Antônio Alves Dias Neto

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2005) e mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento, saúde pública, fatores de risco de contaminação da água, esquistossomose e coleta seletiva.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ENGENHEIRO SANITARISTA E AMBIENTAL: ELA OCORRE? UMA ANÁLISE DE PERCURSOS CURRICULARES DO DISCENTE E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES. O CAMINHAR DO ESTUDANTE E O PLANEJAR E AGIR DO PROFESSOR.,
Sandra Lucia Escovedo Selles. Palavras-chave: Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar; Engenharia Sanitária e Ambiental.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana

2006 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos Praticada pelo Estado da Bahia, 1989-2007,Ano de Obtenção: 2009
Luiz Roberto Santos Moraes.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Gestão; Resíduos Sólidos; Estado.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos

2005 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Uma avaliação do instrumento de outorga de uso dos recursos hídricos
Orientador: Martha Schaer Barbosa

Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental

1999 - 2005

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Remoção de Nutrientes. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2010 - 2010

Aspectos Téc. do Reúso de Água na Agricultura. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Planejamento, Proj. e Op. de Aterros Sanitários. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Ofic. Elab. de Plano Munic. de Saneamento Básico. (Carga horária: 40h). , Rede de capacitação e EXtensão Tecnologica em Saneamento Ambiental, RECESA NURE NE, Brasil.

2007 - 2007

Processo Decisório Ambiental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2006 - 2006

Planejamento, Projeto e Operação de Aterros Sanit.. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Praticas Pedagógicas Interdisciplinares.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Soluções Sanitárias Unidomiciliares Apropriadas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Conflitos Ambientais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão de Resíduos Sólidos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão de Recursos Hídricos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Soluções Sanitárias Unidomiciliares Apropriadas: um estudo de caso aplicado á uma residencia na região metropolitana de São Luis, Maranhão, Brasil. 2016. (Congresso).

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Análise Descritiva de Registros de Avaliação de Danos de Desastres da SEDEC. 2016. (Congresso).

Mesa Redonda do CREA Jr./MA.O Papel do Engenheiro para Construção de um Mundo Melhor. 2016. (Outra).

III SEMANA DE ENGENHARIA.Lei das Águas, novo código florestal. 2015. (Outra).

ÎII Semana de Engenharia da UFMA.Leis das Águas, Novo Código Florestal. 2015. (Encontro).

II Semana de Engenharia Civil da Maurício Nassau.Minicurso: Saneamento Básico. 2015. (Outra).

II Semana de Engenharia.Soluções Sanitárias como Estratégia de Convívio com a Seca. 2014. (Outra).

27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Trabalhos Técnicos Diversos. 2013. (Congresso).

27 Congresso de eng. sanit. e amb.. trabalhos técnicos diversos. 2013. (Congresso).

IV Seminário Internacional de Eng. de Saúde Pública.Revisando Paradigmas da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil. 2013. (Seminário).

XVII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. As soluções práticas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos domiciliares no Brasil. 2013. (Exposição).

XVII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Revisando as Soluções para Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Utilizadas nos Municípios Brasileiros. 2013. (Exposição).

Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Casos de dengue notificados ao SINAN e precariedade de serviços públicos de saneamento básico no Brasil. 2012. (Congresso).

II Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Princípios Estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (Lei n.11.445/2007): os dados gerados pelas instituições no Brasil permitem analisar o seu atendimento?. 2012. (Congresso).

II Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. A ocorrência de Dengue no Estado da Bahia como um indicador da necessidade de investimentos em saneamento.. 2012. (Congresso).

XV Simpósio Luso-Brasileiro de Eng. Sanit. e Amb..Leptospirose no Brasil e sua relação com a precariedade de componentes do saneamento básico. 2012. (Simpósio).

XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanit. e Amb.. Princípios e diretrizes nacionais para o saneamento básico: os dados gerados pelas instituições permitem analisar o atendimento?. 2012. (Congresso).

26 Congresso de eng. sanit. e amb.. A relação entre casos de esquistossomose e o saneamento no Brasil. 2011. (Congresso).

26 Congresso de eng. sanit. e amb.. foram avaliados diversos trabalhos técnicos. 2011. (Congresso).

XV Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. Casos de Leptospirose e sua relação com o saneamento básico no Brasil.. 2011. (Exposição).

XV Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. Esquistossomose e sua relação com o saneamento básico no Brasil. 2011. (Exposição).

XV Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. Revisando Paradigmas da Gestão de Resíduos Sólidos. 2011. (Exposição).

XV Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. A relação entre os casos de dengue e o saneamento básico no Brasil. 2011. (Exposição).

XV Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. Esquistossomose e sua relação com o saneamento básico no Brasil. 2011. (Exposição).

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA. Uma breve discussão sobre o conceito de déficit em saneamento básico no Brasil e proposição para uma nova definição. 2010. (Congresso).

I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA. Uma discussão sobre os paradigmas de gestão dos resíduos. 2010. (Congresso).

X Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Uma discussão sobre as competências dos três entes federados do Brasil na gestão dos resíduos sólidos. 2010. (Simpósio).

XIV Exposição de Experiências Municipais de Saneamento. Estudo sobre as competências dos três entes federados na gestão dos resíduos sólidos no Brasil. 2009. (Exposição).

XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Avaliação econômica da atividade de valorização de resíduos sólidos urbanos: uma contribuição preliminar ao desenho metodológico. 2008. (Simpósio).

3o. Congresso nacional de Meio Ambiente. 3º Congresso Nacional do Meio Ambiente. 2004. (Congresso).

XXII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA.XXII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA. 2002. (Seminário).

XX Seminario Estudantil de Pesquisa.XX Seminario Estudantil de Pesquisa. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael Melo de Sousa

Cutrim, Sérgio; HELLUY, V.;Dias Neto, Antônio Alves. Análise de Relatórios de Sustentabilidade Modelo GRI de Empresas Brasileiras do Setor Energético que Fazem Parte do Índice de Sustentabilidade Dow Jones. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Risco - PROMINP) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayara Tavares Coimbra

Cutrim, Sérgio; HELLUY, V.;Dias Neto, Antônio Alves. Sustentabilidade: Conceitos e Estratégias da Petrobrás Segundo as Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Risco - PROMINP) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roberto Brum Corrêa

BORNIERBALE, Thomas; SILVA, Fernando Carvalho;Dias Neto, Antônio Alves. Proposta para um Roteiro Prático para avaliação de viabilidade ambiental de unidades envasadoras e distribuidoras de GLP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Campo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thaise Raquel Nunes dos Santos

BORNIERBALE, Thomas; SILVA, Fernando Carvalho;Dias Neto, Antônio Alves. Identificação dos impactos ambientais na implantação e operação de gasodutos e oleodutos onshore. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Campo) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Álvaro José da Silva Costa

VENANCIO, L. C. A.; SANTOS, M. A. A.;Dias Neto, Antônio Alves. CONTROLE DA PROPAGAÇÃO DE ONDAS SONORAS: UM ESTUDO DE CASO COM PROPOSIÇÕES PARA MELHORIAS DA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO ALUNO-PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: João Victor Serrão Fernandes

BRUSTOLIN, Cindia;Dias Neto, Antônio Alves; SOUSA, J. K. C.; SANTOS, Juliana de Faria Lima; ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira. Diagnóstico das Condições Sanitárias Considerando os Aspectos Sociais, Ambientais e Econômicos da Comunidade Quilombola de Santa Maria dos Pretos de Itapecuru Mirim-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Anderson Santos de Moraes

Dias Neto, Antônio Alves; MORAES, R. S.; SAGADILHA, A. B. P.. Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil no Município de São Luís-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mauro Cardoso Souza

Dias Neto, Antônio Alves; MORAES, R. S.; ARAUJO, R.C.. Gestão de RCC no Município de São Luís - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leandro Almeida Santos

Dias Neto, Antônio Alves; MORAES, R. S.; SANTOS, M. A. A.. GRCC no município de São Luís - MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mauro Cardoso Souza

SANTOS, A. B. P. S.;DIAS NETO, A. A.; Santos, M.L.L. de O.. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leandro Almeida Santos

SANTOS, A. B. P. S.; SANTOS, M. L. L. O.;Dias Neto, Antônio Alves. "GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Letícia Fernanda Brito Moraes

LUCCA, A. S.; SAGADILHA, A. B. P.; RODRIGUES, Jean Robert Pereira;DIAS NETO, A. A.. Emprego do Bagaço da Cana de Açucar em Processos Industriais: Uma revisão bilbliográfica da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elder Sulivan Silva de Sá

SANTOS, W. M. T.;Dias Neto, Antônio Alves; VENANCIO, L. C. A.. Avaliação das Fases Cristalinas usando Lama Vermelha na Composição do Concreto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucas Felipe Domingues Ribeiro

ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira;Dias Neto, Antônio Alves; VENANCIO, L. C. A.. Uma Abordagem da Gestão e Gerenciamento dos RCC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucas Felipe Domingues Ribeiro

ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.;Dias Neto, Antônio Alves; VENANCIO, L. C. A.. UMA ABORDAGEM DA GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: um apontamento da destinação dos RCC?s no Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Angela Cristina Sousa Silva

Dias Neto, Antônio Alves; COSTA, N. S.; Almeida Dias, Rosani Brune. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL RENATO ARCHER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática a distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ADRIANE CARVALHO DO NASCIMENTO

COSTA, N. S.; Almeida Dias, Rosani Brune;Dias Neto, Antônio Alves. "PROPOSTA DE INSERÇÃO DE VIDEOAULAS, DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY, NO CURRICULUM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL ADALBERTO MENDES FILHO NO 6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática a distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ricardo Gomes Ferraz

SUASSUNA, Rita de Cáscia AvelinoSILVA, Júlia Ferreira daDIAS NETO, A. A.. Caracterização Físico-química e microbiológica de esgoto bruto e estudos de dados de projeto da estação de tratamento de esgoto da cidade de Barreiras - Ba.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal da Bahia.

ROSENDO, D. C.; SILVA, L. R.;Dias Neto, Antônio Alves. Portaria n.110/2015 - provimento de cargo da carreira do Magistério Superior. 2015. Universidade Federal do Maranhão.

Dias Neto, Antônio Alves; AMARAL, H. L. S.; ZANETTI, M. S.. Ordem de Serviço n.29/2014-BCT Comissão para Avaliação de Provas de Títulos para Carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

Dias Neto, Antônio Alves; AMARAL, H. L. S.; ZANETTI, M. S.. Concurso Público de Provas de Títulos para Ingresso na Carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

Dias Neto, Antônio Alves; MOREIRA, Mauro de Paula; COSTA, José de Ribamar Macedo. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior, na área de Engenharia Ambiental. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

DIAS NETO, A. A.. Trabalhos Técnicos do 27 Congresso Brasileiro de Eng. Sanitária e Ambiental. 2013. Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Fatima da Silva Nunesmaia

MORAES, L. R. S.; ZANTA, V. M.;NUNESMAIA, M. F. S.. Gestão de resíduos Sólidos Urbanos Praticada pelo Estado da Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Escola Politécnica UFBA.

Vânia Medeiros Gasparello

SELLES, Sandra E.;GASPARELLO, Vânia M.; ANDRADE, E. P.; HENRIQUES, E. M. O.; OLIVEIRA, M. M.. A formação do engenheiro sanitarista e ambiental frente aos debates interdisciplinares: uma análise de percursos curriculares discentes e de práticas pedagógicas docentes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Monica Vasconcellos

VASCONCELLOS; HENRIQUES, E. M. O.; ANDRADE, E. P.; NASCIMENTO, I. V.; SOUZA, L. H. P.; GASPARELLO, V. M.. As narrativas docentes discentes em torno das oficinas interdisciplinares de um Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Roberto Santos Moraes

MORAES, Luiz Roberto Santos; ZANTA, Viviana Maria; NUNESMAIA, Maria de Fátima da Silva. Gestão de Resíduos Sólidos: Uma Discussão sobre o Papel das Políticas Públicas e Arranjos Institucionais do Estado. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.

Viviana Maria Zanta

ZANTA, V.M.; MORAES, L. R. S.; NUNESMAIA, M. F. S.. Gestão de Resíduos Sólidos - Uma discussão sobre o papel das politicas públicas e arranjos institucionais do Estado. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.

Emmanuel Paiva de Andrade

HENRIQUES, E. M. O.;ANDRADE, E. P.; VASCONCELLOS, M.; NASCIMENTO, I. V.; GASPARELLO, V. M.; SOUZA, L. H. P.. As narrativas docentes e discentes em torno das oficinas interdisciplinares de um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Emmanuel Paiva de Andrade

SELLES, S. E.;ANDRADE, E. P.; HENRIQUES, E. M. O.; OLIVEIRA, M. M.; GASPARELLO, V. M.. A formação do engenheiro sanitarista e ambiental frente aos debates interdisciplinares: uma análise de percursos curriculares discentes e de práticas pedagógicas docentes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Marcos Marques de Oliveira

SELLES, S. L. E.; ANDRADE, E. P.; HENRIQUES, E. M. O.; GASPARELLO, V. M.;OLIVEIRA, Marcos Marques de.. A formação do engenheiro sanitarista e ambiental frente aos debates interdisciplinares: uma análise de percursos curriculares discentes e de práticas pedagógicas docentes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Sandra Lucia Escovedo Selles

SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P.; GASPARELLO, V. M.; HENRIQUES, E. M. O.; OLIVEIRA, M. M.. A formação do engenheiro sanitarista e ambiental frente aos debates interdisciplinares: uma análise de percursos curriculares discentes e de práticas pedagógicas docentes. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

ARTUR LOPES RIBEIRO

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA VIABILIDADE DE UMA USINA DE MAREMOTRIZ NA BARRAGEM DO BACANGA (SAO LUÍS - MA); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Artur Silva de Souza

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA VIABILIDADE DE UMA USINA DE MAREMOTRIZ NA BARRAGEM DO BACANGA (SÃO LUÍS-MA); ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Anderson Serra Câmara

Gestão de Resíduos da Construção Civil no município de São Luis; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Leandro Almeida Santos

Gestão de resíduos sólidos da construção civil: uma análise dos ecopontos do município de São Luis-MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Mauro Cardoso Souza

Possibilidades metodológicas para analisar a Gestão dos Resíduos da Construção Civil no município de São Luis - MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

João Victor Serrão Fernandes

Proposta de diagnóstico das condições sanitárias, considerando os aspectos sociais, ambientais e aconomicos da comunidade quilombola de Santa Maria dos Pretos de Itapecuru Mirim-Ma; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Leandro Almeida Santos

Gestão de Resíduos da Construção Civil: Um estudo de caso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Mauro Cardoso Souza

Análise do funcionamento de Ecopontos no Município de São Luís - MA; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

VICTOR LINDOSO DA NOBREGA

Manejo das Águas Pluviais no Centro Pedagógicos Paulo Freire; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Pedro Licerio Rodrigues Viegas

Manejo das Águas Pluviais no Centro Pedagógico Paulo Freire; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

José Rodrigues Delfino

Técnicas de Prevenção da Poluição Aplicadas em Refinarias de Petróleo e Gás; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Risco - PROMINP) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Antônio Alves Dias Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Jorge Almeida Santana

CARACTERISTICAS E FATORES DETERMINANTES DA QUALIDADE DA ÁGUA: UM ESTUDO NA CIDADE DE SALVADOR; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão da UFBA; Orientador: Marcos Jorge Almeida Santana;

Martha Schaer-Barbosa

Uma Avaliação do Instrumento de Outorga de Uso dos Recursos Hídricos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Gerenciamento de RH) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Martha Schaer-Barbosa;

Patrícia Campos Borja

Qualidade da Água em Salvador; 2003; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patricia Campos Borja;

Eda Maria de Oliveira Henriques

As Narrativas Docentes e Discentes Em Torno Das Oficinas Interdisciplinares De Um Curso De Engenharia Ambiental e Sanitária; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Eda Maria de Oliveira Henriques;

Luiz Roberto Santos Moraes

Gestão de Resíduos Sólidos: Uma Discussão Sobre o Papel das Políticas Públicas e Arranjos Institucionais do Estado; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Luiz Roberto Santos Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos ; DIAS NETO, A. A. ; Silva, Alessandra Gomes Lopes S. ; Andrea Andrade Prudente ; Luciana Santiago Lopes . Panorama Nacional do Saneamento Básico no Brasil. 1. ed. Brasília: Ministério das Cidades, 2011. v. 2. 333p .

  • DIAS NETO, A. A. ; BORJA, Patrícia Campos ; ALMEIDA, R. ; DIAS, M. C. ; ALVARES, M. L. P. ; CRUZ, C. S. ; LOUREIRO, A. L. ; MORAES, L. R. S. ; SILVA, R. L. . Avaliação Quali-quantitativa dos Serviços de Saneamento da Cidade de Salvador. In: FUNASA. (Org.). Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública. Brasília: Núcleo de Editoração e Mídias de Rede/Ascom/Presi/Funasa/MS, 2004, v. , p. 27-66.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. . The perception of experts on assignements of different sheres of government in solid waste management (SWM) in Brazil.. In: XIII Simposio Internazionale di Ingegneria Sanitaria Ambientale, 2016, Roma. Proceedings of X SIDISA/XIII SIBESA, 2016. v. 1. p. 1-11.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. . Revisitando Paradigmas da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil. In: II África Sustainable Waste Management, 2014, Luanda. Proceedings of II ASWM. Lisboa: ISWA/APESB, 2014. p. 1-5.

  • DIAS NETO, A. A. ; VIEIRA, Maressa de Lacerda ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Revisitando as Soluções para Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Utilizadas nos Municípios Brasileiros.. In: XVII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento da ASSEMAE, 2013, Vitória. Anais da XVII EEMS/43a. Assembleia da ASSEMAE. Brasília. Distrito Federal: ASSEMAE, 2013. p. 1-11.

  • DIAS NETO, A. A. ; ALVES, Vinícius Frazão Barreto ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . As Soluções Práticas de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos Domiciliares no Brasil. In: XVII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento da ASSEMAE,, 2013, Vitória. Anais da XVII EEMS/43a. Assembleia da ASSEMAE.. DF: ASSEMAE, 2013. p. 1-11.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Leptospirose no Brasil e sua relação com a precariedade de componentes de saneamento básico. In: XV Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Belo Horizonte. Anais do XV SILUBESA. Rio de Janeiro: ABES, 2012. p. 1-6.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; BORJA, Patrícia Campos ; MORAES, L. R. S. . Princípios das diretrizes nacionais para o saneamento básico: os dados gerados pelas instituições do Brasil permitem analisar o atendimento?. In: XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Salvador. Anais do XXXIII CAIDIS. Rio de Janeiro: ABES, AIDIS, 2012. p. 1-10.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Casos de dengue notificados ao SINAN e precariedade de serviços públicos de saneamento básico no Brasil.. In: XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Salvador. Anais do XXXIII CAIDIS. Rio de Janeiro: ABES/AIDIS, 2012. v. 1. p. 1-7.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. . Revisiting paradigms on solid waste management in Brazil.. In: SIDISA 2012/11o. SIBESA, 2012, Milão. Proceedings of SIDISA 2012.. ROMA: ANDIS,, 2012. v. 1. p. 1-7.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. . REVISANDO OS PARADIGMAS DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. In: 41a Assembleia da ASSEMAE, 2011, Salvador. 41a Assembleia da ASSEMAE, 2011.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . ESQUISTOSSOMOSE E SUA RELAÇÃO COM O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL. In: 41a Assembleia da ASSEMAE, 2011, Campinas. 41a Assembleia da ASSEMAE, 2011.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . A relação entre os casos de dengue e o saneamento básico no Brasil. In: 41. Assembleia Nacional da ASSEMAE, 2011, Campinas. 41. Assembleia Nacional da ASSEMAE, 2011.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . CASOS DE LEPTOSPIROSE E SUA RELAÇÃO COM O SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL. In: XV Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, 2011, Campinas. XV Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, 2011.

  • DIAS NETO, A. A. ; BORJA, Patrícia Campos ; MORAES, L. R. S. . A relação entre casos de esquistossomose e o saneamento básico no Brasil. In: 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: CABES, 2011. v. 1. p. 1-9.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. . Uma discussão sobre as competências dos três entes federados do Brasil na Gestão dos Resíduos Sólidos. In: X Simpósio Italo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010, Maceió. X Simpósio Italo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2010. v. X.

  • Silva, Alessandra Gomes Lopes S. ; Dias Neto, Antônio Alves ; BORJA, Patrícia Campos ; MORAES, L. R. S. . O Conceito de Déficit em Saneamento Básico no Brasil: uma breve discussão e proposição para uma nova definição. In: 14o. Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental-SILUBESA, 2010, Porto Alegre. Livro de Actas do 14o. ENaSB/SILUBESACD-ROM. Lisboa: APESB; APRH; ABES, 2010. v. 1. p. 1-17.

  • DIAS NETO, A. A. ; CORREIA, E. S. ; CAPONERO, J. . Atuação do SENAI Unidade CETIND no Desenvolvimento do Programa de Educação Ecológica da Refinaria Landulfo Alves ? RLAM.. In: Congresso da ABIPTI, 2006, 2006, Campinas. Congresso da ABIPTI, 2006, 2006.

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos ; ALVARES, M. L. P. . Water Quality Determing Factors - A Study in Salvador, Bahia, Brazil. In: VII SIMPÓSIO INTERNAZIONALE DI INGEGNERIA SANITARIA AMBIENTAL, 2004, Taormina. SIMPÓSIO INTERNAZIONALE DI INGEGNERIA SANITARIA AMBIENTAL, 2004.

  • FERNANDES, J. V. S. ; BRUSTOLIN, Cindia ; Dias Neto, Antônio Alves . PROPOSIÇÃO DE UM ESTUDO DE DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES SANITÁRIAS, CONSIDERANDO OS ASPECTOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICOS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTA MARIA DOS PRETOS DE ITAPECURU MIRIM ? MA. In: IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Cruz das Almas. ANAIS IV COBESA. Cruz das Almas: UFRB, 2016. p. 1-5.

  • SANTOS, A. L. M. ; Dias Neto, Antônio Alves . Soluções Sanitárias Unidomiciliares Apropriadas: Um estudo de caso aplicado à uma residência na região metropolitana de São Luís, Maranhão, Brasil. In: IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Cruz das Almas. IV COBESA. Cruz das Almas: UFRB, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; Almeida Dias, Rosani Brune . ANÁLISE DESCRITIVA DE REGISTROS DE AVALIAÇÃO DE DANOS DE DESASTRES DA SEDEC. In: IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Cruz das Almas. IV COBESA. Cruz das Almas: UFRB, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . A Ocorrência de Dengue no Estado da Bahia como um Indicador da Necessidade de Investimentos em Saneamento Básico.. In: II Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Feira de Santana. Anais do II COBESA. Feira de Santana: UEFS; UFBA; UFRB,, 2012. v. 1. p. 1-5.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Princípios Estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (Lei no 11.445/2007): Os Dados Gerados pelas Instituições no Brasil Permitem Analisar o seu Atendimento?. In: II Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2012, Feira de Santana. Anais do II COBESA. Feira de Santana: UEFS; UFBA; UFRB,, 2012. v. 1. p. 1-4.

  • Silva, Alessandra Gomes Lopes S. ; Dias Neto, Antônio Alves ; BORJA, Patrícia Campos ; MORAES, L. R. S. . Uma Breve Discussão sobre o Conceito de Déficit em Saneamento Básico no Brasil e Proposição para uma Nova Definição.. In: Uma Breve Discussão sobre o Conceito de Déficit em Saneamento Básico no Brasil e Proposição para uma Nova Definição., 2010, Salvador. I COBESA. Salvador: UFBA, 2010. p. 1-5.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. . Uma Discussão sobre os Paradigmas de Gestão dos Resíduos.. In: I Congresso Baiano de Engenharia Snitária e Ambiental-COBESA, 2010, Salvador. I COBESA. Salvador: UFMA, 2010. v. 1. p. 1-5.

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. . Avaliação econômica da atividade de valorização de resíduos sólidos urbanos: uma contribuição preliminar ao desenho metodológico. In: Simpósio Luso-Brasileiro de Eng. Sanit. e Amb., 2008, Belém. Simpósio Luso-Brasileiro de Eng. Sanit. e Amb.. RJ: ABES, 2008. v. XIII.

  • DIAS NETO, A. A. ; BORJA, Patrícia Campos ; ALVARES, M. L. P. ; MORAES, L. R. S. . Fatores Determinantes da Qualidade da Água Distribuída e Consumida: Um Estudo de caso na Cidade de Salvador, Bahia. In: Congresso nacional de Meio Ambiente, 2004, Salvador. 3º Congresso nacional de Meio Ambiente Anais Volume 1, 2004. v. 1. p. 237-238.

  • DIAS NETO, A. A. ; BORJA, Patrícia Campos ; POLITANO, Maria Lúcia ; SANTANA, Marcos Jorge de Almeida . Fatores Determinantes da Qualidade da Água: Um Estudo de Caso da Cidade do Salvador.. In: XXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003, Salvador. Anais do XXII Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: PIBIC/CNPq, 2003.

  • DIAS NETO, A. A. ; FIÚZA, José Maurício ; MENEZES, Carolina Torres ; CARMO, Arilma ; CERQUEIRA NETO, Teodulo ; BORJA, Marta . Eu acredito em coleta seletiva.. In: XX Seminário Estudantil de Pesquisa, 2001, Salvador. Anais XX Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: PIBIC/CNPq, 2002. v. 1. p. 92-92.

  • ALVES, Vinícius Frazão Barreto ; Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . As soluções e práticas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos domiciliares no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, Maressa de Lacerda ; Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Revisando as soluções para drenagem e manejo de águas pluviais utilizadas nos municípios brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Casos de dengue notificados ao SINAN e precariedade de serviços públicos de saneamento básico no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Princípios das diretrizes nacionais para o saneamento básico: os dados gerados pelas instituições do Brasil permitem analisar o saneamento?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Leptospirose no Brasil e sua relação com a precariedade de componentes do saneamento básico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Casos de Leptospirose e sua relação com o saneamento básico no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . A Relação entre os casos de dengue e o saneamento básico no Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. . Revisitando os paradigmas de gestão dos resíduos sólidos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Esquistossomose e sua relação com o saneamento básico no Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . A relação entre os casos de esquistossomose e o saneamento no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS NETO, A. A. ; MORAES, L. R. S. . Uma discussão sobre os paradigmas de gestão dos resíduos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Alessandra Gomes Lopes S. ; DIAS NETO, A. A. ; BORJA, Patrícia Campos ; MORAES, L. R. S. . Uma breve discussão sobre o conceito de déficit em saneamento básico no Brasil e proposição para uma nova definição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS NETO, A. A. . Uma discussão sobre as competências dos três entes federados do Brasil na gestão dos resíduos sólidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS NETO, A. A. . Estudo sobre as competências dos três entes federados na gestão dos resíduos sólidos no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS NETO, A. A. . Avaliação econômica da atividade de valorização de resíduos sólidos urbanos: uma contribuição preliminar ao desenho metodológico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Dias Neto, Antônio Alves ; MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos . Fatores Determinantes da Qualidade da Água Distribuída e Consumida: Um estudo de caso na Cidade de Salvador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Dias Neto, Antônio Alves ; Santos, A. B. dos ; Andrade Neto, C. O. ; Lordelo, Lidiane M.K.L. ; BORJA, Patrícia Campos ; Orrico, Silvio R. M. ; Nunes, Ana B. de A. ; Salles, Wendell F, de L. . Conclusão dos Projetos das Engenharias. 2014.

Dias Neto, Antônio Alves . Comissão para elaboração dos projetos pedagógicos das Engenharias. 2013.

DIAS NETO, A. A. . 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2010.

DIAS NETO, A. A. . Políticas Públicas em Saneamento Básico no Município de Barreiras/BA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Dias Neto, Antônio Alves . Saneamento Ambiental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Dias Neto, Antônio Alves . Soluções Sanitárias como Estratégias de Convívio com a Seca. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Dias Neto, Antônio Alves ; Silva, Fernando Carvalho . Gestão Ambiental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, L. R. S. ; BORJA, Patrícia Campos ; Silva, Alessandra Gomes Lopes S. ; Dias Neto, Antônio Alves ; Andrea Andrade Prudente ; Luciana Santiago Lopes . Análise Situacional do Deficit em Saneamento Básico. 2011. (Relatório de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Panorama Nacional do Saneamento Básico no Brasil, Descrição: O projeto Panorama do Saneamento Básico do Brasil tem como objetivo elaborar: i) o Diagnóstico Analítico do saneamento básico no Brasil; ii) 13 Cadernos Temáticos; iii) a Visão Estratégica para o saneamento básico, numa produção compartilhada entre a UFMG (Coordenação-Geral do Prof. Dr. Léo Heller), a UFBA e a UFRJ, como subsídio para o Plano Nacional de Saneamento Básico-PLANSAB. A UFBA ficou com a responsabilidade de elaborar o volume 2 - Análise Situacional do Déficit em Saneamento Básico no Brasil, sob a coordenaçao do Prof. Luiz Roberto Santos Moraes e o volume 3 - Análise Situacional dos Programas e Ações Federais em Saneamento Básico no Brasil, sob a coordenação da Profa. Dra. Patrícia Campos Borja. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Alves Dias Neto - Integrante / Patrícia Campos Borja - Integrante / Luiz Roberto Santos Moraes - Coordenador / Alessandra Gomes Lopes S. Silva - Integrante / Luciana Santiago Lopes - Integrante / Andrea Andrade Prudente - Integrante., Financiador(es): Ministério das Cidades - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Trabalho premiado na IV Mostra de Experiências Bem-Sucedidas do IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, Fundação Nacional da Saúde.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental de Sanitária. , Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga, 65080805 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32729125

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , DEPLAC, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2013

      Ensino, Matemática a distância, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente e Educação Ambiental

    • 06/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPLAC, .,Cargo ou função, Membro e coordenador da comissão para elaborar projeto pedagógico do curso de Eng. Amb. e Sanit..

    • 02/2013

      Ensino, Bacharelado de Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meio Ambiente e Sustentabilidade

    • 12/2012 - 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Tecnológico, .,Cargo ou função, membro da Comissão Especial de Concursos para o quadro de professores do BCT.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estudo elaborado para o Ministério das Cidades, denominada Panorama do Saneamento Básico no Brasil/PLANSAB.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Instituto de Meio Ambiente (IMA) - órgão ambiental do estado da Bahia.

    Atividades

    • 04/2011 - 04/2012

      Ensino, Engenharia Sanitaria e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento Ambiental, Sistemas Urbanos de Água e Esgoto, Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Esgoto.

  • 2007 - 2009

    Inst. de Meio Ambiente do Estado da Bahia

    Vínculo: REDA, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior - Fiscalização, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuava na fiscalização ambiental de empreendimentos de saneamento tais como sistemas urbanos de água e esgoto e unidades de disposição final de resíduos sólidos.