Walkíria Maria de Freitas Martins

Professora de História do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - MG. Cursa o Doutorado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Rio de Janeiro - RJ. Mestre em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania (2016). Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela UFV (2006/2007). Grupo de Estudos sobre Políticas de Patrimônio Cultural, ligado ao NUMEM ? UNIRIO/RJ. Co-Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Cidade, Memória e Patrimônio, do Departamento de Geografia da UFV-MG.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

2014 - 2016

Universidade Federal de Viçosa
Título: A Pena e o Compasso: Políticas Públicas Patrimoniais e a Produção da Paisagem Urbana de Viçosa (MG), entre 1980 e 2010., Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Leonardo Civale
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Viçosa; cidadania.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Graduação em História

2003 - 2006

Universidade Federal de Viçosa
Título: Abolição da escravatura e imigração: debates no contexto da transformação do trabalho nas províncias de Minas Gerais e São Paulo (1871-1888)
Orientador: Jonas Marçal de Queiroz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Gestão do Patrimônio Cultural e Especializ. Intel.. (Carga horária: 26h). , Universidade de Évora, UE, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MUGLER, C. ; CIVALE, L. ; MARTINS, W. M. F. . 14ª Semana Nacional de Museus. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30º Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil. 2019. (Simpósio).

I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade Urbanos: desafios e riscos da preservação/ I Simpósio Internacional Patrimônios da Humanidade Mineiros no contexto internacional. 2019. (Congresso).

Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da ANPUH-Rio: História e Parcerias. 2018. (Encontro).

Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da ANPUH-Rio: História e Parcerias.O belo do moderno amplia o horizonte: análise do processo de patrimonialização do "Conjunto Moderno da Pampulha" - Belo Horizonte, MG, entre 1984 e 2016. 2018. (Encontro).

II Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural do GT História e Patrimônio Cultural da ANPUH Brasil d N.Conjunto Moderno da Pampulha (Belo Horizonte, MG): textos e contextos da construção de uma patrimônio (1981-2016). 2018. (Seminário).

II Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. 2018. (Simpósio).

II Simpósio Científico do ICOMOS Brasil.Muito além de um "Belo Horizonte": análise das narrativas dos diferentes processos de tombamentos do "Conjunto Moderno da Pampulha" entre 1984 de 2016. 2018. (Simpósio).

Mesa Redonda: Patrimônio Cultural: políticas de preservação e ações educativas.Patrimônio cultural, educação e cidadania: reflexões sobre o município de Viçosa, MG. 2018. (Outra).

29º Simpósio Nacional da ANPUH.Patrimônio e Cidadania: reflexões sobre uma experiência de aproximação entre a educação e o patrimônio cultural. 2017. (Simpósio).

ArquiMemória 5.Pampulha para além das serras mineiras - a construção da narrativa de um patrimônio mundial: do local ao global (1984-2016). 2017. (Encontro).

ANPUH-Ideias: História e Currículos. 2016. (Encontro).

III Encontro dos Mestrados Profissionais da Área de História.Políticas Públicas Patrimoniais e a Produção da Paisagem Urbana: um estudo sobre os processos de patrimonialização na cidade de Viçosa (MG). 2016. (Encontro).

X Simpósio Internacional Sobre Espaço e Cultura.O Espelho da História: reflexões sobre práticas patrimonialistas e transformações na paisagem urbana do município de Viçosa - MG (1980-2010). 2016. (Simpósio).

XX Encontro Regional de História da ANPUH-MG - História em Tempos de Crise.Patrimônio cultural, memória, identidade e cidadania: uma reflexão sobre as transformações da paisagem urbana de Viçosa (MG), entre 1990 e 2010. 2016. (Simpósio).

XX Encontro Regional de História da ANPUH-MG - História em Tempos de Crise. 2016. (Encontro).

Conferência: "Aqui em discussão: Política e Religião - Je suis Charlie! Ch. 2015. (Encontro).

Conferência "Interdisciplinaridade: desafios e avanços no estudo do patrimônio. 2015. (Simpósio).

I Simpósio dos Mestrados Profissionais em Patrimônio e Bens Culturais.História, Memória e Identidade. 2015. (Simpósio).

I Simpósio dos Mestrados Profissionais em Patrimônio e Bens Culturais.Entre o 'progresso' e a 'retórica da perda': Viçosa e as contradições da Modernidade Tardia. 2015. (Simpósio).

Jornada do Conhecimento Bernoulli - Formação Continuada de professores. 2015. (Encontro).

Semana de História: Olhares de Minas.Patrimônio e Educação: Perspectivas para democratização dos bens a serem protegidos, a validação dos espaços públicos e o exercício da cidadania no município de Viçosa, MG. 2015. (Outra).

Simpósio de Integração Acadêmica - SIA 2015.Avaliação de painéis (120 min). 2015. (Simpósio).

1ª Jornada do Mestrado Profissional em História da UFV. 2014. (Seminário).

1º Ciclo de Palestras do Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. 2014. (Seminário).

1º Ciclo de Palestras do Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania da UFV. 2014. (Simpósio).

XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Mostra Científica da Pós-Graduação, e IV Simpósio de Extensão Universitária.Políticas Imigratórias e Resistência dos trabalhadores Imigrantes em São Paulo e no Grão-Pará (1871-1888). 2007. (Simpósio).

XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Mostra Científica da Pós-Graduação, e IV Simpósio de Extensão Universitária.Política Imigratória e Resistência dos Trabalhadores em São Paulo e Grão-Pará (1871-1888). 2007. (Simpósio).

I Ciclo de Palestras de História. 2006. (Encontro).

I Seminário de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)/UFOP.Formas de Trabalho e Controle Social na Historiografia Contemporânea. 2006. (Seminário).

XV Encontro Regional de História - Anpuh-MG.Coerção e Resistência: conflitos entre trabalhadores, empregadores e burocratas, em São Paulo e no Pará (1871-1888). 2006. (Encontro).

XV Encontro Regional de História da Anpuh-MG. 2006. (Encontro).

XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra Científica da pós-graduação e III Simpósio de Extensão Universitária.Controle Social e Formas de Resistência de trabalhadores migrantes e imigrantes em São Paulo e Grão-Pará (1871-1888). 2006. (Simpósio).

Curso de Extensão. 2004. (Outra).

II Semana Acadêmica do Curso de História. 2004. (Outra).

XIV Simpósio de Iniciação Científica, II Mostra Científica da Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária. 2004. (Simpósio).

XIV Simpósio de Iniciação Científica, IV Mostra Científica da Pós-Graduação e II Simpósio de Extensão Universitária. 2004. (Simpósio).

A Graduação na UFV: Decisão de Futuro.A Graduação na UFV: Decisão de Futuro. 2003. (Outra).

Formação Acadêmica e o Ofício do Historiador. 2003. (Outra).

I Semana Acadêmica do Curso de História. 2003. (Outra).

Roma: Cultura e Sociedade. 2003. (Outra).

XIII Simpósio de Iniciação Científica e III Mostra Científica da Pós-Graduação. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iuri Freitas Paglioto

PAGLIOTO, I. F.; CIVALE, L.;MARTINS, W. M. F.; IORIO, G. S.. O lugar público enquanto Patrimônio Cultural. Uma análise da Praça Gomes Freire e seu lugar como patrimônio cultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Carlos Augusto Martins César

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. O uso de novas tecnologias nas escolas públicas de Ponte Nova e Viçosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Iêda Aparecida de Abreu Costa

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. Ensino de História na Ditadura Militar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Jackeline de Araújo Barino

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. Análise do Livro Didático Capítulo II - O ouro das Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Keysce Mary Moreira

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. A comunidade do Mato do Tição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lídice Regina dos Santos Souza

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. Repensando a História Local: a Igreja Matriz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Maria Aparecida Feitoza

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. Para além do livro didático: incorporação dos recursos tecnológicos ao ensino de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Patrícia Santos Xavier

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. O Convento de Macaúbas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Rousiléia Lau Fernandes

MARTINS, W. M. F.; LANA, V.. Uma abordagem crítica dos afrodescendentes: A escravidão no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Ana Beatriz König de Oliveira

CIVALE, L.;MARTINS, W. M. F.; BAGGIO, U. C.. Do combate às enchentes ao aproveitamento adequado das águas: uma análise dos projetos de Saturnino de Brito para o rio Tietê entre 1905 e 1938. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Carolina Furtado Amaral

MARTINS, W. M. F.. Os direitos constitucionais e infraconstitucionais sobre o direito à educação e sua aplicabilidade no sistema de Ensino da E. E. Nilo Morais Pinheiro no século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Catarina Josefina da Silva

MARTINS, W. M. F.. As características barrocas na Igreja Nossa Senhora do Rosário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Dayane Rodrigues de Souza

MARTINS, W. M. F.. O teatro Pirquins como manifestação cultural na História de Ipanema. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Gilton Antônio Moreira

MARTINS, W. M. F.. O uso dos livros didáticos por professores em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Isabel dos Anjos Figueiredo

MARTINS, W. M. F.. Mosteiro de Macaúbas: três séculos de História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Janete do Carmo de Souza

MARTINS, W. M. F.. Festa de Setembro de Jaboticatubas: um suporte para o ensino da escravidão no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Leuzimar Candida Lopes de Paula

MARTINS, W. M. F.. Análise do Impacto socioeconômico da destilaria de álcool Santa Clara no distrito de Taparuba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Lúcia Helena Rossi Tarocco

MARTINS, W. M. F.. Verdadeiros Sujeitos da História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcia Regina Dessupoio

MARTINS, W. M. F.. Uma reflexão sobre a importância da integração do aluno no processo de ensino e aprendizagem em História no Brasil contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Mônica Maria Alves

MARTINS, W. M. F.. O desafio do uso de novas tecnologias em sala de aula: limites e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Vitor Rossi Tarocco

MARTINS, W. M. F.. Novos temas e abordagens nas aulas de História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabio Faria Mendes

MENDES, F. F.. Abolição da Escravatura e Imigração: Debates sobre a Trasnformação do Trabalho nas Províncias de Minas Gerais e São Paulo (1871-1888). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

Luiz Lima Vailati

VAILATI, L. L.; CIVALE, L.; ALMEIRA, A. C. L.. A Pena e o Compasso: Políticas Públicas Patrimoniaise a Produção da Paisagem Urbana de Viçosa (MG) entre 1980 e 2010. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Viçosa.

Luiz Lima Vailati

Lana, Vanessa;VAILATI, L. L.; CIVALE, L.. Identidade e Patrimônio na Alta Modernidade: um estudo de caso sobre as práticas patrimonialistas no município de Viçosa-MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Viçosa.

Vanessa Lana

LANA, V.; VAILATTI, L. L.; CIVALE, L.. Identidade e Patrimônio na Alta Modernidade: um estudo de caso sobre as práticas patrimonialistas no município de Viçosa - MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa.

Leonardo Civale

CIVALE, Leonardo; VAILATI, L. L.; ALMEIDA, A. C. L.. A Pena e o compasso: políticas públicas patrimoniais e a produção da paisagem urbana de Viçosa - MG, entre 1980 e 2010. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa.

Leonardo Civale

CIVALE, Leonardo; VAILATI, L. L.; LANA, V.. Identidade e Patrimônio na Alta Modernidade: um estudo de caso sobre as práticas patrimonialistas no município de Viçosa-MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fabiana Nunes

Assimilação e perspectivas da disciplina de História para os alunos do 9º ano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Daniela Fernanda da Silva Costa

Representação da escravidão negra através das imagens nos livros didáticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Flavio Eduardo da Silva

O período escravocrata no Brasil, representado nos livros didáticos de ensino médio, suas raízes na cidade de Contagem e como esta história é interpretada por estudantes do ensino médio de uma escola pública em Contagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Lusiane Massote Leite

A construção do mito de Tiradentes e sua abordagem nos livros didáticos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Emily de Oliveira Onofre

A utilização de filmes como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem em História; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Jean Portugal de Souza

Ensino de História e seu desenvolvimento mediante o uso de ferramentas tecnológicas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Marcone Edson Martins de Souza

O livro didático no processo de ensino-aprendizagem de História; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Maria Vardilene de Oliveira

Limites e possibilidades da história do negro no Brasil a partir do livro didático; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

PAULO SÉRGIO ASSUNÇÃO

O ensino de História e a luta dos afro-brasileiros pelo reconhecimento de sua cidadania; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Felipe Cavalcante da Costa

A importância do estudo da História Local no ensino de História: o caso da cidade de Belo Horizonte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Ilce Lacerda Teodoro

O uso de filmes como recurso didático para o ensino de História; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Luiz Fernando Navarro Miranda

A História do Negro no Brasil através do livro didático; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Marina Monteiro Resende Araújo

A tecnologia a serviço do ensino de história: uma análise da experiência de alunos e professores que participaram da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), organizada pela UNICAMP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Maura Ferreira Marques

Livro didático: surgimento e transformações da prática docente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Sinara Cândida Albuquerque

Cultura imediatista: reflexões sobre os conflitos entre o Ensino de História e uma sociedade cada vez mais bombardeada pela ideia do atual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Wesley Jesus dos Santos

O professor pedagogo e o ensino de História no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental: algumas reflexões; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Célio Mariano Cardoso

Tema e revisão bibliográfica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Reinilde Almeida Mendonça Cardoso

Os desafios do ensino de História sobre as diversidades sociais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Tainá Alves Pacheco

PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL MODERNO DE JUIZ DE FORA (MG): POTENCIALIDADES HISTORIOGRÁFICAS E EDUCACIONAIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Walkíria Maria de Freitas Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Civale

A Pena e o Compasso: Políticas Públicas Patrimoniais e a Produção da Paisagem Urbana de Viçosa (MG), entre 1980 e 2010; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania) - Universidade Federal de Viçosa,; Orientador: Leonardo Civale;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, W. M. F. ; CIVALE, L. . ENTRE PALAVRAS E PEDRAS ARQUITETANDO MEMÓRIAS E REMODELANDO A PAISAGEM URBANA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PATRIMONIAIS DO MUNICIPÍO DE VIÇOSA (MG) ENTRE 1980 E 2010. Revista Espaço e Cultura - UERJ , v. 40, p. 49-76, 2019.

  • CIVALE, L. ; MARTINS, W. M. F. . O Espelho da História: práticas patrimonialistas e transformações na paisagem urbana de Viçosa (1980-2010). CADERNOS DE HISTÓRIA , v. 18, p. 296-317, 2017.

  • MARTINS, W. M. F. . Patrimônio cultural, memória, identidade e cidadania: Uma reflexão sobre transformações da paisagem urbana de Viçosa (MG), entre 1990 e 2010.. In: XX Encontro Regional de História da ANPUH-MG: História em Tempos de Crise, 2016, Uberaba. Anais Eletrônicos do XX Encontro Regional de História da ANPUH-MG: História em Tempos de Crise, 2016. v. único. p. 1-9.

  • MARTINS, W. M. F. ; QUEIROZ, J. M. . Formas de Trabalho e Controle Social na Historiografia Contemporânea. In: I Seminário de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)/UFOP, 2006, Mariana. CD do I Seminário de História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)/UFOP, 2006.

  • MARTINS, W. M. F. ; QUEIROZ, J. M. . Coerção e Resistência: conflitos entre trabalhadores, empregadores e burocratas, em São Paulo e no Pará (1871-1888). In: XV Encontro Regional de História - Anpuh-MG, 2006, São João del Rei. CD do XV Encontro Regional de História - Anpuh-MG, 2006.

  • MARTINS, W. M. F. ; QUEIROZ, J. M. . Políticas Imigratórias e Resistência dos Trabalhadores Imigrantes em São Paulo e no Grão-Pará (1871-1888). In: XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Mostra Científica da Pós-Graduação, e IV Simpósio de Extensão Universitária, 2007, Viçosa. CD do XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Mostra Científica da Pós-Graduação, e IV Simpósio de Extensão Universitária, 2007.

  • MARTINS, W. M. F. ; QUEIROZ, J. M. . Controle Social e formas de resistência de trabalhadores migrantes e imigrantes em São Paulo e no Grão-Pará. In: XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra Científica da pós-graduação e III Simpósio de Extensão Universitária, 2006, Viçosa. CD do XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra Científica da pós-graduação e III Simpósio de Extensão Universitária, 2006.

  • MARTINS, W. M. F. . Patrimônio Cultural, Educação e Cidadania: reflexões sobre o município de Viçosa (MG) - 1980-2010. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, W. M. F. . Curvas de concreto para além das serras de Minas: Conjunto da Pampulha, patrimônio cultural, do local ao global (1984-2016). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, W. M. F. . Um sonho brasileiro embalado pelo mundo: análise histórica do processo de consagração do Conjunto Urbano de Brasília como Patrimônio Mundial pela UNESCO (1986-1987). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, W. M. F. . Patrimônio Cultural, usos da memória e cidadania: reflexões sobre a paisagem urbana de Viçosa/MG - 1980-2010. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, W. M. F. . O belo do moderno amplia o horizonte: análise do processo de patrimonialização do 'Conjunto Moderno da Pampulha' - Belo Horizonte, MG, entre 1984 e 2016. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, W. M. F. . Muito além de um 'Belo Horizonte': análise das narrativas dos diferentes processos de tombamentos do 'Conjunto Moderno da Pampulha' entre 1984 de 2016. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CIVALE, L. ; MARTINS, W. M. F. . 'Crônica da Demolição', filme sobre a demolição do Palácio Monroe no Rio de Janeiro, seguido de debate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, W. M. F. . Pampulha para além das serras mineiras - a construção da narrativa de um patrimônio mundial: do local ao global (1984-2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, W. M. F. . Patrimônio histórico-cultural na paisagem urbana de Viçosa, MG: reflexões sobre memória, identidade e cidadania. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARTINS, W. M. F. . História de Viçosa: o arquivo da Câmara e outras possibilidades de acesso a fontes documentais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, W. M. F. . Interpretação patrimonial: processo de educação e cidadania. 2019.

MARTINS, W. M. F. . Patrimônio e cidadania: o Projeto Ecomuseu Campos de São José. 2019.

MARTINS, W. M. F. . A patrimonialização da gastronomia: um breve estudo de caso sobre a feijoada e sua representatividade cultural.. 2019.

MARTINS, W. M. F. . Revista E-hum Centro Universitário de Belo Horizonte. 2015.

CIVALE, L. ; MARTINS, W. M. F. . Usos da memória e narrativas identitárias na construção do patrimônio cultural e requalificação das paisagens urbanas em cidades da Zona da Mata Mineira (1980-2018). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, W. M. F. . Patrimônio Histórico-Cultural na Paisagem urbana de Viçosa, MG: reflexões sobre memória, identidade e cidadania. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CIVALE, L. ; MARTINS, W. M. F. ; GUERRA, I. T. . Educação e Patrimônio: reflexão sobre o patrimônio cultural de Viçosa e seu potencial educativo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CIVALE, L. ; MARTINS, W. M. F. . Geopolítica e (Des)Construção do Espaço Mundial na Modernidade Tardia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Menção Honrosa, Universidade Federal de Viçosa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2016

    COLÉGIO ANGLO VIÇOSA

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio e Pré-Vestibular, Carga horária: 32

  • 2007 - 2009

    Cooperativa Educacional de Viçosa

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental II, Carga horária: 8

  • 2016 - Atual

    C. A. João XXIII - UFJF

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.