Maria Gabriela de Queiroz

Professora da Área de Climatologia e Meteorologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos. Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) em 2011.2. Possui mestrado e doutorado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa-MG. Atuou entre 2018-2019 como pesquisadora (Pós-Doc Júnior) do CNPq, vinculada a Unidade Acadêmica de Serra Talhada. É membro Grupo de Pesquisa do diretório do CNPq "GAS - Grupo de Agrometeorologia no Semiárido". Atuou em pesquisas de Práticas de Melhoria da Resiliência Agrícola, Alterações da Interação Biosfera Atmosfera devido à Mudança do uso do solo e Meteorologia Agrícola operacional, e em atividades conduzidas no "Sistema CAAM-DES-AT" no Sertão Central do Brasil (Área de estudo da Caatinga, Plantas CAM e áreas em Desertificação, em interação com a Atmosfera) e o Centro de Referência Internacional de Estudos Agrometeorológicos de Palma e Outras Plantas Forrageiras. Tem experiência nas seguintes linhas de pesquisa: Agrometeorologia, Análise de Crescimento de Plantas, Balanço de Água no Solo, Utilização e calibração de sonda capacitiva (Diviner 2000, Sentek Pty Ltda, Austrália), Consórcio de Culturas Agrícolas,Uso de Cobertura Morta em Sistemas de Cultivo, Processamento de dados Meteorológicos, Evapotranspiração, Relação Água Solo Planta Atmosfera, Forragicultura, Eficiência do Uso de Água em Sistemas de Produção Agrícola, Meteorologia agrícola, Mudança do uso do solo e desertificação, e Micrometeorologia.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)

2014 - 2018

Universidade Federal de Viçosa
Título: Impacto do desmatamento na interação biosfera-atmosfera do domínio caatinga
Sérgio Zolnier. Coorientador: Thieres George Freire da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Floresta tropical seca; Mudança do uso da terra; Umidade do solo; Interceptação de água pelo dossel; Deposição de serapilheira; Condições micrometeorológicas. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: INTERAÇÃO PLANTA AMBIENTE.

Mestrado em Meteorologia Agrícola

2012 - 2014

Universidade Federal de Viçosa
Título: DESEMPENHO PRODUTIVO E PARÂMETROS AGROMETEOROLÓGICOS DA PALMA FORRAGEIRA, CLONE ORELHA DE ELEFANTE MEXICANA, NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 2014
Sérgio Zolnier.Coorientador: Thieres George Freire da Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: índices morfofisiológicos; Opuntia stricta; Evapotranspiração; produtividade; indicadores de resposta.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Agronomia

2007 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Interrrelações entrevariáveis meteorológicas e o crescimento de clones de palma forrageira
Orientador: Thieres George Freire da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST/UFRPE, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. , Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Etiqueta Profissional e Marketing Pessoal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2014 - 2014

Técnicas e Tecnologias da Comunicação Oral. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2014 - 2014

Da Folha ao Ecossistema: Inovações nas Medidas.... (Carga horária: 45h). , LICOR, LICOR, Estados Unidos.

2012 - 2012

PARA LER EM INGLÊS - PLI (Inglês Instrumental). (Carga horária: 50h). , NUMBER ONE, NUMBER ONE, Brasil.

2010 - 2010

Gestão da Empresa Rural. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2010 - 2010

Postura Profissional e Ética no Trabalho. (Carga horária: 3h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.

2009 - 2009

Pré cálculo com uso de ferramentas matemáticas. (Carga horária: 20h). , Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST/UFRPE, Brasil.

2009 - 2009

Agregação de valor, Manuseio e conservação de frut. (Carga horária: 8h). , Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST/UFRPE, Brasil.

2009 - 2009

Aprender a Empreender. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.

2008 - 2008

Receptores GPS de Navegação. , Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST/UFRPE, Brasil.

2008 - 2008

Estratégias de L. e I. de textos em lingua inglesa. (Carga horária: 30h). , Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST/UFRPE, Brasil.

2007 - 2007

Desvendando os Transgênicos: Ricos e Benefícios. (Carga horária: 5h). , Unidade Acadêmica de Garanhuns, UAG, Brasil.

2007 - 2007

PERDAS PÓS-COLHEITA DE FRUTAS E HORTALIÇAS. , Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST/UFRPE, Brasil.

2004 - 2004

COMPUTAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 80h). , ESCOLA DE COMPUTAÇÃO ANETE INFORMATICA, ECAI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: INTERAÇÃO PLANTA AMBIENTE.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Micrometeorologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Pastagem e Forragicultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

QUEIROZ, M. G. . XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia / V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro. 2017. (Congresso).

QUEIROZ, M. G. . II SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO. 2016. (Congresso).

QUEIROZ, M. G. . III Semana de Agronomia. 2009. (Outro).

QUEIROZ, M. G. . I CICLO DE PALESTRAS DO CURSO DE AGRONOMIA DA UAST/UFRPE. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Semana de Agronomia.Trajetória de egressos do Curso de Agronomia da UFRPE/UAST nos pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia / V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido Brasileiro. Armazenamento de água pelo dossel de espécies arbóreas do bioma caatinga. 2017. (Congresso).

II Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido. Contribuição de ordens de cladódios na área fotossintetica total de plantas de palma forrageira submetidas à distintas lâminas de irrigação. 2016. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Distribuição intra e interanual, variabilidade e anomalia, e tempo de retorno de ocorrência de eventos de chuva em Carnaíba, PE. 2015. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Balanço hídrico sequencial, classificação climática e análise do potencial agrícola do município de Carnaíba, PE, Semiárido brasileiro, para a cultura do capim tanzânia. 2015. (Congresso).

WORKSHOP "Da Folha ao Ecossistema: Inovações nas Medidas de Trocas Gasosas". 2014. (Outra).

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. Altura de sorgo de dupla aptidão submetido a diferentes regimes hídricos no Semiárido pernambucano. 2014. (Congresso).

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. Biomassa das partes estruturais não produtivas do feijão-caupi submetido a lâminas de irrigação no semiárido brasileiro. 2014. (Congresso).

XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA. 2014. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Evapotranspiração da Palma Forrageira, clone Orelha de Elefante Mexicana, em condição de sequeiro no semiárido. 2013. (Congresso).

20 AGRINORDESTE. 2012. (Simpósio).

XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Evolução de variáveis biométricas de clones de palma forrageira nas condições climáticas do semiárido. 2012. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Contribuição de variáveis meteorológicas ao crescimento da palma forrageira. 2012. (Congresso).

19 AGRINORDESTE. 2011. (Simpósio).

1 Seminário em Defesa do rio Pajeú. 2011. (Encontro).

Agrosertão. 2011. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas. 2011. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Desempenho do método de Penman-Monteith FAO 56 na estimativa da evapotranspiração de referencia usando dados de temperatura do ar no Semiárido. 2011. (Congresso).

IV SEMANA DE AGRONOMIA. 2010. (Outra).

III SEMANA DE AGRONOMIA. 2009. (Outra).

IX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE.Delimitação de microrregiões inserida no semi-arido Pernambucano com predisposição ambiental ao processo de Desertificação. 2009. (Outra).

Seminário Juventude e Agroecologia. 2009. (Seminário).

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. Estudo climatológico das microrregiões do estado de Pernambuco com tendência ao processo de semi desertificação. 2009. (Congresso).

Curso de capacitação e abrangência integrado da agrofloresta. 2008. (Outra).

III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2008. (Oficina).

Minicurso de Empreendedorismo em Meteorologia. 2008. (Congresso).

VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Delimitação de Microrregiões, inseridas no semi-árido Pernambucano, com predisposição ambiental ao processo de Desertificação. 2008. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Meteorologia. COMPORTAMENTO TEMPORAL DO ÍNDICE DE ARIDEZ NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO. 2008. (Congresso).

I Ciclo de Palestras do curso de Agronomia da UAST/UFRPE. 2007. (Seminário).

I Jornada Universitária da unidade Acadêmica de Garanhuns. 2007. (Simpósio).

Primeira Jornada de Trabalhos Didáticos de Zoologia da UAST.TARTARUGAS:Os Répteis mais antigos. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim

SILVA, T. G. F.QUEIROZ, M.G.; SOUZA, L. S. B.. Dinâmica de água no solo cultivado com palma forrageira, sob irrigação complementar de água salina e sistemas de plantio no Semiárido brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Jandelson de Oliveira Alves

SILVA, T. G. F.; SOUZA, L. S. B.;QUEIROZ, M. G.. Estimativa da produtividade do capim Tanzânia a partir de variáveis oriundas do Balanço Hídrico Climatológico Sequencial para o estado de Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

QUEIROZ, M. G.; ATAIDE, E. M.; VIEGAS, E. K. D.. Avaliação de Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório: Manejo e caracterização de acessos e variedades de videira nas condições do Semiárido Nordestino. 2019. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

QUEIROZ, M. G.; SOUZA, L. S. B.; Silva, T G F da. Disciplina Trabalho de Conclusão do Curso I do curso de Zootecnia/UAST/UFRPE: Avaliando a adoção de práticas de melhoria da resiliência agrícola da palma forrageira por indicadores agrometeorológicos.. 2017.

QUEIROZ, M.G.. Disciplina Seminário I do PPGPV/UFRPE: Aspectos agronômicos e composição bromatológica de Jureminha em sistema de sequeiro submetida à cobertura morta com folhas de Nim. 2017. Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Souza, Luciana Sandra Bastos de;QUEIROZ, M.G.. Disciplina Seminário I do PPGPV/UFRPE: Avanço de áreas de plantas CAM e em processo de desertificação influenciando a interação Biosfera-atmosfera no Semiárido Brasileiro. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

QUEIROZ, M.G.; LIMA, A. L. A.. Disciplina Seminário II do PPGPV/UFRPE: Efeito de sistemas de plantio irrigado com cobertura morta sobre o solo para a palma forrageira (Opuntia stricta), cv. Orelha de Elefante Mexicana: Crescimento, rendimento e retorno econômico. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sérgio Zolnier

ZOLNIER, S.SILVA, T.G.F.; SOUZA, E. S. de; SILVA, M. da C.. Desempenho produtivo e parâmetros agrometeorológicos da palma forrageira, clone Orelha de Elefante Mexicana, no semiárido brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

JOSÉ HELVÉCIO MARTINS

MARTINS, J. H.; IMBUZEIRO, H. M. A.; RODRIGUES, R. A.. Projeto de Pesquisa - Maria Gabriela de Queiroz - Consumo de água e crescimento de palma forrageira em diferentes condições de disponibilidade de água no semiárido do estado de Pernambuco. 2013.

Antonio José Steidle Neto

ZOLNIER, SérgioSTEIDLE NETO, Antonio José; FERREIRA, W. P. M.; LIMA, F. Z.; SILVA, THIERES G. F. DA. Impacto do desmatamento na interação biosfera-atmosfera do domínio caatinga. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Antonio José Steidle Neto

ZOLNIER, SérgioSILVA, Thieres George Freire daSTEIDLE NETO, Antonio José; FLORES, M. E. P.; IMBUZEIRO, H. M. A.. Mudanças da interação biosfera-atmosfera condicionadas pelo desmatamento da vegetação de caatinga. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Williams Pinto Marques Ferreira

Ferreira, W.P.M.; ZOLNIER, S.; Silva, T.G.F.; STEIDLE NETO, Antônio José; Lima, F.Z.. IMPACTO DO DESMATAMENTO NA INTERAÇÃO BIOSFERA-ATMOSFERA DO DOMÍNIO CAATINGA. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Maria da Conceição Silva

Zolnier, S.;SILVA, T. G. F.; Souza, E. S.;SILVA, M. C.. Desempenho produtivo e parâmetros agrometeorológicos da palma forrageira, clone Orelha de elefante Mexicana, no Semiárido brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa.

Thieres George Freire da silva

Silva, T G F daZOLNIER, SérgioSilva, M. da C.; Souza, E. S. de. Desempenho produtivo e parâmetros agrometeorológicos da palma forrageira, clone clone Orelha de Elefante Mexicana, no semiárido brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Thieres George Freire da silva

ZOLNIER, SérgioSilva, T. G. F. daSTEIDLE NETO, Antonio José; FERREIRA, W. P. M.;LIMA, Francisca Zenaide de. Impacto do desmatamento na interação biosfera-atmosfera do domínio Caatinga. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Thieres George Freire da silva

Silva, T. G. F. daZOLNIER, SérgioSTEIDLE NETO, Antonio José; FLORES, M. E. P.; IMBUZEIRO, H. M. A.. Mudanças da interação biosfera-atmosfera condicionadas pelo desmatamento da vegetação caatinga. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Thieres George Freire da silva

Cunha, M. V. da; LEITE, M. L. M. V.;Silva, T. G. F. da. Interrelações entre variáveis meteorológicas e o crescimento de clones de palma forrageira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Marcio Vieira da Cunha

CUNHA, M. V.; LEITE, M.L.M.V.. Interrelações entre variáveis meteorológicas e o crescimento de clones de palma forrageira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE.

HEMLLEY MARIA ACIOLI IMBUZEIRO

ZOLNIER, S.;IMBUZEIRO, H. M. A.; FLORES, M. E. P.; SILVA, T. G. F.; Lima, F.Z.; FERREIRA, W. P. M.; STEIDLE NETO, A. J.. Doutorado em Meteorologia Aplicada. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

HEMLLEY MARIA ACIOLI IMBUZEIRO

MARTINS, J. H.;IMBUZEIRO, H. M. A.; Rodrigues, R.A.. Consumo de água e crescimento de palma forrageira em diferentes condições de disponibilidade de água no semiárido do estado de Pernambuco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

Mauricio Luiz de Mello Vieira Leite

LEITE; CUNHA, M. V.; Silva, T.G.F.. Interrelações entre variáveis meteorológicas e o crescimento de clones de palma forrageira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sérgio Zolnier

Micrometeorologia da cana-de-açúcar irrigada no semi-árido brasileiro; Início: 2014; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);

Sérgio Zolnier

Desempenho produtivo e parâmetros agrometeorológicos da palma forrageira, clone Orelha de Elefante Mexicana, no semiárido brasileiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Zolnier;

Inajá Francisco de Sousa

DELIMITAÇÃO DE MICRORREGIÕES, INSERIDAS NO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO, COM PREDISPOSIÇÃO AMBIENTAL AO PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências agrárias) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Inajá Francisco de Sousa;

Thieres George Freire da silva

Desempenho produtivo e parâmetros agrometeorológicos da palma forrageira, clone Orelha de Elefante Mexicana, no Semiárido brasileiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Thieres George Freire da Silva;

Thieres George Freire da silva

Impacto do desmatamento na interação biosfera-atmosfera do domínio Caatinga; 2018; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Thieres George Freire da Silva;

Thieres George Freire da silva

2019; Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Thieres George Freire da Silva;

Thieres George Freire da silva

Interrelações entre variáveis meteorológicas e o crescimento de clones de palma forrageira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE; Orientador: Thieres George Freire da Silva;

Magna Soelma Beserra de Moura

Impacto do desmatamento na interação biosfera-atmosfera do domínio Caatinga; 2018; Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Magna Soelma Beserra de Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE QUEIROZ, MARIA GABRIELA ; DA SILVA, THIERES GEORGE FREIRE ; ZOLNIER, Sérgio ; JARDIM, ALEXANDRE MANIÇOBA DA ROSA FERRAZ ; DE SOUZA, CARLOS ANDRÉ ALVES ; ARAÚJO JÚNIOR, GEORGE DO NASCIMENTO ; DE MORAIS, JOSÉ EDSON FLORENTINO ; DE SOUZA, LUCIANA SANDRA BASTOS . Spatial and temporal dynamics of soil moisture for surfaces with a change in land use in the semi-arid region of Brazil. CATENA , v. 188, p. 104457, 2020.

  • DE QUEIROZ, MARIA GABRIELA ; DA SILVA, THIERES GEORGE FREIRE ; ZOLNIER, Sérgio ; DE SOUZA, CARLOS ANDRÉ ALVES ; DE SOUZA, LUCIANA SANDRA BASTOS ; DO NASCIMENTO ARAÚJO, GEORGE ; DA ROSA FERRAZ JARDIM, ALEXANDRE MANIÇOBA ; DE MOURA, MAGNA SOELMA BESERRA . Partitioning of rainfall in a seasonal dry tropical forest. ECOHYDROLOGY & HYDROBIOLOGY , v. 20, p. 1-13, 2020.

  • JARDIM, A. M. R. F. ; QUEIROZ, M.G. ; ARAÚJO JÚNIOR, G. N. ; SILVA, M. J. ; SILVA, T. G. F. . ESTUDOS CLIMÁTICOS DO NÚMERO DE DIAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL PARA O MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE. Engenharia na Agricultura , v. 27, p. 330-337, 2019.

  • DE QUEIROZ, MARIA GABRIELA ; DA SILVA, THIERES GEORGE FREIRE ; ZOLNIER, Sérgio ; DE SOUZA, CARLOS ANDRÉ ALVES ; DE SOUZA, LUCIANA SANDRA BASTOS ; STEIDLE NETO, ANTONIO JOSÉ ; DE ARAÚJO, GHERMAN GARCIA LEAL ; FERREIRA, WILLIAMS PINTO MARQUES . Seasonal patterns of deposition litterfall in a seasonal dry tropical forest. AGRICULTURAL AND FOREST METEOROLOGY , v. 279, p. 107712, 2019.

  • ARAÚJO JÚNIOR, G. N. ; QUEIROZ, M. G. ; JARDIM, A. M. R. F. ; SILVA, M. J. ; PEREIRA, P. C. ; SILVA, T. G. F. . CARACTERIZAÇÃO DA DIREÇÃO PREDOMINANTE, VELOCIDADE MÁXIMA E MÉDIA DO VENTO DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE. PENS@R ACADÊMICO , v. 17, p. 43-49, 2019.

  • LIMA, L. R. ; SILVA, T. G. F. ; JARDIM, A. M. R. F. ; SOUZA, C. A. A. ; QUEIROZ, M. G. ; TABOSA, J. N. . Growth, water use and efficiency of forage cactus sorghum intercropping under different water depths. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 22, p. 113-118, 2018.

  • SILVA, M. J. ; QUEIROZ, M.G. ; JARDIM, A. M. R. F. ; ARAÚJO JÚNIOR, G. N. ; SILVA, T. G. F. . Gradientes pluviométricos do estado de Pernambuco: uma análise do litoral ao semiárido. REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA , v. 26, p. 240-249, 2018.

  • QUEIROZ, M. G. ; SILVA, T. G. F. ; ARAÚJO JÚNIOR, G. N. ; JARDIM, A. M. R. F. ; SILVA, M. J. ; SOUZA, C. A. A. . Procedimento metodológico para análise da distribuição da chuva e extrato do balanço hídrico no semiárido: estudo de caso. SCIENTIA PLENA , v. 14, p. 1-12, 2018.

  • BARROS, T. N. ; MELO FILHO, J. F. ; PEIXOTO, D. S. ; BRANDAO, V. F. ; QUEIROZ, M. G. ; MACHADO, W. P. . Variabilidade espacial de atributos químicos de Latossolo Amarelo Distrocoeso sob sistema de plantio direto no Recôncavo da Bahia. PENS@R ACADÊMICO , v. 16, p. 138-147, 2018.

  • MORAIS, J. E. F. de ; SILVA, T. G. F. ; QUEIROZ, M.G. ; ARAUJO, G. G. L. ; MOURA, M. S. B. ; ARAÚJO JÚNIOR, G. N. . Hydrodynamic changes of the soil-cactus interface, effective actual evapotranspiration and its water efficiency under irrigation. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 21, p. 273-278, 2017.

  • CARVALHO, A. A. ; SILVA, T. G. F. ; QUEIROZ, M. G. ; ARAÚJO JÚNIOR, G. N. ; JARDIM, A. M. R. F. ; SOUZA, C. A. A. . ESTABILIDADE TEMPORAL E VARIABILIDADE ESPACIAL DA UMIDADE DE UM ARGISSOLO CULTIVADO COM PALMA FORRAGEIRA. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 11, p. 1998-2009, 2017.

  • PEREIRA, POLIANA DE CALDAS ; JARDIM, ALEXANDRE MANIÇOBA DA ROSA FERRAZ ; LIMA, LUCIVANIA RODRIGUES ; QUEIROZ, MARIA GABRIELA DE ; Silva, Thieres George Freire da ; MORAIS, JOSÉ EDSON FLORENTINO DE . EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO GIRASSOL PELO MÉTODO DO TANQUE CLASSE -A- NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 11, p. 1894-1903, 2017.

  • NOGUEIRA, MARCELINO RAWENYO LEMOS ; DE QUEIROZ, MARIA GABRIELA ; PEREIRA, POLIANA DE CALDAS ; DA SILVA, THIERES GEORGE FREIRE ; JARDIM, ALEXANDRE MANIÇOBA DA ROSA FERRAZ ; DA SILVA, MARCELO JOSÉ . PROBABILIDADE DE OCORRÃ?NCIA DE CHUVA EM MUNICÃ?PIOS DO SEMIÃ?RIDO PERNAMBUCANO. Pens@r Acadêmico , v. 14, p. 24-36, 2016.

  • ALVES, JANDELSON DE OLIVEIRA ; PEREIRA, POLIANA DE CALDAS ; DE QUEIROZ, MARIA GABRIELA ; DA SILVA, THIERES GEORGE FREIRE ; FERREIRA, JADNA MYLENA DA SILVA ; ARAÚJO JÚNIOR, GEORGE DO NASCIMENTO . ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA PARA DIFERENTES MESORREGIÕES DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Pens@r Acadêmico , v. 14, p. 37-47, 2016.

  • QUEIROZ, M. G. ; Silva, T G F da ; ZOLNIER, Sérgio ; Siqueira e Silva, S. M. ; SOUZA, C. A. A. ; CARVALHO, H. F. S. . RELAÇÕES HÍDRICO-ECONÔMICAS DA PALMA FORRAGEIRA CULTIVADA EM AMBIENTE SEMIÁRIDO. IRRIGA , v. 1, p. 141-154, 2016.

  • QUEIROZ, M.G. ; SILVA, T. G. F. ; ZOLNIER, S. ; SILVA, S. M. S. E. ; LIMA, L. R. ; ALVES, J. O. . Características morfofisiológicas e produtividade da palma forrageira em diferentes lâminas de irrigação. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , v. 19, p. 931-938, 2015.

  • BEZERRA, SILVIO ANDRÉ DE FREITAS ; Silva, Thieres George Freire da ; Souza, Luciana Sandra Bastos de ; Moura, Magna Soelma Beserra de ; MORAIS, JOSÉ EDSON FLORENTINO DE ; Diniz, Wellington Jairo da Silva ; QUEIROZ, MARIA GABRIELA DE . Gross water demand of forage cactus on future scenarios of climate change in the State of Pernambuco. Revista Brasileira de Geografia Física , v. 8, p. 1628-1643, 2015.

  • SILVA, T.G.F. ; MIRANDA, K.R. ; SANTOS, D.C. ; QUEIROZ, M.G. ; SILVA, M.C. ; CRUZ NETO, J.F. ; ARAÚJO, J.E.M. . Área do cladódio de clones de palma forrageira: modelagem, análise e aplicabilidade. Agrária (Recife. Online) , v. 9, p. 633-641, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUEIROZ, M. G. . Viabilidade agronômica-ambiental da irrigação com efluentes tratados de matadouro no cultivo de Palma Forrageira no Sertão Central Semiárido Brasileiro. 2018.

QUEIROZ, M. G. . Seminário Juventude e Agroecologia - Moderadora. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Análise de séries provisórias: tempo de retorno e probabilidade de ocorrência de eventos de chuva para municípios com unidades acadêmicas da UEMG, Descrição: A irregularidade das chuvas, associadas a outros fatores de mesoescala exercem forte influência nas atividades humanas, ocasionando impactos nos recursos hídricos, saúde, meio ambiente e na agricultura de sequeiro. Além disso, há uma demanda crescente no tocante a compreensão e análise do regime pluviométrico regional, em que a aplicabilidade de informações como a probabilidade de ocorrência de chuvas e período de retorno de eventos chuvosos, são necessários para realização de planejamento hídrico, que servirão de embasamento para a tomada de decisão. A Universidade é um espaço de qualificação profissional, logo, a difusão de informações para a sociedade por meio de metodologias simples, de fácil processamento e que forneçam informações satisfatórias devem ser incentivadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Coordenador / Francieli Cristina Alves Pialarici - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Fluxos de energia, água e carbono em paisagens do Semiárido brasileiro e potencialização sustentável da produção de forragem em ambiente com risco de desertificação: medidas in situ, sensoriamento remoto e modelagem para cenário atual e futuro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Thieres George Freire da Silva em 22/12/2018., Descrição: Fluxos de energia, água e carbono em paisagens do Semiárido brasileiro e potencialização sustentável da produção de forragem em ambiente com risco de desertificação: medidas in situ, sensoriamento remoto e modelagem para cenário atual e futuro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / José Francisco da Cruz Neto - Integrante / Djalma Cordeiro dos Santos - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Coordenador / Carlos André Alves de Souza - Integrante / Antonio José Steidle Neto - Integrante / Sérgio Zolnier - Integrante / George do Nascimento Araújo Júnior - Integrante / Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim - Integrante / Josicleda Domiciano Galvíncio - Integrante / Sérvulo Mecier Siqueira e Silva - Integrante / LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA - Integrante / MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA - Integrante / Thalyta Soares dos Santos - Integrante / Allan Rodrigues Silva - Integrante / Gherman Garcia Leal de Araújo - Integrante / Abelardo Antônio de Assunção Montenegro - Integrante / Antonio Gebson Pinheiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2018

    Sistema CAM-DES-AT "from point to region": transferência de energia e massa, fenologia e condições ambientais em relação à vegetação nativa, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Poliana de Caldas Pereira - Integrante / Maria da Conceição Silva - Integrante / Djalma Cordeiro dos Santos - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Coordenador / Carlos André Alves de Souza - Integrante / Magna Soelma Beserra de Moura - Integrante / Antonio José Steidle Neto - Integrante / Sérgio Zolnier - Integrante / Luciana Sandra Bastos de Souza - Integrante / Sérvulo Mecier Siqueira e Silva - Integrante / Marcela Lúcia Barbosa - Integrante / Fábio Ricardo Marin - Integrante / Josicleda Domiciano Galvíncio - Integrante / Gilberto C. Sediyama - Integrante / André Luiz Alves de Lima - Integrante / André Laurênio de Melo - Integrante / Antonio Heriberto de Castro Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2018

    Impacto do desmatamento na interação biosfera-atmosfera do domínio caatinga, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Integrante / Sérgio Zolnier - Coordenador / MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Interação atmosfera-biosfera e modelagem do crescimento da palma forrageira no Semiárido brasileiro, Descrição: Esse projeto tem como objetivo avaliar as inter-relações da densidade de fluxos de radiação e energia e da dinâmica de água no solo com o crescimento e as variáveis do ambiente de cultivo da palma forrageira, bem como ajustar modelos biofísicos, visando melhorar o conhecimento da sua eficiência e o controle do sistema planta-solo-atmosfera sobre as trocas gasosas da cultura no Semiárido brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Maria da Conceição Silva - Integrante / Djalma Cordeiro dos Santos - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Coordenador / Magna Soelma Beserra de Moura - Integrante / Antonio José Steidle Neto - Integrante / Sérgio Zolnier - Integrante / Luciana Sandra Bastos de Souza - Integrante / Sérvulo Mecier Siqueira e Silva - Integrante / José Romualdo de Souza Lima - Integrante / Fábio Ricardo Marin - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Desempenho produtivo e parâmetros agrometeorológicos da palma forrageira, clone orelha de elefante mexicana, no semiárido brasileiro, Descrição: Objetivou-se analisar o efeito da aplicação de distintas lâminas de água sobre o desempenho do crescimento e da produtividade da palma forrageira, cv. IPA/200016 - Orelha de Elefante Mexicana, visando à quantificação de parâmetros agrometeorológicos como índices morfofisiológicos, consumo de água, coeficiente de cultura (Kc) e indicadores de desempenho do uso da água. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Integrante / Sérgio Zolnier - Coordenador / Sérvulo Mecier Siqueira e Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Efeito da disponibilidade de água no solo sobre a evapotranspiração e a produção de variedades de palma cultivadas no Semiárido Pernambucano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Thieres George Freire da Silva em 04/07/2019., Descrição: Efeito da disponibilidade de água no solo sobre a evapotranspiração e a produção de variedades de palma cultivadas no Semiárido Pernambucano. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Maria da Conceição Silva - Integrante / Márcio Vieira da Cunha - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Coordenador / Sérvulo Mecier Siqueira e Silva - Integrante / MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA - Integrante / Carlos Romero Ferreira de Oliveira - Integrante / Claudia Helena Cysneiros Matos de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro / Instituto Agronômico de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Estimativas dos fluxos de energia através do modelo METRIC no semiárido do vale do Pajeú, Descrição: Objetivou-se realizar levantamento das características do Vale de Pajeú, para uso das informações no mapeamento das componentes do balanço de energia (saldo de radiação, densidade de fluxo de calor sensível, latente e para o solo) na região do Semiárido do Pajeú, realizar mapeamento das componentes do balanço de radiação (albedo da superfície, albedo atmosférico, emissividade, temperatura da superfície, NDVI, IAF, SAVI) e das componentes do balanço de energia (saldo de radiação, densidade de fluxo de calor sensível, latente e para o solo) de uma área de caatinga no Semiárido do Vale do Pajeú, utilizando-se dados do sensor TM ? Landsat 5. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Coordenador / Karina Rodrigues de Miranda - Integrante / Heliofábio Barros Gomes - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    Interrrelações entre variáveis meteorológicas e o crescimento de clones de palma forrageira, Descrição: Objetivou-se analisar a evolução das taxas de crescimento de variáveis biométricas de três clones de palma forrageira e as suas inter-relações com variáveis meteorológicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Análise da eficiência do uso de água da palma forrageira submetida a diferentes lâminas e intervalos de reposição de água no solo nas condições semiáridas do Vale do Pajeú, Descrição: Análise da eficiência do uso de água da palma forrageira submetida a diferentes lâminas e intervalos de reposição de água no solo nas condições semiáridas do Vale do Pajeú. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Integrante / Poliana de Caldas Pereira - Integrante / Jannaylton Everton Oliveira Santos - Integrante / Maria da Conceição Silva - Integrante / Djalma Cordeiro dos Santos - Integrante / Márcio Vieira da Cunha - Integrante / Thieres George Freire da Silva - Coordenador / Sérvulo Mecier Siqueira e Silva - Integrante / LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA - Integrante / MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA - Integrante / Ivan Souto de Oliveira Júnior - Integrante / Eduardo Soares de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Bolsa / Instituto Agronômico de Pernambuco - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Delimitação de microrregiões inseridas no semiárido do estado de Pernambuco, com predisposição ambiental ao processo de desertificação, Descrição: A variabilidade climática do nordeste do Brasil introduz significativa vulnerabilidade ao ambiente semi-árido. Objetivou-se delimitar as microrregiões inseridas no semi-árido pernambucano com predisposição ambiental ao processo de semi-desertificação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Coordenador / Inajá Francisco de Sousa - Integrante / Pedro Vieira de Azevedo - Integrante / Vicente de Paulo Rodrigues da Silva - Integrante / Francis Lacerda - Integrante / Poliana de Caldas Pereira - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Delimitação de microrregiões inseridas no semiárido do estado de Pernambuco, com predisposição ambiental ao processo de desertificação, Descrição: A variabilidade climática do nordeste do Brasil introduz significativa vulnerabilidade ao ambiente semi-árido. Objetivou-se delimitar as microrregiões inseridas no semi-árido pernambucano com predisposição ambiental ao processo de semi-desertificação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Gabriela de Queiroz - Coordenador / Inajá Francisco de Sousa - Integrante / Pedro Vieira de Azevedo - Integrante / Vicente de Paulo Rodrigues da Silva - Integrante / Francis Lacerda - Integrante / Poliana de Caldas Pereira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Menção Honrosa: Variação do índice de conforto térmico de bovinos leiteiros e seu impacto na produção de leite no Semiárido brasileiro, UFRPE-UAST.

2016

Premiação do melhor trabalho (2 lugar) na área temática de Exploração de espécies nativas do II Simpósio Nacional de Estudos para produção Vegetal no Semiárido, Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro - SCSB.

2015

Menção honrosa: Determinação dos componentes do balanço hídrico climatológico para o município de Petrolina-PE, UFRPE/UAST.

2015

Menção honrosa: Probabilidade de ocorrência e tempo de retorno de chuva para o município de Serra Talhada-PE, UFRPE/UAST.

2015

Menção honrosa: Avaliação do ITU para bovinos leiteiros no município de Triunfo-PE, UFRPE/UAST.

2015

Menção honrosa: Avaliação do índice de anomalia de chuva: Probabilidade de ocorrência e tempo de retorno de anos chuvosos no município de Iguaracy-PE, UFRPE/UAST.

2013

Premiação dos melhores trabalhos na área temática de Agrometeorologia do Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, Sociedade Brasileira de Agrometeorologia.

2012

Honra ao Mérito (em reconhecimento à aluna laureada do curso de graduação em Agronomia que obteve a melhor classificação na respectiva turma), Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Minas Gerais. , Avenida Juca Stockler - até 1148 - lado par, Belo Horizonte, 37900106 - Passos, MG - Brasil, Telefone: (35) 35296000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2018

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-graduanda (Doutorado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-graduanda (Mestrado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FACEPE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Outro (Aluna bolsista), Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Serviço Barsileiro de Apoio as Micro e Pequena Empresas de Pernambuco (PE)

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40