Agnaldo Damasceno Pereira

Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão/Inspeção e Orientação pela Presidente Antônio Carlos. Mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: hegemonia, reformas educacionais, neoliberalismo, sistema político, direito e democracia burguesa. Faço graduação em Direito desde 2012, atualmente estou no 8º período.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em mestrado em educação

2013 - 2015

Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação
Título: As políticas Educacionais em Minas Gerais e seu Impacto no Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação (2003-2014),Ano de Obtenção: 2015
Drª Sarita Medina.Coorientador: Drª Sarita Medina. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Gestão do Trabalho: Supervisão/Inspeção e Orient.

2011 - 2011

Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: HEGEMONIA NEOLIBERAL NO BRASIL E O ENSINO PÚBLICO DE MINAS GERAIS: CONTRIBUIÇÃOS GRAMSCIANAS PARA PENSAR O TRABALHO DOCENTE
Orientador: Márcia Helena de Lima

Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura

2002 - 2007

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado

2002 - 2006

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Neoliberalismo no governo
Orientador: Fabiane Previtalli

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

TÓPICOS ESPECIAIS EM TRABALHO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃ. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação, UFU - FACED, Brasil.

2012 - 2012

Educação e Transformação Social. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Educação, UFU - FACED, Brasil.

2008 - 2008

Ciência Política III. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia - Departamento de Ciências Sociais, UFU - DECIS, Brasil.

2005 - 2005

A desertificação na era neoliberal. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, FAFICS, Brasil.

2005 - 2005

As relaçoes entre os centros hegemônicos do capita. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, FAFICS, Brasil.

2003 - 2003

A técnica da história de vida. (Carga horária: 4h). , Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, NUPECS, Brasil.

2003 - 2003

A entrevista como técnica de pesquisa. (Carga horária: 4h). , Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, NUPECS, Brasil.

2002 - 2002

Construção Científica. (Carga horária: 4h). , Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, NUPECS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

'El Estado en la teoria pol. marxista: princ. aportes y deb.'.Colóquio Internacional "A produção do conhecimento em Educação: Balanços e perspectivas". 2014. (Simpósio).

COLÓQUIO INTERNACIONAL "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO".PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL. 2014. (Outra).

VII Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionaisno tempo presente.VII Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionaisno tempo presente. 2013. (Simpósio).

90 anos do Movimento Comunista no Brasil. 2012. (Seminário).

Ciclo de Atualidades Jurídicas. 2012. (Outra).

Da pragmática da especialização à pragmática da flexibilidade" e lançamento do livro "O continente do labor. 2012. (Outra).

Dialogos.com...Prof. Dr. José Luis Sanfelice - "A UNE na resistência do Golpe Militar de de 1964964". 2012. (Outra).

IV Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo.Hegemonia neoliberal no Brasil e o ensino público em Minas Gerais. 2011. (Seminário).

3º Congresso da Juventude. 2009. (Congresso).

I Seminario de Pesquisa de Estagio de Sociologia.Educar pelo neoliberalismo: O caso da Escola Estadual do. 2007. (Seminário).

II Simposio de Educação do Cerrado. 2006. (Simpósio).

III Semana Acadêmica.A capacidade organizacional dos professores da Rede Estadual de ensino, reflete a qualidade do ensino público. 2006. (Outra).

Fórum Nacional de Ação Cidadã. 2006. (Outra).

III Semana Acadêmica.Neoliberalismo no governo. 2006. (Outra).

VI Semana de Ciencias Sociais."Neoliberalismo no governo 'Lula' e as implicações na classe-que-vive-do-trabalho". 2005. (Outra).

XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. 2004. (Outra).

Universidade: Por que e como reformar?.Universidade: Por que e como reformar?. 2003. (Seminário).

"A entrevista como técnica de pesquisa". 2003. (Outra).

"A técnica de história de vida". 2003. (Outra).

"CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA". 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Ricardo Micheloto

PREVITALLE, Fabiane Santana;MICHELOTO, A. R.; TAVOLARO, Sérgio Barreira de Faria. Neoliberalismo no governo Lula e as implicações na classe-que-vive-do-trabalho.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sarita Medina da Silva

SILVA, S. M.; CECILIO, S.; GIL, A. D.. As Políticas Educacionais em Minas Gerais e seu impacto no Plano de carreira dos trabalhadores em Educação (2003-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sarita Medina da Silva

SILVA, S. M.; PALAFOX, G. H. M.; GIL, A. D.. O Estado Burguês e as políticas educacionais em Minas Gerais (2003-2014): impactos do Plano de carreira para os trabalhadores em educação e suas contradições sociais e político-ideológicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Silma Carmo Nunes

SILVA, S. M; GIL, A, D.; CECÍLIO, S.;NUNES, S. C.. As Políticas Educacionais em Minas Gerais e Seu Impacto no Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - UFU.

Aldo Duran Gil

SILVA, S. M.;DURAN GIL, Aldo; CECILIO, S.. As políticas educacionais em Minas Gerais e seu impacto no plano de carreira dos trabalhadores em Educação (2003-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFU).

Aldo Duran Gil

SILVA, S. M.; PALAFOX, G. H. M.;DURAN GIL, Aldo. O Estado burguês e as políticas educacionais em Minas Gerais (2003-2014): Impactos do plano de carreira para os trabalhadores em educação e suas contradições sociais e político-ideológicas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFU).

Salua Cecílio

CECÍLIO, S.; SILVA, S. M.; GIL, A. D.. As políticas educacionais em minas Gerais e seu impacto no plano de carreira dos trabalhadores em educação (2003-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sérgio Barreira de Faria Tavolaro

TAVOLARO, Sergio B. F.; PREVITALLI, Fabiana Santana (orientadora); MICHELOTO, A. R.. Neoliberalismo no governo Lula e as implicações na classe-que-vive-do-trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sarita Medina da Silva

O Estado Burguês e as políticas educacionais em Minas Gerais (2003-2014): impactos do Plano de carreira para os trabalhadores em educação e suas contradições sociais e político-ideológicas; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Sarita Medina da Silva;

Fabiane Santana Previtali

Neoliberalismo no Governo Lula e as Implicações na Classe-que-vive-do-trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Fabiane Santana Previtali;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, A. D. ; CORRÊA, J. G. S. . Hegemonia neoliberal no Brasil e o ensino público em Minas Gerais. In: IV Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo, 2011, Marília - SP. Gramsci e a Educação, 2011.

  • AGNALDO DAMASCENO PEREIRA ; PEREIRA, A. D. . MESA REDONDA CINE DEBATE A RESISTÊNCIA ARMADA NA DITADURA MILITAR NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, A. D. ; O Estado burguês e as políticas educacionais em Minas Gerais: Impacto no trabalho docente e contradições sociais (2003-2010). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREIRA, A. D. ; CORRÊA, J. G. S. . Hegemonia neoliberal no Brasil e o ensino público de Minas Gerais: Contribuições gramscianas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, A. D. ; Educar pelo neoliberalismo: O caso da Escola Estadual do. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, A. D. ; "Neoliberalismo no governo 'lula' e as implicações na classe-que-vive-do-trabalho". 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, A. D. ; A capacidade organizacional dos professores da Rede Estadual de ensino, reflete a qualidade do ensino público. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, A. D. ; Neoliberalismo no governo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, A. D. ; XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, A. D. ; Venezuela: os rumos da revolução bolivariana. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, A. D. ; LIMA, G. S. C. . Projeto leitura, prazer e aventura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional