Mariana Magalhães Pinto Côrtes

É Professora Adjunto II do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. É coordenadora do grupo de pesquisa Travessias - Grupo de Pesquisas Urbanas e pesquisadora do Núcleo de Etnografias Urbanas (NEU) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Realizou um estágio doutoral durante o ano de 2009 na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França.Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sociológica; religião; conversão religiosa; mercado evangélico de pregações; violência; neoliberalismo; gestão da diferença; psiquiatrização do sofrimento. É autora dos livros O bandido que virou pregador: a conversão de criminosos ao pentecostalismo e suas carreiras de pregadores e Diabo e Fluoxetina: Pentecostalismo e Psiquiatria na gestão da diferença.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2007 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Diabo e fluoxetina: Formas de gestão da diferença
Orientador: em École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris ( Claudine Haroche)
com Amnéris Ângela Maroni. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modernidade; Ambivalência; assimilação; Estranhos; Brasil; Religião. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica. Setores de atividade: Educação Superior; Educação; Outro.

Mestrado em Sociologia

2002 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: O bandido que virou pregador: a conversão de criminosos ao pentecostalismo e suas carreiras de pregadores,Ano de Obtenção: 2005
José Reginaldo Prandi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Violência; Religião; Pentecostalismo; Conversão de criminosos; Carreira de pregação; Pós-modernidade. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.

Graduação em Ciências Sociais

1998 - 2002

Universidade Federal de Uberlândia
Título: As terapias e curas mágico-religiosas em Uberlândia-MG
Orientador: João Marcos Alem
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2000

Extensão universitária em Curso de Apoio Ao Ensino de Sociologia Em Nível Mé. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2000 - 2000

Cultura e Política. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Identidade e da Diferença.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . II Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais & XIII Semana de Ciências Sociais. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42o. Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciências Sociais Im. Coordenação da Mesa Redonda MR 19 Governo e subjetividades no Brasil (1988-2018): Olhares sobre a nossa questão social a partir das margens do Estado. 2018. (Congresso).

VI Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e XVII Semana de Ciências Sociais.GT 10 Mundo do trabalho: os desafios do presente e os horizontes da crítica. 2018. (Seminário).

18o. Congresso Brasileiro de Sociologia. Coordenadora suplente do Grupo de Trabalho Governo, subjetividades e gestão de populações: mudanças e p. 2017. (Congresso).

Debate do lançamento do livro "Diabo e fluoxetina: pentecostalismo e psiquiatria na gestão da diferença".Os dispositivos pentecostal e psiquiátrico como formas de gestão do sofrimento. 2017. (Outra).

II Colóquio Max Weber: 100 anos de "Ciência como vocação". Desencantamento do mundo e o cosmos econômicos intotalizável do neoliberalismo. 2017. (Congresso).

II Seminário América Latina: Cultura, História e Política.Neoliberalismo e neopentecostalismo: afinidades eletivas. 2017. (Seminário).

17o. Congresso Brasileiro de Sociologia. Regime de governos nas periferias: O mercado pentecostal e a psiquiatria biológica. 2015. (Congresso).

XVIII Jornadas sobre alternativas religiosas na América Latina. Coordenação do Grupo de Trabalho: Governo de condutas: Religiões, cidades, moralidades e formas de intervenção social. 2015. (Congresso).

38o. Encontro Anual da ANPOCS.Neopentecostalismo e o novo ?espírito? do capitalismo: O novo empreendedorismo religioso e formas de gestão das periferias. 2014. (Encontro).

V Seminário Trabalho e Gênero & III Seminário Internacional do PPGS.Simbolismo, Religiosidades e Vida Social. 2014. (Seminário).

37o. Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais.O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia. 2013. (Encontro).

II Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais & XIII Semana de Ciências Sociais.A questão da diversidade: etnias, migrações e religiões. 2013. (Seminário).

II Seminário Interno do NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas.II Seminário Interno do NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional "Max Weber e Michel Foucault: possíveis convergências".Max Weber e Michel Foucault: Origens religiosas da modernidade. 2013. (Seminário).

Seminários internos do Nupex.Diabo e fluoxetina: Formas de gestão da diferença. 2013. (Seminário).

XVIII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina. Mercado pentecostal de pregações e testemunhos: A vida nua como mercadoria. 2013. (Congresso).

Projeto de extensão: Intacta Retina: Corpo em Movimento, Cinema e Sociedade.Estamira, beira do mundo, transbordo do capitalismo. 2012. (Outra).

XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualdades. A configuração flexível da expansão neopentecostal na sociedade brasileira contemporânea. 2011. (Congresso).

Colloque International Migrations, pluralisation et ethnicisation des sociétés contemporaines - Nouvelles perspectives empiriques et théoriques. Le marché contre l'État, la dérèglementation contre l'assimilation: les formes contemporaines de gestion de la différence. 2010. (Congresso).

Colloque International Coopération Scientifique de l'Association des Chercheurs et Étudiants Brésiliens en France. Modernité, assimilation et ambivalence au Brésil contemporain: la construction sociale de l'ambivalence dans la société brésilienne contemporaine. 2009. (Congresso).

Modes de existence, modes de pensée: les métaphormoses du lien social et de la subjectivité.Gestion du désarroi dans le Brésil contemporain. Études de cas. 2009. (Seminário).

IX Congresso da BRASA (Brazilian Studies Association). Modernidade, assimilação e ambivalência no Brasil: A construção social da ambivalência na sociedade brasileira contemporânea. 2008. (Congresso).

Disciplina Cultura e Poder do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas.Ambivalências da Modernidade Líquida: o pêndulo liberdade/segurança. 2007. (Outra).

Disciplina Seminário de Pesquisa, no Nucléo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Educação, no Program de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba.A Sociologia humanista de Z. Bauman - Ambivalências da modernidade. 2007. (Outra).

25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Bandidos pregadores na Modernidade Líquida: A conversão religiosa como solução biográfica. 2006. (Congresso).

II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Desordem linguística e declínio do sentido: narrativas biográficas de bandidos pregadores. 2005. (Outra).

Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino..Ocidente, racionalização e modernidade. 2004. (Seminário).

XII Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina. Violência social e Pentecostalismo: Estratégias políticas e simbólicas de conversão pentecostal de criminosos. 2003. (Congresso).

I Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba.Desigualdade social e doenças: A busca de curas alternativas. Estudo de caso em Uberlândia-MG. 2000. (Seminário).

V Encontro de Iniciação Científica - Desafios da Ciência no Novo Milênio.Desigualdade social e Doenças: A busca de curas alternativas. Estudo de caso em Uberlândia.. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Pablo Henrique Costa Santos

CORTÊS, MARIANA; NASCIMENTO, M. R.; SILVA, E. M.. A Igreja Apostólica (da Santa Rosa): entre rupturas e continuidades, a criação de um novo ascetismo. São Paulo, 1954-1970. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Daniel Féo Castro de Araújo

CÔRTES, MARIANA; GRACIOLLI, E. J.; PEREIRA, M. F. V.. O lado amargo da cana: Estudos sobre trabalhadores migrantes no setor de agronegócio canavieiro no Pontal do Triângulo Mineiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nayara dos Santos Abreu

CORTÊS, MARIANA; BARBOSA, L. S. P.; LIMA, J. C.. "Magia" pentecostal e "espírito" neoliberal. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Breilla Valentina Barbosa Zanon

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; ABILIO, L. C.; CLEMENTE, C. C.. Rede, coworking e emancipação intangível: Um olhar sobre a flexibilidade, biopolítica e subjetividade a partir da reestruturação produtiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Henrique Arantes de Melo

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; MANO, M.; MARQUES, A. S.. Espiritualidade terapêuticas contemporâneas: seus fundamentos sócio-culturais e a construção de uma corporeidade integrativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gustavo Henrique Ferreira

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; Jacy Alves de Seixas (Orientadora); NAXARA, M. R. C.. Memória, história e ficção - sertões, metáforas e periferias da globalização: olhares e interpretações a partir das artes de Ronaldo Correira de Brito. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Beraldo de Carvalho

CÔRTES, MARIANA; FELTRAN, G.; LIMA, J. C.. Articulações e disputas entre regimes normativos do "mundo do crime", do estado, e da Igreja no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Giovana Leão C

CÔRTES, MARIANA; NEVES, A. S.; PARAVIDINI, J. L. L.. Teixeira. O sujeito adolescente, o ato infracional e a família: considerações sobre as voltas para casa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Daniel Féo Castro Araújo

CÔRTES, MARIANA; GRACIOLLI, E. J.; COSTA, F. C.. Migrantes Cortadores de Cana em Ituiutaba: Relações sociais traçadas por dominação e violência simbólica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Leidiane Lobo Albernaz

CÔRTES, MARIANA; JUNQUEIRA, M. P.; SILVA, L. C.. Educação especial: Um estudo sobre o ensino de Sociologia na perspectiva inclusiva para estudantes surdos nas Escolas Estaduais de Uberlândia-MG. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Danilo Correia Araujo

CÔRTES, MARIANA; SOUZA, M. F.; SILVEIRA, F. C.. Neurociências: O nascimento das emoções na tecnologia do poder. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Priscila Aparecida Martins

CÔRTES, MARIANA; PASTANA, D. R.; DIAS, C. N.. O crime, as prisões e os dispositivos em Minas Gerais: Reflexões estruturadas sob vivências apaqueanas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pablo Henrique Costa Santos

CORTÊS, MARIANA; NASCIMENTO, M. R.; LUZ, G. A.. História e escatologia: o discurso sobre o fim dos tempos na Igreja Apostólica (da Santa Rosa) - 1954-1970. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nayara dos Santos Abreu

CÔRTES, MARIANA; SWATOVISKI, C. W.; CARNEIRO, M. E. R.. "Magia" neopentecostal e "espírito" neoliberal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernando Maluf Dib Oliveira

SOUZA, M. F.;CORTÊS, MARIANA; DIAS, R. C. P.. A constituição da identidade na pós-modernidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pollyana Fabrini Silva

CLEMENTE, C. C.;CORTÊS, MARIANA; GONCALVES, L. R. D.. O negro e o consumo: análise simbólica dos institutos de beleza e do mercado de produtos étnicos para cabelo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lilian Silva Pinto

CÔRTES, MARIANA; TROPIA, P. V.; SOUZA, M. F.. Tem que pagar para nascer, tem que pagar para viver, tem que pagar para morrer: mercado funerário e distinção social. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Anna Carolina Alves Cruz

CÔRTES, MARIANA; SOUZA, M. F.; SWATOVISKI, C. W.. Cada pastor uma igreja: trânsito religioso e atomização dos evangélicos em Uberlândia-MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Breilla Valentina Barbosa Zanon

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; CLEMENTE, C. C.; SOUZA, M. F.. Rede, coworking e emancipação intangível: Um olhar sobre a flexibilidade, biopolítica e subjetividade a partir da reestruturação produtiva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fabrício Pinto Monteiro

SEIXAS, Jacy Alves (orientadora); ALEM, João Marcos;CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto. Niilismo e individualidade: um exercício comparativo entre o século XIX e a contemporaneidade. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Amanda Fortunato da Cruz

CÔRTES, MARIANA; SOUZA, M. F.; SWATOVISKI, C. W.. Uma análise socioantropológica das emoções em Amour, de MIchael Haneke. 2018.

Aluno: Thais Macedo Batista

CÔRTES, MARIANA; TROPIA, Patrícia Vieira; DIAS, R. C. P.. A banalização do mal no telemarketing em Uberlândia-MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Anna Laura Ferreira

CÔRTES, MARIANA; GRACIOLLI, E. J.; RODRIGUES, N. S.. Condições de trabalho e vida em uma Usina de açúcar no Triângulo Mineiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gustavo Gabaldo de Barros Silva

CÔRTES, MARIANA; DIAS, R. C. P.; VANNUCHI, M. L.. O moinho satânico da Telefonia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mara Laudelina Pereira Nasser

CÔRTES, MARIANA; PETEAN, A. C. L.; ALMITRANO, G.. Uma análise da base ideológica e do atual discurso da extrema direita no Brasil, veiculados nas redes sociais e na mídia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Thais Medeiros Silva

CORTÊS, MARIANA; SWATOVISKI, C. W.; MARTINS, V. C. P.. Saboreando o outro: A tecnologia devorada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Amanda de Souza Alves

CÔRTES, MARIANA; JUNQUEIRA, M. P.; PASTANA, D. R.. Violência escolar: Correlações sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juliana Soares de Oliveira

CORTÊS, MARIANA; PASTANA, D. R.; SOUZA, M. F.. Declaração negativa de paternidade: uma violência de gênero e uma desconsideração da família parental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Matheus Lara do Amaral

CORTÊS, MARIANA; SOUZA, M. F.; FREITAS JUNIOR, M.. Vias da Igualdade e da Diferença: Uma análise sobre as paradas LGBTs e a Ocupação Gaymada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Danilo Correia Araujo

SOUZA, M. F.;CORTÊS, MARIANA; PAIXAO, A. H.. Triste fim de Policarpo Quaresma: Lima Barreto sob a perspectiva sociológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mateus Abreu

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; SOUZA, M. F.; DIAS, R. C. P.. Esporte e sociabilidade: Um estudo de caso sobre o time amador de rúgbi de Uberlândia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcos Willian Campos de Oliveira

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; GRACIOLLI, E. J.; TROPIA, P. V.. Trabalho e comportamento sindical dos trabalhadores do McDonald's em Uberlândia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cyntia Raquel de Freitas

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; CLEMENTE, C. C.; TROPIA, P. V.. Políticas imigratórias e racismo na França: O caso do véu islâmico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Matheus Jones Cargo

GRACIOLLI, E. J.;CÔRTES, MARIANA; SILVA, L. B. E.. Os estudos dos legislativos: Ações e Interações de Poderes na Câmara Municipal de Uberlândia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: ISLEY BORGES DA SILVA JUNIOR

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; SOUZA, G.; SILVA, E. P. Q.. Igreja evangélica, jornal secular: Uma análise da identidade jornalística da Folha Universal sob a perspectiva dos Estudos Culturais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernanda Duarte Belisário

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; GIL, A. D.; SOARES, E.. Variações e sentidos das concepções de democracia no período contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jose Carlos da Silva

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; NASCIMENTO, M. R.; ALMEIDA, A.. Neopentecostalismo 'corporativo'? A Igreja Mundial do Poder de Deus e a mercantilização de milagres e bens simbólicos, à luz da Teologia da Prosperidade (1998-2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lílian Gomes de Souza

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; GRACIOLLI, E. J.; SILVA, S. S. E.. Caracterização e relação entre Teologia da Libertação e o Pensamento de Karl Marx na obra de Leonardo Boff. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kathllen Benedett Alves Pinto

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; PETEAN, A. C. L.; MANO, M.. A nova identidade feminina no movimento pentecostal: Um estudo de caso no Ministério Mulheres Águia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Clara Rodrigues Couto

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; ABREU, Jean Luiz Neves; LUZ, Guilherme Amaral. Poética dos gestos: O ballet e a Corte em Des Ballets Anciens et Modernes selon les règles du théâtre (1682) de Ménestrier. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vanessa Cristina Rosa Silva

LOPREATO, C. S. R.; ALEM, João Marcos;CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto. Frentes de Progresso e Sociedade indígena. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Leandro Maia Marques

Jacy Alves de Seixas (Orientadora);CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto; Golovaty, Ricardo V.. A modernização brasileira a partir da discussão do filme Macunaíma. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, C. A. F.; MARTINS, H. H. T. S.;CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto. Concurso Público de Provas e Títulos Edital 049/2014 para contratação de professor efetivo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Christina da Silva Roquette Lopreato

LOPREATO, C. S. R.. Diabo e fluoxetina: formas de gestão da diferença. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Antonio Ricardo Micheloto

PRANDI, José Reginaldo;MICHELOTO, A. R.; PIERUCCI, Antônio Flávio. O bandido que virou pregador:a conversão de criminosos ao pentecostalismo e suas carreiras de pregadores.. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Antonio Ricardo Micheloto

ALEM, João Marcos;MICHELOTO, A. R.; SILVA, J. C. G.. As terapias e curas mágico-religiosas em Uberlândia, MG.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Amneris Angela Maroni

MARONI, A. A.. Diabo e fluoxetina: formas e gestão da diferença. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

José Carlos Gomes da Silva

SILVA; ALEM, J. M.. As Terapias e Curas Mágico-Religiosas em Uberlãndia - MG.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Suely Kofes

MARONI, Amnéris;KOFES, SUELY; LOPEATO, C. S. R.; SEIXAS, J. A.; RIZEK, C. S.. Diabo e fluoxetina : formas de gestão da diferença. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.

Jacy Alves de Seixas

MARONI, Amnéris Ângela;SEIXAS, Jacy; KOFFES, Sueli; RIZEK, Cibele Saliba; LOPREATO, Christina da Silva Roquette. Diabo e fluoxetina: formas de gestão da diferença. 2012. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Priscila Aparecida Martins

O crime, as prisões e seus dispositivos em Minas Gerais: Reflexões estruturadas sob vivências apaqueanas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Danilo Correia Araujo

Psiquiatria biológica e biopolítica: Explosão diagnóstica e a medicalização da vida; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Fernando Martins

O perfil do paciente com Aids na cidade de Uberlândia-MG; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Daniel Féo Castro de Araújo

O lado amargo da Cana: Estudos sobre trabalhadores migrantes no setor do agronegócio canavieiro no Pontal do Triângulo Mineiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Nayara dos Santos Abreu

"Magia" pentecostal e "espírito" neoliberal; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Thais Macedo Batista

A banalização do mal no telemarketing em Uberlândia-MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Mara Laudelina Pereira Nasser

Uma análise da base ideológica e do atual discurso da extrema direita no Brasil, veiculados nas redes sociais e na mídia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Isadora Araújo Menezes

Uma análise da família contemporânea por meio da constelação familiar sistêmica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Matheus Lara do Amaral

Vias da igualdade e da diferença: Uma análise sobre as paradas LGBTs e a Ocupação Gaymada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Nayara dos Santos Abreu

Sistema de dádiva ou empreendedorismo? Impactos da adesão religiosa nas relações de trabalho de fiéis de igrejas pentecostais e neopentecostais na cidade de Uberlândia-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Gabriel Froede Gonçalves

Jogos eletrônicos, pós modernidade e sociabilidade: A prática de jogos eletrônicos entre jovens na cidade de Uberlândia-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Arielle Queiroz Costa

Educação Inclusiva na cidade de Uberlândia: Um estudo de caso na realidade inclusiva no ano de 2013; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Mariana Magalhães Pinto Côrtes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Marcos Alem

As Terapias e Curas Mágico-Religiosas em Uberlândia-MG; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Joao Marcos Alem;

Joao Marcos Alem

Desigualdade social e doenças: a busca por curas alternativas; Estudo de caso em Uberlândia-MG; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Conselho Nacional de Pesquisa e Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Pesquisa e Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Joao Marcos Alem;

Amneris Angela Maroni

Diabo e fluoxetina: formas e gestão da diferença; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amneris Angela Maroni;

José Reginaldo Prandi

O bandido que virou pregador; 2005; 180 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Reginaldo Prandi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIAGUSKO, EDSON ; JARDIM, FABIANA A. A. ; CÔRTES, MARIANA . Governo, gestão de populações e subjetividades: balanço e perspectivas analíticas. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA , v. 6, p. 242-165, 2018.

  • CÔRTES, MARIANA . O dispositivo pentecostal e a agência dos governados. Em Debate , v. 1, p. 31-38, 2018.

  • MAGALHÃES PINTO CÔRTES, M. . Note about the `anxious bench-. MAX WEBER STUDIES , v. 14, p. 97-101, 2014.

  • CÔRTES, MARIANA . Tales A. M. Ab'Saber, A música do tempo infinito. Tempo Social , v. 26, p. 236-241, 2014.

  • CORTÊS, MARIANA . O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento. Religião & Sociedade (Impresso) , v. 34, p. 184-209, 2014.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Religião universal e Estado-nação: modelos análogos de gestão da diferença?. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política , v. 3, p. 109-128, 2013.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . A carreira do pregador-itinerante: A vida nua como mercadoria. Ciencias Sociales y Religión (Impresso) , v. 15, p. 11-30, 2013.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto ; ALEM, João Marcos . As Terapias e Curas Alternativas em Uberlândia-MG. Horizonte Científico (Uberlândia) , Uberlândia-MG, v. 2, n.1, p. 1-31, 2003.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Necessidade, violência, liberdade e prosperidade: a conversão religiosa de ex-criminosos para as denominações pentecostais.. Plural (USP) , São Paulo, v. 14, n.2, p. 49-76, 2003.

  • CÔRTES, MARIANA . Diabo e fluoxetina: Pentecostalismo e Psiquiatria na gestão da diferença. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 312p .

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . O bandido que virou pregador: A conversão de criminosos ao pentecostalismo e suas carreiras de pregadores. 1. ed. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ltda, 2007. v. 1. 253p .

  • CÔRTES, MARIANA . Weber e Foucault: origens religiosas da modernidade. In: Fabiana A. A. Jardim; Ana Lúcia Teixeira; Osvaldo Javier López-Ruiz; Maria Helena Oliva-Augusto. (Org.). Max Weber e Michel Foucault: Paralelas e intersecções. 1ed.São Paulo: Educ - Editora da PUC-SP, 2018, v. 1, p. 131-151.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia. In: 37o. Encontro anual da ANPOCS - Associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2013, Águas de Lindóia. Anais do 37. Encontro Anual da ANPOCS, 2013.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Mercado pentecostal de pregações e testemunhos: A vida nua como mercadoria. In: XVIII Jornadas sobre alternativas religiosas na América Latina, 2013, Porto Alegre. CD Virtual - XVIII Jornadas sobre alternativas religiosas na América Latina, 2013.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . A configuração flexível da expansão neopentecostal na sociedade brasileira contemporânea. In: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualdades, 2011, Salvador. Anais eletrônicos do XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des) Igualdades, 2011.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Modernidade, assimilação e ambivalência no Brasil: A construção social da ambivalência na sociedade brasileira contemporânea. In: IX Congresso da Brasa (Brazilian Studies Association), 2008, New Orleans - EUA. Anais do IX Congreso da Brasa (Brazilian Studies Association), 2008.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Bandidos pregadores na Modernidade Líquida: A conversão religiosa como solução biográfica. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Anais da 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento na periferia. In: 37o. Encontro anual da ANPOCS - Associação nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2013, Águas de Lindóia. Programas e Resumos do 27o. Encontro Anual da Anpocs, 2013. p. 337-337.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Modernité, assimilation et ambivalence au Brésil: la construction sociale de l'ambivalence dans la société brésilienne contemporaine. In: Colloque International Coopération Scientifique Franco-Brésilienne: le bilan et l'avenir, 2009, Paris. Passages de Paris (APEB-Fr). Paris, 2009.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Violência social e Pentecostalismo: Estratégias políticas e simbólicas de conversão pentecostal de criminosos. In: XII Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina, 2003, São Paulo. Anais do XII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 2003.

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto ; ALEM, João Marcos ; AMORIM, L. T. . Desigualdade social e doenças: a busca de curas alternativas. Estudo de caso em Uberlândia-MG. In: V Encontro de Iniciação Científica - Desafios da Ciência no Novo Milênio, 2000, Taubaté. V Encontro de Iniciação Científica e I Mostra de Pós-Graduação, 2000. p. 1-432.

  • CÔRTES, MARIANA . O dispositivo pentecostal e a agência dos governados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, MARIANA . A patologia do sofrimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, MARIANA . Um olhar sobre as periferias no Brasil contemporâneo: Os dispositivos de governo nas margens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORTÊS, MARIANA . Desencantamento do mundo e o cosmos econômicos intotalizável do neoliberalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORTÊS, MARIANA . Neoliberalismo e neopentecostalismo: afinidades eletivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, MARIANA . Governamentalidade neoliberal: Um governo a partir da liberdade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORTÊS, MARIANA . Neopentecostalismo e o novo ?espírito? do capitalismo: O novo empreendedorismo religioso e formas de gestão das periferias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Max Weber e Michel Foucault: Genealogias religiosas da modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Diabo e fluoxetina: formas de gestão da diferença. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Mercado pentecostal de pregações e testemunhos: A vida nua como mercadoria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Mercado pentecostal de pregações e testemunhos: Formas de gestão do sofrimento na periferia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Estamira, beira do mundo, transbordo do capitalismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . A configuração flexível da expansão neopentecostal na sociedade brasileira contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Le marché contre l'État, la dérèglementation contre l'assimilation: les formes contemporaines de gestion de la différence. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . La gestion du désarroi dans le Brésil contemporain. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Modernité, assimilation et ambivalence au Brésil contemporain: la construction sociale de l'ambivalence dans le société brésilienne contemporaine. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Modernidade, assimilação e ambivalência no Brasil: A construção social da ambivalência na sociedade brasileira contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . A sociologia humanista de Z. Bauman - Ambivalências da modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Ambivalências da Modernidade Líquida: o pêndulo liberdade/segurança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Bandidos pregadores na modernidade líquida: A conversão religiosa como solução biográfica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Desordem linguística e declínio do sentido: Narrativas biográficas de bandidos pregadores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Violência social e pentecostalismo: Estratégias políticas e simbólicas de conversão pentecostal de criminosos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Desigualdade social e doenças: A busca de curas alternativas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORTÊS, MARIANA . Prefácio ao livro Escritos da dor: O genocídio de Ruanda em 1994. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CÔRTES, Mariana Magalhães Pinto . Ocidente, racionalização e modernidade.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Evangélicos em movimentos de moradia: ocupações urbanas em Uberlândia(MG), Descrição: O projeto visa investigar a emergência de relações entre a composição dos movimentos sociais pela moradia e as igrejas evangélicas, examinando em que medida a adesão ao pentecostalismo inaugura novas dinâmicas, tensões e sentidos no processo de estabelecimento das ocupações no espaço urbano. A pesquisa sobre as relações entre os movimentos sociais por moradia e o pentecostalismo traz uma importante contribuição para o emergente campo de estudos sobre as interfaces entre as agências de governo dos indivíduos, que atravessam as políticas públicas, os Estados, os movimentos sociais, a religião e o mundo do crime no âmbito das periferias das cidades brasileiras. A presente proposta, ao buscar analisar como os movimentos de luta por moradia são reconfigurados a partir da adesão de suas lideranças e/ou membros às igrejas pentecostais, pretende se interrogar sobre as tensões e afinidades que se estabelecem hoje entre política e religião, trazendo novos dados e interpretações para o debate atual sobre as periferias no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Mariana Magalhães Pinto Côrtes - Coordenador / Claudia Wolff Swatoviski - Integrante / Luciano Senna Peres Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Classe média e política no Brasil contemporâneo, Descrição: Dentro do projeto de pesquisa Classe média e política no Brasil contemporâneo, desenvolve-se o subprojeto Manifestando na Paulista cujo objetivo é descrever o perfil sócio-econômico e as orientações político-ideológicas dos manifestantes contra o Governo Dilma Rousseff que foram durante os anos de 2015 e 2016 à Avenida Paulista na cidade de São Paulo para solicitar o impeachment da ex-presidente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Mariana Magalhães Pinto Côrtes - Integrante / Darcilene Cláudio Gomes - Integrante / Patrícia Vieira Trópia - Coordenador.

  • 2007 - 2012

    Mercado de pregações e psiquiatria biológica: modalidades emergentes de governamentalidade neoliberal, Descrição: Essa pesquisa, que deu origem à tese de doutorado, partiu de dois grupos como objeto de estudo: 1) pregadores-itinerantes evangélicos, que vivem do expediente de vender suas histórias de vida violentas e despedaçadas no mercado religioso de pregações; 2) sujeitos oriundos do universo social do campesinato que foram diagnosticados, segundo as premissas da nova psiquiatria biológica, com depressão. A presquisa procurou investigar em que medida o sofrimento como mercadoria, no primeiro caso, o sofrimento como vergonha, no segundo, revelam duas modalidades emergentes de gestão da diferença na sociedade brasileira contemporânea. Em relação a ambos os casos, argumentou-se que os indivíduos não devem mais passar por procedimentos de conversão, reforma, domesticação. Concluiu-se, desse modo, que na modalidade de ?governamentalidade? (Foucault, 2008) da sociedade contemporânea, o plano de construção de uma sociedade transparente, una e límpida dá lugar a um jogo, em que os indivíduos não devem mais ser reformados, expurgando-lhes sua odiosa diferença, mas geridos, conduzidos na estranha e tautológica arte de se tornar apenas aquilo que são. Na sociedade contemporânea, os indivíduos não são obrigados a se desvencilhar dos incômodos signos de sua diferença. Ao contrário, se vêem condenados à suas diferenças, como um destino inescapável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Magalhães Pinto Côrtes - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    A conversão de criminosos ao pentecostalismo e suas carreiras de pregadores, Descrição: Pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar os limites da transformação radical de vida de sujeitos considerados irrecuperáveis, propagandeada pelas igrejas evangélicas, procurando relativizar o prossível impacto - certamente exagerado pela poderosa indústria simbólica do movimento pentecostal - das estratégias de proselitismo religioso no combate ao agravamento da violência criminal observado nos últimos anos no Brasil. O foco central da pesquisa foi a experiência de sujeitos antes envolvidos com as práticas do "mundo do crime" que, ao "aceitarem Jesus" e tornarem-se "crentes", também adotaram uma nova carreira: a de pregador-itinerante. O estudo procurou então analisar as condições sociais da carreira de pregador-itinerante, na qual "ex-bandidos" pregadores vivem do expediente de narrar seus "testemunhos" em igrejas e eventos variados, divulgando CDs e DVDs em que se encontram gravados seus depoimentos de conversão e condensados o milagre de sua "regeneração".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mariana Magalhães Pinto Côrtes - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 1999 - 2001

    Desigualdade social e doenças: a busca de curas alternativas. Estudo de caso em Uberlândia-MG, Descrição: Pesquisa e análise das curas alternativas para doenças e aflições psíquicas entre alguns grupos das classes trabalhadoras, em face da desigualdade no acesso aos serviços de saúde pública e privada. Em especial, foram analisadas as curas oferecidas em rituais das igrejas pentecostais e neopentecostais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Mariana Magalhães Pinto Côrtes - Integrante / João Marcos Alem - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Indicação da Tese de Doutorado em Ciências Sociais do IFCH da UNICAMP ao Concurso Brasileiro da ANPOCS de Obras Científicas e Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas.

2006

Prêmio de melhor dissertação de Mestrado, Concurso Brasileiro CNPq/ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Sociais. , Av. João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica, 38400902 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32394238, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2012

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2002 - 2005

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2007

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2018 - 12/2018

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 03/2018 - 12/2018

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III - Sociologia de Max Weber

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III - Sociologia de Max Weber

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia contemporânea

    • 04/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III - Pensamento sociológico de Max Weber

    • 04/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia para o Jornalismo

    • 03/2016 - 04/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III - Max Weber

    • 03/2016 - 04/2016

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 02/2016 - 04/2016

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia III - Sociologia de Max Weber

    • 02/2016 - 04/2016

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Ciências Sociais II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia contemporânea

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Ciências Sociais I

    • 09/2014 - 02/2015

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Ciências Sociais II - A questão da biopolítica

    • 09/2014 - 02/2015

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organizações e Sociedade

    • 07/2014 - 08/2014

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 04/2014 - 08/2014

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais I - Governo, governamentalidade e gestão

    • 04/2014 - 08/2014

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sciologia

    • 10/2013 - 03/2014

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 10/2013 - 03/2014

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Religião e sociedade

    • 05/2013 - 09/2013

      Ensino, Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 05/2013 - 09/2013

      Ensino, Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais I - A questão do governo, governamentalidade e gestão

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O indivíduo na teoria social

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada à Odontologia

    • 11/2012 - 04/2013

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada à Enfermagem

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Cultura Urbana

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia II

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia 1

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Cultura Urbana

    • 03/2006 - 07/2006

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural 2

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia 2

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Cultura Urbana

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia cultural 1

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia 1

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 09/2012 - 10/2012

      Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Industrial do Trabalho