Thiago Pacheco de Almeida Sampaio

Doutorando em psicologia clínica pelo Instituto de Psicologia (2017- ) e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina (2007) da Universidade de São Paulo. Especialista em terapia comportamental e cognitiva dos transtortnos psiquiátricos pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (2002) e graduado em psicologia pela Universidade Paulista (2002). Professor dos cursos de graduação em psicologia da Universidade Paulista (2005-2008) e da Universidade Anhembi-Morumbi (2008-2011). Professor supervisor de estágio clínico do curso de graduação em psicologia da Universidade São Judas Tadeu (2009-2011), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e da Universidade de São Paulo (2018). É professor e supervisor clínico do curso de especialização em terapia comportamental cognitiva dos transtornos psiquiátricos, e coordenador da equipe de psicologia, do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AMBAN-IPq-HC-FMUSP). Atua principalmente nos seguintes temas: Clínica comportamental e transtornos de ansiedade.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psiquiatria

2004 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Relação entre a concentração de serotonina no plasma rico em plaquetas e a resposta à terapia comportamental baseada em exposição com prevenção de resposta no transtorno obsessivo-compulsivo,Ano de Obtenção: 2007
Márcio Antonini Bernik.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: terapia comportamental; transtorno obsessivo-compulsivo; serotonina.

Graduação interrompida em 2007 em Bacharelado em Filosofia

2003 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2007

Graduação em Psicologia

1998 - 2002

Universidade Paulista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Acceptance and Commitment Therapy. (Carga horária: 25h). , Cape Cod Institute, CCI, Estados Unidos.

2002 - 2002

APRIMORAMENTO EM TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA. (Carga horária: 500h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2000 - 2001

Curso de Acompanhamento terapêutico. (Carga horária: 220h). , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, IPQHCFMUSP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento psicoterápico dos transtornos psiquiátricos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Estados Subjetivos e Emoção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BERNIK, MARCIO ; BERNARDO, M. V. ; SAMPAIO, T, P, A. . VI Simpósio Novas Perspectivas em Transtornos de Ansiedade. 2017. (Congresso).

SAMPAIO, T, P, A. ; BERNIK,M,A ; BERNARDO, M. V. . III Simpósio (internacional) Novas Perspectivas e Transtorno de Ansiedade. 2015. (Outro).

SAMPAIO, T, P, A. . I Simpósio do Curso de Psicologia da Universidade Anhembi-Morumbi. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio Sobre Ansiedade.Transtorno de Pânico e Agorafobia. 2019. (Simpósio).

I Simpósio de Medicina do Estilo de Vida do Interconsultas do IPq-HC-FMUSP.Mindfullnes: como sua prática influencia no bem estar e na mudança de Estilo de Vida.. 2018. (Simpósio).

Anxiety and Depression Conference. Acceptance-based behavior therapy in group with mindfulness and exposure for generalized anxiety disorder: data from a Brazilian RCT.. 2017. (Congresso).

VII Simpósio de Terapias Cognitivas do Estado de Pernanmbuco.Análise comportamental dos modelos cognitivos de ansiedade. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio de Terapias Cognitivas do Estado de Pernanmbuco.Paralelo filosófico-conceitual Aplicado à Terapia Cognitiva Comportamental e à Terapia ComportamentaC. 2014. (Simpósio).

DIÁLOGOS.Amor: um diálogo entre o comportamentalismo, o cognitivismo e o a psicanálise. 2013. (Outra).

Semana da psicologia da Universidade Paulista (campus Marques de S. Vicente).Sofrimento psicológioco: uma concepção comportamental. 2013. (Encontro).

Simpósio AMBAN-IPq-HC-FMUSP: Novas perspectivas em transtornos de ansiedade.Terapias baseadas em aceitação e mindfulness. 2013. (Simpósio).

VIICongresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais. Articulando o cognitivismo narrativo e a análise do comportamento a partir da noção de sofrimento psicológico. 2013. (Congresso).

VII Congresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais. Uma proposta metodológica integrativa de avaliação funcional dos transtornos de ansiedade a partir da noção de esquiva experiencial. 2013. (Congresso).

VII Congresso Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais. Aspectos neurobiológicos das terapias cognitiva e comportamental dos transtornos de ansiedade. 2013. (Congresso).

DIÁLOGOS.A noção de liberdade na perspectiva behaviorista radical. 2012. (Outra).

DIÁLOGOS.A Psicoterapia nas perspectivas psicanalítica, cognitivista e behaviorista radical. 2012. (Outra).

DIÁLOGOS.Sofrimento psicológico: um diálogo entre a psicanálise a análise do comportamento e o cognitivismo. 2012. (Outra).

Semana da psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.O trabalho da equipe de psicologia do Programa de ansiedade do IPq-HC-FMUSP. 2012. (Outra).

Simpósio AMBAN-IPq-HC-FMUSP: Novas perspectivas em transtornos de ansiedade.Psicoterapia: aspectos neurobiológicos dos transtornos ansiosos. 2012. (Simpósio).

19th International Congress on Personal Construct Psychology. 2011. (Congresso).

2nd Joint Meeting Society for Philosophy and Psychology and European Society for Philosophy and Psychology. 2011. (Encontro).

Diálogos.Felicidade: olhares psicológicos. 2011. (Seminário).

Diálogos.Beleza: Implicações Psicológicas na Contemporaneidade. 2011. (Seminário).

DIÁLOGOS.FELICIDADE: OLHARES PSICOLÓGICOS. 2011. (Encontro).

DIÁLOGOS.CISNE NEGRO: OLHARES PSICOLÓGICOS. 2011. (Encontro).

III Semana da Escola de Saúde da UAM.Contribuições da análise do comportamento e da psicologia positiva no estudo da felicidade. 2011. (Encontro).

XX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Emoção, sentimento e linguagem nas clínicas comportamental e cognitiva contemporâneas. 2011. (Encontro).

I Congreso Internacional de Terapias Cognitivas Construtivistas y Posracionalistas.La construcción de la identidad y las relaciones sociales: una perspectiva narrativa.. 2009. (Congresso).

III Curso de Conceitos de Psicofarmacologia para Profissionais de Saúde Mental do AMBULIM-IPq-HC-FMUSP.A psicoterapia concomitante com a farmacoterapia nos transtornos ansiosos. 2009. (Outra).

I Simpósio do Curso de Psicologia da Universidade Anhembi-Morumbi.A Contribuição de Charles Darwin para a Análise do Comportamento. 2009. (Simpósio).

Semana da Psicologia da Universidade São Judas Tadeu.Análise de um caso clínico nas abordagens cognitiva e comportamental. 2009. (Encontro).

Simpósio Internacional de Atualização em Tratamento Farmacológico e Psicoterápico dos Transtornos Ansiosos. 2008. (Simpósio).

II Jornada de Psicologia: A interface entre Psicologia e a Psiquiatria.O Trabalho multidisciplinar no Transtorno Obsessivo-compulsivo. 2007. (Outra).

VI São Paulo Research Conference - Cérebro e Pensamento. 2007. (Congresso).

I Congresso Latino-americano de Acompanhamento Terapêutico. A atuação do AT no tratamento comportamental do Transtorno Obsessivo-compulsivo. 2006. (Congresso).

XIV Congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Congresso).

Ciclo de palestras do HCor.Síndrome do pânico sob o olhar da psicologia. 2004. (Outra).

Curso Inrodução à liga de Ansiedade - AMBAN-Ipq-HC-FMUSP.Terapia Cognitivo-comportamental. 2004. (Outra).

Simpósio Internacional "Suicídio: Avanços e Atualizações". 2004. (Simpósio).

XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2004. (Encontro).

A ABEM como Associação de Apoio ao Paciente - Módulo de Fundamentos da Prática Médica da Faculdade de Medicina do ABC.Terapia Cognitivo-comportamental. 2003. (Outra).

BCTRINS FOURTH ANUAL MEETING. 2003. (Encontro).

Curso de Acompanhante Terapêutico do AMBAM-Ipq-HC-FMUSP.Atuação do AT no transtorno obsessivo-compulsivo. 2003. (Outra).

II Jornada de Análise do Comportmento. 2003. (Outra).

V Semana de psicologia da UNIP.Cognitivismo e Behaviorismo: Uma Aproximação Possível?. 2003. (Oficina).

XII ENCONTRO DA ABPMC.ANÁLISE FUNCIONAL E ANSIEDADE SOCIAL. 2003. (Encontro).

Semana da psicologia.Acompanhamento terapêutico como intervenção utilizada por estudantes da área de saúde. 2002. (Oficina).

XI ENCONTRO DA ABPMC.ATUAÇÃO DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA COMO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO. 2002. (Encontro).

VII Simpósio de Atualização em Tratamento Farmacológico e Psicoterápico dos Transtornos Ansiosos. 2001. (Simpósio).

X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2001. (Encontro).

I Conferência Internacional de Terapia Cognitiva da ABPC. 2000. (Outra).

Atualização em tratamnto farmacológico e psicoterápico dos transtornos ansiosos. 1999. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Beatriz

BORGES. N, B; WITTER, C;SAMPAIO, T, P, A.. de Carvalho. Renata Ramos e Vivian de Sousa.AUTOESTIMA: UM ESTUDO TEÓRICO A PARTIR DO PERIÓDICO SOBRE COMPORTAMENTO E COGNIÇÃO E A BASE DE DADOS SCIELO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Claudio Alexandre Kovacs Pires de Godoi

CUPERTINO, C, M, B;SAMPAIO, T, P, A.; PIZA, A. T. S.. Jogos online: uma nova perspectiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.

Aluno: Camila dos Santos Queiroz

SAMPAIO, T, P, A.; Witter, C; Aureliano, L, F, G. Como os analistas do comportamento têm estudado o Transtorno de Pânico? Uma breve análise de dois periódicos brasileiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu.

Aluno: Paulo Braga Paixão

SAMPAIO, T, P, A.. O trabalho clínico do behaviorista radical: verdades, equivocos e preconceitos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Evelyn Kuczynski

Bernik MA.; Demétrio FN.; Tavares H.;KUCZYNSKI E.; Graeff FG.; Savóia MG.. Relação entre a concentração de serotonina no plasma rico em plaquetas e a resposta à terapia comportamental baseada em exposição com prevenção de resposta no transtorno obsessivo-compulsivo.. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Claudia Kami Bastos Oshiro

LOTUFO NETO, F.; ROEMER, L.;OSHIRO, C. K. B.. Ensaio clínico randomizado de uma terapia comportamental baseada em aceitação em grupo com atenção plena e exposição no transtorno de ansiedade generalizada. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Hermano Tavares

BERNIK, M. A.; DEMETRIO, F. N.;TAVARES, H.. Relação entre a concentração de serotonina no plasma rico em plaquetas e a resposta à terapia comportamental baseada em exposição com prevenção de resposta no transtorno obsessivo-compulsivo. 2007. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rita de Cássia de Paula Marques

A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL (TCC) PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COM TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT); Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em TCC dos Transtornos Mentais) - Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP; (Orientador);

Danielle Rigueira Dias Kondo

Terapia de aceitação e compromisso para pacientes oncológicos: uma revisão de literatura; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Terapias Cognitivas e Comportamentais dos Transtornos Men) - Ambulatório de Ansiedade - IPQ - HCFMUSP; (Orientador);

Maricélia Brito de Lima

Estudos que avaliam a eficácia da Terapia Comportamental e Cognitiva para ansiedade em pacientes cardiopatas: análise da produção científica; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em TCC dos Transtornos Mentais) - Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP; (Orientador);

Fernando Lopes Silva e Simone Ferreira

Comportamento Verbal e Autismo: Uma Análise da Produção dos Programas Brasileiros de Pós-graduação Stricto Sensu; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Ana Paula Inocêncio da Costa e Talise Farias dos Santos

O ciúme nos três níveis de seleção por consequências: uma reflexão teórica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Bruno Angelo Marconi de Lima

POSSÍVEIS REFORÇADORES DO TABAGISMO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Carolina Lazzarini Sader

UM CASO DE TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO À LUZ DA TEORIA DA MENTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Juliana Oz

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS NO BRASIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Marina Bertonha Cunha

FREQUÊNCIA DE COMPORTAMENTOS DE CONCENTRAÇÃO E DISPERSÃO NOS ESTUDOS DE UMA VESTIBULANDA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Mayara da Silva Lazarini

AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONTROLE ? UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA E SUA FACILITAÇÃO NA CLÍNICA COMPORTAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Viviane Siqueira da Silva

VIOLÊNCIA NA ABORDAGEM ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Camila Rigo e Francine Aparecida da Silva

A punição nas práticas educativas familiares em uma amostra de estudantes universitários; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Joyce de Oliveira; Paula Sabino e Vanessa Nogueira

Treinamento em Habilidades Sociais: análise da produção científica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

CRISTINA SOUSA COSTA; GISLAINE FALCÃO; KELLY C

DE ANGELIS; Contribuições da neuropsicologia para a diferenciação entre Medo, Pânico e Ansiedade: Revisão da literatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Aleta Rebeca Fonseca de Oliveira e Camila Marinho da Costa

Avaliação da ansiedade e estratégias de enfrentamento em pacientes com hipertensão arterial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Deborah Mesquita e Priscila Aono Hipólito dos Santos

Revisão bibliográfica dos tratamentos cognitivo e comportamental para o transtorno bipolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Adriane Magalhães e Marília Ferreira da Silva

Relação e estratégias terapêuticas com portadores de deficiência auditiva na clínica comportamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Psicologia) - Universidade São Judas Tadeu; Orientador: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Lotufo Neto

Insaio clínico randomizado de uma terapia comportamental baseada em aceitação em grupo com atenção plena e exposição no Transtorno de Ansiedade Generalizada; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Medicina da USP; (Orientador);

Marcio Antonini Bernik

Relação entre a concentração de serotonina no plasma rico em plaquetas e a resposta à terapia comportamental baseada em exposição com prevenção de resposta no transtorno obsessivo-compulsivo; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Medicina da USP,; Orientador: Márcio Antonini Bernik;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2016 SAMPAIO, THIAGO PACHECO DE ALMEIDA ; LIMA, C ; CORREGIARI, F ; BERNIK,M,A . The putative catalytic role of higher serotonin bioavailability in the clinical response to exposure and response prevention in obsessive-compulsive disorder. Revista Brasileira de Psiquiatria (Sao Paulo.1999.Impresso) , v. 38, p. 287-293, 2016.

  • 2015 SILVA, TATIANA A. BERTULINO DA ; VASCONCELOS, FLÁVIA MARIA DE NASSAR DE ; XIMENES, ROSANA CHRISTINE CAVALCANTI ; SAMPAIO, THIAGO PACHECO DE ALMEIDA ; SOUGEY, EVERTON BOTELHO . As terapias cognitivo-comportamentais no tratamento da bulimia nervosa: uma revisão. Jornal Brasileiro de Psiquiatria , v. 64, p. 160-168, 2015.

  • 2013 BERNIK, MARCIO ; SAMPAIO, THIAGO P. A. ; GANDARELA, LUCAS . Fibromyalgia Comorbid with Anxiety Disorders and Depression: Combined Medical and Psychological Treatment. Current Pain and Headache Reports , v. 17, p. 358, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SAMPAIO, T, P, A. . ELABORAÇÃO DE PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA NOSTRANSTORNOS DO SONO DO AMBULATÓRIO DE DISTÚRBIOS DO SONO NEUROSONO DA UNIFESP. 2010.

SAMPAIO, T, P, A. . ELABORAÇÃO DE PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA TRANSTORNOS DO CONTROLE DOS IMPULSOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS DO AMBAN-IPQ-HC-FMUSP. 2009.

SAMPAIO, T, P, A. . Elaboração do plano de ensino da disciplina 'Psicologia Geral/Experimental' do curos de graduação em Psicologia da Universidade Paulista. 2008.

SAMPAIO, T, P, A. . Elaboração do plano de ensino da disciplina 'Psicologia Comportamental' do curos de graduação em Psicologia da Universidade Paulista. 2008.

SAMPAIO, T, P, A. . Vídeo-aula: Introdução aos Processos Psicológicos Básicos. 2008.

SAMPAIO, T, P, A. . Elaboração do plano de ensino da disciplina 'Psicologia Geral/Experimental' do curos de graduação em Psicologia da Universidade Paulista. 2007.

SAMPAIO, T, P, A. . Elaboração do plano de ensino da disciplina 'Psicologia Comportamental' do curos de graduação em Psicologia da Universidade Paulista. 2007.

SAMPAIO, T, P, A. . Elaboração do plano de ensino da disciplina 'Psicologia Geral/Experimental' do curos de graduação em Psicologia da Universidade Paulista. 2006.

SAMPAIO, T, P, A. . Programa "E aí Doutor". 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, T, P, A. . Rádio Jovem Pan - AM. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, T, P, A. . All TV. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, T, P, A. . TV USP. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, T, P, A. . Programa Olga Bongiovani. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPAIO, T, P, A. ; Sampaio, R, P, A. . Atualização nas Terapias Comportamentais e Cognitivas: a perspectiva contextual narrativa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SAMPAIO, T, P, A. . "Terapia Comportamental". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SAMPAIO, T, P, A. . Plano de ensino da disciplina "Transtornos do controle dos impulsos" do curso de Especialização em Terapia Comportamental Cognitiva Aplicada aos Trranstornos Psiquiátricos do IPq-HC-FMUSP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino).

SAMPAIO, T, P, A. . Plano de ensino do modulo de ´Terapia Comportamental´ do curso de pós-graduação Especialização ´Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada aos disturbios do sono´ da Disciplina de Neurologia - Neuro-Sono - da UNIFESP.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Aprendizagem de curso de pós latu sensu - Unifesp).

SAMPAIO, T, P, A. . Plano de Aprendizagem da disciplina "História do Pensamento Psicológico" do Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Aprendizagem).

SAMPAIO, T, P, A. . Terapias Comportamentais e o adolescente com diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Explorando o papel da motivação em um modelo de exploração da variabilidade interindividual em simulações de funções comportamentais básicas, Descrição: Se por um lado é claro, no âmbito clínico, que esquivas são problemáticas quando excessivas no sentido de prejudicarem o funcionamento global e a qualidade de vida do sujeito, muitos pesquisadores têm entendido que formas passivas de esquiva ou de afastamento ativo dos estímulos aversivos seriam mais problemáticas, enquanto formas proativas de esquiva, ou seja, aquelas nas quais o sujeito ativamente se direciona ao problema para eliminá-lo, seriam adaptativas. É fato que o enfrentamento de aversivos é funcional, mas, como qualquer outro comportamento, pode também ser problemático se excessivo. A negligência deste segundo padrão fica ainda mais clara quando se percebe que os instrumentos diagnósticos e de mensuração de gravidade para ansiedade e problemas relacionados investigam aspectos comuns a qualquer forma de ansiedade, como estados fisiológicos e eventos privados, ou comportamentos públicos de esquiva por afastamento ou não enfrentamento, mas nunca por excesso de enfrentamento. A presente pesquisa se propõe a analisar as escolhas feitas por sujeitos em tratamento psicológico ou psiquiátrico para problemas relacionados a esquiva, bem como controles, em um jogo de computador que envolve concorrência entre escolhas por esquivas passivas, ativas e reforçamento positivo. Os resultados comportamentais serão comparados aos de escalas e entrevistas abertas ajudarão a descrever os diferentes padrões problemáticos de esquiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio - Coordenador / Felipe Corchs NYC - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação de variáveis mediadoras de melhora clínica da terapia de apoio não-diretiva em pacientes com transtornos de ansiedade mistos., Descrição: O estudo de fatores comuns entre as diferentes abordagens psicoterapêuticas para os transtornos de ansiedade teve um crescimento significativo ao ponto de ter sido construída uma lista de elementos de relações terapêuticas que produzem melhora clínica (Norcross, 2002). A existência destes fatores pode ajudar a explicar porque as terapias de apoio não-diretivas, que explicitamente excluem técnicas e intervenções claras e diretas (como exposição ou reestruturação cognitiva) podem ser capazes de produzir mudanças clínicas significativas (por vezes com resultados equivalentes à Terapia Cognitivo-Comportamental) para pacientes com diversos transtornos como Depressão (Cujipers, Driessen, Hollon, van Oppen, Barth & Andersson, 2012), Transtorno de Ansiedade Social (Lipsitz, 2008) e Transtorno de Ansiedade Generalizada (Hunot, Churchill, Teixeira & de Lima, 2007). Um processo de regulação emocional que vem sendo estudado como um potencial mediador da resposta à psicoterapia é a aceitação (Ciarrochi, Bilich & Godsel, 2010). Aceitação pode ser operacionalmente definida como a redução da função evocativa de padrões comportamentais de esquiva/luta/fuga frente a experiências internas indesejáveis (Hayes, Wilson, Gifford, Follette & Strosahl, 1996).Um segundo processo de regulação passível de ser influenciado pela empatia e acolhimento dos demais membros do grupo e do terapeuta é o mindfulness (i.e., atenção plena). Mindfulness pode ser definido como a autorregulação da atenção na experiência imediata com uma postura de curiosidade, abertura e aceitação (Bishop et al., 2004). Com efeito, em estudo recente ainda não publicado, Sampaio (2018) encontrou correlação positiva entre o aumento dos níveis de aceitação e mindfulness e a melhora clínica em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada submetidos a terapia de apoio não diretiva em grupo. Objetivo Investigar as mudanças na medida de processo (mindfulness e aceitação) e de resultado (melhora clínica) em pacientes ansiosos durante grupos de terapia de apoio não-diretiva, avaliando se e em que medida essas variáveis de processo atuam como mediadoras da resposta clínica.Serão selecionados 16 participantes, entre 18 e 65 anos de idade, com diagnóstico primário de qualquer transtorno de ansiedade de acordo com a avaliação feita pela versão 7.0.2 do MINI International Neuropsychiatric Interview para o DSM-5 (MINI ? Sheehan et al., 1998). Nas semanas seguintes, eles passarão por doze sessões de grupo de terapia de apoio não-diretiva, coordenadas por um terapeuta e um coterapeuta. Análise de dados Os dados serão apresentados em termos de escores das escalas. O desfecho clínico primário será avaliado com base nas mudanças nas escalas de sintomas HAMA-A e DASS-21 (fatores estresse e ansiedade) pré e pós-intervenção, utilizando o método do índice de mudança confiável (RCI) de Jacobson & Truax (1991), conforme os critérios estabelecidos por Ronk, Korman, Hooke e Page (2013) e aplicado por Newman e Fisher (2010). As escalas FFMQ e AAQ-II serão avaliadas como possíveis mediadoras de melhora clínica por meio da análise de mediação proposta por Preacher e Hayes (2004), recomendada para amostras menores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio - Integrante / BERNIK, MARCIO - Coordenador / Rene Cabral - Integrante / Daniel Assaz - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Efeitos da promoção de conexão social em grupos de pacientes ansiosos: Um ensaio clínico randomizado, Descrição: Objetivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção em grupo para a promoção de conexão social em sintomas ansiosos de pacientes com um ou mais transtornos de ansiedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio - Coordenador / Daniel Assaz - Integrante / Francisco Lotufo Neto - Integrante / Claudia Oshiro - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Ensaio clínico randomizado de terapia comportamental baseada em aceitação em grupo com mindfulness e exposição para transtorno de ansiedade generalizada., Descrição: O objetivo geral é avaliar a resposta clínica a um protocolo de terapia comportamental em grupo baseada em aceitação com práticas de atenção plena e exposição para pessoas com diagnóstico de TAG. 2.1 - Objetivo primário Verificar se o protocolo de 14 semanas de TCBA-G com atenção plena e exposição é eficaz e efetivo no tratamento de pessoas com TAG. 2.2 - Objetivos secundários Verificar se: 1 - há correlação entre os níveis basais de flexibilidade psicológica e capacidade de atenção plena, e a gravidade dos sintomas ansiosos. 2 - há diferença significativa após o tratamento na promoção de flexibilidade psicológica e a capacidade de atenção plena entre o grupo experimental (TCBA) e o grupo controle (Apoio). 3 ? há correlação entre as variações de flexibilidade psicológica e da capacidade de atenção plena, os sintomas de ansiedade (resposta clínica primária) e medidas secundárias de incapacidade, qualidade de vida e saúde mental positiva. 4 - O padrão estratégico de enfrentamento de situações de estresse prediz resposta clínica ao tratamento, conforme apontado pela variação no grau de flexibilidade psicológica entre as semanas 1 e 14, e pela resposta clínica primária ao tratamento. 5 - características de personalidade predizem resposta clínica ao tratamento, conforme apontado pela variação no grau de flexibilidade psicológica entre as semanas 1 e 14, e pela resposta clínica primária ao tratamento. 15 6 - há correlação entre características de personalidade (temperamento e caráter) conforme o ITC-R (Cloninger et al., 1993), o grau de flexibilidade psicológica, e a resposta clínica primária ao tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio - Coordenador / Francisco Lotufo Neto - Integrante.

  • 2011 - 2011

    O PARADÍGMA DE EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E EMERGÊNCIA DE RELAÇÕES COM LETRAS GREGAS, Descrição: Projeto de pesquisa elaborado por grupo de alunos de sexto semestre da Universidade Presbiteriana Mackenzie na disciplina SEBPQ1. O objetivo da pesquisa é investigar o estabelecimento e a emergência de classes de estímulos equivalentes, testando a habilidade de crianças entre 7 e 9 anos em emparelhar estímulos novos formando uma mesma classe, sem que todas as relações tenham sido treinadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Thiago Pacheco de Almeida Sampaio - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ambulatório de Ansiedade - IPQ - HCFMUSP, Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP. , R. Ovidio Pires, Pimheiros, 04079-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30696988, Fax: (011) 30697925

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Supervisor Clínico dos estágios em atendimento clínico (AC0 e AC1) na abordagem comportamental dos alunos do 9 e 10 semestres da graduação em psicologia.

  • 2012 - Atual

    Ambulatório de Ansiedade - IPQ - HCFMUSP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador da equipe de psicologia, Carga horária: 8

  • 2009 - Atual

    Ambulatório de Ansiedade - IPQ - HCFMUSP

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e supervisor de estágio clínico, Carga horária: 4

  • 1999 - 2004

    Ambulatório de Ansiedade - IPQ - HCFMUSP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Lecionou três disciplinas: Seminários em pesquisa (SEBPQ1), Análise Aplicada do Comportamento (AAC) e Supervisão Clínica para o décimo semestre em Terapia Comportamental no Núcleo Cognitivo-Comportamental.

  • 2009 - 2012

    Universidade Sao Judas Tadeu

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Supervisor do Centro de Psicologia Aplicada (CENPA) no Núcleo Cognitivo-Comportamental em Terapia Comportamental

  • 2008 - 2011

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Ministra as disciplinas "História do Pensamento Psicológico", "Processos Psicológicos Básicos", "Metodologia Científica" e "Abordagens Psicológicas (análise do comportamento)l" no curso de psicologia e "Fundamentos de Psicologia" no curso de estética e cosmetologia.

  • 2005 - 2008

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Professor líder, responsável pelas disciplinas Psicologia Geral/Experimental e Psicologia Comportamental de todos os campi da universidade de julho de 2005 a julho de 2008. Atualmente em licença não remunerada.

  • 2003 - 2004

    Associação Brasileira de Esclerose Múltipla

    Vínculo: psicólogo, Enquadramento Funcional: psicoterapeuta, Carga horária: 30

    Atividades

    • 02/2003 - 07/2004

      Outras atividades técnico-científicas , setor de psicologia, setor de psicologia.,Atividade realizada, psicoterapeuta.