Adriana Vaz Ferreira Ramos

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora / formadora na SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Grupo ESPACC, coordenado por Lucrécia D'Alessio Ferrara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Figurino, Design de Aparência, Maquiagem e Caracterização. Desde 2016, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na ECA/ USP, no Departamento de Artes Cênicas.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O design de aparência de atores e a comunicação em cena
Lucrécia D'Alessio Ferrara. Palavras-chave: design de aparência; semiótica; espacialidades.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Maquiagem e Caracterização. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Figurino.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

1995 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Indumentária Simbólica: Das Festas ao Teatro. A congada na comunidade dos Arturos.,Ano de Obtenção: 2000
Fernando Segolin.Palavras-chave: congada; arturos; culto; indumentária simbólica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Figurino. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Graduação em Direito

1979 - 1983

Universidade de São Paulo

Graduação interrompida em 1981 em Filosofia

1978 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 1981

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Maquiagem - Efeitos Especiais. (Carga horária: 9h). , Atelier Mari Figueiredo, ATELIER MF, Brasil.

2002 - 2002

Intenções e Rabiscos: para esboçar uma gramát. ... , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2001 - 2001

A Produção Criativa do Ator e a Construção .... , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em O Simbólico e o Diabólico - Dramas e Tramas. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em A Semiótica da Cultura e o Cinema Alemão. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Semiótica Aplicada. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Moda e Comunicazione. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Panorama da Semiótica no Século XX. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Fundamentos da Semiótica da Cultura. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em O Jornalista como Herói. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

1995 - 1995

A Águia e o Cordeiro. , Instituto Pallas Athena, PALLLAS, Brasil.

1993 - 1993

Técnica de Aquarela. , Atelier de Tuneu, TUNEU, Brasil.

1990 - 1993

Desenho de Moda. , Atelier de Rafaela Perucchi, PERUCCHI, Brasil.

1989 - 1991

História da Arte. , Atelier de Luis Lopreto, LOPRETO, Brasil.

1987 - 1989

Desenho. , Atelier de Rubens Matuk, MATUK, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Maquiagem e Caracterização.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ensino/Especialidade: Semiótica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Figurino.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Designer de Aparência de Atores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAMOS, A. V. ; Ximenes, Maria Alice . Coordenação do GT Figurino e Design de Aparência de Atores: caracterizações visuais em diferentes meios e suas interfaces com a moda.. 2009. (Congresso).

RAMOS, A. V. ; OUTROS, . I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera "Interferências das Diversidades nos Sistemas Culturais". 2005. (Congresso).

RAMOS, A. V. ; OUTROS, . Ciclo de Palestras "As Falas do Sagrado". 1999. (Outro).

RAMOS, A. V. ; OUTROS, . Ciclo de Palestras "A Semiótica dos Símbolos Religiosos" I. 1998. (Outro).

RAMOS, A. V. ; OUTROS, . Ciclo de Palestras "A Semiótica dos Símbolos Religiosos" II. 1998. (Outro).

RAMOS, A. V. ; OUTROS, . Ciclo de Palestras "As Grandes Religiões da Atualidade". 1997. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Brasil: Labirintos Compartilhados. Mostra das escolas brasileiras do desenho da cena.. 2015. (Exposição).

Curso de Cenografia e Figurino.Design de Aparência de Atores. 2013. (Outra).

Palco SP Encontro Internacional sobre o Ensino da Cenografia.Publicações em Pedagogia do Teatro II O que é Pedagogia do Teatro?. 2013. (Simpósio).

Processo de Criação em Cenografia e Técnicas de Palco SP Escola de Teatro.Depoimento sobre meu processo de criação. 2013. (Outra).

Mestrado em Design Universidade Anhembi Morumbi.Design de Aparência. 2009. (Outra).

Seminário de Estudos e Pesquisas em Moda: Cenografia na Moda: dos desfiles ao ponto de venda.. 2009. (Seminário).

V Colóquio de Moda. O Design de Aparência de Atores como Duplo do Homem. 2009. (Congresso).

V Colóquio e Moda. Design de Aparência de Atores: dos projetos ao conceito.. 2009. (Congresso).

XIII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social. Dimensões Comunicativas da cidade: da visualidade à visibilidade.. 2009. (Congresso).

Jornada de Semiótica e Cultura. 2008. (Outra).

Mostra Curta Audiovisual.O Design de Aparência de Atores e a Construção de Personagens no Cinema Japonês Contemporâneo. 2008. (Outra).

Ziguezague Moda e Arte.Criação de personagem: cinema japonês contemporâneo. 2008. (Oficina).

1º Encontro Centro-Oeste de Design de Moda. Uma Conversa sobre Caracterização Visual: figurino e design de aparência de atores. 2007. (Congresso).

3º Colóquio Nacional de Moda. O "deixar-viger" do design de aparência de atores em "Maria Antonieta" de Sofia Coppola. 2007. (Congresso).

Palestras do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2007. (Outra).

V Semana de Moda FMU.Design de Aparência em diferentes meios. 2007. (Outra).

Ziguezague.Fabulações e poéticas chinesas. 2007. (Outra).

II Colóquio Nacional de Moda.O figurinista e o designer de aparência de personagens.. 2006. (Outra).

Simpósio Interdisciplinar "Corpo, Moda na Contemporaneidade". 2006. (Simpósio).

Simpósio Internacional Fiat 30 +. 2006. (Simpósio).

V ECUM - Encontro Mundial de Artes Cênicas - Forúm de Cenografia. 2006. (Encontro).

I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera."Semiosfera como exploração conceitual nos estudos de Semiótica da Cultura". 2005. (Encontro).

1º Congresso Internacional "Mídias - Multiplicação e Convergências". As tradições da Congada: caracterizações estéticas da festa ao teatro. 2004. (Congresso).

I Congresso Internacional sobre Semiosfera.Das festas ao teatro. 2004. (Outra).

Mesa Redonda sobre "Sincretismo Religioso".Debate sobre o "Sincretismo Religioso". 2004. (Outra).

Ciclo de Cinema e Palestras "Transgressões do Sagrado".Debate do filme "Je vous salue Marie". 2002. (Outra).

III ECUM - Encontro Mundial de Artes Cênicas - Forúm de Cenografia.Participação em "Intenções e Rabiscos: Para Esboçar uma Gramática de Direção", oficina ministrada por Maurício Paroni. 2002. (Encontro).

Ciclo de Cinema e Palestras "O Diabólico e o Tecnológico".Debate do filme "Marte Ataca". 2001. (Outra).

Ciclo de Cinema e Palestras "O Diabólico e o Tecnológico".Debate do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". 2001. (Outra).

XXXIII Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais.A produção criativa do ator e a construção poética da cena. 2001. (Oficina).

II ECUM - Encontro Mundial de Artes Cênicas - Forúm de Cenografia. 2000. (Encontro).

I ECUM - Encontro Mundial de Artes Cênicas - Forúm de Cenografia. 1998. (Encontro).

III Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica/ IV Congresso Brasileiro de Semiótica "Caos & Ordem". "Negra Padroeira Aparecida". 1996. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Semiótica "Discursividades: entre lo Visible y lo Enunciable". ´"O Visível e o Invisível na ´Anunciação` de Piero Della Francesca". 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lara Andrade Oliveira Vaz

MERLO, M.;RAMOS, A. V.; MESQUITA, C.. Estratégias referenciais para um design de moda desregulado. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Dalmir Rogério Pereira

VIANA, F. R. P.; CUNHA, K. C.;RAMOS, A. V.. Alinhaves entre traje de cena e moda: estudos a partir de Gabriel Villela e Ronaldo Fraga. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Regina Facioli Pestana

VIANA, F. R. P.; AZEVEDO, E. F. C. R.;RAMOS, A. V.. Identidade cultural brasileira nos figurinos de "O Rei da Vela". 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: GUSTAVO AUGUSTO TAVARES CAVALHEIRO

FERRARA, Lucrecia D'alessio; Eugenio Rondini Trivinho;RAMOS, A. V.. A sociedade avatar: do eu heteronímico ao cibercultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bianca Rei Freitas Ozio

CUNHA, K. C.;RAMOS, A. V.; MERLO, M.. Design do efêmero: a reconstruçãodo corpo feminino e a medida perfeita.. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Yara Eleodora Vasconcelos Teixeira

CARVALHO, A. R.; BOCCARA, E. G.;RAMOS, A. V.. Empiriquitadas e engomadinhos: um estudo sobre a influência dos fenômenos midiáticos na moda e no comportamento infantil.. 2009. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FERRARA, Lucrecia D'alessio;RAMOS, A. V.; IBRI, I. A.; VIEIRA, J. A.; OKANO, M.; JACOB, H. M. A.; PINHEIRO, J. A. B.. Divulgação visual da ciência: um discurso entre imagem e palavra. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa de Almeida Rossin

COUTINHO, E. T.; CARVALHO, H. C. V.; FERRACINI, R.;RAMOS, A. V.. A criação de máscaras: o desdobramento das formas na cena.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lara Andrade Oliveira Vaz

MERLO, M.;RAMOS, A. V.; MESQUITA, C.. A fantasia caseira e o desregular: uma possível estratégia aplicada às políticas de criação em design de moda contemporâneo.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Regina Facioli Pestana

VIANA, F. R. P.; AZEVEDO, E. F. C. R.;RAMOS, A. V.. Identidade cultural brasileira nos figurinos do Teatro Oficina - estudo de dois processos criativos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Erica Fernanda Brasil Carosia Paulino de Souza

SEGOLIN, F.;RAMOS, A. V.; JUNQUEIRA, M. A.; PALO, M. J. G.; MATOS, E. D.. O traje medieval português e sua função alegórica no auto da Barca do Inferno e no Auto da Alma de Gil Vicente.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bianca Rei Freitas Ozio

CUNHA, K. C.;RAMOS, A. V.. Design do efêmero: a reconstrução do corpo feminino e a medida perfeita. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Yara Eleodora Vasconcelos Teixeira

CARVALHO, A. R.; BOCCARA, E. G.;RAMOS, A. V.. Empiriquitadas e engomadinhos: um estudo sobre a influência dos fenômenos midiáticos na moda e no comportamento infantil.. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Miyuki Watanabe

RAMOS, A. V.; OUTROS,. Como criar uma identidade visual de indumentária para uma personagem de ficção: uma abordagem sob o viés do estilo pessoal. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação de Imagem e Styling de Moda) - Centro Universitário Senac.

Aluno: Célia Maria de Britto

RAMOS, A. V.; OUTROS,. Jóias do Axé - Uso contemporâneo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação de Imagem e Styling de Moda) - Centro Universitário Senac.

Aluno: DOUGLAS SIMÕES

RAMOS, A. V.. Ruptura 4. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Suzana Rebello

RAMOS, A. V.; OUTROS,. Yás. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CARMEN LÚCIA JOSÉ

GREINER, C.; QUILICI, C. S.; SANTOS, M. C.;JOSÉ, Carmen Lucia. O Design de Aparência e a Counicação em Ceba. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semióti) - Pontifície Universidade Católica de São Paulo.

Lucrecia D'Alessio Ferrara

FERRARA, L. D.; GREINER, Christine; QUILICI, C. S.. O design da aparência de aatores enquanto comunicação em cena. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Universidade Católica de São Paulo.

Cassiano Sydow Quilici

FERRARA, L.D.; GREINER, C.;QUILICI, C. S.; JOSE, C.L.; SANTOS, M.C.. O Design de aparência de atores e a comunicação em cena. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Victor Almeida; Luciana Crozetta

Homo Habitats; 2015; Orientação de outra natureza; (Cenografia e Figurino) - SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco; Orientador: Adriana Vaz Ferreira Ramos;

Carolina Folego; Maiara Borges; Nathália Freitas

Entre muros: uma reflexão sobre o que nos cerca; 2015; Orientação de outra natureza; (Cenografia e Figurino) - SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco; Orientador: Adriana Vaz Ferreira Ramos;

Camila Gordilho; Daniel Roque; Isabella Neves; Paula Braga

Os fios justificam os meios; 2015; Orientação de outra natureza; (Cenografia e Figurino) - SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco; Orientador: Adriana Vaz Ferreira Ramos;

César Riello; Danielle Dessierê; Gabriela Menacho;

Cidade móvel volume vivo; 2015; Orientação de outra natureza; (Cenografia) - Espaço Cenográfico de São Paulo; Orientador: Adriana Vaz Ferreira Ramos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucrecia D'Alessio Ferrara

Espaço dramático e conhecimento: o design da aparência; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Lucrecia D'Alessio Ferrara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMOS, A. V. ; NARDIM, T. L. . O design de aparência de atores e a formação de figurinistas na SP Escola de Teatro. Art& (São Paulo. Online) , v. 18, p. online-online, 2016.

  • RAMOS, A. V. . O design de aparência de atores e a comunicação em cena. 1. ed. São Paulo: SENAC, 2013. v. 1. 144p .

  • RAMOS, A. V. ; THRALL, K. (Org.) . Artes cênicas sem fronteiras. São Paulo: Anadarco, 2007.

  • FERRARA, Lucrecia D'alessio ; RAMOS, A. V. . As políticas do subterrâneo. In: Lucrécia D'Alessio Ferrara. (Org.). Cidade, entre mediações e interações. 1ed.São Paulo: Paulus, 2016, v. 1, p. 430-1010.

  • RAMOS, A. V. . Reflexões a cerca da formação de figurinistas. In: Fausto Viana; Rosane Muniz. (Org.). Diário de Pesquisadores Traje de Cena. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012, v. 1, p. 87-92.

  • RAMOS, A. V. . O espetáculo espetacular. In: Lucrrécia D'Alessio Ferrara. (Org.). Os nomes da comunicação. 1ed.São Paulo: Annabllume, 2012, v. 1, p. 165-172.

  • RAMOS, A. V. . O design de aparência de atores e o teatro pósdramático. In: Fausto Viana; Rosane Muniz. (Org.). Diário das Escolas - cenografia PQ 11. 1ed.Rio de Janeiro: FUNARTE, 2011, v. 1, p. 56-60.

  • RAMOS, A. V. . Da festa ao teatro: as tradições do auto da Congada e suas caracterizações visuais. In: Elaine Caramella; Fabio sadao Nakagawa; Daniela Kutschat; Fernando Fogliano. (Org.). Mídias multiplicações e convergências. 1ed.São Paulo: Senac São Paulo, 2009, v. único, p. 703-724.

  • RAMOS, A. V. . Teatro bidimensional: considerações sobre a obra de Cindy Sherman. In: Adriana Vaz Ramos; Karin Thrall. (Org.). Artes cênicas sem fronteiras. São Paulo: Anadarco, 2007, v. , p. 43-54.

  • RAMOS, A. V. . Figurino: entre o mostrar e o ver. In: Lucrécia D' Alesio Ferrara. (Org.). Espaços Comunicantes. 1ªed.São Paulo: Annablume, 2007, v. 1, p. -.

  • RAMOS, A. V. ; OUTROS, . Semiosfera: exploração conceitual nos estudos semióticos da cultura. In: Irene Machado. (Org.). Semiótica da Cultura e Semiosfera. 1ªed.São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007, v. 1, p. 27-44.

  • RAMOS, A. V. . "A Negra Rainha Aparecida: aspectos semióticos da imagem de Nossa Senhora Aparecida". Babel - Cadernos de Semiótica e Religião, São Paulo, p. 21 - 36, 01 jun. 1997.

  • RAMOS, A. V. ; NUNES-FERREIRA, Gisele Sayegue ; JACOB, Eduardo Louis ; OUTROS, . Dimensões Comunicativas da Cidade: da visualidade à visibilidade. In: XIII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicacion Social, 2009, Havana. Anais do XIII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicacion Social, 2009.

  • RAMOS, A. V. . O Design de Aparência de Atores como Duplo do Homem. In: V Colóquio de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio de Moda, 2009.

  • RAMOS, A. V. . O "deixar-viger" do design de aparência de atores em Maria Antonieta de Sofia Coppla. In: 3º Colóquio Nacional de Moda, 2007, Belo Horizonte. Anais do 3º Colóquio Nacional de Moda, 2007.

  • RAMOS, A. V. . O figurinista e o designer de aparência de personagens. In: 2º Colóquio Nacional de Moda, 2006, Salvador. Anais do 2º Colóquio Nacional de Moda. Salvador, 2006. v. 1.

  • RAMOS, A. V. . As tradições da Congada: caracterizações estéticas da festa ao teatro. In: 1º Congresso Internacional, 2004, São Paulo. Anais do 1º Congresso Internacional. São Paulo, 2004. v. 1.

  • RAMOS, A. V. . Uma Conversa sobre Caracterização Visual: figurino e design de aparência de atores. In: 1º Encontro Centro-oeste de design de moda, 2007, Goiânia. Anais do 1º Encontro Centro-oeste de design de moda, 2007.

  • RAMOS, A. V. . O design de aparência de atores e a comunicação em cena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. . O design de aparência de atores como duplo do homem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, A. V. . Design de aparência de atores: dos projetos ao conceito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. ; NUNES-FERREIRA, Gisele Sayegue ; JACOB, Eduardo Louis ; OUTROS, . Dimensões comunicativas da cidade: da visualidade à visibilidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, A. V. . Design da Aparência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. . ZigueZague: moda e arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. . O Design de Aparência de Atores e a Construção de Personagens no Cinema Japonês Contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. . Uma Conversa sobre Caracterização Visual: figurino e design de aparência de atores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. . O ?deixar-viger? do design de aparência de atores em Maria Antonieta de Sofia Coppola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, A. V. . Design de Aparência em diferentes meios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, A. V. . "O Figurinista e o Designer de Aparência de Personagem", durante o II Colóquio Nacional de Moda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. V. ; OUTROS, . "Semiosfera como Exploração Conceitual nos Estudos de Semiótica da Cultura", durante o I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera "Interferências das Diversidades nos Sistemas Culturais". 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. V. . "As Tradições da Congada: caracterizações estéticas da festa ao teatro", durante o I Congresso Internacional "Mídias - Multiplicação e Convergências". 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. V. . "Das Festas ao Teatro", durante o Workshop Preparatório para o Congresso Internacional sobre Semiosfera. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. V. ; CAVALCANTE, Carmen Luisa Chaves . Debate do filme "Je vous salue Marie", durante o Ciclo de Cinema e Palestras "As Transgressões do Sagrado". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. V. ; QULICI, C.S. . Debate do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", durante o Ciclo de Cinema e Palestras "O Diabólico e o Tecnológico". 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. V. ; CAVALCANTE, Carmen Luisa Chaves . Debate do filme "Marte Ataca", durante o Ciclo de Cinema e Palestras "O Diabólico e o Tecnológico". 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. V. . "Negra Padroeira Aparecida", durante o II Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica/ IV Congresso Brasileiro de Semiótica "Caos & Ordem". 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. V. . "O Visível e o Invisível na ´Anunciação` de Piero Della Francesca", durante o IV Congresso Internacional de Semiótica "Discursividades: Entre lo Visible y lo Enunciable". 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAMOS, A. V. ; VAZQUES, R. G. ; SANTIAGO, C. . Design da Aparência de Atores - Experimento Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, A. V. . Criação de Personagens: Cinema Japonês Contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, A. V. . Design de Aparência de Atores em diferentes meios. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, A. V. . Abertura do Bloco de Oficinas de Criatividade para o Grupo Contágio - Cooperativa de Revitalização e Costumização de Roupas e Acessórios. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, A. V. . Oficina de Maquiagem Teatral. 2006. .

RAMOS, A. V. . Oficina de Figurinos. 2005. .

RAMOS, A. V. . Woorkshop de Figurino. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RAMOS, A. V. . Curso de Maquiagem para Atores. 2004. .

RAMOS, A. V. . Oficina de Maquiagem Teatral. 2004. .

RAMOS, A. V. . Maquilagem Cênica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, A. V. . Curso de Maquiagem Artística. 2003. .

RAMOS, A. V. . Curso de Maquiagem para Atores e Profissionais da Área. 2002. .

ZANONI, H. ; BURLAN, C. ; CIORAN, E. ; RAMOS, A. V. . Música Perfeita para o Suicídio. 2016. Teatral.

RAMOS, A. V. ; PINTO, R. R. . Olhai por nós. 2016. Coreográfica.

RAMOS, A. V. ; PINTO, R. R. . Fluxo Invisível. 2015. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Calungá - O mar que separa é o mar que une (figurinista). 2012. Teatral.

RAMOS, A. V. . Projeto Água (figurinista). 2012. Teatral.

RAMOS, A. V. . Pessoas Ao Sol (figurinista). 2010. Teatral.

RAMOS, A. V. . Rancor, Farsa Intelectual (figurinista). 2010. Teatral.

RAMOS, A. V. . A Morte do Artista Popular (figurinista). 2010. Teatral.

RAMOS, A. V. . Agosto (designer de aparência de atores). 2010. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Auto da Defunta Nua (figurinista). 2009. Teatral.

RAMOS, A. V. . Com quem fica o coração? (figurinista). 2009. Teatral.

RAMOS, A. V. . O Semeador de Idéias (figurinista). 2009. Teatral.

RAMOS, A. V. . Diários de Viagem (figurinista). 2009. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Desatino (cenógrafa, figurinista e maquiadora). 2008. Teatral.

RAMOS, A. V. . Ariadne Auf Naxos (maquiadora). 2008. Operística.

RAMOS, A. V. . Ça Ira (maquiadora). 2008. Operística.

RAMOS, A. V. . A Vida é Sonho (figurinista). 2007. Teatral.

RAMOS, A. V. . O Monte Estória (figurinista e maquiadora). 2006. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Quem Nunca (figurinista e maquiadora). 2006. Teatral.

RAMOS, A. V. . Oceano Mar (figurinista, cenógrafa e maquiadora). 2006. Teatral.

RAMOS, A. V. . Farsas Libertinas (figurinista e maquiadora). 2005. Teatral.

RAMOS, A. V. . Engenho da Loucura (figurinista e maquiadora). 2005. Teatral.

RAMOS, A. V. . Pornografia Barata (figurinista e maquiadora). 2004. Teatral.

RAMOS, A. V. . Confraria Libertina (figurinista e maquiadora). 2004. Teatral.

RAMOS, A. V. . Sete Contra Tebas (figurinista, cenógrafa e maquiadora). 2004. Teatral.

RAMOS, A. V. . Quebrando Códigos (maquiadora). 2003. Teatral.

RAMOS, A. V. . Fronteiras - Espetáculo Festa (figurinista). 2003. Circense.

RAMOS, A. V. . Eu Te Amo Na Sua Trágica Beleza (figurinista e maquiadora). 2002. Teatral.

RAMOS, A. V. . Jogos na Hora da Sesta (figurinista e maquiadora). 2002. Teatral.

RAMOS, A. V. . A Parca Norueguesa (figurinista e maquiadora). 2002. Teatral.

RAMOS, A. V. . Agosto (maquiadora). 2002. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Comédias A La Carte (figurinista). 2001. Teatral.

RAMOS, A. V. . Com Passos (figurinista e maquiadora). 2001. Teatral.

RAMOS, A. V. . ÂnimAção (figurinista). 2001. Circense.

RAMOS, A. V. . Sardanapalo (designer de aparência de atores). 2001. Circense.

RAMOS, A. V. . Il Guarany (maquiadora). 2000. Operística.

RAMOS, A. V. . Slices (designer de aparência de atores). 2000. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . O Guarani (maquiadora). 2000. Operística.

RAMOS, A. V. . Cuenda (figurinista e maquiadora). 1999. Teatral.

RAMOS, A. V. . A Maçã de Eva (figurinista e maquiadora). 1999. Teatral.

RAMOS, A. V. . A Boa (maquiadora). 1999. Teatral.

RAMOS, A. V. . O Que o Mordomo Viu (maquiadora). 1999. Teatral.

RAMOS, A. V. . Linhas Aéreas (figurinista). 1999. Circense.

RAMOS, A. V. . Tempo de Virar (figurinista). 1999. Teatral.

RAMOS, A. V. . Bárbara Fausto (figurinista). 1999. Teatral.

RAMOS, A. V. . Orquestra de Câmara de São Paulo (figurinista). 1999. Outra.

RAMOS, A. V. . ppp@wllmshkpr.br - A Obra Completa de William Shakespeare Compactada em Versão Brasileira Ltda. (figurinista). 1998. Teatral.

RAMOS, A. V. . Sede de Vingança (figurinista). 1998. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Domésticas (maquiadora). 1998. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Náufrago (figurinista e maquiadora). 1998. Teatral.

RAMOS, A. V. . O Pallacio Não Acorda (figurinista). 1997. Teatral.

RAMOS, A. V. . Arturo Ui (figurinista e maquiadora). 1997. Teatral.

RAMOS, A. V. . Trilogia da Danação (maquiadora). 1997. Teatral.

RAMOS, A. V. . Festa (maquiadora). 1997. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Náufrago I (figurinista e maquiadora). 1996. Teatral.

RAMOS, A. V. . Cânticos da Travessia (figurinista e maquiadora). 1996. Teatral.

RAMOS, A. V. . As Troianas (figurinista e maquiadora). 1995. Teatral.

RAMOS, A. V. . O Diário de Anne Frank (maquiadora). 1995. Teatral.

RAMOS, A. V. . Diário de um Mago (maquiadora). 1995. Teatral.

RAMOS, A. V. . As Últimas Tentações de Santo Antão (figurinista e maquiadora). 1995. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . A Ver Estrelas (maquiadora). 1995. Teatral.

RAMOS, A. V. . Alo, Madame (Caracterização logomarca). 1995. Teatral.

RAMOS, A. V. . De Dragões e Heróis (maquiadora). 1995. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Moro E Il Suo Boia (maquiadora). 1994. Teatral.

RAMOS, A. V. . After Magritte (figurinista e maquiadora). 1994. Teatral.

RAMOS, A. V. . Diário de Eva (maquiadora). 1993. Teatral.

RAMOS, A. V. . Valsa n.º 6 (figurinista e maquiadora). 1993. Teatral.

RAMOS, A. V. . O Sonho (figurinista e maquiadora). 1993. Teatral.

RAMOS, A. V. . Simon (figurinista). 1993. Teatral.

RAMOS, A. V. . Hanjo - Os Leques Trocados (figurinista e maquiadora). 1993. Teatral.

RAMOS, A. V. . Grog de Poesias (figurinista e maquiadora). 1993. Teatral.

RAMOS, A. V. . Nau de Ícaros (figurinista). 1993. Circense.

RAMOS, A. V. . Sardanapalo (designer de aparência de atores). 1993. Circense.

RAMOS, A. V. . Típico Romântico (figurinista e maquiadora). 1992. Teatral.

RAMOS, A. V. . Luar em Preto e Branco (figurinista e maquiadora). 1992. Teatral.

RAMOS, A. V. . Do Outro Lado da Ilha (figurinista e maquiadora). 1992. Teatral.

RAMOS, A. V. . E. A. Poe (figurinista e maquiadora). 1992. Teatral.

RAMOS, A. V. . Receba as Flores (maquiadora). 1992. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Ábaco (figurinista e maquiadora). 1992. Teatral.

RAMOS, A. V. . Il Festino (figurinista). 1991. Operística.

RAMOS, A. V. . Akrotiris (designer de aparência de atores). 1991. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Fui, Vim, Voltei (figurinista e maquiadora). 1990. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Ballet Ópera Paulista (figurinista e maquiadora). 1990. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Brasileiros e Brasileiras (assistente de cenografia). 1990. Audiovisual.

RAMOS, A. V. . A Língua da Montanha (figurinista e maquiadora). 1989. Teatral.

RAMOS, A. V. . Solos (figurinista). 1989. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Serafins de Abril (figurinista). 1989. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . As Aventuras de Beto Carreiro (maquiadora). 1989. Audiovisual.

RAMOS, A. V. . Terceto (figurinista). 1989. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Sede de Vingança (figurinista). 1988. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Solo n.º 1 (figurinista e maquiadora). 1988. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . O Gordo e o Magro (figurinista). 1988. Audiovisual.

RAMOS, A. V. . Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos (figurinista e maquiadora). 1987. Teatral.

RAMOS, A. V. . Aceita um Chopp Duchamp? (figurinista e maquiadora). 1987. Teatral.

RAMOS, A. V. . Bodas de Sangue (figurinista). 1986. Teatral.

RAMOS, A. V. . Epifania na Bienal (designer de aparência de atores). 1986. Performática.

RAMOS, A. V. . O Desordeiro na Escada (figurinista). 1985. Teatral.

RAMOS, A. V. . Fotograma (figurinista e maquiadora). 1985. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Vampiris (figurinista). 1984. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Nunca Pare, é Sempre Tarde para Recomeçar (designer de bijouterias). 1982. Coreográfica.

RAMOS, A. V. . Margra (figurinista). 1998. Interpretação.

RAMOS, A. V. . Laura Finochiaro (maquiadora). 1991. Outra.

RAMOS, A. V. . Show de Vânia Bastos e os Detetives (figurinista). 1986. Interpretação.

RAMOS, A. V. . Show de Vânia Bastos (figurinista). 1985. Interpretação.

RAMOS, A. V. . Jogue seu clichê no lixo. 2017. Instalação.

RAMOS, A. V. . A Fonte (artista plástica). 2001. Instalação.

RAMOS, A. V. . Vestuário: Comunicação e Cultura (cenógrafa). 2001. Instalação.

RAMOS, A. V. . No Futuro? (artista plástica). 1999. Instalação.

RAMOS, A. V. . O Ovo Cosmogônico (artista plástica). 1997. Instalação.

RAMOS, A. V. . O Umbigo de Maria (artista plástica). 1996. Escultura.

RAMOS, A. V. . Acheiropoietoi - Imagens Verdadeiras (artista plástica). 1996. Instalação.

RAMOS, A. V. . Pé de Pato (figurinista e maquiadora). 1993. Filme.

RAMOS, A. V. . Paixão Cigana (figurinista). 1992. Filme.

RAMOS, A. V. . 1999 (figurinista). 1992. Filme.

RAMOS, A. V. . Jó (maquiadora). 1992. Filme.

RAMOS, A. V. . Faça Você Mesmo (maquiadora). 1991. Filme.

RAMOS, A. V. . Revista Corpo a Corpo (produtora, figurinista e maquiadora). 1991. Fotografia.

RAMOS, A. V. . Arabesco (figurnista e maquiadora). 1990. Filme.

RAMOS, A. V. . A Mulher do Atirador de Facas (maquiadora). 1989. Filme.

RAMOS, A. V. . Festa (maquiadora). 1989. Filme.

RAMOS, A. V. . Fofão e a Nave Raptada (maquiadora). 1989. Filme.

RAMOS, A. V. . Sutil - Ná Ozzetti (maquiadora). 1989. Fotografia.

RAMOS, A. V. . Lua Cheia (maquiadora). 1988. Filme.

RAMOS, A. V. . Fundo Finito (produtora, figurinista e maquiadora). 1986. Fotografia.

RAMOS, A. V. . Mulheres (produtora, figurinista e maquiadora). 1985. Fotografia.

RAMOS, A. V. . Vulto Visível (produtora, figurinista e maquiadora). 1985. Fotografia.

RAMOS, A. V. . A Estrela Nua. (designer de bijouterias). 1984. Filme.

RAMOS, A. V. . Grannato in Performance (produtora, designer de bijouterias). 1983. Vídeo.

RAMOS, A. V. . Zebrinha da Loteria Esportiva (figurinista e maquiadora). 1999.

RAMOS, A. V. . Professor Boa Sorte (figurinista e maquiadora). 1999.

RAMOS, A. V. . De Volta às Origens (direção de arte). 1995 (Desfile).

RAMOS, A. V. . Primavera (figurinista). 1993.

RAMOS, A. V. . Prêmio APTESP (figurinista). 1993.

RAMOS, A. V. . Depois de Mim o Dilúvio (maquiadora). 1984 (Desfile).

RAMOS, A. V. . Desfiles de Moda (produtora e designer de bijouterias). 1983.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura, Descrição: Este grupo consolida as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo professor responsável há pelo menos 20 anos e publicadas em livros, capítulos de livros ou artigos, além de orientações de alunos nos nívies de mestrado e doutorado. Enquanto grupo, os pesquisadores participam de reuniões científicas nacionais e internacionais apresentando conferências, comunicações ou paineis integrados. Estas atividades podem ser comprovadas e detalhadas nos respectivos Lattes dos pesquisadores do grupo. As atividades do grupo de pesquisa estudam a construção da espacialidade caracterizadora de processos de semiose com distintas dimensões comunictivas, midiáticas e interativas. Destacam-se as participações: 26 a 30 de outubrto de 2004 - I Congresso Internacional: Mídias- Multiplicação e Convergências - Centro Universitário Senac/Faculdade de Comunicação e Artes No âmbito da sua terceira linha de pesquisa, grupo foi responsável pela organização e apresentação do workshop Cidade-Mídia . 22 a 26 de agosto de 2005 - I Encontro Internacional para o Estudo da Semiosfera -Centro Universitário Belas Artes/São Paulo No âmbito da sua quarta linha de pesquisa, o grupo foi responsável pela organização do GT 12 e apresentou o trabalho Semiosfera do Espaço Vazio. 14 a 16 de novembro de 2004 - II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos /Brasil: Identidade e Alteridade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estudando a espacialidade bidimensional e cinética veiculada em mídias impressas e eletrônicas, o trabalho centralizou-se na caracterização da identidade nacional. Título do trabalho: Brasil: Ser ou Estar Março a novembro de 2006 : elaboração de ensaios onde se analisa o conceito de espacialidade tendo em vista a publicação de um livro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Vaz Ferreira Ramos - Integrante / Lucrecia D'Alessio Ferrara - Coordenador / Outros - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Outra / Universidade de São Paulo - Outra.

  • 2004 - 2005

    Semiosfera: Espaços Semióticos Compartilhados, Descrição: Criação de site referência para os estudos de Semiótica da Cultura, junto ao grupo OKTIABR (http://semiosfera.incubadora.fapesp.br/portal/)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Vaz Ferreira Ramos - Integrante / Regiane Caminni Pereira - Integrante / Irene de Araújo Machado - Coordenador / Mirna Feitoza Pereira - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 2002

    As Falas do Sagrado/ A Espetacularização do Sagrado como Fenômeno da Comunicação, Descrição: O projeto "As Falas do Sagrado", desenvolvido junto ao Centro de Semiótica e Religião, tinha por objeto de investigação "A Espetacularização do Sagrado como Fenômeno da Comunicação". O objetivo geral era investigar criticamente os processos de espetacularização do sagrado em algumas manifestações da cultura, tais como o teatro, a literatura, os grupos religiosos e os meios de comunicação de massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Vaz Ferreira Ramos - Integrante / Abel Brutus - Integrante / Olga de Sá - Coordenador / Gérson Tenório dos Santos - Integrante / Carmen Luisa Chaves Cavalcante - Integrante., Financiador(es): Centro Universitário Teresa D`Ávila - Outra / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Melhor Figurino, 8º Festival Nacional de Teatro de Americana, S.P..

1999

Melhor Figurino, Festival de Teatro Colégio Madre Mazzarello.

1997

Melhor Figurino, Coca-Cola de Teatro Jovem.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação- Cultura (ESPACC), credenciado junto ao CNPq. O grupo estuda a construção da espacialidade caracterizadora de distintos processos comunicativos, midiáticos e interativos. Os pesquisadores participam de reuniões científicas nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos. Como decorrência das pesquisas salientam-se: 2007: Espaços Comunicantes. São Paulo: Annablume; 2008: Comunicação Espaço Cultura. São Paulo: Annablume; 2009: XIII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicacion Social. Havana, Cuba; 2009: III Seminário da ABCiber; 2009: Mobilidade e Rede como Contradição do Espaço Urbano; 2010: A Estratégia Empírica da Comunicação em Pesquisa Empírica da Comunicação. São Paulo: Paulus; 2011: O espetáculo epistemológico da comunicação. Rev Signo y Pensamiento, 28 Bogota/ Un. Javeriana; 2013: Os Nomes da Comunicação. São Paulo:Annablume.

  • 2004 - 2005

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    O OKTIABR - Grupo de Pesquisa para o Estudo da Semiosfera (2004-2006) inseriu-se na Área de Concentração "Signo e Significação nas Mídias" e desenvolveu-se no interior da Linha de Pesquisa "Fundamentos Conceituais da Comunicação e da Semiótica". Como parte do Projeto de Pesquisa "Negociações Semióticas: o ponto de vista da ecologia da comunicação" foi criado para investigar as linguagens da comunicação, numa perspectiva ecológica, e suas relações com os sistemas culturais (processos de mediação e semiose). Esperava-se avançar a tese da semiótica da cultura, elaborada pela escola de Tártu-Moscou, que entende a comunicação como problema semiótico e a semiótica como base teórica para pensar os sistemas de signos e a epistemologia da comunicação. Os fundamentos teóricos das pesquisas foram os conceitos de texto, de sistema modelizante, de dialogia cultural, de recodificação, de transdução entre sistemas, de semiosfera, entre outros. (trecho adaptado de documento escrito por Irene Machado, coordenadora do grupo)

  • 1996 - 2002

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    O Núcleo (depois tornado "Centro") de Semiótica e Religião (1996-2002) inseriu-se na Área de Concentração "Intersemiose na Literatura e nas Artes" e desenvolveu-se no interior da Linha de Pesquisa "Linguagens da Arte e da Artemídia". Esperava-se avançar no estudo da religião como linguagem e no entendimento de que, se "todo o universo está permeado de signos", como diz Peirce, as religiões estão prenhes de ícones, índices e símbolos que carregam significações e são objeto de interpretações. Cabe ressaltar que, para os integrantes do grupo, a relação entre a religião e a semiótica é, antes de mais nada, um diálogo entre saberes, uma leitura inter-semiótica, capaz de fornecer elementos para confronto com diversas outras disciplinas. (trecho adaptado de artigo escrito por Olga de Sá, coordenadora do grupo).

    Atividades

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.,Linhas de pesquisa

  • 2010 - Atual

    SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor / Formador

    Outras informações:
    A SP Escola de Teatro ? Centro de Formação das Artes do Palco propõe novos desafios para o ensino das artes cênicas no Brasil e percebe o formador e o aprendiz sob o prisma das sensibilidades e potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs. No sistema pedagógico, o formador pisa o terreno do conhecimento ao lado do aprendiz; ambos caminham em via de mão dupla na busca permanente pela excelência artística e humanística; um território cultural destinado ao ?saber-fazer? e ao ?saber-ser?. O curso de Cenografia e Figurino possibilita o ingresso no universo profissional da área. Além do teatro, abrange o estudo de cenografias, figurinos e o design da aparência de atores nas áreas do cinema, televisão, exposições, eventos, dança, ópera, performances, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por experimentos cênicos e contato com diversos profissionais experientes do setor. (Informações baseadas no site: http://www.spescoladeteatro.org.br/)

  • 2014 - 2014

    SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro comissão técnica de processo seletivo, Carga horária: 8

  • 2014 - 2014

    SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro comissão técnica de processo seletivo, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Nesse período, dei uma aula para servir de base para as questões apresentadas aos candidatos avaliados.

    Atividades

    • 02/2016

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Design da Aparência de Atores e o Corpo em Performance

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Design da Aparência de Atores

    • 01/2015 - 01/2015

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Maquiagem de caracterização: do teatro e do circo ao cinema

    • 08/2014 - 10/2014

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cenografia Urbana para a Quadrienal de Praga 2015

    • 01/2014 - 04/2014

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Design de Aparência de Atores

    • 10/2013 - 12/2013

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Acompanhamento e avaliação do experimento

    • 10/2012 - 12/2012

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Orientação de processo criativo

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, As possibilidades narrativas da maquiagem no espetáculo teatral.

    • 01/2012 - 06/2012

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Performatividade e Design de aparência de atores (Disciplina ministrada como artista residente)

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Técnicas de Palco, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Orientação dos experimentos cênicos

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação em experimentos cênicos.

    • 02/2011 - 04/2011

      Ensino, Cenografia e Figurino, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Maquiagem e caracterização

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Difusão Cultural, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Auto maquiagem de caracterização

    • 04/2010 - 05/2010

      Ensino, Atuação, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Visagismo

  • 2000 - 2002

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 0

    Atividades

    • 07/2002 - 07/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Maquiagem de caracterização

    • 03/2000 - 03/2002

      Ensino, Formação de Atores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Maquiagem de Caracterização

  • 2003 - 2003

    Fundação Armando Álvares Penteado

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro

    Atividades

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Figurino

  • 2003 - 2003

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 05/2003 - 06/2003

      Ensino, Turismo Cultural, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semiótica e Antropologia Aplicada

  • 2003 - 2003

    Centro Universitário Jaraguá do Sul

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 09/2003 - 10/2003

      Ensino, Pós-Graduação em Moda, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Figurino

  • 2016 - 2016

    Stockholm Academy of Dramatic Arts

    Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Fui convidada pela SP Escola de Teatro a participar como professora no programa de intercâmbio existente entre esta escola de São Paulo e a SADA, na Suécia. Trabalhamos durante 3 semanas com os alunos ingressantes no ano letivo de 2016, na Stockholm Academy of Dramatic Arts.