Tarcísio de Sá Cardoso
Professor adjunto da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação da Bahia (GPESC-BA), Colaborador da Rede de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP), Colaborador do Grupo de estudos sobre as implicações das tecnociências emergentes na epistemologia, ética e política (TransObjeto). Foi pesquisador visitante no Cogito Epistemology Research Centre (University of Glasgow) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC-SP. Seu atual projeto de pesquisa se concentra na temática da desinformação a partir da articulação interdisciplinar entre: comunicação (em especial, as mediações e os ambientes digitais), a semiótica (em especial, a semiótica de Charles Peirce) e a filosofia contemporânea (em especial, a epistemologia e a filosofia da informação). O professor Tarcísio Cardoso tem experiência em cursos de ensino superior na área de Comunicação e Filosofia desde 2010, com ênfase em Teorias da Comunicação, Semiótica, Cultura Digital e Epistemologia.
Informações coletadas do Lattes em 24/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
2011 - 2015
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A epistemologia da mediação em Bruno Latour
, Ano de obtenção: 2015. Maria Lucia Santaella Braga. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mediação; ator-rede; Bruno Latour.
Mestrado em Comunicação e Semiótica
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Funções não-representativas no design gráfico pós-moderno
, Ano de Obtenção: 2010.Maria Lucia Santaella Braga.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: semiótica; funções; não-representativas; design gráfico; pós-moderno.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial. Setores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação.
Graduação interrompida em 2005 em Design
2004 - Atual
Universidade de Aveiro / Portugal
Ano de interrupção: 2005
Graduação em Desenho Industrial
2001 - 2006
Universidade Federal da Bahia
Título: Ohpe - projeto experimental em design de calçado
Orientador: Alessandro Faria
Pós-doutorado
2025 - 2025
Pós-Doutorado. , University of Glasgow, GLASGOW, Escócia. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2024 - 2025
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Processos da Comunicação.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Semiótica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Participação em eventos
VI Workshop de Integração docente. 2015. (Oficina).
V Workshop de Integração docente. 2015. (Oficina).
Big data e web 3.0. 2014. (Outra).
III Workshop de Integração docente. 2014. (Oficina).
II Workshop de Integração docente. 2014. (Oficina).
V Encontro de Iniciação Científica.Professor mediador do evento de Iniciação Científica. 2014. (Encontro).
VII Encontro de pesquisa - TIDD.I Mesa Vespertina - Dos signos à rede - confrontações entre a teoria ator-rede em B. Latour e a semiótica em C. S. Peirce. 2014. (Encontro).
A produção do conhecimento no ambiente digital. 2013. (Simpósio).
III Encontro docente de reformulação curricular. 2013. (Encontro).
Merleau-Ponty e a filosofia. 2013. (Encontro).
10º Congreso de la Asociación Internacional de Semiótica Visual. Transversal looks: the cinema as clipping of the social reality. 2012. (Congresso).
10º Congreso de la Asociación Internacional de Semiótica Visual. Universal esperanto and the visual signs out of the solar system. 2012. (Congresso).
Aula Magna com Francisco Saboya. 2012. (Outra).
Semana Design+Fotografia.Inovação e Novas tecnologias na WEB e nos meios digitais. 2012. (Encontro).
V Encontro de pesquisa do programa de estudos pós-graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.Construção de significado na Web Semântica: uma crítica semiótica. 2012. (Encontro).
13º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.Alguns apontamentos sobre a importância do desenvolvimento dos Grafos Existenciais na definição de signo como uma relação triádica. 2011. (Encontro).
14ª Jornada de Estudos Peirceanos. 2011. (Simpósio).
Design gráfico hoje ("Com design, além do design"). 2011. (Simpósio).
Design gráfico hoje ("Design e experiência nas estrategias de comunicação"). 2011. (Simpósio).
Palestra: multimídia sem limites - Web semântica. 2011. (Simpósio).
Semana Design + Fotografia.Web 3.0 - a internet do futuro. 2011. (Encontro).
Semana Design + Fotografia.Inovação e Novas tecnologias na WEB e nos meios digitais. 2011. (Encontro).
14º Encontro de Design e Tecnologia Digital. 2010. (Encontro).
9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Funções não-representativas no design pós-moderno. 2010. (Congresso).
Design na brasa. 2010. (Simpósio).
Semana do design FMU.Forma que informa - Leitura de mensagens visuais no design gráfico. 2010. (Encontro).
V Advanced Seminar on Peirce's Philosophy / 13ª Jornada de Estudos Peirceanos.Não-representação na semiótica peirceana: um olhar para a pluralidade do signo. 2010. (Seminário).
12ª Jornada de Estudos Peirceanos. 2009. (Simpósio).
12º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2009. (Encontro).
13º Encontro de Web Design. 2009. (Encontro).
14º Encontro de design e tecnologia digital. 2009. (Encontro).
5º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Objetos enquanto signos. 2009. (Congresso).
Design gráfico hoje ("O espaço cor/luz na fotografia"). 2009. (Simpósio).
Design gráfico hoje ("O espaço pictórico e a navegação visual"). 2009. (Simpósio).
Design gráfico hoje ("Palestra com Kiko Farkas"). 2009. (Simpósio).
II Encontro de Semiótica do Design.Análise semiótica de Ray Gun, um estudo de caso: por uma recolocação do problema da função de signo no design gráfico. 2009. (Encontro).
Realidade e verdade: transformações da imagem na filosofia. 2009. (Encontro).
11ª Jornada de Estudos Peirceanos. 2008. (Simpósio).
11º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2008. (Congresso).
13º Encontro de web design. 2008. (Encontro).
IV Advanced seminar on Peirce's Philosophy and Semiotics. 2008. (Seminário).
P&D 2008 / Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Necessidade e interpretação, questões para o design gráfico pós-moderno. 2008. (Congresso).
Mini-curso Design Concept: an introduction. 2006. (Oficina).
P&D 2006 / Sétimo Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2006. (Congresso).
Congresso em Design Automotivo - A nova indústria automobilística brasileira. 2004. (Congresso).
I Fórum Soteropolitano de Estudantes de Design. 2004. (Encontro).
Workshop de Design Automotivo - A nova indústria automobilística brasileira. 2004. (Oficina).
13º Encontro Nacional de Ensino Superior de Design - ENESD. 2003. (Encontro).
ActionScrip ? Macromedia Flash MX. 2003. (Oficina).
Participação em bancas
CARDOSO, Tarcisio; SANTOS, L. R.. Íris (curta). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo.
CARDOSO, Tarcisio; NESTERIUK, S.. Série de comédia "Isso não é nada pessoal". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo.
CARDOSO, Tarcisio; BUDAG, F.. Reposicionamento da marca Symtronic Sistemas Eletrônicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Publicidade e Propaganda) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo.
CARDOSO, Tarcisio; POSTIGO, V.. Madonna: construção da imagem e polêmica midiática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Publicidade e Propaganda) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo.
Orientou
A semiótica por trás do discurso de vendas: Uma análise semiótica sobre os anúncios de vendas da Polishop; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
A arena é a mídia: um ensaio videográfico sobre o papel dos meios de comunicação de massa no processo político do universo ficcional da série Jogos Vorazes; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
As mitadas do mito: uma análise semiótica sobre como foi construído o mito Jair Messias Bolsonaro na narrativa do jogo Bolsomito 2K18; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Teoria Ator-Rede e Cortejo do Dois de Julho: uma leitura sobre os anos de 2017 e 2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Elementar meu caro jurisdicionado: uma análise de como a midiatização e a politização do Poder Judiciário incidem sobre a Esfera Pública; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
"Onde queres a lua, eu sou o sol?: a tematização da transexualidade e as estratégias de agendamento na telenovela A Força do Querer; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
A arte do cover: uma análise semiótica do discurso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Quem 6 conhecem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Mistureba Generalizada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Documentário Futebol e modernização dos estádios; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Conectado: programa para rede globo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Imersão (curta de ficção científica); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
D; I; Y: Do It Yourself ? A música independente em São PauloD; I; Y: Do It Yourself ? A música independente em São Paulo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Copa Cozinha: São Paulo vista por quem é de dentro para quem é de fora; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv)) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Os ouvidos da Feneis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - Publicidade e Propaganda) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Semiótica em O primeiro sutiã a gente nunca esquece: um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - Publicidade e Propaganda) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Epistemologia da comunicação em tempos de pós-verdade; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Mediação dos Algoritmos: Epistemologia, Modos de Existência e Semiose; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Modernidade líquida e as mídias digitais: um novo cenário que acarreta profundas mudanças na vida humana; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
A influência da internet e da tecnologia móvel na comunicação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Teoria do conhecimento em Bertrand Russell; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Análise de Interface e Teste de Usabilidade em Web Sites Brasileiros; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Monitoria - Supervisor voluntário da disciplina Comunicação e multimídia integrada; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação social - RTVi) - Fapcom - Pia Sociedade de São Paulo; Orientador: Tarcísio de Sá Cardoso;
Produções bibliográficas
-
CARDOSO, Tarcisio ; AMARAL, G. R. . Contributions of Peircean philosophy to contemporary debates on disinformation. Revista Cognitio , v. 26, p. 1-15, 2025.
-
AMARAL, GUSTAVO RICK ; CARDOSO, TARCÍSIO . Uma abordagem semiótico-cognitiva do fenômeno da desinformação. ESFERAS , v. 1, p. 1-25, 2025.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; SOARES, N. S. . Mediação técnica e comentários de vídeo Kwai sobre Corinho de Fogo: um estudo de caso. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais , v. 1, p. 110-132, 2025.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; PINHEIRO, L. S. L. ; CORREIA LIMA FERREIRA GOMES, RENATA . Performance de parresia e a coragem da falsa simetria: um estudo de caso da revista Veja. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 50, p. 1, 2025.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; BORGES, P. M. . Mind, beliefs and internet social media: a Peircean perspective. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 47, p. 1-18, 2024.
-
DE SÁ CARDOSO, TARCÍSIO . Desinformação e ódio: contribuições de Peirce, Simion e Sodré. ESFERAS , v. 1, p. 1-23, 2024.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; BARRETO JUNIOR, C. M. P. . Signo, inferência e crença: apontamentos semióticos para os dilemas contemporâneos. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS , v. 25, p. 76, 2022.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; PINHEIRO, L. S. L. ; OLIVER, C. . Da verdade aos efeitos de verdade: contribuições das teorias semióticas e do discurso à comunicação em tempos de pós-verdade. InTexto , p. 103489, 2021.
-
DE SÁ CARDOSO, TARCÍSIO ; CORREIA LIMA FERREIRA GOMES, RENATA ; SADAO NAKAGAWA, FABIO ; MIRANDA DE OLIVEIRA NAKAGAWA, REGIANE . A pílula mágica da gripezinha: a narrativa da cloroquina nos grupos bolsonaristas de WhatsApp durante a pandemia de Covid-19. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) , v. 23, p. 175-189, 2021.
-
CARDOSO, Tarcisio ; LORENZI, Bruno ; LORENZI, Julio Cesar Certulo . mediações no desenvolvimento de um tratamento para a COVID-19: pescando actantes. Sociedade e Cultura , v. 24, p. 1, 2021.
-
CARDOSO, Tarcisio ; NAKAGAWA, F. S. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; PINHEIRO, L. S. L. ; OLIVER, C. ; RIBEIRO, M. R. S. . Signos sob efeito de um poderoso psicotrópico: Bacurau como sismógrafo. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC , v. 12, p. 62, 2021.
-
CARDOSO, Tarcisio ; GOMES, R. C. L. F. ; NAKAGAWA, R. M. O. . Epistemologias mutiladas e a exploração política de vieses cognitivos: o negacionismo engendrado pela retórica bolsonarista. MÍDIA E COTIDIANO , v. 14, p. 31, 2020.
-
CARDOSO, Tarcisio ; NAKAGAWA, F. S. ; PINHEIRO, L. S. L. ; OLIVER, C. . A semiose nos estudos semióticos. SEMEIOSIS: SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA , v. 11, p. 48-67, 2020.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; SANTAELLA, M. L. . Mediação segundo Peirce e Latour. Lumina , v. 14, p. 5-21, 2020.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; NAKAGAWA, R. M. O. . Epistemologia semiótica e a questão do observador em Peirce e Lotman. ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 16, p. 112-132, 2020.
-
CARDOSO, Tarcisio ; CORTEZ, N. M. P. . Inferências, algoritmos e a noção de mente em Peirce. SEMEIOSIS: SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA , v. 10, p. 98-115, 2019.
-
CARDOSO, Tarcisio . O que Latour teria a contribuir para os estudos em comunicação?. QUESTÕES TRANSVERSAIS - REVISTA DE EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO , v. 7, p. 88-97, 2019.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; BARRETO JUNIOR, CARLOS . Semiose em Peirce e Lotman. Eikon journal on semiotics and culture , v. 1, p. 49-58, 2018.
-
CARDOSO, Tarcisio . On Scientific Knowledge. Revista de Pesquisa em Fisioterapia , v. 7, p. 310-312, 2017.
-
CARDOSO, Tarcisio . A mediação técnica em Heidegger e Latour. Paulus: Revista de Comunicação da FAPCOM , v. 1, p. 59, 2017.
-
SANTAELLA, M. L. ; CARDOSO, Tarcisio . The baffling concept of technical mediation in Bruno Latour. MATRIZES (ONLINE) , v. 9, p. 167, 2015.
-
CARDOSO, Tarcisio . O real na perspectiva latouriana. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas , v. 12, p. 119-137, 2015.
-
CARDOSO, Tarcisio ; SANTAELLA, M. L. ; JUNGK, I. ; CAMARGO, E. ; POLICARPO, C. . Obras fundamentais do realismo especulativo. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS , v. 2015, p. 29-35, 2015.
-
SANTAELLA, M. L. ; CARDOSO, Tarcisio . Para inteligir a complexidade das redes. REVISTA FAMECOS (IMPRESSO) , v. 21, p. 742-765, 2014.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; AMARAL, G. R. . As matrizes da Linguagem e Pensamento e as reflexões peirceano-santaellicas sobre semiodiversidade. Tempo da colheita: Homenagem à Lucia Santaella. 1ed.São Paulo: FiloCzar, 2023, v. , p. 128-.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; SILVA FILHO, A. F. . Vieses cognitivos e métodos de estabelecer crenças na era da pós verdade. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Entre Culturas: Identidade e Transformação Social. 1ed.: , 2023, v. 1, p. 69-.
-
CARDOSO, Tarcisio . O que Latour teria a contribuir para os estudos da comunicação?. In: Ezequiel Martins Ferreira. (Org.). Epistemologia e metodologia da pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 1, p. 155-172.
-
CARDOSO, Tarcisio ; SANTAELLA, M. L. . A relevância da mediação no pensamento de Bruno Latour. In: Geane Alzamora, Joana Ziller, Francisco Ângelo Coutinho. (Org.). Dossiê Bruno Latour. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021, v. 1, p. 141-177.
-
CARDOSO, TARCÍSIO ; ANJOS, M. . Obstruções do conhecimento: uma introdução à teoria dos vícios epistêmicos de Quassim Cassam. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Cultura: Sociedade Construindo Memória. 1ed.Formiga, MG: Multiatual, 2021, v. 2, p. 173-.
-
CARDOSO, TARCÍSIO . Peirce e as teorias da comunicação. A Relevância de C. S. Peirce na atualidade: implicações semióticas. 1ed.: , 2021, v. , p. 195-.
-
CARDOSO, Tarcisio . Críticas à epistemologia moderna pelo viés da Teoria Crítica e da Teoria Ator-Rede. In: Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen. (Org.). Ciências da Comunicação. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 1-12.
-
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, Jenifer Santos . Teoria crítica e comunicação na era digital: contribuições do marxismo para a condição midiática contemporânea. In: Organização Atena Editora. (Org.). Comunicação e educação [recurso eletrônico] : laces e desenlaces. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 1, p. 162-176.
-
CARDOSO, Tarcisio . Ontologia dos híbridos na contrarrevolução copernicana de Bruno Latour. In: Lucia Santaella. (Org.). Desafios humanos no contemporâneo. 1ed.Barueri: Estação das letras e cores, 2018, v. , p. 8-.
-
CARDOSO, Tarcisio . Contingência e transfinito: a alternativa ao correlacionismo em Quentin Meillassoux. In: Marcelo Carvalho; Déborah Danowski; Jarlee Oliveira Silva Salviano. (Org.). Temas de filosofia. Ied.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 274-289.
-
CARDOSO, Tarcisio ; ANJOS, M. . Obstrução do conhecimento: uma introdução à teoria dos vícios epistêmicos de Quassim Cassam. In: XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2021, Salvador. Anais do XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2021.
-
CARDOSO, Tarcisio ; ANJOS, M. . Artifícios do Fazer Crer: Análise Argumentativa e Epistêmica de Vídeos Terraplanistas. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, Recife. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021.
-
CARDOSO, Tarcisio ; BARRETO JUNIOR, C. M. P. . As contingências sociais e a impossibilidade da objetividade no jornalismo: uma leitura semiótica sobre a posição epistemológica de Gaye Tuchman. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.
-
CARDOSO, Tarcisio . O que Latour teria a contribuir para os estudos da comunicação?. In: XXVIII Encontro Anual da Compós, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, 2019. v. 1.
-
CARDOSO, Tarcisio ; BARRETO JUNIOR, C. M. P. . Legi-signo e a ambivalência do conceito semiótico de código. In: XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2019, Salvador. Anais do XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2019.
-
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, Jenifer Santos . Teoria Crítica e Comunicação na Era Digital: Contribuições do Marxismo para a Condição Midiática Contemporânea. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017. v. 1.
-
CARDOSO, Tarcisio . Contingência e transfinito: a alternativa ao correlacionismo em Quentin Meillassoux. In: ANPOF 2014 - XVI Encontro Nacional da ANPOF, 2014, Campos do Jordão - SP. Anais do XVI Encontro Nacional da ANPOF, 2014. v. 1.
-
GURICK, Amaral ; CARDOSO, Tarcisio . Alguns apontamentos sobre a importância do desenvolvimento dos grafos existenciais na definição de signo como uma relação triádica. In: 13º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2011, São Paulo. Caderno do 13º Encontro Internacional sobre Pragmatismo, 2011. v. 1.
-
CARDOSO, Tarcisio . Funções não-representativas no design pós-moderno. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010. v. 1.
-
SANTAELLA, M. L. ; CARDOSO, Tarcisio . Análise semiótica de Ray Gun, um estudo de caso: por uma recolocação do problema da função de signo no design gráfico. In: II Encontro de Semiótica do Design, 2009, Rio de Janeiro. -, 2009. v. -. p. 1-1.
-
CARDOSO, Tarcisio ; LUZ, Sandro Otávio . Estratégias semióticas em portais web: análise de interface. In: 14ª Jornada Peirceana 2011 - Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP), 2011, São Paulo. Anais da 14ª Jornada Peirceana 2011 - Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP), 2011.
-
CARDOSO, Tarcisio . Objetos enquanto signos. In: 5º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2009, Bauru. Congresso Internacional de Pesquisa em Design (CIPED). -: -, 2009. v. 1. p. ---.
-
CARDOSO, Tarcisio . Necessidade e interpretação, questões para o design gráfico pós-moderno. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do oitavo congresso brasileiro de pesquisa & desenvolvimento em design / P&D 2008. São Paulo: Programa de estudos pós-graduados em design do Centro Universitário Senac, 2008. v. -. p. ---.
-
SANTAELLA, M. L. ; CARDOSO, Tarcisio . Confluências entre a semiótica peirciana e a concepção do design em Bürdek. In: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do oitavo congresso brasileiro de pesquisa & desenvolvimento em design / P&D 2008. São Paulo: Programa de estudos pós-graduados em design do Centro Universitário Senac, 2008. v. -. p. ---.
-
SOUZA, Jenifer Santos ; CARDOSO, Tarcisio . Transversal looks: the cinema as clipping of the social reality. In: 10º Congreso de la Asociación Internacional de Semiótica Visual (AISV-IAVS 2012), 2012, Buenos Aires. Libro de resumenes - Dilemas contemporaneos de lo visual, 2012.
-
CARDOSO, Tarcisio ; LUZ, Sandro Otávio . Universal esperanto and the visual signs out of the solar system. In: 10º Congreso de la Asociación Internacional de Semiótica Visual (AISV-IAVS 2012), 2012, Buenos Aires. Libro de resumenes - Dilemas contemporaneos de lo visual, 2012.
-
CARDOSO, Tarcisio ; AMARAL, G. R. . From Signs to Concepts and Beliefs - A Semiotic-Cognitive Approach Based on Peirce and Dretske. INMEDIACIONES DE LA COMUNICACIÓN (ONLINE) , 2026.
-
CARDOSO, Tarcisio . As reflexões do jovem Peirce sobre a formação de crenças antes de A Fixação de Crenças. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Signos e crenças: considerações semióticas sobre dilemas epistêmicos contemporâneos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, Tarcisio . Construção de realidades paralelas: mídias sociais nos atos antidemocráticos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . Semiótica política do newsmaking e a tese da construção da notícia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . A fundamentação do argumento terraplanista: crenças dogmáticas e articulações de signos a partir de índices degenerados. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Vieses cognitivos e métodos de estabelecer crenças na era da pós-verdade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Mediação por signos no debate sobre ética da crença. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARDOSO, Tarcisio . Artifícios do Fazer Crer: Análise Argumentativa e Epistêmica de Vídeos Terraplanistas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Obstruções ao conhecimento: uma introdução à teoria dos vícios epistêmicos de Quassim Cassam. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Legi-signo e a ambivalência do conceito semiótico de código. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, Jenifer Santos . Teoria Crítica e Comunicação na Era Digital: Contribuições do Marxismo para a Condição Midiática Contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio ; GURICK, Amaral . A equivalência entre pensamento e signo no artigo Questões concernentes a certas faculdades reivindicadas para o homem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio ; GURICK, Amaral . Pragmatismo peirceano no artigo ?Questões referentes a certas faculdades reivindicadas para o homem?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . O conceito de mediação e o modelo reticular de Latour. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . Design & linguagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, Tarcisio . Dos signos à rede. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . 'Noções básicas de animação'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDOSO, Tarcisio . I Mesa Vespertina - Dos signos à rede - confrontações entre a teoria ator-rede em B. Latour e a semiótica em C. S. Peirce. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, Jenifer Santos . Transversal looks: the cinema as clipping of the social reality. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUZ, Sandro Otávio ; CARDOSO, Tarcisio . Universal esperanto and the visual signs out of the solar system. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Construção de significado na Web Semântica: uma crítica semiótica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . Design e linguagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, Tarcisio ; GURICK, Amaral . Alguns apontamentos sobre a importância do desenvolvimento dos Grafos Existenciais na definição de signo como uma relação triádica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . Web 3.0 - a internet do futuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARDOSO, Tarcisio . Inovação e Novas tecnologias na WEB e nos meios digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARDOSO, Tarcisio . Não-representação na semiótica peirceana: um olhar para a pluralidade do signo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . Funções não-representativas no design pós-moderno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . Objetos enquanto signos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio ; SANTAELLA, M. L. . Análise semiótica de Ray Gun, um estudo de caso: por uma recolocação do problema da função de signo no design gráfico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOSO, Tarcisio . Necessidade e interpretação, questões para o design gráfico pós-moderno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio ; SANTAELLA, M. L. . Confluências entre a semiótica peirciana e a concepção do design em Bürdek. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOSO, Tarcisio . O valor epistemológico da provocação 2019 (Réplica a comentários críticos).
-
CARDOSO, Tarcisio . Tecnologia, sociedade, cultura ? diferentes forças de moldagem 2019 (Comentários críticos sobre artigo).
-
CARDOSO, Tarcisio . A epistemologia da mediação em Bruno Latour. São Paulo 2015 (Tese de doutorado).
-
SANTAELLA, M. L. ; CARDOSO, Tarcisio . Por um pensamento híbrido na comunicação (entrevista com Lucia Santaella). São Paulo (BRA); Quilmes (ARG): ALAIC - Revista latinoamericana de ciencias de la comunicacion, 2014 (Entrevista em periódico científico).
-
CARDOSO, Tarcisio . Funções não-representativas no design gráfico pós-moderno 2010 (Dissertação de mestrado).
Outras produções
SANTAELLA, M. L. ; CARDOSO, Tarcisio . Por um pensamento híbrido na comunicação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTAELLA, M. L. ; NOTH, W. ; CARDOSO, Tarcisio ; POLICARPO, C. ; GAZONI, R. ; GALA, A. ; YUNGK, I. ; CAMARGO, A. M. ; GURICK, Amaral ; RIBEIRO, M. . Transobjeto. 2014; Tema: Confrontos entre o realismo especulativo e o realismo de C. S. Peirce. (Blog).
CARDOSO, Tarcisio . Identidade visual - IV Enecamb (Encontro nacional de ciências ambientais). 2016. Programação Visual.
CARDOSO, Tarcisio . Identidade visual LEF (Laboratório de Eletroestimulação Funcional - UFBA). 2012. Programação Visual.
CARDOSO, Tarcisio . Identidade visual - Limiar Run. 2006. Programação Visual.
CARDOSO, Tarcisio . Website de Leda Tenório (professora e pesquisadora em comunicação e semiótica). 2009 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Website Associação Baiana de Biomecânica. 2008 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Website do Grupo Equipe. 2008 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio ; PETERNELLA, F. L. . Material gráfico da exposição artística. 2007 (Mídia Impressa) .
CARDOSO, Tarcisio ; PETERNELLA, F. L. . Site Professor Paulo Souza. 2007 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Identidade Corporativa - Clínica Qualyfisio. 2007 (Projeto de Sinalização) .
CARDOSO, Tarcisio . Site e sistema de Identidade Visual - Associação Baiana de Biomecânica. 2007 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Multimidia Adriana Toledo. 2006 (Multimidia - Apresentação Digital) .
CARDOSO, Tarcisio ; PETERNELLA, F. L. . Site Boomerangue Eventos. 2006 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Identidade Visual Carlos Carrion. 2006 (Identidade Visual) .
CARDOSO, Tarcisio . Identidade Visual Weider Rocha. 2006 (Identidade Visual) .
CARDOSO, Tarcisio . Cartaz de divulgação do Curso de Eletroterapia Baseada em Evidências. 2006 (Mídia Impressa) .
CARDOSO, Tarcisio ; PETERNELLA, F. L. . Site Inscrição Congresso Jovens Nacional do Instituto Gurdjieff Brasil. 2006 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Mala direta por e-mail do Curso de Eletroterapia Baseada em Evidências. 2006 (Serviço de Divulgação Eletrônica) .
CARDOSO, Tarcisio . Identidade Visual Limiar Run. 2006 (Identidade Visual) .
CARDOSO, Tarcisio . Convite para evento do Instituto Gurdjieff. 2006 (Convite Impresso) .
CARDOSO, Tarcisio . Certificado de participação no Curso de Eletroterapia Baseada em Evidências. 2006 (Certificado Impresso) .
CARDOSO, Tarcisio . Site Fisioterapia Abrahão e Katia. 2005 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Identidade Visual FAK. 2005 (Identidade Visual) .
CARDOSO, Tarcisio . Mala direta por e-mail FAK. 2005 (Serviço de Divulgação Eletrônica) .
CARDOSO, Tarcisio . Projeto luminária translúcida. 2005 (Projeto de Produto) .
CARDOSO, Tarcisio . Convite para evento particular (festa havauana). 2005 (Convite Impresso) .
CARDOSO, Tarcisio ; TRAUTMAN, R. . Multimidia Ciarte - Atelie de Arte. 2004 (Multimidia - Apresentação Digital) .
CARDOSO, Tarcisio . Projeto de Sinalização - Clínica Qualite. 2004 (Projeto de Sinalização) .
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, A. . Multimidia Terravista. 2004 (Multimidia - Apresentação Digital) .
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, A. . Site Flavio Menezes. 2003 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Multimidia Estudio Espinheira. 2003 (Multimidia - Apresentação Digital) .
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, A. . Multimidia Edifício Mansão Horto Florestal. 2003 (Multimidia - Apresentação Digital) .
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, A. . Site Estúdio Espinheira. 2003 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio ; SOUZA, A. . Site Construtora JL. 2003 (Website) .
CARDOSO, Tarcisio . Site Dr. Cascadura. 2002 (Website) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Formação mediada de crenças e desinformação, Descrição: Pesquisa de pós-doutorado (Coordenador: Dr. Tarcísio Cardoso) com supervisão do prof. Dr. Winfried Nöth (TIDD/PUC-SP). Estágio pós-doutoral no exterior na University of Glasgow (UK), com supervisão da profa. Dr. Mona Simion.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tarcísio de Sá Cardoso - Coordenador / Winfried Maximilian Nöth - Integrante / Mona Simion - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.
-
2023 - 2023
Belief formation: dialogues with modernity and contemporary epistemological dilemmas, Descrição: International cooperation project between Peirce Edition Project (IUPUI) and Research Group on Semiotics and Cultures of Communication of Bahia (GPESC-BA). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tarcísio de Sá Cardoso - Coordenador / André De Tienne - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2021 - Atual
Mediação por signos: formação de imaginários e crenças no social midiatizado, Descrição: Esta pesquisa visa somar esforços para caminhar rumo à compreensão dos modos pelos quais as mediações por signos agenciam crenças, opiniões, imaginários e visões de mundo no social midiatizado. Acredita-se que as problemáticas contemporâneas da midiatização e da epistemologia da comunicação podem ganhar criticidade para estudar os agenciamentos mediados de crenças caso dialoguem com a teoria semiótica de Charles S. Peirce, que pode ser entendida não apenas como teoria dos signos, mas também como uma teoria dos modos de se construir sistemas de linguagem e de promover crenças na esfera social. Tomando como ponto de partida o contexto da disputa de narrativas e da pós-verdade emergentes na atual fase da midiatização, a presente pesquisa propõe incluir a teoria semiótica e os debates epistemológicos sobre pragmatismo, construtivismo e relativismo para contribuir com a caracterização da produção semioticamente mediada de crenças, opiniões e imaginários no social midiatizado. Tal proposta, a ser esclarecida a seguir, constitui uma diferenciação em relação à minha pesquisa anterior (Mediação em algoritmos: epistemologia, modos de existência e semiose), na medida em que pretende destacar dilemas sociológicos e filosóficos da mediação e midiatização em um mundo marcadamente digital, de modo a incluir questões epistemológicas da comunicação, em especial aquelas relativas aos agenciamentos mediados de crenças, na esperança de que tal recorte possa nos permitir repensar questões próprias à epistemologia da comunicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tarcísio de Sá Cardoso - Coordenador.
-
2019 - 2021
Mediação em Algoritmos: Epistemologia, Modos de Existência, Semiose, Descrição: Esta pesquisa consiste em uma investigação teórica a respeito dos processos de mediação presentes na cultura dos algoritmos e suas contribuições possíveis para a epistemologia da comunicação, tendo como pano de fundo a epistemologia de Bruno Latour, com especial destaque para as Investigações sobre os Modos de Existência (IME) (LATOUR, 2013) e a epistemologia de Charles S. Peirce, com especial destaque para a teoria semiótica (PEIRCE, 1978). Tal proposta, a ser esclarecida a seguir, caracteriza-se como uma continuidade e uma diferenciação em relação à pesquisa anterior (Dilemas das mídias na era digital: confrontação de modelos clássicos e contemporâneos da comunicação), na medida em que pretende dar seguimento ao estudo de dilemas sociológicos e filosóficos da comunicação na era digital, mas agora com o escopo mais recortado no modo como as questões relativas aos agenciamentos algorítmicos podem nos permitir repensar questões próprias à epistemologia da comunicação. O ponto de partida da presente pesquisa é a tese de Tarleton Gillespie (2014), segundo a qual o algoritmo é um componente tecnológico central para o ?ambiente mediado? (GILLESPIE, 2014, p. 188) no qual estamos inseridos, na medida em que operam como ?máquinas de conhecimento? (GILLESPIE, 2014, p. 192). Acredita-se que as perspectivas epistemológicas latouriana e peirceana a serem adotadas possam contribuir com o campo da comunicação especialmente se considerarmos a proeminência das mediações sociotécnicas composta por atores humanos e não humanos, isto é, sistemas cognitivos naturais e artificiais, pessoas, instituições, mídias móveis, banco de dados e os mais variados tipos de máquinas e dispositivos de produção de sentido e semiose, bem como seus agenciamentos na sociedade marcada por mediações digitais. Tendo em vista contribuir para a epistemologia da comunicação a partir de tais atores e agenciamentos, este estudo busca responder a seguinte questão: como a literatura especializada trata o tema da mediação dos algoritmos e que dinâmicas epistêmicas esta mediação de algoritmos promove?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tarcísio de Sá Cardoso - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2019
Dilemas da comunicação na era digital: confrontação de modelos clássicos e contemporâneos, Descrição: Estudo dos modelos teóricos clássicos da comunicação confrontando-os com modelos mais contemporâneos, no intuito de trazer para a comunicação uma contribuição de duas vias: por um lado, revisitar as propostas teóricas clássicas da comunicação pode reforçar sua relevância para o campo, atualizando aquelas propostas no que for possível para dar conta de questões atuais (considerando as diferenças históricas dos respectivos contextos); por outro lado, trazer aquelas propostas para o centro dos debates relativos à cibercultura pode acrescentar uma luz bastante peculiar aos dilemas próprios do digital, mas que as formulações teóricas recentes ainda não puderam resolver. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa, pretende-se incluir aos poucos diferentes subprojetos que incorporem alunos de todos os níveis acadêmicos e colaboração permanente com centros de pesquisa. Dos resultados obtidos, pretende-se produzir artigos científicos, livros e capítulos de livros, plataformas digitais entre outras produções técnicas e científicas que auxiliem no desenvolvimento da Ciência da Comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tarcísio de Sá Cardoso - Coordenador.
Prêmios
2017
XXIV Expocom - Melhor Trabalho Nacional - modalidade: Programa laboratorial de TV, Intercom (XXIV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia. , Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina, 40170115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836176, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação da Bahia GPESC-BA.Linhas de pesquisa
-
04/2022
Ensino, Comunicação e Cultura Contemporânea, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Semiótica, mediatização e midiatização
-
04/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da comunicação, Temas especiais em semiótica, Elaboração de projeto em comunicação, Temas especiais em comunicação
-
04/2017 - 12/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Faculdade de Comunicação.Linhas de pesquisa
-
12/2018 - 08/2020
Direção e administração, Reitoria, Faculdade de Comunicação.Cargo ou função, Coordenador de Colegiado de Graduação.
2025 - 2025
University of GlasgowVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Researcher, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Research Collaboration Project ('Disinformation and Mediated Belief Formation'), part of my current research project ('Mediation by signs: formation of imaginaries and beliefs in the mediatized social environment').KnowledgeLab project. Cogito Epistemology Research Centre.Supervisor: Prof. Mona Simion
2024 - 2025
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante
2023 - 2023
Indiana University-Purdue University IndianapolisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Scholar, Carga horária: 40
Outras informações:
Missão de Pesquisa no Exterior com bolsa CAPES (Edital 004/2022 CAPES PRINT UFBA) no Peirce Edition Project, situado na School of Liberal Arts, da Indiana University. O Peirce Edition Project (PEP) é um projeto editorial dirigido pelo Dr. André De Tienne para o desenvolvimento de pesquisa e publicação da obra do filósofo norteamericano Charles Sanders Peirce. O PEP recebe pesquisadores de todas as partes do mundo como pesquisadores temporários, mediante aprovação prévia do projeto de pesquisa do pesquisador.
2012 - 2017
Fapcom - Pia Sociedade de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - 2017
Centro Universitário Belas Artes de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2010 - 2014
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Atuação na área de Design, Design gráfico, Tecnologia em sistemas para internet, Tecnologia em Jogos Digitais
2010 - 2012
Sociedade Educacional Soibra S/S LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2008 - 2011
ProbuildingVínculo: Empresário, Enquadramento Funcional: Sócio empresário de empresa de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tarcísio de Sá Cardoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?