paludo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: neoruralismo pedagógico; formação dos trabalhadores do campo; Política pública educacional; neodesenvolvimentismo.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade Federal de Pelotas
Título: O Programa Mais Educação e a Educação Integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva de formação onilateral,Ano de Obtenção: 2014
Conceição Paludo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Integral; formação onilateral; emancipação humana; Política pública educacional; Programa Mais Educação.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2004

Universidade Federal de Pelotas
Título: A indisciplina entre alunos de 5ª série - um estudo de caso junto a uma escola de periferia
Orientador: Álvaro Moreira Hipólyto

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1999

Instituto de Educação Assis Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2019

My English Online. (Carga horária: 120h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2011 - 2011

L. D. : Materialismo Histórico Dialético. (Carga horária: 102h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação para o curso de Pedagogia à distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2010 - 2010

Produção Textual. (Carga horária: 8h). , Estúdio Laços, E.L., Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para o Curso de Pedagogia à Distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação para o Curso de Pedagogia à Distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PALUDO, C. ; SANTOS, M. . V Encontro dos Observatórios da Educação: PR/SC/RS. 2014. 2014. (Outro).

SANTOS, M. ; ALMEIDA, J. S. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, L. L. ; LANER, A. C. D. . I Seminário Escola e Comunidade: Agricultura Familiar camponesa e educação do campo: repensando o projeto de escola do campo. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ANPEd-Sul 2018 ? EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?.As políticas públicas de Educação do Campo no Estado neodesenvolvimentista. 2018. (Encontro).

III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da região norte do Rio Grande do Sul: Resistência e emancipação social e humana.A gestão da escola pública na perspectiva da educação na perspectiva da Educação do Campo: diferentes sentidos de democracia, participação e cidadania. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo "Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina is.A Pesquisa em Educação: desafios para a Educação do Campo e movimentos sociais. 2017. (Seminário).

Trabalho e Educação na atualidade - Professor Ricardo Antunes. 2017. (Seminário).

Encontro de Pós-Graduação UFPel.Educação do Campo e política pública: diferentes perspectivas de formação dos trabalhadores do campo. 2015. (Encontro).

III Seminário de Educação do Campo da região sul do Rio Grande do Sul: práticas pedagógicas nas escolas do e no campo.Educação do campo na escola pública: limites e desafios de uma experiência de pesquisa-ação. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional de Políticas Públicas.O Programa Mais Educação e a Política de Educação Integral no Brasil: espaço de formação para a democracia ou mecanismo de governabilidade?. 2015. (Seminário).

12 Encontro Sobre o Poder Escolar.Projeto Político-pedagógico e gestão democrática: a experiência de uma escola do campo. 2014. (Encontro).

II Encontro das Escolas do Observatório da Educação do Campo RS: Avaliando o processo e delineando perspectivas. 2014. (Encontro).

II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina.Educação do campo e escola pública: possibilidades e desafios. 2014. (Seminário).

V Encontro dos Observatórios da Educação: PR/SC/RS. 2014. (Encontro).

XVI Encontro da Pós-Graduação Universidade Federal de Pelotas.Educação Integral e Política Pública: uma análise sobre o Programa Mais Educação. 2014. (Encontro).

Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo: repensando o projeto de escola. 2013. (Seminário).

Educação do Campo: Projeto de escola do campo. 2013. (Outra).

I Encontro das Escolas do Observatório da Educação do Campo RS: Projeto de escola do campo. 2013. (Encontro).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO DE PELOTAS, JAGUARÃO, BAGÉ E ENTORNO: ?PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DO CAMPO NO RS?..A Investigação da Relação Escola e Comunidade Qualificando as Práticas de Alfabetização e Letramento de Uma Escola do Campo. 2013. (Seminário).

IV Encontro do Observatório da Educação do Campo SC/PR/RS.A experiência de investigação-ação aproximação escola e comunidade. 2013. (Seminário).

XV Encontro da Pós-Graduação Universidade Federal de Pelotas.A aproximação entre escola e comunidade qualificando as práticas de alfabetização e letramento no contexto de uma escola do campo. 2013. (Encontro).

11 Encontro Sobre o Poder Escolar.Tempo de Criatividade. 2012. (Seminário).

5ª Semana de Conversações. 2012. (Seminário).

Avaliação Qualitativa e Progressão Continuada. 2012. (Encontro).

I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e Cidade em busca de Caminhos Comuns.A categoria de formação omnilateral em Marx e o trabalho enquanto princípio educativo. 2012. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL.A abordagem das Políticas Públicas para além da relação Estado e Sociedade. 2012. (Seminário).

Seminário da ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios Atuais.O Programa Mais Educação no atual contexto da Política Pública Educacional Brasileira. 2012. (Seminário).

XIV Encontro de Pós-Graduação UFPel.O Programa Mais Educação e a Educação Integral na Escola Pública: uma análise a partir da categoria marxista de formação omnilateral. 2012. (Encontro).

XIV Fórium de Estudos: Leituras de Paulo Freire.A conscientização como um caminho para a superação da alienação nos espaços formais de educação: um diálogo entre Marx e Freire. 2012. (Seminário).

XIV Fórium de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Resistência e Construção de Alternativas: Experiências Educativas Envolvendo Comunidades Campesinas a partir dos Saberes por elas Constituídos. 2012. (Seminário).

IV Congresso Internacional de Educação: Educação, Docência e Humanização. Desenho Infantil! Da folha mimeografada à liberação do gesto criativo. 2011. (Congresso).

Seminário para as Licenciaturas da UFPel: da Resistência no Campo à Construção de uma nova Proposta Pedagógica. 2011. (Seminário).

V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A construção histórica e a disputa hegemônica das concepções e práticas pedagógicas no contexto da sociedade capitalista. 2011. (Encontro).

VII Congresso Internacional de Educação: Profissão docente: há futuro para esse ofício?. Estado e Sociedade: a definição do papel da escola no Brasil. 2011. (Congresso).

V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas.A contribuição do pensamento de Paulo Freire na construção da contra-hegemonia nos espaços formais de educação. 2011. (Seminário).

XI Congresso Iberoamericano de Extensión Univertaria. O Sentido da linha: a contribuição da extensão universitária na prática do desenho no Ensino Fundamental. 2011. (Congresso).

XIII Fórum de Estudos: Leituras com Paulo Freire.Os Temas Geradores e sua contribuição na redefinição do papel da Escola junto às Classes Populares. 2011. (Seminário).

10 Encontro Sobre o Poder Escolar, 11 Seminário Interinstitucional de Educação e 4 Encontro Internacional Sobre o Poder Escolar. 2010. (Seminário).

III Seminário A Infância Dura a Vida Inteira.O desafio do desenho infantil enquanto motivador do processo criativo. 2010. (Seminário).

Seminário Ensino de Arte, Educação e Práticas Pedagógicas Re-formar ou Trans-formar.Experenciando o desenho: O desafio e a ousadia no processo de criar. 2010. (Seminário).

7 Encontro Sobre o Poder Escolar e 8 Seminário Interinstitucional de Educação. 2007. (Seminário).

5 Encontro Sobre o Poder Escolar e 6 Seminário interinstitucional de Educação. 2005. (Seminário).

Globalização, Educação e Formação docente - A pesquisa em Educação. 2004. (Seminário).

2 Encontro Estadual Sobre o Poder Escolar e 3 Seminário Interinstitucional de Educação. 2002. (Seminário).

II Jornada Universitária. 2000. (Encontro).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais. 2000. (Outra).

Semana da Educação. 1998. (Encontro).

III Jornada do Magistério. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jéssica Moara da Cunha Tessman

SANTOS, MAGDA GISELA CRUZ DOS; PEREIRA, Dirlei de A.; CARLOS, L. C.. Perspectivas da formação humana: considerações sobre o momento atual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

SANTOS, M.. II Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação: determinantes e configurações da regulação da política educacional na América Latina. 2019. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

SANTOS, MAGDA GISELA CRUZ DOS. XXVI Congresso de Iniciação Científica. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

SANTOS, M.. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. 2015. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Conceição Paludo

PALUDO, Conceição; OLIVEIRA, N. A.; COSSIO, M. F.; FERREIRA, L. S.; MINASI, L. F.. O Programa Mais Educação e a Educação Integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva de formação onilateral. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Conceição Paludo

PALUDO, Conceição; WEIDUSCHADT, P.; ALVES, L. A. F.; PERONI, Vera Maria Vidal; TRANSPADINI, R. S.. A formação dos trabalhadores do campo proposta pelas politicas públicas educacionais brasileiras (2001-2015). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Conceição Paludo

PALUDO, Conceição; OLIVEIRA, N. A.; COSSIO, M. F.; FERREIRA, L. S.. O programa mais educação e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da categoria de formação onmilateral. 2013.

Maria de Fátima Cóssio

PALUDO, Conceição; OLIVEIRA, Neiva A;CÓSSIO, Maria de Fátima; FERREIRA, Liliana; MINASI, Luis Fernando. O programa mais educação e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação omnilaterial. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Liliana Soares Ferreira

FERREIRA, L. S.; PALUDO, C.; OLIVEIRA, N. A.; COSSIO, M. F.; MINASI, L. F.. O Programa Mais Educação e a Educação Integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação omnilateral. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Liliana Soares Ferreira

FERREIRA, L. S.; COSSIO, M. F.; PALUDO, C.. O Programa Mais Educação e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da categoria de formação omnilateral. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Patrícia Weiduschadt

WEIDUSCHADT, PATRICIA; PALUDO, Conceição; MOURAD,Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira; PERONI, Vera Maria Vidal; TRASPADINI, Roberta Sperandio. ?Neoruralismo Pedagógico?: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Patrícia Weiduschadt

WEIDUSCHADT, PATRICIA; PALUDO, Conceição; PERONI, Vera Maria Vidal; TRASPADINI, Roberta Sperandio. A Formação dos trabalhadores do campo proposta pelas políticas educacionais brasileiras (2001-2015). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Luis Fernando Minasi

PALUDO, C.; OLIVEIRA, N. A.; COSSIO, M. F.; FERREIRA, L. S.;MINASI, L. F.. O programa mais educação e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva da formação omnilateral. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Roberta Sperandio Traspadini

WEIDUSCHADT, P.; PALUDO, C.; PERONI, V. M. V.;TRASPADINI, R. S.. Neoruralismo pedagógico: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo estado brasileiro nas políticas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2015). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Turma 2014- Curso Normal - Hab

Educação Infantil (CMP); Supervisão e Orientação de Estágio docente - Curso Normal Hab; Educação Infantil; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso Normal- Hab; Educação Infantil) - Colégio Municipal Pelotense; Orientador: Magda Gisela Cruz dos Santos;

Turma 2013- Curso Normal - Hab

Educação Infantil (CMP); Supervisão e Orientação de Estágio docente - Curso Normal Hab; Educação Infantil; 2013; Orientação de outra natureza; (Curso Normal- Hab; Educação Infantil) - Colégio Municipal Pelotense; Orientador: Magda Gisela Cruz dos Santos;

Turma 2012- Curso Normal - Hab

Educação Infantil (CMP); Supervisão e Orientação de Estágio docente - Curso Normal Hab; Educação Infantil; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Normal- Hab; Educação Infantil) - Colégio Municipal Pelotense; Orientador: Magda Gisela Cruz dos Santos;

Turma 2011- Curso Normal - Hab

Educação Infantil (CMP); Supervisão e Orientação de Estágio docente - Curso Normal Hab; Educação Infantil; 2011; Orientação de outra natureza; (Curso Normal - Educação Infantil -pós médio) - Colégio Municipal Pelotense; Orientador: Magda Gisela Cruz dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Conceição Paludo

O Programa Mais Educação e a Educação Integral na escola pública: uma análise a partir da perspectiva de formação onilateral; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Conceição Paludo;

Conceição Paludo

Neoruralismo Pedagógico: a formação dos trabalhadores do campo proposta pelo Estado brasileiro nas politicas educacionais do período neodesenvolvimentista (2001-2016); 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Conceição Paludo;

Conceição Paludo

Educação integral e política pública: uma análise sobre o programa mais educação - ENPÓS; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Conceição Paludo;

Conceição Paludo

ENPOS - A aproximação entre escola comunidade: qualificando as práticas de alfabetização e letramento no contexto de uma escola do campo; 2013; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Conceição Paludo;

Conceição Paludo

O Programa Mais Educação e a educação integral na escola pública: uma análise a partir da categoria marxista de formação omnilateral; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Conceição Paludo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PALUDO, C. ; SANTOS, M. ; TADDEI, P. E. D. . Atualidade brasileira: a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 42, p. 396-407, 2020.

  • GONCALVES, L. D. ; SANTOS, M. ; PALUDO, C. . Pedagogia Socialista e Política Educacional: Debate acerca da Politecnia. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 11, p. 214-222, 2020.

  • SANTOS, M. ; PALUDO, C. . Contribuciones del estado de la cuestión en investigación sobre políticas públicas, Educación Rural y Educación del Campo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , p. 1-22, 2020.

  • TADDEI, PAULO EDUARDO DIAS ; SANTOS, MAGDA GISELA CRUZ DOS . A fundamentação teórica de Paulo Freire e a possibilidade de uma influência dominante. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 43, p. 133, 2018.

  • SANTOS, MAGDA CRUZ DOS ; GONÇALVES, LEONARDO DORNELES ; PALUDO, CONCEIÇÃO . Política pública e educação integral no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo. ROTEIRO (UNOESC) , v. 43, p. 1027-1050, 2018.

  • SANTOS, M. ; PALUDO, C. . Trabalho/Educação no Programa Mais Educação: formar para empregabilidade e para o desemprego. Cadernos de Pesquisa , v. 24, p. 31-43, 2017.

  • PALUDO, C. ; SANTOS, M. ; TADDEI, P. E. D. . A Educação Popular no Levante Popular da Juventude do Rio Grande do Sul: Renovações e Permanências. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 14, p. 545-571, 2016.

  • SANTOS, M. ; PALUDO, C. . As Políticas Públicas Educacionais no contexto das Escolas Públicas do Meio Rural e a Educação do Campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 11, p. 115-132, 2016.

  • PALUDO, C. ; SANTOS, M. ; TADDEI, P. E. D. . POLÍTICA PÚBLICA DE PROGRESSÃO CONTINUADA, REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: participação como possibilidade de avanços. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 9, p. 720, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, M. ; FERREIRA, C. R. . Oficinas de Alfabetização e Letramento. 2012. (Formação continuada de pesquisadores).

SANTOS, M. . Reforma do Ensino Fundamental de Nove anos e as novas demandas para a organização do trabalho pedagógico - Oficina de Alfabetização e Letramento. 2012. (Formação continuada de professores).

SANTOS, M. ; FERREIRA, C. R. . Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos. 2012. (Oficina de Alfabetização e Letramento).

SANTOS, M. . XIII Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. 2010. (Olimpíada de Astronomia e Astronáutica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ObservaEduCampo/RS - OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REDE DE OBSERVATÓRIOS REGIONAIS, Descrição: O ObservaEduCampo/RS tem como objetivo geral, realizar análises e produzir conhecimentos acerca da realidade da Educação no/do campo no estado do RS. As metodologias adotarão um caráter de estudo de documentos e resgate de produções existentes, de pesquisa-ação e com estratégias metodológicas participativas, tendo em vista: a) Antecipar problemas, mediante análises de demanda e diagnósticos sociais, acerca dos espaços escolares, não escolares, políticas públicas, desenvolvimento rural regional; b) Articular os coletivos regionais Metropolitano Delta do Jacuí, Norte, Vale do Rio Pardo, Litoral, Campanha e posteriormente outras regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES); c) Produzir e difundir informações, conhecimentos, análises, subsídio e articulação entre os municípios, estado e escolas, servindo como repositório público de dados; d) Elaborar relatórios quanti/qualitativos das escolas; das políticas públicas (mediante análise de dados secundários, documentos produzidos pelos COREDES, pelas secretarias dos municípios e Estado); das produções acadêmicas (buscando abranger temas da realidade agrária dos municípios); e) Socializar e discutir os dados da pesquisa, socializar conhecimentos mediante ações de extensão. Assim, o projeto visa desenvolver um conjunto de ações de pesquisa e futuramente de extensão, oferecendo subsídios à formulação de ações em rede e de ações educativas e políticas, tanto para a Educação do Campo, às gestões públicas, agências governamentais e aos próprios agentes sociais das escolas do campo, bem como dos espaços não escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Magda Gisela Cruz dos Santos - Integrante / Conceição Paludo - Coordenador / Juliane Soares Ribeiro - Integrante / Vanessa Gonçalves Dias - Integrante / Antônio Escobar de Almeida - Integrante / Jonas José Seminotti - Integrante / Anajá Antônia Machado Teixeira - Integrante / Isabela Camini - Integrante / Marilisa Bialvo Hoffmann - Integrante / Aline Reis Calvo Hernandez - Integrante / Patrícia Rutz Bierhals - Integrante / Elisete Enir Bernardi Garcia - Integrante / André Boccasius Siqueira - Integrante / Luciani Paz Comerlatto - Integrante / Paola Cardoso Purin - Integrante / Carla Luz Salaibb Dotta - Integrante / Juliana Otto - Integrante / Alexandre Luís Junges - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A Educação não escolar de adultos: Uma revisão dos caminhos da Educação Popular e da Educação para os direitos humanos, Descrição: A pesquisa tem por objetivo aprofundar e atualizar o debate sobre a Educação Não Escolar de Adultos, em particular sobre as temáticas Educação Popular e Educação para os Direitos Humanos, voltada à formação política e cidadã e para o atendimento das necessidades de natureza econômica, social, cultural e ambiental dos seres humanos. Para tanto a pesquisa realizará estudos e debates sobre práticas educativas não escolares nas temáticas Educação Popular e Direitos Humanos e produzirá sistematizações de práticas sobre as mesmas temáticas com a colaboração de uma rede de pesquisadores e pesquisadoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Magda Gisela Cruz dos Santos - Integrante / Conceição Paludo - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Observatório da Educação - Realidade das escolas do campo na região sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação do professor, Descrição: Esse projeto observatório - assume a modalidade em rede. Sob a coordenação geral da UFSC, é constituído pelas Universidades: UFSC (Sônia Aparecida Branco Beltrame - coordenadora geral do observatório); UFPel (Conceição Paludo - coordenadora do núcleo UFpel) e UTP/PR (Maria Antônia de Souza - coord. núcleo UTP). Cada uma constitui um núcleo com coordenação e equipe próprias, composta de 16 bolsistas, professores e colaboradores. O projeto tem duração de 4 anos (2011 2014). O referencial teórico é direcionado para as áreas de educação do campo, do letramento e formação de professores. A metodologia de investigação e intervenção é realizada a partir de técnicas de pesquisa e de intervenção diversificadas. O problema de pesquisa envolve as seguintes questões: A - Quais são as escolas municipais e estaduais localizadas no campo com menor IDEB em cada um dos três estados? B - Em que medida há relação entre a formação inicial dos professores, a formação continuada e o nível de habilidade de leitura de textos e de conhecimentos teórico metodológicos de alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com o fato de a escola ter baixo IDEB? C - Como está caracterizado o letramento entre professores das escolas do campo, tendo como referência de análise a interpretação que os mesmos fazem da sociedade brasileira e das condições de trabalho, cultura e organização política dos povos do campo? D - Quais intervenções pedagógicas se fazem necessárias nas seis escolas, em cada região do sul do Brasil, previamente selecionadas?.. Situação: Em concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Magda Gisela Cruz dos Santos - Integrante / Conceição Paludo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2019

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Representante discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação. (04/2015 - 03/2016)

2013 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP. Estágio de docência na disciplina 'Educação do Campo' no curso de Pedagogia, sob orientação e supervisão da professora Conceição Paludo. (10/2013 - 02/2014).

Atividades

  • 01/2012 - 04/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel, .,Cargo ou função, Representante discente.

  • 08/2014 - 12/2014

    Estágios , Faculdade de Educação, .,Estágio realizado, Estágio Docência disciplina ministrada Educação do Campo.

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Estágio de docência na disciplina 'Educação do Campo e Movimentos Sociais' no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, sob orientação e supervisão da professora Conceição Paludo. (08/2018 - 12/2018).

Atividades

  • 11/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2018 - 12/2018

    Estágios , Faculdade de Educação, .,Estágio realizado, Estágio Docente no Curso Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza: Componente curricular: Movimentos Sociais e Educação do CampoCurricular.

2009 - 2011

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como tutora à distância no curso de Licenciatura em Pedagogia (UAB/UFPel).

2011 - 2015

Colégio Municipal Pelotense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nomeada, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professora do Curso Normal com habilitação em Educação Infantil. Orientação e supervisão de estágio.

Atividades

  • 03/2011 - 04/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Educação Infantil, Natureza e Sociedade, Teoria e Prática Pedagógica

2008 - 2015

E. E. E. F. Dr. José Brusque Filho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: nomeada, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professora da Educação Básica Anos Iniciais e exerceu a função de coordenadora pedagógica desta instituição.

Atividades

  • 03/2012 - 05/2015

    Direção e administração, E. E. E. F. Dr. José Brusque Filho, .,Cargo ou função, Supervisão Pedagógica.

  • 03/2008 - 03/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Currículo por atividades

2001 - 2008

E. E. E. F. Rachel Mello

Vínculo: Professora EF/ séries iniciais, Enquadramento Funcional: nomeada, Carga horária: 20

Outras informações:
De janeiro de 2007 a fevereiro de 2008, exerceu a função de vice-diretora desta instituição.

Atividades

  • 01/2007 - 02/2008

    Direção e administração, E. E. E. F. Rachel Mello, .,Cargo ou função, Vice-direção.

  • 03/2001 - 02/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Currículo por atividades

2009 - 2011

E. M. E. F. N. Hab. Dunas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: nomeada, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2009 - 02/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Currículo por atividades